Issuu on Google+

JUNTA DE FREGUESIA

CABEÇA GORDA #1 Março 2011 | Tiragem: 1300 exemplares | Impressão: Lusofil | Redacção: Executivo da Junta de Freguesia | Design e paginação: Right Colors

Cabeça Gorda... ...Uma Freguesia com Vida!

Junta de Freguesia prepara intervenção com vista à ampliação do Cemitério

Junta de Freguesia apoiou o movimento associativo, cultural e de recreio da nossa freguesia


#1 | Fevereiro Março 2011 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Editorial A Junta de Freguesia continua e continuará a trabalhar para a defesa dos interesses e do bem estar geral da população. Dentro das nossas possibilidades, temos procurado ir de encontro às necessidades e aspirações das pessoas da nossa terra, e criar condições para o desenvolvimento da Cabeça Gorda. Estivemos ao lado da população na exigência da manutenção do serviço médico na Freguesia, um serviço público muito importante, especialmente para a camada da população mais idosa e carenciada, mas também para todos os residentes na nossa freguesia. Apoiámos e participámos na realização de diversas iniciativas culturais e desportivas das nossas Associações, por forma a manter uma freguesia com vida, jovem e dinâmica. Destacam-se a Semana Cultural, o Encontro de Grupos Corais, o Raid Terras de Mato, as Festas de São Luís, o Viver Abril, o dia da Criança, as celebrações de Natal, e a actividade regular de todas as associações da Cabeça Gorda. Continuámos a proceder à limpeza da nossa Freguesia, a eliminar as ervas daninhas, a recolher os monos e entulhos, a apoiar os cidadãos na documentação das reformas e outros assuntos, a conservar o recinto escolar, a gerir o mercado, o centro de convívio, o espaço internet, a informar a população, e enfim, a realizar as nossas obrigações de gestores da nossa Freguesia. Em consequência das medidas de “aperto” tomadas pelo Governo, as autarquias e especialmente as juntas de freguesia foram confrontadas com um corte de 8,6 % nas transferências do Orçamento de Estado, o que significa que temos menos dinheiro para realizar as nossas tarefas e competências, sendo que uma grande parte das despesas aumentaram devido à subida do IVA, da electricidade e dos combustíveis. Por outro lado, a Câmara Municipal de Beja deixou de celebrar protocolos de transferências de verbas para as Juntas realizarem obras em cada freguesia, ou seja, agora não faz obras nas freguesias e nem permite que as juntas o façam como nos anos anteriores. Mas igualmente grave, é a divida de cerca de 85.000 Euros que mantem com a nossa Freguesia referente a obras realizadas em 2009. Apesar destas dificuldades estamos a preparar algumas obras de grande importância, como a ampliação do cemitério, a construção da 2ª fase do Centro de Convívio, e a remodelação de alguns espaços públicos. E portanto, logo que a Câmara pagar o que nos deve, como nos prometeu, iremos de imediato, realizar a 2ª fase do Centro de Convívio, e alguns arruamentos da nossa freguesia. O Presidente da Junta de Freguesia Álvaro Manuel da Silva Nobre

Nesta edição

Composição do executivo da Junta de Freguesia

> Festas de São Luis > Arranjo de Espaços Verdes > Candidaturas ao PRODER > Acção Social > Perímetro Florestal de Cabeça Gorda e Salvada > Defesa dos interesses da população

Álvaro Manuel da Silva Nobre Idade: 42 anos Formação: Advogado Cargo: Presidente

Márcio Felipe Guerra Pires Idade: 30 anos Formação: Licenciado em Animação Sociocultural Cargo: Secretário

Maria Lucília Pereira Simão Rosa Horta Idade: 39 anos Formação: Licenciada em Serviço Social Cargo: Tesoureira

A Junta de Freguesia apoia o Movimento Associativo! 3


#1 | Março 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Junta de Freguesia ao lado da população na defesa dos seus interesses

#1 | Março 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Freguesia recebeu o 1º Corso Carnavalesco

A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda ficou  representada pelo seu presidente, Álvaro Nobre na Comissão de Utentes de Saúde constituída no passado dia 19 de Outubro após uma sessão com a população que contou com a presença de mais de  100 pessoas na Casa do Povo. Esta Comissão de Utentes fez uma subscrição de um abaixo-assinado contra a falta de médico na nossa freguesia e tomou a iniciativa de contactos e posições públicas com vista à resolução do problema, o que se veio a verificar com a vinda de um novo médico para a freguesia.

