__MAIN_TEXT__

Page 1

N.º1

O primeiro ano Higiene Urbana Os heróis das nossas ruas p.04

Desporto Torneio mundial de padel p.07

Cultura Cidade das Tradições p.08

SETEMBRO 2014 REVISTA QUADRIMESTRAL JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


Membros do executivo Presidente André Caldas

Editorial A nova Freguesia de Alvalade celebra o seu primeiro aniversário. Embora muito jovem, é feita de toda a sua história e da memória das suas gentes. É herdeira das tradições das Freguesias do Campo Grande, de Alvalade e de São João de Brito.

Secretário Igor Roçadas Tesoureiro José Ferreira

Durante este ano, procurou-se assegurar a fusão de serviços e o acolhimento das novas responsabilidades que transitaram da Câmara Municipal de Lisboa para a Freguesia, tudo sem deixar de assegurar os serviços e realizar as iniciativas em relação às quais os habitantes de Alvalade tinham já expectativas. Foi um ano de lançamento de projetos-piloto, que serão alargados nos anos vindouros.

Vogais Ana Oliveira Rosa Lourenço Cláudia Cláudio Ricardo Varela Membros da assembleia Presidente Luís Nazaré – PS 1.º Secretário José Reis – PS 2.º Secretário Margarida Afonso – PS

De entre as novas competências da Junta de Freguesia, salientamos nesta edição as ligadas à Higiene Urbana, que no nosso território é assegurada por mulheres e homens de grande capacidade e que todos os dias procuram ultrapassar as dificuldades inerentes às duras tarefas que desempenham. Com esta publicação, pretendemos dar visibilidade aos parceiros com que, numa ideia de trabalho em rede, temos vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas. Os projetos desenvolvidos por mais do que uma entidade servem melhor o conjunto das populações e permitem um menor dispêndio de recursos, resultando na otimização do uso dos dinheiros públicos.

Vogais Joana Medeiro – PS Mário Branco – PS Cristina Campos – PS Diogo Carvalhêda – PS Mário Rui Costa – PS

Neste número, salientamos a colaboração com a Associação Musical Lisboa Cantat, a Banda da Força Aérea Portuguesa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Cinemateca Portuguesa, o Clube Atlético de Alvalade, o Inatel, o Lisboa Racket Centre, a Universidade de Lisboa e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Nas próximas edições, outros parceiros terão o seu lugar.

Mariana Teixeira – PSD Armando Estácio – PSD Valdemar Salgado – PSD Diogo Bastos – PSD Joaquim Fernandes Marques – PSD Maria Manuela Santos – PSD

Alvalade é, hoje, uma Freguesia vibrante e com condições de encarar os desafios da vida urbana no século XXI. ●

Francisco Bento – PSD Pedro Bastos – CDU Aquino de Noronha – CDU José Correia – CDS

André Caldas

Nuno Beirante Domingues – BE

ÍNDICE:

01 NOTÍCIAS

03 HISTÓRIA

Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade

04 HIGIENE URBANA

07 DESPORTO

08 CULTURA

09 BREVES

Propriedade Junta de Freguesia de Alvalade · Direção e coordenação: André Caldas · Redação, Composição e Design Gráfico Junta de Freguesia de Alvalade Colaboração Inês Belo e Sérgio Simões · Impressão Gráfica VRBL Unipessoal, Lda. · Depósito Legal 380718/14 · Tiragem 15 000 exemplares DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Fotografia da capa: Arquivo Municipal de Lisboa


NOTÍCIAS

Novo polo de atendimento A criação de um polo de atendimento na zona da Azinhaga dos Barros, mais precisamente na Rua Frei Joaquim Santa Rosa de Viterbo, surge na sequência da reorganização administrativa da cidade de Lisboa, que conferiu às juntas de freguesia novas competências, acompanhadas dos meios humanos, dos recursos financeiros e do património adequado ao desempenho dos serviços transferidos. A extensão da nova freguesia de Alvalade engloba as antigas freguesias de Alvalade, do Campo Grande e de São João de Brito, para além de pequenas parcelas de território anteriormente pertencentes às freguesias de Marvila e São Domingos de Benfica. Face a estas mudanças, surge a necessidade de uma maior proximidade com as populações, razão que levou a Junta de Freguesia a criar um novo espaço de atendimento, com o objetivo de descentralizar serviços. O projeto foi desenvolvido através de acordos com as Cooperativas de Habitação Económica – Unidade do Povo e 25 Abril, num espaço da titularidade das cooperativas, e tem abertura prevista para outubro. ●

