Page 1

- MÓDULO DE RECEBIMENTO DE MERCADORIAS –

RTC - Retail Target Consulting ®

- Capacitação e Processos –

Saiba Mais

Soluções que Garantem Resultados


Agenda

 Questões iniciais  Funções e passo a passo

RTC – Retail Target Consulting

 Controle de produtos P.A.R.  Controles dos tipos de entrega  Estruturação do recebimento  Pontos importantes


Conceito O recebimento de produtos é uma etapa muito importante, pois é o inicio do processo de Prevenção de Perdas, além da qualidade dos produtos que oferecemos aos Clientes!

RTC – Retail Target Consulting

O Setor de Recebimento compreende a Entrada e a Saída de produtos e Pessoas!

Entrada

Saída

Controle da entrada:  De Pessoas;  De Produtos;  De Caixas e Volumes;  De Notas Fiscais; Controle de Saída:  Transferências;  Devoluções;  Doações;  Lixo; 3


Conceito Alguns produtos, quando recebidos indevidamente, causam grandes prejuĂ­zos e perdas para a empresa. A entrega desses produtos recebe o nome de:

RTC – Retail Target Consulting

Entrega de ALTO RISCO

Alguns exemplos desses Produtos:

Barras de Chocolate; Bebidas; Bronzeadores; Produtos perecĂ­veis (no geral) Pilhas Aparelhos de Barbear. 4


Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM)

RTC – Retail Target Consulting

Fiscal de Loja: Controles de Entradas de Pessoas, Veículos, Produtos e Notas Fiscais.  Liberar entrada de veículos e ocupantes somente quando o(a) Auxiliar Administrativo solicitar a entrada do mesmo.  No momento da chamada para entrada do veículo, entregar ao Motorista e Ajudante(s) os crachás de identificação “ENTREGADOR” e o Romaneio Cego para a conferência.  Solicitar ao motorista que entre com o Veículo de ré (traseira) e fechar o Portão.  Pedir para o Motorista abrir o veículo e vistoriar a carga que chega (certificar-se dos volumes e controles).  Não permitir que pessoas de outros setores trafeguem pelas áreas comuns do Recebimento (Docas, Pátio, Sala de Trocas, Estoque) exceto Hierarquia e Segurança.  Não permitir que entregadores permaneçam no descarregamento sem identificação (crachá) e correta uniformização. Fiscal de Loja: Controles de Saídas de Pessoas, Veículos, Produtos e Notas Fiscais.  Ao término de cada conferência de mercadorias, resgatar junto ao conferente o Romaneio Cego preenchido e conduzi-lo até o(a) Auxiliar Administrativo para conferência das quantidades lançadas.  No momento da liberação do veículo e ocupantes, fazer total vistoria no interior do baú e cabine/boléia verificando a existência de volume(s) suspeito(s).  Caso existam volumes suspeitos, solicitar ao motorista as Notas Fiscais das demais entregas e fazer breve conferência da carga remanescente. 5


Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM)

RTC – Retail Target Consulting

Fiscal de Loja: tarefas direcionadas para o Fiscal da Plataforma (Docas)  Encaminhar ao Auxiliar Administrativo todos Romaneios Cegos com as quantidades lançadas pelo Conferente.  Fazer acompanhamento de todas re-conferências solicitadas pelo Auxiliar Administrativo.  Realizar re-conferência de volumes por amostra de mercadorias já conferidas pelo conferente.  Acompanhar todas entregas P.A.R. e na liberação de todo processo de conferência acompanhar as mercadorias até sua área de destino final (segregada, grade, vitrine confinada ou ponto de venda).  Em todas saídas de mercadorias (trocas, devoluções, avarias, transferências) acompanhar o conferente passo a passo dessa liberação em posse da Nota Fiscal.  Garantir que toda mercadoria apreendida ficará em área segura, de forma que manterá a integridade do lote, estabelecer um prazo máximo de retirada da mercadoria em até 2/3 de sua validade.  Não permitir que pessoas estranhas e de outros setores trafeguem pelas áreas comuns do Recebimento - RM (Sala de Trocas, Docas, Pátio, Estoque,...) exceto Hierarquia e Segurança.

6


Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM)

RTC – Retail Target Consulting

Fiscal de Loja: Controle de entradas e Saídas (Portão (Docas). Preencher dados da planilha.

Vistoriar veículo na entrada.

Manter portão fechado.

Garantir entrega de crachás.

Vistoriar o veículo na saída.

Vistoriar o veículo na saída.

ENTREGADOR


RTC – Retail Target Consulting

Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM)


Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM) OBJETIVO Orientar as atividades do processo de Entrada de Notas Fiscais objetivando a organização e o controle do fluxo de entradas e saídas, no momento do recebimento de Mercadorias, Romaneios e Notas Fiscais garantindo a execução de todos os processos e agilizando a descarga das mesmas.

