Page 1


POLÍTICA/GERAL

DIVULGAÇÃO

Dilma Rouseff com governadores e prefeitos Depois de uma semana de manifestações nas principais cidades do país, a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com governadores e prefeitos das capitais. Na sexta-feira (21), em cadeia nacional de rádio e televisão, ela defendeu o direito de protestar, mas condenou o vandalismo e os atos de violência. A presidenta disse que está atenta às reivindicações e que o pedido de mudança é legítimo.

Restrições a novos partidos

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃOSTF

Em uma votação que apontou placar de 7 a 3, os ministros do STF negaram pedido para que o andamento da proposta legislativa fosse interrompido pela corte. O projeto de lei cria obstáculos para que novas legendas recebam recursos do Fundo Partidário, entre outros benefícios garantidos aos partidos já constituídos. Para o advogado e ex-ministro do STF Carlos Velloso, a decisão foi “correta e ajustada à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”. Segundo Velloso, em regra, o controle preventivo sobre o conteúdo de projetos de lei “é político e pode ser feito pelo Congresso, por meio das comissões de Constituição e Justiça da Câmara e do Senado, e pela Presidência da República, por meio de vetos”.

jnoticiaextra@gmail.com

Lázaro Augusto

Projeto incentiva uso de sacolas retornáveis

Mobilização pela candidatura de Friboi O empresário do ramo de frigoríficos, Júnior do Friboi recémfiliado ao PMDB, tenta convencer o partido de que seu nome seria a melhor opção de cabeça de chapa nas próximas eleições para o Palácio das Esmeraldas em 2014. O empresário decidiu pular algumas etapas a fim de garantir o apoio à sua candidatura o quanto antes possível. Há alguns dias, ele vem se reunindo com a bancada estadual e alguns prefeitos e solicitou adesão a seu nome como o candidato do partido ao governo. Em troca, ofereceu apoio aos que querem se candidatar e garantiu que aglutinará outras siglas à coligação que será formada.

Canaleta e boca de lobo O vereador Thiago Maggioni reivindicou à prefeitura a implantação de uma canaleta na esquina das ruas Leomar Ferreira de Melo e Estados Unidos, além de uma boca de lobo no cruzamento da Leomar Ferreira de Melo com a Rua das Guianas. Durante o período chuvoso, volumosa enxurrada desce pela via, devido ao forte declive, provocando sérios transtornos e grandes prejuízos aos moradores da Rua Canadá, na Vila São Pedro.

A Câmara Municipal aprovou projeto do vereador Geovaci Peres que visa divulgar mensagens de incentivo ao uso de sacolas retornáveis e promover o consumo responsável nos mercados, supermercados, hipermercados e similares do município de Jataí, por meio de cartazes e dos sistemas de áudio e vídeo desses estabelecimentos. As empresas deverão ainda fornecer aos clientes, com preços acessíveis, sacolas retornáveis. Já caixas de papelão ou similares deverão ser cedidos gratuitamente. O objetivo é minimizar os danos causados pelo descarte diário de sacolas plásticas, que têm como destino as galerias pluviais, aterros sanitários, lixões, córregos, rios e mares. Como demora cerca de 100 anos para se decompor, esse tipo de embalagem causa grande impacto negativo no meio ambiente. "A sacola retornável poderia ser reaproveitada várias vezes, pois é feita de material mais durável e resistente", ponderou Geovaci.

Gildenício propõe sistema integrado de transporte coletivo Gildenício Santos solicitou à prefeitura a realização de estudos visando a implementação de um sistema integrado de transporte coletivo em Jataí. O objetivo é agilizar o transporte urbano e economizar gastos para os usuários, que deixaria de pagar duas passagens para chegar ao destino. “Devemos ter um sistema 100% integrado e monitorado, administrado pela prefeitura”, disse o parlamentar. “O sistema deve possuir outros terminais integrados ao terminal central e este poderia contar com lojas, praça de alimentação e estacionamento”.

A mídia e sua influência na sociedade

faz com estádios, não com hospital", que resultou em acaloradas discussões em redes sociais. Um comentário inflamado numa atmosfera comEspecial para Notícia Extra bustiva de manifestações, que têm entre suas pautas de protesto ra uma sexta-feira de junho de 2013, mais precisamente no dia 21 desse os altos gastos com a Copa do Mundo de mês. Dia da Mídia, o dia em que sua 2014 no país. Mas um ponto importante - e inegável força de comunicação é notada e natural - nisso foi a omissão da Rede Globo refletida. Podemos refletir sobre o que é sobre o comentário, que se fosse feito por cotado como relevante e irrelevante, o que outra pessoa cujos interesses não são coné tendencioso ou não, assim como separar- flituosos com o da emissora, divulgariam. mos os aspectos influenciáveis das infor- Assim como nas ondas de protestos de mações contidas entre seus diversos meios. uníssono brado que aconteciam por todo o Ora, a riqueza da informação pode ser país, tinham aqueles indivíduos com advinda tanto de uma rede social quanto "espírito de porco" que vandalizavam, o de um impresso, mas é fácil se perder entre foco dos jornais da emissora foram exatarevistas, jornais, TVs, rádios, etc. que dão mente esses atos de vandalismo. Seria suas versões particulares sobre os acontec- intenção da emissora "estancar o sangue" imentos noticiados, às vezes uma dando para que o "sangramento" parasse? Um recente acontecimento na cidade mais, outra dando menos, e aquela cujos seus interesses internos entram em conflito de Jataí - GO, se tornou polêmico quando com a notícia e optam por omitir uma ver- manifestantes - seguindo a onda de dade "cruel" que a prejudicaria. protestos no país - fizeram um manifesto Recentemente, Ronaldo, conhecido com pelas ruas da cidade, cuja rota foi da Ronaldo "Fenômeno" ou "Ronaldinho", Prefeitura ao centro da cidade, na Av. deu uma entrevista em que disse: "Copa se Goiás. E daquele ponto em diante,

Délbio Lima

E

DIVULGAÇÃO/CMJ



seguiram em marcha - infelizmente - até a casa do prefeito Humberto Machado. Ao fim do manifesto, soou aos quatro cantos da cidade (respeitando a rosa-dos-ventos), que a casa do prefeito havia sofrido "atos de vandalismo". Um site de notícia local reportou o seguinte: "No final da manifestação uma minoria que não representava a vontade da maioria dos protestantes, extrapolou o seu direito cívico e foi para a porta da casa do prefeito de Jataí no intuito de atacar a honra do homem público Humberto Machado, atirando na casa do prefeito algumas pedras." É válido ressaltar que não foram poucos manifestantes, há fotos e testemunhas que os viram passando na Av. Rio Verde seguindo até a casa do prefeito. O direito cívico não é excludente e não deve beneficiar uma categoria de pessoa mais que a outra, deve ser igualitário. Protesto é um direito cívico, vandalismo não. Infelizmente, não houve retratação por parte do autor da notícia no que diz respeito à intenção por parte desses manifestantes de atacar "a honra" de Humberto Machado e por "apedrejar" (tacar algumas pedras, o uso é sempre no plural) em sua residência (mesmo que o próprio site só

exiba foto duma única - e grande - pedra). Depois de toda mídia local ter inflamado essa notícia - inicialmente postada no site Plantão de Polícia JTI -, o autor de ter tacado a pedra foi encontrado (e certamente hoje está preso num presídio de segurança máxima e separado de outros presos por receio de retaliação) e não fazia parte da manifestação. A todo momento, você é influenciado pela mídia à comprar aquele lindo par de tênis, aquela cerveja importada, aquele produto para emagrecimento, aquela revista masculina. A mídia é de fundamental importância no mundo, ela pode nos informar e ditar nosso comportamento social e pessoal. Uma nação não pode ser escrava de um veículo de mídia. Uma nação não se deixar influenciar e demonstrar - com isso - falta de sobriedade intelectual. Precisamos estar aptos a analisar, dar o benefício da dúvida e não apresentarmonos como marionetes de um estado fortemente capitalista, persuasivo e influenciador das vontades/desejos da massa. Parabéns ao poder midiático. * Délbio Lima é Web Designer em Jataí-GO

DIVULGAÇÃO/CMJ

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

DIVULGAÇÃO

02


JATAÍ

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

03

HÉLIO DOMINGOS/CMJ

PRIMEIRO SEMESTRE

Ações da administração são elogiadas pela população Benefícios entregues no primeiro semestre e melhorias urbanas são destacadas por jataienses que também cobram benefícios do Poder Público ALDO FREIRE

DIVULGALÇÃO/NOTÍCIA EXTRA

o completar os primeiros seis meses à frente da administração municipal, o prefeito Humberto Machado, que está em seu quarto mandato, ainda consegue ter uma popularidade aceitação que muitos outros políticos gostariam de ter. Semana passada, a reportagem do JNE esteve visitando alguns pontos da cidade e conversando com alguns jataienses, que elogiaram a forma como o atual chefe do Executivo tem conduzido as Yuri Morais destaca a reforma da Praça Tenente ações na prefeitura, e aproveitaram Diomar Menezes e o recapeamento da Avenida Goiás para pedir mais benefícios!

A

Benefícios no centro - Para o taxista Yuri Moraes, que há vários anos trabalha na praça Tenente Diomar Menezes, que há pouco tempo foi totalmente remodelada, a administração municipal tem priorizado atender os anseios da populaçao no geral, embora nem sempre os recursos disponíveis sejam suficientes para a demanda. Segundo ele, “O Humberto tem feito um bom trabalho, e eu posso citar dois grandes exemplos, que é esta bela praça onde eu trabalho e o recente João Batista elogia administração e aguarda com recapeamento da Avenida Goiás, tor- ansiedade início das obras de reforma da Praça Lambari nando a via mais bonita e segura!”.

Viário, afim de que reduza a quantidade veículos que circulam nas BR que cruza a Vila Sofia.

