Page 1


editorial

editorial POR Jeane leite da Silva Canelas

Por Jeane Silva

E

xiste um assunto que muitos abominam e nem gostam de ouvir falar. Refere-se à própria morte ou das pessoas que amam. Contudo devemos estar preparados para ambas às situações. Afinal como diz o ditado “é a única certeza que temos”, de que um dia passaremos e iremos ver algumas pessoas passar. Mas será que esse ditado é verdade? É a única certeza que temos mesmo? Não é uma certeza ruim? Uma passagem um tanto negativa? Muitos estão vivendo ou sobrevivendo? Existem em nossa sociedade muitas pessoas que não estão valorizando a sua Vida, e pensam na morte como uma solução viável. Nessa edição estamos trazendo uma matéria muito especial que fala sobre a Vida & Morte. De modo, que você poderá esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto. Além da matéria de destaque, a coluna testemunho, trás uma linda história da vida do Pastor Olegário Teixeira. E tem muitas outras matérias interessantes para você. Poderá conferir os benefícios da prática do Pilates. Você sabia que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade? Ainda nessa edição você terá muitas outras matérias que preparamos especialmente para você e sua família. Tenha uma ótima leitura. Jeane Silva

expediente Colaboradores Dr. Rodrigo G. Antunes, Pr. Olegário Teixeira Costa Filho, Pr. José Álvaro da Silva, Tatiane de Souza, Cesar L. da Silva, Fernanda Castro, Francis L. Coutinho, Prof. Gustavo Alexandre Selbach, Leticia Ordalio Toledo, Pr. Valter José dos Santos, Ariane Cordeiro, Maria do Carmo Coelho.

Projeto Gráfico e Direção de Arte Adriano Friesen / André Luiz Vigo Jeane L. S. Canelas

Direção Geral Reverendo Agostinho Basso

Revisão Cristiane Dubena

Jornalista Responsável

Comunicação e Marketing Jorge Basso / Jeane L. S. Canelas

Diagramação André Luiz Vigo

cristiane.dubena@terra.com.br

Redação Jeane L. S. Canelas

Imagem de Capa André Luiz Vigo

A Trombeta é uma publicação da 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular

|

Rua Delegado

Leopoldo Belczak, 1303 | Capão da Imbuia Curitiba - PR | CEP: 82.800-220 Fone/Fax: (41) 3083-3032 Email: portal@4ieq.com | Site: www.4ieq.com

Design André Luiz Vigo andre.vigo@connecton-mkt.com.br

Cristiane Dubena | MTB: 8375/PR

Contatos Jeane Leite da Silva Canelas jeane.silva@connecton-mkt.com.br


para

refletir

Por Maria do Carmo Coelho - 4ª IEQ

ALEGRIA DE VIVER Caminhos diferentes, Vidas que se encontram. Passando tão apressados Seguem tão indiferentes. Procuram a alegria Que não conseguem encontrar, E assim, dia após dia, Vão pelo mundo a vagar. Vão em busca do amor E só encontram desilusão. Procuram a felicidade E paz para o seu coração. Por nós lá na Cruz do Calvário, Jesus o seu sangue verteu. Livrando-nos do pecado, Alegria, paz e amor Ele nos deu! Entrega a Jesus o teu ser, Abra o teu coração! Encontrarás salvação E alegria de viver.

4ªIEQ

Revista A Trombeta 3


uma

oração

Por Pr. José Álvaro da Silva - Ministério de Intercessão - 4ª IEQ

AGRADECENDO A DEUS PELA DÁDIVA DA VIDA Oh! Quão bom e suave é poder andar na Tua presença Senhor meu Deus e desfrutar dos seus cuidados contínuos. Como é maravilhoso poder contemplar a grandeza deste Teu grande amor por nós, pois não merecíamos coisa alguma e assim mesmo, o Senhor nos amou primeiro. Sendo assim dou-te graças, visto que me criaste conforme Tua imagem e semelhança, me concedeste o livre arbítrio e por esta razão posso exercitar a faculdade de decidir e escolher. Reconheço que sou livre para agir segundo os Teus propósitos, posso praticar o bem e andar segundo a verdade. Hoje eu decido lançar mão da minha liberdade de escolha, decidindo viver segundo a Tua vontade que é boa, agradável e perfeita. Sei também que Teus propósitos são mais elevados, santos, puros, perfeitos e eternos, e a eles inclino o meu coração. Agradeço a ti Senhor por me ouvir e me aceitar como estava, sem me acusar, tratou das minhas feridas, mudou os meus conceitos e eu pude renunciar meus próprios caminhos, pra viver Tua vida. Reconheço a Ti como Senhor e Salvador, entrego a Ti tudo que sou, tenho e almejo para o futuro, pois sei que és Fiel e Justo, Poderoso o suficiente para completar a boa obra iniciada em cada um de nós. Recuso-me nesta hora a continuar seguindo o erro e a decidir-me pela carne, pelos sentimentos ou emoções, quero na verdade guardar a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti e discernir os teus propósitos para a minha vida, numa atitude de reverência, visto que és Senhor sobre tudo e todas as coisas. Serei eternamente grato (a) porque o Senhor preferiu morrer a nossa morte para que pudéssemos viver a tua vida, e vida esta padronizada por Santidade. Quero e vou continuar Te seguindo numa atitude de obediência e rendição total e incondicional da minha vontade. Pai Celestial estou a caminho da maturidade e corro o risco de não discernir Tua vontade claramente em alguma área de minha vida, porém, quero salientar que concedo a Ti total liberdade para interferir onde se fizer necessária a correção. Prostro-me diante de Ti, grato por tudo quanto tens feito e ainda vais fazer, exalto, glorifico o teu Santo nome, pois Tu és bom e a Tua misericórdia dura para sempre. A Ti toda honra e toda glória para todo sempre, amém.

Revista A Trombeta 4

4ªIEQ


seu

testemunho

Por Pr. Olegário Teixeira Costa Filho - 4ª IEQ

Sua presença em todos os momentos

N

o dia 15 de outubro de 2008, por volta das 02:00 horas da madrugada, dei entrada no Hospital Evangélico de Curitiba. Sendo que já tive que sair do carro amparado e fazendo uso de uma cadeira de rodas. A equipe de profissionais que me atendeu, já me recebeu com uma maca no corredor do hospital. Fui conduzido imediatamente para o setor de Alto Risco. Primeiramente, me foi feito um Eletrocardiograma, pois estava com muita dificuldade para respirar. Estava sentindo dores por todo o corpo e muita fraqueza. Assim foi até as 05:00 da manhã quando perdi totalmente a consciência. Minha esposa que permaneceu ali ao meu lado, me disse que foi feita ainda uma bateria de exames e posteriormente, por volta das 07:00 horas da manhã, fui transferido para a UTI-GERAL do hospital, já em estado de coma. Entrando na UTI, de imediato fui submetido a uma traqueostomia, pois daquele momento em diante, só respirava com ajuda do Respirador, além do que precisei receber uma carga muito alta de medicação e imediatamente comecei a fazer hemodiálise, pois meus rins haviam paralisado. No mesmo dia, por volta das 09:00 horas da manhã, a Médica chefe da UTI chamou minha família para que viessem com urgência ao hospital. A notícia era a pior possível, pois tratava-se de uma situação irreversível, do ponto de vista clínico. O diagnóstico mostrava que eu não tinha nenhuma chance de sobreviver. No dia seguinte, quinta feira, dia 16, o médico plantonista da UTI trouxe um novo diagnóstico, que atestava um estado de falência múltipla dos órgãos, embora, ainda não se sabia qual doença havia me acometido. Desse momento em diante, as horas que se seguiram foram de tristeza e muita angústia, porém, a confiança em nosso Deus, não diminuiu nenhum pouco sequer por parte da minha família e dos meus irmãos em Cristo, sendo que, permaneceram em jejum e oração ao Senhor. Na sexta-feira, dia 17, o diagnóstico finalmente foi esclarecido, tratava-se de uma Leptospirose – doença transmitida pelo Antavirus, vírus encontrado na urina do rato. Dia 18, sábado pela manhã, meu pastor, Rev. Agostinho Basso, estava em seu momento devocional diário orando ao Senhor. E nesse momento, com muita clareza, ele ouviu a voz do Espírito Santo que lhe disse: “Agostinho, convoque toda a família do Olegário e a minha igreja para trazê-lo de volta”. Até esse momento, meu quadro clínico em nada tinha mudado. No domingo, dia 19, no culto da família que acontece às 19:00 horas, com toda a minha família presente na igreja, foi levantado um clamor a Deus e a partir desse momento, o Senhor confirmava no coração de muitas pessoas que já estava operando o milagre .

Revista A Trombeta 6

“Prezado leitor, com essa experiência que vivi, quero lhe dizer que: é imprescindível crer no Senhor nosso Deus e desfrutar da sua presença em todos os momentos da nossa vida.”

Na segunda-feira, dia 20, por volta das 07:00 horas da manhã, surpreendentemente, para os médicos e funcionários da enfermagem, eu acordei do estado de coma, porém, ainda não tinha nenhum movimento, somente ouvia e podia enxergar e nesse estado, ainda na dependência dos aparelhos, permaneci ainda por mais sete dias na UTI. No dia 27, fui transferido para o quarto, pois graças a misericórdia do Senhor, os movimentos, aos poucos, foram retornando. Permaneci internado ainda por mais sete dias, sendo que no dia 03 de novembro, para honra e glória do Senhor Jesus, fui de alta para casa. Durante esses 6 dias, no estado de coma, tive o privilégio de ser levado ao Paraíso onde estive bem do lado do Senhor nosso Deus. Em 60 anos de vida, esses seis dias, foram os melhores que já vivi até do dia de hoje. Em 36 anos de Ministério, pregando o Evangelho, sempre acreditei na vida eterna conforme as Sagradas Escrituras. Hoje, tenho plena convicção de que a vida eterna é uma realidade. “Prezado leitor, com essa experiência que vivi, quero lhe dizer que: é imprescindível crer no Senhor nosso Deus e desfrutar da sua presença em todos os momentos da nossa vida” Agradeço primeiramente ao Senhor nosso Deus que me devolveu a vida ressucitando-me da morte. A minha família, ao Pr. Agostinho Basso, a 4º Igreja do Evangelho Quadrangular e a todos os irmãos em Cristo, das mais variadas denominações que se puseram em oração a meu favor.

“Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. Jo 11:25

4ªIEQ


mais

saúde

Por Tatiane de Souza - Fisioterapêuta i

Método Pilates O que é o método Pilates? O método Pilates foi elaborado no começo do século XX pelo atleta alemão Joseph H. Pilates e oferece um programa de exercícios que reequilibra o corpo, melhorando a postura, acabando com dores e desconfortos no corpo, além disso, previne lesões e fortalece os músculos, dos mais fracos aos mais profundos, aumentando assim a disposição para o dia-a-dia. Dentre vários benefícios do Pilates, ressalta-se o bem estar físico e mental que traz a modalidade, buscando um corpo harmonioso que tenha uma melhor consciência corporal, respiração, postura, flexibilidade e coordenação. Um corpo equilibrado traz consigo um maior poder de concentração, além de facilitar o relaxamento, melhorando o cotidiano de cada indivíduo. Como é praticado o método Pilates? O atendimento é supervisionado por um profissional que orienta o cliente ou pequenos grupos sendo direcionado às necessidades de cada pessoa. Seus exercícios combinam a respiração com os movimentos do corpo e são capazes de desenvolver os músculos mais profundos do abdome e das costas, proporcionando uma melhor postura aos praticantes. Os movimentos são suaves e eficazes com poucas repetições, além de grande repertório de exercícios, com ou sem uso de aparelhos e acessórios desenvolvidos especialmente para tais exercícios. Com pouco tempo de prática é possível verificar os benefícios. • • • • • • • • • • • • •

Quem pode praticar o Pilates? • O Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades (12 a 100 anos) e níveis de condicionamento físico. • A pessoa que tem algum problema de tendinite deve avisar o professor para que ele adapte alguns exercícios e não haja dor ou desconforto. • Gestantes que não praticavam Pilates antes de engravidar devem esperar o fim do primeiro trimestre de gestação.

Fisioterapêuta - Tatiane de Souza Clínica Fisiotarumã Rua Eng. Antônio Batista Ribas, 495 – Tarumã Fone: 3267-4172 e-mail: contato@fisiotaruma.com.br www.fisiotaruma.com.br

Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular; Promove o relaxamento; Melhora a coordenação motora e consciência corporal; Aumenta a resistência física e mental; Maior alongamento e controle corporal; Maior mobilidade das articulações; Estimula o sistema circulatório; Melhora a concentração; Estimula a correção da postura; Reduz o stresse, dor crônica e tensão; Melhora a respiração e oxigenação sanguínea. Facilita a drenagem linfática; Auxilia na eliminação das toxinas;

Mais sobre o método Pilates: Os exercícios foram criados por Joseph Pilates pensando na mente e no corpo, os quais possuem os princípios básicos da integração de movimentos, controle, respiração, concentração, alinhamento e centralização.

4ªIEQ

Revista A Trombeta 7


mais

saúde

Por Dr. Tatiana Mattioli

Você tem dúvida sobre

IMPLANTES

A Dra. Tatiana Mattioli, que faz parte do CORPO CLÍNICO DE CIRURGIÕES DENTISTAS DA IORC, irá esclarecer algumas dúvidas a respeito de saúde bucal. Revista: Fala-se muito sobre IMPLANTES, afinal, o que é IMPLANTODONTIA? Dr ª Tatiana: A implantodontia também é uma especialidade da odontologia que se destina ao tratamento da falta de dentes, por meio da instalação de implantes (que atuam como raízes artificiais) e de coroas sobre estas raízes artificiais. Revista: Como funcionam exatamente os implantes e de que materiais são feitos? Dr ª Tatiana: Os implantes dentais osseointegraveis são estruturas confeccionadas em titânio puro no formato de parafusos que tem a função de substituir a(s) raiz (es) de dentes(s) perdido (s). Os implantes dentários servem para fixação de diferentes tipos de próteses dentarias que podem ser prótese de um único dente, próteses de vários dentes ou até mesmos de todos os dentes. Revista: Como é feito o tratamento com implantes? Dr ª Tatiana: Após estudo da face do paciente (frente e perfil); estudo da boca (análise da saúde bucal e análise da quantidade de osso); análise de alguns exames complementares como exemplo uma radiografia panorâmica é feito o planejamento cirúrgico e protético. O tratamento é realizado em 2 fases, uma cirúrgica para a instalação do parafuso de titânio (“raiz artificial”) e uma fase protética para a instalação da coroa sobre o implante (“é o dente que aparece na boca”). Revista: Dr ª Tatiana o paciente terá que ficar sem os dentes após a cirurgia enquanto a prótese sobre implantes não é confeccionada ? Dr ª Tatiana: Não. O paciente não ira ficar sem os dentes. Antes da realização da cirurgia são feitas moldagens e confecção de uma prótese provisória que pode ser fixa ou removível dependendo do caso e, imediatamente após a cirurgia instalamos a prótese provisória. Revista: Dr ª Tatiana, porque esse tratamento é interessante? Dr ª Tatiana: Os implantes são o que a odontologia tem de melhor para oferecer para a reposição dos dentes perdidos, pois eles restauram a beleza do sorriso, proporcionam conforto e eficiência na mastigação de forma similar aos dentes naturais, diminuem a sobrecarga nos dentes remanescentes, e ainda, evitam reabsorções ósseas e desgastes em dentes naturais. Os pacientes que optarem em fazer implantes dentários pode ficar tranquilos, pois é a melhor alternativa para substituir dentes perdidos. Além disso, é um procedimento seguro e simples de ser realizado e com custos muito acessíveis hoje em dia. Em nossa clínica temos condições muito especiais para os pacientes, adequamos o orçamento

Revista A Trombeta 8 Revista

para que o paciente possa realizar o tratamento. Revista: Que benefícios os implantes dentários podem trazer para o paciente? Dr ª Tatiana: Qualidade de vida, isto é, o paciente volta a sorrir, volta a se alimentar com conforto e tem segurança ao falar, além de poder voltar ao convívio social. Os implantes além de devolver a estética para o paciente devolvem a função mastigatória e fonética. Em geral, a maioria dos pacientes quando terminam o tratamento se perguntam como deixaram passar tanto tempo sofrendo visto a satisfação do momento do restabelecido. Revista: A falta de dentes pode afetar a saúde do paciente? Dr ª Tatiana: Sim, de várias formas. O paciente pode ter problemas de digestão por não conseguir triturar corretamente os alimentos, dores de cabeça, dores na articulação, entre outros. Revista: Para quem são indicados os implantes? Dr ª Tatiana: Os implantes são indicados para todos aqueles pacientes que não possuem um ou mais dentes, para aqueles que utilizam próteses parciais ou totais (dentaduras), principalmente para os pacientes com dificuldade de mastigação e de falar pela falta de dentes e aqueles que tem próteses removíveis instáveis e desconfortáveis. Revista: Quem tiver interessado em realizar implantes na Iorc o que deve fazer? Dr ª Tatiana: O paciente deve telefonar no call center da Iorc, no telefone 3026-1234 e deve agendar uma avaliação para implantes dentários. O call center ira fazer o agendamento do paciente em uma das unidades mais próximas da casa do paciente. Temos 3 unidades (endereços ) . O paciente necessitará realizar uma radiografia panorâmica na própria clínica e em seguida será atendido por um avaliador experiente. O avaliador fará exame clínico completo da boca, fará análise de toda a história médica e odontológica do paciente, quando necessário solicitará alguns exames complementares. Após analisar a saúde bucal e geral do paciente será apresentado um plano de tratamento. Dr ª Tatiana Mattioli - Especialista em Estomatologia e Implantodontia.

4ªIEQ


atitude

comportamento Por Francis Lessnau Coutinho - Psicóloga e Prof.ª do ITQ - 4ª IEQ

ENFRENTANDO O LUTO Sempre escuto as pessoas falando sobre suas dificuldades diante do luto, pode ser alguém próximo que está no hospital em estado terminal ou num velório de alguém mais distante, mas, com muitas pessoas chorando. Muitas dizem que não gostam de situações como essas ou semelhantes porque não sabem o que dizer às pessoas que estão chorando ou sofrendo. Diante de situações difíceis podemos dizer alguma palavra que se não ameniza pelo menos não passa em branco, mas diante da morte, nenhum consolo parece realmente existir. Na hora da morte temos que encarar que na vida, mais perdemos do que realmente retemos alguma coisa. Todas as nossas ilusões sobre “ter” caem por terra e percebemos quem realmente somos. Não importa o que tentamos fazer, a única certeza que temos é que vamos morrer e perder a vida, quer a tenhamos vivido bem ou mal. Vamos perder a todos que amamos, querendo isso ou não. Mas a morte faz parte da vida e aprendemos com ela, crescemos como sociedade e podemos nos tornar pessoas melhores se a usarmos como meio de reflexão e instrumento de mudança de valores e prioridades. A perda deixa uma lacuna que precisa ser preenchida. Nessa busca de decidir o que colocar nesse espaço vazio, realizamos uma reorganização dos nossos sentimentos. Isso pode ser positivo ou negativo. Depende das escolhas que faremos pelo caminho e das trocas que fomos realizando ao longo da vida.