Porta-a-Porta chega a Alvalade Serviço de transporte urbano gratuito, que facilita as deslocações de proximidade. PERCURSO PREVISTO:

Em Alvalade, a Junta de Freguesia proporcionará este serviço, cobrindo a área respetiva ao seu território, com um percurso que incluirá parte do que era realizado pela extinta carreira 21 da Carris. Previsto iniciar até ao final do ano, o Porta-a-Porta facilitará as deslocações de proximidade, a articulação com o sistema de transportes públicos e o acesso a serviços e equipamentos. ●

3

CAMPO GRANDE

2

AR CUL

IR

2ª C

1

7

8

4 12 6

5

CIDADE UNIVERSITÁRIA

ON

ALVALADE

13

15 16

-S TE UL

10 ENTRECAMPOS

ESTAÇÃO DE METRO ESTAÇÃO DE COMBOIOS

14

11

OR

SEDE JUNTA FREGUESIA DE ALVALADE CENTRO DE SAÚDE DE ALVALADE JARDIM DO CAMPO GRANDE ALAMEDA CIDADE UNIVERSITÁRIA HOSPITAL ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO BAIRRO FONSECAS E CALÇADA PRAÇA DE ALVALADE BAIRRO DAS ESTACAS BAIRRO DE SÃO MIGUEL ENTRECAMPOS AVENIDA DA IGREJA (POENTE) BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS AVENIDA DA IGREJA (NASCENTE) INATEL RUA ALEXANDRE REY COLAÇO / RUA DUARTE LOBO

EIX

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

O serviço Porta-a-Porta é um transporte urbano gratuito, com percurso fixo e paragens móveis, adaptadas às necessidades dos utentes. Visa facilitar a mobilidade e suprir limitações ao nível de oferta de transportes públicos.

ENTRECAMPOS

ROMA

9 ROMA-AREEIRO

JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE · 01


HISTÓRIA

Em 29 de setembro de 2013, com a reorganização administrativa de Lisboa, nasceu a nova freguesia de Alvalade, unindo as antigas freguesias de Alvalade, Campo Grande e São João de Brito. A história da nova freguesia remonta inevitavelmente ao passado destes três territórios. Assinalamos o primeiro ano com uma breve retrospetiva histórica.

Uma das primeiras referências históricas a Alvalade é a Batalha de Alvalade – confronto entre pai e filho (D. Dinis e D. Afonso IV), impedido pela intervenção da Rainha Santa Isabel, em 1326.

O Campo Grande foi o local escolhido por D. Sebastião para exercícios militares das forças que haviam de o acompanhar na jornada a África, em 1578, e que acabaria por resultar na Batalha de Alcácer-Quibir.

Imagem: Bárcia, José Artur Leitão; Rei D. Dinis e Rainha Santa Isabel; Gravura; [1890 e 1945]; Arquivo Municipal de Lisboa.

Imagem: Guedes, Paulo; Panorâmica do Campo Grande; [19--]; Arquivo Municipal de Lisboa.

Em meados do século XX, com o Plano de Urbanização da Zona Sul da Avenida Alferes Malheiro, nasce a Avenida de Roma, o Bairro das Estacas, as Torres da Avenida dos Estados Unidos da América e muitos outros ícones do Bairro de Alvalade.

Nos anos 70, inauguraram-se várias estações de metro da linha verde, um dos principais meios de transporte da cidade. Alvalade era considerada um símbolo da Lisboa moderna.

Imagem: Nunes, Alberto Augusto de Abreu; [1953]; Fotografia aérea do bairro de Alvalade; Arquivo Municipal de Lisboa.

Imagem: Silveira, Nuno Barros Roque da; [1970]; Obras do metropolitano; Praça de Alvalade; Arquivo Municipal de Lisboa.

ALVALADE UM ANO DE VIDA, SÉCULOS DE HISTÓRIA

Entre os séculos XVI e XVIII, nos Campos de Alvalade foram construídas quintas, palácios e palacetes, para os momentos de veraneio da nobreza. Imagem: Serôdio, Armando; [1963]; Palácio dos Coruchéus; Arquivo Municipal de Lisboa.

Na década de 80, surgiu uma nova vaga de construção, erguendo-se vários edifícios na Cidade Universitária, como a Torre do Tombo e novas faculdades. Imagem: Torre do Tombo; [2014]; Junta de Freguesia de Alvalade.

No século XIX, o Campo Grande era utilizado como espaço de recreio e de desporto. A feira do gado era um dos acontecimentos mais importantes da vida da cidade. Imagem: Autor(es) não identificado; Feira do gado; [19--]; Arquivo Municipal de Lisboa.

