Issuu on Google+

POSITIVO BALANÇO DO DOF MOSTRA APREENSÃO DE MAIS DE 12 TONELADAS DE DROGAS - PÁG 5 JORNAL

NOTÍCIAS DO ESTADO

QUINTA

16 DE FEVEREIRO DE 2017 ANO 19 • EDIÇÃO 2931

www.jnediario.com.br

TRICAMPEONATO À VISTA

A dupla Larissa e Talita podem ser tricampeãs de vôlei de praia no próximo final de semana - Pág 6

EVENTO

CORRIDA DA PAZ VAI MOVIMENTAR AQUIDAUANA NO DOMINGO PÁG 8

APANHADA

BEBEDEIRA

PM PRENDE MULHER COM CARGA DE MACONHA NAS MALAS PÁG 3

DOIS HOMENS SÃO MORTOS A FACADAS DURANTE BRIGA PÁG 4

DESAVENÇA

PRESO DO SEMI ABERTO É MORTO COM TIROS NAS COSTAS E NUCA

SOCIAL

PÁG 4

REDE SOLIDÁRIA ANUNCIA NOVOS CURSOS PÁG 7

FINALMENTE

PARCERIA

Rinaldo anuncia investimento em Chapdão do Sul PÁG 13

JUSTIÇA LIBERTA CAPATAZ QUE ATIROU EM DESOCUPADO PÁG 5

GOVERNO

EM BRASÍLIA, REINALDO REÚNE-SE COM TEMER E BANCADA FEDERAL WWW.JNEDIARIO.COM.BR

REDAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

67

3349-5316

ESCRITÓRIO DE CAMPO GRANDE

PÁG 8

PREVISÃO DO TEMPO

REDAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

MATO GROSSO DO SUL

3241-4395

34ºC Máx / 14ºC Mín

67

ESCRITÓRIO AQUIDAUANA

Encoberto a nublado com pancadas de chuva à tarde


2

QUINTA-FEIRA • 16 DE FEVEREIRO DE 2017

OPINIÃO

FALE COM O EDITOR:

EDITOR@JNEDIARIO.COM.BR

Para refletir...

Artigo

ABORTO É A PAZ INTERIOR PRECONCEITO!

1

A Câmara Municipal de Campo Grande abriu ontem sua “décima” Legislatura. A sessão solene contou com a presença de autoridades, familiares dos novos vereadores, assessores e pessoas que irão prestigiar seus eleitos. A solenidade foi presidida pelo Ver. João Rocha (PSDB).

2 3

O vereador João Sami (PMDB) assumirá oficialmente a vaga deixada pelo Dr. Paulo Siufi (PMDB). Sami é o quarto médico no nosso Legislativo, que também conta com dois enfermeiros. Os gabinetes dos vereadores estão sendo reformados. Alguns estão fazendo o atendimento provisório na parte externa do prédio. O único gabinete pronto é do Ver. Papi. Lá o atendimento está normal. O local já ganhou o apelido de “Casa Branca”, pelo exotismo e bom gosto da decoração.

4

Entrevistei no meu programa na DIFUSORA o diretor-presidente da EHMA, Enéas Carvalho. Ele falou da inadimplência do setor que já chega a 46 milhões o que deixa mais difícil para muita gente o sonho da casa própria. Disse que a EHMA passará a sortear as futuras unidades a serem construídas. Alertou que quem não colocar as prestações em dia, poderá ser negativado no SPC/SERASA e perder a casa “própria”.

5 6

A Prefeitura vai começar vistoriar os coletivos da Capital, exigir que - na média - os ônibus tenham no máximo 5 anos. O prefeito quer bons serviços, tarifas baixas e que as empresas voltem a pagar impostos municipais. O governador Azambuja (PSDB) foi em Brasília choramingar ao presidente Temer pela volta do ICMS do gás. Quer um encontro com Pedro Parente, presidente da Petrobrás. Comenta-se que o Azambuja tem um “ás” na manga que pode resolver a questão.

7

Deve sair hoje a decretação da prisão de Thiago Giovanni Demarco Sena, 20, e Willian Henrique Larrea, 30, responsabilizados pela morte do adolescente de 17 anos, seviciados com uma mangueira de compressor de ar. O jovem morreu na tarde de ontem. Populares revoltados incendiaram o local onde ocorreu o fato.

8

65 “Marajás” do serviço público da Prefeitura de Campo Grande devem perder os privilégios gerados pela Lei-Complementar nº 101, criada pelo Auditor Fiscal Sérgio Lorenzetto e sancionada pelo ex-prefeito Nelsinho Trad. A lei é ilegal porque vincula salários com a receita, tornando a classe uma espécie de “sócia” da nossa prefeitura, gerando salários que ultrapassam os “duzentos” mil reais mensais.

9

Ir à uma UPA em busca de atendimento necessita hoje de muita paciência. A Santa Casa e o Hospital Regional só estão recebendo doentes enviados pela Central de Regulação, potencializando a procura nos postos de saúde. Com a demanda aquecida o atendimento está lento e há falta de remédios. É a herança maldita deixada pelo Alcides Bernal ao povo que acreditou nele.

10

Dizem que o ex-prefeito de Corumbá Paulo Duarte, está cotado para assumir o lugar que será abandonado pelo deputado federal Márcio Monteiro, na Secretaria de Fazenda. Monteiro - primo da Golberiza - vai voltar para Brasília para pressionar o governador a nomeá-lo para assumir a vaga da prima no Tribunal de Contas. Elizeu Dionízio já está se preparando para ficar no sereno. Há uma revolta pela “sacanagem” que estão fazendo com Elizeu. Isso mostra que os “Tucanos” não respeitam sequer a própria cria. Amanhã eu volto. Fuuuuuuuuuuuuui.

