Page 1

Edição 2 | Ano 2012 | R$5,00

VITÓRIA MAGAZINE

MUITO MAIS QUE UMA REVISTA

A EXCELÊNCIA

DO LOUVOR! ENSINANDO A PALAVRA DE DEUS AOS FILHOS PR CLARI DE MATTOS Jaqueline Alexandre CHAMADA PARA SER ADORADORA

DICAS DE SAÚDE nesta edição:

tony & tito um novo tempo

OSTEOPOROSE E alimentação infantil

sucesso Fernanda Oliveira

descomplicada

1


VITÓRIA MAGAZINE

2


VITÓRIA MAGAZINE

3


VITÓRIA MAGAZINE

www.revistavitoriamagazine.com.br Meire Telles e Anna Paula // Diretoria da Vitória Magazine

4


VITÓRIA MAGAZINE

EDITORIAL Em nenhum momento houve dúvidas de que a Revista Vitória Magazine é um Projeto de Deus. E por ser Projeto do Senhor, tudo o que tem acontecido, está na direção e no controle d’Ele. Cada parceria, cada anunciante, cada entrevista; foi realmente preparado por Deus, que colocou em nosso coração o desejo d’Ele. Em nossa primeira edição, destacamos que a Revista Vitória Magazine foi desenvolvida com o objetivo principal de exaltar o nome do Deus altíssimo e, isto não mudou, nem mudará. Esta edição vem com muitas novidades, ensinamentos, utilidades, testemunhos edificantes. Aproveite querido leitor!

EXPEDIENTE Diretoria MEIRE TELLES meyre_geroto@hotmail.com ANNA PAULA annahpaula25@gmail.com Contato: (41) 3248-8489

Edição Meire Telles

Revisão ortográfica Meire Telles

Projeto gráfico e editoração Eneo Lage

Fotos Carlos Martins

Diagramação Eneo Lage

Impressão Gráfica e Editora Olsen (41) 3266-6589

www.revistavitoriamagazine.com.br 5


VITÓRIA MAGAZINE

6


VITÓRIA MAGAZINE

ÍNDICE

09 11 13 14 17 18 20 22

Tony e Tito Um novo tempo Sucesso Fernanda Oliveira Assembleia de Deus de Capão Raso em Festa

A excelência do louvor

Estelamaris Garcia Corrêa Vargas

Testemunho - Chamada para ser adoradora Jaqueline Alexandre

Ensinando a palavra de Deus aos filhos Pr. Clari Mattos

Ilustres Leitores & Anunciantes

Cidadão Honorário IEAD em Curitiba realiza grandes batismos Ev. Anderson Clayton Romano

23 26 28 31 32

O Capelão e o seu comportamento Pr. Marcos Romano

Construindo uma casa a prova de tempestade Pr. Ozeas A. da Silva

Espaço Saúde

>

Osteoporose Isabel Vieira Martins

Nutrição - Alimentação infantil descomplicada Graça Gabriel

Cast Produzidos por Tito Telles Próximos Lançamentos

7


VITÓRIA MAGAZINE

&

TONY TITO DUAS VIDAS DUAS VOZES UNIDOS NO PROPÓSITO

DE

LOUVOR E ADORAÇÃO

“MAS VEM A HORA E JÁ CHEGOU, EM QUE OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO O PAI EM ESPÍRiTO E EM VERDADE PORQUE SÃO ESTES QUE O PAI PROCURA PARA SEUS ADORADORES”

JOÃO 4.23

8


VITÓRIA MAGAZINE

TONY & TITO

A DUPLA GOSPEL REFERÊNCIA EM TODO BRASIL

UM NOVO TEMPO - NOVOS PROJETOS - MAIS FORTE QUE ANTES

Após um intervalo a dupla retoma seu trabalho com força total. A Notícia tem agradado e causado uma certa curiosidade no público evangélico. Sabemos que os projetos são grandes. Tony & Tito tem juntos uma história e ministério há mais de 20 anos. São 8 cds gravados, sendo: Algo Especial, Brisa suave, Dono de Tudo, Deus Cuida de Mim, Não Dá Pra Esquecer, Hoje, Melhores Momentos e Dois Ungidos. As canções da dupla são marcantes e sempre atuais. O compositor Tito Telles, é realmente inspirado por Deus.

TONY

TITO Estamos contentes nesta nova etapa, sabemos que é um NOVO TEMPO preparado por Deus para nossas vidas e para nosso ministério. De início estaremos lançando um cd com canções de minha autoria que foram gravadas anteriormente, vocês devem lembrar: LADO A LADO, CARTA DE ALFORRIA, DEUS CUIDA DE MIM, PÁSSARO LIVRE E OUTRAS, todas numa nova roupagem, arranjos modernos, tudo pra sempre melhorar e o nome do nosso Deus ser glorificado em nós, e logo em seguida um cd com canções inéditas, todas vindas do Trono de Deus! ”

“Quando Deus planeja algo com você, espere coisas grandes, porque ele faz!!! Na Bíblia tem um versículo que diz: Para todo propósito há um tempo determinado, e no ano de 2007 depois de 20 anos cantando juntos, Deus nos separou por um tempo para que cada um pudesse realizar um projeto diferente, embora eu tenha relutado muito, o Senhor me levou para a Itália. Ao chegar neste país encontrei uma igreja muito diferente da nossa, uma igreja com várias etnias, pessoas com costumes diferentes umas das outras, mas com o mesmo amor pela obra de Deus. Em Janeiro deste ano 2012, eu e o Tito, que nunca deixamos de nos comunicar neste período, conversamos e decidimos retomar o nosso ministério, com muita alegria e ânimo. Nosso 9º Cd esta quase pronto para honra e glória do nome do Senhor, a emoção é grande, é como se fosse a gravação do primeiro CD.”

9


VITÓRIA MAGAZINE

10


VITÓRIA MAGAZINE

FERNANDA OLIVEIRA A CANTORA

FERNANDA

OLIVEIRA, lançou seu primeiro cd em 03/2011. O cd foi produzido por Tito Telles. Destacou-se logo no grande evento GIDEÕES MISSIONÁRIOS realizado em 04/2011; festa que acontece todos os anos em Camboriú-SC. Marcou brilhante presença também na Festa do Centenário das Assembleias de Deus, em Belém. O hino PROTEGIDO DE DEUS, composição de Tito Telles, tem marcado a carreira e ministério de Fernanda Oliveira. Em Belém-Pa, o coral com 8.000 (oito mil) vozes cantou PROTEGIDO DE DEUS. Temos visto o agir de Deus na vida desta levita. A cantora tem viajado por todo país. E foi marcante sua presença também no GIDEÕES MISSIONÁRIOS Camboriú-SC em 04/2012.

Com novos projetos, a Cantora, que é contratada pelo produtor executivo JONAS VARGAS; o qual não tem medido esforços na di-

COM NOVOS PROJETOS, INICIA O PROCESSO DE ESCOLHA DO NOVO REPERTÓRIO

mente com o profissionalismo de seu produtor musical Tito Telles e com a modernidade de equipamentos no estúdio Vitória Studio, www.vitoriastudio.com.br.

EM BELÉM-PA, CORAL COM 8.000 VOZES, CANTOU “PROTEGIDO DE DEUS”

Congresso Nacional de Mulheres em Belem do Pará

Centenario das Assembleias de Deus em Belem do Pará

Acreditando em um novo sucesso, Fernanda oliveira, conta nova-

Gideões 2012

vulgação; inicia já o processo de escolha de seu novo repertório.

