Page 1


Editorial Que delícia, outra estação, outros ares, outras roupas, outros objetivos, uma verdadeira diversidade de novidades. Cada dia que passa, percebemos inúmeras possibilidades que surgem. Basta você se autorizar a mudar, de se dar liberdade de conhecer algo novo, de dar ouvidos aos mais novos, de passar o barbeador por outro lado... A nossa felicidade é curtir, valorizar essas coisas comuns. O ontem já foi, o amanhã ainda não chegou, e o hoje é o que temos, então, vamos viver bem e da melhor forma possível, evitando sempre, julgar os demais, não fique se perturbando pelos seus erros, pois só erra quem tenta. É o que desejamos, nós da Tempero em Páginas, pois como todos vão poder folhear, nossos assuntos, e conhecer nossos patrocinadores (todos muito gente boa). Nosso desejo é para que não falte comida, nem bebida à ninguém, e que todos tenham saúde pra realizar sonhos e comer receitas deliciosas. Bom apetite a todos e até mês que vem.

Expediente Editores e Jornalistas CLEVERSON BUENO E JOÃO PAULO HISATUGO Diagramação JESSICA CÂMARA “YUNA” Foto da Capa DIVULGAÇÃO Suporte ELIANE SOARES BUENO JEFERSON BUENO PAULA HISATUGO MAICON SANTOS Colaboradores YAMIL REFAY MARISTELA SOBRAL CORTINHAS CRISLAINE BRANCO ELIS MARINA SANCZKOSKI ANTONIO LUBE Impressão GRÁFICA POSITIVA Tiragem 4.000 EXEMPLARES Escritório: Rua Janio Quadros 110 B, Pioneiros Catarinense - Res. Roma Cascavel, CEP:85805-420, Fone: (45) 3229-6310 Email: temperoempaginas@gmail.com - Este veículo de comunicação é uma publicação independente. - As publicações dos patrocinadores, expressam suas vontades, cabendo a cada um deles a responsabilidade por seu conteúdo.

4


ita Vegetariana do Mês

Rece

Charutinho de Couve recheada com Abobrinha e lentilha Ingredientes

- Abobrinha italiana - Margarina  - Cebola  - Lentilha  - Pimenta dedo-de-moça  - Salsa - Castanha-de-caju  - Queijo parmesão (opcional) - Folhas de couve   Modo de preparo

- Corte a Abobrinha ao meio no sentido do comprimento; - Com a ajuda de uma colher retire todo o miolo da abobrinha; - Pique o miolo da abobrinha e reserve; - Em uma frigideira, aqueça margarina. Refogue a cebola e em seguida acrescente a abobrinha; - Junte a lentilha, a pimenta, misture bem e reserve; - Desligue o fogo e adicione a salsa e a castanha de caju. - Recheie o interior das quatro partes da abobrinha com essa mistura e polvilhe parmesão; - Leve ao forno preaquecido em temperatura média (200ºC) até o queijo derreter; - Limpe as folhas de couve e estíqueás. Em seguida coloque a abobrinha ao centro e enrrole-a; - Sirva acompanhada de arroz branco e salada de tomates.

6


O

Dicas!

que é curtir? É fazer com que o alimento tome fortemente o sabor de um molho ou bebida alcoólica. A carne, por exemplo, pode ser curtida em vinha d’alhos e as pêras em aguardente.


Tempero do dia 07 de Setembro Alemão da Pizzaria Alkimia

Entrevistar o Edinei Luiz kerber, o alemão da Pizzaria Alkimia, foi muito legal. Aliás, mais um alemão na minha vida, pois tenho o alemãozinho da Rádio, o alemão que produz os Temperos, que é o Cleverson Bueno, e agora, conheço outro. Cada um tem suas qualidades. Nosso convidado é puro amor, um batalhador, e faz um calzone e uma pizza de deixar qualquer um com umas gramas a mais! Foi lá que provei uma das melhores pizzas que comi. Graças a Maria Cristina sua esposa, Dona Geni sua sogra e seus pais, esse alemão saiu melhor da conta. Abraço e obrigado meu amigo e que Deus continue te abençoando.