FUNDADO EM 28 DE AGOSTO DE 1997 DIREÇÃO-GERAL DANIELE SILVA EDITORA-CHEFE DANIELE SILVA - DRT 141/MS EDITOR@JNEDIARIO.COM.BR

DIAGRAMAÇÃO BRUNO ZANUNCIO

POLICIAL AVELINO NETO

CULTURA/ECONOMIA

POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

GERAL/CIDADES CARLOS CABRAL POLÍTICA/GERAL

EDITOR@JNEDIARIO.COM.BR

BRUNOZANUNCIO@JNEDIARIO.COM.BR

REDAÇÃO E ADMINISTRATIVO RUA CENTRAL, 331 - BAIRRO SÃO BENTO CAMPO GRANDE / MS (67) 3349-5316

CULTURA@JNEDIARIO.COM.BR

ESPORTE/MUNDO

ESPORTE@JNEDIARIO.COM.BR

DEPARTAMENTO JURÍDICO DRA. MICHELLE TABOX MICHELLETABOX.ADV@HOTMAIL.COM

ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO RUA SETE DE SETEMBRO, 1177- CENTRO AQUIDAUANA / MS (67) 3241-4395

Artigos veiculados neste jornal não refletem necessariamente a opinião do JNE - Jornal Notícias do Estado, sendo de responsabilidade dos autores.

Aconteça o que acontecer na sua vida, não perca a sua paz interior, ela é a força que você precisa para manter-se em equilíbrio mesmo durante as piores tempestades. Nessa época de pessoas atormentadas por pesadelos, por frustrações e sonhos desfeitos, manter a paz é fundamental para não cair nas armadilhas da depressão. A carga de informação que você recebe durante o seu dia, a pressão do trabalho, dos estudos e dos relacionamentos, acaba deixando seus nervos em pedacinhos. Se você não estiver com o pensamento voltado para o seu bem estar, você não consegue manter o equilíbrio e ai, o seu fígado começa a sofrer as primeiras conseqüências, daí para as doenças do estômago como a gastrite, a úlcera e outros nomes não muito recomendáveis, é um passo. É preciso que você coloque filtros em sua vida, e ao receber as notícias, sejam elas quais forem, analisar e rapidamente descartar o que não for realmente importante para sua caminhada. Manter-se em paz é um exercício diário, porque muitos obstáculos estarão presentes no seu dia a dia, a começar pelo seu lar, onde sob o mesmo teto reúnemse pessoas que não compartilham as mesmas idéias que você. No trabalho outros problemas nos aguardam. Manter o emprego esta cada vez mais difícil, devido a enorme competição imposta pelas empresas entre os funcionários, tornando o clima às vezes “infernal e insuportável”. Paracomplicartemoseurelacionamento que anda às vezes tão complicado por coisas tão bobas, que você fica pensando, será que vale a pena? E quando você está a sós, fica imaginando que não nasceu para amar e ser amado, que os anjos te esqueceram e outras besteiras que a solidão causa. Tudo isso e mais aqueles amigos que acreditam que você é poderoso e usam seu ombro como se fosse um grande muro das lamentações e deixam você mais carregado de energias nada boas. Cuide-se enquanto é tempo. Para que sua paz continue, use estas regrinhas básicas: - Use o bom senso ao ler as notícias. - Pare de ir no embalo dos alarmistas de plantão. - Ao entrar no local de trabalho, faça uma prece em silêncio e cumprimente a todos com alegria. - Respeite-se, se não estiver com vontade de falar com ninguém, retire-se e pare de fingir que está tudo bem. - Acredite em você. - Valorize-se. Você merece muito mais do que tem hoje, e vai conquistar se mantiver seu pensamento voltado para suas conquistas, sonhos e desejos. Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e outro amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer, e principalmente viver.

Negar à pessoa com deficiência o direito à vida, que é o primeiro de todos os direitos, constitui ato de preconceito para com ela, desqualificando as suas capacidades e a sua dignidade “Todos os poderes pela vida” foi o título escolhido para divulgar a manifestação que ocorrerá nesta quarta-feira, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, em consonância com vários atos que já vêm ocorrendo pelo Brasil. Executivo, Legislativo e Judiciário podem trabalhar para promover a vida de cada cidadão – ou contra ela, como quando abrem brechas para o aborto. A escolha do STF deve-se ao processo que lá corre, pedindo a liberação do aborto no caso de a mãe ter sido infectada pelo zika vírus. O julgamento havia sido agendado para 7 de dezembro de 2016, mas não ocorreu pela complexa pauta política. Naquele dia, um grupo de 60 parlamentares protocolou um documento a todos os ministros do STF, indicando que seria uma usurpação do trabalho do Congresso se o STF se pronunciasse sobre o assunto. Efetivamente, não faltam no Congresso projetos de lei referentes ao aborto, tanto para favorecêlo como para dificultá-lo, de modo que não se pode acusar o Legislativo de estar se omitindo no debate. A probabilidade de uma mãe com zika ter um filho com deficiência é pequena. Estudo estatístico realizado na Polinésia Francesa, onde 66% da população teve zika, mostrou que apenas 1% das crianças nascidas de grávidas afetadas teve microcefalia. Se essa pequena possibilidade for aceita como razão para aborto, certamente a liberação se estenderá para as demais deficiências, como a síndrome de Down, facilmente detectável por exames durante a gravidez. Já há países em que mais de 90% das crianças com essa síndrome são abortadas. Evidenciando o preconceito presente nessa proposta, e defendendo o direito à vida das crianças com deficiência, estará presente a jornalista Ana Carolina Cáceres, portadora de microcefalia. “É possível, sim, viver com microcefalia, eu sou uma prova disso”, afirma a jornalista em vídeo que gravou para as redes sociais, convidando para o evento. O Estatuto da Pessoa com Deficiência diz, em seu artigo 1.º: “É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.” E, em seu artigo 5.º, “A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante”. Negar à pessoa com deficiência o direito à vida, que é o primeiro de todos os direitos, constitui ato de preconceito para com ela, desqualificando as suas capacidades e a sua dignidade. Queremos que a sociedade brasileira continue a ser acolhedora e não discriminatória. Lenise Garcia, doutora em Microbiologia e professora do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília, é presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto.