Cantando com a Lauriete em Bauru / SP

Igreja visão Missionaria

11


VITĂ“RIA MAGAZINE

Vitoria Studio apresenta | Em breve lancamentos produzidos por Tito Telles | ACM Record

Contatos (65) 99133034 | (65) 99138017

12


VITÓRIA MAGAZINE

Assembleia de Deus de Capão Raso em festa 3 2 a n o s d o C í rc u l o d e O ra ç ã o As festividades tiveram início no dia 13/04 com um culto de agradecimento pela Terceira idade. Há sete anos vem sendo desenvolvido na congregação um trabalho com a Terceira idade. Ao qual Deus tem abençoado e prosperado. Na coordenação irmãs Joseína e Lola. Dirigentes Shirley e Maria Helena. Abrilhantando no louvor o grupo de percussão da Terceira idade. O preletor do culto, Presbítero Valdeci da AD Sede. Muitos convidados se fizeram presentes e o nome do Senhor foi exaltado

AINDA NO DIA 14/04 A NOITE Um culto abençoado, onde a presença de Deus foi marcante. A igreja contou com a participação de muitos visitantes. Louvores foram entoados. Preletor da noite Pastor Rogério Cardoso.

NO DIA 15/04 A NOITE ENCERRAMENTO Capão Raso no encerramento de Festa. O nome do Senhor foi glorificado. Como em todas os cultos, o coral do círuclo de oração enqriqueceu a festa com seus louvores. O preletor da noite EBENEZER DE LIRA Deus se fez presente.

NO DIA 14/04 A TARDE Uma tarde especial só para mulheres. Aproximadamente 200 mulheres estiveram presentes. O grupo de Louvor do círculo de oração teve importante participação. Na ocasião foi apresentado a Igreja, pela coordenadora Joseína de Lira, o livro MAIS QUE PALAVRAS de MEIRE TELLES, membro da igreja há 22 anos. A preletora da tarde SARA REGINA AD Sede. Deus se fez presente.

Pastor Eliezer de Lira e Silva Direção IEAD Capão Raso

Raquel, Nilsen, Joseína Lira e Silva Coordenação Círculo de Oração

AÇÃO DE GRAÇAS AD CAPÃO RASO DIA 22/09/2012 4º SÁBADO DE SETEMBRO 10º ANIVERSÁRIO DA ORQUESTRA LOUVOR CELESTIAL 46º ANIVERSÁRIO DO CORAL MISTO “ROUXINOL”

13


VITÓRIA MAGAZINE

A EXCELÊNCIA

fonte: bluescitymusic.com

DO LOUVOR! “O louvor é uma maravilhosa manifestação do nosso relacionamento interior com o Pai Celestial!” citando Babbie Mason, gostaria de falar com você sobre música, louvor e adoração de uma forma bem simples. Para isso, me reporto ao ano de 1974, mais precisamente ao mês de agosto, quando eu, apenas com 02 meses de vida tive a maior experiência (mesmo não lembrando) de toda a minha vida! Fui acometida de uma enfermidade e, depois de vários dias no hospital, no estado do RS, o médico emitiu o meu Atestado de Óbito e me devolveu à minha mãe, dizendo: “A gente não tem condições de tratar de um morto aqui”, o que fez minha mãe me levar para a casa de meu avô, um grande homem de Deus! Em nenhum momento, assim diz minha mãe hoje, ela me via como morta mas pela fé ela cria que Deus era poderoso pra me devolver a vida! E ela num momento de pura contrição diante do Senhor, votou a Ele que, se a vida me fosse devolvida, eu seria como Samuel, para o Serviço do Senhor e tudo o que eu quisesse aprender para louvá-lo, mesmo com sacrifício, ela faria! E, amados, milagrosamente, o Senhor me ressuscitou! Conto isso para honra e glória do nome de Jesus, pois cresci ouvindo a história da minha vida e quando, aos 7 anos, decidi aprender um instrumento, confesso que não foi fácil. 14

Fui para o violão mas as cordas apertavam os meus dedos e faziam calos. Comecei então a ser despertada para o piano e fiz então, o Conservatório de piano clássico! Tocava na igreja e por vezes pensei em desistir mas sabia que Deus estava me preparando para uma grande obra no Ministério de Louvor! Hoje, posso contemplar o que o Senhor tem feito através do louvor, de uma adoração sem reservas quando alguém se derrama totalmente em Sua presença! O Senhor vem e se manifesta porque Ele habita no meio dos louvores do Seu povo! Aí a preocupação pela excelência, em não fazer de qualquer jeito, mas sim, prezar pela qualidade tanto na técnica quanto na unção! Já ouvi muito a frase: “Não ensaiei, mas é pra Jesus...” e isso sempre me fez pensar que não podemos chegar diante de Deus com nossas mãos vazias. Temos que preparar uma oferta, no caso, sacrifício de louvor ao Senhor! Davi foi um grande exemplo de quem sempre chegava diante de Deus com alguma coisa a oferecer! E não é por acaso que ele é considerado “homem segundo o coração de Deus”! Nunca quis apresentar para o Senhor algo que não tivesse custo. Lemos em 1 Crônicas 20 v. 24, que ele comprou a eira de Ornã (ou Araúna) para ali edificar um altar ao Senhor e sacrificar! Que excelência! Dou graças a Deus porque hoje posso ver a busca pela

qualidade no serviço do Senhor! São cantores se especializando, buscando um aperfeiçoamento a fim de apresentar ao Senhor muito mais do que estavam acostumados! Caem por terra vários conceitos e paradigmas de que se for para Deus, serve qualquer coisa, afinal, o Senhor está interessado no coração! Quero que me perdoem os que pensam assim mas acho que está na hora de mudar a nossa forma de pensar e agir de uma vez por todas! Temos recursos disponíveis e podemos lançar mão deles para aprimorarmos a nossa maneira de cantar, de louvar ao Senhor! O louvor é uma arma poderosa que gera transformação, cura, restauração e traz alegria do Senhor para as nossas vidas! Você se recorda de Paulo e Silas na prisão? A Bíblia nos relata que perto da meia-noite eles oravam e cantavam hinos a Deus e os outros presos os escutavam. E, de repente, veio um terremoto que abalou as estruturas da prisão e se abriram todas as portas e as prisões de todos. Meu Deus que poder! Que libertação tremenda! A Palavra não diz, mas eu posso conjecturar e dizer que o louvor que eles estavam cantando era exaltando a majestade do Senhor, a glória do Senhor; acredito que eles estavam numa atmosfera espiritual tão grande que as prisões que estavam nos seus pés e mãos não importava naquele momento! E Deus veio através de um terremo-