O início do século XXI traz a requalificação do espaço público, com intervenções em espaços existentes, como o jardim do Campo Grande e a Quinta do Narigão, e a criação de novas infraestruturas, como ciclovias, o parque canino, o parque aventura. Imagem: Campo Grande; [2014]; Junta de Freguesia de Alvalade. JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE · 03


HIGIENE URBANA

Os heróis das nossas ruas Na freguesia de Alvalade o serviço de limpeza e lavagem de ruas está centralizado no posto de limpeza das Murtas. Vamos conhecer este espaço e os seus funcionários – homens e mulheres que diariamente cumprem a importante missão de manter as ruas limpas e livres de lixo.

Aqui o dia começa bem cedo. Logo às seis da manhã iniciam-se os trabalhos de deservagem, varredura e lavagem de ruas. Na Avenida de Roma, encontramos dois dos nossos heróis cantoneiros: um lavador e um engatador (que abre e fecha a água e faz os achegos). O seu utensílio de combate à sujidade é uma agulheta – uma máquina de lavagem, com três mangueiras, um ferro de sarjetas, pás e vassouras, um carrinho, um cone e um triângulo de sinalização a indicar “serviços de limpeza”. Quando a lavagem é realizada à noite, a agulheta inclui ainda um pirilampo (luz intermitente). Desde a transferência destes serviços para a Junta de Freguesia, em março de 2014, já foram lavados todos os bairros da freguesia, estando agora a ser limpas as vias principais. «Antes, esta lavagem era feita uma vez por ano. Agora há um

04 · JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE

trabalho de proximidade e está a ser feito com mais frequência. Esta é uma das mais valias da transferência de competências.», explica Igor Roçadas, Secretário da Junta de Freguesia de Alvalade, responsável pelo Pelouro da Higiene Urbana. Daniel Rodrigues, encarregado geral operacional do posto de limpeza das Murtas, vai na sua carrinha fazer uma ronda pelos trabalhos que estão a decorrer. Na Avenida da Igreja, encontra um varredor, equipado com um carrinho de varredura, pá, vassoura e soprador (usado em locais de acesso mais difícil). «Nós neste trabalho temos um “amigo” que é o vento», explica o senhor Daniel em tom de brincadeira, «por vezes já temos um montinho de folhas feito e vem o nosso “amigo” e espalha tudo outra vez». Numa outra rua, encontramos o encarregado operacional Paulo Quintino, de 61 anos, a acompanhar os trabalhos


HIGIENE URBANA Com a reorganização administrativa da cidade de Lisboa, foram transferidas competências da Câmara Municipal para as juntas de freguesia. No que diz respeito à higiene urbana, as juntas receberam algumas competências, mantendo-se outras sob a responsabilidade do município. Esta maior proximidade dos serviços com os fregueses e com os centros de decisão permite uma resolução mais eficaz e imediata das ocorrências na via pública.

DESERVAGEM E MONDA QUÍMICA

CIDADÃO

RECOLHA E TRANSPORTE DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS

RECOLHA E TRANSPORTE DOS RESÍDUOS INDIFERENCIADOS

SEPARAÇÃO E DEPÓSITO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS

LIMPEZA DAS VIAS E ESPAÇOS PÚBLICOS LIMPEZA DE SARJETAS E SUMIDOUROS

COMPETÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

de deservagem. Nestes, um cantoneiro trabalha com a roçadora mecânica, a cortar as ervas, e outro faz a varredura do que foi cortado. «O meu trabalho é fiscalização e coordenação do pessoal», explica o senhor Paulo, «há 37 anos que trabalho no posto de limpeza, primeiro como cantoneiro e depois como encarregado. O meu dia a dia é ver o estado em que as ruas estão e quais são aquelas que precisam de mais limpeza». Chegadas as 11h30, os cantoneiros regressam ao posto de limpeza para a hora do almoço. Aqui, também eles têm os seus heróis: a cozinheira, a auxiliar de limpeza, a administrativa e o guarda. Depois de almoçarem, juntam-se na sala de convívio para um jogo de cartas ou de snooker. «O que gosto mais no meu trabalho é a camaradagem. Gosto do trabalho em equipa. Em Alvalade somos bastante unidos

