Page 1


10 dias diante

do Pai pela Europa Conviva durante 10 dias com as histórias missionárias do continente europeu, orando pelo povo, pelos nossos missionários e por nossos projetos.

10

... dias para você conhecer realidades de diversas partes da Europa e o que Deus tem feito por lá. ... parceiros de compromisso podem se juntar a você. ... amigos podem, juntos, ofertar para projetos de Missões Mundiais desenvolvidos na Europa. ... minutos diários de oração pelo despertamento de vocacionados para a Europa. ... dias para viver momentos únicos que levarão você a uma transformação de vida através dos testemunhos missionários.


A Europa se distancia da crença em Deus. O número dos sem religião aumenta a cada dia, e a frase da moda é “Deus talvez exista”. Países como Espanha e Portugal vivem um tempo difícil com sua juventude, que prefere acreditar nas probabilidades a crer na realidade da cruz. Viver o amor de Deus no continente europeu requer tempo e muito investimento em relacionamentos. No Leste Europeu, a situação não é diferente, porém, há mais um ponto que precisa estar em nossas orações: as mulheres desta região vivem uma triste realidade de humilhação e violência. Faça do conhecimento de Deus o fundamento da sua fé e, pela fé, ore pelo continente europeu. Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. [João 14.13-14]

Convidamos você a participar. São apenas 10 dias!

Como funciona? Reúna 10 amigos para, juntos, ouvirem a voz do

Espírito Santo de Deus. Lucas 10.1 Reserve 10 minutos de oração por dia. Lucas 6.12 Saiba mais sobre o vazio espiritual da Europa. Mateus 9.36 Doe-se e assuma sua parte na missão. Lucas 9.23-26 Anuncie o Evangelho de Jesus a todos os povos. Mateus 28.19-20 Estes 10 dias poderão mudar a sua vida e também a de outras pessoas.


Como participar Oração é relacionamento

Assuma um compromisso de oração diante do Pai, o Deus de nossas vidas que tem poder para transformar realidades e que nos ensinou a orar (Mateus 18.19-20). É Ele quem leva paz, salvação e justiça a toda criatura. Ele ama e tem misericórdia daqueles que duvidam da existência do Criador. Deus escuta nossas orações ( Jeremias 29.12-13). É pela fé e pela leitura da Palavra que afirmamos que nosso Deus age na história. (Isaías 14.13; João 8.58) Durante esses 10 dias de oração, reúna-se com seus amigos. Leia, pesquise, informe-se sobre a realidade contemporânea de distanciamento de Deus que a Europa atravessa. Saiba sobre o que Deus tem feito na Europa também através do site da JMM (missoesmundiais.com.br). Envolva-se! Descubra uma forma de compartilhar o amor de Cristo com os europeus.

•• Compartilhe com sua família, seus amigos, sua igreja, seus líderes a respeito daquilo que você aprender sobre os projetos da JMM nestes 10 dias. Mobilize! •• Informe-se sobre caravanas missionárias para este continente. •• Saiba como participar de uma caravana voluntária à Europa. •• Adote um missionário que atua no campo europeu. •• Interceda pelo avanço da obra missionária nesta região. As oportunidades são muitas. Engaje-se e não fique de fora do que Deus está fazendo na Europa. Deus é o Senhor da missão. Ele é o dono da história. Ele quer agir através de você. Envolva-se, pense, preocupe-se, ocupe-se, ore, aja, doe, vá.


Orando pela Europa em

10 motivos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Peça ao Criador para despertar e moldar pessoas para trabalhar no continente europeu. Ore para que Deus capacite nossos obreiros a anunciar sua Palavra aos jovens das novas gerações europeias, nascidos num ambiente que relativiza a existência do Pai. Interceda para que a chama do amor pelos europeus que arde no coração de nossos missionários mantenha-se acesa. Clame a Deus por voluntários. A obra missionária no campo não acontece apenas por meio de quem dedica a vida toda a outro povo, mas por meio de voluntários que compartilham seu amor e sua vocação por alguns dias ou meses em um campo missionário. Peça a Deus sustento e força para que os missionários do continente europeu realizem o que precisa ser feito, conforme o coração do Pai e pela sua misericórdia. Invoque por saúde física e emocional da equipe de Missões Mundiais na Europa. Ore para que Deus levante cristãos locais, dispostos a serem usados pelo Pai para anunciar e viver o Evangelho entre seu povo. Invoque ao Senhor para que conceda aos nossos missionários sabedoria, criatividade, desprendimento, alegria, força, fé e o sincero desejo de serem usados para cumprir o sonho de Deus para a Europa. Ore para que novos projetos missionários possam ser implantados naquela região. Ore por um grande despertar espiritual do povo Europeu.