VITÓRIA MAGAZINE

nas igrejas e congregações de Curitiba e outras cidades também. Eu cantava uma música do Hillsong que tínhamos a versão muito linda dizendo: “Não me abalarei e direi de Ti, meu Salvador, meu Rei, meu refúgio, meu libertador, meu abrigo, fortaleza, socorro na angústia tenho em Ti!” como me derramei cantando esse louvor ao Senhor e declarando a Ele enquanto o tempo ia passando e parecia que nada iria acontecer. Até que o Senhor se inclinou para mim e ouviu o meu clamor, conforme Salmos 40 v.1. Ai que alegria saber que fui respondida e ainda mais, que o Senhor esteve contemplando todos os meus passos e o louvor para Ele nunca se retirou dos meus lábios, mesmo vivendo momentos de completa tristeza e depressão que tive. Mais uma vez o Senhor confirmando para mim o chamado que Ele tem na minha vida! Através desse chamado tenho abençoado muitas pessoas com as experiências musicais que tenho adquirido ao longo desses anos e quem sabe você é o próximo querido (a) leitor (a) a ser tocado pelo Senhor para fazer a diferença; a sair da mesmice e do pa-

drão de conforto que você está e vir a se especializar para entregar o seu melhor para Deus! Ele merece todo o louvor, toda a honra e toda a glória! Minha vida é um milagre do Senhor e quero usá-la todos os dias para que o nome dEle seja glorificado! Não perca mais tempo: levante-se e prepare-se! Deus quer te usar! Mas para isso Ele deseja ver em você uma atitude de alguém que é capaz de ir mais além do que os demais! Saia do óbvio! Você tem um talento? Granjeie mais um e mais um...quem sabe você se julga como um diamante que precisa ser lapidado! O especialista é o Senhor Jesus mas quem dá o primeiro passo é você para que a transformação ocorra! Busque a excelência! Preze pela qualidade e dê o seu melhor para Deus assim como Maria que derramou aquele ungüento nos pés de Jesus. Aquele gesto de adoração ficou marcado para sempre como exemplo de alguém que queria fazer diferente, sair da esfera da normalidade e se doar completamente! Deus te abençoe muitíssimo e que você seja sempre vaso de honra nas mãos do Senhor! Grande abraço.

Estelamaris Garcia Corrêa Vargas é Professora de Canto, Back Vocal há mais de 15 anos no mercado, atuando em gravações de CDs e Dvds Ao Vivo e, Preparadora Vocal. Ë Ministra de Adoração da Igreja Assembléia de Deus Vitória em Cristo em Curitiba – PR Casada com Paulo Vargas, guitarrista e Maestro da Banda da Cantora Damares, mãe de Maria Eduarda, que hoje está com 03 aninhos para a glória de Deus! Mas, acima de tudo, Adoradora do Senhor Jesus!

to e trouxe libertação e também salvação para a casa do carcereiro! Quantas vezes você, cantor que está lendo essa revista, sentiu vontade de experimentar desse poder quando estás louvando? Eu sei que muitas vezes, pois se queremos ser instrumentos do Senhor na área do louvor, cantando as maravilhas desse Deus grande e maravilhoso, precisamos desse diferencial: a unção de Deus sobre nós! Vejo aí a necessidade de estarmos desenvolvendo o nosso talento para melhor servir e ministrar ao Senhor com ousadia! A Palavra diz: “Tocai e tocai bem” posso dizer que essa mesma instrução se aplica aos cantores: “Cantai e cantai bem” afinal de contas o Senhor se agrada quando o Seu povo assim o faz. Salmos 149 v.6 diz: “Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois gumes nas vossas mãos!” Tenho me preocupado em fazer para o Senhor tudo com excelência e muita qualidade e é por isso que surgiu no meu coração o desejo de preparar cantores/ adoradores de Deus! Depois de várias experiências com Deus posso dizer que vale a pena investir no preparo, tanto técnico quanto espiritual. Depois que me casei, eu e meu esposo, lutamos muito para ter um filho. Eu descobri que tinha problemas para engravidar e isso foi uma fase muito difícil para nós e nossos familiares. Parecia que tudo concorria para que não acontecesse, mas recebi uma instrução do Senhor para abrir a minha boca e louvar e deixar o resto com Ele. Na época, tínhamos um grupo de louvor e adoração, Grupo Salmos, e saíamos sempre para ministrarmos

15


VITÓRIA MAGAZINE

16


VITÓRIA MAGAZINE

TESTEMUNHO

C h a m a d a pa r a S e r

Adoradora Sou Jaqueline Alexandre, tenho 30 anos e sou portadora de deficiência física, no qual comprometeu a parte motora e também a minha voz. Congrego na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, no Bairro do Capão Raso. E também participo do Grupo Rodando para o Alvo na Primeira Igreja Batista de Curitiba – PR. Quero compartilhar o que Deus fez em minha vida, no culto em que fui convidada pela minha amiga Vera Lúcia de Oliveira. Esse culto foi para realizar o lançamento, do CD Minha Fé da Cantora Lilia Paz. Em 2010. Tive uma experiência única, e muito profunda com meu Deus! Ao longo da minha vida cristã, tive varias experiências lindas com o Senhor, mas jamais irei esquecer-me deste momento tão especial, pois foi nesse dia que o milagre aconteceu em meu coração! Não sou muda! Graças a Deus! Falo com dificuldade. Sou secretaria do Circulo de Oração, já estou há 6 anos e digito todos os trabalhos que cabe a uma secretaria, com o meu valioso nariz! E tento fazer o meu melhor, porque é para a obra do meu Deus. E quando eu estava com 7 anos de idade, o Senhor me fez uma promessa muito linda, que me faria uma Adoradora para louvar o Seu nome. Desde então, passei por muitos vales e provações, para que o Senhor aperfeiçoe o vaso! Porque somos vasos nas mãos do oleiro! Ele tem a maneira certa de trabalhar em nossas vidas, amém por isso! O desejo de louvar o Senhor é muito intenso em meu ser, eu sempre falo que a musicalidade esta dentro da minha alma. Eu cantava com minha amiga Dora, por muitos anos, o Senhor realizou muitas maravilhas e

milagres, através do nosso louvor. Mas como a minha vida é guiada pelo Espírito Santo, ele não permitiu que continuássemos cantado juntas. Então entrei na ``caverna``, porque como já disse o desejo do meu coração é louvar o Senhor, com muita unção, graça e ousadia. Para salvar as vidas das garras de satanás, em nome de Jesus! E foi nesse culto, onde aconteceu algo extra-ordinário comigo... Enquanto pensava comigo mesma - Que estava acabado o propósito de Deus para minha vida... E nesse momento, quando a Lilia louvava com o hino, que traz por titulo: Minha Fé. O Senhor Jesus Cristo, se fez presente em minha vida, como nunca antes. Aleluia! Deus veio ao meu encontro pessoalmente, quando eu estava questionando-o sobre as condições da minha voz... Então, Deus falou face a face

comigo, como duas pessoas conversam normalmente. E falou-me assim: Filha, a cura da sua voz que você tanto almeja, para me louvar está em suas mãos, só depende de você e mais ninguém! Faça um propósito de jejum e oração, porque Eu vou te dar uma voz perfeita. Mas ainda quero usar você com essa voz, imperfeita aos ouvidos dos homens, mas chega aos meus ouvidos um louvor perfeito e puro de coração. Depois daquele dia memorável em minha vida, tomei a decisão na qual para mim era tão difícil, de cantar sozinha. Comecei a cantar acompanhado o CD cantado, e o Senhor tem aberto as portas para mim. Faço parte junto com minha amiga Meire, do Grupo de Louvor. Louvei no Congresso Sim, Todos Somos Vocacionados. Em Sumaré – SP. Posso dizer que estou vivendo o melhor tempo de Deus em minha vida, pois estou fazendo o seu querer. Quero agradecer ao meu Deus, por ter me escolhido para este lindo ministério do louvor. Pelo apoio que tenho recebido da minha família, em especial a minha queria mãe Nilsen, mulher de oração, ela é a pessoa que mais me apóia e vem sendo o meu sustentáculo, enfim é a melhor mãe do mundo! Te amo! Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade. João 4: 23 24. Jaqueline Alexandre. 17


VITÓRIA MAGAZINE

ENSINANDO A PALAVRA DE DEUS

AOS FILHOS Dt 11.18,19 Deuteronômio é um livro de repetição da Lei. Nela Moisés trás à lembrança da nova geração que não havia presenciado os milagres no Egito e possivelmente a passagem pelo Mara Vermelho também. No texto acima temos uma repetição da ordenança para os pais Israelitas ensinarem seus filhos de uma forma muito incisiva. Como

