Page 1

FUNÇÕES SINTÁTICAS DO PRONOME RELATIVO QUE. O pronome relativo que pode ser usado com referência a pessoas ou coisas. Sintaticamente, esse pronome desempenha as seguintes funções: sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto adverbial. Procedimentos para descobrir a função sintática do pronome relativo que: 1) substituir o pronome relativo pelo seu antecedente; 2) ver a função, sintática do antecedente em sua nova posição (no lugar do pronome relativo); 3) a função do antecedente, em sua nova posição, será a mesma do pronome substituído. Veja como é simples: Vá buscar o técnico consertará o computador. consertará o computador. Sujeito (que = sujeito) gosto do profissional tu és. tu és. Predicativo do sujeito (que = predicativo do sujeito) OBS.: em caso de dúvida, coloque na ordem direta: “Tu és Aqui estão os livros comprei para você. comprei para você. Objeto direto (que = obj. direto). Ordem direta: Comprei para você. O dinheiro preciso não é muito. preciso. Obj. indireto (de que = obj. indireto) que O técnico que O profissional o profissional” que Os livros os livros de que Do dinheiro Não é esse o livro fiz referência. fiz referência. Complemento nominal ( a que = complemento nominal) O cão fui mordido é vacinado. fui mordido. Agente da passiva (por que = agente da passiva) Talvez você não conheça os caminhos passei.


passei. adjunto adverbial de lugar (por que = adjunto adverbial de lugar)

EXERCÍCIO Dê a função sintática do pronome relativo que: a) Veja o lindo poema que ela escreveu. b) Por favor, recolha o material que está sobre a mesa. c) Poucos conhecem o artista que sou. d) Ainda não ouvi a música a que você se refere. e) Aquele professor adora a turma por que foi homenageado. f) A casa em que moro é bem confortável. g) O cargo por que estavas ansiosa ainda está vago. h) Era deliciosa a bebida que nos serviam. i) Você não é aquele que parece. j) Aqui está o livro de que tens necessidade. l) O rapaz devolveu os ingressos que havia comprado. a que Ao livro por que Pelo cão por que Pelos caminhos n) Aquela é uma cidade a que pretendo voltar. o) De longe nós observávamos as pessoas que chegavam. p) As ferramentas com que trabalho são outras. q) Essa é uma história em que não acredito. r) Lá vive um povo que zela por seu país. s) Quais são as frases que você errou. t) Disse algumas coisas de que não tinha certeza. u) Estabelecia regras de que ele mesmo duvidava. v) Atenda a pessoa que acabou de chegar. x) O tristonho que você era já não mais existe. z) Pretendo eliminar as dificuldades que ainda tiveram.

GABARITO A) OBJETO DIRETO. B) SUJEITO. C) PREDICATIVO DO SUJEITO. D) OBJETO INDIRETO. E) AGENTE DA PASSIVA. F) ADJUNTO ADVERBIAL LUGAR G) COMPLEMENTO NOMINAL. H) OBJETO DIRETO. I) PREDICATIVO DO SUJEITO. J) COMPLEMENTO NOMINAL.


L) OBJETO DIRETO. M) AGENTE DA PASSIVA. N) ADJUNTO ADVERBIAL LUGAR. O) SUJEITO. P) ADJUNTO ADVERBIAL INSTRUMENTO. Q) OBJETO INDIRETO. R) SUJEITO. S) OBJETO DIRETO. T) COMPLEMENTO NOMINAL. U) OBJETO INDIRETO. V) SUJEITO. X) PREDICATIVO DO SUJEITO. Z) OBJETO DIRETO.

Funções sintáticas  

FUNÇÕES SINTÁTICAS DO PRONOME RELATIVO QUE. O pronome relativo que pode ser usado com referência a pessoas ou coisas. EXERCÍCIO Dê a função...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you