Issuu on Google+

Recapitulando O escopo de nossa disciplina é despertar o aluno para as novas possibilidades de aprender usando outra modalidade de ensino, a educação a distância. Além disso, não podemos esquecer a especificidade do curso de Matemática, que traz em sua natureza uma linguagem diferenciada da nossa linguagem materna. Para fundamentarmos nossa abordagem, utilizamos cinco textos: (1) O que é educação a distância, prof. José Manuel Moran; (2) Tecnologia e Educação/Conceitos Básicos, prof. Eduardo Chaves; (3) Educação inovadora presencial e a distância; (4) O professor de Matemática, da Profa. Maria José da Silva; e (5) Uso da informática nas aulas de Matemática, dos professores Hermínio B. Neto, Elizabeth M. Rocha, Lívia M. L. Santiago, Josilane O. Lopes, Dina M. P. Dantas. Diante das colocações feitas por todos esses autores, optamos por propor uma atividade que mobilizasse seus conhecimentos para a construção de outros conhecimentos, e mais, que nos possibilitasse refletir sobre o uso de recursos e estratégias no ensino a distância e da tomada de consciência sobre todo esse processo.

A apresentação da atividade Quando escolhemos uma área do conhecimento para nossa formação profissional, passamos a ler o mundo com os olhos dessa área. O que para muitas pessoas são meros objetos cotidianos, para nós, eles se transformam em objetos de estudos e de possibilidade para aprendizagem. No nosso dia a dia encontramos os mais diversos símbolos. Neles podemos encontrar excelentes oportunidades para fazermos construções geométricas, mesmo que a princípio, esses símbolos não tenham recorridos à geometria para sua construção. 1


Vamos então formalizar nossa proposta: 1. A turma será dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. 2. Cada grupo receberá um símbolo que deverá ser analisado de modo a decompô-lo em elementos geométricos que se relacionam entre si por alguma(s) propriedade(s); 3. Após essa análise, o grupo deverá fazer uma construção geométrica desse símbolo, no Geogebra.; 4. Baseado nessa construção, o grupo deverá gerar um roteiro para que outras pessoas possam reconstruí-la. Use os roteiros do capítulo 2 do livro do Geogebra como exemplo; 5. Com a experiência adquirida com o símbolo que indicamos ao grupo e que foram executados nos passos 3 e 4, seu grupo deverá procurar um outro símbolo, por exemplo, uma placa de trânsito ou uma logomarca de um produto, e fazer os passos 3 e 4 com ele; 6. Todo esse trabalho, discussão, troca de informações entre os grupos, contatos, agendamentos de atividades, ou seja, todo o esforço do grupo para o desenvolvimento da atividade deverá ser registrado na plataforma. Para isto, estaremos oferecendo recursos de comunicação e edição como mensagens, chat, diário, fórum e wiki pois estaremos acompanhando como está sendo o processo de construção do conhecimento e a colaboração dos participantes. Sugerimos que utilizem o diário para o registrado das atividades do grupo, dando assim, subsídios ao grupo para a confecção do texto final (tópico 7, a seguir) ; o wiki para a produção do texto a ser entregue. 7. Ao final das atividades acima, o grupo deverá redigir um texto contendo: (a) introdução; (b) Solução encontrada pelo grupo (análise geométrica e o roteiro para construção no Geogebra) para o símbolo proposto pelos professores; (c) O símbolo indicado pelo grupo (mostrar por foto, figura, ilustração etc.) e a solução encontrada pelo grupo (análise geométrica e o roteiro para construção no Geogebra); (d) um relato da experiência descrevendo como o grupo utilizou as ferramentas disponíveis na plataforma Moodle e/ou outras ferramentas (inclusive encontros presenciais) para executar as atividades buscando 2


referências nos texto estudados na disciplina; (e) uma consideração final, redigida individualmente (cada membro do grupo deverá colocar seu nome e abaixo dele fazer sua consideração), sobre a execução do trabalho; e (f) a indicação, pelo grupo, de uma nota de 0 (não participou) a 5 (participou efetivamente do trabalho) para cada membro do grupo. O arquivo produzido deverá estar no formato DOC (Word). 8. Enviar, para a plataforma Moodle, o arquivo DOC e os dois arquivos referentes às construções no Geogebra dos dois símbolo (o símbolo proposto pelos professores e o símbolo proposto pelo grupo). Além disso, cada grupo deverá gravar esses arquivos em CD-ROM e entregar para o Tutor Presencial no dia da terceira prova presencial que ocorrerá no pólo. 9. Foram disponibilizadas algumas ferramentas que podem facilitar a comunicação dos elementos do grupo (fórum individuais, bate-papo, wink etc.). Você deve lembrar que a internet é um grande repositório de informações que pode e deve ser aproveitada por todos.