sentimento de entorpecimento do corpo e da mente. A segunda fase é a da negação onde se procura retroceder para nunca se confrontar com a realidade tão dilacerante. Em seguida vem à fase da ira, da revolta, da indignação, da busca pelos culpados e das responsabilidades, vem o gosto amargo da sensação de injustiça. A próxima fase é da depressão, onde o vazio toma conta e não se pode ver mais a luz no fim do túnel, onde a tristeza toma conta da mente e do corpo e descemos ao fundo do poço. Mas quando chegamos ao fundo, não temos mais para onde ir e passamos a fase da aceitação quando se aprende que é possível conviver com a dor e uma luz no fim do túnel começa a surgir, e a vida começa a ser retomada. Na última fase a perda é superada e a vida é reorientada para tudo que ficou paralisado durante o processo de luto. Novas obrigações às vezes serão inevitáveis, novos afazeres se farão necessários e a vida começa a se mover. O processo do luto é sentido por todos, em níveis diferentes de dor e desespero, em tempos mais longos ou mais curtos, mas todos inevitavelmente vão passar por ele. Lutar contra, é a pior escolha que podemos fazer. Nosso corpo é que acaba pagando a conta de tanto sentimento reprimido. Diante da dor da perda é o choro que comunica o que não consegue ser expressado, até mesmo Jesus chorou pela perda do seu amigo querido (João 11.35). Nenhuma palavra dita serve de consolo, só o ombro amigo tem utilidade. Cada um precisa viver seu luto. Ninguém poderá minimizar a dor do outro. Esse é um caminho percorrido em vôo solo.

Trocar de casa, doar os pertences pessoais, guardar as fotos por um tempo, mudar os locais de comemoração dos dias festivos, podem ajudar e se o luto se prolongar por muito tempo procurar a ajuda de um conselheiro experiente, de um psicólogo, de um pastor ou de um psiquiatra pode ser benéfico em alguns casos. Principalmente quando a não conseguiu se despedir ou se O luto é definido como pessoa sente culpada por alguma coisa que fez um sentimento de dor ou que deixou de fazer ou falar como pedir perdão ou dizer o quanto amava. Mas nada causado por alguma pode impedir algum sofrimento.

ausência importante seja ela simbólica como um rompimento de uma relação, ou concreta como a morte da pessoa amada.

O luto é definido como um sentimento de dor causado por alguma ausência importante seja ela simbólica como um rompimento de uma relação, ou concreta como a morte da pessoa amada. Ele ainda afirma que outros definem luto como uma sensação de dor e sofrimento, mágoa e medo, ira e culpa, solidão e desespero, vividos pela pessoa que sofreu uma perda e tem de viver a tristeza da ausência. Algumas situações são mais difíceis de serem superadas. A perda de um filho por aborto é mais simbólica, do sonho não realizado, a perda de um filho no auge da juventude, depois de muitos momentos vividos juntos é por muitos pais, nunca superada. A perda de um ente querido que esteja sofrendo há muito numa cama de hospital pode se tornar mais aceitável do que a perda súbita de por uma situação trágica. Mas cada um com sua dor, sofrerá com a perda de acordo com a importância que aquilo que foi embora tinha na sua vida.

Jesus nos disse que no mundo nós teríamos aflições (João 16.33), mas se o tivéssemos como nosso Senhor, andaríamos pelo vale da sombra e da morte e não precisaríamos temer, porque Deus estaria conosco (Salmos 23). Nosso choro pode durar um tempo, mas a manhã um dia chegará trazendo a alegria novamente (Salmos 30.5). A amargura da morte passa (I Samuel 15.32). Mesmo quando ficamos indignados com Deus por causa de nossas perdas, Ele conhece nossa estrutura e lembra-se de que somos pó, que nossos dias são como uma flor que floresce e logo vem o vento e a leva e é esquecida, por isso não nos trata nem nos recompensa segundo merecemos (Salmos 103). Porque Deus já provou o seu amor para conosco (Romanos 5.8). E nunca nos deixará totalmente sozinhos, não precisamos temer (Isaias 43.5a), nem mesmo temer a vida depois de sobreviver o grande vazio que o luto nos traz. (Dados extraídos de: Paraízo, M. K., 2009. Superando a dor do luto. Curitiba: A.D. Santos Editora).

Todo luto tem suas fases. A primeira vem com a notícia da morte que causa um choque e com ele a dor, o choro o desgosto e o

4ªIEQ

Revista A Trombeta 9


traduzindo

a Bíblia

Por Prof. Gustavo Alexandre Selbach - Bacharel em Teologia - 4ª IEQ

INIMIZADES A convivência em sociedade nunca foi fácil e nunca será. O comportamento humano sempre foi pautado por traições, mesquinharias, enganos, tropeços... (grego. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas. Nós filtramos, interpretamos o que vemos, e às vezes, chegamos a conclusões totalmente erradas. Construímos toda uma situação de maldade, toda uma cadeia de intrigas, toda uma fundamentação e o conluio de pessoas que se unem para nos prejudicar, nos ludibriar, que às vezes não corresponde à realidade dos fatos. Vemos intenções que somente existem na nossa imaginação. Lógico que há situações em que não tem como deixarmos de reconhecer os nossos inimigos porque elas assim se declaram e praticam atos de inimizades. Mas, na maioria das vezes, nós é que “sentimos” que as pessoas são ou se tornaram nossas inimigas. Tanto faz como tanto fez se as pessoas estão na igreja ou não. Indiferença é uma forma da inimizade de que fala a Bíblia. Temos que amar, e sermos amigos das pessoas que estão na igreja. Não importa se elas se importam conosco ou não, se nos amam ou não. Nós temos que amá-las, e ajudá-las, e nos importarmos com ela. O que foge disto não é amor. Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Mt.22:37-39)

CONTENDAS Porfias (grego. eris), i.e., brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3). A Bíblia diz que houve “contenda” entre os pastores de gado de Abrão, e os pastores de gado de Ló (Gen.13:7). O mesmo ocorreu entre os pastores da terra de Gerar, e os pastores de Isaque (Gen.26:20). Ainda em Gênesis 31:36, encontramos que Jacó contendeu com Labão. E assim, sucessivamente, vemos muitas contendas na história do Antigo Testamento. Afinal, o que é contenda? É uma coisa muito comum na igreja, entre seus membros, que não sabem que é uma obra da carne (ou não dão importância), e que somente ocorre com quem está na carne, e, portanto, fora do domínio do Espírito. Levados pelo calor das emoções, são capazes de acusar irmãos de estarem sob a ação de demônios, cometendo heresia, de levar qualquer bobagem sem importância ao concilio (presbitério, reunião de obreiros, diretoria, ou coisa semelhante) da igreja, e de exigir a cabeça do ofensor. Contendas são brigas, desentendimentos, desavenças, discussões. São produtos de almas feridas, espíritos magoados. Gente que por um motivo ou outro, se sente ofendido, humilhado, e passam a dar o troco na mesma moeda, uma retaliação exemplar. Querem vingança, porque não podem deixar o assunto por isso mesmo. Isso são contendas.

Nós filtramos, interpretamos o que vemos, e às vezes, chegamos a conclusões totalmente erradas.

Revista A Trombeta 10

Contendas são brigas, desentendimentos, desavenças, discussões. São produtos de almas feridas, espíritos magoados.

4ªIEQ


CIÚMES Emulações (grego. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3). Os ciúmes por insegurança são mais observados nas mulheres. Tem medo de perder o marido. O cônjuge é tratado como uma âncora ou bóia, sem a qual morreria afogada. E que por isso mesmo, se agarra com unhas e dentes com insano medo de perdê-la. Os ciúmes por sentimento de posse são mais observados nos homens. A sua arrogância os fazem tratar o cônjuge como uma propriedade qualquer cujo egoísmo não deixa ser vista ou tocada por outrem. Um animal valioso, ou uma obra de arte de grande valor que podem ser danificados (é meu e ninguém tasca!). A enorme diferença entre os ciúmes de Deus e os ciúmes humanos, é que Deus nos dá a liberdade de errarmos. Não nos tranca num quarto, não nos espanca, não grita, nem xinga, não exige satisfação de todos os nossos atos, e não nos impede de andarmos sozinhos pelas ruas, ou de sair pela noite para ver a cidade, e tomar um refrigerante no bar da esquina.

A enorme diferença entre os ciúmes de Deus e os ciúmes humanos, é que Deus nos dá a liberdade de errarmos.

Na próxima edição falaremos das obras da carne: FACÇÕES, DISSENSÕES E PARTIDOS, INVEJA, BEBEDEIRAS e HOMICÍDIOS.

IRAS A coisa mais fácil do mundo é se deixar dominar pela carne. Para tanto, não se precisa fazer nada. A carne é como a erva má. Não precisa ser plantada, nasce em qualquer lugar, não carece de cuidados, e toma conta de tudo do (grego. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8). Normalmente ficamos com raiva quando: a) somos flagrados no erro (tipo ser multado no trânsito, ou chegar atrasado e não poder fazer um exame); b) o time para o qual torcemos perde a final do campeonato; c) um filho ou subordinado nos desobedece; d) não conseguimos ser aprovados num exame ...; e) somos tratados com aspereza, estupidez ou grosseria; f) somos afrontados, injuriados, injustiçados, humilhados; g) ocorrem dezenas de outras situações que não nos é possível colocar agora. Todas essas situações despertam em nós um sentimento de raiva, em maior ou menor grau. Isto é, a raiva é sempre uma reação diante de uma situação adversa, e pode ser em maior ou menor grau. No caso da raiva, a menor das reações é um aborrecimento, e podem chegar ao ponto de se matar uma pessoa, causar uma destruição total. Quando a raiva surge em nós, diante das situações em que nós nos encontramos, podemos nos deixar dominar por ela, ou podemos dominá-la e deixarmo-nos ser dominados pela paz de Deus. Em qualquer caso é importante reconhecermos que podemos controlar a raiva, se e quando formos controlados pelo Espírito de Deus, e se o Espírito de Deus não habitar em nós, estamos à mercê das obras da carne, entre as quais, a raiva.