Novas escolas - Para a jataiense Elisa de Souza, os investimentos feitos pela administração local na reforma e construção de escolas contribuem para a formação de um futuro melhor, pois possibilita uma boa Educação das crianças que ali frequentam. Ela cita o caso de seu filho Diego, que é aluno da Escola Municipal Antônio Tosta, situada na parte alta da cidade, que recebeu melhorias e reforma em sua parte física. “Outras partes da cidade receberam novas escolas e novas salas de aulas. Estou feliz com isso. Esse primeiro semestre da administração do prefeito Humberto eu avalio que está sendo positivo!” Recentemente, o prefeito Humberto Machado foi homenageado por um aluno do Escola Antônio Tosta, durante um evento.

Na saúde, diminuem reclamações do atendimento no Centro Médico. Há inclusive, elogios. - Um dos grandes gargalos e desafios da Administração Municipal é área de saúde. O único hospital público da cidade, mesmo tendo uma estrutura grandiosa e sendo bem equipado, Elogio e expectativa - O jataiense inclusive com a única UTI púbica da João Batista, residente no Colmeia região, sempre tem sido alvos de crítiParque, mas que há cerca de 10 anos, cas e insatisfações por parte de trabalha na Praça Clodoaldo Rezende usuários, que reclamam principal(Lambari) também avalia de forma mente da demora no atendimento. positiva esse primeiro semestre do Segundo informações colhidas pelo mandato do atual prefeito. “Eu trabaJNE, mudanças administrativas foram lho aqui com meu caminhão, faço efetuadas nos primeiros meses desse fretes por toda a cidade e posso ver ano, assim como também investimenque muitas obras e benfeitorias estão tos em melhorias na parte física acontecendo nos quatro cantos da daquela unidade de saúde, com objeticidade! Jataí é uma cidade privilegiada vo de melhor atender e solucionar os por ter um prefeito como o Humberto! problemas enfrentados pelos usuários Segundo João, sua grande expectativa Prefeito Humberto Machado com aluno da Escola do SUS. Recentemente, muitos jataienno momento é o inicio das obras da Antônio Tosta, durante ato de inauguração da quadra ses tem usado as redes sociais para coberta daquela unidade de ensino reforma da Praça onde trabalha, pois tecerem elogios aos atendimentos há anos ele e seus colegas esperam o prestados naquela Unidade de Saúde. benefício. Ainda, saliente que outro grande uma melhor visibilidade aos bairros situaA professora Sônia Petla fez questão de afirbenefício poderia ser feito pela adminis- dos nas adjacências. Segundo ele, que reside Sempre ouvi falar mal do Centro mar “ tração, que é a instalação de um semáforo no há três anos em Jataí, poucas cidades receMédico aqui de Jataí, ontem precisei fui cruzamento das ruas Benjamin Constant beram uma quantidade de obras e benfeitoatendida rápido apesar de estar super cheio, com Dom Emanoel, em frente á Drogaria rias num curto espaço de tempo. “Eu moro muitos acidentados, fui bem cuidada pelas Daniela. “Ficaríamos mais agradecidos em Jatai, e ainda não percorri muitas partes enfermeiras, foram feitos os procedimentos ainda se a prefeitura viesse ver de perto esse da cidade, mas pelo menos aqui na Vila Sofia, a prefeitura e o prefeito estão de que a médica solicitou e liberada quando pedido nosso”, completa João. parabéns, pois deram uma nova cara para o estava melhor. Também outra jataiense, Vila Sofia de cara nova! - Na visão de setor. Asfaltaram ruas, fizeram esse posto Elisangela Ferreira, salienta que “Eu já levei outro jataiense que também tem o nome de de saúde que ficou lindo (A UBS da Vila minha filha ao Centro Médico. Não tenho João Batista, mas que reside e tem um Sofia), reformaram a Rodoviária. Esses nada á reclamar sempre fomos muito bem pequeno comércio na Vila Sofia, a adminis- primeiros seis meses foram abençoados!” atendidos.” E ao mesmo tempo que aparetração municipal beneficiou muito aquela Joao Batista também salienta que espera cem elogios ao Centro Médico, diminuem as região da cidade, trazendo novas obras e ansioso pelo término das obras do Anel queixas e reclamações.

Mauro Filho pede redutores de velocidade na Norte-Sul O vereador Mauro Bento Filho solicitou à Superintendência Municipal de Trânsito a implantação de redutores de velocidade na Avenida Norte-Sul, no setor Jardim Paraíso. É crescente o fluxo de veículos na região e o desrespeito às sinalizações também é flagrante naquela via, que é o principal acesso ao Fórum. O parlamentar lembra ainda que a avenida corta uma praça onde moradores e crianças desfrutam momentos de lazer.

ECOPONTOS - Mauro Filho sugeriu ainda ao executivo municipal que sejam implantados novos ecopontos na cidade. Muitos moradores têm solicitado a criação de novos locais para recolhimento de móveis, restos de materiais de construção, pilhas, baterias e outros objetos, que acabariam sendo jogados em rios ou terrenos baldios. Recolhidos, esses produtos poderão ser reutilizados por outras pessoas.

Praça no Jardim Goiás é inaugurada A noite de quintafeira, 06, foi de comemorações em Jataí. Visando melhorias no lazer e consequentemente na qualidade de vida foi inaugurada uma Praça no Setor Jardim Goiás às 19h30min. A inauguração ainda integra as programações do aniversário da cidade em comemoração às 118 primaveras de Jataí. O Prefeito Humberto de Freitas Machado, o Vice-prefeito Reni Franco Garcia e o Secretário de Obras e Planejamento Tales Augusto Machado descerraram a placa juntos representando todos os outros servidores públicos que se empenharam na conclusão de mais esta obra em prol da

comunidade jataiense. Em sua fala Humberto grifou que Jataí fica cada dia mais bonita devido ao cuidado que o município tem em questões referentes a praças, lagos, bosques e tantas outras áreas verdes que existem em nossa cidade. O Prefeito salientou que a cidade ganhou neste aniversário, obras em infraestrutura, educação, esporte e lazer, cultura, saúde, assistencialismo social e também qualidade de vida, o que demonstra o empenho da administração em continuar fazendo de Jataí um lugar cada dia melhor para se viver. (Rogério Rodrigues) DIVULGAÇÃO/ASCOM/PMJ


04

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

CIDADE Assessoria de Gabinete do prefeito Humberto Machado negou qualquer encontro oficial entre Fernando e Humberto nos últimos 5 anos.

Não existe aproximação entre Humberto e Fernando, diz assessoria do prefeito jornal Folha do Sudoeste, em sua edição 1052, publicou uma nota que informava que ultimamente têm ocorrido “rápidas conversas” entre o ex-prefeito Fernando Peres e o atual prefeito Humberto Machado. A autoria da informação é atribuída a um colunista por nome de Léo D. Toledo. Em seguida, ainda na nota, há a informação de que Fernando Peres “será recebido no Palácio das Abelhas, a qualquer momento”, levando o leitor a entender que um encontro entre o atual e o ex-titular do gabinete administrativo da prefeitura estava por acontecer. Posteriormente, o jornalista Pio Martins, que mantém outro informativo na cidade, fez sérias críticas à suposta reaproximação (Fernando foi vice de Humberto), alegando que esse possível encontro seria uma grande “decepção” para a política da cidade. Mas em comunicado exclusivo ao jornal NOTÍCIA EXTRA, a

O

Nota em jornal expressa falsa notícia e confunde Palácio das Abelhas com Centro Administrativo

Assessoria de Gabinete do prefeito Humberto Machado negou qualquer encontro oficial entre Fernando e Humberto nos últimos 5 anos. “Não existe a informação de nenhum encontro, de nenhuma con-

versa e não há pedidos de audiências e nem convites para conversas entre os dois” e continua: “Talvez possa ter havido algum encontro informal entre os dois em algum evento e o ex-prefeito confundiu isso com

Jornal Liberais comenta possível encontro como sendo ato vergonhoso e decepcionante para população

aproximação!” A Assessoria do Prefeito também informa que provavelmente Fernando Peres possa ser recebido no Palácio das Abelhas (Câmara Municipal) - e não no Centro

Administrativo, que é onde o prefeito despacha e mantém seu Gabinete! Pelo que se notou, o colunista Léo D. Toledo confundiu até mesmo onde atualmente se encontra o Gabinete do Prefeito.

NOTA À COMUNIDADE

Posicionamento quanto às manifestações púbicas Em meio aos protestos contra o aumento das passagens e outras reivindicações que acontecem em todo Brasil, a Prefeitura Municipal de Jataí - GO, sendo uma instituição pública, vem por meio desta tornar público seu posicionamento. Em um primeiro momento o Governo Municipal se declara favorável à liberdade de expressão exercida pelos manifestantes Brasil a fora, em Goiás e especialmente em Jataí. Ressalta-se ainda que a ida as ruas seja de fundamental importância como forma de protesto por suas causas e como maneira de exigir os direitos resguardados pela Constituição Federal. Destacamos que o movimento é legítimo, mas excessos cometidos por minorias podem desconfigurar o caráter democrático e republicano para um movimento desordeiro e sem rumo específico quanto às exigências. Respaldamos estas palavras no fato de que à manifestação ocorrida na quinta-feira (20/06), apesar de estar em apoio às manifestações nacionais, traziam críticas e sugestões ao poder público municipal, no entanto nenhum documento fora entregue a quaisquer representante do governo que estava no momento dos protestos em frente a Prefeitura de Jataí. Grifamos ainda que apesar de majoritariamente

pacífico, houve excessos quando manifestantes resolveram ir até a residência do prefeito apedrejar o local. Manifestar suas ideologias é uma das engrenagens que fazem de uma comunidade um coletivo democrático e desta forma, com a voz do povo, os indivíduos se mostram cidadãos ativos nas decisões políticas da sociedade brasileira, no entanto atos de vandalismo e desrespeito com a sociedade ou com os governantes são vergonhosos e não configuram uma sociedade democrática. Enfatiza-se que as instituições policiais de Jataí, em momento algum, usaram de força ou coerção para reprimir os manifestantes em seus direitos, no entanto, ainda assim, houve excessos. Sendo assim os responsáveis pelos atos de vandalismo serão identificados e sujeitados as punições cabíveis. Por fim, espera-se que as manifestações não promovam excessos infundados e desordeiros, garantindo desta forma o direito da liberdade de expressão. Somente com o respeito às opiniões e com pacificidade, os protestos serão eficazes, com objetivos claros e pautas definidas, tornado os movimentos espaços verdadeiramente democráticos. (Assessoria de ComunicaçãoPMJ)

Hospital Veterinário Público da UFG iniciou suas atividades O Hospital Veterinário do Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás iniciou suas atividades no último dia 11 de junho. O hospital vai atender pequenos animais (cães e gatos) e contará com Serviço de Cirurgia, Serviços de Oftalmologia Veterinária, de Dermatologia Veterinária e de Odontologia Veterinária, além da rotina em Clínica Geral.

