Page 1

Escola Secundária Cacilhas-Tejo 2012/2013

Tipos de Comunicação Módulo 10- A Comunicação e a Informação

Disciplina: Técnicas de Secretariado II Professora: Domitila Cardoso

Trabalho realizado por: Cristiana Silva nº11 Jéssica Gois nº19


Índice

Introdução ............................................................................................................................................... 3 Comunicação ........................................................................................................................................... 4 Elementos da Comunicação .................................................................................................................... 5 Processos de Comunicação ..................................................................................................................... 6 Tipos de Comunicação ............................................................................................................................ 7 Comunicação Interna .............................................................................................................................. 8 Instrumentos de Comunicação ............................................................................................................... 9 Conceito de Relações Públicas .............................................................................................................. 10 Interferências/Barreiras no Processo de Comunicação ........................................................................ 11 Conclusão .............................................................................................................................................. 12 Bibliografia ............................................................................................................................................ 13

16 de Abril de 2013

Página 2


Introdução

Na disciplina de Técnicas de Secretariado II a professora Domitila Cardoso pediu aos alunos para realizarem um trabalho de pesquisa sobre “Tipos de Comunicação”, integrado no Tema do módulo 10 “A Comunicação e a Informação”. Fizemos este trabalho no Microsoft Word, durante as aulas, o qual aperfeiçoávamos depois em casa. Baseámo-nos em pesquisas na internet e também em algumas apresentações Powerpoint disponibilizadas pela professora na plataforma moodle. Ao longo do trabalho iremos abordar vários conceitos relacionados com os temas e subtemas do módulo 10.

16 de Abril de 2013

Página 3


Comunicação

A comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se realizou.

É através da comunicação que as pessoas adquirem notícias ou informações, podendo partilhar com os outros.

A comunicação, entre duas pessoas, implica que haja a emissão de sinais, sons, gestos, etc., com a intenção de transmitir uma mensagem.

Para que a comunicação seja bem sucedida o recetor deve descodificar a mensagem e interpretá-la.

16 de Abril de 2013

Página 4


Elementos da Comunicação

Emissor

Aquele que emite uma mensagem

Mensagem

Aquilo que se pretende transmitir

Recetor

Aquele que recebe a mensagem

Código

Conjunto de elementos com significado organizados, segundo certas regras, aceites pelo emissor e recetor

Canal Contexto

Onde/como é feita a passagem da mensagem (postal, livro, telemóvel…) Situação em que decorre a comunicação

Fig.1- Esquema dos Elementos da Comunicação

16 de Abril de 2013

Página 5


Processos de Comunicação

O processo de Comunicação ocorre quando o emissor (codificador) emite uma mensagem ao recetor (descodificador), através de um canal. O recetor interpretará a mensagem, que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio…) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando a comunicação.

Codificação

Emissor

Descodificação

Ruído

Recetor

Canal

Mensagem

Feedback

Fig.2- Esquema do processo de comunicação

16 de Abril de 2013

Página 6


Tipos de Comunicação

Comunicação verbal: Todo o tipo de passagem ou troca de informações por meio de linguagem escrita ou falada.

Comunicação não verbal: exprime sentimentos sem usar palavras. Há a troca de sinais como o olhar, gestos, postura, mímica, etc.

A comunicação verbal pode ser: Interna- quando o processo acontece dentro da empresa. Externa- quando o processo ocorre entre funcionários ou instituições de outras empresas.

16 de Abril de 2013

Página 7


Comunicação Interna

Descendente

- É do superior para os empregados. - Envolve os relatórios administrativos, jornais internos da empresa, cartas e circulares, relatórios escritos sobre desempenho, manuais dos empregados, entre outras. - Tem um propósito mais informativo que persuasivo. •

Ascendente

- É dos empregados para o superior hierárquico. - Envolve apontamentos escritos, relatórios, reuniões de grupo e conversas informais com o superior. - Apresenta um propósito informativo e auxilia na tomada de decisão. •

Diagonal/Transversal

- Transmissão de mensagem de níveis organizacionais mais altos ou mais baixos de diferentes departamentos, demonstrando maior dinamismo no que se refere às decisões da comunicação. - Acontece em organizações menos centralizadas e com maior flexibilidade. •

Horizontal

- Envio de informações entre funcionários do mesmo nível organizacional. - É comum nas empresas de grandes dimensões. •

Circular

- As pequenas empresas têm fluxo de comunicação deste tipo. - Envolve todos os elementos indistintamente.

