Page 91

Ajuste do arco Os aspersores de turbina vêm com o arco pré-definido para aproximadamente 180˚, podendo ser ajustados em funcionamento ou não. Recomenda-se que o ajuste inicial seja efectuado antes da instalação. 1. Utilizando a palma da mão gire o corpo interior para o lado esquerdo até ao batente, completando deste modo a rotação do aspersor. 2. Seguidamente rode para a direita até ao respectivo batente. ESTE É O LADO FIXO DO ASPERSOR. Mantenha esta posição para efectuar qualquer ajuste do arco.

Aumento do arco:

Diminuição do arco:

1. Insira a extremidade hexagonal da chave Hunter no orifício de ajuste do arco. 2. Enquanto mantém o corpo interior fixo no batente do lado direito, gire a chave para a direita para aumentar o arco. Cada rotação de 360˚ da chave aumentará o arco em 90˚ (45˚, para os I-31 Plus e I-41). 3. Quando a chave parar de girar ou ouvir um barulho de engrenagens, significará que o raio foi ajustado para círculo completo (360˚). 4. O ajuste do arco pode ser efectuado para qualquer valor entre 40˚ e 360˚.

1. Insira a extremidade hexagonal da chave Hunter no orifício de ajuste do arco. 2. Mantendo o corpo interior fixo no batente do lado direito, gire a chave para a esquerda para diminuir o arco. Cada rotação de 360˚ da chave diminuirá o arco em 90˚ (45˚, para os I-31 Plus e I-41). 3. Quando a chave parar de girar ou ouvir um barulho de engrenagens, significará que o raio foi ajustado para o valor mínimo (40˚).

Augmentation du secteur d’arrosage

Réduction du secteur d’arrosage

Alinhamento do lado direito (fixo) do sector de rega Se o lado direito do sector de rega não estiver bem alinhado, teremos uma zona seca e outra húmida. O seu ajuste é extremamente fácil, bastando girar todo o aspersor bem como o respectivo acessório de ligação até o batente direito ficar alinhado com a extremidade direita do sector. Esta técnica exige que se retire terra em redor do aspersor, para que este possa ser movimentado.

40°

360°

Secteur minimum

Secteur maximum

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Ajuste do arco dos aspersores de turbina PGJ, PGP®, I-31 Plus, I-41 e I-90

com a extremidade direita do sector de rega, e a seguir enrosque o corpo interior no copo do aspersor, com cuidado, para não fugir da posição seleccionada (Fig 11). Ficará assim com o lado direito alinhado, bastando acertar o lado esquerdo (pelo processo mencionado de aumentar ou diminuir o arco) para ter o arco pretendido. NOTA: Não é necessário escavar e remover o copo do aspersor para efectuar o alinhamento à direita.

O ajuste do lado fixo do aspersor pode ainda ser efectuado do seguinte modo: desenrosque o corpo interior e uma vez retirado rode-o até atingir o batente direito. Coloque o corpo novamente no interior do aspersor mantendo a posição seleccionada. Alinhe-o Fig. 11

Regulador de Pressão Accu-Set™: Instalar o Regulador de Pressão Accu-Set

Ajustar o Regulador de Pressão Accu-Set:

1. Remover o solenóide da electroválvula de irrigação Hunter PGV ou ICV. (Remover também a alça de controlo do caudal na ICV de 1"). Veja Figura 12. 2. Introduza o solenóide no Accu-Set. 3. Antes de introduzi-lo, alinhar o Accu-Set no lugar do solenóide e posicionar a parte válvula Schrader do Accu-Set em direcção à alça do controlo do caudal.     * Veja Figura 13. 4. Introduzir o Accu-Set na área do solenóide da electroválvula.

1. Girar o selector no topo do Accu-Set até que a seta abaixo do selector esteja posicionada na pressão a jusante desejada. Veja Figura 14. 2. A escala de cor branca é para “PSI”, a de cor amarela para “bar”.

Fig. 12

Fig. 13

* A válvula Schrader é para verificar as especificações requeridas ou ajustar a pressão usando um manómetro, mas o Accu-Set pode ser ajustado facilmente sem ela. Quando usar a válvula Schrader para medir a pressão, lembre-se de que a leitura da pressão será sempre mais alta do que a da face do Accu-Set, porque o Accu-Set está ajustado para a pressão a jusante, enquanto que a válvula Schrader mede a pressão na válvula. A pressão no cano será mais baixa entre de 2 e 8 PSI, dependendo de muitos factores, tais como o caudal e o tamanho do cano.

Fig. 14

89

Catálogo Hunter  

Catálogo de rega

Catálogo Hunter  

Catálogo de rega

Advertisement