Aprovado o orçamento e Plano de Actividades A Assembleia de Freguesia de Cabeça Gorda reuniu no dia 28 de Dezembro de 2010 para discutir e votar o Plano de Actividades e Orçamento para 2011. Estes documentos apresentados pelo executivo resultam de reuniões tidas com o município e de uma reflexão e auscultação da população através da iniciativa “Orçamento Participado”. Este orçamento aprovado com os votos favoráveis da maioria CDU procura ir de encontro às necessida-

Orçamento participado A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, promoveu no dia 5 de Dezembro de 2010 uma acção de elaboração do orçamento participado. Esta iniciativa consistiu numa apresentação dos meios financeiros que a freguesia prevê dispor no ano 2011 e na participação da população através de debate prévio à elaboração do orçamento e plano de actividades da autarquia. Num quadro em que as dificuldades financeiras previstas e a opinião da população na definição das principais medidas a tomar pela freguesia, ainda se torna mais importante. 4

des da população e atribuições e competências da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, tendo como ponto negativo, a diminuição de 8,6% das verbas recebidas do Orçamento de Estado. Foi aprovada nesta reunião, uma moção contra as diminuições de verbas a transferir para a Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, com os votos favoráveis dos eleitos da CDU e abstenção dos eleitos do PS.

A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda organizou o 1º Corso Carnavalesco como uma actividade lúdica e recreativa que teve como principal objectivo promover e dinamizar a freguesia de Cabeça Gorda, através da comemoração desta época festiva, reforçando a identidade cultural e social do Concelho e da freguesia. A iniciativa visou ainda incentivar a criatividade, a imaginação e o espírito de associativismo no seio da comunidade.

Aquisição de fardamento para os trabalhadores da Junta A Junta de Freguesia adquiriu um fardamento e calçado especifico para os trabalhadores da Junta de Freguesia, indo desta forma ao encontro de uma necessidade já sentida e diagnosticada há algum tempo.

5


JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

#1 | Março 2011

Viver Abril 2010

A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda organizou um conjunto de actividades alusivas à comemoração do Aniversário da Freguesia e às comemorações do 25 de Abril, incluindo a realização dos Jogos da Freguesia. Este programa contou com a colaboração do estagiário em Desporto Renato Mamede.

Comemoração do Dia da Mulher A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda assinalou o Dia da Mulher no Centro de Convívio com a declamação de poemas por parte de alguns dos utentes deste espaço alusivos à importância deste dia.

6

#1 | Março 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Festas de S. Luis

Realizaram-se nos dias 13, 14 e 15 de Agosto de 2010 as tradicionais Festas em Honra de S. Luis na nossa freguesia. Esta iniciativa organizada pela Junta de Freguesia e algumas das associações locais, paróquia e empresários da nossa terra decorreu sem qualquer incidente e proporcionou um vasto conjunto de actividades e espectáculos para todos os públicos etários, proporcionando igualmente um convívio entre gerações dos que cá vivem e de todos os que nos visitam por esta altura do ano, em especial as centenas de emigrantes que por esta época visitam os seus familiares e regressam desta forma à sua terra natal.

7


JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

#1 | Março 2011

Junta de Freguesia organizou a Festa de Natal

#1 | Março 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Artes e ofícios das nossas gentes

No seguimento de anos anteriores a Junta de Freguesia de Cabeça Gorda organizou a tradicional Festa de Natal para as crianças da nossa escola!

