Page 1

ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA ANO LETIVO 2012/2013

T.I.A.T. TURISMO INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA

DINAMIZAÇÃO TURÍSTICA DE FÁTIMA - PARQUE URBANO DE FÁTIMA -

Docente: Elsa Silva Jessica Martins Gil | Nº 2357 | Tur10.13.

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Sumário Introdução ..................................................................................................................................... 3 Porque não organizar um evento? ................................................................................................ 4 Localização do Parque ................................................................................................................... 5 Questionário.............................................................................................................................. 6 O Parque........................................................................................................................................ 7 Colaboradores ........................................................................................................................... 8 Público alvo ............................................................................................................................... 8 Divulgação / Promoção ................................................................................................................. 9 Cartaz: ..................................................................................................................................... 10 Outdoor: .................................................................................................................................. 11 Página de Facebook................................................................................................................. 12 Conclusão .................................................................................................................................... 14

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Introdução Foi proposto pela professora Elsa Silva, na disciplina de Turismo Informação e Animação Turística que divulgássemos o nosso projeto que iremos desenvolver na Prova de Aptidão Profissional. O meu projeto, que terá como nome “Parque Urbano de Fátima” ou “PUF”, constará na construção de um parque urbano que disponibilizará de espaços verdes, um circuito de manutenção, um parque infantil e um circuito de ciclismo. Terá instalações sanitárias bem como bebedouros espalhados pelo parque. Como o meu projeto não é baseado em nenhuma atividade, será apenas a construção de um parque para utilização comum das pessoas, optei por não organizar um evento que o promovesse, mas sim, criar modos de o promover, tais como, uma página de Facebook; um outdoor; um cartaz informativo, que estará estrategicamente posicionado em alguns pontos da cidade e posteriormente , tenho em mente, realizar um anúncio de rádio e um breve filme onde irei projetar em 3D o parque.

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Porque não organizar um evento? Optei por não organizar um evento, uma vez que o meu projeto não trata de uma atividade ou de um local que proporcionará atividades específicas, ou seja, será um local que irá abranger uma grande variedade de coisas. Dependendo da pessoa que o frequente pode optar por praticar uma atividade diferente (ex.: jogging, ciclismo, caminhar). Assim, não seria pertinente a organização de um evento, mas sim a elaboração de formas de promover e divulgar o parque.

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Localização do Parque Para determinar a localização do parque, uma vez que o projeto é direcionado á população em geral, decidi inquirir uma amostra de 100 pessoas para saber qual a sua opinião relativamente á localização. Questionei mais alguns aspetos e a partir da análise do questionário, cimentei algumas ideias para aplicar na elaboração do parque. Como localização, obtive duas localizações em maioria: “subúrbios” de Fátima e o terreno que se propaga desde o Centro Pastoral Paulo VI até à rotunda Sul, pertencente ao Santuário de Fátima, sendo que este último terá sido o mais sugerido. Na minha opinião a localização do parque, neste último sítio referido, é pertinente pela proximidade à unidades hoteleiras, pelo que os turistas alojados poderão disfrutar do mesmo e estaria num local central de Fátima, bastante bem localizado também para os habitantes da cidade.

Dinamização Turística de Fátima - PUF


ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA Prova de Aptidão Profissional

Questionário 1. Considera pertinente a criação/construção de um jardim urbano em Fátima? Sim

Não

2. Se não, porquê? R.: 3. Em que zona de Fátima, seria mais vantajoso para todos a localização do jardim? R.:

4. Quais os equipamentos de lazer que gostaria que o jardim disponibilizasse? R.:

5. Participaria nas ações dinamizadoras do jardim? (ex.: espetáculos) Sim 

Não

Gostaria de sugerir alguma?

6. Com que frequência recorreria ao jardim? 1 vez/semana

2 vezes/semana

+ 2 vezes/semana

Obrigada pela colaboração 

Dinamização Turística de Fátima - PUF

fim de semana


O Parque

PARQUE URBANO DE FÁTIMA

Circuito de manutenção: disponibilizará de um conjunto de 8 “máquinas” de exercício para que se possa fazer exercício físico ao ar livre, praticando e seguindo um lema de ida saudável. Circuito de ciclismo: totalidade de aproximadamente 2km. Espaços verdes: o parque será composto maioritariamente por espaços verdes, de modo a haver uma relação de harmonia entre a cidade e a natureza, com vista a proporcionar um local relaxante e de fruição total por parte dos que o frequentarão. Parque infantil: haverá um local específico, seguro e confortável, dedicado aos mais pequenos, que disponibilizará de cadeiras para que os pais ou acompanhantes se possam encontrar num sítio próximo dos que acompanham. E ainda… instalações sanitárias; bebedouros; bancos ao longo do parque; iluminação.

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Colaboradores Uma vez que o terreno pertence ao Santuário de Fátima, esse será um dos colaboradores na construção do parque, juntamente com a SRU de Fátima (Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima), o Município de Ourém e a ACISO (Associação empresarial Ourém-Fátima).

Público alvo O Parque Urbano de Fátima, não pretende atingir um público específico, uma vez que tem como finalidade primordial, proporcionar um local de fruição a qualquer pessoa que queira disfrutar dele, dos mais jovens aos mais idosos.

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Divulgação / Promoção A divulgação do meu projeto “PUF” será feita através da colocação de um outdoor que estará posicionado á entrada de Fátima, na saída da A1, para que os que vêm de fora estejam informados de que há de facto um espaço verde em Fátima; através de um cartaz que estará exposto em cinco locais estratégicos da cidade (a definir) e de uma página de Facebook.

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Cartaz: Medidas: 50x80centímetros

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Outdoor: Medidas: 3x9metros

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Página de Facebook

Dinamização Turística de Fátima - PUF


Dinamização Turística de Fátima - PUF


Conclusão

A elaboração deste trabalho, ajudou-me a estabelecer alguns objetivos de promoção e divulgação que irei, posteriormente, realizar para o Parque Urbano de Fátima. Em traços gerais consegui projetar alguns meios de divulgação para o PUF, que serão posteriormente mais trabalhados e aperfeiçoados. Em suma, penso que tenha sido um trabalho interessante de realizar, na medida em que nos ajudou em alguns aspetos na realização de formas de divulgação dos nossos projetos para a Prova de Aptidão Profissional.

Dinamização Turística de Fátima - PUF

Teste  

Teste hjdhdysjaha

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you