A comunidade acadêmica ganhará desconto especial nos serviços ofertados pelo Hospital Veterinário do Câmpus Jataí, que funcionará de segunda a sextafeira, das 7h30 às 19h30, e contará com a direção da professora Andréia Vitor Couto do Amaral. Ainda, no quadro de servidores federais, estão a médica veterinária Camila Franco de Carvalho e o biomédi-

co Hélio de Souza Júnior, que desempenhará a função de técnico de laboratório.

Localização O Hospital Veterinário está localizado na Cidade Universitária José Cruaciano de Araújo, ao lado do Bloco de Anatomia e próximo ao Núcleo de Práticas Corporais (NPC).

Empregada chamada de burra receberá indenização A empresa Cosan foi condenada a pagar R$ 25 mil de indenização por danos morais a empregada que sofreu assédio moral no trabalho. Segundo testemunhas, ela era chamada frequentemente de burra, repreendida na frente de colegas e obrigada a ficar isolada no horário de almoço. A decisão, unânime, é da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás, que manteve a sentença da Vara do Trabalho de Jataí. Segundo a decisão, a auxiliar técnica do laboratório da empresa havia sido dispensada por justa causa por constantes faltas ao trabalho, entretanto ficou comprovado no processo que ela era continuamente perseguida no ambiente de trabalho pela sua chefe imediata. A superiora

hierárquica também a impedia muitas vezes de registrar o ponto e não aceitava alguns atestados médicos, além de ter espalhado que a trabalhadora seria portadora do vírus HIV. O juiz convocado Eugênio José Cesário Rosa, relator do processo, observou que a empresa enviou para a audiência um preposto que desconhecia fatos essenciais da lide. Isso, para o juiz justifica a confissão, conforme o artigo 345 da CLT. Ele também afirmou que há prova de que a trabalhadora era efetivamente assediada por sua superiora imediata, fato que, segundo ele, era agravado pela falsa indicação de que ela era portadora do vírus HIV, com o fim claro de isolá-la ainda mais no am-

biente de trabalho. A 1ª Turma manteve a indenização por danos morais no valor de R$ 25 mil, o adicional de insalubridade, conforme constatado em laudo pericial, e a reversão da dispensa por justa causa. Também foi mantido o ressarcimento dos descontos relativos a faltas, já que a chefe se negava a receber vários atestados médicos, conforme depoimento de testemunhas, e a impedia de registrar frequência. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-GO. Processo: RO 000023664.2012.5.18.0111 (Fonte: Revista Consultor Jurídico, 4 de junho de 2013)


CIDADE/GERAL

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

05

Editora apresenta coleções didáticas A Editora FTD esteve na manhã do dia 20 de junho na Secretaria Municipal da Educação de Jataí, apresentando aos professores os novos livros didáticos lançados pela empresa.

Sessão solene presta homenagem a imprensa m sessão solene realizada na noite do último dia 21 de junho, no plenário João Justino de Oliveira, a Câmara Municipal de Jataí prestou homenagem aos órgãos de imprensa do município. Por iniciativa do vereador Gildenício Santos, foram entregues títulos de honra ao mérito a representantes de diversas empresas ligadas à mídia. A mesa diretora foi formada pelo presidente em exercício do parlamento jataiense, vereador João Rosa, pelos vereadores Gildenício Santos, Marcos Antônio e Geovaci Peres, pelo comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar, major David Pires, pelo delegado Regional de Polícia Civil, André Fernandes de Almeida, e pelo padre Cristiano Faria, diretor da rádio Difusora. Com a ausência – devido a compromissos anteriormente assumidos – do presidente da Câmara, Adilson Carvalho, a sessão foi aberta pelo vice-presidente, João Rosa, que abriu os trabalhos e, logo em seguida, passou o comando da reunião ao proponente da homenagem, Gildenício Santos.

FOTO: PN7.COM.BR

E

Comissão de vereadores visita a Apae de Jataí No dia em que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jataí (Apae) apresentou à comunidade a van que recebeu por meio de doação da instituição Pró-Vida, sua sede foi visitada por uma comissão de vereadores. Eles foram ouvir o que a entidade precisa para que possa melhorar ainda mais o atendimento de pessoas com diversos tipos de deficiência no município. A comitiva foi formada pelos vereadores Adilson Carvalho, presidente do legislativo jataiense, Geovaci Peres, João Rosa, Vinícius Luz, Nilton César Soró e Thiago Maggioni. O vereador Gildenício Santos enviou representante. Eles foram recebidos pela presidente da entidade, Nélia Cabral, que explicou o funcionamento da entidade, relatou os problemas que estão sendo enfrentados para atender os 75 pacientes cadastrados e mostrou as dependências reformadas por intermédio do Rotary Clube de Jataí. Ao final da visita, os vereadores garantiram que vão levar pessoalmente todas as reivindicações ao prefeito Humberto Machado e que não pouparão esforços para colaborar com a entidade. Entre as maiores necessidades, Nélia Cabral destacou a falta de profissionais como professor, fonoaudiólogo, psicólogo e educador físico. "Precisamos também de um posicionamento sobre a implantação da equoterapia no Clube da Juventude e a construção de uma quadra para a realização de atividades físicas e de eventos festivos da nossa entidade", informou ela. (CMJ)

Os diretores do jornal Notícia Extra, Jerry Lewis e Lázaro Borges, receberam a homenagem das mãos do vereador João Rosa (C)

HOMENAGEADOS: TV Jataí TV Sucesso TV Anhanguera Rádio Abelha Rádio Difusora Rádio Kativa Rádio Transamérica Rádio Terra Rádio Sucesso Jornal Notícia Extra Jornal Folha do Sudoeste Jornal das Cidades Jornal Liberais Jornal Opinião Regional Jornal Classificados Jornal da Diocese

Revista Agro & Negócios Revista Oobah! Revista Class Revista Metas Revista Foccus Revista Negócios em Foco Assessoria de Imprensa da prefeitura de Jataí Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal Site Jataí News Site Panorama Site Plantão de Polícia JTI Site Portal Centro-Oeste Web TV Araguaia

Simultaneamente aconteceram 3 apresentações sobre o material didático de inglês, de matemática e sobre as novas tecnologias digitais.

Câmara de Jataí recebe sindicato dos policiais civis Em visita à Câmara Municipal, no último dia 20 de junho, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (SinpolGO), Silveira Alves de Moura, entregou ofício ao presidente Adilson Carvalho em que solicita reunião com todos os vereadores de Jataí para formatar um projeto de prevenção ao uso de entorpecentes junto aos estudantes, o Escola sem Drogas, para ser implantado na cidade. Também estavam presentes no encontro, realizado no gabinete da presidência, o vereador João Rosa, o diretor administrativo do Sinpol, Alexandre Martins Ribeiro, além de policiais civis de Jataí, da procuradora jurídica da Câmara Renata Oliveira e do secretário-geral do legislativo, Sérgio Cintra. "Precisamos do apoio do legislativo e do executivo municipais", declarou Silveira Alves de Moura. "Queremos coesão do trabalho policial para apresentar resultado para a sociedade". De acordo com Alves de Moura, o Ministério da Justiça conta com uma verba de R$ 100 milhões para a implantação do Escola sem Drogas, por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Com o apoio do poder público, o projeto terá mais chances de ser concretizado. "Eu vi no Ministério da Justiça uma pilha de 50 a 70 processos, nenhum deles executado", relatou o líder sindical. "Isto porque o Estado não deu a contrapartida em recursos para presídios. O dinheiro teve de ser devolvido e o

secretário responde por improbidade administrativa". O presidente da Câmara, Adilson Carvalho, lamentou o baixo número de policiais civis na cidade e perguntou aos visitantes qual seria o número ideal para um município como Jataí, com cerca de 90 mil habitantes. "Jataí deveria ter no mínimo 150 policiais, mas atualmente conta com apenas 32, que ainda têm de atender outras cidades da região", informaram. Alves de Moura sugeriu ainda que a comunidade jataiense estude a possibilidade de privatizar o presídio local. "Algumas cidades já estão cogitando esta medida", disse ele. "O objetivo é reduzir os custos com o encarceramento e usar esses recursos na prevenção da criminalidade". Outra sugestão é a criação de uma Vila Olímpica no município. O presidente do Sinpol revelou que várias cidades já contam com o espaço, que oferece a crianças e adolescentes pista de atletismo, ginásio para a prática de diversas atividades esportivas e outras instalações. "Existe verba para esse projeto nos ministérios das Cidades e do Esporte. Poderíamos buscar parceria com a Secretaria Municipal da Educação para trazê-lo para Jataí. A prefeitura entraria com uma área". Os parlamentares presentes garantiram total apoio à iniciativa dos policiais civis. Uma reunião com todos os vereadores para discussão sobre a implantação do projeto Escola sem Drogas deverá ser marcada para breve. HÉLIO DOMNGOS/CMJ

Liberada licença para conclusão do anel viário Durante a audiência pública sobre o processo de licenciamento ambiental da obra de construção do anel viário de Jataí, o Rodoanel dos Imigrantes, realizada no último dia 13 de junho, no plenário João Justino de Oliveira, o superintendente Regional do Dnit-GO/DF, Handerson Cabral Ribeiro, informou que obteve a licença da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás (Semarh) para recomeçar as obras no trecho entre as BRs 364 e 158. Ribeiro disse ainda que no dia seguinte (14/6) daria ordem de serviço à construtora Delta para o reinício dos trabalhos. Na audiência a Semarh e o Dnit apresentaram o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento, que tem extensão total de 23,61 quilômetros e estava paralisado há mais de um ano por falta de licença ambiental expedida pelo

órgão estadual. Além de Ribeiro, estiveram presentes o prefeito de Jataí, Humberto Machado, o presidente da Câmara Municipal, Adilson Carvalho, os vereadores João Rosa, Geovaci Peres, Gildenício Santos, Nilton César Soró, Thiago Maggioni e Vinícius Luz, o deputado federal Leandro Vilela, entre outras autoridades e técnicos de órgãos estaduais e federais, além de representantes da construtora Delta, responsável pela obra. Inicialmente, Handerson Cabral Ribeiro fez uma detalhada apresentação da obra. Em seguida, a bióloga Ione Fonseca apresentou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Depois da leitura do relatório, a palavra foi franqueada ao público presente ao plenário.