Não precisa ser plantada, nasce em qualquer lugar, não carece de cuidados, e toma conta de tudo...

Fique atento a todas elas.

4ªIEQ

Revista A Trombeta 11


do estilo

jovem

Por Letícia Ordalio Toledo - Liga Jovem - 4ª IEQ

Suicídio - Uma saída? Problemas no trabalho, na faculdade, ou na convivência com familiares ou amigos, e de repente o jovem sente que perdeu seu rumo. Nada mais lhe dá prazer e um pensamento persiste “Por que continuar vivendo?” O suicídio costuma ocorrer em jovens que possuem transtorno bipolar, depressão ou dependência de drogas ou álcool. As pessoas que cometem suicídio normalmente estão tentando fugir de uma situação da vida que lhes parece impossível de enfrentar. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça em parceria com o Instituto Sangari, entre 1998 e 2008 o número de jovens que cometeram suicídio no país passou de 1.454 para 1.783, um aumento de 22,3%. Sendo que a maior concentração de suicídios encontra-se na região Sul do Brasil. Para aqueles que se sentem angustiados e apostam na morte como única solução. A Bíblia apresenta outra saída: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”. Nesse trecho, encontrado no livro de Mateus, Jesus encoraja as pessoas a se entregarem a Ele. Isso não significa que a partir do momento em que se aceita a Jesus todos os problemas desaparecem, em outra passagem, Jesus alerta “No mundo tereis aflições”. O que muda quando uma pessoa reconhece o papel de Jesus como seu salvador é o fato de agora ela ter um amigo com quem contar. No livro de João no capítulo 14, versículo 16 Jesus diz “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”. Esse consolador, o Espírito Santo, é quem pode ajudar nos momentos complicados da vida trazendo conforto e luz.


espaço

mulher

20

Por Fernanda Castro - 4ª IEQ

PENSAMENTOS MAGROS O verão está aí, e nesta época muitas pessoas se dão conta de que precisam ter hábitos mais saudáveis e correr atrás da boa forma. Quando você adota um novo jeito de pensar, modifica também a sua atitude diante de determinada situação. Para perder peso ou se manter magra, não é só o prato que precisa ser transformado. Os pensamentos também devem estar a seu favor. Aqui, você encontra 24 maneiras para mudar o seu ponto de vista e emagrecer de uma vez por todas.

1. Ficar magra só depende de mim. Chega de culpar a genética! Você pode ter sido gordinha na infância ou adolescência e até apresentar uma facilidade para acumular peso. Quando você assume a responsabilidade no processo de emagrecimento, ganha o controle da situação e se sente mais capaz de modificar seus hábitos e seu corpo. 2. Se escorregar, retomo de onde parei! Quem nunca exagerou na sobremesa, comeu mais na festa ou foi além do que queria no jantar? A diferença está em como você encara essa situação. “Se entrar no ‘perdido por um, perdido por mil’, estraga o seu plano de emagrecimento. Comeu demais? Retome o seu planejamento no dia seguinte. 3. Preciso comer para continuar magra. Se ao ganhar uns quilinhos você começar a pular refeições para emagrecer, o corpo vai reclamar e protestar, acumulando ainda mais gordura. Ao comer menos do que deveria, seu metabolismo desacelera e aí fica bem difícil perder o excesso. Portanto, se alimente a cada três horas. 4. Tudo o que gosto de comer me faz bem. Dividir os alimentos em proibidos e permitidos deixa a vida chata e você acaba acreditando que as coisas gostosas devem ficar longe. Isso não é verdade! O importante é ajustar a quantidade e a frequência com que você come o que adora. Um chocolatinho cabe em todo programa de reeducação alimentar, só não dá para devorar uma caixa inteira de bombons. 5. O melhor horário para malhar é o que consigo ir. Você acha que não tem pique para ir à academia pela manhã, mas essa é a única brecha que a sua agenda permite? Então, insista! A chance de se adaptar e passar a render mais do que imaginava é altíssima. E, assim, você também se despede do sedentarismo. 6. Venço metas, não bato recordes mundiais. Ao traçar os objetivos para o seu emagrecimento, pense em prazos possíveis. Assim, pode comemorar os resultados. Se estabelecer metas inatingíveis, vai jogar contra si mesma. E aí, quando nota que não consegue cumprir, desiste. 7. Não vivo de dieta, faço escolhas inteligentes. Quando você se liberta da sensação de estar presa em uma dieta, percebe a importância das suas atitudes e da forma como monta o cardápio. Assim, sai do papel de vítima e se torna a personagem principal do emagrecimento. Revista A Trombeta 14

8. Um bombom é só um bombom. A guloseima não é o fim da sua dieta. Sendo assim, nada de ficar com medo de se deliciar com uma coisa de que você gosta. Não é porque comeu o primeiro que vai pegar o segundo, o terceiro, o quarto. 9. Vou conseguir parar de pensar em comida. A melhor alternativa é mudar o foco da atenção. Para isso dar certo, tenha algumas alternativas na manga. Descubra o que funciona melhor para você. Pode ser uma caminhada ou uma ligação para uma amiga. O importante é investir em outra atividade para esquecer a comida. 10. Planejo o meu cardápio. Perceber a importância das suas escolhas e ganhar o controle do emagrecimento evita imprevistos. Programe suas refeições! Se não tiver na dispensa e na geladeira as melhores opções, vai acabar comendo qualquer coisa - e se arrependerá depois. 11. Só desisto depois de tentar. Isso vale para tudo na vida e também para o controle de peso. Se não estiver muito animada em emagrecer, é capaz de desistir antes mesmo de tentar. Portanto, em vez de lamentar, parta para a ação! Só critique um método se experimentá-lo e realmente não der certo. 12. O meu esforço vale um biquíni. Ou o prazer de entrar naquela calça jeans... Cada uma tem a sua listinha do que deseja e sabe por que está comendo de um jeito mais equilibrado. Faça a sua e lance mão dela sempre que o desânimo bater à porta. 13. Questiono todos os pensamentos desanimadores. Essa atitude protege você da auto-sabotagem. Sabe quando aparece aquela voz interna dizendo que o seu esforço não está adiantando nada? Você fica pensando se a academia está mesmo ajudando a modelar as curvas, se vale a pena ficar sem tomar aquele sorvete... Não desista! Reveja esses conceitos até exterminá-los. Liste seus progressos e prove para você mesma que está tendo avanços. 14. Começo a me servir no quilo pelas saladas. No almoço, sempre inicie o prato pela salada, independentemente da ordem proposta pelo restaurante que frequenta. Em seguida, escolha uma proteína (filé de frango, peixe ou carne) e só depois complete com a porção de carboidrato. Isso vai ajudá-la a só pegar o que realmente deve comer. 15. Se a fome aparece antes da hora, bebo água. Muitas vezes, a sensação de sede se confunde com a de fome, principalmente se 4ªIEQ


você está comendo um pouco menos do que gostaria. Quando isso acontecer, antes de fazer uma refeição ou partir para um lanchinho, tome um copo de água. De repente, você pode descobrir que era só sede mesmo. 16. Tenho orgulho das minhas atitudes! Para continuar com o plano de emagrecimento ou com a manutenção do peso é preciso ser forte e se orgulhar disso! Nada de sentir pena de si mesma porque não está com um balde de pipoca durante a sessão de cinema. Coloque na cabeça que o seu objetivo é ser magra - e que você está conquistando. 17. Sei quando estou com fome ou apenas com vontade de comer. Conseguir diferenciar a fome do desejo de mastigar uma coisinha gostosa evita com que você caia na cilada de comer fora de hora. Ao sentir o estômago roncando, pergunte a si mesma se está realmente precisando de um alimento. Caso a resposta seja positiva, faça dez respirações profundas. É um truque para chegar à geladeira ou à lanchonete com menos ansiedade. 18. Fome não é catástrofe! Muitas mulheres, quando estão tentando emagrecer ou mudar os hábitos alimentares, ficam assustadas ao sentir fome. Isso acontece porque o fato de querer comer dá uma sensação de que vai perder o controle da situação e do cardápio. Calma, você não é a única a sentir fome. Todo mundo sente. Apenas procure fazer boas escolhas. 19. Emagrecer é consequência. É importante ter consciência de que adotar uma alimentação balanceada e começar uma atividade física são atitudes que fazem bem para a vida - e o emagrecimento é apenas uma das consequências. Perder peso é o resultado das suas atitudes e não uma coisa que acontece do dia para noite. 20. Não escondo nada de mim, sei tudo o que como. Para controlar o peso, é importante ter idéia do que coloca na boca, até para saber o que está causando o excesso. Anote por uma semana tudo (tudo mesmo!) o que anda comendo. E não esqueça aquele pãozinho, o chocolatinho que veio com o café, as quatro balinhas de morango que chupou enquanto estava no carro. Fonte: Revista Boa Forma

NÃO DÊ MIOJO E OUTROS MACARRÕES INSTANTÂNEOS PARA SEUS FILHOS Você sabia que um pacote de macarrão instantâneo tem 80% do sódio necessário para um adulto e ultrapassa a quantidade de sódio apropriada para crianças em um dia? Além disso, o macarrão instantâneo cozinha rápido pois é pré-frito! Isso mesmo, por isto ainda tem um alto conteúdo de gordura (e de péssima qualidade). Tudo bem, é muito conveniente, mas gente: o macarrão normal é rápido e fácil de fazer. Se você comprar o macarrão de arroz fica mais rápido ainda, pois cozinha em cerca de 8 minutos ao invés dos 15 minutos normais do macarrão de trigo. Faça um molho de tomate natural com cenoura ralada ou outros legumes e tempere com pouquíssimo sal e muitas ervas (orégano, alho, cebola, tomilho, sálvia, pimenta ou outros de sua preferência). Assim, você não “vicia” o paladar do seu filho com sal e ainda previne doenças futuras como hipertensão e outros problemas cardiovasculares. Por isto, está lançada a campanha: abaixo o macarrão instantâneo!