QUINTA-FEIRA • 16 DE FEVEREIRO DE 2017 FALE COM O EDITOR:

EDITOR@JNEDIARIO.COM.BR

3

POLÍCIA

SEGURANÇA

EXÉRCITO OCUPA PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA NA CAPITAL Missão conta com 800 militares, tecnologia, helicópteros e drones POR AVELINO NETO Cerca de 800 homens do Exército ocuparam na manhã desta quarta-feira (15), o Presídio de Segurança Máxima em Campo Grande para minuciosa varredura (revista) com emprego de cães farejadores, detectores de metal, armas de contenção, scanners e outros equipamentos de ações especiais. A operação que conta com apoio do BPChoque da PM, surpreendeu servidores do

sistema penitenciário e até policiais que atuam na segurança do presídio começou por volta de 7h. Numa manobra rápida dos militares o Complexo Penal foi cercado, tráfego de veículos e pessoas interrompido no entorno dos presídios – Máxima – Trânsito e Instituto Penal – sendo impedida inclusive a aproximação de moradores, grande parte familiares de presos para que não houvesse tumulto no local. O foco da operação é fortalecer a segurança no presídio, além da apreensão de mate-

riais ilícitos como drogas, armas e celulares. Os policiais do Batalhão de Choque ficaram com a missão contenção dos presos para que os miliares fizessem a vistoria. Além dos caminhões para transporte de tropa, militares do Exército atuaram com três viaturas especiais com acesso ao Sisfron, um sistema integrado que possibilita verificação de imagens e acesso à internet. Uma das três viaturas é do comando da operação. Os militares também empregaram dois helicópteros, um deles eles equipado com o

sistema “olho de águia” capaz de capturar imagens de alta resolução, verificadas pelos militares nas viaturas. Drones também foram utilizados. De acordo com o major Marcelo Machado, da assessoria de comunicação do CMO (Comando Militar do Oeste), em 15 de janeiro foi assinado decreto pelo presidente Michel Temer, autorizando que, no período de um ano, o Exército possa atuar nos presídios. Até então, a força de segurança não podia intervir nos estabelecimentos penais.

Todos os militares envolvidos na operação são protegidos com toucas ninjas e identificados apenas por números no fardamento, procedimento empregado em operações especiais. A ação acontece um dia após o Estado-Maior das Forças Armadas, em Brasília, informar que ainda não estava definida data para o início das ações militares no sistema prisional de Mato Grosso do Sul. Já a Secretaria Estadual da Justiça e Segurança Pública, não se manifestou sobre o conhecimento ou não da operação.

Já o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, André Luiz Santiago, e a própria Agepen (Agência Estadual da Administração Penitenciária) confirmam que o presidente Michel Temer (PMDB) ainda não oficializou ações militares nos presídios sul-mato-grossenses. O emprego de militares nos presídios está definido desde o último dia 18 de janeiro, através de decreto presidencial, como parte da estratégia do Plano Nacional de Segurança Pública planejado pelo Governo Federal. FOTOS: Cleber Gellio/Midiamax

Militares com capuz e identificados apenas por números

Cães farejadores e equipamentos especiais

Tropa ocupou presídio e entorno logo pela manhã

APANHADA

PM prende mulher com carga de maconha nas malas Droga seria levada para entrega no Estado do Pará POR AVELINO NETO Policiais militares de serviço o Terminal Rodoviário de Campo Grande, apreenderam na noite desta terça-feira (14), 30,7 quilos de maconha que aparentemente seriam levados para o Estado do Pará. Em fiscalização de rotina os policiais vistoriavam passageiros e bagagens de um ônibus da Viação Ouro e Prata, do trajeto Campo Grande/ Itaituba, no Pará, quando suspeitaram de duas malas. Das malas exalava forte cheiro de maconha, sendo em seguida identificada a proprietária, a paraense

Cobertores não deram conta de “tapar” cheiro da droga

Urielma do Carmo Santos (20), que confirmou a propriedade da bagagem e acompanhou a abertura das malas. Nelas estavam fardos de maconha “embrulhados” em cobertores coimo forma de despeitar o odor da droga. Com a descoberta a mulher confessou o transporte da maconha alegando ter sido contratada para isso. Urielma, no entanto, se negou a dizer quem havia lhe contratado e quanto receberia pelo transporte, se limitando a dizer que o destino era o Pará. A droga foi encaminhada ao depósito da Denar e a mulher autuada em flagrante da Depac-Piratininga.

Urielma do Carmo Santos


4

QUINTA-FEIRA • 16 DE FEVEREIRO DE 2017

POLÍCIA

FALE COM O EDITOR:

EDITOR@JNEDIARIO.COM.BR

BEBEDEIRA

DOIS SÃO MORTOS A FACADAS DURANTE BRIGA

Autor afirma ter ouvido os amigos falando que o matariam POR AVELINO NETO

Bebedeira entre amigos e que durou parte do dia nesta terça-feira (14), acabou em briga e dois deles mortos a facadas. O duplo homicídio ocorreu por volta de 22h na Rua Aníbal Mou-

rão, no Bairro Guanandi e o autor foi preso em flagrante pela Polícia Militar. Na confusão morreram José Reis dos Santos (47) e José Vitorino Garcia Rodrigues, de 48 anos, atingidos por vários golpes de facas por Lourivaldo Francisco de Oliveira, de 52 anos. A polícia apurou que os três

amigos passaram parte do dia bebendo em uma casa no Bairro Guanandi, sendo que durante todo o tempo a bebedeira transcorreu sem alteração. Lourivaldo conta que todos bebiam em sua casa, até que em dado momento disse que iria dormir e foi para seu quarto. Quando entrou,

DESAVENÇA

Preso do semi aberto é morto com tiros nas costas e nuca

FOTO: Reprodução

Armas do crime, uma delas tomada de vítima

no entanto, teria ouvido os dois amigos comentarem que iriam mata-lo e percebeu que um se armava com um pedaço de pau. Ele então saiu do quarto com um ferro, mas foi surpreendido pela dupla com quem entrou em lutar corporal, tomou a faca de um deles e passou a golpeá-los

em seguida com a segunda faca. Com os dois homens caídos ele deixou a residência seguindo caminhando pela Avenida Marechal Deodoro onde pouco tempo depois foi localizado e preso pela Polícia Militar e com as roupas sujas de sangue. Ele afirmou não saber que os dois tinham morrido.

