Page 1


10 dias diante do Pai pelas CRIANÇAS Conviva durante 10 dias com histórias de crianças cuidadas pela JMM em todo o mundo. Ore por elas. Conheça suas angústias e alegrias. Ore por nossos missionários e por nossos projetos. ...dias para conhecer realidades de crianças do mundo inteiro

10

...histórias sobre o que Deus tem feito através da nossa força missionária ...parceiros de compromisso podem se juntar a você ...amigos podem, juntos, ofertar para projetos da JMM desenvolvidos com crianças no mundo ...minutos de oração pelo despertar de vocacionados para trabalhar com crianças


Missões Mundiais, nestes 106 anos, conheceu crianças na África. Elas eram muito pobres e usavam amuletos pendurados em seu corpinho para “evitar” as enfermidades e o mau-olhado. Conheceu crianças na América Latina, tanto nas grandes cidades, como na Cordilheira dos Andes peruana. Suas faces são rosadas, queimadas pelo vento gelado. Já nas aldeias indígenas do Paraguai, elas têm um olhar tímido e desconfiado, mas que, depois de um tempo, se tornam em sorrisos lindos e abertos!

Não importa onde elas estão, há algo em comum entre todas as crianças do mundo: ESPERANÇA! Crianças acreditam no futuro!

O país pode estar em guerra, mas se os meninos encontram uma bola, mesmo que esteja vazia, logo sai um futebol! É a esperança de um dia jogar num grande estádio! Um pedaço de boneca e um trapo sujo são suficientes para a menina improvisar o seu delicado bebê. Esperança de um dia ser mãe.


Você já acompanhou uma criança orando? Normalmente, ela agradece pela família, mesmo que seja uma família complicada; ora pelos coleguinhas, mesmo que minutos antes tenham brigado; agradece o lanche, por mais simples que seja. Ainda há o outro lado da esperança. Ao vermos estas crianças correndo e pulando, nós, adultos, esperamos por um amanhã melhor, mais humano, mais alegre. Elas irão crescer. E que tipo de adultos serão? Provérbios 22.6 nos mostra que devemos ensinar o caminho a elas e, quando forem mais velhas, não se desviarão dele. Pense: que caminho estamos ensinando ao nosso futuro? Missões Mundiais, através de programas como PEPE (programa socioeducativo), PEM (Programa Esportivo Missionário) e diversos outros espalhados pelo mundo, está ensinando que Jesus é o verdadeiro caminho. Um dia, antes da merenda no PEPE, uma criança orou assim: “ Papai do céu, muito obrigado por este lanche, muito obrigado por meus professores, muito obrigado por esta escola, muito obrigado pelos missionários que vieram do Brasil. Em nome de Jesus, amém!”

Esta é a vida da nossa esperança.


Como funciona Reúna 10 amigos

Juntos, ouçam a voz do Espírito Santo. Lucas 10.1

Reserve 10 minutos

Ore todos os dias durante esse tempo. Lucas 6.12

Saiba mais

Entenda as necessidades urgentes das crianças do mundo inteiro. Mateus 9.36

Doe-se

Assuma sua parte na missão. Oferte! Lucas 9.23-26

Fale

Compartilhe o amor de Deus com todos os povos. Mateus 28.19-20 “ A oração é uma conversa com Deus a respeito daquilo que estamos fazendo juntos”


Como participar ORAÇÃO É SERVIÇO

É impossível dizer que amamos a Jesus e que cremos nele se não fazemos nada pelo próximo. Nos próximos 10 dias, encontre-se com seus amigos. Pesquise sobre as urgências das crianças atendidas por Missões Mundiais nos quatro continentes onde servimos. A oração tem muito mais força quando conhecemos aquilo pelo que intercedemos. Acesse missoesmundiais.com.br e conheça as ações sociomissionárias da JMM. Envolva-se! Há espaço pra você! Compartilhe com a família, os amigos, a igreja e líderes sobre aquilo que você aprender nestes 10 dias. Mobilize! Informe-se sobre caravanas de voluntários que atenderão nossas crianças. Vá! Adote um missionário que trabalha em um projeto com crianças. Doe! Converse com Deus e interceda pelo crescimento dos projetos com crianças no mundo. Ore!