COMPETÊNCIAS DA JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE

e temos de nos ajudar uns aos outros. É satisfatório ver as coisas a serem feitas e a satisfação da população.», explica João Quaresma, de 42 anos, cantoneiro há dois anos e meio. Às 13h00 toca a campainha a chamar para uma reunião com os encarregados operacionais, para distribuição das tarefas da tarde: «Ora, para a carrinha, vai o senhor Moreira mais o senhor Rodrigues. O senhor Meireles leva o soprador e faz o que conseguir.», define Paulo Quintino. Iniciam-se então os trabalhos que se prolongarão até às 18h30. No dia seguinte, a rotina repete-se. «O nosso trabalho é um trabalho inglório. É um trabalho que nunca está feito. Mas com o tempo vai ficar melhor do que estava. Nós estamos cá para isso.», conclui o senhor Daniel. Com as ruas novamente limpas, é hora de regressar a casa. ●

Para uma rua limpa, é preciso mudar comportamentos. “Para nós a folha não é lixo. Para nós o lixo são os papéis e os plásticos que os fregueses, por vezes, deitam para o chão. Enquanto tivermos pessoas com esses procedimentos não conseguimos ter uma rua limpa.” – Daniel Rodrigues, 53 anos, encarregado geral operacional.

Não faça confusão: a papeleira é para os papéis, não é para os sacos do lixo. «Uma vez andávamos a varrer a rua e chegou uma senhora com um saco do lixo, a tentar metê-lo dentro da papeleira, e olhou para mim e disse: “Olhe, posso pôr no seu contentor?” e eu expliquei: “No contentor pode, na papeleira é que não, porque as papeleiras são para o papel, não são para sacos com lixo.”». – Anabela Duarte, 49 anos, cantoneira. JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE · 05


ESTRELLA DAMM

LISBOA OPEN

30 Setembro a 5 Outubro 2014 LISBOA RACKET CENTER, ALVALADE ENTRADAS: WORLDPADELTOUR.COM Bilhetes de 5 a 15 euros

“Os Melhores do Mundo estão de regresso a Lisboa”

CO-ORGANIZAÇÃO


DESPORTO

O Lisboa Racket Centre recebe, pelo segundo ano consecutivo, o World Padel Tour. foto Cedida por Lisboa Racket Centre +info www.lrc.pt

20m 10m

O padel é um desporto de raquete, jogado a pares e utilizando raquetes e bolas semelhantes à do ténis tradicional. O campo é retangular, totalmente fechado, com 10 metros de largura por 20 de comprimento e uma rede no meio, com paredes nos topos e nas laterais. A superfície do campo pode ser em relva sintética, alcatifa ou betão poroso.

TORNEIO MUNDIAL DE

PADEL EM ALVALADE Com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade, terá lugar no Lisboa Racket Centre, o World Padel Tour – um dos maiores torneios mundiais de padel. O evento conta com etapas em vários países, incluindo Portugal. A etapa deste ano – Estrella Damm Lisboa Open – traz até Alvalade, de 30 de setembro a 5 de outubro, alguns dos melhores jogadores do mundo. Portugal conheceu o padel em 2008 e, ao longo dos anos, tem-se verificado um crescimento exponencial de praticantes. Trata-se de uma prática desportiva que não necessita de elevada condição física, podendo ser praticada por pessoas em qualquer idade.

Em Alvalade, junto à entrada do Parque José Gomes Ferreira (mata de Alvalade), o Lisboa Racket Centre coloca à disposição 16 courts e diversas instalações que oferecem todas condições para a prática do padel, bem como outros desportos de raquete, nomeadamente o ténis e o squash. Para além destes, o clube conta com a vertente de fitness, que engloba a prática de ginásio com diversas máquinas e acessórios de treino, e várias aulas de grupo. Sempre envolvidos num ambiente familiar, os moradores da freguesia podem usufruir de um leque de serviços adicionais como o restaurante, a piscina, o parque aventura, consultas de nutrição e uma equipa de fisioterapeutas e osteopatas. ● JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE · 07


CULTURA

Cidade das Tradições ilustração Cedida por Inatel +info www.inatel.pt

Três dias de celebração do património expressivo português, numa iniciativa que contribui para a preservação da arte e cultura tradicionais.

O Parque de Jogos 1.º de Maio, em Alvalade, é o palco da segunda edição da Cidade das Tradições, nos dias 19, 20 e 21 de setembro. Um programa da fundação INATEL, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvalade, destinado a toda a família, onde são partilhadas diversas formas de arte e cultura tradicionais. Este evento festivo reúne várias associações, agentes culturais e artistas, que trazem até Lisboa folclore, brinquedos e jogos tradicionais,

entre muitas outras atividades. Na Cidade das Tradições preservam-se e divulgam-se costumes, artes e práticas de tempo antigos, que chegaram até aos dias de hoje. A edição deste ano é dedicada à Região do Alentejo, por ocasião da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade. É uma iniciativa de entrada gratuita que convida à participação e à partilha por parte do público. ●