UMA LINDA MULHER O que torna uma mulher bem-sucedida? O cargo que ela ocupa em uma empresa de renome? Sua capacidade? Sua beleza? Seu desempenho? Sua dedicação à família? O fato de ser rica ou usufruir de uma posição de destaque na sociedade? Qual é o fator que a transforma em um exemplo de pessoa feliz e realizada para as outras mulheres? Podemos apontar Ester como um modelo de mulher. Numa leitura mais atenta sobre sua vida, podemos destacar pelo menos seis atributos que contribuiram para qualificá-la a receber um livro todo seu na Palavra de Deus, a fim de perpetuar a sua história. A própria Bíblia testifica que Ester se tornou uma mulher especial também por possuir as seguintes virtudes: * Simpatia (2.8;2.15b;2.17): Ester era extremamente simpática e, por isso, benquista por todos. * Simplicidade (2.13-15): Ao contrário das outras jovens que foram ao palácio, Ester não era exigente.Ela não pediu nada além do que lhe foi oferecido. * Convicção (2.14-16): Deus tinha um plano para os eu povo, e Ester foi usada para cooperar com o Senhor na realização do seu propósito.Ela compreendeu prontamente que estava no lugar certo na hora certa e aproveitou a oportunidade que Deus lhe deu. * Intercessão (4.16): Ela não menosprezava o poder da oração e se dispôs a obedecer ao Senhor, apesar de arriscar sua vida por isso. * Coragem (4.16b): Mesmo assumindo riscos, Ester não hesitou em aceitar a tarefa para a qual Deus a escolheu.Ela estava disposta a tudo: “se perecer,pereci”. * Sabedoria (capítulo 5): Inteligente e perspicaz, ela preparou um esplêndido banquete para o rei, ocasião em que aproveitou para falar com ele sobre o seu povo. Não é de se admirar que todos gostavam tanto dessa mulher tão valorosa e destemida. É fácil entender por que Deus a usou como instrumento para abençoar o povo de Israel. Talvez você esteja se perguntando, porque falamos tão pouco sobre a beleza física dessa mulher? A resposta é simples; a beleza de Ester não estava apenas na sua pele bem cuidada, em seus cabelos, nos seus olhos ou em qualquer parte do seu corpo, a beleza dessa mulher estava cima de tudo nas suas atitudes. Lendo essa história linda sinto-me desafiada a também procurar desenvolver em minha vida essa beleza, a beleza das qualidades que fizeram dela uma mulher tão especial. E você, não quer aceitar esse desafio? Fonte: Bíblia da Família

Fonte: dicasdanutricionista.com

4ªIEQ

Revista A Trombeta


em

destaque Por Pr. Valter José dos Santos - Diretor de Ensino da 4ª IEQ

Vida & Morte “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” Jo 10 : 10

O

principal objetivo da vinda de Jesus ao mundo dos homens foi o de gerar vida. A sua declaração no versículo acima esclarece bem esse propósito. Uma vez que uma pessoa conhece e recebe a salvação em Cristo, está apta a uma vida plena, total e absoluta. No entanto, poucos são os relatos que ouvimos de pessoas que se mostram satisfeitas e felizes com a vida que estão vivendo. As reclamações não são poucas e são generalizadas. Em alguns momentos ouvimos de alguém que está tão insatisfeito com o quadro atual de sua vida, que pensa na morte como uma solução viável. Mas isso não é verdade, a morte é interrompimento enquanto que a vida denota continuidade e é eterna. O fato de que muitas coisas às quais damos valor como, nossos relacionamentos com outras pessoas e atividades que achamos valiosas como, trabalhar, educar nossos filhos, produzir e construir dando nossa parcela de participação na sociedade apresentarem seus problemas, não tornam a vida enfadonha e sem sentido. Ao contrário, a tornam desafiadora, pois somos atraídos a busca de conquistas que nos farão crescer A determinação para levar adiante os projetos que criamos para nós mesmos e os que recebemos de Deus, dá sentido e motivação para as nossas vidas. Agora, estamos vivendo ou sobrevivendo? estamos realmente vivendo a vida que Cristo deseja? Estamos vivendo em abundância? Algumas vezes, estamos tão preocupados com os desafios e problemas da vida, que esquecemos de vivê-la, passamos por momentos importantes sem tirar nenhum proveito, mesmo sabendo que aquele espaço de tempo, jamais se repetirá.

infância, a adolescência, a juventude, a vida adulta e a terceira idade. Todas essas fases têm os seus desafios, os seus perigos, seus ensinamentos e suas emoções.

Quando Jesus fala de vida abundante, fala de qualidade de vida. Isso não se reflete em vida de riquezas materiais, influência e poder. O Senhor está falando de sabedoria para aproveitarmos todas as fases da vida na beleza em que se nos apresentam. Desde a

Deus nos dá todas as condições que precisamos para obter uma vida emocionante, abençoada e cheia de realizações pessoais. Basta que prestemos atenção em alguns ensinamentos simples para desfrutarmos da vida em toda sua plenitude, tais como:

Revista A Trombeta 16

4ªIEQ


1. Aconteça o que acontecer não desista do plano divino traçado para você, não se revolte e nem perca o temor a Deus. Viemos para estar por cima e não por baixo, se você anda por baixo, aconteceu, passou, sua vida é daqui para frente, nada de ficar olhando para o passado e muito menos com amargura. 2. Não perca tempo murmurando, aconteça o que acontecer, continue confiando em Deus. Vale a pena ser fiel a Deus, pois o único que pode nos proteger é o Senhor. 3. Não se curve ao problema seguindo o caminho errado. Não perca o seu tempo com coisas inúteis se quiser que a porta de entrada do plano de Deus se abra. 4. Lembre-se que Existe um intervalo de tempo entre a revelação de Deus e a concretização da Sua promessa em nossas vidas. Os propósitos de Deus para nós se cumprem, mas não existe passe de mágica para que isso ocorra, requer um período de tempo para que se concretizem. Não fiquemos impacientes por nada, sigamos firmes e confiantes, mantendo os Nascemos, olhos em Deus, pois Ele é conosco.

A morte é uma separação. Quando Deus disse a Adão que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele revelou que a conseqüência da desobediência seria a morte. Deus cumpriu sua promessa sobre a conseqüência do pecado, Por causa do pecado do casal original, Deus expulsou-os do Jardim do Éden. Mesmo tendo Adão vivido, em seu corpo físico, por 930 anos, ele e sua esposa morreram, pois eles foram separados de Deus. A morte espiritual é a separação de Deus. O caso de Adão e Eva nos ajuda a entender que é possível estar fisicamente vivo, enquanto morto espiritualmente. A razão para esta morte espiritual, esta na separação de Deus e é sempre a mesma: o nosso próprio pecado. O próximo estágio seria a morte física, que também é uma separação. Quando o corpo está separado do espírito, ele está morto. Em todos os sentidos, a morte indica separação, interrompimento, enquanto que a vida significa comunhão e esta se dá com Deus em primeiro lugar e depois com todos os que nos rodeiam. Deus nos fez para que assim como Ele, gerássemos vida.

vivemos e morremos. Nosso entendimento do que acontece após a morte influenciará muito a maneira pela qual vivemos.

Nascemos, vivemos e morremos. Nosso entendimento do que acontece após a morte influenciará muito a maneira pela qual vivemos. Para aqueles que procuram agradar a Deus, é certo que a vida se mostra mais atraente e mais valiosa. O fato de que a morte é inevitável não implica em pensar que tudo o que fazemos não faz diferença. Pelo contrário, nossa vida têm grande importância para nós. Se ela não tivesse, não acharíamos a idéia da nossa morte tão desesperadora.

O fato de que todos iremos morrer algum dia, não tem correlação com a questão de nossas atividades valerem ou não a pena aqui e agora: para um paciente doente num hospital, os esforços de um médico em aliviar sua dor certamente importam e devem ir até que se esgotem todas as possibilidades de cura. A morte aparenta significar a falta de sentido da vida para muitas pessoas. Isso acontece porque elas sentem que não há motivo para desenvolver o caráter aumentando seu conhecimento de que a vida é um Dom maravilhoso que o Senhor nos concede gratuitamente. Entretanto, há um motivo para desenvolver o caráter e também desenvolver esse conhecimento antes da morte nos alcançar: O de dar paz e satisfação intelectual às nossas vidas e às vidas daqueles com quem nós nos importamos, porque perseguir estes objetivos enriquece nossas vidas dando todo sentido a ela. 4ªIEQ

Quando nasce uma criança, nasce uma vida, tudo fica lindo, esplendoroso, no entanto quando recebemos uma notícia de morte, o sentimento é de perda, nem sempre se refere a nós, mas, mesmo assim, trata-se de uma perda. Ninguém ganha nada quando uma vida chega ao seu fim ou então é interrompida bruscamente, porém, enquanto durar nossa história aqui nesse mundo, temos que nos lembrar, que em Cristo, nossa vida é feita de vitórias e de conquistas. No que se refere a perdas e ganhos, em Deus, nunca perdemos, só ganhamos, por exemplo: Perdi a culpa do pecado e ganhei o perdão e a reconciliação com Deus. Perdi a escravidão que o pecado me impunha e ganhei a liberdade em Cristo. Perdi a ganância em obter sempre mais e mais e ganhei a satisfação e a gratidão com o que já tenho, sabendo que Deus vai suprir todas as minhas necessidades. Perdi a vontade de buscar em bebidas, drogas ou festas uma alegria passageira e ganhei a verdadeira felicidade, de mesmo em meio a grandes dificuldades ter a alegria do Senhor. Perdi alguns “amigos”, que muitas vezes só eram meus amigos por interesse, e ganhei muitos irmãos e irmãs em Cristo. Perdi a necessidade de confiar em mim e em meus fracos recursos e ganhei a confiança em um Deus que é muito maior, que sabe todas as coisas, que está sempre presente e me ama. Perdi a necessidade de buscar uma razão para a vida e ganhei a perspectiva de Deus do que realmente importa e que é eterno.