Onde a vontade de Deus é feita, reina a justiça.


10 motivos para orar NO MUNDO TODO...

1. Oito milhões de crianças morreram em 2010 antes de completar 5 anos de idade devido a pneumonia, diarreia e complicações no parto. 2. A subnutrição contribui para mais de um terço do total de mortes de menores de 5 anos. 3. Água sem qualidade, saneamento precário e más condições de higiene tiram a vida de 1,2 milhão de crianças. 4. Aproximadamente 2,5 milhões de pessoas são submetidas ao trabalho forçado como resultado do tráfico – de 22% a 50% delas são crianças. 5. Trinta e nove mil casamentos de crianças acontecerão todos os dias nos próximos anos, no Sul da Ásia. 6. O número de crianças que estão fora de sala de aula saltou de quatro para 110 mil no Território Palestino. 7. Centenas de milhões de crianças vivem em favelas urbanas, muitas delas sem acesso a serviços básicos. 8. Cinquenta e cinco milhões de crianças foram deixadas para trás durante a migração de seus pais, no Sudeste da Ásia. 9. A poluição do ar no interior das residências é responsável por quase dois milhões de mortes de crianças menores de 5 anos. 10. Três mil e oitocentos povos não alcançados em diferentes partes do planeta têm crianças que ainda não conhecem o amor de Deus.


Compartilhe com

seus amigos

Convide 10 amigos. Eles estarão com você nesse compromisso de oração, mobilização, doação e envolvimento com a ação sociomissionária que alcança crianças do mundo todo. Vamos servi-las! Você deve orar para que todos do grupo vivam, de verdade, a sua vocação, compartilhando o Evangelho de Cristo a qualquer criança, do Brasil e do mundo.

Ore pelos seus amigos antes de convidá-los. Coloque todos os nomes na lista abaixo. Ore por cada um todos os dias.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.


Desafie seus amigos a permanecerem com você nesses 10 dias de compromisso Trabalhe com este grupo: juntos, intercedam, orem, mobilizem, ofertem. Incentivem uns aos outros a IR.

facebook/missoesmundiais @missoesmundiais www.youtube.com/canaljmm Você pode convidar seus amigos do Facebook para entrarem nesse movimento também, além dos fãs de Missões Mundiais e dos nossos seguidores no Twitter ou assinantes do YouTube. Compartilhe o conteúdo deste livreto. Você pode: Tirar cópias e distribuir aos seus amigos Incentivar a turma a fazer o download do livreto 10 Dias de Compromisso pelas Crianças nos sites da JMM:

jmm.org.br ou missoesmundiais.com.br


Vamos caminhar

juntos?

O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? Isaías 58.6-7

Precisamos orar juntos pelas necessidades das crianças do mundo. Cada uma precisa ser atendida, ter garantidos os seus direitos e ter conhecida a verdade do amor de Deus, que leva paz, justiça e dignidade a cada pequeno. Converse com as crianças atendidas pelos projetos da JMM. Busque relacionar-se com elas. É possível!

Como conhecer os motivos específicos de oração pelas crianças? Acompanhe os noticiários. Todos os dias, crianças do mundo são integrantes de histórias que nem sempre têm um final feliz. Conheça as trajetórias dos projetos de Missões Mundiais e suas histórias. Acesse jmm.org.br ou missoesmundiais.com.br, leia a revista A Colheita, O Jornal Batista, curta nosso facebook.com/missoesmundiais ou assista nossos vídeos em youtube.com/canaljmm


UM AMOR DE

DIMENSÃO SOCIAL

O bem-estar da criança é determinado, em grande medida, pelo meio ambiente em que vive. Suas necessidades e prioridades especiais devem ser incorporadas aos esforços para o provimento de moradia, infraestrutura, segurança e governança. A nossa oração deve clamar a Deus para que o seu amor em nós tenha compromisso com a história dessas crianças, que podem conhecer o Salvador e ter transformadas as suas vidas, desfrutando uma infância segura e feliz.