16 de Abril de 2013

Página 8


Instrumentos de Comunicação

Servem para as empresas se poderem dar a conhecer. As organizações têm ao seu dispor instrumentos de diversos tipos: -

Comunicação oral

-

Comunicação escrita

-

Comunicação mista

Comunicação oral

Comunicação escrita

Comunicação mista

Telefonemas

Correspondência interna e externa

Apresentações

Conversas informais

Brochuras de apresentação

Merchandising

Reuniões de trabalho

Newletters, boletins e revistas

Campanhas publicitárias

Contato com instituições do mesmo ramo

Relatórios e contas

Acolhimento de visitas

Contato com instituições setorias

Caixas de sugestões

Comunicados de imprensa

Contato com sindicatos

Cartazes

Vídeos e filmes institucionais Organização de eventos Serviços de apoio ao cliente Palestras, seminários, worshops, conferências/congressos

Fig.3- Tabela com exemplos de instrumentos de Comunicação

16 de Abril de 2013

Página 9


Conceito de Relações Públicas

-

Refere-se à capacidade da organização de estabelecer relações cómodas com o público e passar-lhe uma imagem positiva.

-

O Secretariado, sendo uma das primeiras vozes ou faces com que o público tem contato e um mediador habitual entre os órgãos de gestão e o resto da organização, assume um papel fundamental enquanto agente de relações públicas.

16 de Abril de 2013

Página 10


Interferências/Barreiras no Processo de Comunicação

Barreiras ao nível do Emissor/Recetor

Barreiras ao nível do Canal

Língua

Barulho

Vocabulário técnico (uso de palavras complicadas)

Interferência

Dificuldade na fala

Distorção

Timbre e cadência da voz

Eco

Caligrafia

Falta de rede

Estado de espírito

Avaria no equipamento

Expressão facial

Qualidade do suporte

Apresentação

Legibilidade e aspeto do suporte

Postura/Atitude

Fig.4- Tabela com exemplos de interferências e Barreiras no Processo de Comunicação

16 de Abril de 2013

Página 11


Conclusão

O objetivo deste trabalho foi o estudo de alguns conteúdos do módulo 10 “A Comunicação e a Informação”. No nosso trabalho foram abordados vários tópicos do referido módulo. Falámos dos elementos da comunicação, dos processos de comunicação, mostrámos quais os vários tipos de comunicação, falámos da comunicação interna e apresentámos uma definição do conceito de relações públicas. Referimos também quais as interferências e barreiras no processo de comunicação. Com base nos conteúdos pesquisados e apresentados, ficámos a conhecer melhor os tipos de comunicação, aprofundámos os temas atrás referidos, ficámos mais esclarecidas sobre quais as diferenças das barreiras ao nível do emissor/recetor e das barreiras a nível do canal. Ficámos também com mais conhecimentos sobre os três instrumentos de comunicação. Na nossa opinião, este trabalho foi muito útil, visto que no futuro vamos ter que aplicar alguns destes conhecimentos na nossa vida profissional.

16 de Abril de 2013

Página 12


Bibliografia

http://pt.scribd.com/doc/13330199/4-Os-varios-tipos-de-comunicacao http://conceito.de/comunicacao http://www.slideshare.net/barrasustentavel/instrumentos-de-comunicao-empresarial http://www.sinprorp.org.br/Relacoes_Publicas/relacoes.htm Algumas apresentações em Power Points que a professora mostrou durantes as aulas.

16 de Abril de 2013

Página 13

tipos de comunicação  

trabalho realizado no ambito da disciplina de tecnicas de secretariado.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you