Jornal Portal

Page 21

Portal do Paraná

De 05 a 11 de maio de 2013

VIDA DE ARTISTA

ANA PAULA LIMA "ALMA CIGANA"

Hoje atriz da novela global Salve Jorge, Ana Paula Lima se sentia uma cigana enclausurada uns anos atrás em sua cidade natal, a paulista Assis. Por muito tempo, conteve uma vontade de se libertar porque não tinha certeza do que fazer. Aos 17 anos, foi passar um ano na Califórnia, onde finalizou o ensino médio. Tempo suficiente para começar a formar as asinhas que não pararam mais de bater. Na volta ao Brasil, instalou-se em Piracicaba (SP), formou-se em publicidade e trabalhou pouco tempo no ramo. Logo bateu de novo a vontade de voar. Fez as malas – ou melhor, um mochilão – para circular sozinha pela Europa por quatro meses. Foi para Alemanha, República Checa, Áustria, Portugal, Espanha, França e deu uma esticada africana até o Marrocos. O tempo em cada lugar dependia dos amigos e planos que fazia no calor do momento. Para Ana Paula, era assim a liberdade. Nessa época, teve muito tempo para pensar o que queria fazer da vida, e aflorou um desejo que ela sempre teve, mas sufocava: ser atriz. “Foi com a maturidade que tirei minha insegurança”, lembra ela, hoje com 29 anos. Para que lugar o novo bater das tais asinhas a levou? Rio de Janeiro, onde emendou vários cursos de inter-

pretação. Os primeiros trabalhos foram no teatro, em 2008 e 2009, com as peças C8H11N02 (fórmula da dopamina) e Exercício Número 2: Formas Breves (baseada em fragmentos de célebres obras literárias). Na TV, fez pequenas participações em novelas da Globo até surgir, no ano passado, o convite para participar de Salve Jorge como a personagem Karla. Ela está no núcleo das mulheres que são levadas à Turquia sob a ilusão de trabalhar como modelos e acabam enganadas. “Assim como a maioria delas, Karla entrou nessa por almejar uma vida melhor, mas foi parar num cativeiro. Lá elas são o tempo todo roubadas. Roubam sua dignidade e vontade de viver. Há dias em que interpretamos a raiva delas. Noutros, a tristeza, a humilhação e o sentimento de fuga. É pesado, mas estou muito feliz em poder alertar a sociedade de um problema real.”

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.