Vida de

criança As crianças começam a aprender muito antes de entrar na sala de aula. A aprendizagem ocorre desde o nascimento, à medida que a criança interage com a família e com os cuidadores. A base para toda a aprendizagem futura é estabelecida nos primeiros anos de vida. Pobreza, condições precárias de saúde, nutrição insuficiente e falta de estimulação durante esse período crucial podem comprometer as bases educacionais, limitando aquilo que a criança será capaz de realizar. Segundo o Unicef, mais de 200 milhões de crianças menores de 5 anos de idade nos países em desenvolvimento não conseguem alcançar seu potencial em desenvolvimento cognitivo.

Missões Mundiais está preocupada com esta realidade e quer levar o Evangelho todo para todas as crianças, atendendo suas necessidades, mostrando a elas o Deus que supre e transforma vidas.


Pare ! Ore agora.

Fique em silêncio diante de Deus. Deixe que Ele fale com você. Perceba o que Ele fará em sua vida nestes 10 dias de oração em serviço pelas crianças do mundo.


10 dias de

1 dia o

oração Ore por 10 minutos

A esperança de cada uma Arjuna, sentada sobre uma pedra de mármore escurecido pelo barro do quintal de casa, apoia o queixo sobre sua mão, e vê a alegria do irmão mais velho, se divertindo com o brinquedo novo que recebeu de seu pai. À sua mente, vem o que ela sempre compartilha: “Que sorte teve o meu irmão por nascer homem, assim ele pode ser criança”. A menina, com cinco anos, é responsável por sua casa enquanto os pais trabalham fora. Uma lágrima que cai pelo rosto ao passar o uniforme de seu irmão lembra-lhe um grande sonho: poder ir à escola como ele. É pela Arjuna e por centenas de outras meninas do Sul da Ásia que o projeto Jeevan Sach existe. A esperança de cada uma é o foco do amor de nossos missionários.

Ore Em nome de Jesus, eu quero falar contigo, Pai, sobre as meninas cuidadas pelo Jeevan Sach. Coloco meu coração, meus recursos e minha vocação a serviço do trabalho de Missões Mundiais. Deus, que o Sul da Ásia conheça o Teu poder. Em nome de Cristo, amém.


10 dias de

2 dia o

oração Ore por 10 minutos

Jyoshna Mais de 50% das meninas do Sul da Ásia não são matriculadas na escola. As que são, provavelmente abandonarão as aulas antes mesmo de completar 12 anos. O que as impede de estudar? A resposta está na própria família que pergunta: “Por que levá-las à escola se elas se casarão e irão morar com seus sogros? Não é melhor que elas sejam ensinadas a cozinhar e fazer o trabalho da casa e do campo? Se elas recebem educação, então vamos ter que gastar mais em seu casamento e dote. Quem é que vai arcar com todos esses custos?”. Essa é a história de muitas meninas na região. Jyoshna é uma delas que, aos 11 anos, acordou em uma manhã descobrindo que ia a um casamento naquele dia. O seu casamento. O noivo era o seu primo, de 25 anos. Depois da cerimônia, ela foi morar com os sogros e, 10 dias depois, fugiu. Meninas como a Jyoshna são atendidas pelo projeto Jeevan Sach, uma providência de Deus por meio dos missionários de Missões Mundiais para aquela terra.

Ore Senhor, peço que o projeto Jeevan Sach seja muito abençoado pelas Tuas mãos. Supre-o, meu Deus, com recursos, com orações, com apoio, e que eu possa fazer parte deste movimento Teu no Sul da Ásia. Em nome de Jesus, amém.


Ore por crianรงas


de todo o mundo


10 dias de

3 dia o

oração Ore por 10 minutos

A menina Brenda Brenda é aluna do PEPE (programa socieducativo promovido por Missões Mundiais). Ela é do Paraguai. Sempre foi muito atenciosa com os outros colegas, ajudando a todos. A Brenda vive com seus pais e seus quatro irmãos, e é por causa dela que sua família hoje participa dos cultos da igreja. A menina Brenda sempre conta a eles tudo o que aprendeu no PEPE: histórias, aplicações e a relação de tudo isso com a sua vida. Sua mãe conta às missionárias que a Brenda era uma menina difícil em casa, mas que, depois do PEPE, ela viu a vida da filha mudar. Brenda sentiu o amor de Deus no dia a dia com as missionárias, dando muitas alegrias ao projeto. Com certeza, Deus ainda se manifestará através da vida dela, e a comunidade onde vive já tem sentido isso!