Revista A Trombeta 17


por dentro

da 4ª ieq

COMO VOCÊ ESTÁ EDUCANDO Por Redação A Trombeta - 4ª IEQ

SEU FILHO?

REGIÃO 651 CAMPO MOURÃO A partir de janeiro de 2012 o Pastor Jorge Basso assumiu a Superintendência da Região Eclesiástica 651/Campo Mourão. Entre Igrejas e Congregações somam 26, espalhadas por 18 municípios do estado do Paraná: Campo Mourão, Mamborê, Mariluz, Moreira Sales, Goioerê, Janiópolis, Farol, Araruna, Peabiru, Campina da Lagoa, Roncador, Nova Cantu, Iretama, Água Fria, Bourbônia, Corumbataí do Sul, Juranda, Luiziana, Tapejara e Tuneiras do Oeste.

Igreja em Roncador - Pr Wilson

O trabalho consiste em representar o Conselho Nacional e Estadual de Diretores, supervisionar e apoiar espiritual e financeiramente as igrejas locais, bem como, os pastores e suas famílias. A 4ª Igreja abraçou com muito carinho esse novo projeto e tem se sentido muito feliz em poder colaborar com a obra missionária no interior do nosso estado. 1ª IEQ de Campo Mourão - Pr André, Pra Jurema e Pr Lucas

Igreja em Iretama - Pr Eliseu

1ª IEQ de Campo Mourão

Igreja em Bourbônia

Confraternização ( 2ª IEQ de Campo Mourão - Pr Valmir)

Construção da Casa Pastoral em Roncador

Igreja em Araruna - Pra Salete

Revista A Trombeta 18

4ªIEQ


Capela Missionária da Centro

PARTICIPE DOS NOSSOS CULTOS! DOMINGO 08:00h - Manhã com Deus 18:30h - Culto da Família Nascida com a visão de acolher aqueles que circulam nos intervalos d trabalho ou da escola, aqueles que saem de sua casa em busca de oportunidades de trabalhos, etc. a Capela Missionária transformou-se num verdadeiro “pronto-socorro” espiritual. Localizada à Rua Marechal Floriano Peixoto, 490 – Centro. A Capela está de portas abertas para te receber.

ABAIXO O ENDEREÇO DAS NOSSAS OUTRAS CAPELAS. VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL, VENHA PARTICIPAR DE TODAS AS PROGRAMAÇÕES. Capela Autódromo : Rua Roberto Brandini, 130 Telefone : 3366-7606

SEGUNDA - FEIRA 12:00h - Almoço Espiritual 15:00h - Cura e Família 19:00h - Culto da Noite TERÇA - FEIRA 09:00h - Manhã com Deus 12:00h - Almoço Espiritual 15:00h – Cura e Família 19:00h - Culto da Noite QUARTA - FEIRA 09:00h - Manhã com Deus 12:00h - Almoço Espiritual 15:00h – Cura e Família 19:00h - Culto da Noite

Capela Capoeira Velha : Rua Estrada da Guaricana, 77 Telefone : 3634-1471 Capela Jardim Holandês : Rua Joaquim Soares Barbosa, 77 Telefone : 3669-4892 Capela Tatuquara : Rua Francisco Warcheski, 355 Telefone : 3265-3466 Capela Pinhais : Rua João Zeiter , S/N Telefone : 3056-3106 Capela Centro : Rua Marechal Floriano Peixoto, 490 Telefone: 3233-3861 Capela Albatroz : Rua da Paz, 12 - Matinhos Telefone : 3024-8246 Capela Ipê : Rua Etelvina Pimentel Rodrigues , 39 - São José dos Pinhais

QUINTA - FEIRA 09:00h - Manhã com Deus 12:00h - Almoço Espiritual 15:00h – Cura e Família 19:00h - Culto da Noite SEXTA - FEIRA 09:00h - Manhã com Deus 12:00h - Almoço Espiritual 15:00h – Cura e Família 18:00h - Culto de Libertação SÁBADO 19:00h - Culto de Jovens

Telefone : 8868-0581

4ªIEQ

Revista A Trombeta 19


sua

carreira & negócios Por Fernanda Castro - 4ª IEQ

SEM TEMPO PARA O LAZER Algumas pessoas acham que o descanso e o lazer são desnecessários e alardeiam orgulhosas, que nunca tiram férias. Entretanto, é interessante observar que a Bíblia nos conta que Deus descansou depois de ter criado o mundo. Será que o Senhor, Deus Todo-Poderoso, ficou cansado e precisou parar e relaxar para recuperar as suas forças? Particularmente, creio que Ele descansou para oferecer um modelo para seguirmos. Nós precisamos de um dia na semana para descansar e de férias anuais para reanimar e recarregar as baterias. Ninguém é tão indispensável e insubstituível a ponto de não poder cogitar em tirar ferais alguns dias para usufruir de descanso e lazer. Além disso, quando os pais trabalham incessantemente, condenam a família a pagar um preço alto por seu ativismo. A principal característica a ser destacada na vida de um cristão não pode ser seu trabalho. O cristão não deve ser identificado através de sua área de atividade ou pela empresa em que atua, mas pelo seu compromisso de viver segundo a vontade de Deus. Não há uma pessoa que goste de ser taxada de acomodada. Costumamos relacionar cansaço à santidade. As pessoas estão cada vez mais ocupadas e não conseguem encontrar tempo para aprofundar seus relacionamentos, aproveitar a companhia uns dos outros, divertir-se, apoiar-se e viver significativamente sua relação com familiares e amigos. Muitos conflitos familiares poderiam ser solucionados, ou até mesmo evitados, se a família passasse mais tempo junta e usasse esse tempo para aprofundar relacionamentos. Fonte: Bíblia da Família

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE EMPREENDEDORES INOVADORES? Hoje fala-se muito em inovação, mas nem sempre sobre o que faz de um empreendedor inovador. Para ser caracterizado como um empreendedor inovador é essencial ser uma pessoa curiosa, por exemplo. Veja abaixo outros aspectos. 1. Ter objetivos claros. Um empreendedor inovador deve ter intenções e propósitos claros e não negociáveis. Só com esse senso de que estamos fazendo a coisa certa é que venceremos as barreiras e os medos de tocar um negócio, qualquer que seja. 2. Ser inquieto. Para inovar, é necessário que o empreendedor seja inquieto, ter um status não basta. Essa curiosidade precisa ser compartilhada para ganhar força. Outra característica de uma mente inovadora é saber estar perto de gente muito boa no que faz. De preferência, pessoas que sejam melhores em algum assunto que você não domina. 3. Pensar grande. É importante também ter visão sistêmica, pensar grande. Estamos em um momento em que é necessário olhar para o todo, de associar diversos conhecimentos e entender que uma ação leva a outra. Isso tem a ver com a busca pelo valor compartilhado, em que todos ganham: as pessoas, as empresas e o planeta. O empreendedor inovador deve pensar no lucro, para subsistir e prosperar, mas também ajudar a construir contextos de rua, de bairro e de um mundo mais favorável. Fonte: Revista Exame

Revista A Trombeta 20

4ªIEQ


DICAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL Há uma fase na carreira em que algo parece que vai acontecer, mas ainda não aconteceu. É aquela fase em que o funcionário não é mais um iniciante, mas ainda não começou a ser de fato respeitado. E essa é uma fase vital na carreira profissional. Ela corresponde, na vida biológica, ao processo que está entre a infância e a adolescência. No trabalho, é um tempo em que o funcionário ainda é tratado como se fosse criança, mas já é cobrado como se fosse adulto. É nessa fase que a empresa começa a decidir em quais funcionários valerá à pena investir. Confira algumas dicas para quem está passando por esse momento profissional: Primeira dica: Não faça inimizades no trabalho. O seu inimigo de hoje pode ser o seu chefe amanhã. Segunda: Quando você ouvir uma crítica a algum colega, nem concorde, nem discorde. Apenas aponte algo positivo que o criticado tenha. Empresas gostam de quem consegue enxergar o lado bom das situações. Terceira: Se você apresentou um trabalho e ele foi elogiado, tire uma cópia e guarde numa pasta. Essa pasta será o seu melhor currículo e um dia você precisará dele. Quarta: Sempre peça conselhos ao seu chefe direto. O seu futuro na empresa começa pela aprovação dele. Quinta: Concentre-se nos resultados. Mesmo que você tenha idéias brilhantes para melhorar a empresa, o seu foco deve estar 100% no objetivo que lhe foi passado. Sexta: Preste atenção ao tipo de pessoa que é elogiada pelos superiores. Esses funcionários são os modelos internos de desempenho e de comportamento. Sétima: Jamais questione o seu salário. Não peça mais dinheiro; peça mais oportunidades. Fonte: coisassimplesdavida.com