Silveira Alves de Moura (de terno), presidente do Sinpol, entregou ofício ao presidente Adilson Carvalho: objetivo é implantar projeto Escola sem Drogas em Jataí

Cmei para o bairro Sebastião Herculano Os vereadores Gildenício Santos, Marcos Antônio e Vinícius Luz solicitaram à administração municipal a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil no bairro Sebastião Herculano. As famílias locais encontram dificuldades, devido à distância e à travessia da rodovia, para levar suas crianças ao Cmei mais próximo. Além disso, a estrutura do bairro vizinho, o Estrela Dalva, é insuficiente para atender todas as crianças dos setores adjacentes.


06

CIDADE

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

Cidade sofre mudanças na região norte

SANEAGO

• GIDEONE ROSA Especial para Noticia Extra

É mesmo incompetente

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Além dos problemas corriqueiros e dos serviços deficientes, a empresa não fornece as devidas informações aos usuários • LÁZARO BORGES Da redação/Notícia Extra

assados dois meses da audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Jataí ocorrida no mês de abril, solicitada pelo vereador Geovaci Peres (PMDB), quando foi discutida a qualidade das obras que vêm sendo realizadas pela Saneago e a Construtora Central do Brasil (CCB) no município, ainda continuam as constantes reclamações por parte da população jataiense. Casos de vazamentos de esgoto em obras recém-construídas, falta de água em grande parte dos bairros, chegando a ficar até cinco dias no seco, é um problema corriqueiro e parece não ter solução. Nesta mesma audiência, o que ouvimos por parte do gerente da Saneago em Jataí, Fabiano de Lima Teixeira, é que a Saneago havia trazido ordem de serviço para o início imediato de reparos nas obras - o que parece não ter acontecido, pois os problemas vêm aumentando a cada dia que se passa. Naquela ocasião o promotor de justiça Flávio Cardoso disse que o Ministério Público tem feito tudo o que pode tentando resolver os problemas junto à Saneago e à CCB. "Nunca recebemos tantas reclamações quanto nos últimos doze meses", informou Flávio. De acordo com o promotor, nunca uma cidade tem sido tão mal atendida pela Saneago como tem sido Jataí. Essa situação vem se agravando e, por último, moradores dos bairros Mauro Bento, Colmeia Parque, Dom Abel e adjacentes receberam em suas residências, em vez de água potável, uma lama sem as mínimas condições de consumo. O promotor Flávio Cardoso foi contundente ao criticar o descaso de duas empresas em Jataí, Saneago e Celg, dizendo que a cidade é muito mal servida pelas estatais. A população jataiense não sabe a quem recorrer. A tubulação que vem sendo usada na rede de esgoto, que é de 100 milímetros, tem sido criticada por moradores onde o serviço está sendo feito, mas a construtora garante que os mesmos atendem a demanda. O que o cidadão precisa é de um serviço

P

Lama é o que vem sendo oferecida à população em alguns bairros de Jataí

da pela Saneago, que é de responsabilidade do governo do Estado, mas penso também que o município não deve se calar e aceitar um serviço de péssima qualidade enfiado guela abaixo da população e, que acarretará em consequências graves no futuro. Entendo que o prefeito Humberto Machado jamais realizaria uma obra deste jeito, pois o mesmo é engenheiro e como tal sabe das consequências posteriores, mas também não Canos de 100mm estão sendo usados nas obras de entendo o porque que a rede de esgoto em Jataí prefeitura ou a câmara de vereadores ainda não embargaram estas obras, e porque não de qualidade, pois o que vem sendo feito hoje será quebrado amanhã, por falta de qualidade se manifestam à respeito, visto que o que vernas obras e competência da empresa. E nós emos em breve, é a malha asfáltica sendo estamos pagando a coleta do esgoto que já está destruída para desentupir estas redes que estão chamando de "rede de esgotos. Pedimos sendo cobrada com aumento. Ouvimos na referida audiência o às autoridades justificação em respeito ao diretor de engenharia da Saneago Olegário povo de Jataí”. Teixeira Neto dizer que Jataí tem sido tratada Fernando Sousa Pereira - “Hoje fiquei com o devido respeito. Não concordo nem um pouco com ele, e imaginem vocês se não indignado, ao pegar na minha caixa de correspondências a conta de água com uma frase estivesse. Precisamos que a classe política de nada boa para mim e todos de Jataí: A PARnossa cidade esteja unida nesta questão. Que TIR DA REFERENCIA 06/2013 CONTIcobre e fiscalize estas empresas com mais rigor NUARÁ A ADEQUAÇÃO DA TARIFA DE para que se chegue a uma solução rápida, pois ESGOTO DE 60% PARA 82% DO VALOR DA a sociedade deseja um serviço prestado com ÁGUA CONFORME CONTRATO DE PROGRAMA CELEBRADO ENTRE A SENEAGO qualidade. E O MUNICÍPIO DE JATAÍ. Mais uma para a conta do povo. Atenção José Senilto de Paulo - "É inadmissível o que estamos vendo em Jataí, redes de esgoto senhores vereadores, sei que o contrato foi sendo construídas com canos de 100mm, e renovado recentemente, mas isso tem de ser ainda de péssima qualidade, sei que esta não é revisto, pois estão colocando a arma em nossa uma obra municipal, e que está sendo realiza- cabeça. Acho que merece uma revisão”.

Um município rico e uma cidade em franca expansão. É o que está acontecendo por toda a cidade em especial a região norte onde está presente três empreiteiras a construir obras importantes para Jataí, obras que vão desde pavimentação de ruas até serviço de telefonia. Nesse contexto está a pavimentação da chamada estrada velha de Caiapônia onde o ritmo está a todo o vapor. O projeto desta estrada é a sua pavimentação até a cidade de Montividiu. O sonho de pavimentação desta rodovia é antigo com muitas promessas feitas mas só agora está em prática graças a parceria de uma grande usina de açúcar e

etanol instalada em Jataí. Pelo menos até a entrada da indústria a marcha está acelerada. As outras obras que estão movimentando essa região da cidade é o cabeamento para o serviço de telefonia móvel, saneamento como água tratada e esgoto para os bairros Jardim Paraíso, Epaminondas e Vila Mutirão, incluindo a pavimentação de ruas de um novo empreendimento imobiliário. Jataí vive um momento de muitas transformação. Nota: A questão é, a tubulação de esgoto para uma cidade em expansão não é adequada, afinal 100 mm de diâmetro é o anúncio de problema em um curto espaço de tempo. GIDEONE ROSA

Cabeamento para o serviço de telefonia móvel, saneamento como água tratada e esgoto para os bairros Jardim Paraíso, Epaminondas e Vila Mutirão


GERAL/REGIÃO

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

07

Marcos Grassi

Em 6 meses, Lei Seca prendeu 140 motoristas embriagados em Goiás

MANIFESTAÇOES/GOIÁS

População sai em protesto pelas ruas de cidades do interior •Manifestantes reivindicam melhorias na educação, saúde e transporte. •Movimento foi pacífico na maioria dos municípios goianos. protesto por melhorias no Brasil tomou as ruas de inúmeros municípios do interior do Estado de Goiás, na quinta-feira (20). Centenas de pessoas gritavam contra a corrupção e pediam mais investimento em saúde, educação, transporte e segurança. Com roupas brancas, bandeiras, cartazes, nariz de palhaço ou rostos pintados, cada um participou do movimento à sua maneira. Os atos ocorreram pacificamente, sem nenhum registro de violência ou dano ao patrimônio público. Com exceção de Itumbiara, no sul do Estado, onde um menor de idade foi apreendido por explodir bombas caseiras.

DIVULGAÇÃO

O

Jataí - Os manifestantes saíram às ruas na quinta-feira às 17 horas da porta do centro administrativo e percorreram as principais ruas da cidade levando a tona os problemas que atualmente vive o município. Um exemplo mostrado em cartazes, é o estado em que se encontra o presídio local, a situação das escolas estaduais, segurança pública, educação e a corrupção. No final da manifestção uma minoria de vândalos apedrejaram a casa do prefeito Humberto Machado. Rio Verde - Rio Verde, no

Porangatu - Cerca de 200 pessoas participaram da manifestação na cidade de Porangantu, região norte de Goiás. O movimento foi organizado por professores e estudantes da unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que está em greve. O grupo saiu da porta da UEG por volta das 19 horas e percorreu as principais ruas da cidade. Eles protestavam contra a administração estadual, a corrupção, a saúde e a educação.

Cerca de mil pessoas participaram das manifestações em Jataí

sudoeste de Goiás, foi a cidade do interior que reuniu o maior número de manifestantes. De acordo com a Polícia Militar, 5 mil pessoas se concentraram na Praça da Matriz, no Setor Central. Eles caminharam pela Avenida Presidente Vargas, uma das principais da cidade, até o monumento do Cristo. Depois, voltaram ao ponto de partida, onde, sentados, cantaram o hino nacional para encerrar o protesto. Catalão - Manifestantes se aglomeraram na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Catalão, na região sul de Goiás. A Polícia

Militar calcula que aproximadamente 3.500 pessoas se mobilizaram. De acordo com a polícia, foi o maior manifesto já registrado na cidade. O grupo começou a caminhada em direção ao prédio da prefeitura, onde pararam para protestar. O local foi protegido por 50 policiais militares, mas não houve nenhum dano ao prédio. Depois, eles seguiram rumo ao Terminal de Ônibus de Catalão, onde pararam mais uma vez. Eles entraram no local e manifestaram pedindo a redução no preço da passagem e melhorias no transporte coletivo.