Compartilhe com seus amigos Convide 10 amigos para se juntarem a você nesse compromisso de oração, doação e envolvimento com a Europa. Vamos amar aquelas pessoas! Ore para que todos do grupo possam efetivamente viver sua vocação e compartilhar o Evangelho de Cristo em todo o tempo e em todo lugar, aqui ou na Europa. Ore antes de convidar. Faça a lista das pessoas que você convidará. Ore por cada um deles diariamente.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.


Desafie seus amigos a permanecerem com você nesses 10 dias de compromisso. Trabalhe com este grupo intercedendo, ofertando, mobilizando, indo aos campos. Faça a diferença eterna na vida dos europeus.

facebook.com/MissoesMundiais @missoesmundiais youtube.com/canaljmm Você também pode convidar seus amigos do Facebook, assim como pessoas que seguem Missões Mundiais no Twitter, Facebook ou Youtube. Para compartilhar o conteúdo deste livreto você pode: Fazer fotocópias e distribuir aos seus amigos Incentivar seus amigos a fazerem o download do arquivo do livreto 10 Dias de Compromisso pela Europa no site da JMM, www.jmm.org.br, ou em missõesmundiais.com.br.


Vamos caminhar

juntos?

Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8.31-33)

A verdade é Cristo. Nossa oração é para que o povo europeu possa conhecer a Verdade e entender a alegria de uma vida com Deus.

Como conhecer os motivos específicos de oração pelos europeus? •• Acompanhe o noticiário sobre a Europa e determine alvos de oração por uma situação, região ou país específico no chamado Velho Mundo. •• Leia sobre a história e a atualidade dos povos ou das regiões pelas quais você irá orar. •• Procure informações na revista A Colheita, edição especial Europa (impressa ou online), nos sites www.jmm.org.br, missoesmundiais.com.br, no Jornal Batista, em facebook.com/missoesmundiais ou assistindo aos vídeos do trabalho de Missões Mundiais em youtube.com/canaljmm. •• Informe-se sobre os missionários e projetos da JMM na Europa. Adote um projeto. •• Interceda pelo avanço da obra missionária no continente Europeu.


Sejamos comprometidos com o amor. É o amor que nos motiva a orar. Vamos nos dedicar a orar pelos relacionamentos interpessoais, ideias e direcionamento de Deus sobre a vida de nossos missionários. Eles estão lá com tudo o que são e têm para amar um povo que está em seu coração. Junte-se a nós e a eles em amor e oração. Apoie. Sustente.

Seja parte da missão.


O perfil europeu Europa, um continente que carrega em sua cultura muitas complexidades. Um território apenas 1/5 maior do que o Brasil, com 730 milhões de habitantes espalhados por 50 estados soberanos com diferentes línguas e culturas, marcadas por guerras, divisões e movimentos que duram até hoje – muitas realidades que precisam da coragem de nossos missionários. Abandonar as convicções em troca de outras mais convenientes faz parte do europeu. No século XIX, o cidadão da Europa deixou para trás a tradição cristã e exaltou sistemas laicos, como o comunismo e o anarquismo. No século XX, foi a vez de abraçar o fascismo e, depois, mergulhar no capitalismo selvagem.

Conclusão: temos na Europa uma sociedade materialista que não se sente nem um pouco preocupada com a sua espiritualidade. Mas nós estamos orando por isso!


PARE E ORE AGORA. Ore para que Deus prepare vocĂŞ para ouvir e perceber o que Ele farĂĄ durante estes 10 dias de compromisso.