AS 10 CAUSAS MAIS COMUNS PARA O FRACASSO. Muitas pessoas estudam o sucesso, mas não tantas estudam o fracasso. Fazê-lo é uma das maneiras mais pertinentes de se obter aprendizado contundente que crie anticorpos que ajudarão o empreendedor a se proteger da vontade de manter comportamentos que, com frequência, levam ao fracasso. Como já sabemos, é mais inteligente atuar na causa, do que no efeito. Confira abaixo algumas das causas mais comuns do fracasso e aja sobre elas. 1. O velho truque de pôr a culpa nos outros Você é daqueles que tem sempre um belo discurso para se esquivar? Cuidado! 2. O oposto da 1ª causa. A tendência imediata a se culpar e se rebaixar. A auto piedade gera auto censura que gera auto desprezo. 3. Não ter objetivos A pergunta é: quando começaremos a viver como se compreendêssemos a urgência da vida? 4. Escolher objetivos errados Fazer isso é dedicar esforços e orientar toda sua vida em função de algo que não se realizará. 5. O atalho. São muitas as formas de ceder à tentação e seguir pelo caminho aparentemente mais fácil e não fazer o necessário. 6. Escolher uma estrada longa demais. Não ver a linha de chegada pode desanimar e cansar, por isso planeje a rota antes. 7. Negligenciar pequenas coisas. A falta de atenção aos detalhes põe abaixo grandes obras. 8. Desistir cedo demais. Os homens não falham, eles desistem de tentar. Não pare em qualquer topada. 9. O fardo do passado. As crenças e padrões do passado continuarão cobrando o preço caso você não se resolva. 10. A ilusão do sucesso. O momento mais perigoso vem com a vitória. Com ela, vem a negligência e falta de concentração fatais. Fonte: exame.com

4ªIEQ

Revista A Trombeta 21


direito e

cidadania

COMO VOCÊ EDUCANDO SEUdaFILHO? Por Rodrigo GarciaESTÁ Antunes - Assessor Jurídico SILOÉ - 4 ª IEQ

Justiça Arbitral A resolução do Conselho Federal de Medicina que trata dos limites terapêuticos para doentes em fase terminal publicou no último dia 31/08/2012 as novas regras, que já começam a vigorar, estabelecendo critérios para o uso de tratamentos considerados invasivos ou dolorosos em casos onde não há possibilidade de recuperação do paciente.

De acordo com o CFM, a nova medida é uma maneira de oferecer ao paciente a chance de expressar sua vontade em ser submetido ou não a tratamentos extenuantes, quando já não há chances de recuperação.

A pessoa que optar pelo documento poderá, por exemplo, escolher se quer ser “Na medicina, trabalhamos submetida a procedimentos como com variáveis, as coisas se ventilação mecânica, tratamentos com modificam. O que estamos medicamentos ou cirúrgicos que sejam dolorosos e à reanimação em casos de tentando resgatar é que as parada cardiorrespiratória. pessoas morram no tempo Para Roberto D’Ávila, presidente certo, mas de maneira digna” do CFM, a diretiva está diretamente relacionada à possibilidade de ortotanásia, que é a morte sem Resumidamente, os pacientes sem possibilidade de sofrimento. O procedimento tem prática validada pelo recuperação poderão decidir se querem ou não usar Conselho Federal de Medicina pela Resolução 1805/2006. “Com a Diretiva Antecipada de Vontade, o médico atenderá tratamentos invasivos e dolorosos. ao desejo de seu paciente. No entanto, isso acontecerá O procedimento chamado de Diretiva Antecipada de dentro de um contexto de terminalidade da vida”, diz. Vontade, dá ao paciente o direito de escolher os procedimentos Segundo o CFM, um estudo realizado em 2011 pela aos quais não quer ser submetido quando estiver em estado terminal. Sem a regra, a decisão ficava a cargo dos médicos, Universidade do Oeste de Santa Catarina mostrou que 61% dos profissionais de saúde entrevistados afirmam que determinavam que procedimentos seriam feitos. que levariam em conta a vontade do paciente. A prática do Por meio de nota, o CFM informou que o instrumento da testamento é adotada em países como Espanha, Holanda, diretiva antecipada de vontade “não tem qualquer relação com Portugal e Argentina. O CFM informou que o Código de Ética Médica, em vigor a eutanásia, prática condenada pelos médicos brasileiros e pelo Conselho Federal de Medicina e que constitui crime e desde abril de 2010, veda ao médico abreviar a vida, ainda como tal deve ser combatido e punido”. O “testamento vital” é facultativo. A diretiva deverá ser formalizada no prontuário do paciente, podendo ou não ser registrada em cartório. Na prática, o paciente vai poder registrar no próprio prontuário a quais procedimentos médicos quer ser submetido no fim da vida. A chamada diretiva antecipada de vontade consiste no registro do desejo do paciente em um documento, que dá suporte legal e ético para o cumprimento da orientação.

O documento pode ser feito em qualquer momento da vida, mesmo por pessoas que não estão doentes, e pode ser modificado ou revogado a qualquer momento. O testamento é permitido somente a maiores de 18 anos, ou por pessoas emancipadas, que estejam em perfeita capacidade mental.

Revista A Trombeta 22

4ªIEQ


que a pedido do paciente ou de um representante legal – prática conhecida como eutanásia. Entretanto, é previsto que, nos casos de doença incurável e de situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico pode oferecer cuidados paliativos disponíveis e apropriados (ortotanásia). O presidente do CFM, Roberto Luiz D’Ávila, considerou a resolução histórica, já que trata de um dilema provocado pelo próprio avanço da tecnologia. “Ela [resolução] tem permitido que tudo possa ser feito tecnicamente”, disse. “Na medicina, trabalhamos com variáveis, as coisas se modificam. O que estamos tentando resgatar é que as pessoas morram no tempo certo, mas de maneira digna”, completou. D’Ávila ressaltou que a diretiva antecipada de vontade não é válida para alguns casos, como um acidente de carro quando a pessoa tem chance de recuperação e, portanto, deve ser submetida a procedimentos de ressuscitação. “Com o documento, eu [paciente] só estou sinalizando que, quando estiver em uma fase terminal crônica, não quero nenhum esforço fútil ou extraordinário.” O CFM informou que o Código de Ética Médica, em vigor desde abril de 2010, veda ao médico abreviar a vida, ainda que a pedido do paciente ou de um representante legal – prática conhecida como eutanásia. Entretanto, é previsto que, nos casos de doença incurável e de situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico pode oferecer cuidados paliativos disponíveis e apropriados (ortotanásia). Confira os principais pontos da Diretiva Antecipada de Vontade ou testamento vital, segundo a nova Resolução do Conselho Federal de Medicina.

• O médico registrará no prontuário as diretivas antecipadas de vontade que lhes foram diretamente comunicadas pelo paciente; • Não há necessidade de registro em cartório, apenas se esse for o desejo do paciente; • O testamento pode ser cancelado, desde que o paciente esteja lúcido. Ele deve procurar o médico para manifestar a mudança, bem como alterar no cartório, caso seja registrado; • Não é necessário a presença ou assinatura de testemunhas ; • É possível eleger um procurador, que pode ser qualquer pessoa de confiança; • O médico deixará de levar em consideração as diretivas antecipadas de vontade que, em sua análise, estiverem em desacordo com os preceitos ditados pelo Código de Ética Médica.

Fontes: Saúde IG, Revista Veja, Jornal Extra, Diário Oficial da União.

Para quem quiser saber mais, a Câmara de Mediação e Arbitragem do Paraná encontra-se localizada à Rua Visconde do Rio Branco 969, Mercês, Curitiba/PR Fone: (41) 3233-9336.

Sottomaior & Antunes Advogados Dr. Rodrigo Garcia Antunes Dra. Adriana Sottomaior Contato: (41) 3253-9050

4ªIEQ

Revista A Trombeta 23


vida

colorida

Por Ariane Cordeiro - 4ª IEQ

O Nascimento que Trouxe Grande Alegria “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11).

voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido. Cada criança nasce num contexto e tem a sua história.

Hoje vamos aprender uma história muito especial e que nos traz grande alegria, aprender a respeito do nascimento de um bebê por quem as pessoas estavam esperando há muitos anos. Os profetas haviam dito que, um dia, o Salvador nasceria. Ele possibilitaria às pessoas voltarem a viver com o Pai Celestial. As pessoas esperavam muito o nascimento desse bebê.

Com Jesus não seria diferente. Vejamos as circunstâncias do seu nascimento:

Um belo dia havia alguns pastores que estavam nos campos e que durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas”. Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”. Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado, dormindo na manjedoura. Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, e todos os que ouviam o que os pastores diziam ficavam admirados. Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. Os pastores

O melhor presente para Jesus. Mateus 2 Jesus nos ama e quer dar o melhor para nós. Cubra os traços e descubra qual é o melhor presente que podemos dar a ele. Sugestão: escrever o nome da criança em letra de forma dentro do coração para ela copiar.

