Issuu on Google+

Fi-lo-so-fi-a Para criança

Aluna: Jéssica Garcia Ferreira Alves Turma: 02 Polo: Nanuque/MG Disciplina: Língua Portuguesa Junho/2014

Como é bom, como é bom... Escritora: Jéssica Garcia Ferreira Alves Ilustrações: www.google.com.br/imagens Fonte: Textos e atividades da disciplina ‘Filosofia da Educação’.


Era uma vez...

01


há muito, muito tempo atrás era mais ou menos assim que acontecia: Por que cai chuva lá do céu? É por causa da força do deus Poseidon, o deus das águas, que quando fica triste ou bravo, manda as nuvens formar um chuvona e molha a terra inteirinha! Por que será que as pessoas namoram? Isso é por causa da danadinha da deusa do amor Afrodite, que espalha um pó mágico no ar e todos começam a amar sem parar, nada de confusão! Só amor no coração

02


E o fogo, o fogo era coisa pra os super poderosos. Quem dominava o fogo, era a deusa Héstia. E esse era um poder muito, muito legal. Afinal, é no fogo que se cozinha coisas gostosas como bolo de chocolate e molho de cachorro quente e sopa e doces e ainda aquece do frioooooo também. Mas e os numerais 1, 2, 3, 4, como surgiu? Quem descobriu? Será deuses super inteligentes? Já sei, deve ser algum deus bom em matemática! E era assim que as pessoas pensavam, tudo era por causa dos deuses, não tinha outras explicações, era mesmo poder ‘sobrenaturais’. Não, não era bicho papão! Só coisas com poder. E isso tem o nome de mito. Isso, isso, isso! Mi-to. Era mesmo tudo esquisito.

03


Mas um certo dia, cansado desse blá, blá, blá um homem descobriu um poder maravilhoso. Não, não era poder do vento, fogo, água ou do ar. Mas um super poder que nasce com agente. Tales de Mileto descobriu o poder de pensar! Ele só precisava usar a cabeça. E a partir desse dia ele foi descobrindo um tantão de coisas importantes e porque tudo acontecia de verdade. Agora os deuses começaram a ficar de lado, afinal o super Mileto estava desc obrindo a dona FILOSOFIA. Ele só não sabia disso. Porque quem inventou esse nome: Fi-lo-so-fi-a, foi um outro pensador. Pitágoras, que também era muito inteligente e sabia tudo, tudo mesmo de matemática. Tales e Pitágoras não eram deuses, mas sim fi-ló-so-fos que quer dizer homens que dividem conhecimento, amigos da inteligência. Eles gostavam de estudar e t roc ar ideias com os outros.

04


E assim, muitos outros filósofos foram aparecendo lá na Grécia e em todo mundo. Aí descobriram porque chove, o que é o fogo e porque queima. Da onde vem o vento e porque a terra gira tanto. Sim eles aprenderam e ensinaram um montão de coisas legais e que tem muito mais sentido agora. Como por que 2 +2 é = 4. Isso é filosofia! Pensar até descobrir coisas novas e valiosas. É fazer igualzinho ao super Sócrates, é gostar de conhecer todo mundo, mas antes gostar de conhecer dentro de nós mesmo. È ter curiosidade de aprender. É ser também como os piratas, procurar e procurar até encontrar o NOSSO MAIOR tesouro: O CONHECIMENTO!

FIM

05


Curiosidades... Você sabia? Ai estão o primeiro filosofo do mundo, Tales de Mileto e Pitágoras, o filósofo que inventou o nome filosofia.

Tales de Mileto

Pitágoras

Até a próxima galerinha!

06


FILOSOFIA PARA CRIANÇA