10 dias de

1º dia

oração Ore por 10 minutos

Deus, o único recurso Ateísmo – algo que a gente ouve muito hoje em dia. Colégios, faculdades, jornais, revistas, blogs... O assunto está em alta, mas há uma região no mundo em que essa realidade é muito forte: a Europa. Em países como a Espanha, por exemplo, jovens têm orgulho de dizer que são ateus. Missionários como a Ana Maria Wanderley dizem que “não há mais perseguição religiosa; há uma indiferença religiosa”. Em Málaga (Espanha), 800 mil habitantes ocupam as ruas, as casas e os espaços da cidade, mas poucos vão à igreja. A grande maioria nunca leu um trecho da Bíblia ou nunca ouviu sobre Jesus de Nazaré e sua salvação. Um menino curioso perguntou: “Como é Deus? Onde ele está?”. Na semana seguinte, Ana Maria ouviu a mesma pergunta de uma mulher com mais idade do que aquele menino curioso: “Como é Deus?”. As gerações estão se perguntando sobre Deus na Europa e Ele mesmo é o único recurso para se revelar a elas. Precisamos ser respostas do Pai para mostrar seu amor ao povo europeu.

Ore Deus, quero orar mais pelo povo da Europa. Quero ter notícias de que a juventude europeia está crendo em ti e vivendo pra tua glória. Deus, que a minha oração seja ouvida pelo Senhor. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

2º dia

oração Ore por 10 minutos

Ivan e sua nova história Ivan. Um rapaz ucraniano que mora na Espanha. O que ele mais gostava de fazer? Beber. Apesar de morar lá, Ivan ainda não falava espanhol. Um dia, ele apareceu na igreja para estudar a Bíblia com um grupo de ucranianos. Aos poucos, Ivan conheceu mais de perto o amor que transforma. Ele soube do discipulado promovido com os novos convertidos e pediu para ouvir as lições que, apesar de serem em espanhol, eram traduzidas por uma irmã. Foi ouvindo as lições que Ivan se converteu, aos 19 anos. Preocupando-se com a salvação de sua família, Ivan falou de Jesus à sua mãe e à sua avó. A reação delas não foi das melhores: proibiram-no de morar com elas. Mas Deus agiu e toda a família acabou entrando na igreja quando Ivan convidou a todos para o seu casamento, indo de casa em casa, falando do Evangelho do Filho de Deus. A família pôde ouvir mais do amor que liberta através do exemplo de vida do Ivan.

Ore Pai, agradeço pela vida do Ivan e pela maneira como ele escolheu viver: não se envergonhando do teu evangelho. Que os anos passem e que, cada vez mais, ele seja um servo dedicado a fazer o teu nome conhecido. Em nome de Jesus, amém.


Missionários de Missõe


es Mundiais na Europa


10 dias de

3º dia

oração Ore por 10 minutos

Suzana Pode ser que ler, para você, seja só um passatempo. Talvez a leitura faça parte do seu trabalho. Mas para a missionária Priscila Magalhães, em Portugal, ler é uma oportunidade de servir a Deus. Ela trabalha na biblioteca do bairro, contando histórias sobre Jesus e motivando a leitura. Motivar a leitura não apenas de livros que inspiram e ensinam, mas do livro que revela aos homens a história de Deus com o seu povo: a Bíblia. Suzana, uma das mulheres que frequenta o grupo de estudos que Priscila e seu marido Ricardo coordenam, aceitou ler a Bíblia com nossa missionária. Lendo, ela entendeu que há liberdade em Jesus. “Preciso entregar minha vida a Cristo”, foi o que Suzana disse assim que terminou de ler o livro de João, no Novo Testamento. Antes, ela havia proibido seus filhos de lerem a Bíblia, mas, agora, toda a sua família tem este livro como o mais precioso da casa!