Exemplo da atividade

Para ilustrar nossa proposta, preparamos uma vídeo-aula onde apresentamos um símbolo, uma possível análise e sua construção no Geogebra.

Critério de avaliação A nota final do trabalho será de 06 (seis) pontos sendo que o critério de composição da nota será conforme o quadro a seguir. ITENS AVALIADOS 1) Análise geométrica 2) Construções no Geogebra 3) Roteiros das construções 4) Relato da experiência

NOTAS POSSÍVEIS 0 Não fez 0 Não fez 0 Não fez 0 Não fez

5) Preenchimento do diário

0

6) Avaliação dos integrantes do grupo, pelo grupo.

0

1 Muito fraco 1 Muito fraco

2 Fraco

3 Meio Coerênte 3 Alguns erros 3 Alguns erros 3 Regular 3 Bom

1

2

3

1 Incoerente 2 Muitos erros 2 Muitos erros

5 Coerente

4 Muito bom

5 Sem erros 5 Sem erros 5 Ótimo 5 Ótimo

4

5

NOTA FINAL DA ATIVIDADE 3


(Soma dos itens de 1 a 6) 5

A nota final da atividade será arredondada para 0,5 (meio) ponto acima mais próximo. Vejamos os exemplos: a) Quem ficou com nota 4,0 , continua com nota 4,0 b) Quem ficou com nota 4,5 , continua com nota 4,5 c) Quem ficou com nota de 4,1 a 4,4 , terá a nota arredondada para 4,5 d) Quem ficou com nota 4,6 a 4,9 , terá a nota arredondada para 5. Cada grupo deverá entregar ao tutor presencial um CD-ROM contendo uma cópia de todos os itens relacionados acima. Esse CD-ROM deverá ser identificado com o nome do pólo e o nome dos integrantes do grupo. Os integrantes do grupo que não entregar o CD-ROM estará automaticamente de Exame Especial.

Análise geométrica A análise geométrica é a parte do texto em que o grupo irá expressar o raciocínio desenvolvido para “desmontar” o símbolo em elementos geométricos e estabelecer a relação entre esses elementos para “remontar” o símbolo.

Construções no Geogebra As construções no Geogebra devem atender às condições de se mover os pontos livres e ela deformar mantendo-se as propriedades definidas nas análises geométricas. Deve-se tomar alguns cuidados, como por exemplo, os pontos de interseção de objetos (retas, circunferências, segmentos de reta etc.).

Roteiro das construções no Geogebra A redação de roteiros de construções geométricas são atividades que levam o autor a estruturar o raciocínio seqüencial e lógico, a refletir sobre conceitos, a fazer uma constante troca de papeis entre redator e leitor, além de vários outros benefícios. Apesar de essa atividade ser usada em várias áreas, na docência de matemática, a descrição de algoritmos ou roteiros é muito freqüente. Estruturar, redigir, testar e refazer são fases dessa atividade que reforçam o processo de comunicação.

Relato da experiência Nesse item do texto o grupo deverá descrever como utilizou os recursos disponibilizados na plataforma Moodle para desenvolver o trabalho. Além disso, espera-se que seja feita uma retomada aos textos usados na disciplina trazendo trechos desses que fundamente o relato do grupo. 4


Será considerado “fraco” os textos que não têm coerência de exposição de idéias e que não faça articulação com os textos da disciplina. Os textos regulares são aqueles em que esses problemas aparecem com pouca freqüência. Vale a pena ressaltar que se forem usados textos de outros autores, deve-se fazer a referência ao autor. Caso seja encontrada cópia da internet ou de qualquer outra fonte sem a devida referência, será considerado plágio e a nota atribuída será 0 (zero).

Preenchimento do diário Cada grupo deverá preencher um diário da execução do trabalho. Nesse diário deverão constar os registros de todas as atividades com suas respectivas datas. A idéia é que pelo diário tenha-se uma reconstrução temporal do trabalho do grupo. Pode-se fazer o registro individual da atividade desenvolvido pelos alunos integrantes, por exemplo, uma pesquisa na internet ou na biblioteca.

Avaliação dos integrantes do grupo, pelo grupo. O grupo terá a tarefa de avaliar seus integrantes. A nota poderá variar de 0 (não participou) a 5 (participou efetivamente do trabalho).

5


Trabalho