Ore Pai de amor, como é bom poder ver os frutos do nosso envolvimento com a obra missionária. Que o meu coração sempre seja tocado pelo que o Senhor está fazendo no mundo. Obrigado por eu poder fazer parte! Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

4 dia o

oração Ore por 10 minutos

Eu também quero mudar a minha vida! Um pequeno quarto, chão de terra, paredes envelhecidas – é onde a mãe de Rafael trabalhava. Nesse quarto, ela recebia homens todos os dias. Com seus olhos pretos, inquietos e cabelo desalinhado, Rafael demonstrava no PEPE Paraguai a tristeza com a vida que tinha. Era um garoto violento, que sempre provocava confusões. Um dia, ele desafiou a missionária educadora e deu um chute na canela dela! Meses se passaram. Dia a dia Rafael ouviu histórias sobre um Deus que ama a todos, até compreender que esse amor também era pra ele. Percebeu que, para agradar ao Senhor, ele precisava ser bom com as pessoas, mostrando que Cristo estava no seu coração. Foi então que nasceu um novo Rafael! Numa tarde de sol, a mãe do nosso novo menino apareceu no PEPE, dizendo: “Rafael mudou muito. Ele me contou que Deus não gostava dos seus modos, por isso, ele quer ser um bom menino para agradar ao Senhor! Professora, eu também quero agradar a Deus e mudar minha vida!”. Agora, Rafael e sua mãe têm o amor do Pai habitando seus corações e sua casa. Tudo foi transformado pelo poder do Espírito Santo.

Ore Senhor Deus, que eu sempre me lembre de crianças com histórias como a do Rafael. Pai, toque o meu coração para que eu divida com elas meu tempo e meu amor, e famílias se entreguem aos teus pés. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

5 dia o

oração Ore por 10 minutos

Nunca mais vou esquecer La Serena, cidade ao centro sul do Chile. Foi lá que a garotada se reuniu para aprender a cobrar pênaltis com o missionário César Queiroz. Enquanto aprende, a criançada conhece alguns valores sobre a vida. Dessa vez, César compartilhou sobre como devemos tomar decisões: precisamos fazer boas escolhas e dizer não às coisas ruins. Acima de tudo, a gente deve escolher seguir a vida com Jesus, pois a decisão é nossa, somente nossa. Ao final da aula, um adolescente de 11 anos falou: “Eu nunca mais vou esquecer o que vocês me disseram hoje”. Para um missionário, a alegria de saber que suas atitudes e aquilo que ele compartilha estão marcando a vida de gente pelo mundo é realmente singular. A oração de César é para que Deus faça crescer o amor pelo reino no coração de cada um que passa por sua vida.

Ore Deus, é tão bom saber que o Senhor fala todas as linguagens e prova o Seu amor em todas as circunstâncias! Esteja com nossos missionários no Chile, Pai, e que o futebol seja bênção na vida destes garotos! Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

6 dia o

oração Ore por 10 minutos

Quem é o seu Deus? Geórgia, uma menina italiana. Durante um ano, ela foi a única criança da igreja em Brescia, cidade onde trabalham os missionários Luis Carlos e Sandra Moreira. Muitas vezes, Sandra pensava se não havia uma forma melhor de cuidar da Geórgia. Uma criança, sozinha, todos os domingos? De qualquer forma, Sandra não desistiu. Caminhou com a menina durante todo esse tempo e, hoje, depois de tudo que aprenderam juntas, ela é uma missionária. Quando suas amiguinhas vão dormir em casa, Geórgia fala de Jesus e pergunta se elas também querem viver a vida com Cristo. Isso acontece porque a nossa pequena missionária teve o coraçãozinho transformado pela alegria da salvação. Na escola, ela pôde falar sobre Jesus na aula de religião. Ao final, a professora perguntou: “Quem é o seu Deus?”, e pediu para ir à igreja com a Geórgia! O tempo investido na sala de crianças com a menina foi preparado por Deus. Valeu a pena.