Dos três envolvidos, Jose Vitorino registra antecedente por violência doméstica Lourivaldo tem mandado de prisão por conta de homicídio cometido em São Paulo em 2014. Ele foi autuado em flagrante por duplo homicídio a princípio qualificado sendo colocado à disposição da justiça.

LADRÕES

Após sai do trabalho, vítima seguia para dormir no presídio POR AVELINO NETO O presidiário do regime semiaberto Aladino Leandro Benitez da Silva (23), foi morto a tiros no final da tarde desta terça-feira (14) na esquina das Ruas Cecília Meireles e Rubiataba no Jardim Aero Rancho em Campo Grande. A vítima foi surpreendida quando pilotava uma moto Honda CBX 250 Twister, morrendo praticamente sobre a motocicleta. O Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou rapidamente, mas o rapaz já estava morto com

tiros nas costas e na nuca. Consta que o tiro na nuca de Aladino pode ter sido disparado a queima roupa, pois havia marca de chamuscamento. Os autores do crime, Matheus Arce Soares (19) foi preso e um adolescente de 15 anos apreendido pela Polícia Militar e encaminhados para a Depac-Piratininga onde foram autuados em flagrante de homicídio qualificado mediante emboscada. Em depoimento, o adolescente assume a autoria dos tiros e ambos alegam que a motivação do crime seria treta (desentendimento) anterior, embora não detalhem qual

seria o desentendimento. No local do crime, Roberto Félix (50), padrasto de Aladino, afirmou que o enteado cumpria pena no semiaberto por roubo. Afirmou ainda que o rapaz trabalhava em uma cooperativa e sempre passava na casa da tia, na Rua Cecília Meireles. Morador na Rua Rubiataba, Aladino fazia todos os dias o mesmo trajeto antes de ir para o presídio semiaberto na Vila Sobrinho, onde dormia e saía pela manhã indo para o trabalho. Ainda conforme o padrasto, a possível causa do crime é desconhecida pela família, sendo que a vítima deixa uma filha.

Envolvidos estão sendo levados para a PF

PF faz operação em MS por desvio de recursos para universidade federal Dois funcionários públicos federais estão envolvidos POR AVELINO NETO

Aladino morreu sobre a moto que pilotava

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União – CGU e Tribunal de Contas da União - TCU, deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) a Operação Research, que apura a prática de desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná. De acordo com a assessoria de imprensa da PF, em torno de 180 policiais federais, 6 servidores da Controladoria Geral da União e 4 iniciaram a operação tendo em mãos 73 ordens judiciais sendo 29 mandados de prisão temporária, 8 conduções coercitivas e 36 mandados de busca

e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. No Estado, as cidades alvo são Maracaju e Campo Grande. O objetivo é apurar o repasse irregular de recursos mediante pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas a inúmeras pessoas sem vínculos com a instituição no período entre 2013 e 2016. Conforme a investigação, foram reunidos indícios concretos da realização de fraudes em pagamentos (desvio de recursos públicos federais) realizados no período de 2013 a 2016, a título de Auxílio a Pesquisadores, Bolsas de Estudo no País e Bolsas de Estudos no Exterior a diversas pessoas desprovidas de

regular vínculo de professor, servidor ou aluno da Universidade Federal do Paraná. Dentre os fatos até então apurados, foi detectada a participação de ao menos dois funcionários públicos federais nas fraudes, resultando na prisão cautelar de ambos. Os investigados estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados, a fim de prestarem os esclarecimentos necessários. Quanto aos presos encontrados no estado do Paraná, todos serão levados à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, assim como será feito com os presos no Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, que seguirão para as respectivas Superintendências da Polícia Federal.


5

QUINTA-FEIRA • 16 DE FEVEREIRO DE 2017 FALE COM O EDITOR:

EDITOR@JNEDIARIO.COM.BR

POLÍCIA

POSITIVO

BALANÇO DO DOF MOSTRA APREENSÃO DE MAIS DE 12 TONELADAS DE DROGAS Saldo de ações nos primeiros 45 dias do ano FOTOS: Divulgação

POR AVELINO NETO

O diretor do Departamento de Operações de Fronteira - DOF, através de sua Assessoria de Comunicação Social, divulga balanço das principais ações realizadas nos primeiros dias de 2017. Conforme o diretor, notoriamente, as apreensões de drogas tiveram como “carro chefe” a maconha, que durante os primeiros 45 dias de 2017 chegaram a quase 12 toneladas, com a média de apreensão de mais de 250 quilos da droga por dia, cerca de uma tonelada a mais do que no mesmo período de 2016, aproximadamente 10%. Foram apreendidos ainda 139 quilos da cocaína (75% maior que no mesmo período de 2016) além de 33 quilos de haxixe, 1 quilo de pasta base, 13.328 micro pontos de LSD, sendo essa a maior apreensão já realizada desse tipo de droga em Mato Grosso do Sul. Nesse período, os policiais do DOF abordaram mais de 20 mil pessoas e veículos, nos quase mil bloqueios (barreiras) policiais efetivados em toda a extensão dos mais de 1500 quilômetros da linha e