Psicologia e Alimentação Maristela Sobral Cortinhas Psicóloga Clínica, CRP: 08/04273

(45) 8806.6054 mariscort@hotmail.com

Um amor de comida Tenho certeza que muitos de vocês já ouviram falar sobre o quanto uma comida fica mais saborosa quando feita com amor! Que relação pode haver entre cozinhar bem, fazer comidinhas gostosas, com o sentimento de amorosidade? A relação é simples! Quando sentimos amor temos sentimentos positivos, nos sentimos bem, queremos o bem de outras pessoas, queremos que as pessoas gostem do que fazemos e fazemos com gosto para nós e para elas. Portanto, quando estamos neste estado de bem estar conosco transmitimo-lo no que fazemos, e quando o que fazemos é um alimento, este bem querer, este prazer de ver o outro se sentir bem, é transmitido naquilo que cozinhamos. O prazer de cozinhar também está em sentir o prazer do outro ao alimentar-se bem. Assim o amor expande-se de você para o outro, através do alimento, e é por isso que uma comida saborosa, feita com amor, não alimenta apenas o corpo, alimenta também a alma, o coração e o bem querer. Isso explica porque alimentos simples são tão especiais e têm um sabor único na memória do sentimento: o frango acebolado da mamãe, o feijão da Paulinha, o pão da tia Maris, e, com certeza, algum alimento que você tem guardado ai na memória do seu coração.

10


11


ita

Rece

Massa do Mês

Pasteizinhos de mandioca Ingredientes da massa

- 200g de mandioca cozida e amassada - 3 colheres (sopa) de farinha de trigo - Sal a gosto - Clara de ovo para pincelar - 1 ovo batido e farinha de rosca para empanar Ingredientes refogado

- Carne moída - 150 ml de molho de tomates - ½ cebola - Pimenta a gosto - Cheiro-verde a gosto Modo de preparo

- Misture a mandioca com a farinha de trigo e o sal, até obter uma massa lisa e maleável; - Abra a massa com um rolo de macarrão em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, até obter uma espessura fina; - Corte toda a massa com um cortador ou a boca de um copo, fazendo vários discos; - Preencha os discos com o recheio de carne moída feito molho; - Pincele metade de cada borda com clara e feche bem a massa em meia-lua; - Passe no ovo batido e depois na farinha de rosca;

12


É bom saber... Como o grão de milho vira pipoca? Além de seu material genético, o milho é composto de água e amido. Quando o grão é colocado na panela ou micro-ondas, a água vira vapor e empurra a casca. Ao mesmo tempo, o amido aumenta de tamanho, deixa de ser sólido e fica com consistência de gelatina. A pressão é tanta que a casca estoura e, em contato com o ar, a “gelatina” se solidifica, formando a pipoca.

Por que o mel nunca estraga?

Há dois motivos fundamentais para que o mel nunca estrague: pouca água e muito açúcar. Como essa é a única fonte de energia das abelhas, elas precisam que o alimento seja bem resistente e dure até que as flores fiquem cheias de néctar novamente. Por isso, esses insetos tiram o máximo de água do mel e a baixa umidade ajuda a conservar o produto.

