__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


"

A MELHOR MANEIRA DE PREVER O FUTURO, É CRIÁ-LO."


A MENSAGEM DO FUNDADOR “Quando se começa a trabalhar com um punhado de colaboradores e a coragem de enfrentar o mundo, não é possível antecipar que uma empresa, ao crescer, ganha vida própria.” Estas foram as minhas palavras há quase uma década atrás e que se mantêm cada vez mais atuais e isso não me poderia deixar mais orgulhoso. Ao longos destes 43 anos, o mundo mudou e nós mudamos com ele, ajustando-nos, sobrevivendo, lutando e vencendo. O percurso trilhado foi repleto de curvas, obstáculos, por vezes, sinuosos, mas ao longo desse caminho fomos nos encontrando, sem nunca nos perdermos. Fomos nos encontrando à medida que crescíamos com os desafios, encontrando o nosso posicionamento, a nossa resiliência. E tal só foi possível porque nunca nos perdemos, nunca perdemos a nossa essência, aquilo que nos define, a nossa identidade. E a nossa identidade é composta pelo ADN de cada uma das pessoas que tornou possível e que faz parte da nossa história. A J&J Texeira é o produto de todas as pessoas que cruzaram o seu caminho e que de uma forma ou de outra deixaram a sua marca e a sua inspiração para gerações futuras. A esses…o meu muito obrigado! Procuramos viver o presente, sempre com os olhos postos no futuro porque conforme diz Peter Drucker “A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!” e nós queremos criar o futuro. Consideramos que esta é uma responsabilidade que temos para com o tecido empresarial português e mais especificamente para com o setor onde atuamos. Temos como ambição ser uma fonte impulsionadora de desenvolvimento e inovação. A nossa estratégia continuará a passar pela inovação de processos e produtos e pela qualificação e valorização das nossas pessoas. Porque afinal, são as pessoas, o motor de transformação, resiliência e empreendedorismo, pilares fundamentais para a sustentabilidade de qualquer organização. Ao longo de toda esta jornada fica claro, para mim, que todas as conquistas só têm real valor se as puder compartilhar com todos os que tornaram isso possível, porque foram esses que também estiveram lá para partilhar as derrotas. As nossas vitórias, diárias, a todos esses dedico. O meu sincero obrigado! Em 1977 eramos 6. Hoje somos mais de 300. Amanhã seremos mais.

JOÃO TEIXEIRA PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO


A história da J&J Teixeira inicia-se em junho de 1977, quando João Teixeira, então com 20 anos de idade, a fundou. Partindo de um pequeno negócio composto por 6 pessoas, a J&J Teixeira tornou-se na maior empresa portuguesa de Carpintaria Industrial de Serviços Integrados. A empresa nasceu da ambição de João Teixeira, fundador e actual Presidente do Conselho de Administração, e cresceu solidamente, revelando sempre um excelente sentido de oportunidade para conquistar o seu espaço no sector e nas preferências do mercado. Os investimentos nos mais modernos processos de produção posicionam a J&J Teixeira na linha da frente da inovação industrial. A aposta na tecnologia é encarada pela empresa como uma estratégia

fundamental para manter o alto grau de competitividade e foi por essa razão que, há cerca de uma década, a J&J Teixeira empreendeu uma total reestruturação física do seu sector produtivo, associada a um fortíssimo investimento em novas soluções tecnológicas. Esta foi uma transformação crucial para responder aos novos desafios do sector. “O Cliente Sonha e Nós Realizamos” é o lema desta empresa, que oferece um serviço de “chave na mão”, assegurando todas as etapas até à concretização do desejo do cliente. Dos soalhos até à decoração, seja onde for, no país ou no mundo, a J&J Teixeira garante as soluções certas para materializar qualquer projecto de carpintaria


A J&J Teixeira está estruturada em quatro grandes áreas. Na área de Projeto executam-se propostas, desenho e orçamentação para todo e qualquer tipo de trabalho em madeira e seus derivados, em formatos estandardizados ou soluções à medida. A área de Transformação e Montagem compreende todos os trabalhos de carpintaria necessários para a execução do produto, seguindo-se a área de Acabamento, que integra atividades de envernizamento e pintura. A quarta área corresponde à aplicação exterior, que se traduz na colocação em obra de todos os trabalhos produzidos.

O aparelho produtivo da fábrica está organizado num conjunto de secções, interligadas e sequenciais, que são responsáveis pelas diferentes etapas do processo de produção: setor de riscagem e preparação da madeira, setor de corte de madeira, setor de moldurar e perfilagem da madeira, setor de revestimento de madeira, setor de derivados, folha e prensa de porta, setor de carpintaria diversificada e setores de montagem. Quando previsto no trabalho, os produtos são enviados para o piso de acabamento, para serem sujeitos a envernizamento ou pintura. Finalmente, o produto acabado é colocado em armazém e, se tal estiver acordado com o cliente, transportado para a obra e aplicado no seu destino final.