Ore Pai, que eu seja como a Geórgia. Que eu fale do Senhor com alegria, mostrando o Teu amor. Que eu também siga o exemplo da missionária Sandra, não desanimando. Que eu entenda o valor de uma criança, Senhor. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

7 dia o

oração Ore por 10 minutos

Não preciso ter medo Na Colômbia, acontecem quatro suicídios por dia. Dois são de crianças. Elas enfrentam situações que desafiam a sua idade e lhes tiram a vontade de crescer. O projeto Calçada trabalha com estas crianças. Marina, uma delas, com apenas 11 anos, estava triste, perdendo a alegria de viver. Ela chorava ao contar que sua família foi expulsa da casa onde morava. Eles não têm onde ficar. Ouvindo a história dos discípulos que estavam no barco em meio a uma tempestade, cheios de medo, enquanto Jesus estava dormindo tranquilo, quando, então, o Filho de Deus acordou e acalmou o mar e o vento, Marina disse sorrindo: “Se Jesus está comigo também, não preciso ter medo”. Ela orou entregando o seu coração e sorriu dizendo: “Agora sou como o vento, porque me sinto livre”. É exatamente isso que Deus faz através do projeto Calçada: liberta as nossas crianças dos medos e aflições, ensina como falar com Deus e apresenta o melhor amigo que podemos ter: Jesus!

Ore Querido Senhor, ver uma criança triste corta o meu coração. Isso me faz perceber que a minha vida precisa ser dividida com estes pequenos. Eu preciso repartir mais de mim, Deus. Ajude-me, por favor. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

8 dia o

oração Ore por 10 minutos

O pai da Geórgia O pai da Geórgia é o Sr. Geraldo. Quando o Pr. Luis Carlos e sua esposa Sandra Moreira, missionários de Missões Mundiais, chegaram a Brescia, na Itália, ele os ajudou muito. Algum tempo atrás, o Sr. Geraldo levou sua esposa ao hospital e, como exame de rotina, pediu para que aferissem sua pressão. Ele foi internado imediatamente! A pressão estava alta... “Assim, do nada”, contam os missionários. Vários exames foram realizados e o resultado não foi animador: os dois rins estavam comprometidos. Era necessário um transplante. A igreja orou por ele. Geórgia orou por ele. A menina já estava há um ano estudando a Bíblia com Sandra nos cultos à noite. Ela aprendeu que a oração é ouvida por Deus e, por isso, orou. A mãe de Geórgia foi compatível e doou um rim para ele. Com a cirurgia marcada, realizada e tendo sido um sucesso, a pequena menina viu sua fé em Deus crescer. Foi muito comovente presenciar a Georgia orar pelo seu pai. Tão criança, tão pequena, e já viu Deus responder suas orações. Isso fortaleceu a fé dela.

Ore Deus querido, desperta crianças pelo mundo todo através dos trabalhos de Missões Mundiais. Desperta o meu coração para servir estas crianças, Senhor, orando por elas e adotando nossos missionários. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

9 dia o

oração Ore por 10 minutos

A história continua Angel é um menino que passou pelo PEPE Paraguai. Vive com sua família em uma casa muito precária, feita de pau a pique e coberta de capim em uma cidadezinha chamada Arroyo y Estero, a 95 km da capital Assunção. Sempre foi aluno exemplar, com notas máximas. Há um ano, Angel começou a sentir dores em uma perna e, depois de ir ao médico, foi descoberto que ele tinha um tumor. Com tanta dor que sentia, não conseguia ir às aulas do PEPE. Diante dessa situação, nossos missionários trataram de tomar algumas providências, como cuidar da alimentação dele, após três cirurgias que sofreu. O pequeno Angel estava desnutrido. Mais uma vez Angel foi submetido à cirurgia e, agora, colocou próteses. Ele já entregou sua vida ao Senhor e, hoje, toda a sua família está na igreja. Angel continua em processo de recuperação: eliminou totalmente o tumor e passou por mais duas cirurgias. Esta história deve durar mais algum tempo. Que o Senhor Deus cuide da vida deste pequeno menino através dos nossos missionários do PEPE.

