Gestao da inovação paulo tigre

Page 89

Tipos de inovações As mudanças tecnológicas são usualmente diferenciadas por seu grau de inovação e pela extensão das mudanças em relação ao que havia antes. A gama de inovações observadas na atividade econômica é classificada por Freeman da seguinte forma, segundo seus impactos: O nível mais elementar e gradual de mudanças tecnológicas é representado pelas inovações incrementais. Elas abrangem melhorias feitas no design ou na qualidade dos produtos, aperfeiçoamentos em layout e processos, novos arranjos logísticos e organizacionais e novas práticas de suprimentos e vendas. As inovações incrementais ocorrem de forma contínua em qualquer indústria, embora possam variar conforme o setor ou país em função da pressão da demanda, fatores socioculturais, oportunidades e trajetórias tecnológicas. Elas não derivam necessariamente de atividades de P&D, sendo mais comumente resultantes do processo de aprendizado interno e da capacitação acumulada. A mudança tecnológica é considerada radical quando rompe as trajetórias existentes, inaugurando uma nova rota tecnológica. A inovação radical geralmente é fruto de atividades de P&D e tem um caráter descontínuo no tempo e nos setores. A descontinuidade pode ser caracterizada pelo clássico exemplo de que “muitas carroças enfileiradas não formam um trem”. Ou seja, a inovação radical rompe os limites da inovação incremental, trazendo um salto de produtividade e iniciando uma nova trajetória tecnológica incremental. A Figura 5.1 exemplifica as diferentes trajetórias para o caso de inovações em processos. Tabela 5.1 Taxonomía das mudanças tecnológicas Tipo de m udança

Características

Increm ental

Melhoramentos e modificações cotidianas.

Radical

Saltos descontínuos na tecnologia de produtos e processos.

Novo sistem a tecnológico

Mudanças abrangentes que afetam mais de um setor e dão origem a novas atividades econômicas.

Novo paradigm a Mudanças que afetam toda a economia envolvendo mudanças técnicas e organizacionais, alterando produtos e processos, tecnoeconôm ico criando novas indústrias e estabelecendo trajetórias de inovações por várias décadas.

Fonte: Freeman (1997).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.