Ore Senhor! É incrível perceber como TUDO o que sabemos fazer foi o Senhor que nos deu. Mais incrível ainda é ver a tua mão dirigindo, dando criatividade e fazendo de situações cotidianas uma oportunidade de serviço no teu reino. Glórias a Deus pelos missionários em Portugal. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

4º dia

oração Ore por 10 minutos

A la carte* A Espanha há alguns anos poderia ser definida como católica. Hoje, isto não é mais possível. O país é tipicamente pósmoderno, com uma moral relativista, seguindo objetivos de uma vida que busca o prazer para si própria, fabricando uma religião “a la carte*”. Uma maneira efetiva que nosso missionário Xoan Castro encontrou de demonstrar o amor de Deus às pessoas foi através do coração. Interessar-se pelo coração das pessoas, por meio da ação e da responsabilidade social. Um dos atendimentos desta frente de ação é atender as necessidades de alimentação e vestuário de centenas de pessoas. Além disso, o pastor Xoan e sua equipe trabalham com crianças, adolescentes e jovens em situação de exclusão social através do “Clube de Futebol”, que já tem sete categorias atuantes, está federado e transmite o amor e os valores cristãos a 180 jovens. Todos jogam com a camisa que diz: “Triunfa com Cristo”! *a la carte: quando pedimos algo, por exemplo, no restaurante, utilizando um “menu”.

Ore Deus, aprendi com esta história que preciso me interessar mais pelas pessoas. Preciso pensar menos em mim, e pedir mais pelo outro. Ensina-me, Senhor, assim como tem ensinado nossos missionários no campo. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

5º dia

oração Ore por 10 minutos

A serviço do Reino São 45 milhões de habitantes. Destes, 5 milhões são imigrantes. A Espanha é um país difícil para o evangelho, como toda a Europa. Uma característica marcante: as pessoas não confiam plenamente umas nas outras, por isso, amar o povo é essencial. O amor mostra valores a esta região que, hoje, enfrenta um grande problema de disciplina nas famílias. Por isso, a missionária Sylvia de Araújo desenvolve um projeto com os pais de família: é a “Escola de Pais”, que orienta com valores bíblicos os lares da cidade de La Linea. Já são sete grupos ajudados pelo trabalho de Sylvia, que também é psicóloga e coloca a serviço do reino este talento. Hoje, homens e mulheres que são abençoados pela “Escola de Pais” participam dos encontros da igreja, pois o projeto é uma ponte de relacionamento entre a igreja e a comunidade.

Ore Querido Pai, eu falo contigo agora para agradecer. Obrigado, Senhor, muito obrigado pela tua ação no mundo por meio dos teus servos. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

6º dia

oração Ore por 10 minutos

Orando na beira da praia! O Pr. Luiz Carlos Moreira é missionário de Missões Mundiais na Itália. Uma vez por ano, a igreja da qual ele cuida faz um acampamento em Buriato, no litoral italiano. No mais recente, uma brasileira que mora na Itália pegou carona com o Pastor e sua esposa, Sandra Moreira. No carro, durante a viagem, ela se abriu com o casal, que percebeu que naquele momento ela estava sendo tocada pelo Senhor. Em um dos dias de acampamento, enquanto estavam na praia, ela se sentou com os missionários e fez muitas perguntas sobre Jesus: era nítido vê-lo naquele lugar. Luiz Carlos e Sandra explicaram com detalhes quem era Deus e como ele amou a humanidade por meio de seu filho. O que ela disse? “Isso é o que estou procurando pra minha vida”. Naquela hora, na beira da praia, nosso missionário chamou os irmãos da igreja que estavam em volta e disse: “Vamos orar! Vamos agradecer a Deus porque a Rosi quer servi-lo! Ela entregou a vida a Jesus!”

Ore Deus! Que coisa boa é saber que o Senhor age no momento que quer, onde e quando quer, com quem quer. Ali na beira da praia, na Itália, o teu santo Espírito mexeu com o coração da Rosi e, hoje, ela é tua filha. Obrigada. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