Itumbiara - O protesto em Itumbiara, na região sul do estado, reuniu cerca de 1.500 pessoas, conforme a Polícia Militar. O grupo caminhava em um percurso acertado previamente com os policiais. No entanto, a situação ficou tensa quando alguns manifestantes quiseram alterar o caminho e seguir em direção à Avenida Beira Rio, a principal da cidade. Os PM´s impediram o grupo de mudar o rumo do protesto, fazendo um bloqueio em frente à prefeitura. Os grupos buscaram rotas alternativas para chegar à via. Um menor de idade foi apreendido por explodir bombas caseiras. Apesar da confusão, ninguém ficou ferido. (Com informações do G1-GO)

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DetranGO), desde que a Lei Seca se tornou mais rigorosa, em 21 de dezembro de 2012, 140 motoristas foram presos em flagrante por conduzir embriagado no Estado. Além disso, 1.541 condu-

tores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida, foram multados e receberam sete pontos na carteira. Destes, 270 foram autuados em Goiânia, segundo dados da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (Dict).

Coronel dasafia a Lei Seca O coronel do exército Luiz Afonso de Souza, de 60 anos, foi preso em Goiânia após ser fotografado dirigindo, e com uma garrafa de cerveja entra as pernas. O coronel foi a primeira pessoa presa na capital com base na nova Lei Seca, que

estabelece penas mais duras para quem for pego dirigindo embriagado. “Eu estava em perfeito domínio dos meus sentidos. Bebi apenas três latas de cerveja”, afirmou o coronel. Após pagar fiança de 5 mil, Luiz Afonso foi liberado.

Goiânia é a 1ª capital do Centro-oeste a proibir 'espetáculos' com animais Foi com grande alívio e imensa alegria que a Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) recebeu a notícia de que a cidade de Goiânia, capital de Goiás, proibiu 'espetáculos' com animais. A informação chegou através de mensagem do Diretor Geral da Associação pela Redução Populacional e Contra o Abandono de Animais (ARPA Brasil), Alexander Noronha. Assim, Goiânia é a 1ª capital do Centro-oeste a adotar o veto às apresentações públicas que exploram animais. E a medida pode inspirar outros municípios a seguir o mesmo caminho. A tendência mundial que está brotando, contra o uso de animais para fins de entretenimento, parece estar chegando ao Brasil. Mas é bom lem-

brar que nada acontece por acaso. De acordo com uma matéria publicada pelo jornal O Popular nesta quartafeira, 12, a Lei municipal 9278/13, que proíbe 'espetáculos' com animais, foi sacionada na última sexta, 07, pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT). "Uma das principais missões da ARPA Brasil é a implementação, formulação e fiscalização de políticas públicas para os animais. Portanto, não podíamos permitir que na cidade de origem da entidade ainda fossem permitidas apresentações de animais em circos. Ficamos muito felizes com essa vitória", disse Noronha à Anda. A vitória é fruto de diversas ações e acontecimentos anteriores.


08

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

Transporte bom e barato impulsionam produtividade do País Analistas apontam que a melhoria da qualidade do transporte público, e tarifas menores, resultariam em aumento de produtividade e maiores ganhos para comércio e indústria CAROLINA GARCIA/IG SÃO PAULO

Se o conjunto de trabalhadores brasileiros pudesse converter a hora gasta no trânsito em salário, eles contarian com, pelo menos, mais R$ 1,77 bilhão de ganho a cada mês. O cálculo é conservador, pois considera exclusivamente a população que gasta uma hora no trânsito, no trajeto entre a casa e a empresa – 14,37 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – e estima ainda que a hora de trabalho desse contingente de empregados vale o mínimo permitido por lei, R$ 3,08. Para grande parcela da população, contudo, essa não é a realidade. Em todo o Brasil, 5,92 milhões de pessoas gastam de uma a duas horas para chegar no emprego. Apenas em São Paulo, são 1,6 milhão. “A perda de tempo no deslocamento até o trabalho é refletida também em perda de produtividade na economia”, ressaltou o professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Leonardo Mesentier. Os problemas de mobilidade urbana estão entre os entraves à produtividade, indicador que vem mostrando taxas de crescimento cada vez menores ano a ano desde o início da crise econômica internacional, de acordo com o especialista em mercado de trabalho do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), Fernando Barbosa. “E, sem produtividade, a

Problemas de mobilidade urbana estão entre os entraves à produtividade, segundo FGV

economia não cresce”, afirmou. “A partir de 2010, a produtividade do trabalho mostrou certa estagnação. Nesse mesmo período, cresceu a taxa de inflação no Brasil, associada a um baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto)”, destacou Barbosa, complementando que a produtividade é o motor que impulsiona a economia. Além de perder tempo que poderia ser aplicado no trabalho, o empregado que gasta muitas horas com deslocamento tem mais dificuldade para estudar e se qualificar, disse Barbosa. “Entre minha casa e a universidade, onde curso pós-graduação, perco duas horas e meia no engarrafamento. Não fosse isso, gas-

taria meia hora. A solução é ficar mais tempo na faculdade e esperar o trânsito melhorar. Em compensação, perco tempo com os filhos”, contou a socióloga Caroline Bordolo. No comércio, uma das soluções adotadas pelo Senac, responsável por treinamento do setor, tem sido promover cursos no próprio local de trabalho e, com isso evitar o deslocamento do trabalhador para estudar, segundo o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Bruno Fernandes. “O empregado do comércio leva de três a quatro horas até o trabalho. Já chega cansado, com pouca disposição”, afirmou. (Brasil Econômico)

INADIMPLÊNCIA

Maioria das dívidas é acima de R$ 500, diz SPC Quase 51% do total dos consumidores inadimplentes no mês de maio possuíam dívidas com valores acima de R$ 500, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em abril o percentual era ligeiramente menor, atingindo 50,49% dos casos. Na avaliação da economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, este resultado ainda é reflexo das compras de bens

duráveis com maior valor agregado e que na maioria das vezes são parceladas ao longo de vários meses. O cruzamento da inadimplência no comércio com a faixa etária do consumidor revela que um em cada quatro cadastros negativos corresponde a um CPF de alguém com mais de 65 anos. Segundo Ana Paula Bastos, uma das razões que justificam a tendência é a alta despesa como remédios e planos de

saúde, além das outros custos rotineiros. "A facilidade que aposentados e pensionistas têm para conseguir empréstimos consignados, aliada ao fraco planejamento financeiro, acaba por comprometer uma parcela significativa da renda destas pessoas. Além disso, o empréstimo de nome para terceiros e a natural redução da renda nessa de idade são agravantes", avalia Ana Paula. (Brasil Econômico)

TELEXFREE

Justiça bloqueia pagamentos Bens dos donos da empresa estão indisponíveis; decisão vale para todo o País A Telexfree está impedida de fazer pagamentos aos seus divulgadores, bem como de cadastrar novos participantes. A decisão vale para todo o Brasil e para o exterior. A Justiça do Acre aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado de que o negócio, apresentado como um sistema de telefone por internet (VoIP, na sigla em inglês), trata-se na verdade de uma pirâmide financeira disfarçada. Os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios administradores da Ympactus Comercial LTDA – empresa que opera a Telexfree – foram bloqueados pela decisão da juíza 2ª Vara Cível de Rio Branco, Thaís Queiroz Borges de Oliveira Abou Khalil. A suspensão dos pagamentos e dos novos cadastros vale até que a ação principal seja julgada, o que não tem data para ocorrer. De acordo com o material de divulgação, a Telexfree é um sistema de telefonia pela internet que utiliza o marketing multinível para fazer a venda dos pacotes VoIP. É possível atuar como vendedor e como divulgador. Nesse último caso, o interessado deve pagar uma taxa de adesão e fazer anúncios na internet. Os vencimentos variam de acordo com o número de anúncios colocados, mas também com a quantidade de novos divulgadores angariados para a rede. A Telexfree passou a ser investigada pelo Ministério da Justiça depois que diversos Procons do País foram consultados sobre o sistema – o procurador-geral de Mato Grosso, Paulo Prado, afirmou que no Estado pessoas estavam vendendo joias e carros para investir dinheiro no sistema. Em março, o Ministério da Fazenda informou que o modelo não é sustentável e sugeriu que o negócio se

trata de uma pirâmide financeira, por depender do dinheiro dos novos aderentes para pagar os antigos, e não da venda dos pacotes VoIP. Nos Estados Unidos, onde a empresa foi fundada, a Telexfree Inc. contratou em março um advogado que atuou em pelo menos dois casos de pirâmide financeira desmantelados pela Justiça, como o iG ? mostrou. Os representantes sempre negaram irregularidades. Na noite desta quarta-feira (19), não retornaram os contatos feitos pela reportagem. Em vídeo colocado numa rede social, Carlos Costa diz que a empresa não foi comunicada oficialmente da decisão, mas que tentará derrubar a liminar. 'Pessoas vão ficar no prejuízo' "O foco da Telexfree é o recrutamento de pessoas. Como é uma atividade que não tem sustentabilidade, na hora que não tiver mais gente para entrar, a cadeia quebra e as pessoas vão ficar no prejuízo”, explicou a promotora Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi, uma das responsáveis pela medida cautelar que resultou na decisão, segundo nota do Ministério Público do Acre (MP-AC). Em entrevista exclusiva ao iG em março, um dos sócios da Ympactus, Carlos Costa, afirmou que a empresa tinha mais de 450 mil associados. Seu advogado, Horst Fuchs, falava em 600 mil. Segundo a promotora Nicole, apenas no Acre são 70 mil cadastrados e, se cada uma tivesse que vender pelo menos 10 pacotes VoIP como é previsto, praticamente toda a população do estado teria de adquirir o produto. (Vitor Sorano - iG SP) DIVULGAÇÃO