Ore Senhor, Deus de toda cura, de toda bondade, de toda misericórdia, olhe pela vida do Angel. Que, em nome de Jesus, a vida dele seja testemunho do teu amor por muitos anos ainda. Amém.


10 dias de

10 dia o

oração Ore por 10 minutos

Surf também é missão! O missionário César Queiroz, que está na cidade de Iquique, no Chile, surfa. E, porque ele surfa, diversas crianças de todo país surfam com ele. Durante o verão deste ano, aconteceu o Giro Radical, uma escola de surf gratuita, que continua dando frutos até hoje. Foi por meio dessa escola que, à beira mar, César compartilhou as histórias de Jesus com os alunos. Entre eles, está a Lívia, de 14 anos. Quando ela chegou em casa, escreveu nas redes sociais: “Muito obrigada, tio César! Obrigada por fazer do surf mais que um esporte, um ensinamento de vida e crescimento com Cristo! Muitas bênçãos para você e sua família”. O sentimento de um missionário quando vê crianças se rendendo a Jesus é mais do que alegria; é privilégio e gratidão. Que seu coração, Lívia, seja sempre boa terra, e que Deus abençoe você. 

Ore Senhor, é verdade... Que o coração da Lívia sempre seja boa terra. Que ela fale do teu amor pra outras crianças e que a vida dela seja um espelho da tua bondade. Em nome de Jesus, amém.


Envolva-se com a Missão! Quem se doa, serve. Quem doa, não doa o que tem, mas o que Deus lhe deu. Somos salvos para nos tornarmos seres humanos completos e, nessa perspectiva, ser completo é ver, em nossa vida, a preocupação com a vida de alguém. Deus resolve os problemas do mundo através das pessoas. Através de nós. Missões Mundiais tem projetos sociomissionários que atendem a crianças nos quatro continentes onde servimos. Adote um projeto e tenha a certeza de que o reino de Deus chegará a cada criança do mundo.

Educação PEPE / POPE (América Latina, África, Oriente Médio) Educando para a Vida (Níger) Escola Pamosi (Angola) Pequenas Sementes (Moçambique) Pequenos do Reino (Oriente Médio) Vida Mais (Timor-Leste)


Esporte Escola de Futebol (Sul da Ásia) Gol pra Cristo (Chile) Oásis de Esperança (Norte da África)

Ação Social Calçada (Colômbia) Fábrica de Esperança (Senegal) Jeevan Sach (Sul da Ásia) Videira (Moçambique) Sementes (África do Sul)

Autoestima e Desenvolvimento Pessoal ELA (Sudeste da Ásia) Nova Vida (Norte da África)

Saúde Oásis no Deserto (Mali) Vida Maior (Moçambique)

E muitos outros!


Acesse www.jmm.org.br e adote nossos projetos e missionários.

A justiça de Deus se manifesta a partir de quem crê que tem algo para repartir.


Ligue para a Central de Atendimento do Programa de Adoção Missionária ( PAM ) e conheça os projetos da JMM para crianças. Central de Atendimento JMM:

2122-1901 (cidades com DDD 21) 0800-709-1900 (demais localidades) pam@jmm.org.br colabore@jmm.org.br Rua José Higino, 416 / Prédio 21 Tijuca, RJ - CEP: 20510-412


facebook.com/missoesmundiais @missoesmundiais jmm@jmm.org.br jmm.org.br/campanha2013

Esta edição do livreto 10 dias de compromisso apresenta dados e trechos extraídos do Relatório do Unicef da Situação Mundial da Infância 2012, com uso autorizado e concedido. As fontes originais e as notas constantes no documento estão inclusas nesta permissão.


10 Dias de Compromisso pelas Crianças  

Livreto de oração

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you