14


Curiosidades sobre o s Pães O pão é um alimento básico que faz parte dos nossos hábitos alimentares, e existe um mais delicioso que o outro. Seguem abaixo, algumas curiosidades sobre esse rico alimento. - Você sabe porque a expressão “pão duro”? Porque os avarentos tinham mania de guardar pão dormido para ser comido aos poucos, ao invés de comprar mais. - E porque a expressão “comer o pão que o diabo amassou”? As antigas lendas medievais descreviam o demônio como um padeiro, sempre oferecendo um pão tremendamente indigesto. - O pão sovado vem de Portugal e tem esse nome por ser amassado/sovado diversas vezes, tendo como resultado uma massa macia e com sabor adocicado. - Ciabatta é um pão italiano e esse nome significa “chinelo”. Há indícios que a receita veio de um mosteiro do norte do país. - O nome Baguete significa “bastão”. Esse pão nasceu na Áustria, embora seja muito consumida na França. - O Brioche é um típico pão francês que era muito servido aos nobres antes da Revolução Francesa. Sua cor amarelada é devido à presença da gema. - O Banetone é uma preparação italiana, feito sempre com frutas cristalizadas e servida em diversas datas festivas. Já no Brasil, é consumido no Natal e há versões com chocolates, cremes e até salgados. Os pães mais saudáveis são os integrais, sendo assim, são esses que devem fazer parte do nosso dia-a-dia. Já esses outros pães citados acima, podem ser incluídos eventualmente no plano alimentar saudável. Que tal providenciar para o próximo lanche um pão de forma integral com queijo branco e peito de peru, que delícia né? Bom apetite. Fonte: www.entrelegumeseverduras.com. Acessado em 04/10/13 às 16h30

16


ita

Rece

Carne do Mês

Carne de jacaré ao creme de milho Ingredientes

- 400g de filé de jacaré - ½ cebola - 2 dentes de alho - Cheiro-verde a gosto - Sal a gosto - 200g de mussarela - 200g de presunto - Orégano a gosto - Farinha de rosca - 1 ovo Ingredientes do creme de milho

- 1 lata de milho - ½ cebola picada - 1 lata de creme de leite Modo de preparo

- Para temperar a carne, bata no liquidificador a cebola, o alho, o cheiro verde, e sal; - Cubra os filés e deixe descansando por 30 minutos; - Após descanso, empane os filés com o ovo levemente batido e a farinha de rosca; - Bata no liquidificador o creme de leite o milho e a cebola; - Frite os empanados em óleo quente, coloque os em um refratário untado com margarina cubra com o presunto, o queijo e o creme de milho, polvilhe orégano e leve ao forno preaquecido para gratinar.

18


C

Dicas!

omo identifico ponto de bala mole? Ponto de bala mole ĂŠ o ponto em que uma pequena quantidade de calda forma uma bolinha quando resfriada em ĂĄgua.


Tempero do dia 14 de Setembro Bar do Catarina e Rotary Clube União

Olha pessoal, falar sobre o Bar do Catarina é fácil pra quem gosta de comida gostosa, simples, e cerveja gelada. Há 12 anos, o Catarina, a Elieje, e o Miguel (filho) fazem da rotina de um bar restaurante seu dia a dia, pois como exemplo posso dizer que, num dia desses, fui visitar o eles e encontrei o casal, fabricando linguiça de peixe, pra consumo próprio, isso as 9 da noite, e por sinal dando risada e convivendo num clima de muita harmonia. Assim é o Bar do Catarina, muito simples, muito gostoso, tudo isso envolto num clima de muita paz. O meu muito obrigado à família do Catarina e a todos que frequentam o estabelecimento. Aliás, tem ótimos pratos que merecem ser provados. Também estivemos nesse mesmo programa conversando com João Scaramelli onde o Rotary Clube União estava produzindo uma feijoada deliciosa, sob o comando do Urandi de Souza, que com mais dezenas de companheiros, fizeram sucesso em mais essa empreitada culinária... Dá-lhe União.


O

Dicas!

que é banho-maria? É o nome dado ao processo de aquecer ou cozinhar lentamente qualquer ingrediente, mergulhando em água fervente o recipiente que a contém.