GERAL

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

09

Centro Médico

Galileu ou Galalau? DIVULGAÇÃO/CMJ

e azar do povo apiário, inclusive desse moço atrevido que gosta de mandar recado e de escrever anonimamente. Mostra a cara, meu! Não tenho medo de rugido, muito menos de miado! E nem de rastro de onça pintada. E nem de vaquinha malhada ou de boi sonso! Galalau me conhece. Deve saber até o meu CPF. Deve saber até o número do meu sapato (40, bico largo!) E dele só sei que é um detrator barato da gestão atual de nosso município! Deve ser um daqueles que bateu prego num caixão, na porta da UFG, para antecipar o velório do Humberto. Eita! Eu também sou crítico contumaz daquilo que julgo errado e dou sugestão que avalio positiva. Sou uma espécie de ombudsman de mim mesmo. Não aprecio crítico, abestalhadamente crítico. Galalau, por seu turno, deve estar mordendo os freios com a magnitude do novo terminal rodoviário turístico de Jataí e de tantas e tantas obras municipais! E vem aí a grande reforma da Praça Clodoaldo Rezende (Praça Lambari). E haja dinheiro para uma reforma à altura do que aquela praça merece! Ô, pois, ínclito Galalau, se você de fato é estudante universitário, como cogito que seja, e faz algo no curso de Ciências Agrárias, passe a saber que o seu desafeto, Gênio Eurípedes, foi também vencedor da batalha, juntamente

Gênio Eurípedes ão sei bem o que quer esse moço que se intitula por Galileu. Vi um pouco de conflito em suas ponderações, um misto quente de arrogância e até mesmo uma certa dose de dúvida existencial e talvez de identidade. Deve ser mesmo um martírio uma pessoa não saber o que é de fato uma sociedade. O jovem Galileu (não seria Galalau?) atacou a mim e ao prefeito Humberto Machado. Eu porque batalhei pela reforma geral da rodoviária e ao Humberto porque determinou os serviços. "Tanto dinheiro pra nada!". Ora, ora, como assim? Uma revitalização daquela sem dinheiro? Como destaperar a velha rodoviária sem gastos? Por espiritismo? Como? Ora, pois, se a empresa que venceu o pregão licitatório não correspondeu como deveria, foi um azar do prefeito. Um azar meu e dos demais vereadores, azar do JATAIPREV

N

com seu desafeto Humberto Machado e com a ex-diretora do CAJ, Ana Cáritas e Orione, pela vinda dos cursos da unidade da qual você faz parte. Naquela ocasião eu era presidente da Fundação Educacional de Jatai (FEJ), mas deixa pra lá! Acho que estou batendo em ferro frio. Provavelmente agora, quando respondo aos seus arroubos perniciosos e levianos, você deve estar dormindo com seu semblante angelical, porém amarelo de tanta preguiça... São 11 horas da manhã! Saia da cama, preguiçoso! E cante pelo aniversário de Jataí! São 118 anos e, nesse contexto pergunto, o que o jovem baladeiro já fez de útil para sua mãe secular? Para esta mulher com mais de 100 mil filhos? Apresse-se! Se você, Oh guapo imprestável, não se apressar a caravana vai passar assim mesmo. Honre a penca que você tem! Seja macho, rapaz! E venha desarmado para o campo bélico das ideias. Eu preciso (assim como o Humberto também precisa) é de ideias, sugestões e de críticas construtivas. De pensares e de falares que tenham nexo para a somatória de tantas tarefas que ainda temos para Jataí. E não de maldades tupiniquins. BUM! THICIBUM! SSSSSSBUM! E VIVA JATAÍ! É por você Jataí que me ufano! E não pelos Galalaus da vida! GÊNIO EURÍPEDES é professor, advogado e vereador em Jataí

‘Conto da Carochinha’. Ou não! Tudo acontece em uma cidade que um dia já foi pacata, tempo que nossos filhos saíam e tínhamos a certeza de voltarem como saíram, tempo que a política só tinha uma outra cara, talvez mais hostil com relação aos desafetos. Hoje em dia não presenciamos mais essa hostilidade mas a falsidade estrema de mãos dadas com a infidelidade mais aflorada levando junto a falta de ética que não foi faltosa. Hoje em dia a questão econômica supera a hostilidade de outrora, supera o que de outrora nada mais era do que o status do poder, de mandar e desmandar, hoje é esse poder, também, atrelado ao fator econômico, mandar e tirar vantagem dos "desmandos". Até onde vai a arrogância e a presunção de alguns políticos? A coisa é tão séria que vemos políticos sacaneando companheiros de partido, dizendo não a unidade partidária e até ignorando a filosofia dos partidos. Sim!!! Os partidos políticos, todos eles tem essa filosofia, que

por sinal são belas. Tão belas que se você ler com atenção dá vontade de chorar de felicidade e dizer: - Me encontrei, é aqui que eu fico. Infelizmente na prática não é assim. Nessa cidade que um dia foi pacata o que se vê é político do mesmo partido traindo a filosofia partidária e ferrando velhos companheiros com tratados comerciais da instituição que representa com desafeto político do companheiro prefeito em troca de favores recebidos. Será mesmo que é apenas isso? Não seria uma bela rasteira política? Ou é idiotice mesmo de alguém que se teve momentos de inteligência esses momentos foram raros? Deixando de lado esses desafetos que envolve a cúpula política desta que já foi uma pacata cidade falemos das ações de alguns políticos que integram o Legislativo, falemos da mediocridade de projetos apresentados como se fossem o cálice sagrado cheio com água da fonte da juventude. Cadê os projetos relevantes que venham pelo

menos minimizar a insegurança da cidade que um dia foi pacata? Cadê os projetos relevantes que poderiam melhorar a saúde deste povo? Cadê os projetos surpreendentes que poderiam trazer saneamento de verdade a toda uma população? Nada disso, apenas projetos medíocres. Que saudades do vereador de outrora! E os bastidores da política desta cidade que um dia foi pacata? Não queiram saber, são sórdidos... Mas isso já é uma outra história que vamos tratar em futuro próximo. De tão sórdidos temos que nos cercar de cuidados para não sermos apanhados de calças curtas. Esta é a "história da carochinha" que talvez pode não ser. Sem sentido? Pode ser também. Mas guarde e reflita sobre ela pois o quebra cabeças não é tão complicado. Gideone Rosa - Proprietário do Site Jataí News e da Rádio Line

O ano de 2001 Marcou a grande virada na história da saúde em Jataí. Em 21 de abril de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek inaugurava a famosa Brasília, que ele havia iniciado quando o governo brasileiro era sediado no Rio de Janeiro. Em maio de 2001, no Sudoeste goiano, Humberto Machado, prefeito de Jataí, inaugurava o Centro de Saúde Municipal, Dr. Serafim de Carvalho, iniciado na gestão do ex-prefeito e hoje Secretário de Planejamento Conforme estamos veiculando neste conceituado jornal, foi a maior obra da alçada política ou do poder público realizada no município. Sua capacidade acolhedora é algo notável e indiscutível. O povo que é atendido ali já ultrapassa em números as previsões supomos que talvez fosse para os anos 2015, 2018, ou até 2020. Estando lá acompanhando alguns pacientes, por várias vezes, pudemos verificar e constatar que aquele pessoal trabalha com afinco e coragem. E o que é melhor: com educação! É

de ser humano para ser humano mesmo! O corre-corre é espantoso - é gente indo e vindo por aqueles corredores enormes, verdadeiros labirintos, que eu jamais seria capaz de percorrê-los sem me informar a cada ângulo. Mas é por ai que a vida continua. Elogios? Sim. Cobranças? Sim. Críticas? Sim. O povão que a cada ano fica mais pobre, ou achatado; os altíssimos custos de tudo que se come, se bebe, se veste, se calça e se usa, ganham vultos assustadores, e assim a miséria, tal qual um furacão, vai dominando de ponta a ponta... Mas aquele hospital ainda luta e reluta; e tenta dominar a situação; por isso é URGENTE, URGENTÍSSIMA e INADIÁVEL, a contratação de mais profissionais na área da saúde: médicos, enfermeiras etc. Caso contrário, dentro em breve a situação já estará fora de controle. Já estamos vendo a resposta do povo nas ruas. Jerônimo Jacinto Borges (Nego Maia) - Jataí-GO

A voz rouca das ruas As manifestações que estamos vendo através da imprensa, com mares de gente, são sinais inquietantes. E não adianta governos e prefeitos "acharem bonito" e dizerem desavergonhadamente, como foi dito pela senhora Rousseff e pelo senhor Haddad, que tudo isso fortalece a nossa democracia. A meu ver fortalece mesmo é o nosso anedotário. Fui a cinco capitais, com ônibus de Jataí, naquela luta verde e amarela pelas Diretas Já. Sei muito bem como começa um trabalho de formiguinha para alcançar determinado fim. Pois é. O governo brasileiro pode colocar as barbas de molho; pode tirar o cavalo da chuva, que começou o seu mais amargo fim. Uma nova ordem já dá sinais de fumaça no horizonte. Sei muito bem como começou o Fora Collor! Collor também falou no começo que tudo aquilo era um direito civil, um

exercício pleno de democracia, e deu no que deu. A inflação, o Mensalão, os gastos exorbitantes e duvidosos com as arenas esportivas, o pibinho, o ranking decrescente da tríade saúde, educação e segurança. São sintomas graves para o começo do fim de um governo que vendeu utopias, indulgências, lotes no céu, para se chegar ao poder. O PT entrou como Deus e poderá sair como diabo! Esperem pra ver e com ele qualquer partido que não tem ouvido de ouvir. Já os delinquentes, arruaceiros infiltrados nas manifestações do Rio, São Paulo, Belo Horizonte etc., tomara seja seu destino vivenciado atrás das grades, comendo marmitas azedas. É isso que merecem! E viva o Brasil! Os dois brasis: o de antes e o de depois do advento da internet, se é que entenderam o que eu quis dizer. Gênio Eurípedes


GERAL

INCÊNDIO CRIMINOSO Estupro

Barbaridade

FOTO: PLANTAODEPOLICIAJTI.COM.BR

Preso em flagrante pela Polícia Militar de Rio Verde-GO, Maciel Rezende Souza, 27 anos, confessou ter matado sua esposa de 16 anos com 14 golpes de faca no último dia 19 no bairro Jardim das Margaridas. A jovem foi vitimada na frente dos filhos do casal, um de dois anos e outro de apenas 5 meses de idade. Maciel contou que cometeu o crime na noite, e somente no outro dia pediu para que os vizinhos chamassem a polícia. Maciel alegou que havia sido traído pela companheira.