A. A falta de crescimento deixa os crentes sempre criança, ou Mais propriamente, Meninos B. Estão sempre a deriva dos ventos (Ef 4.13,14) C. Tem sido constatado no meio Evangélico e principalmente Neopentecostal muita superficialidade (Os 6.3) D. A falta de verdadeiro e profundo ensino bíblico tem ensejado a invasão de tanto modismo e invencionices – Está faltando sabedoria (Pv 4.7) E. O povo está como o no tempo de Jeremias em que os falsos profetas só falavam o que o povo queria ouvir (Jr 5.31) F. Conforme encontramos em Os 4.6, o povo daquele tempo como o de hoje, é destruído quando lhe falta o conhecimento.

nesse tempo não havia ainda, um sistema estruturado de ensino

- Destruição de sua fé genuína e bíblica, visto que é a

religioso-espiritual na nação, Deus está encarregando de maneira

Palavra de Deus que se apresenta como fonte geradora

muito clara e responsável os genitores em transmitirem os precei-

dessa fé (Rm 10.17)

tos básicos para a vida dos filhos. Podemos dizer que, o mesmo

- Destruição da comunhão entre os Salvos, (At 2.42-47),

princípio ainda é válido para os dias atuais, apesar de termos, várias

pois, sem o ensino das Sagradas Escrituras o poço se tor-

estruturas de ensino no mundo moderno atual, tanto nas Igrejas

na egoísta.

quanto vida na secular através de diversas e variadas instituições.

- Destruição do temor a Deus também, encontra-

Precisamos entender que há sempre muitos benefícios quando o

mos em Provérbios 1.7,ensino de que o Temor é o

ser humano é submetido a uma situação de ensino e assimila cor-

princípio(começo) da Sabedoria, ora se o povo despreza

retamente o que lhe é ensinado da Palavra de Deus. Nosso convite

o contato com a Palavra de Deus , que também é fonte de

é para que pensemos em alguns desses ganhos para aqueles que

sabedoria perde o temor.(2Tm 3.15)

desejam saber mais de Deus e sua bendita, Santa e boa Palavra.

- Destruição do zelo (cuidado),(Jr 10.48)

Entendemos que o PRIMEIRO desses benefícios se acha no fato

- Destruição da santidade, por não ter uma direção cer-

já largamente constatado do Crescimento Em Conhecimento (2Pe

ta e uma definição correta do que é certo ou errado em

3.18)

termos de vida espiritual e também comportamental, se-

Para valorizarmos devidamente as coisas positivas, muitas vezes é

paração esta bem visível na bíblia, o povo acha que tudo

preciso lembrar as negativas numa relação de contraste para evi-

pode que não tem mais necessidade de se viver uma vida

denciá-las ainda mais, é o que vamos fazer a seguir.

diferente da vida do mundo. (Rm 12.1,2;Hb 12.14) - Destruição da vida espiritual, tornando-se um crente carnal e o que é pior, sem se dar conta disso. - Destruição dos padrões de moralidade, com as inversões de valores tão comentadas hoje em dia, porque isso vem sempre em conseqüência da frieza espiritual (Jr 6.15;Is 5.20) - Destruição até mesmo da vida física, a falta de conhecimento de Deus e sua Palavra gera também violência , um típico exemplo temos com a geração de Noé ( Gn 6.5,11,12) Mas, nossos dias igualmente tem experimentado verdadeiros horrores em termos de violência do homem contra seu próximo. 2. Outro importante beneficio do ensino da Palavra de Deus, é o fato de podermos MEDITAR nela. A meditação bíblica é muito diferente da propalada meditação transcedental das seitas Orientais trazida há muito tempo para nosso País, enquanto esta é passiva a bíblica é ATIVA, naquela esvazia-se a mente, nesta enche-se a mente com a Palavra de Deus. Sem dúvidas

18


VITÓRIA MAGAZINE

é grande o beneficio podermos

- Mesmo que a mente esteja sob

meditar na Palavra de Senhor (Sl

o efeito da fraqueza da carne, o

1.2;119.97;148).Meditar é pensar

Senhor mostrou que é possível

de forma dirigida,atitude interior

vencer todas as tentações usando

de reflexão ,ponderação e exa-

o poder do conhecimento prático

me daquilo que se pensa. Não é

da Palavra de Deus (confrontar

como o meditar dos místicos da

Rm 10.17/Hb 11.33 com Ap 12.11).

Nova Era que conduz seus adeptos a experiências de transes es-

7. Pensemos também no benefí-

pirituais de modo PASSIVO como

cio da firmeza (ordem), ou-esta-

dito acima. Ao contrário a medi-

bilidade da vida( Sl 119.133;Mt

tação proposta pela Palavra de

7.24,25)

Deus leva o crente ater a mente

- Todos sabem dos conceitos re-

ATIVA na absorção das mensa-

lativistas que domina as pessoas

gens geradas pela ação do Espí-

sem Deus e sua Palavra a vida

rito Santo.

dessa gente está, em geral, desordenada, expressão interessante

3. Um terceiro benefício do ensino da Palavra de Deus é a PREVENÇÃO (Sl 119.110 “ Melhor prevenir que remediar”,diz o antigo ditado popular com um grande fundo de verdade. E certamente o crente fará bem em aplicá-lo contra as tentações de cada dia. Temos que pensar em duas coisas importantes aqui: - Um recurso associado à Palavra é a Oração e vigilância (Mt 26.41) - Outro fator também utilíssimo é a leitura da bíblia com o objetivo de saturar a mente com o conteúdo Sagrado, para que não haja lugar para o diabo e suas coisas (Ef 4.27) É muito conhecido o dito popular e com grande fundo de verdade, que “mente desocupada é oficina do diabo”. Segue algumas das maneiras que o inimigo tem usado e com sucesso, infelizmente, para conseguir esvaziar a mente de muitos ditos cristãos neste mundo pós moderno: - Novelas recheadas de paganismo, sexo ilícito e até satanismo aberto; - Conversas irreverentes, murmurações e leviandades em geral; Com isso enchendo suas mentes, não há lugar para o Espírito Santo e conseqüentemente evidenciam vidas vazias de Deus. O Salmista diz que é o conteúdo da Palavra de Deus com seus ensinos e lições para a vida que o protege do pecado (Sl 119.11).

4. O consolo também é um dos benefícios do ensino equilibrado da Palavra (Sl 119.49,50). - Não é nenhuma novidade que o povo de Deus tem recebido consolo através de várias passagens especificas da santa Palavra como ( Sl 46.1;23.1;84.1.. etc...) Disse Paulo enfaticamente que assim deve ser: “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança”(Rm 15.4). E ainda aconselhou: “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. (1Ts 4.18)

encontramos em (Jó37.19). - Muitos já adotaram a libertinagem como “estilo de vida” e não querem saber de disciplinas, normas; - A juventude e a adolescência tem sido guiados pelos “formadores” de opinião e já adotaram o conceito do “é proibido proibir”; - Os servos do Senhor, porém, dirigem suas vidas segundo a Palavra de Deus com ordem, disciplina e ética; - As celebridades do mundo, os filósofos, intelectuais ou “sábios” do mundo não são guias seguros para quem está a caminho da nova Jerusalém, com Deus,estes “dizendo-se sábios