22


Vida Natural Elis Marina Sanczkoski Nutricionista e Personal Diet Tel: (45)9988-4123

A LANCHEIRA DAS CRIANÇAS – PARTE II A alimentação dos pequenos sempre é uma preocupação para os pais. E não é sem motivos. Uma boa alimentação durante a infância é essencial para o fornecimento de nutrientes e energia necessários para um bom crescimento e desenvolvimento. Os excessos na infância estão relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta, como a obesidade, hipertensão e diabetes. Enquanto as carências nutricionais podem levar ao déficit de crescimento, anemias e, se não tratadas a tempo, podem causar danos não reversíveis. O “puxão de orelha” é para os pais, pois muitos estudos têm demonstrado que hábitos alimentares na idade adulta estão relacionados à presença ou ausência de estímulos nos primeiros anos de vida e, do ponto de vista cultural, psicológico e social, a criança sofre influencia do meio em que está inserida - geralmente, o ambiente familiar. Suas atitudes, frequentemente, são reflexos do ambiente. A ingestão diária de alimentos considerados não saudáveis, portanto, pode criar um ambiente desfavorável à alimentação, levando ao desenvolvimento de maus hábitos. Ou seja, o papel dos pais é o de promover comportamentos alimentares saudáveis desde cedo. São eles que poderão monitorar o tempo que as crianças passam na frente da TV, definir o que é oferecido como lanche na escola, a prática de atividade física, entre outras atitudes, sempre com o objetivo de orientar escolhas mais saudáveis. Muitas vezes, a procura por um profissional de saúde especializado, como o pediatra ou o nutricionista, poderá ser útil na modificação de alguns hábitos já adquiridos. Sugestões de lancheira:

24


A importância do banho e tosa Animais de estimação, devem ter os mesmos cuidados de saúde que o homem, para juntos desfrutarem da boa companhia, saudáveis. Daí a importância do banho, não só como hábito de higiene, mas também como prevenção de moléstias que poderiam acometer a família. O cão realmente precisa da ajuda de seu dono para manter-se limpo, diferentemente do gato. É recomendável que os banhos comecem a partir do 45° dia de vida. Os profissionais de Estética Canina sabem quais produtos são os melhores e mais eficientes, como shampoos especiais, escovas, pentes, produtos para limpeza dos ouvidos e principalmente utilizar as procedências corretas como a secagem do pelo. Parte do banho que evita problemas de fungos e bactérias, pois o animal úmido pode trazer muitos problemas de saúde. Tosar um cão é um ritual que também requer cuidados especiais. Raças como Poodle, Schnauzer, Shitzu, Lhasa Apso e Cocker, precisam ser tosados a cada 45 dias no máximo. Após esse período, a pelagem começa a ficar disforme e fraca. Como em algumas raças o pêlo nunca pára de crescer, a tosa deve ser feita com freqüência. Assim, além do cão ficar mais bonito, terá uma pelagem mais saudável e a higiene estará mantida. Fonte: http://sites.comuanidades.net/


U

Dicas!

ma boa fatia de mamĂŁo ingerida em jejum todos os dias, garante o bom funcionamento dos rins e do fĂ­gado.


Dieta e Exercício Físico Prof. Yamil Refay Prop. Academia Central Fitness

www.facebook.com /Academia-Central-Fitness-Cascavel-PR

Execução nos exercícios físicos

Um grande tabu tanto nas academias, como exercitação ao ar livre, ou qualquer outro lugar, o qual muita gente não da devida atenção é muitas vezes culpa dos professores, seja por desconhecimento de biomecânica, seja por preguiça não explicam devidamente. O gesto motor dos exercícios, seja com máquinas, peso livre ou próprio corpo, sem uma execução correta pode derivar em lesões variadas (tendinite, câimbra, ruptura muscular, etc), não é brincadeira, gente. Pode ser que você esteja movimentando mal o pulso forçando ele de maneira incorreta ou movimentando a coluna na região lombar e mais adiante podem aparecer as dores como sinais de que algo está errado. Não estou querendo dizer que não devemos nos exercitar ou ter medo das lesões, mas cuidar deste detalhe importantíssimo. Lamentavelmente muitas academias têm professores folgados que não olham para os alunos e por falta de atenção, inclusive com a má execução o musculo não vai se desenvolver como deveria. Os marombeiros que querem socar peso nas máquinas, por mais peso que joguem nela não ajuda tampouco. Por isso, se estão em dúvida, sempre perguntem para o professor. O trabalho gradual, na maioria das vezes na musculação é também somar pesos, então recomendo: ter paciência e fazer bem as coisas. Bons treinos, galera!