7791

AIAG ED AVON ALIV ,LAVILO

H I S T Ó R I A

OS PRINCIPAIS MARCOS


1 9 7 7

Início de atividade, por João Teixeira, em 1977


Constituição da J&J Teixeira a 18 de Junho


1 8 9 1 Realização da primeira grande obra: Hotel Sheraton (atualmente Hotel Porto Palácio).

7 8 9 1 Realização dos interiores do edifício dos Paços do Concelho de Matosinhos.


1ª FASE DE AMPLIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FABRIS

1 9 9 4 1 9 9 3

INTRODUÇÃO DA PRIMEIRA MÁQUINA DE CNC


T R A N S F O R M A Ç Ã O O R G A N I Z A C I O N A L 1996-1998

O crescimento de estrutura e atividade foi decisiva para a transformação da J&J Teixeira numa sociedade anónima, em 1996. Ainda como consequência do crescimento, em 1997, prosseguimos para a 2ª fase da ampliação das instalações fabris.


Em 1998 e fruto da sua crescente consciência com a responsabilidade ambiental, a J&J Teixeira implementa o sistema automático de reciclagem de resíduos de madeira. A implementação deste novo processo perimitiu um sistema de aspiração em todas as máquinas que operam e fazem a transformação da madeira e os seus derivados. Os resíduos de madeira eram aspirados através de baterias ligadas a silos. Em 1998, a transformação destes resíduos era efetuado por entidades terceiras. Alguns anos mais tarde, a J&J Teixeira adquiriu equipamento para se tornar autónoma no processo de transformação destes resíduos.


1999 3ª FASE DE AMPLIAÇÃO INSTALAÇÕES FABRIS


2 0 0 0

INTEGRAÇÃO DE TÉCNICAS ESPECIALIZADAS O ano de 2000 marcou a integração da técnica do envernizamento em fábrica e a implementação da prensa briquetadeira para produção de briquetes. A instalação deste tipo de equipamento advém da consciência e responsabilidade ambiental da J&J Teixeira.

A produção de briquetes é uma alternativa energética muito atrativa dado que a J&J Teixeira dispensa significativa importância a produtos relacionados à preservação ambiental. O aproveitamento de resíduos orgânicos, dos mais variados tipos, e o consequente processamento destes – denominado briquetagem – traz ao mercado um produto que não agride o meio ambiente, que não necessita de um processo produtivo complexo, e que pode substituir outros tipos de combustíveis utilizados atualmente, como o carvão mineral e a lenha, por exemplo.


25º ANIVERSÁRIO O 25º aniversário assinala a mudança da imagem institucional da empresa e a disponibilização do site www.jjteixeira.pt


2004


2005


O ano de 2006 ficou marcado por optimizações no sistema de gestão e tecnológico com a implementação do software de gestão integrado (ERP) Ebusiness suite e pela aquisição da maquinaria industrial de produção de soalho.

A implementação do ERP permitiu uma maior eficiência de processos através da redução do tempo e o esforço exigidos para realizar determinadas atividades diárias. Desta forma, foi possível sistematizar os processos administrativos, centralizar informação e adotar as melhores práticas do setor.

2006

OTIMIZAÇÃO E EFICIÊNCIA COMO MOTOR DA TRANSFORMAÇÃO


Em 2006 foi introduzida maquinaria de produção de soalho, o que permitiu a especialização neste ramo, levando à criação, anos mais tarde, da marca própria de soalhos - Ingenious®.


2007

PRIMEIRA FEIRA DE NEGÓCIOS

CONCRETA

FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO


FOCO NA QUALIDADE No ano de 2008, a J&J Teixeira obteve o certificado do sistema de gestão da qualidade como reflexo do foco no cliente e na melhoria contínua de processos produtivos.

INFORMATIZAÇÃO DO CHÃO DE FÁBRICA Neste mesmo ano de 2008, a J&J Teixeira avançou com a informatização do chão de fábrica de modo a possibilitar a otimização e melhor comunicação entre os vários departamentos e áreas da empresa.


2 0 0 9

ANGOLA DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS COM ANGOLA


INSTALAÇÕES EM ANGOLA

Como início do seu processo de expansão e internacionalização, a J&J Teixeira desenvolveu relações comerciais com Angola, intensificando, em 2009, o fornecimento de soluções de carpintaria.


