Issuu on Google+

Edificio Ourテ「nia Jテゥssica Cristina e Marivane テ」ila


FICHA TÉCNICA Identificação da obra

Edifício Ourânia

Localização

São Paulo (SP)

Cliente

IdeaZarvos Planejamento Imobiliário / Pombeva Incorporadora

Área do Terreno

1.100 m²

Área Construída

4.440 m²

Início do Projeto

agosto de 2007

Conclusão da Obra

dezembro 2009

Projeto

Gui Mattos

Colaboradores

Fabio Mendes

Projeto de Paisagismo

Andre Paoliello

Projeto de Fundação

Apoio Assessoria e Projeto de Fundações

Projeto Estrutural (Concreto)

Esteng Estrutural Engenharia

Construção

DP Unique Engenharia

Projeto de Instalações Elétricas

Gera Serviços Engenharia

Projeto Luminotécnico

Reka Luminotécnica


LOCALIZAÇÃO


LOCALIZAÇÃO

Vila Madalena, São Paulo.


EDIFICIO OURÂNIA • Proposta da incorporadora Idea!Zarvos com edifícios residenciais assinados por arquitetos de renome em São Paulo na busca por plantas flexíveis e soluções inovadoras, fora do formato quadrado, padronizado e neoclássico das grandes construtoras. • Nos interiores, o morador define o layout de cada imóvel, a partir de uma metragem total pré-definida; tudo ganha vida autônoma com sistemas estrutural e de instalações elétricas e hidráulicas independentes. • A macroestrutura do edifício, apesar de flexível, não traz grandes inovações tecnológicas. "É de concreto armado, com vigas invertidas que ficam sobre as lajes, sustentando-as, amarradas por suas ferragens", explica Gui Mattos. A grande vantagem da solução é permitir que ambientes internos sejam integrados ou separados, sem que vigas aparentes virem um quebracabeça.


Quarto 1

+

Quarto 2

Quarto + escritório

A sugestão de distribuição de ambientes feita no projeto de Gui Matto previa um apartamento de dois quartos. A intervenção feita por Victoria Kertzer, deixou apenas um, mas criou um espaçoso escritório e incluiu um lavabo. A cozinha também foi alterada e, o living, invertido.


O quarto que aparece é da planta original do apartamento. Porém, Victoria Kertzer suprimiu o banheiro que havia ligado a ele e também o segundo dormitório, compondo um amplo escritório, também é usado como closet. As portas do armário foram espelhadas para intensificar a luz e a sensação de amplitude. A porta de correr que isola o quarto, da Marcenaria Artesanal, tem sistema que não utiliza trilhos no piso.


Banheiro

Armรกrio de madeira

Piso e parede de pastilha

Lavabo

Tinta com glitter nas paredes

Piso de madeira


Os armários superiores da cozinha têm portas de vidro (com tratamento acidato preto) e as inferiores são revestidas com laminado melamínico metalizado preto. A pedra São Gabriel forma a bancada que tem um espelho no fundo, truque usado por Victoria Kertzer para ampliar o ambiente, que é estreito. Um degrau impede que a água acumulada na pia o atinja o espelho.


Iluminação: pendentes e spott Forro de gesso

Porta de correr com seis folhas

Painel de madeira

Piso Parquet


O painel da TV e o hack desenhados pela decoradora Victoria Kertzer.

Uma mesa antiga de estudos tem lugar de destaque no escritรณrio.

Painel com prateleiras da Ornare, mesa de jantar e cadeiras da Cecilia Dale. Sobre a mesa, um aviรฃo da loja Lanterna Mรกgina.


A decoradora manteve o piso de fulget da varanda. O terraço não tem móveis, pois a intenção do projeto é dar a ideia de que toda sala se transforma em área externa, quando as portas estão totalmente abertas


EDIFICIO OURÂNIA – ESTRUTURA • São 15 unidades distribuídas por oito andares, com plantas simples, dúplex ou tríplex. • Foi desenvolvido uma caixilharia própria para o Ourânia, de alumínio, que são fechadas tanto com vidro quanto com painéis cimentícios, explica Gui Mattos. Os caixilhos atendem a qualquer função e, em três tamanhos possíveis, juntam-te e se separam, para formar módulos maiores ou menores - dependendo do grau de luz e vento que cada cliente pretende ter dentro de casa.

• A implantação é em "L", mas o edifício de apartamentos ascende sobre uma lâmina retangular: pela rua Ourânia acontece o acesso frontal à garagem, seguindo por baixo de um deck de madeira cumaru que circunda a piscina no formato de raia e revestida de pastilhas.


DIAGRAMA EDIFÍCIO

Circulação

Apartamentos

Estacionamento Area Publica


CIRCULAÇÃO


ANÁLISE ESTRUTURAL


CORTES


Apartamento 81 (triplex)

*Escritório – 7° piso *Programa moradia (duas suítes, living, lavabo e cozinha) – 8º piso *Terraço - cobertura

Apartamento 82 (duplex)

*Três suítes, living, lavabo e cozinha – 8° piso *Terraço - cobertura


Apartamento tipo casa

Planta do pavimento superior do apartamento do tipo "casa", instalado no térreo. Nesse piso ficam apenas as duas suítes. O restante do pavimento é ocupado pelo apartamento do zelador, e por áreas comuns


EXTERIOR

Vegetação com aspargos na parede junto ao deck.

Área de lazer com raia de natação


ÁREA SOCIAL/LAZER


REFERĂŠNCIAS

http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/201/estrutura-perimetralliberta-interiores-de-colunas-e-possibilita-unidades-flexiveis-1943291.aspx http://www.arquiteturaguimattos.com.br/2009-ourania/03/11/2010/ http://mulher.uol.com.br/casa-edecoracao/album/guimattos_ourania_franparente_album.htm#foto Nav=34

http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/projetos/edificio-tem15-apartamentos-todos-diferentes-e-prontos-para-mudancas---vejaum-deles.htm


Edificio Ourânia