28


Tempero do dia 21 de Setembro Nosso convidado é Jorge Luiz dos Santos

Conversar com Dr. Jorge Luiz dos Santos, mais conhecido por Dr. Jorge, é conversar com alguém que tem em suas mãos, mais de 8.000 partos, além de milhares de atendimentos diversos. Mas, ele também é presidente da AMIC (Associação de Micro e Pequenas Empresas de Cascavel), entidade esta que é a maior do Brasil em sua categoria, tendo mais de 2.800 associados ativos. Mas o Dr. Jorge que é bom marido, bom pai, e muito bom pediatra, sentiu que em seus atendimentos, a incidência de problemas respiratórios, e problemas alérgicos eram muito frequentes e precisavam de mais especialistas, então, nos seus mais de 30 anos como médico, esses últimos ele concentrou seus esforços pra cuidar de complicações alérgicas, e hoje é um grande especialista na área. Dr. Jorge produziu um bacalhau delicioso, um dos melhores que provei, pois além de bons ingredientes, ele complementou sua produção com muito amor e carinho. Por isso agradeço ao Dr. Jorge e sua família pela acolhida e carinho.


ita

Rece

Doce do Mês

Gelado de Limão Ingredientes - 50 ml de creme de leite fresco - 2 latas de leite condensado - 1 xícara (chá) de suco de limão - Raspas de 1 limão siciliano - 1 pacote de bolacha champagne Modo de preparo - Triture o pacote de bolacha champagne no liquidificador ou no processador ate obter uma farofa. - Coloque o creme de leite no freezer por 10 minutos para garantir que fique bem gelado. Bata na batedeira ate obter o ponto de chantily; - Fora da batedeira acrescente o leite condensado delicadamente ate incorporar bem os ingredientes. - Adicione, aos poucos, o suco de limão e mexa, também, delicadamente, ate tudo se incorporar. Junte as raspas de limão e mexa; - Em uma travessa de sua preferência, ou porções individuais, que será o formato do seu doce, passe água e forre com filme plástico; - No fundo da travessa escolhida, despeje a quantidade necessária de bolacha champagne; - Por cima da farofa de bolacha despeje a mistura de creme de leite, leite condensado e limão. - Leve para gelar no freezer por aproximadamente 4 horas; - Tire do freezer 5 minutos antes de servir; - Desenforme em um prato bonito, corte fatias ou sirva as porções individuais.

32


C

Dicas!

ascas de ovos batidas no liquidificador s찾o um dos melhores afiadores para l창minas de metal?


Chás, Ervas, Grãos e Cereais Chia é a semente da vez Contém ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. Portanto, está comprovado que consumir diariamente (com moderação) traz diversos benefícios para a saúde. Mas você sabe como preparar? Os grãos podem ser encontrados in natura ou nas versões óleo e farinha. Veja algumas dicas de uso: In natura: Os grãos podem ser consumidos com frutas, iogurtes ou puros mesmo. Óleo: Uma ótima dica é usar como tempero de saladas. Farinha: Pode substituir a farinha de trigo em pães e bolos. Você também pode adicionar uma colher no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas. Também pode ser usada no preparo de mingau, sopas e em sucos. Fonte: www.vilamulher.terra.com.br Acessado em 02/10/13 às 23h01