A cada apreensão uma “parede” de droga é levantada em diferentes (detalhe) maneiras

da faixa de fronteira do Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o Paraguai, realizando patrulhamento itinerante de fronteira e o recobrimento do policiamento realizado pelas forças de segurança em 51 municípios do estado A maior apreensão realizada nesse período ocorreu no último dia 11, sendo abordada uma carreta carregada

com sal e ração e, no fundo da carga, 295 fardos de maconha que totalizaram 7.185 quilos da droga. A droga saiu da fronteira sul do estado e seguiria para a cidade de Campina Verde, Minas Gerais, sendo o condutor da carreta autuado em flagrante na Defron de Dourados. O grande volume das apreensões se deve principal-

mente a ação de criminosos, que nesse período que antecede os festejos de carnaval, tentam passar de todas as formas com essa droga pelas estradas do estado de Mato Grosso do Sul, rumo aos grandes centros nas regiões sudeste e nordeste, princi-

pais mercados consumidores dessas drogas que saem da fronteira. “O aumento expressivo das apreensões nesse início de 2017, se deve principalmente à ação repressiva do DOF nas estradas e rodovias que fazem o acesso princi-

palmente a fronteira sul de nosso estado, alimentado por um sistema de comunicação e de inteligência eficientes e, de equipes operacionais bem equipadas e capacitadas para coibir esse tipo de crime.” Explica o Coronel Ary Carlos Barbosa, diretor do DOF.

FINALMENTE

Justiça liberta capataz que POLÍCIA AGUARDA LAUDO atirou em desocupado PARA ENQUADRAR para defender a mãe DUPLA DO LAVA-JATO

AGRAVOU

POR AVELINO NETO

POR AVELINO NETO Thiago Demarco Sena (20), proprietário do Lava Jato SS e o empregado dele Willian Henrique Larrea (31), autores assumidos da agressão ocorrida no estabelecimento e que resultou na morte de Wesner Moreira da Silva, de 17 anos, podem responder por homicídio qualificado. A definição é do delegado Paulo Sérgio Lauretto, da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente – DEPCA. O adolescente que teve o intestino rompido, duas hemorragias e parada cardíaca, morreu após 11 dias de internação, na Santa Casa de Campo Grande. O resultado preliminar do exame de corpo de delito realizado no adolescente e divulgado no dia da morte, já indicava o risco de morte. O laudo foi requerido assim o caso comunicado à polícia chegou à delegacia, no último dia 6. MUDANÇA Os dois homens seriam indiciados por lesão corporal de

natureza grave nesta terçafeira (14), porém, o inquérito deve passar a tratar do caso como homicídio, informa Lauretto. Ainda conforme o delegado, a polícia deverá classificar o crime a partir do resultado dos laudos. O delegado define ainda, que o caso do adolescente pode se enquadrar como homicídio ou lesão corporal quando resulta morte. Mas pontua que, de acordo com a legislação, casos classificados como lesão corporal os autores não tiveram e não assumiram o risco da morte.

Diferente do caso de Wesner, onde os autores não quiseram matar, mas assumiram o risco da morte. O delegado explica que a qualificação do homicídio será definida com o resultado dos laudos emitidos pelo Imol - Instituto Médico Odontológico Legal, mas adianta que neste caso, o crime poderá se enquadrar em homicídio qualificado, tendo em vista, a dificuldade de defesa da vítima. O Imol tem legalmente, prazo de 10 dias para apresentar laudo da necropsia.

Thiago e Willian seriam indiciados terça-feira

A defesa do capataz Ricardo Santiago Oliveira Garcia (35), preso no Estabelecimento Penal de Coxim, desde o dia 1º, após ter atirado em Willian Douglas Vieira da Silva (26), para defender a mãe, conseguiu que a Justiça o libertasse. Conforme o advogado Osiel Ferreira, a juíza Tatiana Dias Said entendeu que o capataz preenche os requisitos necessários para responder ao processo por tentativa de homicídio em liberdade, pois trabalha, tem residência fixa e bons antecedentes. No dia em que foi preso, Ricardo afirmou em depoimento, que atirou em Willian para proteger sua mãe, de 57 anos, constantemente agredida, ameaçada e obrigada a manter relação com o indivíduo, com quem ela namorou por cerca de dois anos. Mesmo que a mulher resista, Willian ataca pulando muro, arrombando portas e janelas, principalmente quando sob efeito de álcool ou drogas, conforme o capataz. Ricardo afirmou ainda que

cansado de receber ligações da mãe chorando, ele decidiu deixar a fazenda onde trabalha, no Jauru, para dar um fim na situação. Apesar de ter acertado três tiros no indivíduo, nenhum colocou a vida dele em risco e poucos dias depois recebeu alta do hospital. Apesar de ter sido bale-

ado, Willian continua importunando e ameaçando a mulher, a última investida no dia 3 quando no final da tarde ligou em seu celular dizendo: “você acabou com minha vida, mas eu já estou na rua”. A vítima registrou a ameaça na DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) e pediu medida protetiva.

