Page 1

!

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !! !! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !! ! ! Chapa Regional Rio 2012


! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !! DEMOCOM ! ! ! ! ! !! ! ! ! ! Apresentação ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !! !! ! !! ! ! ! ! !! ! ! ! !! ! ! ! !! ! ! !! ! ! ! !! ! ! ! ! QFC! !! ! !! !! Combate às Opressões ! ! !! ! ! ! !! ! ! ! !! ! ! ! ! !! ! ! ! !! ! ! ! !!! ! ! !! !!! ! ! !! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !! ! ! ! ! !! ! ! ! ! !! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !! ! A Democratização da Comunicação também é uma das bandeiras da ENECOS, por acreditarmos que a comunicação deve ser porta-voz das causas populares e defender os direitos humanos. O cenário que encontramos hoje no Brasil é de uma comunicação monopolizada, que serve para reproduzir esteriótipos e reforçar a posição hegemônica das poucas famílias que concentram os meio de comunicação, gerando também a criminalização dos movimentos sociais e da pobreza. No Rio de Janeiro, podemos observar que o uso dos meios de comunicação hegemônicos, ao mesmo tempo que produz um esteriótipo de "cidade maravilhosa" através de um pacote cultural que coloca a mulher como mercadoria sexual e explora visualmente o lado economicamente privilegiado da cidade, projeta para o que chamam de "subúrbio", "favela" ou "comunidade" uma imagem criminalizada da pobreza, institucionalizada como violência ou poder paralelo, o que funciona como um mecanismo de exclusão social. Acreditamos que lutar por meios de comunicação democráticos, além de favorecer a liberdade de expressão e a real diversidade de manifestações culturais, é o caminho para chegarmos a uma sociedade onde todos tenham condições básicas de sobrevivência e tenham os direitos humanos garantidos.

!

!

!

Com as transformações ocorridas no mundo do trabalho, por conta da instauração do neoliberalismo, o sistema educacional também sofreu mudanças. A procura por profissionais cada vez mais especializados e técnicos fez com que as universidades se incorporassem a essa situação. E com o curso de Comunicação Social não foi diferente. Esse tecnicismo se instaura no curso que vai formar profissionais para trabalhar na formação ideológica da sociedade. Portanto, não é atoa que disciplinas como Filosofia, Sociologia, Economia Política, fundamentais para a compreensão do sistema que estamos inseridos e o papel da mídia nele, estão cada vez mais distantes dos currículos dos futuros comunicadores. As Nova Diretrizes Curriculares para o curso de Jornalismo lançadas pelo MEC são um claro exemplo disso. Nesse documento, o Jornalismo é retirado da área de Comunicação Social que também deixa de existir, de forma a moldar profissionais apenas cumpridores de função. A Enecos foi contra esse processo e em 2010 lançou a campanha “Somos todos Comunicação Social”, para levantar o debate sobre a qualidade da formação que os comunicadores tem hoje. E isso deve continuar. Para sermos bom profissionais devemos compreender nossa sociedade e a importância dos meio de comunicação para a manutenção da mesma.

!

A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação tem um histórico de luta pela construção de uma sociedade justa, igualitária e livre onde os direitos humanos sejam realmente respeitados, através de três bandeiras: Democratização da Comunicação, Qualidade de Fomação do Comunicador e Combate às Opressões. Sua gestão é realizada nacionalmente e através de regionais, para que o acúmulo e as ações da executiva sejam adequados às particularidades de cada local de atuação. Acreditamos que a Regional Rio tem uma grande responsabilidade nessa atuação, por ser um dos pontos de partida da comunicação hegemônica para todo o país. Nosso objetivo atualmente para a regional é o fortalecimento de sua atuação através do trabalho com os CA’s e DA’s, aprofundando a discução de nossas bandeiras naqueles que já estão próximos da executiva e agregando mais escolas de comunicação, realizando espaços da ENECOS e incentivando a participação.Nesse material, apresentamos nossas propostas de atuação enquanto regional para as três bandeiras principai da ENECOS.

Outra bandeira da nossa Executiva é o Combate às Opressões. Entendemos que com a mídia que hoje temos, diversos movimentos sociais e grupos excluídos da sociedade são cada vez mais oprimidos. Mulheres, negros, homossexuais são diariamente retratados de forma depreciativa e preconceituosa: a mulher-mercadoria que vem junto com a cerveja, os empregados da novela que são sempre negros, o gay que é tido como espalhafatoso. Além disso, com a vinda da Copa e das Olimpíadas para o Brasil, o debate sobre a criminalização das drogas e da pobreza se faz mais presente. A guerra ao tráfico e a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) que hoje vivemos funcionam como um dispositivo de extermínio em massa da população pobre, afinal, como diria Bezerra da Silva “seu doutor só combate o morro, não combate o asfalto também”. Nós, enquanto comunicadores devemos, lutar por uma democratização dos meios de comunicação, de modo a garantir que todos tenham o direito de se expressarem. Essa luta, no entanto deve se dar cotidianamente, em nossos Centro e Diretórios Acadêmicos, em nossas salas de aula e Universidades.


! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !! ! Atuação ! Regional Rio 2011! ! ! ! ! ! ! !! ! ? ! !! ? ? !! ? !! ? ! ! Contatos! ! !? ? ! !? ! !? !! ! !! !

Seminário de Formação Política

Pré-encontros ENECOM Pará 2011

Articulação dos Da’s no Rio

ERECOM Vitória 2011

Acompanhamento do Marco Regulatório na FALE Rio

!

Jéssica Pietrani | UFF - jessica.pietrani@gmail.com

Luiza Corrêa | UERJ - luiza.scorrea@gmail.com

Mohara Valle | UFF - mohara.santos@gmail.com

Eric Sia | UERJ - ericlupus@hotmail.com

Site: www.enecos.org/regionalrio

E-mail: enecos.regionalrio@gmail.com Twitter: @regionalrio

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Enecos-RegionalSudeste-II/110449399016864 Flickr: http://www.flickr.com/photos/regionalrio/

!

Chapa Regional Rio 2012 !

Sem luta só resta loucura!  

Essa é carta programa da Chapa "Sem luta só resta loucura!" para a Coordenação Regional Sudeste II da Enecos para o ano de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you