A casa humilde de madeira foi totalmente consumida pelo fogo

ão conformado com o fim do relacionamento com sua esposa, Cleiber Alves Cardoso de 24 anos ateou fogo na residência da família, que fica na rua Leopoldo de Bulhões, Vila Fátima, em Jataí. Segundo o Corpo de Bombeiros, que foram acionados por vizinhos da residência atingida, as chamas se alastraram rapidamente por ser toda em madeira a casa que foi completamente destrída.

N

Quatro pessoas estavam na residência no momento do incêndio, inclusive uma idosa de 80 anos, também uma outra pessoa da família foi encaminhada ao Centro Médico com quimaduras de segundo grau nos braços. O acusado pelo crime foi detido no último dia 20, nas proximades do incêndio e ecaminhado para delegacia, quando foi deliberado a lavratura do auto de prisão em

flagrante pelo crime cometido, e levado para cadeia pública, onde ficará a disposição do judiciário. A família que é muito humilde conta com o apoio da população de Jataí para reerguerem a residência, pois perderam tudo que tinha no incêndio criminoso. O telefone de contato para ajudá-los nas doações de comida, móveis e roupas é o (64) 9971-1108. Falar com a Maria.

DESCIDA DA MORTE

Arma e drogas

Após denúncias anônimas recebidas, a equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) compareceu em uma residência na Vila Santa Terezinha, em Jataí, que segundo os denunciantes estava sendo usada por um jovem chamado de Paulo Henrique, 21 anos como “Boca de Fumo”. Dentro da residência a polícia encontrou além de munições, também um revólver carregado, e no quintal da casa foi encontrada uma porção de maconha enterrada. Paulo Henrique foi preso em flagrante e, outras três pessoas que estavam na casa foram encaminhadas para delegacia para serem ouvidas pela autoridade. Paulo Henrique José Vieira já tinha passagem por tráfico de drogas.

LUIZ FLÁVIO GOMES *

DIVULGAÇÃO/WWW.PLANTAODEPOLICIAJTI.COM.BR

César Luiz Brignone de 51 anos foi preso suspeito de abusar de uma garota de 13 anos, em Jataí. Após denúncias, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar estiveram em um motel na cidade onde estaria César com a menor, no dia 15 de junho, mas chegando ao local, o mesmo já havia saído. Detido em sua casa o mecânico confessou o crime, aos policiais, mas chegando na delegacia o mesmo optou por ficar em silêncio. Após relatos da garota que hoje tem 13 anos de idade, a polícia que o acusado vinha tendo relações sexuais com a mesma, desde os seus nove anos de idade.

FOTO: DIVULGAÇÃO

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

DIVULGAÇÃO/WWW.PLANTAODEPOLICIAJTI.COM.BR

10

Apesar da proporção do acidente, motorista sofreu ferimentos leves

Em menos de quinze dias do acidente que teve como vítima fatal o caminhoneiro Antônio Marcos F. Oliveria, um segundo acidente aconteceu na BR-060, na descida do córrego Lajeado. Segundo o condutor do veículo, Janeto Nogueira de Oliveira que trafegava no sentido Rio Verde/Jataí, o caminhão perdeu

os freios e desceu desgovernado e, para evitar danos maiores, o condutor desviouse da fila de veículos que também descia, mas lentamente por causa das obras na pista, e mesmo assim, o caminhão ainda se chocou na traseira de outros três veículos. Jogando o caminhão para o barranco do lado esquerdo da

pista o motorista conseguiu pular do veículo antes da colisão, sofrendo escoriações leves. As outras pessoas que foram envolvidas, também sofreram ferimentos leves. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), alerta para atenção redobrada naquele trecho, por causa da duplicação da BR060.

O “Titanic” é a melhor metáfora do Brasil Se o "Titanic", que foi para o fundo mar há 100 anos, é a maior metáfora do mundo (como disse Veríssimo), é algo possível. Que é a melhor metáfora para o Brasil parece não haver dúvida nenhuma. Mas há uma diferença entre ele e o Brasil: o "Titanic" afundou e já se acabou; o Brasil, com a aparência enganosa de potência mundial (7ª economia do mundo), vem se expandindo economicamente, mas, ao mesmo tempo, se exaurindo diariamente com as suas contradições e mazelas, com a roubalheira e a corrupção, sobretudo política e empresarial, destacando-se o seu pecado original praticado pela exploração escravagista, com todas as nefastas consequências daí decorrentes, tais como as desigualdades sociais, econômicas e culturais, as discriminações, o autoritarismo, a marginalização de grandes parcelas da população, a violência estrutural, individual e institucional, a corrupção, o nepotismo, o clientelismo etc. O "Titanic" serve de paradigma para a sociedade brasileira porque nada simboliza com mais fidedignidade a divisão de classes que um navio, que abriga gente do porão aos "decks" superiores elitizados. No porão do nosso navio se encontram os trabalhadores mal assalariados e sem perspectiva futura, os estudantes com péssima qualidade de ensino, os professores mal remunerados, os policiais espoliados, os excluídos, os marginalizados, os descartáveis ou elimináveis. Sempre estiveram no porão, é verdade, mas finalmente perceberam que possuem a posse do "casco do navio" e isso pode ter consequências incalculáveis para os que estão nos decks de cima. No Brasil ainda não tínhamos percebido (por isso que muito sofremos com o medo e a insegurança, com o terror das televisões, com os toques de recolher, com os assassinatos fúteis etc.) que são os habitantes dos porões dos navios (negreiros) que detêm o domínio dos seus cascos social e planetário. Na verdade, com a globalização, o navio terráqueo se tornou único para todos. Sempre que os habitantes dos porões "furam" o casco do navio (com protestos ordeiros e justos, contra as injustiças dos sis-

temas capitalistas neoliberal ou aristocrata-escravagista), naturalmente o risco de naufrágio atinge todos, incluindo os ricos, os brancos, a elite, pouco importando a posição de cada um dentro do navio. De nada adianta, de agora em diante, a construção das indecentes muralhas divisórias dos territórios demarcadores do apartheid. Viver em bairros ricos, mas cercados por todos os lados de miseráveis e marginalizados, de trabalhadores descontentes e explorados, tem a mesma sensação daqueles que desfrutavam da primeira classe do "Titanic" no momento do seu naufrágio. Os que foram jogados para os porões do navio planetário, pelos detentores dos poderes econômico, financeiro e político, estão agora "furando" diariamente o casco do navio social (mediante protestos civilizados), porque não vislumbram alternativas de progresso na vida. A cada "furo no casco" mais arrepiada fica a elite aristocrata-escravagista, que reage por meio da polícia, sempre com mais violência. E violência, como sabemos, só gera violência. Um amigo me contou que, há pouco tempo, falando telepaticamente com um chefe indígena da tribo Tupi, um historiador dos genocídios portugueses, este lhe teria dito o seguinte: "Enquanto os que comandam o Brasil não admitirem eticamente que todos somos seres humanos, que jamais podemos ser tratados ou reduzidos a coisas, a animaisou insetos; enquanto não pedirem desculpas e se reconciliarem com os discriminados e excluídos, com os estudantes carentes e trabalhadores espoliados, nós não desenterraremos da terrae brasilis a maldição que rogamos em 1.500 contra esses exploradores escravagistas, que vivem num dos mais belos paraísos naturais do mundo, mas sem nenhuma tranquilidade nem segurança, ou seja, sem civilização". O pecado original do escravagismo e da exploração continua sangrando nosso País e seus habitantes indefesos, que somente agora estão percebendo a diferença entre a barbárie e a civilização.

* LUIZ FLÁVIO GOMES, JURISTA, DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO AVANTE BRASIL E COEDITOR DO PORTAL ATUALIDADESDODIREITO.COM.BR.

LIGUE 197 JATAÍ - 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil Delegado(a): André Fernandes de Almeida Pça. Professor Maromba (antiga Cadeia Pública) CEP: 74805-103. Telefones: (64) 3632-0704 / 0705 / 0706

LIGUE 190 JATAÍ - 15º Batalhão da Polícia Militar Comandante (a): Major David Pires Avenida Brasil, 854 - Centro - Telefones: (64) 3631-2601

LIGUE 192

SAMU LIGUE 193 BOMBEIROS


ESPORTE

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

COPA GOIÁS DE FUTSAL FEMININO

Sub 17 do JAC é vice-campeã de 2013

a Primeira competição do ano, a equipe que iniciou os trabalhos em Janeiro de 2013 sob o comando do Professor Weldes Evangelista, com o apoio do Professor Túlio Renato, Professor Roberto Oliveria, o Supervisor Vardilei Gomes, a Diretora Christiane Assis e o Presidente Jair Barrachi, Tesoureiro Ângelo Gazarini, garantem com garra e muita luta o título da 2ª equipe melhor do estado na categoria. A equipe do Leão do Sudoeste goiano, além de garantir o troféu de vicecampeão do torneio, também trouxe o troféu Fair Play, por ser a equipe mais disciplinada e que não obteve nenhum cartão e má conduta das atletas e comissão técnica em toda a competição.