5. Outro indispensável benefício do ensino das Escrituras é a direção divina para a vida humana neste mundo(Sl 119.105;Js 1.8) - Neste tempo de tanta confusão e falta de direção, é salutar e confortável poder recorrer à Palavra de Deus e receber direção!(Sl 17.4). - Nas dúvidas - Qual direção, qual é a melhor decisão? - Os não crentes ,como já sabemos, buscam isto através de coisas como horóscopo, adivinhos, cartomantes, guias ou demônios etc. - Em assuntos espirituais a palavra de Deus é guia infalível para a vida do salvo 6. Temos ainda o benefício do poder (autori-

tornaram-se locos”(Rm 1.22,1Co 1.26) Como pais cristãos, nossa base deve continuar sendo a Bíblia Sagrada na orientação de nossos filhos, com essa atitude proporcionaremos que tenham uma vida ordeira, disciplinada, com segurança para enfrentarem os desafios desta vida pós-moderna. Os cônjuges devem viver a vida comum do Lar com satisfação e santidade e assim tornarem-se,naturalmente, exemplos a seus filhos e aos jovens em geral,também com isso fortalecerão a instituição familiar. Como disse o Salmista, o ORDENAMENTO (firmeza) da vida tem por objetivo evitar que iniqüidade domine a vida do homem ou da mulher de Deus (Sl 119.133). Amém.

dade) espiritual contra as tentações(Mt 4.1) - Jesus, nosso maior exemplo e padrão em tudo ,usou a espada do Espírito – a Palavra de Deus para vencer(Ef 6.17b)

Pr. Clari Mattos Fonte consultada “Deus e a Bíblia” Elinaldo Renovato - CPAD 2008

19


VITĂ“RIA MAGAZINE

Ilustres Leitores & Anunciantes

2

1

(1) Misa Junior (2) Carlos Martins (3) Miguel Carnaval, (4) Estelamaris Garcia (5) Pastor Clari de Mattos, (6) Pastor Abnadabe (7) Tiago (baixista), (8) Turma do curso EETAD (CapĂŁo Raso) (9) Lourena Teles

3

5

4

6

7

9 8

20


VITÓRIA MAGAZINE

21


VITÓRIA MAGAZINE

Cidadão honorário No dia 30 de maio de 2012, a Câmara Municipal de Curitiba realizou Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão Honorário ao pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. A homenagem foi uma proposição da vereadora Noêmia Rocha e teve a aprovação unânime dos vereadores de Curitiba. A solenidade contou com a presença de um grande número de pastores da IEADC, lideranças evangélicas de outras denominações e teve também a participação do Coral Melodias Celeste, da congregação de Jardim Natália. Em sua fala o pastor Wagner agradeceu a Deus, aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba e a Noêmia Rocha pela indicação de seu nome para receber tão honrosa homenagem.

i e a d e m c u r i t i b a r e a l i z a g r a n d e s b at i s m o s

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba, sobre a presidência do pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby e a superintendência da administração eclesiástica sobre a liderança do Ev. Anderson Clayton Romano realizou neste semestre de 2012, três grandes batismos alcançando um numero significativo de novos membros; sendo que no primeiro batismo do ano que se realizou no mês de janeiro 119 candidatos desceram as águas batismais. O evento teve como oficializastes os seguintes pastores; Valdecir Rodrigues de Jesus e Rosalino Pedroso de Brito o segundo batismo se realizou no mes de março onde 232 candidatos foram batisados os oficializantes foram os seguintes pastores; Pr Jessé Terbutino Filho, Ev. Antonio Rodrigues, Pr. Juarez Santana e Ev. Evaldo Marciano Alvez. O pregador deste evento foi o Pr. Juracir Alvez de São Paulo. E o terceiro batismo do semestre foi realizado no dia 27de maio e 316 novos membros desceram as aguas; oficializaram este batismo os pastores; 22

Valdinei da Silva, Paulo Costa, João Maciel, Alzias Paulo Nazario Rodrigues, Ubirá Oliveira Santos e Pr. Laercio Rodrigues dos Santos. Estes números estão crescendo a cada novo evento que se realiza em nosso campo ministerial de Curitiba e, esperamos que aumente ainda mais como e projeto de nosso líder que inspirado pelo Espírito Santo do Senhor propôs em seu cora-

A Igreja Assembleia de Deus em Curitiba conta hoje com uma membresia de 33.017 membros e em nome de Jesus o desejo de nosso pastor presidente sera alcançado que é de termos até o final deste ano um total de 35.000 para isto contamos com as orações de todos os irmãos em Cristo Jesus nas mais distantes localidades e também louvamos ao Senhor pelo desempenho dos nossos pastores e seus grupos de evangelismo e discipulado que sem pouparem sacrifícios estao trabalhando unanimes em prol do reino de Deus. Gratos somos ao Senhor dos Exercitos por tao grandes maravilhas! Ev. Anderson Clayton Romano Superintendente da Administração Eclesiastica da Assembleia de Deus em Curitiba

ção que o ano de 2012 fosse denominado o ano da evangelização e do crescimento da igreja, tendo como alvo a ser alcançado pelo menos 2% da população curitibana.


VITÓRIA MAGAZINE

O CAPELÃO

e o seu comportamento Definindo

dele e, vendo-o, moveu-se de intima compaixão.

que tem acontecido nestes dias?

O que é um Capelão?

E, aproximou-se, atou-lhes as feridas, aplicandolhes azeite e vinho, e pondo-o sobre a sua caval-

v. 19 – E Ele lhes perguntou: Quais? A partir desse momento Jesus os ouve com aten-

É uma pessoa capacitada e sensível as necessidades humanas, dispondo-se a dar ouvidos, con-

gadura, levou-o para uma estalagem e cuido dele;

ção as suas palavras de decepção, frustração, tristeza e negatividade.

fortar e encorajar ajudando pessoas necessitadas

Reflita:

No v.25 Jesus toma a palavra e sita as escrituras até

de apoio espiritual a lutar pela vida com esperança em Deus, e na medicina e no judiciário ou em

Chegou, Viu-o, Moveu-se de intima compaixão, Aproximou-se, Atou-lhe as feridas, Aplicou-lhes

chegar a aldeia... e ser reconhecido por eles e ter seus olhos abertos então Jesus os deixa que voltas-

órgãos governamentais e etc. Ele oferece aconselhamento espiritual, apoio emo-

azeite e vinho, Pondo-o sobre a sua cavalgadura Levou-o, Cuidou dele.

sem a Jerusalém e mudasse o discurso. Comentar: Quando deixamos pessoas verbalizarem seus problemas e caminhamos com eles junto,

cional as pessoas enfermas, detidas, abandonadas e carentes... e seus familiares e também os profissionais na área de saúde, ou de serviços.

Tem mais: v. 35

teremos reconhecimento e êxito em nossa assistência espiritual, mas quando falamos mais do

- O capelão deve ter uma vida de integridade com Deus e conhecimento das escrituras para saber

E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os aos hospedeiros, e disse-lhe: Cuida dele, e

que ouvimos, nunca conseguimos detectar o problema emocional das pessoas.

como aplicar a palavra de Deus em situações constantemente vivida por ele. Ex:

tudo o que de mais gastares eu te pagarei, quando voltar. Reflexão – E isto que o homem estava meio morto!

Veja: Jesus se aproximou deles, Jesus deu inicio a con-

Os enfermos – palavras de fé, esperança Aos detentos – palavras de amor, perdão, miser-

Pense: Conhece alguém hoje que gosta de pessoas meio mortas?

versa, Jesus lhes ouviu com atenção, Jesus não mudou de assunto, Jesus foi com eles até o destino,

icórdia Aos abandonados – palavras de aconselhamento, justiça, provisão. Aos familiares – palavra de sabedoria divina, cuida-

Os hospitais, as cadeias,as sarjetas, os asilos, os albergues estão cheio de pessoas meio mortas! Quem irá?