Três tiros não serviram para conter agressor contumaz


6

QUINTA-FEIRA • 16 DE FEVEREIRO DE 2017

ESPORTE

FALE COM O EDITOR:

ESPORTE@JNEDIARIO.COM.BR

GRÊMIO

Lesões de atletas prejudicam início de temporada do tricolor gaúcho DA REDAÇÃO

O início de temporada no Grêmio vem sendo prejudicado pelas lesões de atletas. Em diferentes gravidades, o técnico Renato Gaúcho tem precisado lidar com baixas como a de Douglas, que rompeu ligamentos do joelho e só atuará no segundo semestre de 2017. Apesar de afetar a montagem do time ideal, os problemas físicos podem ser superados devido a qualidade nas peças de reposição que existem no elenco, opina o goleiro Marcelo Grohe. “Sempre quando perdemos alguém por lesão é ruim. Douglas é um caso a parte. Os demais são lesões que fazem parte do futebol. O importante é que o trabalho seja bem feito, não é só aqui, outros lugares ocorrem lesões e por isso se fala em um grupo de qualidade”, comentou o arqueiro, acreditando que

o espaço que se abrirá para outros atletas será bem aproveitado, fazendo com que o desempenho em campo não caia. “Numa forma geral nossa equipe mantém o padrão de jogo, que é ter a bola, manter a posse, rodar bastante, buscar infiltrações”, completou. Além de Douglas, outros dois jogadores se lesionaram recentemente e são dúvida para o próximo compromisso do Tricolor gaúcho: o lateral direito Edilson, que se machucou em um jogo-treino. Já o atacante Luan se contundiu no último domingo no confronto diante do Passo Fundo, pelo Gaúcho, e precisou a dar lugar a Jael. Grohe ainda aproveitou para comentar sobre a Copa Libertadores, principal competição do calendário gremista, em que a equipe estreará apenas no dia 9 de março, o que, apesar de aumentar a ansiedade dos atletas, é benéfico para que possua mais tempo de preparação.

ALTLÉTICO MG ROBINHO VOLTA AOS TREINAMENTOS NA CIDADE DO GALO

Grêmio estreia na libertadores no dia 9 de março

VASCO

Julio dos Santos pode ir para o Cerro Porteño DA REDAÇÃO O meia Julio dos Santos pode estar com os dias contados no Vasco. Isso porque o jogador, de 33 anos, despertou mais uma vez o interesse do Cerro Porteño, do Paraguai, que decidiu investir de forma pesada na sua contratação. O apoiador é ídolo no clube paraguaio, que pretende utilizá-lo como uma espécie de resposta ao fato de o time não

ter conseguido classificação para a Copa Libertadores deste ano. Julio Dos Santos é ídolo no Cerro Porteño, onde foi revelado e depois negociado para o futebol europeu. Retornou a seu clube de origem em 2014, sendo artilheiro da Copa Libertadores e despertando o interesse do Vasco. Pelo Vasco o jogador começou como titular absoluto, forma como foi tratado boa parte do tempo em seu primeiro ano. O problema é que sua irregularidade e estilo de jogo nunca

foram bem vistos pela torcida. Esse ano ele chegou a ser considerado como peça importante pelo técnico Cristóvão Borges, mas não conseguiu se firmar e não foi utilizado nos três últimos confrontos do time carioca. Regis Marques, empresário que cuida da carreira de Julio dos Santos, é quem vem negociando com o Cerro Porteño e acredita que o Vasco pode acabar facilitando a saída do atleta se receber uma boa proposta. “Ainda não

chegou uma proposta oficial. Mas se chegar uma proposta que seja interessante para o Vasco e para o Julio não acredito que ela tenha dificuldades para ser concretizada”, afirmou o empresário em entrevista à emissoras de rádio do Paraguai. Caso Julio dos Santos saia, a diretoria vascaína vai economizar um dos maiores salários do atual elenco. A diretoria cruz-maltina não quis entrar em maiores detalhes dizendo que não

recebeu nada de oficial, mas que se chegar uma proposta ela será analisada. Dentro de campo o time segue trabalhando para a partida contra a Portuguesa neste sábado, às 16h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pela última partida da fase de grupos da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O Cruz-Maltino precisa de um simples triunfo para garantir a classificação para as semifinais.

O Atlético voltou aos treinamentos na Cidade do Galo, na manhã desta quarta-feira, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. A grande novidade do dia foi a presença de Robinho. O jogador foi para as atividades no campo 1 do CT para um teste. Ele participou normalmente e não sentiu qualquer dor. Com isso, o atleta foi liberado pelo departamento médico e segue os trabalhos com o restante do elenco. A expectativa fica agora para o retorno do jogador no jogo contra o América, no próximo domingo, no Mineirão, em duelo válido pelo Campeonato Mineiro. Vale observar, no entanto, que Robinho fez apenas um jogo na temporada, vestindo a camisa da seleção brasileira, contra a Colômbia, no jogo da Amizade, partida que ele se contundiu. Se for para o jogo contra o América, Robinho disputa posição com Otero ou Cazares. Pelos últimos jogos, o equatoriano não vem agradando e pode ser sacado. De acordo com Roger, é provável que o “rei das pedaladas” jogue mais centralizado, como um armador.

Robinho pode jogar domingo contra o América

VOLEI

Larissa e Talita: chance de chegar ao tricampeonato de voleibol DA REDAÇÃO

Julio dos Santos é ídolo do Cerro Portenõ, onde foi revelado

A temporada 2016/2017 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia chega à sétima etapa Open neste fim de semana. De 17 a 19 de fevereiro a praia de Pajuçara, em Maceió (AL), receberá a elite da modalidade no país. Entre as principais duplas que estarão no torneio na capital alagoana, Larissa e Talita têm uma motivação extra na hora de entrar em ação na arena: elas podem conquistar o tricampeonato brasileiro de forma antecipada. Para tanto, basta que cheguem às quartas de final. Além do bom desempenho ao longo da temporada

(foram três ouros e uma prata em seis etapas já disputadas), a parceria contou com as mudanças entre as adversárias, já que no regulamento não são levados em conta a pontuação individual para o ranking da corrida pelo título, apenas os pontos das duplas vigentes são levados em consideração. Nascida em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, Talita deu os primeiros passos no voleibol de praia justamente em Maceió, e, por isso, representa Alagoas no Circuito. Para a atleta a possibilidade de ser tricampeã brasileira em “casa” é motivo de muita alegria. Em etapas Open do Circuito Brasileiro os times são divididos em quatro grupos de quatro

duplas na disputa da primeira fase, na sexta-feira. No dia seguinte ocorrem jogos válidos pela repescagem, quartas de final e semifinal.