• Maria grávida de um filho que não é do seu marido. • Viagem para cumprir uma obrigação, e quando chegam ao destino, eles não encontram lugar para ficar. • Pastores de ovelhas, considerados como pecadores pela elite judaica são os que assistem ao nascimento. • Herodes busca matar o bebê, pois se sente ameaçado pelo novo rei dos judeus. Sem dúvida uma situação desfavorável, insegura e frágil. E diante dele podemos dizer: Que Horror. Que trágico. Que pena... Não! O anúncio do nascimento de Jesus foi marcado e classificado como uma boa notícia, de grande alegria. O motivo de grande alegria pelo nascimento de Jesus é porque nasceu o Cristo. Cristo significa ungido. E ungido significa habilitado, capacitado. Falar de Jesus como o Cristo, é o mesmo que falar que Jesus é o ungido de Deus, que foi capacitado e habilitado para cumprir e realizar a sua missão. E a missão de Jesus foi (e ainda é) tripla: • Ser Profeta: compartilhando conosco várias das conversas com o Pai, palavras de amor, cura, recomeço, de arrependimento. Jesus como o profeta falou do Reino de Deus. • Ser Sacerdote: cancelou nossos pecados. Assumindo toda a culpa por nós. Ele consuma na cruz o livre acesso a Deus. Graças ao sangue derramado, ele paga o preço. • Ser Rei: Ele é o Rei dos reis que detém o controle e dele não abre mão. Dessa forma Deus nos presenteou com Seu Filho Jesus no Natal – e o que fizemos de Seu aniversário? Será que pensamos em Seu nascimento quando estamos sentados à mesa da ceia do Natal, rodeados de familiares e amigos ou na hora em que abrimos nossos presentes? Jesus não quer apenas ser convidado de honra em uma festa; Ele deseja ser o Senhor de nossa vida e reinar em nossos corações! Só a entrada de Jesus em nosso próprio coração nos traz aquilo que tanto ansiamos e esperamos. Muitas vezes do sofrimento brota a alegria, como por ocasião do nascimento de um bebê. O milagre do Natal também foi assim. Havia chegado o ano da salvação quando o milagre divino do nascimento de Jesus aconteceu. Vamos juntos refletir sobre o nascimento de Jesus e assim abrirmos o nosso coração para permitir que Ele também nasça em nossas vidas nos dando plena alegria. A propósito, você já convidou a Jesus para nascer e reinar em sua vida, em seu coração? Deseja fazer isso agora?

Revista A Trombeta 24

4ªIEQ


algumas

curiosidades

Por Cesar L. da Silva - 4ª IEQ

VOCÊ SABIA? 1 - Fazer 30 minutos ou 60 minutos de exercícios têm o mesmo efeito? Segundo um estudo dinamarquês, trinta minutos de exercícios diários são tão efetivos na redução de peso e de massa corporal quanto 60 minutos. A pesquisa, feita por especialistas acaba de ser publicada na revista científica “American Journal of Physiology”. 2 - A Internet é craque em lançar coisas que não precisamos, mas queremos muito ter. Desde camisas legais a utensílios que nunca usaríamos, basta ter uma aparência legal ou um detalhe interessante que nosso desejo consumista é ativado no nível máximo. Então, para você que se sente um consumista, cuidado, você pode estar guardando muitas quinquilharias sem necessidade!

4 - Os maus hábitos e os vícios básicos da civilização atual, tais como o tabagismo, alcoolismo, obesidade, mau humor e estresse, alteram significativamente o equilíbrio do nosso sistema imunológico, cujo preço será cobrado alguns anos depois. Então, não deixe que isso venha acontecer tão cedo e reverta esse sintoma. Sorria e viva mais!

6 - A vida é agradável quando a morte foi uma vida vivida. Pois, a vida é uma morte que chega para quando estivermos preparados para esse dia. (Autor: César Leite) quinquilharias sem necessidade!

3 - Trabalhando arduamente 8 horas por dia você poderá, um dia, se tornar dono do seu próprio negócio e assim, passar a trabalhar 16 horas por dia ganhando a metade.

5 - A maioria dos psiquiatras diz que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental. Então, fique de olhos bem abertos com três amigos de seu grupo. Se eles parecerem normais, o retardado é você!

7 - A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando nos seus olhos. Os carnívoros (cachorros, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador.

8 - A palavra mais difícil de definir, de todas as palavras do mundo, é “mamihlapinatapai”. Esta palavra, usada pelos fueguinos (habitantes da Terra do Fogo, que fica ao sul da Argentina e do Chile), significa “olhar para o outro na esperança de que ele se ofereça para fazer algo que os dois desejam, mas que nenhum dos dois é capaz de fazer”.

4ªIEQ

Revista A Trombeta 25


eventos

aconteceu

Por Leandro Lopes - Ministério de Louvor - 4ª IEQ

RETIRO HERÓIS DA FÉ - LIGA JOVEM Nos dias 6,7,8 e 9 de Setembro foi realizado pela Rede de Jovens da nossa igreja, o Retiro Heróis da Fé na Chácara Recanto dos Lagos. Foram dias de muita alegria, de muita música e adoração. Contamos com a participação de aproximadamente 120 jovens.

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS Do dia 16 ao dia 20 de Julho de 2012 a Rede de Crianças e a Rede de Juniores realizaram a Escola Bíblica de Férias com o tema a Vida de Elias. Contamos com a participação de aproximadamente 350 crianças e juniores. Foram dias de muitas brincadeiras, louvor e histórias bíblicas.

SILOÉ - 1ª Jornada de Ação Social Durante o dia 4 de Agosto ocorreu a 1ª Jornada de Ação Social promovida pela Associação Siloé com o tema Saúde e Beleza . Vários serviços e atividades foram oferecidos gratuitamente para a comunidade local. Contamos com a presença de aproximadamente 800 pessoas dentre estas 100 colaboradores.

Revista A Trombeta 26

4ªIEQ


ENCONTRO COM DEUS - REDE DE ADOLESCENTES A Rede de Adolescentes durante os dias 07,08 e 09 de Setembro realizou o Encontro com Deus. Foram dias marcantes na vida de cada um que estava lá. No total de 63 participantes e destes 7 se batizaram em águas.

RETIRO DAS MULHERES Nos Dias 7,8 e 9 de Setembro aconteceu o Retiro de Liderança da Rede de Mulheres na chácara do Castelinho localizada na cidade de Bocaiúva do Sul . Nestes dias as mulheres puderam desfrutar de momentos maravilhosos na presença de Deus. Contamos com a participação de 184 Mulheres.Na programação tivemos a presença da pastora Tânia e do pastor André da Jocum, e também a participação da cantora Michely Manuely.

ENCONTRO COM DEUS – REDE DE HOMENS Nos Dias 24,25 e 26 de Agosto ocorreu o Encontro com Deus da Rede de Homens. Aonde os mesmos experimentaram o sobrenatural de Deus, e tiveram suas vidas transformadas. Contamos com a presença de 84 Homens e 6 foram batizados em águas.

RETIRO DE CASAIS Nos Dias 17,18 e 19 de Agosto aconteceu o Retiro do ministério de casais no hotel Santa Paula localizado em Guaratuba . Nos dias do retiro os casais foram grandemente abençoados por Deus e puderam renovar seus votos matrimoniais. Contamos com a participação de 55 casais. Na programação tivemos a presença do casal de pastores Amarildo e Patrícia que foram muito usados por Deus na ministração da palavra.


filmes e

indicações

Filmes

O filme “Seguindo em frente” conta a história de Dave Corwin, um homem viúvo e desolado pela perda de sua esposa, Jen, principalmente por não ter respeitado a fé dela e de seu filho, enquanto ela estava viva.Sozinho, sentindo-se culpado, Dave procura entender o conceito de bondade de Deus, questionado o porquê Deus permitiu que ele enfrentasse tamanha tragédia pessoal.

É uma sequência do filme O encontro perfeito, fala sobre a continuação da história da família Cominsky dez anos após um de seus integrantes ter tido um encontro especial. Sarah – filha de Nikki –, agora com 19 anos, prepara-se para estudar em uma universidade no Oeste do país, quando se encontra em sua própria encruzilhada espiritual. Para piorar a situação, sua mãe lhe revela que, há quase uma década, tinha sido a convidada de um jantar com o Todo-Poderoso. Então, não acreditando nas palavras de sua mãe, Sarah acha que Nikki não está em seu perfeito juízo.No entanto, durante a viagem da jovem rumo à universidade, ela conhece um estranho com o qual tem uma inesperada amizade e acaba dividindo seu descontentamento com a religião da qual faz parte. Vítima de abuso sexual e movida por sentimentos de angústia e dúvida, Sarah busca respostas que lhe mostrem onde estava Deus quando ela mais precisava dele.Como se sentisse perfeitamente toda a dor e o sofrimento

Sarah Collins está considerando um aborto. Antes de ela tomar a sua decisão final, ela é apresentada com três visões fazendo-a pensar sobre o impacto no seu futuro

Livros A expectativa da morte iminente é capaz de despertar reações surpreendentes. É verdade que alguns não resistem e se deixam levar pela tristeza e apatia, perdendo-se no labirinto da depressão. Outros, porém, resistem e buscam novos caminhos. Aposentam a figura do impostor e passam a expressar o que realmente pensam; pedem perdão a quem magoaram e perdoam os que os decepcionaram; valorizam as coisas simples; aproximam-se da família e dos verdadeiros amigos; reavaliam prioridades; valorizam a Deus e preocupam-se com o legado que deixarão; cada dia é uma nova aventura para ser vivida plenamente. E você? Se soubesse agora que tem apenas um mês de vida, que mudanças faria? Você se deixaria levar pela apatia ou ousadamente reorganizaria sua vida com base nas verdadeiras prioridades?

Deus o ama e tem um plano maravilhoso e glorioso para sua vida. Mas algumas vezes pode ser difícil acreditar que ele tenha um propósito específico para você. Se você foi ferido no passado ou se sente indígno, pode ser difícil receber o amor incondicional de Deus. Deus deseja alcançá-lo hoje. Tenha esperança... Este livro tem a resposta para sua vida. Deixe a paz de Deus começar a operar em você hoje. Comece agora a permitir que o tremendo amor de Deus toque e cure o seu coração quebrantado!

VENHA FAZER PARTE DESSE MINISTÉRIO!

Revista A Trombeta 6

Informações: 41 3083 3082 www.4ieq.com rededemulheres@4ieq.com

4ªIEQ


4ÂŞIEQ

Revista A Trombeta 7


vocĂŞ

programe-se

4ÂŞIEQ

Revista A Trombeta 31


8 edição  

4ieq, quadrangular

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you