Reparação do telhado do mercado A Junta de Freguesia procedeu à limpeza e reparação da cobertura parcial do edifício do Mercado da Freguesia por este necessitar de intervenção.

Comemoração do dia da Criança A Junta de Freguesia assinalou o dia da criança no dia 1 de Junho de 2010 de forma a envolver as crianças da nossa freguesia num conjunto de actividades lúdicas.

Reparação do telhado da extensão Clínica de Saúde de Cabeça Gorda Considerando o mau estado da cobertura e tecto, a Junta de Freguesia procedeu à reparação do telhado da extensão clínica de saúde em parceria com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) indo de encontro a uma necessidade sentida pelos profissionais e utentes de saúde.

8

9


JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

#1 | Março 2011

#1 | Março 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Junta de Freguesia promove o artesanato local

Junta de freguesia apoia a Semana Cultural

A Junta de Freguesia organizou a II mostra de Artesanato no mercado da freguesia no dia 11 de Abril data de aniversário da Freguesia. Esta iniciativa que conta com a sua II edição pretende ser uma aposta do executivo na dinamização das artes e dos saberes locais de forma a preservar uma cultura e um saber. Esta iniciativa contou com a presença do nosso grupo coral.

No seguimento das edições anteriores e apesar dos constrangimentos financeiros a junta de freguesia apoiou a Semana Cultural da Associação de Jovens de Cabeça Gorda. Esta actividade é de interesse geral pela capacidade de organização e envolvimento dos nosso jovens num conjunto de actividades lúdicas, desportivas e culturais.

Magusto na Praça com utentes do Centro de Convívio e crianças da escola

Junta de freguesia promove acções de sensibilização No seguimento do mandato anterior e sempre que solicitada, a junta de Freguesia promove e organiza em colaboração com outras instituições ou parceiros, acções de sensibilização junto da população, principalmente das camadas sociais mais vulneráveis.

Baile da Pinha Sénior A Junta de Freguesia apoiou mais uma edição do Baile da Pinha Sénior. Esta actividade lúdica e cultural organizada por alguns populares da nossa freguesia envolveu a comunidade sénior.

No dia 11 de Novembro a Junta de Freguesia promoveu e organizou o tradicional magusto no largo. Esta iniciativa contou com a participação das crianças da nossa escola, utentes do centro de convívio e funcionários da Junta de Freguesia.

Ampliação do cemitério de Cabeça Gorda A Junta de freguesia de Cabeça Gorda está a proceder à elaboração de um projecto de ampliação e de intervenção paisagística com vista à ampliação do cemitério da nossa freguesia. Este projecto financiado na sua totalidade pela da Junta de Freguesia vai incidir na construção de sepulturas, gavetões, espaços verdes e acessibilidades na zona envolvente ao cemitério bem como à reparação do Muro. 10

11


#1 | Março 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Arranjo de espaços verdes da Avenida A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda concluiu os trabalhos de remodelação dos espaços verdes do jardim da Avenida Alonso Gomes, principal artéria desta freguesia. Esta obra consistiu na preparação do terreno numa extensão de cerca de 1000 m2, na colocação de uma nova rede de rega, um novo tapete de relva e na plan-

#1 | Março 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Programa Voluntariado para as Florestas

tação de vários arbustos e árvores de pequeno porte. Como medida de carácter ambiental, de poupança de água potável e respectiva diminuição de custos da água, o sistema de rega ficou preparado para ser abastecido por um poço situado nas imediações e será implementado numa fase posterior.

A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, no seguimento do Projecto de Voluntariado Jovem para as Florestas fez-se representar e acompanhou os jovens da nossa freguesia à sessão oficial de entrega de diplomas por parte do Instituto Português e da Juventude. Este Programa de Voluntariado Jovem teve como principais actividades no Perímetro Florestal a sensibilização para o risco de incêndio; a vigilância; a limpeza do lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos. Aos nossos Voluntários os nossos parabéns pelo zelo da nossa mata.