7º dia

oração Ore por 10 minutos

Irina e Irina. Uma história de amigas e xarás Na Ucrânia, Anatolly e Irina são missionários da terra. Irina ajuda seu esposo servindo com o que tem em mãos: como psicóloga, auxilia Anatolly no acompanhamento de pessoas da comunidade. Irina tem um apego especial pelo trabalho com mulheres. Gosta de ouvi-las, ajudá-las, orientá-las. Entre essas mulheres estava Irina, sua xará, que se tornou amiga do casal de missionários. Ela procurou a igreja porque não podia ter filhos. Por oito vezes, ela e seu marido fizeram inseminação artificial. Ela percebeu que Deus seria a única solução. A igreja passou a orar por ela e, finalmente, Irina engravidou. Mas isso não foi suficiente para que ela compreendesse a graça. Com a sua alegria, rapidamente se esqueceu do Deus que cuidou dela. Foi apenas quando o sofrimento chegou que a mudança aconteceu. Irina perdeu seu esposo em um trágico acidente. Sabendo que Cristo é a paz, a verdade e o consolo, ela correu pra Deus, entendendo que precisava construir uma relação com ele. Seu coração foi transformado e hoje ela é uma das pessoas mais ativas da igreja!

Ore Senhor Deus, muitas vezes essa é a nossa realidade: aprendemos o valor do teu amor quando passamos por algum sofrimento. Te peço que nós não evitemos isso, mas que aprendamos a enxergar a tua ação no meio da tempestade. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

8º dia

oração Ore por 10 minutos

Nas vésperas de um casamento Mateo é genro do casal Luiz Carlos e Sandra Moreira, missionários de Missões Mundiais em Brescia, Itália. Há três anos, Mateo ainda não conhecia o amor de Deus como conhece hoje. Antes, ele apenas via. Hoje, ele vive. Foi convivendo com a família missionária que Mateo começou a perceber como todos se relacionavam, a maneira como viviam. Isso o impressionou e aguçou sua curiosidade. Ele fez uma série de perguntas ao Pr. Luiz, algumas típicas do povo italiano como, por exemplo, qual seria a diferença entre o cristianismo católico e o cristianismo evangélico. Respondidas as perguntas, a vida continuou. O namoro ia bem e a data do casamento estava agendada. Mas ainda havia muitas perguntas na cabeça de Mateo. Ele decidiu ir à igreja, contudo, não tomou nenhuma decisão. Na semana do casamento, tudo estava preparado: muitos convidados, uma grande festa! Mas o noivo não estava se concentrando no casamento. Algo o incomodava. Seu sogro conversou com ele novamente, respondendo a mais perguntas, explicando para o genro que existe uma maneira de ter um relacionamento com Deus. Basta decidir-se por isso. Para a alegria da família, ele respondeu: “Eu quero isso pra mim”. Eles oraram ali mesmo e Mateo entendeu o sentido de sua vida. Hoje, ele mora no Brasil e adota seus sogros missionários através do PAM, Programa de Adoção Missionária.

Ore Como é bom, Senhor, ver pessoas levadas à salvação através do testemunho de uma família. Deus, que eu saiba viver assim também, para que pessoas perto de mim conheçam mais do Senhor. Em nome de Jesus, amém.


JMM presente na Euro

21 países 65 127

missionários brasileiros Estônia

Le Lituânia

missionários da terra

Polônia

França

Romênia Itália Albânia

Portugal Espanha


opa e no Leste Europeu

etônia

Rússia

Bielo-Rússia

Ucrânia

Cazaquistão

Moldávia Uzbequistão

Geórgia Armênia Azerbaijão

Turcomenistão Tadjiquistão


10 dias de

9º dia

oração Ore por 10 minutos

A Bíblia – um livro que atravessa os tempos Na década de 60, um dos líderes da União Soviética, Nikita Khrushchov, dizia que daqui a 20 anos ninguém precisaria da bíblia, porque ela seria um livro de biblioteca. Este homem já faleceu há muito tempo, a década de 80 já passou, e, hoje em dia, a Bíblia já chegou à terra do missionário Anatolly, a Ucrânia. Quando a liberdade começou a chegar neste país, ele e seus amigos receberam algumas bíblias. Certo dia, o coral masculino de sua igreja cantou uns hinos em uma praça e, em poucos minutos, ela estava lotada. Houve pregação e entrega de bíblias ao povo. Os irmãos que as distribuíram quase não conseguiram completar sua tarefa, pois a multidão era grande e estava ansiosa por receber o livro. “Às vezes, não valorizamos o que nós temos”. Anatolly pergunta: Quantas bíblias você tem em casa? Naquela época, o povo estava pronto e disposto a pagar grandes somas de dinheiro para ter uma bíblia, mas hoje, graças a Deus, o livro sagrado chegou ao Leste Europeu. O fato de você ter uma bíblia em casa é sinal da misericórdia e do milagre do Pai. E o que você faz com essa bíblia?

