Issuu on Google+

A questรฃo ambiental Professor: Neto- Geografia. 6ยบ anos. Capitulo 5. 2ยบ bimestre 2013.


Efeito Estufa O

Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante.  O Efeito Estufa é benéfico até um certo ponto, pois, sem ele não haveria vida no Planeta Terra.  Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os gases emitidos no planeta como: dióxido de carbono, Metano e o Ozônio presentes na atmosfera, que vão reter parte do calor na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.


Causas do aumento do Efeito Estufa:  Nos

últimos anos, a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e a destruição das florestas tropicais além da concentração de outros gases como o metano e os clorofluorcarbonetos (CFC).  O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 2 a 6 ºC nos próximos 100 anos.


Consequências do aumento do Efeito Estufa:  Um

aquecimento desta ordem trará sérios problemas para o planeta Terra como:  alterar os climas em nível mundial;  elevação do nível das águas dos oceanos;  derretimento das geleiras das calotas polares e dos picos das montanhas;  proliferação de doenças tropicais como a dengue e a malária;  aumento na quantidade e na intensidade de tornados e furacões, dentre outros.


Efeito Estufa


Chuvas Ácidas e Químicas 

É a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez PH seja igual ou menor que 4.  A principal causa dessa acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. São gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos.


 As

chuvas ácidas podem ocorrer em qualquer lugar do Planeta Terra, independente do local onde está sendo liberado os gases tóxicos, pois eles são levados pelas correntes atmosféricas.


Consequências negativas em decorrência das chuvas ácidas: 

Destruição da flora e da fauna aquática.  Corrosão de monumentos históricos.  Destruição de lavouras.  Os efeitos ambientais da precipitação ácida levaram à adoção, por alguns países, de medidas legais restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre e obrigando à adoção de tecnologias de redução das emissões de azoto reativo para a atmosfera.


Rarefação na camada de Ozônio 

A camada de Ozônio protege o Planeta Terra dos raios Ultra violetas que se não forem filtrados podem causar câncer de pele e catarata (cegueira).  A camada de Ozônio foi sendo destruída nas últimas décadas devido a emissão em grande quantidade do gás CFC (clorofluorcarbono) que era encontrado em motores de geladeiras antigas, ar condicionado, aerossóis, sprays.


Protocolo de Montreal 

Foi estabelecido em Montreal no Canadá no ano de 1987 um Protocolo que estabelecia a eliminação e a proibição da produção e comercialização do gás CFC, que destrói a camada de ozônio e ainda contribui para o aquecimento global.  Devido a essas medidas, nas últimas décadas vem se observando que a camada de Ozônio vem se recuperando e a previsão é que ela se recomponha totalmente no final da década de 2040.


Inversão Térmica A

inversão térmica ocorre quando o ar frio (+ denso) que se encontra nas elevadas altitudes desce de forma natural e o ar quente (- denso) sobe.  Durante o Inverno, esse fenômeno meteorológico ocorre durante alguns dias, levando a uma situação de completa estagnação do ar.


Problemas da Inversão Térmica:  Quando

a inversão ocorre durante a noite, se a área é altamente industrializada e concentra uma grande quantidade de poluentes ela pode trazer sérios problemas para a população local, pois, o ar frio desce e empurra esses poluentes para próximo do solo impedindo-os de subirem, logo a população ira aspirar esses gases nocivos para a saúde humana, o que pode levar a morte.


Inversão Térmica


Problemas de Saúde  Este

fenômeno afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente das crianças, provocando doenças respiratórias, cansaço entre outros problemas de saúde. Pessoas que possuem doenças como, por exemplo, bronquite e asma são as mais afetadas com esta situação.


Ilha de calor É

um fenômeno que ocorre na atmosfera das áreas urbanas, que apresentam temperaturas mais elevadas e maior quantidade de chuvas que as áreas rurais periféricas.  Forma-se nessas áreas um microclima específico, denominado clima urbano.


A

origem das ilhas de calor decorre da simples presença de edificações e das alterações da paisagem feitas pelo homem nas cidades. A superfície urbana apresenta particularidades em relação à capacidade térmica e densidade dos materiais utilizados: asfalto, concreto, telhas, solo exposto, presença de vegetação nos parques, ruas, avenidas; também alterações do albedo (reflexão das ondas curtas solares) e à impermeabilização da superfície etc.


Exemplo de ocorrência da ilha de calor no Distrito Federal:  Setor

comercial Sul;  Centro de Taguatinga;  Rodoviária de Brasília;


O Protocolo de Kyoto – 1997 

Estabeleceu uma redução para as emissões de gases estufa em 5,2% aos níveis de emissão do ano de 1990.  Os Estados Unidos não participam do Protocolo de Kyoto, alegando que os países em desenvolvimento não são obrigados a diminuírem suas emissões como é o caso da China e do Brasil.  Período para redução : entre 2008 e 2012.  A partir de 2013 todos os países devem reduzir.


O crédito do Carbono 

Os países que não conseguirem reduzir as emissões de acordo com o Protocolo, têm a opção de comprar de outros países os créditos de emissões, ou seja, o direito de lançar gases estufa no lugar de um outro país que reduziu a mais que o necessário, esse termo também é chamado de novos negócios ambientais.  Valor: 1 crédito= 1 tonelada de gás carbônico é negociado na bolsa de valores a um valor médio entre 20 e 30 euros.  Favorecer o desenvolvimento sustentável, que consiste em explorar ecologicamente correto.  Estimular à inovação tecnológica e à mudança dos padrões de produção e consumo de energia em escala global.


 Países

que possuem florestas como o Brasil podem vender crédito de carbono, tendo em vista que as árvores absorvem durante o dia (através da fotossíntese) o gás carbônico e libera oxigênio, sendo responsável pelo equilíbrio e manutenção da regulagem do ar no planeta Terra.


geografia questao ambiental