Preparação do Ano Lectivo A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda procedeu à pintura exterior da Escola Primária da nossa freguesia bem como à limpeza do seu espaço envolvente, com vista ao inicio do ano lectivo de 2010/2011. Para além dos arranjos exteriores a Junta de Freguesia decidiu adquirir um Ar Condicionado para a sala do Jardim de infância, necessidade sentida pelos alunos, encarregados de educação e professores.

Apoio ao movimento associativo da freguesia A Junta de Freguesia tem continuado a apoiar o movimento associativo da Freguesia, quer com a comparticipação no pagamento de água e luz das sedes das associações, quer através da atribuição dos apoios à actividade regular e pontual.

Reposição de Calçada em algumas ruas A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda procedeu à reposição de calçada em algumas das ruas que foram alvo de intervenção por parte da EMAS, bem como, naquelas que necessitam de pequenos arranjos devido ao seu mau estado. Os trabalhos irão decorrer sempre que necessário.

12

13


#1 | Março 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Junta de Freguesia associou-se à iniciativa Bosques do Centenário A Junta de Freguesia associou-se ao projecto Bosques do Centenário, que teve como propósito reflorestar espaços com árvores autóctones (sobreiros, medronheiros, pinheiros mansos e alfarrobeiras, entre outras), plantando árvores autóctones nalguns espaços

da freguesia como comemoração da implantação da República e do Dia da Floresta Autóctone. As árvores foram plantadas no Perímetro Florestal de Salvada e Cabeça Gorda e na escola preparatória da nossa freguesia.

#1 | Março 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Junta de Freguesia apresenta candidaturas a Fundos da União Europeia no âmbito do PRODER A Junta de Freguesia apresentou 2 candidaturas ao programa PRODER no total de cerca de 123.000€. A aprovação destas candidaturas e a sua taxa de comparticipação irão permitir à Junta de Freguesia concretizar alguns dos projectos previstos para este mandato.

Junta de freguesia apoia colectividades e população com transporte

Junta de Freguesia promove passeios de reformados A Junta de Freguesia organizou ao longo do ano algumas actividades de lazer e recreio junto dos reformados da nossa freguesia.

A Junta de Freguesia dispõe de uma carrinha de 9 lugares para colmatar algumas necessidades de transporte quer de crianças quer de adultos. A mesma está ao dispor dos interessados sejam particulares ou Associações da Freguesia e é usada mediante respectivo regulamento aprovado em reunião de Junta e Assembleia de Freguesia.

Dinamização do Centro de Convívio A Junta de freguesia tem procurado dinamizar o Centro de Convívio, proporcionando aos seus utentes um conjunto de actividades e visitas diversas a feiras e exposições.

Junta de Freguesia cria página de internet Conscientes da importância que as novas tecnologias de informação assumem hoje na nossa sociedade e no mundo em que vivemos, o executivo da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda decidiu criar uma página de internet com o objectivo de promover e divulgar a actividade realizada e os serviços prestados, existentes na nossa freguesia, junto de todos os que gostam da nossa terra, dos que cá nasceram, vivem e visitam a nossa freguesia. Este meio de comunicação pretende igualmente criar condições para que as pessoas possam descarregar alguns documentos referentes a licenças bem como o próprio boletim da Junta de Freguesia que agora apresentamos. O convite para que nos visite está feito em

Eliminação de ervas A Junta de Freguesia tem vindo a proceder à eliminação de ervas daninhas, nas nossas ruas e passeios para que a freguesia fique mais limpa.