Ore Senhor, estou com a minha bíblia tão perto de mim e muitas vezes ela não tem sido uma leitura frequente na minha vida. Mas não quero lê-la, Pai, quero estudá-la, conhecê-la e praticá-la. Obrigado pela tua palavra que chegou até nós e ao povo da Ucrânia. Em nome de Jesus, amém.


10 dias de

10º dia

oração Ore por 10 minutos

Será você? Alguns países do Leste Europeu sofreram com uma crise econômica recente (2008). Os bancos quase faliram e até hoje a Ucrânia ainda não conseguiu se reerguer completamente, gerando desemprego em grande proporção. Na verdade, em meio às dificuldades, sabemos que as pessoas procuram por esperança e, para o missionário da terra Anatolly e sua esposa, é preciso agir para ajudar as pessoas em suas necessidades neste momento de crise, mostrando, assim, Cristo às suas vidas como única esperança. O desafio de coordenar sete países, para o missionário, é uma alegria e, ao mesmo tempo, um grande motivo de oração. “Deus nos faz superar as fraquezas, por isso, precisamos de mais obreiros e coordenadores no Leste Europeu”. É ele mesmo quem pergunta: “Quem sabe não é você, que está lendo estas linhas, aquele que servirá ao Senhor no Leste Europeu, na Rússia ou na Ásia Central?”. Estamos esperando por você. Que as histórias destes 10 dias de compromisso em oração pela Europa tenham te levado a clamar por esta terra.

Ore Senhor, durante estes 10 dias li várias histórias de como o teu poder tem atuado em toda a Europa. Pai, os desafios são muito grandes e os obreiros são poucos. Desperta pessoas através desta oração, Deus, e, se for da tua vontade, que meu coração pulse pela Europa. Quero ir aonde o Senhor me enviar. Em nome de Jesus, amém.


Envolva-se com a missão na

Europa

Dizem que o suprassumo do serviço é quando nós nos colocamos à disposição para tornar reais os sonhos que Deus não deu pra nós, ou seja, os sonhos de outras pessoas. Há missionários por toda a Europa trabalhando e esperando, em Deus, por gente como você, que acredita no amor como doação, seguindo o exemplo de Cristo. A vida cristã é uma vida de consequências. Quais têm sido as suas?

Apoie os projetos de Missões Mundiais na Europa e faça parte do movimento de Deus neste continente.

Um espaço para Deus Diante de seu crescimento constante, a Igreja Bíblica Batista em Milão (IBBM), na Itália, precisa alugar um espaço para os encontros dos irmãos, momento em que compartilham e servem uns aos outros. A maioria dos italianos se fecha para as necessidades e para a urgência da pregação do Evangelho. Ajude a IBBM a alugar um espaço maior para desenvolver a obra missionária. Assuma um compromisso e contribua para que os irmãos de Milão tenham um local de comunhão e adoração a Deus. Interceda e adote este projeto.


Europa Verde e Amarela A base deste projeto é Portugal. Através dele, queremos suprir a carência de missionários no continente europeu. Portugal tem mais de 10 milhões de habitantes, sendo que a população evangélica não passa de 2%. A Convenção Batista Portuguesa conta com apenas 60 igrejas e poucos obreiros. Enquanto isso, os ateus, as seitas e outras religiões têm crescido assustadoramente. Há um número significativo de imigrantes no país, sendo 100 mil brasileiros. Essa estatística se repete em muitos outros países europeus. O projeto Europa Verde e Amarela trabalha com os imigrantes e com os crentes brasileiros, em toda a Europa. Eles serão treinados para ajudar as igrejas europeias a evangelizarem em sua própria nação e plantarem igrejas, a começar por Portugal. O projeto já iniciou a plantação da Comunidade Cristã Batista de Vila Franca de Xira. A organização desta igreja dessa está prevista para 2016.


10 Dias de Compromisso pela Europa  

Livreto de Oração

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you