BREVES

Crianças DE ALVALADE em férias

Comemoração do 40.º aniversário do 25 de abril A Junta de Freguesia de Alvalade comemorou em maio os 40 anos do 25 de abril e o 1.º de maio, com cinema e música, numa iniciativa subordinada aos temas do fascismo e liberdade. Esta iniciativa integrou um ciclo de cinema, com a exibição de três filmes e uma curta-metragem, na Universidade de Lisboa, e a realização de um concerto do Coro Sinfónico e do Coro de Câmara Lisboa Cantat, no auditório da Junta de Freguesia, que contou com a presença do Coronel Vasco Lourenço. ●

Coros do Mundo EM LISBOA Realizou-se, no dia 6 de junho, o primeiro concerto de Coros do Mundo em Lisboa, na Igreja de Santa Joana Princesa. Um evento organizado pela Associação Musical Lisboa Cantat, com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade, que contou com a presença do coro canadiano Holy Heart of Mary Alumnae Choir e do Coro Sinfónico Lisboa Cantat. Esta foi a primeira edição de uma iniciativa que acontecerá anualmente e que pretende reunir em Lisboa coros provenientes dos mais variados países. ●

Nos meses de junho e julho, cerca de 300 crianças, entre os 6 e 12 anos de idade, participaram no programa Alvalade em Férias – Infância. Ao longo de 4 semanas decorreram várias atividades, de caráter pedagógico, lúdico, desportivo e cultural. As manhãs foram passadas na praia e durante a tarde aconteceram visitas, atividades ao ar livre e jogos. ●

Exposições de arte na Junta de Freguesia de Alvalade A Junta de Freguesia de Alvalade promove mensalmente a realização de exposições de arte, no átrio da sede, um espaço dedicado à arte e à cultura. Os trabalhos expostos são da autoria de diversos artistas, incluindo dos alunos do atelier de pintura realizado ao longo do ano, no espaço-atelier da sede. As exposições podem ser visitadas de 2.ª a 6.ª feira, das 9h às 18h. ●

Programa de atividades mensais

Escolha do logótipo da Junta de Freguesia de Alvalade Com a união das antigas freguesias de Alvalade, do Campo Grande e de São João de Brito, a nova Junta de Freguesia de Alvalade (JFA) ganhou uma imagem única, que marca este momento de mudança. A criação do logótipo decorreu de um processo participativo, do qual a vencedora, Catarina Frutuoso, aluna do curso de Produção Gráfica e Design, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), foi distinguida com a entrega do prémio, numa cerimónia com a presença de representantes da JFA e da ULHT. ●

Junta de Freguesia de Alvalade

Férias EM MOVIMENTO Decorreram, de 21 de julho a 1 de agosto, as férias desportivas Mexe-te com Alvalade, uma iniciativa do Clube Atlético de Alvalade e da Junta de Freguesia, destinada a jovens entre os 13 e os 16 anos. O programa contou com a participação de dezenas de jovens, que desfrutaram de atividades de âmbito lúdico e desportivo, como praia, peddy papers, piqueniques, cinema, visitas, jogos, modalidades e mini-olimpíadas. ●

Em setembro, o programa de atividades mensais da Junta de Freguesia de Alvalade, que fez uma pausa em agosto, regressa com várias iniciativas a não perder. Ao longo deste mês, há muito a acontecer em Alvalade, desde Passeios Mistério, nos dias 13 e 20 de setembro; o programa Alvalade em Férias – Sénior, de 8 a 12 de setembro; e outras ações que proporcionam momentos de convívio e partilha. Na 2.ª quinzena, abrem as inscrições para as atividades letivas organizadas pelos Briosos, dirigidas à população sénior da freguesia. Para mais informações e inscrições, contacte os serviços de atendimento. ●

www.facebook.com/jfalvalade

Sede: Rua Conde Arnoso, 5-B · 1700-112 Lisboa · Tel.: 218 428 370 · Fax: 218 428 399 · geral@jf-alvalade.pt Pólo Ernesto de Vasconcelos: Rua Ernesto de Vasconcelos, n.º 8 · 1700-162 Lisboa · Tel.: 217 590 271 · Fax: 217 571 338 Pólo Teixeira de Pascoais: Rua Teixeira de Pascoais, n.º 10 · 1700-363 Lisboa · Tel.: 218 446 609 · Fax: 218 493 196 JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE · 09


Profile for Junta de Freguesia de Alvalade

Revista da Junta de Freguesia de Alvalade  

N.º 1 - Publicação quadrimestral

Revista da Junta de Freguesia de Alvalade  

N.º 1 - Publicação quadrimestral

Advertisement