As disputas da medalha de bronze e das finais dos dois naipes ocorrem no domingo, com partidas apenas na parte da manhã.

Larissa e Talita disputam em Maceió o Open do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia


QUINTA-FEIRA • 16 DE FEVEREIRO DE 2017 FALE COM O EDITOR:

EDITOR@JNEDIARIO.COM.BR

7

GERAL

CIDADES

DEPUTADO RINALDO ANUNCIA INVESTIMENTOS EM CHAPADÃO DO SUL Os investimentos referem-se à construção de uma unidade do Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) na cidade

OPORTUNIDADE

REDE SOLIDÁRIA II: NOVA UNIDADE ATENDERÁ MAIS DE 3,5 MIL PESSOAS POR MÊS Entre os cursos de formação e oficinas estão os de raciocínio lógico, produção de texto, brinquedoteca, capoeira, balé, balé kids, dança contemporânea, bateria, flauta e judô DA REDAÇÃO

Deputado Rinaldo, João Resende Filho e o prefeito João Carlos Krug

DA REDAÇÃO

O líder do Governo, deputado Professor Rinaldo (PSDB), anunciou na sessão da última quinta-feira (09), investimentos na ordem de R$ 8 milhões no município de Chapadão do Sul. Os investimentos referem-se à construção de uma unidade do Serviço Social do

Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) na cidade. A negociação ocorreu na tarde de quarta-feira (08) em uma reunião intermediada pelo deputado Rinaldo, entre o presidente do Conselho do Sest/Senat-MS, João Resende Filho, e o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug (PSDB). Professor Rinaldo comemo-

rou o resultado da reunião, “ficamos satisfeitos com o entendimento entre as partes, o prefeito Krug cederá o terreno e o Sest/Senat fará a construção e equipará a unidade. Chapadão do Sul e os motoristas que passam pela região ganharão esse importante polo de assistência médica, odontológica, psicológica e de qualificação”, afirmou o deputado.

O Sest/Senat atualmente possui três unidades em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Nesta semana também foi anunciada a construção de uma unidade em Corumbá. As unidades oferecem serviços de qualificação e de promoção à saúde e ao bem-estar dos profissionais do setor e aos seus familiares. (Assessoria - Foto: Ely Silveira)

AQUIDAUANA

Volta às aulas na Rede Municipal já tem data marcada DA REDAÇÃO O ano letivo de 2017 da Rede Municipal de Educação teve início na última segunda, 13 de fevereiro de 2017, com a Jornada Pedagógica destinada a formação dos professores e professoras, equipe pedagógica e administrativa das 12 escolas municipais e dos 09 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). As aulas devem se iniciar no dia 02 de março de 2017, quinta-feira, após o feriado de carnaval. Dentre os temas a serem abordados na Jornada está a organização do regimento interno, adequações e planejamento do calendário escolar, proposta político pedagógica, estudos com base no Referencial Curricular da Rede Municipal de Educação (REME), currículo escolar, formação exclusiva ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, infância e brincadeiras na educação infantil como método educativo, a utilização das mídias digitais como ferramentas metodológicas e

Em atividade desde 2016, a nova unidade do Programa Rede Solidária – Iria Leite Vieira, no Jardim Noroeste – gerenciada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), será oficialmente inaugurada na próxima segunda-feira (20). Além de cursos, a população contará com oficinas e reuniões, como as socioeducativas do Programa Vale Renda e as atividades em parceria com a Fundação de Trabalho de MS (Funtrab). No entorno da nova unidade a população de mais de 11 bairros como o Maria Aparecida Pedrossian, Tiradentes e Leon Denizart Cont serão beneficiadas diretamente com as atividades fornecidas de forma gratuita. A diretora da unidade, Juliana Funes, destaca que a abertura do Rede II aos sábados também será efetivada. “Além de toda a programação que disponibilizaremos durante a semana, durante todo o dia, aos sábados também teremos atividades recreativas e que servirão de opção para a população desse entorno”, destaca. Entre os cursos de formação e oficinas estão os de raciocínio lógico, produção de texto, brinquedoteca, capoeira, balé, balé kids (para

crianças a partir de três anos), dança contemporânea, bateria, flauta e judô. Aos idosos também serão oferecidas atividades específicas como dança e violão. Parceria com voluntários também permitirá aos participantes o acesso a palestras como as de prevenção e orientação sobre as doenças relacionadas ao coração, ministrada por médico cardiologista. A coordenadora geral do Programa Rede Solidária, Marta Helena, destaca que, assim como na unidade I, no bairro Dom Antonio Barbosa, as parcerias com o Senai também serão disponibilizadas na unidade II. Em média, os cursos de assistente administrativo, operador de computador, corte e costura, panificação e eletricista, terão dois meses de duração. “É uma parceria que vem dando certo e vamos disponibilizar aqui também”, resume. A coordenadora lembra ainda que, entre instrutores, estagiários e voluntários, a unidade contará com mais de 60 profissionais de diversas áreas, totalmente capacitados. Para ter acesso aos cursos disponibilizados na nova unidade é necessário comparecer a Rua da Conquista, 649, Jardim Noroeste. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 33440870. (Sedhast /Foto: Ana Paula Oliveira)

A Jornada Pedagógica terá duração de 10 dias

a inclusão de crianças e adolescentes, além do tema peculiar a região aquidauanense frente a educação indígena. A Jornada Pedagógica terá duração de 10 dias, indo até 24 de fevereiro. Neste período as equipes de estrutura e serviços da prefeitura, junto às equipes das escolas e dos CMEIs, seguindo orientações

do prefeito Odilon Ribeiro, farão as adequações necessárias para a boa recepção dos alunos, que será no dia 02 de março. A gerente municipal de Educação, Ivone Nemer, juntamente com a equipe da GEMED, organizou o calendário escolar com o objetivo de obter uma maior efetividade na

proposta educacional. Pensado de modo eficiente, o calendário contará com 10 sábados letivos no ano, sendo: 4 destinados à formação continuada da equipe escolar; 4 sábados de ações do Projeto Família na Escola; 1 sábado para a Festa Junina e 1 sábado para a Mostra Cultural. (Agecom - Foto Reprodução Facebook)