2 0 0 9

criação da marca registada de pavimentos Agradável ao olhar e ao toque, a J&J Teixeira desenvolveu o pavimento, com a sua própria marca, Ingenious®, no ano de 2009. Das espécies claras às escuras e acabamentos a verniz, cera ou óleo, estes pavimentos conseguem sempre criar o ambiente que mais se identifica com os sonhos do nosso cliente.

Combinando o design e a versatilidade este pavimento é fácil de instalar, durável e fácil de manter.


2010

METODOLOGIA 5S'S

No ano de 2010 foi dado o kick-off no projeto de implementação da metodologia 5S's, dirigido a toda a empresa. O objetivo foi a melhoria do ambiente de trabalho e da interação entre as pessoas, através da melhoria da qualidade dos processos e produtos. Um das claras evidências do sucesso deste projeto, e também ele um objetivo, foi o aumento da produtividade.


2011 PRESENÇA NA 1ª FEIRA INTERNACIONAL DOMOTEX EM HANNOVER


2012 EXPANSÃO INTERNACIONAL COM ENFOQUE EM MOÇAMBIQUE E NO QATAR.


INTERNACIONALIZAÇÃO

76,7%

64,2%

26,5%

27,1%

10,6%

2009

2010

2011

2012

2013

EVOLUÇÃO DA PRESENÇA NO MERCADO INTERNACIONAL

A internacionalização  da J&J Teixeira era uma realidade incontornável dado que a manutenção da sua competitividade no  mercado dependeu da estratégia de internacionalização das suas soluções. Inicialmente, este processo foi marcado pela entrada no mercado Angolano e posteriormente em Moçambique e Qatar. Seguiu-se uma estratégia sólida de captação de clientes em outros mercados como o do Reino Unido, Suiça, entre outros. Esta aposta tem o seu sucesso na diferenciação pela qualidade e personalização das soluções chave-na-mão com gestores dedicados a cada projeto. Atualmente, a J&J Teixeira está presente em mais de 13 países.


2014

PRESENÇA NA ECOBUILD A Ecobuild é a maior exposição mundial da área da construção sustentável e optimização energética.


2015 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO UMA APOSTA CONTÍNUA Decorrente do conjunto de equipamentos e técnicas de produção introduzidos na fábrica, no ano de 2015, foram instaladas as máquinas de laser e de CNC de janelas.


INSTALAÇÃO DA MÁQUINA DE LASER E INTEGRAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO


INSTALAÇÃO DA MÁQUINA DE CNC DE JANELAS


2 0 1 7


INAUGURAÇÃO DO NOVO ESCRITÓRIO COMO PARTE DA ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO E CRESCIMENTO

O novo espaço criado para acomodar os colaboradores da J&J Teixeira surge no âmbito da estratégia de crescimento da empresa em Portugal e no Mundo. Com este passo, materializou-se o arranque de um processo de expansão que visa solidificar a presença da J&J Teixeira no território nacional e internacional. As novas instalações representaram o aumento das zonas de trabalho e salas de reuniões e da criação de uma zona de copa para usufruto dos colaboradores. O objetivo da empresa com a mudança de escritório, no que às suas infraestruturas diz respeito, foi disponibilizar as melhores condições aos seus colaboradores de modo a que se sintam motivados e inspirados para a criação de soluções inovadoras e inspiradoras. Além disso, a estratégia de crescimento que incluiu o aumento dos recursos humanos implicou também apostar na melhoria e ampliação do espaço de trabalho que deve estar em conformidade com as necessidades e ambições.


ESPAÇOS CRIADOS PARA INSPIRAR ESPAÇOS AMPLOS, DESIGN E ARQUITETURA INOVADORES SÃO ALGUNS DOS PONTOS FORTES DAS NOVAS INSTALAÇÕES.


RUMO À SUSTENTA


BILIDADE


2019 OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEGUNDO A NORMA ISO 14001


RUMAR AO FUTURO COM A HERANÇA DA TRADIÇÃO A J&J Teixeira tem os olhos postos no futuro mas sem nunca se esquecer da sua herança que advém de 43 anos de história. Reflexo disso mesmo é a manutenção da arte mais tradicional de carpintaria, executada com toda a perícia pelos profissionais da J&J Teixeira, aliada a toda a automação dos processos e postos de trabalho. Estes processos tradicionais, estabelecidos ao longo de décadas, são combinados com uma linha de produção totalmente automatizada. E é precisamente a convivência entre estes dois mundos que traz a beleza e personalização que pautam os sonhos dos clientes da J&J Teixeira.


Profile for J&J TEIXEIRA

43 ANOS J&J TEIXEIRA  

43 ANOS J&J TEIXEIRA  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded