Issuu on Google+

Jéssica Dondoni - ATELIER DO AGAVE


AGAVE Suculenta e ornamental. Planta da família das amarilídáceas, com mais de 300 espécies catalogadas. Nem todas as espécies tem fibra resistente para trabalhos artesanais ou para indústria de cordoaria.

E.E.I. Espécie Exótica Invasora Quando o agave chega no final do seu ciclo nasce um bastão floral que em algumas espécies atingem 15mts de altura, onde nascem centenas de bulbilhos . As folhas debaixo secam e destroem toda vegetação do seu entorno, algumas com 3mts de diâmetro. Quando já formados os bulbilhos caem já com pequena raiz e se grudam ao chão dominando um território.


Agave Azul Mexicana AGAVE TEQUILANA

Planta derivada da península de Yucatan, México, região onde habitavam os astecas. No México, Peru e em outras regiões como Austrália, o agave é sagrado .


Mayahuel Deusa asteca do agave, protetora dos embriagados Os astecas utilizavam as fibras do agave para confecção das vestes dos guerreiros. “No reino asteca os ricos se vestiam de algodão e os pobres de ixtle” (fibra de agave). (México, Érico Veríssimo) Antes da Espanha invadir o México, os astecas faziam rituais sagrados onde somente os anciãos bebiam o octli, bebida sagrada extraída do bulbo central da Agave Azul (Agave Tequilana) e fermentada. Depois que a Espanha invadiu o México os espanhóis industrializaram esta bebida que destilada passou a ser chamada de Tequila.


AGAVE SISALANA NO BRASIL Os maiores produtores de sisal e plantadores de agave do mundo são Brasil,, Tanzânia e México. A maior produção do Brasil está localizada nos territórios da Bahia e da Paraíba. (Dados IBGE)


Fibras de Agave Sisalana expostas ao sol para secagem. Processo de produção em grande escala para indústria de cordoaria. Desta forma a fibra fica seca e áspera. Valente – Bahia - BRASIL


Pesquisando culturas...


DIDGERIDOO Instrumento de sopro feito com o bastão floral do agave pelos aborígenes da Austrália.


DJEMBÉ Instrumento de percussão africano feito com o caule do agave.


Pesquisando espécies, fibras, tingimentos e aplicações...


Pesquisando a fibra de diversas espécies Oficina no Atelier do Agave instalado no Galpão Cultural da Escola Porto Alegre (EPA), esta instalação participou como convidada na Bienal B, da Bienal Mercosul . Na foto participantes do Quilombo dos Alpes. (Ano 2007).


Poda da UFRGS Aproveitamento da poda do agave da Faculdade de Marketing da UFRGS. Na foto a espĂŠcie Agave Americana.


PESQUISANDO TÉCNICAS E APLICAÇÕES Na foto minha oficinanda aprendendo a rocar a fibra de agave numa oficina da EMATER em Triunfo /RS. Podemos fazer um bom barbante de agave, assim como o barbante de sisal, a Agave Sisalana também está presente em Porto Alegre.


YUCCA ELEPHANTS UMA ESPÉCIE DE AGAVÁCEA

Foram feitos testes de extração da fibra da Yucca mas descobri que é mais interessante a sua folha seca do que sua fibra para criação de objetos. Esteira criada durante as oficinas do projeto Ação Griô / Ministério da Cultura – Escola Mabilde – Ilha da Pintada – Porto Alegre – RS – Ano 2009


Asparagus Setaceus - EspĂŠcie Invasora


Oficinas...


SAÚDE MENTAL ENSINANDO TÉCNICAS E RECURSOS SUSTENTÁVEIS Em ambientes hospitalares, postos de saúde, pacientes de grupos de saúde mental. Oficinas realizadas através da Descentralização da Cultura – Uma parceria entre Secretaria Municipal de Cultura e Secretarias da Saúde. As fotos acima são do Centro de Apoio Psico Social – CAPS do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ano 2012


UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CAMAQUÃ


Grupo de Idosos do CRAS Extremo Sul


Objetos e Exposições ...


ABAYOMI -Bonecas criadas pelas mães e crianças vindas nos porões dos navios negreiros com destino ao Brasil, tiravam retalhos da barra de suas saias. Apliquei a mesma técnica utilizando fibra de agave ao invés de retalhos. ABAYOMI é uma expressão em Iorubá, linguagem africana, que quer dizer “meu momento precioso, meu presente”. (Bonecas feitas por Jéssica Dondoni e Mara Bellini)


BANDÔ Oficina realizada na Casa de Convivência Ilê Mulher. Ano 2006 – Porto Alegre - RS


TEAR DE PAPELÃO E BETERRABA Criação de objetos de tecelagem com fibra de agave onde o papelão serviu de tear para produção destes objetos. Experiências com tingimentos e pintura com beterraba deram um tom especial.


Uma cadeira, uma luminária e borboletas voando Instalação montada com objetos encontrados na coleta seletiva foram transformados e ganharam uma nova vida nas oficinas realizadas no Galpão de Reciclagem do Campo da Tuca.


3° SALÃO DE ARTE AFRO-BRASILEIRA DO RIO GRANDE DO SUL Título da Obra: OFERENDA Tamanho: 170 x 130cm ANO 2011 Local: Usina do Gasômetro – Porto Alegre - RS


MOSTRA DE RESULTADOS OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura Ano 2012 Usina do Gasômetro – Porto Alegre - RS


MOSTRA DE RESULTADOS OFICINAS DE ARTES PLÁSTICAS Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura Ano 2012 Usina do Gasômetro Porto Alegre - RS


Jéssica Dondoni Artista Eco-educadora

Em aulas curriculares teve seu primeiro contato com o sisal, fibra vegetal derivada do Agave. Desde então passou a se interessar, pesquisar e desenvolver produtos derivados do Agave em trabalhos artísticos e artesanais como terapia ocupacional, pois trabalhava no mercado financeiro na área de marketing. Suas descobertas em relação as inúmeras possibilidades que esta planta oferece transformaram-na em uma profissional com dedicação a pesquisa e ensinamento da cultura e relações com o mercado. Após várias exposições de arte começou a ensinar pessoas a trabalhar com o sisal, levando o seu conhecimento através de palestras, workshops e oficinas. Teve proposta aprovada na Conferência Municipal do Meio Ambiente onde foi solicitada a poda do agave realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para as oficinas de arte, artesanato e geração de renda da Secretaria Municipal da Cultura. Hoje,além de fazer arte, tem feito esforços para que se faça o aproveitamento total da planta através de uma cultura correta sem danos ao homem e ao meio ambiente de forma a auxiliar na geração de renda de diversas comunidades e na compreensão entre os povos.


http://ateliercafe.blogspot.com atelierdoagave@gmail.com Fone: 51 8130 2205


Exóticas