Nova unidade do bairro Iria Leite Vieira, na Capital


8

QUINTA-FEIRA • 16 DE FEVEREIRO DE 2017

GERAL

FALE COM O EDITOR:

EDITOR@JNEDIARIO.COM.BR

AQUIDAUANA

AQUIDAUANA: 9º BE REALIZA CORRIDA DA PAZ NO DOMINGO

Até hoje, 83 países membros já realizaram pelo menos uma vez a corrida no dia do CISM POR CARLOS CABRAL Coordenado pelo capitão Uelinton e pelo subtenente Chagas Alves, o 9º BECmb estará realizando no próximo

domingo, dia 19, a Corrida da Paz de Aquidauana. Animado com o evento, Chaves Alves disse ao JNE que “estaremos com todo o efetivo do Batalhão para participar desse evento que ocorre em diversos países. Nossa expectativa

é a de que este ano vamos superar o número de praticantes”, afirmou ele. Segundo Chaves Alves, não há necessidade de inscrições prévias. “Quem estiver interessado em participar, basta comparecer no domingo, dia

19, às 09 horas, em frente ao 9º BE, local de saída do evento. Os ciclistas também serão bem-vindos”. Os organizadores do evento convidaram o pessoal técnico da Academia Energym, que vai disponibilizar o professor

Diego Barbosa de Souza para realizar no local da concentração um alongamento com os participantes, momentos antes da largada da corrida. O percurso será de 4 quilômetros. Histórico - Com o propósito

GOVERNO

Reinaldo se reúne com Michel Temer e relata impacto da queda do ICMS do gás Azambuja garantiu o apoio da bancada federal para a batalha de recompor os índices da arrecadação do ICMS do gás boliviano junto ao Governo Federal e Petrobras REDAÇÃO O governador Reinaldo Azambuja foi recebido na manhã desta terça-feira (14) pelo presidente da República, Michel Temer, quando expôs, entre outros assuntos pertinentes a Mato Grosso

do Sul, a questão da redução da compra do gás natural boliviano pela Petrobras, cuja medida reduziu drasticamente a receita de ICMS, comprometendo as finanças do Estado e dos municípios. O presidente da República se mostrou sensibilizado com o quadro crítico apresentado pelo governador – o percen-

tual da participação do gás na arrecadação estadual caiu de 18% para 11% em 2016, em decorrência da medida unilateral tomada pela Petrobras, e se comprometeu em discutir o problema com o presidente da estatal, Pedro Parente. “Fomos recebidos em uma agenda extra pelo presiden-

Governador durante reunião com a bancada federal do MS em Brasilia

te e apresentamos a ele os impactos negativos para as finanças de Mato Grosso do Sul com a inexplicável posição da Petrobras. O presidente nos disse que transmitiria esta nossa preocupação para o Pedro Parente, com quem devemos nos reunir na próxima semana, no Rio de Janeiro”, adiantou o go-

vernador. Visita do presidente - Segundo Reinaldo Azambuja, se mantendo a projeção de diminuição do consumo do gás boliviano pela Petrobras, a queda do ICMS oriundo do hidrocarboneto atingirá o patamar insustentável de 5% ou 4% em 2017, causando forte impacto nas finanças do Estado e dos municípios. Durante a audiência com Michel Temer, acompanhado do ministro Antônio Imbassahy, secretário de Governo e ex-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, o governador convidou o presidente a visitar Mato Grosso do Sul, em data a ser agendada. Apoio da bancada - Reinaldo Azambuja garantiu o apoio da bancada federal para a batalha de recompor os índices da arrecadação do ICMS do gás boliviano junto ao Governo Federal e Petrobras. Em reunião, nesta terça-feira (14), deputados e senadores sul-mato-grossenses se comprometeram em buscar uma solução junto ao Chefe da Casa Civil. (Subcom - Foto: Marcos Corrêa)

expresso de marcar a presença do CISM em todo o mundo, o ano de 2006 assistiu ao nascimento do CISM Day Run. O evento tem como objetivo promover a prática do esporte no contexto militar, reunindo toda a comunidade de Esportes, que inclui Federações Desportivas, Comitês Olímpicos e outras Instituições Internacionais em contato com as Forças Armadas e os Ministérios da Defesa. Desde a primeira edição, em 2006, este dia especial é realizado todos os anos em 18 de Fevereiro em todo o mundo. Em 1948, o chefe da esquadra francesa Henri Debrus, juntamente com os militares da França, da Bélgica, dos Países Baixos, do Luxemburgo e da Dinamarca, fundou em Nice, França, o Conselho Internacional do Desporto Militar com o ideal de promover a paz através do desporto entre as Forças Armadas . Hoje em dia, o CISM Day Run é o evento mais importante criado para celebrar o aniversário do Conselho e lembrar a data de sua criação. Totalmente integrado nos princípios de solidariedade do CISM, este evento também pretende contribuir para a paz mundial e já se tornou uma tradição entre a família CISM em todo o mundo. Até agora, 83 países membros já realizaram pelo menos uma vez a corrida no dia do CISM. O evento inclui curta ou longa distância jogging, caminhada ou esqui. O objetivo é divulgar o lema do CISM, “Amizade através do esporte”, entre os milhões de soldados das 134 nações membros, reunindo por um dia, sob a bandeira do esporte e da bandeira da paz, os irmãos de armas de todo o mundo. Independentemente da aptidão física, habilidades esportivas, condições sociais, graduações, sexo ou idade. Todos juntos, ombro a ombro, engajados no princípio do esporte para todos e com um único objetivo: a paz mundial. (com informações - Foto Ilustração)


JNE 16/02/2017