www.jf-cabecagorda.pt 14

15


JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

#1 | Março 2011

Junta de Freguesia promove e recebe estagiários da Freguesia No ano de 2010 a Junta de Freguesia promoveu e recebeu quatro estagiários. O jovem da freguesia Renato Mamede, licenciado em Desporto pela Escola Superior de Educação de Beja realizou o seu estágio curricular na Junta e teve como principal responsabilidade a organização de actividades desportivas inseridas nas comemorações da freguesia e do programa “Viver Abril”. As estagiárias Teresa Martins e Virgínia Baltazar realizaram o seu estágio curricular em Turismo Ambiental e Rural no Perímetro Florestal de Cabeça Gorda e Salvada e tiveram como principal responsabilidade a dinamização e organização de diversas actividades de recreio e lazer bem como de restauração dos equipamentos e infra-estruturas. O jovem Marco Martins fez o seu estágio curricular na Junta de Freguesia na área de Jardinagem, tendo como principal responsabilidade a manutenção de alguns espaços verdes da freguesia.

Freguesia de Cabeça Gorda recebe a apresentação do livro do Dr. Covas Lima A Junta de Freguesia promoveu no Centro de Convívio a apresentação do livro do Dr. João Manuel Pacheco Covas Lima, uma grande referência da radiologia e figura conhecidíssima na cidade de Beja. O conceituado clínico exerceu os mais diversos cargos em várias instituições da cidade de Beja, como os Bombeiros Voluntários, a Associação de Futebol, Liga dos Combatentes e o Núcleo Sportinguista. Além de outras condecorações o Dr. João Manuel Covas Lima, recebeu do Município de Beja em 1992, a Medalha de Mérito Municipal, grau Prata e do Ministério da Saúde em 2006, a Medalha de Serviços Distintos, grau Ouro. Era colaborador do Diário do Alentejo onde tinha uma rubrica intitulada “Torre de (Ho)Menagem” - de que seleccionou 200 crónicas que compilou em livro intitulado “Torre de (Ho)Menagem - Crónicas de um Homem do Alentejo” publicado em 12 de Fevereiro do corrente ano.

População organiza as Marchas populares infantis 2010 Alguns populares organizaram com o apoio da Junta de Freguesia as tradicionais marchas populares infantis. Esta iniciativa de carácter popular envolveu as crianças da nossa freguesia numa das mais antigas tradições do nosso país. 16

#1 | Fevereiro 2011

JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

Acção Social O Centro de Convivio de Cabeça Gorda Apoio a crianças e jovens É um espaço físico que oferece todas as condições para a concretização de projectos de Animação e Convívio, essencialmente dedicados a munícipes com mais de 60 anos, cuja intervenção se desenvolve no sentido de atenuar o isolamento, bem como minimizar situações de risco e exclusão social. Aqui é feita a dinamização de actividades junto dos idosos desta freguesia, tais como a realização de acções e sensibilização, passeios anuais (onde todos partem com uma expectativa imensa, pois a maioria dos seniores nunca tinham visitado os locais de destino das visitas a efectuar), a participação em eventos/ exposições e lanches - convívio, comemorações de datas festivas, realização de actividades de tempos livres tais como rendas e bordados e também momentos de autentico lazer como é o exemplo dos jogos, das histórias e cantares populares, também as aulas de alfabetização para idosos, são de muito agrado, uma vez que os participantes aperfeiçoam o saber ler e escrever, elevando assim a sua auto-estima e vontade de participação cívica.

Apoio à Terceira Idade e Famílias carenciadas

Atenta à grave situação socioeconómica em que vivem muitas pessoas, especialmente reformados e pensionistas e considerando que a Junta de Freguesia de Cabeça Gorda não deve ficar alheia a estas dificuldades, esta tem procurado articular com o município de Beja, através do Cartão Municipal Sénior, destinado a apoiar as pessoas mais desfavorecidas, os apoios no que concerne à Comparticipação de Medicamentos e mais alguns benefícios sociais, nomeadamente na comparticipação de 50% na tarifa do consumo de água. Usufruirão deste direito todos os fregueses, (agregados familiares) que comprovadamente possuam um rendimento abaixo dos parâmetros definidos no regulamento elaborado para o efeito.