Jesus não se revelou por si mesmo, Jesus deixou que eles mesmos vissem as coisas que estavam acontecendo, Jesus deixou que eles sentissem o ardor em seus corações enquanto ele falava as pa-

do, amor, e sem pré-julgamento pessoal referente aos seus assistidos. O maior exemplo que temos desse trabalho é o próprio Jesus Cristo.

Em Lucas 24 v 13a Vemos a historia agora não de um homem C.10 v.35, mas de dois discípulos que também se destacaram em Jerusalém sessenta estádios em direção a uma aldeia (isolamento) cujo nome chamava

lavras de Deus, Jesus acompanhou em todo o trajeto triste, mas deixou que caminhassem sozinhos a Jerusalém e lá testificassem o que acontecera.

Veja algumas situações Lucas 10 v 30 Descia um homem de Jerusalém para Jericó e caiu na mão dos salteadores, os quais o despojaram-no, esperando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Ou seja, aquele homem estava agora caído, despojado, esperando, deixado e meio morto. Direto aos v.33 Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé

EMAUS... Veja v.14 – E iam falando entre si v. 15 – E aconteceu que, indo eles falando entre si e fazendo perguntas: um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles v. 17 – E Ele lhes disse: Que palavras são essas que caminhando, trocais entre vós e porque estais tristes? v. 18b – Cleopas lhe perguntou: Não sabe as coisas

a) Espiritualidade contagiante. b) Conhecimento das escrituras. c) Desprendido de proselitismo. (Mt. 23 v.15 e 23) d) Disposto a ouvir. (Lc. 24 v.13 à 35) e) Respeito ao próximo e a situação dele (a) O ladrão da cruz, A mulher samaritana f ) Sempre ao alcance de todos

Jesus modelo a seguir

O Capelão e seu comportamento Passamos agora a falar sobre o comportamento. O comportamento é definido como um conjunto de reações de um sistema dinâmico (sistema que pode alterar a qualquer momento) em faces as interações propiciadas pelo meio onde está inserido. Exemplo de comportamento para um rápido entendimento. - Comportamento social. “Boas maneiras” - Comportamento humano. “As ações realizadas pelas pessoas em determina-

das situações e motivos que levam a tais ações”. Jo. 11.35 “Jesus Chorou”. Pense: Jesus não foi lá para ressuscitar Lazaro? Então porque chorou primeiro? Outro exemplo; Jesus no Getsêmani. Mc. 14 v.32 à 36 Começou a angustiar-se e ter pavor... • Ele não veio para beber o cálice? • Ele não é Deus? • Porque suou sangue? Resposta: Jesus morreu como homem, com o

23


VITÓRIA MAGAZINE

• Estudo da palavra nos da equilíbrio e esclarecimento para sabermos administrar corretamente situações adversas na vida das pessoas necessitadas. III. Correspondendo as expectativas O maior bem existente no universo são, os seres criados a imagem e semelhança de Deus, e a vida não pode ser anulada em sua preciosidade por suas doenças, prisões, abandono, entre outros, comportamento humano. “estudar cristologia” (humanidade de Cristo). O Comportamento do capelão não pode deixar

precisamos alcançá-las para Deus. IV. Nossa missão. Alcançar o maior número de pessoas para o Senhor

heranças negativas do trabalho de assistência espiritual, pois, representamos Deus diante dos

Jesus, e pregar o evangelho.

que sofrem e os que trabalham nos ambientes que

Veja: Num mundo super populoso como o de hoje é

concentram grandes numero de pessoas necessitadas do trabalho cristão. Por isso devemos: I. Conhecer nossos direitos. II. Saber nossos deveres. III. Corresponder com expectativas. IV. Cumprir nossa missão. Direitos: I. Conforme o art.5º e parágrafo VII da Constituição Brasileira. É assegurado nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares, de integração coletiva. IMPORTANTE: NOSSO CODIGO PENAL Art.VI e VII. “ A liberdade de crença é um direito assegurado pela Constituição Federal” É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantia na forma da lei, a proteção aos locais de cultos e suas liturgias.

II. Nossos deveres: • Para com Deus. Preparo espiritual que implica em; Oração, Jejum e Estudo da palavra. Cl.4 v 6. • Oração promove a intima comunhão com Deus que nos faz amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, e também nos faz sensível a ouvir a voz de Deus em reação ao próximo. • Jejum promove o fortalecimento do nosso espírito em Deus para que Ele nos capacite com armas espirituais. Cor. 10 v 4

24

claro que encontraremos pessoas que são de outras religiões como: • Testemunhas de Jeová

28. Porque a terra por si mesmo frutifica; primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por ultimo, o grão cheio

• Mórmons • Adventistas • Ateus • Espíritas • Católicos e etc.

na espiga. 29. e, quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.

Num hospital ou presídio, asilo, etc. Não é lugar para discutir a religião das pessoas, devemos pregar a Cristo e não debater pontos de vista, dogmas, doutrinas erradas. O capelão e seu comportamento Postura

Descrição

Vestuário

Altura de voz

Oração

Escolha Horários

- Uma das coisas mais importantes no trabalho de capelania, tem sito esquecido e desprezado por muitos que visitam doentes, encarcerados, idosos, abandonados, etc. E é a oração por eles que de forma dirigida à Deus é impetrada sobre eles, ou seja; orar com propriedade, fé, amor, em voz audível e bom tom, mas com muito amor e sem gerar espanto na vida da pessoa assistida. - A visita não deve ser medida pela intensidade da recepção por parte do doente. - O resultado quase nunca é imediato mais progressivel. - Não devemos esquecer os que sofrem, precisamos visitá-los mais de uma vez e atendê-lo o quanto ele quiser, isso trará vinculo, confiança e salvação, pois, todos gostam de ser valorizados. Conclusão Reconhecimento vem de Deus. Hb.6 v 10 Somos semeadores da poderosa semente. Mc. 4 v 26 26. O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. 27. E dormisse, e se levantasse de noite ou dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.

Comentar: Tem muita gente que lança a semente na terra (certo), mas não vai pra casa dormir e deixa o milagre acontecer, ele que na primeira visita lançar a semente, a ver ela brotar e crescer e dar fruto e ceifá-la. - Amado. Veja os exemplos da agricultura usados por Jesus; primeiro a erva, depois a espiga, e por ultimo, o grão cheio na espiga. Ou seja: você planta, outro rega, mas quem da o crescimento é Deus. Você prega, mas é Jesus que salva. Ore, Jejue, Leia a bíblia, Visite, Evangelize, mas o milagre vai vir sem você saber como, milagre não se explica, se recebe e não vem de homens, mas de Deus! Experiências pessoais Por fim: Tiago disse: O lavrador espera o processo feito da terra aguardando com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia v.8 Sede vós também pacientes.