RTC – Retail Target Consulting

EXECUTANTE AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Sala do RM). Controle de Entradas de Notas Fiscais no sistema  Ao receber a Nota Fiscal do Segurança, o(a) Auxiliar Administrativo insere no sistema o CNPJ. da Nota Fiscal e confere se há PEDIDO.  Havendo PEDIDO, confrontar as informações de quantidades e custos se confere com as da Nota(s) Fiscal (is)  Estando tudo certo, fazer a impressão do Romaneio Cego e entregá-lo ao Segurança que irá enviá-lo junto com o entregador para o Conferente.  Adotar a listagem seqüencial para chamada em ordem de chegada dos fornecedores, dando prioridade aos fornecedores com produtos perecíveis.  A pedido dos Conferentes, solicitar ao Segurança anunciar a entrada dos Fornecedores, obedecendo sempre a ordem de chegada . 9


RTC – Retail Target Consulting

Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM)


Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM) OBJETIVO Orientar as atividades do processo de conferência de entrada e saída de mercadorias, objetivando o controle, a conferência, a organização do fluxo e a verificação de que nenhuma mercadoria entre sem pedido ou com assertividade com a Nota Fiscal;ou que saia sem Nota Fiscal de devolução.

RTC – Retail Target Consulting

EXECUTANTE CONFERENTE RM (Recebimento). Controle de entradas de Mercadorias  Recebe o Romaneio Cego do entregador, em seguida orienta o mesmo a conduta do descarregamento (permanecer sempre atrás da linha limite de segurança, quantos pallet’s serão usados, quantas camadas de altura, amarração das caixas, não portar cópia de Nota Fiscal, quantos volumes deverão ser abertos para amostragem, pesagem de pallet/caixas como tara na balança,...).  Observar o descarregamento para detectar possíveis violações, danos ou mistura de volumes num mesmo lote.  Para entregas RTC, conferir o Lacre, caso haja violamento anotar no Relatório de Anomalias no Recebimento, comunicar a base, ao Encarregado da Segurança e ao Gerente da unidade. 11


Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM)

RTC – Retail Target Consulting

Conferente: controle de Entradas e Saídas de Mercadorias Conferir conteúdo interno.

Quantificar Romaneio Cego.

Lacrar volumes abertos.

Abrir todos volumes.

Presença responsável setor.

Conferir conteúdo interno.

12


Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM) Conferente: controle de Entradas e Saídas de Mercadorias Descrição do produto Preparação do Pallet. Identificar taras da pesagem. Descontar tara da pesagem. Amarração uniforme. Uniforme com o Pallet.

Data de produção

RTC – Retail Target Consulting

Data de validade

Tara das embalagens

Tara da caixa

Peso líquido

Aferir temperatura do item. Atenção às especificações. Número de peças Peso bruto

Etiquetas voltadas para fora de fácil visualização.


Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM) OBJETIVO Conduzir mercadorias conferidas até seu destino (Rack Estoque e Loja) e organizar as áreas do RM (Recebimento).

RTC – Retail Target Consulting

EXECUTANTE AUXILIAR DE SETOR do RM (Recebimento). Auxiliar de Setor:  Zelar e operar de forma correta o instrumento de trabalho (Hidráulico/Palleteira/Prensa).  Puxar toda mercadoria liberada pelo conferente e destiná-la a seu Rack de origem.  Mercadorias de Perecíveis (Refrigerada ou Congelada) devem ser levadas direto para suas respectivas Câmaras.  Manter organizado a área dos papelões e plásticos oriundos da loja sem deixar acúmulos.  Prensar papelões com freqüência diária. • Atenção para possíveis mercadorias que possam estar juntas do papelão.  Manter Corredores e Docas desobstruídos, livres de pallet, carrinhos e mercadorias.  Não puxar mercadorias da área de escape sem terem sido liberadas pelo conferente.  Não permitir que pessoas de outro setor trafeguem pelas áreas comuns do Recebimento (Docas, Pátio, Sala de Trocas, Estoque,...) exceto Hierarquia e Segurança.  Não permitir que entregadores permaneçam no descarregamento sem identificação (crachá) e correta uniformização. 14


Controle do Fluxo de Entradas e Saídas (RM)

RTC – Retail Target Consulting

Operador de Empilhadeira: controle de entradas de Mercadorias;  Subir pallet’s no aéreo conforme necessidade de reposição futura. (Estoque e Loja, utilizar a Empilhadeira Elétrica ou Palleteira)  Garantir organização do estoque conforme Layout definido. Controle de saídas de Mercadorias;  Carregar pallet’s em veículos distribuindo o peso de forma segura e uniforme. (Pátio e Estacionamento/Empilhadeira à Gás).  Abaixar pallet’s do aéreo conforme necessidade do cliente e do abastecimento. (Estoque e Loja/Empilhadeira Elétrica e Palleteira)  Garantir a desobstrução dos corredores da loja e do estoque. (Estoque e Loja/Empilhadeira Elétrica e Palleteira)  Garantir organização da Loja conforme Layout definido.

Em matéria de segurança não se brinca, no momento da operação garantir que a área usada estará livre do trânsito de pessoas.

15

Recebimento  
Recebimento  

Recebimento de Mercadorias

Advertisement