Issuu on Google+

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS


Um pouco de história A história diz-nos que já há muito que os governantes das grandes civilizações necessitavam de saber quais são os bens que o estado possuía e como estavam atribuídos pela população. A palavra estatística apareceu pela primeira vez no século XVIII e foi sugerido pelo alemão Gottfried Achemmel (1719-1772); tem origem em statu (estado em latim). A necessidade de conhecer o comportamento de grandes populações e a impossibilidade de interrogar todos os seus elementos deram origem à recolha e estudo de amostras.


Evolução histórica da estatística em Portugal  Século III

 Século XIII

O imperador César Augusto mandou realizar um censo populacional relativo à região entre Douro e Guadiana.

No reinado de D. Afonso II (1260-1279) realizou-se um dos primeiros levantamentos estatísticos do nosso país, Rol de Besteiros do Couto


 Século XVI

1775

Durante o reinado de D. João III, em 1527, foi realizado um estudo estatístico que ficou conhecido por “numerando os vizinhos”, que permitiu ter uma estatística da população portuguesa. Este apuramento estatístico, constitui um motivo de orgulho para os portugueses visto que foi um os primeiros estudos deste género conhecido na Europa.

A “Superintendência Geral dos Contrabandos e Descaminhos dos Reais Direitos nesses Reinos e seus domínios” é a instituição mas antiga que produziu estatísticas oficiais.


1864

Apenas em 1864 foi realizado o 1º Recenseamento Geral da População, já apoiado em princípios estatísticos credíveis.

1935

Em 1935 foi fundado o instituto Nacional de Estatística (INE) que ainda hoje centraliza toda a atividade oficial.

Clica aqui para entrares no portal do INE


Eurostat  Missão do Eurostat - ser o principal fornecedor de estatísticas de qualidade na Europa.  Situado no Luxemburgo o Eurostat é o Serviço de Estatística da União Europeia.  O Eurostat é responsável por dotar a União Europeia com estatísticas a nível europeu para que se possam fazer comparações entre países e regiões.

 Clica aqui para entrares no portal do Eurostat


Eurostat  Se quiseres saber qual a população europeia a 1 de janeiro, clica aqui.

 Se quiseres ver num gráfico qual a população europeia a 1 de janeiro, clica aqui .  Se quiseres ver um mapa da europa com a respetiva população a 1 de janeiro, clica aqui.


Apresentação de dados  Tabelas  Frequência absoluta

 Frequência relativa


Gráficos  Gráficos de barras


Como construir um gráfico de barras no Excel  Clica para visualizares um vídeo para aprenderes a fazer um gráfico de barras em Excel no computador


ď‚´Pictogramas


ď‚´Caule-e-folhas


 Gráficos de linhas


Média de um conjunto de dados  Chama-se média aritmética ou média de um conjunto de dados numéricos ao número que se obtém dividindo a soma dos respetivos valores pelo número total de dados. Representa-se por x.  Exemplo: Na figura cada um dos meninos segura na mão os balões que lhe foram oferecidos. Os meninos decidiram dividir entre eles os balões de modo que todos ficassem com igual número. Com quantos balões ficou cada menino? 1º Calcula-se a soma dos valores de todos os dados. 3 + 5 + 4 + 6 + 2 = 20 2º Divide-se a soma obtida pelo número total de dados. 20 : 5 = 4 3º. Indica-se a média. A média é 4

X=4


 Clica aqui, ficha de trabalho, para verificares os teus conhecimentos respondendo às seguintes questões.


Ação: PORTEFÓLIOS EDUCATIVOS DIGITAIS

Formadora: Anabela Triguinho

e-portefólio realizado por: José Manuel da Silva Cortez


Organização e tratamento de dados