Pastor Marcos Romano e família


VITÓRIA MAGAZINE

w w w.v itor i astudio.com.br 25


VITÓRIA MAGAZINE

Construindo uma casa

a prova de tempestade Mt 7:24-27. “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.” Introdução: Toda construção demanda trabalho, planejamento e investimento. Para construir um lar não e diferente. No texto em apreço, Jesus faz alusão a dois homens, (pai de família) que constrói suas casas, há um Ele da o nome de prudente ao outro de insensato. Vamos observar, partindo deste texto, como construir uma casa a prova de tempestades. Não perdendo de vista o que Jesus disse, que teremos problemas vindo de 3 direções; Ele fala de chuva, problemas vindo de cima, rios, problemas vindo da terra, de baixo, ven26

tos, problemas vindo dos lados. A família como instituição divina sempre enfrentou problemas e, em nossa geração não será diferente, Toda família passa por dificuldades de convivência/relacionamento interpessoal, homens e mulheres conflitam-se por conta das diferenças, somos indivíduos com características próprias, temos costumes diferentes, gostos diferentes, vemos o mundo de forma diferente um do outro (isto é a cosmo visão), Isto porque o homem e racional enquanto a mulher é emocional, então, muitas vezes, “aquilo” que é importante para um não é tão importante para o outro, daí então surgirem os conflitos, as guerras e até as TEMPESTADES. PORÉM, Deus nos deu ferramentas próprias para administrarmos os conflitos e vencermos as TEMPESTADES, e Ele próprio é o mais interessado que a família de certo pois FAMILIA É PROJETO DE DEUS. Digam a minha família é projeto de Deus, o meu casamento é projeto de Deus, os meus filhos são projeto de Deus. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.Jeremias 29:11 “NVI.”

1- Observe que a palavra tempestade, esta no plural, (tempestades) penso que deve ser porque ela vem de muitos lados, isto e, de varias formas e de diferentes maneiras. Exemplo: Perda do emprego, uma doença repentina, a morte de algum familiar, problemas com vícios de um familiar, abandono por algum dos cônjuges, envolvimento com o mundo do crime, e etc... A lista e grande. 2- Com que materiais e, onde estamos construindo nossa casa. (para se fazer uma boa construção a prova de tempestade, a escolha do local e também o material e muito importante). Dt 6:6-9. “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” 2.1- O Snr. insensato construiu a sua casa sobre a areia. Que isto significa? 2.2- Construiu por conta própria, assumindo os riscos, não orou não se aconselhou com o sábio construtor. A Bíblia diz em Pv 15:22.


VITÓRIA MAGAZINE

“Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.” 2.3- Fez a escolha do local errado. Na areia não e um bom local para se construir uma boa casa. Quantas famílias destruídas porque estão construindo seus sonhos no dinheiro, em posição humanista, busca apenas o presente, o hoje. Mt 6:19 = Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; v 33 - Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas 3. Enquanto o Snr. prudente construiu sua casa sobre a Rocha.

O maior bem de uma família

Conclusão: Jesus deixou claro que uma das casas caiu e a outra ficou de pé porque estava fincado na Rocha, Quero concluir com um texto bíblico muito confortante e poderoso. Sl 91 = “Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente”. Salmos 91:9-13. Para concluir: “Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.” - Salmos 91:7, (NVI)

são os seus filhos.

3.2- No Sl 128. O Salmo da família diz: A - Feliz e o homem que teme ao Senhor. Temer a Deus é uma questão de inteligência, até a Bíblia diz: “O temor ao Senhor é o principio da sabedoria” Sem Deus, quem sou? B - A sua mulher e como videira frutífera, isto e uma fonte de alegria. Uma casa sem presença da esposa e uma casa triste, a esposa tem a responsabilidade dada por Deus de manter o ambiente familiar alegre e organizado. Pv 31:27-29. “Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça”. Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. C - Seus filhos como planta de Oliveira. Toda planta precisa de um lugar ideal para nascer, para crescer e produzir. D - Casais que descobre este segredo e investe um no outro evita tempestades. Você tem feito investimento no seu cônjuge? Quando foi que saiu de férias, somente o casal; uma segunda lua de mel, alguém disse certa vez que, ou estamos nos casando todo o dia ou estamos descasando todo o dia. Família, casamento, filhos é uma construção diária que demanda cuidado, zelo e investimento. 4. Por fim, uma casa a prova de tempestade e aquela que possuem... A- Um homem prudente, fiel a Deus, que valoriza a família e reconhece as suas responsabilidades diante de Deus e da sociedade. B- Uma esposa/mãe dedicada que cumpre com seus deveres famil-

3.1- Na simbologia bíblica a Rocha e Cristo. “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.” 1 Coríntios 10:4

iares, consciente de suas responsabilidade sabendo que possuem um papel preponderante na estabilidade do lar. D. Filhos como planta de Oliveira. (da Oliveira nos extraímos o azeite). O azeite possui um significado valor e não só financeiro, mas também como remédio, combustível, alimento e etc... E. O maior bem de uma família certamente não e a moradia onde reside, ou o carro, a empresa, o sítio, a chácara, a fazenda, o gado, a poupança ou até mesmo vultosos investimento na bolsa de valores. F. O maior bem de uma família são os seus filhos. Filhos é o nosso tesouro. G. Filhos é herança do Senhor. Sl 127: Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.

Pastor Ozeas A. da Silva e família

27


VITÓRIA MAGAZINE

SAÚDE

OSTEOPOROSE presença de defeitos na mineralização ou osteomalácia, especialmente nos idosos), análise urinária, radiografias e desintometria óssea.

A osteoporose é conhecida como a “Epidemia Silenciosa do Século” (OMS). É resultado da perda óssea no decorrer dos anos tornando o osso frágil, Figura 1. Pode ser classificada em primária (não apresenta causa bem definida) e secundária (ocorre devido a uma doença de base como: desnutrição, anorexia, baixa quantidade do hormônio estrogênio na pós-menopausa, doença na paratireóide e tiróide, diabetes mellitus, doenças renais, artrite reumatóide, doença celíaca, imobilização prolongada e outros).

Alguns fatores de Risco: indivíduos brancos ou asiáticos, consumo excessivo de café, refrigerante a base de cola, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, histórico familiar de osteoporose e fratura do colo do fêmur, menopausa precoce (antes dos 40 anos) não tratada, idade avançada em ambos os sexos, pouca exposição ao sol, uso de corticóides. O diagnóstico é feito através da história clínica do paciente e de exames complementares como: Hemograma completo, dosagem de TSH, VHS, dosagens de cálcio e fósforo, uréia e creatinina plasmática, fosfatase alcalina total (serve para avaliar a

Figura 1

A prevenção deve começar na infância com a realização de exercícios físicos, caminhadas,

Quando a osteoporose é primária, a fratura representa o avanço da doença. “Afeta indivíduos de maior idade, de ambos os sexos, principalmente, mulheres na pós-menopausa, que também apresentam mais fraturas.” “Cerca de 10 milhões de brasileiros (as) sofrem com osteoporose e 24 milhões de pessoas terão fraturas a cada ano, sendo que 200 mil indivíduos morrerão como conseqüência direta de suas fraturas” (BRASIL, 2006, p.59), Figura 2.

Prevenção e Tratamento: A prevenção deve começar na infância com a realização de exercícios físicos, caminhadas, exposição regular ao sol (vitamina D) - no mínimo 15 minutos no início da manhã e no final da tarde - associada a uma alimentação equilibrada voltada para a oferta dos componentes essenciais na síntese óssea como as calorias, o cálcio, a pró-vitamina D, o Magnésio, Zinco, Boro, vitamina K e vitamina C (BRASIL, 2006, p.63).

exposição regular ao sol

“As crianças de 3 e de 4 a 8 anos necessitam, respectivamente, de 500mg e 800mg de cálcio por dia. A necessidade diária de cálcio dos adolescentes de ambos os sexos é de 1300mg. Os adultos de 19 a 50 anos devem consumir de 800 mg a 1000mg de cálcio ao dia enquanto os maiores que 50 anos e os idosos, 1200 mg de cálcio por dia”. Portanto, é necessário adquirir uma formação óssea adequada nas duas primeiras décadas de vida, entre a adolescência e os 35 anos de idade se atinge o pico de massa óssea. O tratamento da osteoporose também inclui dieta, atividade física, exposição solar, uso de medicamentos, além das medidas preventivas de quedas (retirar tapetes, utilizar apoios em banheiro, por exemplo). Isabel Vieira Martins Graduanda em Enfermagem, Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC.

