{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Informativo Edição 16 fevereiro / 2019.

Edição 11 Abril / 2018.

Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

SINDIPI promoveu reunião entre seus associados e o novo Secretário Nacional da Aquicultura e da Pesca, Jorge Seif Júnior.


2

Caros Associados, É com grande convicção que afirmo que 2019 é o ano do povo das águas. Já o iniciamos bem, com a união de várias en dades representa vas em todo o Brasil e com a visita do novo Secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, ao SINDIPI. Visita esta, que além de marcar o início da agenda oficial do Secretário, o que muito nos pres giou, foi muito posi va contando a par cipação massiva dos nossos associados, autoridades e membros da comunidade cien fica pesqueira. Neste início de ano, também abrimos conversações com a Marinha, a Prefeitura Municipal, o Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca, entre tantas outras ins tuições que estão in mamente ligadas a cadeia produ va pesqueira. Todos esses esforços partem do meu compromisso com o povo das águas e com o SINDIPI, pois tenho muita fé que este fortalecimento trará o crescimento sustentável da pesca, tão almejado por todos nós. No mais, desejo a todos uma ó ma leitura, até a próxima edição.

Expediente

Diretoria do SINDIPI: Presidente:

José Jorge Neves Filho Vice Presidente:

Maria Elena Vitali Secretário:

Manoel Silvestre Marques Tesoureiro:

José Fonseca Suplente de tesoureiro:

Dulcemar Anastacio Costa Conselho fiscal:

Luiz Machado Conselho fiscal:

Luzaldo Pscheidt Conselho fiscal:

Neury Antônio Caldeira Suplente de conselho fiscal:

Fábio Isleb dos Santos Suplente de conselho fiscal:

Marcos Augusto Onishi Suplente de conselho fiscal:

Gizelle Perão Delegado:

José Jorge Neves Filho Delegado:

Dario Luiz Vitali Suplente de delegado:

Edemilson Miguel de Jesus Suplente de delegado:

Valmir Fabricio Peron

Estamos com vocês!

www.oliani.com.br Fábrica de gelo 3367-3874

Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI Rua Lauro Muller, 386 l CEP 88301-400 l Itajaí SC Fone: +55 (47) 3247 6700 sindipi@sindipi.com.br www.sindipi.com.br Textos Jéssica Mar nez Feller Projeto e Comercialização TVN Informa vos & Comunicação 47 | 3366-5897 98433-6680 tvn@redel.com.br


3

SINDIPI recebe novo Secretário Nacional da Aquicultura e da Pesca, Jorge Seif Júnior No dia 18 de janeiro, o SINDIPI promoveu um encontro entre seus associados e o novo Secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior. Na ocasião, as principais demandas do setor foram discu das, como a ausência de programas de pesquisas con nuas voltadas aos recursos pesqueiros; a necessidade de revisão da Matriz de Permissionamento – Instrução Norma va Interministerial (INI MPA/ MMA N°10 de 2011) e de outras tantas Portarias e Instruções,

que não condizem com a realidade do setor; a série de problemas burocrá cos que o setor enfrenta, como os atrasos nas emissões de permissões de pesca e carteirinhas de pescador; entre tantas outras. Em seu discurso, o Secretário declarou seu comprome mento com o setor e indicou que para a cadeia produ va a ngir seu potencial máximo é preciso união e a geração de pesquisas e dados cien ficos.


4

00 PRO Revendedor autorizado das maiores marcas de produtos para esté ca automo va do mundo

www. 500pro.com.br

A primeira loja de produtos para estética automotiva em Rio do Sul ! Breve em Itajaí no Auto Vale Shopping

(47) 99987-8892 | Loja em Rio do Sul, BR 470, KM 140, nº 5800 | Valada Itoupava.

- Redes - Mul filamentos - Panagens em Nylon - Mul filamentos sem nó para pesca profissional amadora e psicultura.

www.testilsauter.com.br Fone (11)

4823-9890

9943-1075

R. Zenki Fukui, 160 - Ouro Fino - Ribeirão Pires / SP

Fone: 47

3368-3581 3368-3583 98452-0613

www.italpesca.com.br

R. Onildo Reis, 455 - Cordeiros - Itajaí - SC


5

Informa vo do

Autoridades pres giaram o evento

A reunião contou ainda com a presença de várias autoridades como, o Prefeito Municipal de Itajaí, Volnei Morastoni, o Deputado Federal do Paraná, Luiz Nishimori, a Superintendente Federal de Agricultura de Santa Catarina, Uéllen Cola o, o Diretor de Polí ca da Agricultura Familiar e da Pesca da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Hilário Go selig, o Deputado Estadual de Santa Catarina, Ricardo João Peluso Alba, entre outros. Além de representantes de outras en dades do setor pesqueiro como, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina – SITRAPESCA, José Henrique Pereira, o Diretor da Divisão da Cadeira Produ va da Pesca e da Aquicultura, do Departamento do Agronegócio da FIESP, Roberto Imai, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescado - ABIPESCA, Thiago de Luca, o Presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria e da Pesca da FIESC, André Luiz Dutra Ma os.

Rua Uruguai, 142 - Centro (próximo ao Fórum)

Fone: (47) 2125-0815


Informa vo do 6

PESCADOS


7

Destaque O SINDIPI fechou o ano de 2018 com uma grande confraternização realizada no dia 06 de dezembro, no Maria´s Itajaí. Você confere agora, a cobertura fotográfica dos associados e convidados que pres giaram o evento.


Informa vo do 08

Destaque


9

Destaque


Informa vo do 10

Destaque


11

Destaque


Informa vo do 12

Destaque


13

Destaque


Informa vo do 14

Destaque


15

Destaque


Informa vo do 16

Destaque


17

Destaque


Informa vo do 18

Destaque


19

Registros

A Deputada Estadual eleita por Santa Catarina, Ana Paula da Silva (Paulinha), fez uma visita ins tucional ao SINDIPI, no dia 07 de janeiro. Na ocasião, a Deputada foi recebida pelo presidente da en dade, Jorge Neves, o delegado, Dario Luiz Vitali e o coordenador da câmara setorial da indústria e conselheiro fiscal, Luzaldo Pscheidt.

O presidente do SITRAPESCA, José Henrique Pereira, fez sua primeira visita do ano ao SINDIPI no dia 08 de janeiro. Na ocasião, o presidente da en dade patronal, Jorge Neves, falou sobre a importância de as en dades seguirem unidas em 2019, frente aos desafios que já se apresentam e aos que ainda surgirão. Entre os assuntos abordados no encontro, uma informação importante para os armadores e pescadores foi reforçada pelo presidente do SITRAPESCA: carteiras de pescador, cujo o úl mo visto foi realizado em 2014, estão até o momento válidas para uso. Assim como as carteiras onde consta DEFERIDO.

O presidente do SINDIPI, Jorge Neves, recepcionou no dia 15 de janeiro o Deputado Federal de Santa Catarina, Fábio Schiochet. Também estavam presentes, o delegado da en dade, Dario Luiz Vitali e Fernando Luís da Silva. Na ocasião, Jorge Neves falou brevemente sobre as demandas da cadeia produ va pesqueira e sobre a importância do SINDIPI contar com o apoio dos nossos representantes na esfera federal. Já o Deputado se colocou à disposição do setor e afirmou que em breve fará uma visita para conhecer a frota e indústrias de processamento de pescados da região.


20

Informa vo do

Registros Foi realizada no dia 22 de janeiro, uma reunião com representantes das indústrias associadas ao SINDIPI e o assessor técnico da indústria, Estevam Mar ns. Entre as pautas, a consulta pública RTIQ de camarão congelado; legislação para defeso de camarão; e assuntos gerais.