34


Tempero kids

37


Piadas do Tempero O que é que se tem debaixo de um tapete do hospício? Resposta: Um doido varrido Qual a diferença entre o gato e a Cocacola? Resposta: O gato mia, a Coca- cola light. Qual é o queijo que mais sofre? Resposta: O Queijo ralado. O que o chão falou para mesa?  Resposta: Fecha as pernas que eu tô vendo tudo. O cinema estava cheio de cimento, qual o nome do filme?  Resposta: Nenhum, o cinema estava em construção. O que pesa mais no mundo?  Resposta: a balança


Qualidade de Vida

Crislaine Branco

Professora de Yoga Esp. em Yôga Quântico (45) 3037-7409

Ao longo do meu magistério com Yôga, lá se vão dezessete anos ensinando essa filosofia, respondi a muitas perguntas que eu considero clássicas e sempre atuais. Por isso resolvi compartilhar com vocês esse questionário básico, porém instrutivo. O que é Yôga? Uma filosofia de vida proveniente da Índia, estritamente prática, composta de um conjunto de técnicas e hábitos saudáveis e diários que proporcionarão ao praticante, qualidade de vida e autoconhecimento. Como é uma aula de Yôga? Uma aula de Yôga não é totalmente parada, composta somente de meditação, e sim composta de: Respiratórios; Técnicas de limpeza e purificações profundas; Técnicas corporais; Relaxamento e Meditação. Quais são os benefícios da prática de Yôga? Proporciona ao praticante um mergulho interno, tornando-o conhecedor de si, desenvolvendo assim, total controle sobre o stress, ansiedade e concentração. Além de regular as funções orgânicas e hormonais, melhorando muito sua saúde e consequentemente, ampliando sua expectativa de vida. Qual a diferença do Yôga Quântico para os demais tipos de Yôga? O Yôga normalmente trabalha quatro corpos no indivíduo: físico, energético, emocional e mental. O Yôga Quântico, além desses, trabalha também o corpo Espiritual, o que possibilita uma ascensão e evolução mais aceleradas, além da conexão com o Divino. Se você também tem dúvidas sobre o Yôga, envie suas perguntas para yoga_cascavel@hotmail.com ou ainda, agende uma aula experimental gratuita e vivencie tudo isso na prática!

40


Tempero do dia 28 de Setembro Lá no Bacana com música sertaneja

Olha pessoal, entrevistar um cozinheiro de mão cheia que nem o Bacana (Claudemir), fica fácil quando o assunto é comida boa. Então, fui até seu restaurante, “Lá no Bacana”, e acompanhei a produção de uma verdadeira iguaria, ou seja, uma simples costela bovina se transforma numa delícia de costela bovina, pois ele utiliza a costela dianteira do boi, e também de novilhos. Ou seja, uma delícia confeccionada com sal grosso, muito fogo e paciência. Conversamos também com Samoel de Mattos Junior, que é presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e referenciou a entidade pelo porte e potencial. Conhecemos também uma dupla sertaneja, o Marcos e Cláudio que há 5 anos estão na estrada com muitos sucessos e muita luta. Muito bom conhecer esse povo tão bom, e uma delícia fazer um programa tão gostoso.

Curiosidade Qual é o restaurante mais antigo do mundo? leito pelo Guiness Book, o restaurante mais antigo do mundo fica em Madri, na Espanha. Fundado em 1725, o Sobrino Botín foi criado como estalagem e, desde então, foram feitas várias reformas para ampliar e atender a demanda de clientes, mas até hoje o estabelecimento está funcionando em um prédio de quatro andares sem modificar seu aspecto característico. A especialidade da casa é comida castelhana, como assados de cordeiro e leitão.

42


A

Dicas!

água em que se cozinham ovos é ótima para regar plantas? Isto porque, durante o cozimento, ela retira cálcio da casca.


6ª Edição - Revista Tempero  
Advertisement