As crianças do Jardim de Infância e da Escola EB1 Cabeça Gorda, contam anualmente com a Festa de Natal e a oferta das prendas, por parte da Junta de Freguesia, assim como todo o apoio necessário e inerente a outras actividades que são desenvolvidas por parte destes alunos e respectivos professores. Sempre que se verifique inscrições nas Entidades/ Instituições competentes, são elaboradas candidaturas a Programas de Ocupação de Tempos Livres e Programas de Voluntariado, destinadas aos jovens que residem na comunidade, de forma a proporcionar a ocupação saudável dos seus tempos livres, incutir e desenvolver o sentido de responsabilidade e evitar assim atitudes que provoquem comportamentos desviantes e delinquentes.

Apoio à População

A implementação do Gabinete de Apoio ao Cidadão, tem como objectivo a definição de condições de atribuição de apoio social, determinado a fazer face a necessidades essenciais de carácter administrativo, destinado a toda a população da Freguesia. É uma resposta social que propende estabelecer medidas para combater carências. Os serviços de apoio prestado, neste Gabinete, visam promover esclarecimentos, fazer a selecção da resposta social que melhor se adeque à necessidade manifestada pelo utente, assegurar o preenchimento de diversos documentos, organizar o processo do interessado e prestar sempre acompanhamento no mesmo, de acordo com os trâmites a seguir, assegurar (sempre que possível) a entrega da documentação nas diferentes Entidades, corroborando a mobilidade reduzida das pessoas idosas, nas exigências legais dos serviços públicos. Exemplos de alguns serviços prestados: requerimentos de Rendimento Social de Inserção, requerimentos de pedidos de pensões invalidez, velhice, complementos por dependência, pensão social, requerimentos para abonos crianças e jovens, requerimentos de Complemento Solidários para Idosos, processos de (diverso) apoio social entre outros. Quem pode requerer a este tipo de serviços são todas as pessoas recenseadas na Freguesia de Cabeça Gorda, que se encontrem em situação de carência, familiar ou psicológica. O procedimento é feito através de deslocação aos serviços da sede desta Autarquia, de segunda a sexta-feira, das 9:00H – 12:30H e das 14:00 – 17:30H, não acarretando quaisquer encargos aos requerentes, para com a Junta de Freguesia, tendo unicamente que suportar os encargos intrínsecos dos outros serviços públicos consultados na resolução dos interesses dos requerentes (se for esse o caso). 17


JUNTA DE FREGUESIA CABEÇA GORDA

#1 | Março 2011

Perímetro Florestal de Cabeça Gorda e Salvada O Protocolo de Cooperação para a Gestão e Administração do Perímetro Florestal da Cabeça Gorda e Salvada, é um instrumento através do qual a Câmara Municipal de Beja e as Juntas de Freguesia destas localidades se comprometem a “assegurar a compatibilização e a interligação entre as várias valências do perímetro florestal, com vista ao seu desenvolvimento integrado e sustentado e ao aproveitamento dos seus recursos”.

O Perímetro Florestal da Cabeça Gorda e Salvada é uma mancha florestal com cerca de 320 hectares localizada na freguesia da Cabeça Gorda. A ocupação florestal é dominada sobretudo por pinheiros mansos, sobreiros, ciprestes, eucaliptos junto às linhas de água e outras folhosas. É possível encontrar a seguinte fauna cinegética neste espaço florestal: tordos (Turdus philomelos, Turdus pilaris, Turdus iliacus), pombos (Columba palumbus), perdizes (Alectoris rufa), coelhos (Oryctolagus cuniculus algirus), lebres (Lepus capensis), veados (Cervus elaphus) e javalis (Sus scrofa).

Visite o Perímetro Florestal da Cabeça Gorda e Salvada, Ajude-nos a preservar a floresta de Todos nós! 18

19


Visite-nos em www.jf.cabecagorda.pt


Boletim Informativo 2011