Figura 2

Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno da Saúde Atenção Básica nº 19. Brasília: Ministério da Saúde, 2006, p.192. Imagem, Figura 1 e 2. Disponível em: htt://auladepatologia.wordpress.com/. Acesso em jan.2012. OBS: Figura 2, grifo nosso.

28

Email: isabelvmartins@hotmail.com


VITÓRIA MAGAZINE

NUTRIÇÃO A Alimentação das crianças é, foi e sempre será um assunto que preocupa papais e mamães. Vivendo em nossos tempos então, a preocupação aumenta, já que há uma infinidade de ofertas de fast foods, junk foods e comidas industrializadas que chamam a atenção dos pequenos, mas pouco acrescentam na dose diária de nutrientes que eles precisam para crescerem fortes e saudáveis. Pensando nisso a nutricionista Graça Gabriel, criou uma coletânea de orientações, chamado Pequeno Gourmet, para ajudar os pais a introduzir uma alimentação mais saudável para crianças e adolescentes. A autora diz que a criança brasileira tem uma alimentação deficiente, porque come em quantidade exagerada alimentos industrializados, como salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerante entre outras coisas. “Estes alimentos tomaram o espaço de grande parte dos alimentos saudáveis como frutas, legumes, verduras e integrais que são ricos em vitaminas e minerais”, explica. Ela conta que a partir do sexto mês de idade – de forma lenta e gradual – as crianças devem começar a receber alimentos sólidos ricos em vitaminas e minerais como verduras, legumes, sucos e frutas variadas. A partir de 1 ano, elas já devem receber diariamente três refeições

Alimentação Infantil descomplicada

principais e dois lanches, em quantidade adequada para a idade. Dos 2 anos aos 6 anos, todas as crianças devem fazerde 5 a 6 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e ceia). A ceia deve ser um copo de leite, suco ou chá, antes de dormir. A partir dos 7 anos, mantendo o padrão de 5 a 6 refeições diárias, os pais devem prestar atenção para não diminuir a ingestão de leites e derivados (que são fonte de cálcio). A nutricionista orienta, oferecer em média, 2 copos de 200 ml de leite e seus derivados – como queijo e iogurte – por dia. “É importante ter este cuidado pois a ingestão de cálcio normalmente é baixa nessa faixa etária ocorrendo deficiência” lembra Graça. E completa: “Todos estes cuidados devem ser prolongados até a adolescência”. Ela ainda afirma que os pais estão deixando as crianças escolherem os alimentos que irão fazer parte da sua dieta, incluindo em excesso os alimentos industrializados, sem ter padrão de horário e quantidade. “ O perigo é que as crianças não sabem fazer escolhas saudáveis sozinhas sem a supervisão de um adulto” afirma. No livro da nutricionista, ela ainda orienta sobre os benefícios de cada alimento durante a infância. Ano a ano, o livro

explica como as vitaminas e minerais, presentes em frutas, verduras e outros alimentos são utilizados pelo organismo em cada fase. Leitura imperdível. GRAÇA GABRIEL Nutricionista Autora do Livro “Pequeno Gourmert”

Pequenos truques podem ajudar a melhorar a alimentação das crianças * Evite oferecer guloseimas para a crianças antes das refeições principais (almoço ou jantar) * É muito importante padronizar os horários dos lanches para que a criança não fique beliscando o dia todo. * Evite oferecer bebidas como sucos e refrigerantes, próximos as refeições. * Sempre prepare a comida com variedades de alimentos, deixando o prato colorido e bonito, a criança sente-se estimulada. * Evite encher o prato da criança. Coloque pouco e, caso ela queira ofereça mais. O prato cheio é desestimulante e os pequenos podem nem querer começar a comer.

receitas Sanduíche multicolorido Ingredientes 6 fatias de pão integral Alface ou acelga Fatias de tomate Picles Para o patê de beterraba: ½ beterraba cozida ¼ de xícara (chá) de leite e uma pitada de sal 50 gr de ricota e algumas gotas de limão 1 colher de chá de cebora

SAÚDE

* Leve seu filho ao supermercado e insentive sua participação nas compras e preparo de alimentos saudáveis.

Para o patê de cenoura: 1 cenoura cozida, 50g de ricota, 1 colher ( sopa) de cebolinha, algumas gotas de limão e uma pitada de sal

Modo de preparo Bata a beterraba com o leite no liquidificador. Despeje em uma vasilha, misture os outros ingredientes e leve a geladeira por 5 minutos. Proceda da mesma maneira com o patê de cenoura, batendo a ricota no liquidificador. Para montar o sanduíche : uma fatia de pão, patê de beterraba, alface ou acelga, pão, patê de cenoura, tomate, picles e pão.

Suco especial de goiaba com laranja Ingredientes: 1 goiaba madura 2 laranjas Modo de preparo Escolha uma goiaba madura. Tire a casca, verifique se não há bichinhos. Faça o suco de 2 laranjas e bata no liquidificador com a goiaba.

29


VITÓRIA MAGAZINE

30


VITÓRIA MAGAZINE

CAST //

PRODUZIDOS POR

TITO TELLES

31


VITÓRIA MAGAZINE

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS VITÓRIA STUDIO

Ellen Ramos

Renato & Misael

Marcos & Adir

Sara Cris

(41) 32864382

(65) 9913-3034 / 9913-8017

(41) 3288-1528 / 9988-5725

(41) 3359-7916

Joel & Jardel

Luiz & Maicon

Helen Cristini

(48) 8800-0091

(47) 3268-5768 / 9985-6253

(48) 9951-8628 / 8477-2492 3342-8340

BOM GOSTO

E Q UA L I DA D E

RUA GENERAL POTIGUARA, 2860 32

LOJA 8 E 9, FAZENDINHA - CURITIBA - PR


VITÓRIA MAGAZINE

Conheça o mais novo lançamento da Cantora

Elisa Custódio

o CD “A Fiança”

Cd Lançado no dia 12 de Maio, na Igreja de Vila Santa Inês, onde o Pr. Marcos Romano pregou a palavra, foi verdadeiramente uma noite de salvação e milagres; louvo a Deus pela vida do meu esposo Fernando Matos que foi quem acompanhou de perto e enfrentou junto comigo lutas, pois na vida do cristão não se conquista nada sem batalha. Algumas coisas que passamos em nossas vidas, tem o tempo certo para serem compartilhadas, Eu louvo ao meu Deus por tudo que tem nos feito, e sei que o melhor ainda está por vir. Já temos Milagres para contar dos feitos do Senhor através do louvor desse novo trabalho, no dia 12 de Maio, o Senhor curou uma jovem de Leucemia, e na segunda-feira sua mãe nos ligou contanto que o Senhor a curou e sentiu que foi através do louvor A LÓGICA DE DEUS, conto isso para que entendamos que o nosso Deus é o mesmo e ainda faz MILAGRES. Cheguei recentemente de uma viagem à Europa, onde pude viver muitas experiências com Deus, foram 35 dias de muita glória, momentos que em palavras não se explicariam. Louvo ao meu Deus por tudo, e afirmo, Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. 2 Timóteo 1:12 b

Adquira Já o cd “A Fiança” através do site: www.elisacustodio.com.br Contatos: (41) 3319-0446 / 9947-4013

33


VITÓRIA MAGAZINE

34


VITÓRIA MAGAZINE

35


VITÓRIA MAGAZINE

36

Vitoria Magazine  

Revista Vitoria Magazine

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you