As negociações acerca da Convenção Cole va de Trabalho 2019/2020 do SINDIPI e SITRAPESCA já começaram no dia 25 de janeiro. Nesta primeira reunião, estavam presentes os respec vos presidentes das en dades, Jorge Neves e Henrique Pereira e seus advogados. Em breve teremos mais novidades acerca da Convenção.

Os presidentes do SINDIPI e do SITRAPESCA, Jorge Neves e Henrique Pereira, par ciparam no dia 26 de janeiro de uma confraternização de aniversário do Deputado Federal, Marco Tebaldi, grande apoiador do setor pesqueiro. O Superintendente do Ibama em Santa Catarina, Jorge Luiz Acioli e Anna Carolina também estavam presentes na celebração.


21

Registros O presidente do SINDIPI, Jorge Neves, concedeu no dia 29 de janeiro uma entrevista à revista da Associação Empresarial de Itajaí – ACII. Na oportunidade, falou sobre as expecta vas e anseios do setor pesqueiro para o ano de 2019. A publicação circulará no mês de março. O presidente do SINDIPI, Jorge Neves, acompanhado do delegado da en dade, Dario Vitali, o conselheiro fiscal Luzaldo Pscheidt e o presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria e da Pesca da FIESC, André Luiz Dutra Ma os, par cipou no dia 31 de janeiro de uma reunião com o secretário de Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Ricardo de Gouvêa. Na ocasião, o presidente do sindicato patronal apresentou as principais demandas e potencialidades do setor pesqueiro catarinense. O secretário por sua vez, informou que pretende traçar um plano estratégico para fortalecer a pesca em Santa Catarina, a intenção é que o estado se torne referência internacional na produção de pescados. “A pesca terá uma atenção especial, esta é uma a vidade importante para milhares de famílias e que tem um peso enorme na nossa economia. Vamos estar alinhados com o Ministério da Agricultura e com a Secretaria Nacional da Pesca, acredito que teremos boas mudanças em Santa Catarina”, afirmou Gouvêa. O Presidente do SINDIPI, Jorge Neves, par cipou no dia 04 de fevereiro de uma reunião na Associação Empresarial de Itajaí – ACII, onde atua como vice-presidente de Assuntos da Pesca. O encontro foi organizado pelo Grupo Ins tucional da Prefeitura e presidido pelo Sr. Jair Bondicz. Entre as pautas, apresentação dos novos representantes das en dades; apresentação do programa Investe Itajaí; o plano de mobilidade da Amfri. Em reunião com o Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata, Thales da Silva Barroso Alves, o presidente do SINDIPI, Jorge Neves, foi alertado sobre algumas situações envolvendo embarcações de pesca e navios mercantes, em que as regras do RIPEAM não estão sendo seguidas. Por isso, queremos alertar nossos associados e pedimos que as informações sejam repassadas para as suas respec vas tripulações.

O Regulamento internacional para evitar abalroamento no Mar – RIPEAM, diz na Regra 18 que qualquer embarcação com propulsão mecânica (com motor) deve se manter afastada das embarcações citadas no item “a”. Ou seja, os barcos de pesca devem se manter afastados do caminho dos navios mercantes na entrada e saída do canal de Itajaí, pois os mesmos são considerados embarcação sem governo, e do Ferry Boat, pois são considerados embarcações de manobras restritas.

Seguro Transporte Nacional e Internacional Protegidas do início ao fim. 48 3029-4400 48 98408-7909 www.jomani.com.br

(47) 3341-0707

www.kowalsky.com.br


22

ICMBio realiza reunião no SINDIPI

Foi realizada no dia 07 de fevereiro no SINDIPI, uma reunião entre os mestres e armadores de pesca de espinhel de super cie e o ICMBio. O encontro foi uma solicitação do Ins tuto, que na ocasião, foi representado pela chefe de Unidade de Conservação, Rossana Evangelista Santana e o analista ambiental, Júlio Rosa. A diretora do Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do Ministério do Meio Ambiente, Mônica Brick Peres, também estava presente. O intuito da reunião era apresentar as atuais regras para a vidades pesqueiras nas áreas do Arquipélago Trindade e Mar m Vaz e do Monte Colúmbia, bem como, convidar o SINDIPI para par cipar da reunião de formação do Conselho Gestor dessas áreas, convite que foi prontamente atendido pelo presidente e anfitrião do encontro, Jorge Neves. “Hoje viemos abrir um canal de comunicação com o setor produ vo, pois não acredito em fazer a gestão dessas Áreas de Proteção Ambiental sem envolver o setor que faz uso dos recursos que ali estão”, afirmou Rossana. Atenção para as regras:

As regras para exercer a a vidade de pesca nas Áreas de Proteção Ambiental do Arquipélago de Trindade e Mar m Vaz são: - Embarcações devidamente autorizadas, conforme o sistema de permissionamento definido pela INI MPA/MMA nº 10 de 10/06/2011, nas modalidades de espinhel horizontal de super cie, linha de mão de super cie e corrico; - TODAS as embarcações, independente do tamanho, devem u lizar o equipamento de rastreamento por satélite instalado a bordo da embarcação, nos termos do PREPS; - As embarcações nas modalidades de espinhel deverão u lizar obrigatoriamente anzol circular; - É proibida a retenção, o transporte e/ou a comercialização de espécies ameaçadas de ex nção, conforme os anexos da Portaria MMA nº 445/2014. Em caso de captura incidental é obrigatória a sua imediata devolução ao mar, viva ou morta; -Entregar ao ICMBio cópias dos mapas de bordo devidamente preenchidos, contendo todas as capturas, incluindo incidentais e de espécies ameaçadas de ex nção.

CRISMAR COMERCIAL Material Para Embarcação Ferramentas em Geral Cris ano Bianchini EPP Fone: (47) 3348-2468 | Fax 3348-6070 e-mail: crismarcomercial@terra.com.br


23

Aniversariantes de Janeiro e Fevereiro Parabéns aos associados do SINDIPI! Saúde, paz e felicidades!!! Aniversariantes de Janeiro

27/01 – Isaías Cordeiro 30/01 – Claudete Caldeira da Silva 31/01 – Marco Aurélio da Cunha

01/01 - Alírio José dos Santos Filho 02/01 – Marcos João dos Santos 04/01 – Renata Onadir Felício Aniversariantes De Fevereiro 05/01- Benício Silvestre Marques 02/02 - Jaison Itamar Marcelino 07/01 – Marcia Olindina dos Santos 02/02 – Neury A. Caldeira - Conselho Fiscal 07/01 – Rogério Tamada 08/01 – Cláudia Regina Machado Baltazar 03/02 – Kelly R. Gomes - Despachante Me 03/02 - Ismael Domingos dos Santos 08/01 – Júlio César dos Santos 05/02 – Gizelle Perão - Supl. Conselho 10/01 – Luís Anderson da Costa Fiscal 13/01 – Abercio Ernesto Emilio 10/02 – Gustavo Cota Marques 17/01 – José Conca Otero 19/02 – André Bortolato Mathiola 17/01 – Luzaldo Pscheidt - Conselho Fiscal 20/02 – Ronildo Aureliano dos Santos 19/01 – Antônio dos Santos Filho 23/02 – Laguna Sul Industria e Com. de 20/01 – Renato Renor Caldeira Pesca 22/01 – Jair Antonio dos Santos 25/02 – Luciano Wilson Cabral 25/01 – Adriano Walfredo da Silva 27/02 – Emerson Aris des Baltazar e 25/01 – Daurizete Manoel Cardoso Outros 25/01 – Sílvio Dorval Bento 27/02 – MDM Pescados Ltda. 25/01 – Shipmar Desp. Marí mos Ltda


Profile for Jéssica M. Feller

Informativo SINDIPI 16/2019  

Edição de janeiro e fevereiro de 2019

Informativo SINDIPI 16/2019  

Edição de janeiro e fevereiro de 2019

Advertisement