N

A final foi realizada no Ginásio da Federação Goiana de Futsal, em Goiânia-Goiás no dia 22/06/2013, contra a equipe do Jaó. Em um jogo marcado pela garra, luta e superação das atletas jataienses, que conseguiram no tempo regulamentar o placar de 2x3. Aos 30 segundos finais da segunda etapa, a equipe do Jaó conseguiu o empate. Na prorrogação, a equipe da capital obteve a vitória por 3x1. O Jaó é o representante goiano na Taça Brasil de Clubes na categoria sub 17 em 2013. Parabéns as atletas, comissão técnica e diretoria por representarem tão bem o JAC e a cidade de Jataí na modalidade de Futsal. Vale salientar que o elenco iniciou os trabalhos em Janeiro-2013, e esta

é a primeira competição do ano, que chega ao final com excelentes resultados. A equipe ainda conseguiu nesta mesma semana, vaga na final do Campeonato Metropolitano promovido pela FGFS, no Campeonato Rioverdense de Futsal, promovido pela Semel de Rio Verde e na Copa Unimed de Futsal realizada na cidade de Mineiros-GO. O futsal do JAC nas categorias sub 15 feminino, sub 17 masculino e feminino, sub 20 masculino e adulto feminino é totalmente fomentado com recursos próprios do clube, através de parceria com a iniciativa privada e do grande trabalho realizado pela diretoria do JAC comandada pelo presidente Jair Barrachi. FOTO: DIVULGAÇÃO/JAC

A equipe também recebeu o troféu Fair Play, por ser a equipe mais disciplinada da competição

Parabéns as atletas, comissão técnica e a diretoria do Jataí Atlético Clube por representarem tão bem a cidade de Jataí na modalidade de Futsal

11


14

VIROU NOTÍCIA

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

“Tolo é aquele que naufragou seus navios várias vezes e ainda culpa o mar”. Publilius Syrius

DIVULGAÇÃO

Duas ilustres figuras jataienses: O ex-vereador e advogado Ediglan Maia, que agora ocupa seu tempo entre os trabalhos do seu escritório e a divulgação das músicas de seu filho, Rodolfo Maia, que é um dos que corre atrás do sucesso na música sertaneja. Hélio Martins de Souza, cabo da Polícia Militar, passou por uns momentos difíceis há poucos meses, mas agora já está na ativa e operante! A foto foi feita durante um evento na Câmara Municipal.

ResPingos ••• Ver a Dilma sendo vaiada na abertura da Copa das Confederações não tem preço. Até parece que os brasileiros estão acordando! ••• Passear pela Praça Professor Maromba voltou a ser seguro, graças à instalação do Complexo de Delegacias Civil naquela localidade. Os malas, viciados e ladrões das redondezas deram o pinote de lá!

ÇÃO ULGA

DIV

O Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo de Goiás, Vilmar Rocha, feliz da vida, entregando -segundo ele próprio - um benefício à uma cidadã de Águas Lindas de Goiás, durante o tal GovernoJuntodeVocê, a nova versão do velho e eleitoreiro Governo Itinerante promovido pelo Governo de Goiás. Alô, professor Vilmar, que alegria é essa hein?

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

O jornalista Heraldo Pereira e o jataiense Alex Costa, do site Panorama, durante uma das palestras ocorridas na EXPAJA.

••• Em São Paulo, os estudantes quebraram o pau. Motivo? Aumento de vinte centavos no valor da passagem de ônibus. Enquanto isso, por aqui, os estudantes ainda são conduzidos espremidos como sardinhas em lata, dentro dos coletivos que os levam para a UFG. Na verdade, as sardinhas, são melhores acomodadas dentro das latas! ••• Uma placa interessante e convidativa na porta do Parque de Exposições: “Depois da EXPAJA, vá para o Vênus Motel!”

••• Maços de cigarros à 10 reais e uma dose de vodka custando 8 conto. Foi a contribuição da EXPAJA para eliminar o tabagismo e alcoolismo!

UETE

CARVÃO PIRIG

Esse pega

Ele fez sucesso na EXPAJA. Arrumou um ônibus e junto com sua turma, e tem feito inúmeros shows pelas cidades do interior de Goiás e Mato Grosso. Tempos atrás, gravou um DVD com seus "hits". Faz sucesso porque canta o que o povão gosta de ouvir, em letras simples e fáceis de entender. É dele umas das músicas que contém uma frase que exprime uma das grandes verdades que ecoa deste o tempo de Adão e Eva, passando por Helena de Tróia, Cleópatra & Marco Antônio (Aquele que foi imperador na Roma Antiga), até os dias atuais, envolvendo alguns políticos goianos: "Bicho que mata homem mora debaixo da saia...!" Ah, se mata!

fogo fácil!

Um ano após ser contemplado em um consórcio, o médico Carlos Souza Machado, morador de Mineiros, ainda não recebeu o tão sonhado imóvel. Cansado de esperar, ele decidiu acampar na filial da empresa responsável pelo consórcio em Goiânia. Segundo ele, estava sendo lesado em mais de 100 mil. Munido de colchão e travesseiro, deitou-se no escritório da empresa, que fica na Avenida 85, em Goiãnia. Só saiu de lá, quando resolveram seu caso! (Rádio Eldorado de Mineiros)

Meus cumprimentos e elogios aos organizadores da EXPAJA pela realização do Evento. Estive por lá e realmente existiu uma organização muito grande. A Voz Propaganda, através do Francis Barros, Alan Paixão, da Calila, da Mônica, da jornalista Tássia Fernandes e toda equipe estão fazendo um excelente trabalho. Não é atoa que eles são a Agência de Comunicação mais premiada do interior. Meus elogios também ao Sindicato Rural, na pessoa do presidente Ricardo Peres e aos agropecuaristas que colaboram com o sindicato. A Prefeitura de Jataí também, de forma competente e planejada fez a sua parte! São nesses dias em que nos sentimos AINDA MAIS orgulho de ser JATAIENSE! Parabéns à todos!

••• A novela do embargo das obras do Anel Viário parece que chegou ao fim. Outra novela começou: A pavimentação da estrada velha de Caiapônia. Alguns políticos já foram lá e posaram para fotos em meio à montes de terras remexidas. Vamos aguardar para ver os próximos capítulos! ••• Frase de um cidadão mineirense, sobre a famigerada Bolsa Família, cujo verdadeiro pai é o Governador Marconi Perillo, e que posteriormente foi copiada pelo Governo Lula: “É verdade, pois na época ele acabou com a sexta básica do Iris Rezende que comprava dele mesmo a sexta básica para os humildes de Goiás através da Elo Atacadista. Mas hoje se tornou uma compra de voto descarada!” Wesquiley Silva Mendes, de Mineiros

••• “A estrada para o SUCESSO não é uma reta. Há uma curva chamada FRACASSO, um trevo chamado CONFUSÃO, quebramolas chamado AMIGOS, faróis de advertência chamados FAMÍLIA e pneus furados chamados EMPREGO. Mas... se você tiver um estepe chamado DETERMINAÇÃO um motor chamado PERSEVERANÇA, um segredo chamado FÉ e um motorista chamado JESUS, você chegará a um lugar chamado SUCESSO” postado por Sérgio Lemes, no Fêicibuqui.


VIDA & ESTILO

LENDO, VENDO E OUVINDO LUIZ

O fato é que ninguém mais atura a violência, a inflação, as mentiras, a robalheira, o desperdício, a indiferença, o deboche e a falsidade. Maquiavel dizia que o povo quer duas coisas: pão e circo. Nosso circo é o futebol que não está lá essas coisas. Como dizia o exprefeito de Goiânia, Nion Albernaz: na casa onde falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão. O cara, ao vivo, no programa do Datena, da Band:-"Puta merda, que vergonha. A passagem do ônibus tá mais cara que maconha". Levanta a mão quem conhece alguém que já foi gay e hoje é machão, pegador, tarado por

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

15

luizaugustopampinha@gmail.com FOTO: DANIEL CARVALHO

AUGUSTO PAMPINHA

Frases soltas que deveriam estar presas - Dentro de toda pessoa gorda há uma pessoa delgada gritando para ser libertada. - Viva todos os dias como se fosse o último. Um dia você acerta. - Espero morrer aos 110 anos, assassinado por um marido ciumento. - O dinheiro não pode comprar a felicidade, mas pode, com certeza, ajudar-nos a procurá-la nos melhores lugares mulheres. Essa lei "Cura Gay" é coisa de quem está dentro do armário e não quer se revelar. Recado de Isabella Curado:-"Não é por causa de vinte centavos. É pelos 30 bilhões gastos com a Copa. Não é por causa dos míseros 20 centavos. É pela tristeza de ver mulheres parindo nas salas de espera dos hospitais." O 15º Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) vai acontecer entre os dias 2 e 7 de julho em Goiás Velho. Paulinho da Viola e Arnaldo Antunes serão as atrações musicais.

O Brasil é um país de analfabetos, que votam mal. São eles que não sabem argumentar e nem conhecem de política. Ficam por aí praticando atos de vandalismo. A pergunta que não quer calar: por que os jovens não gritaram contra o Judiciário, lento, quase parando e de baixa qualidade? Política é uma boa profissão. Não se faz nada, emprega-se parentes e de 4 em 4 anos se faz campanha falando em saúde, educação e segurança.

Frases nos pára-choques dos caminhões: - Toda mulher feia tem uma amiga bonita. - Dinheiro na mão, calcinha no chão. - Quem mora só não morre, é encontrado morto.

esde 2010, o fotógrafo e agente de modelos Igor Palhares vem desenvolvendo um trabalho diferenciado no Sudoeste goiano na qual trouxe uma nova realidade para a fotografia produzida nestes solos, somando a isto a qualidade e criatividade ao ultrapasso do tradicional. Sem paradigmas, tabus e padrões. Se antes disso as pessoas eram obrigadas a fotografar dentro de estúdio com poses já programadas, com Igor as mulheres e homens se mostraram confortáveis e começaram a se soltar e a se mostrar em suas melhores emoções e expressões, interagindo com a câmera, com ousadia e através de uma linguagem corporal solta e liberta em expressões faciais marcantes.

D

DÁLETE CASAGRANDE, modelo, 18 anos, mora em Anápolis-GO, confessa que tem o vício de se olhar no espelho por várias vezes ao dia


16

VARIEDADES

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

DIVULGAÇÃO

Garota Búzios Letícia Ferreira, 19 anos, natural de São Luís no Maranhão. Estudante, amante do boxe e praticante da musculação. Confira na foto porque ela nocauteia com seu encanto a todos que admiram sua beleza. Flashes feitos sob direção e lentes do fotógrafo Yoan Bratu na pousada Marlloca em Búzios. http://garotabuzios.com.br Contato: http://barrarj.com // E-mail: modelosrj26@gmail.com

O ator Rômulo Arantes Neto, que já se envolveu em um escândalo com travestis, terá que relembrar a história na trama “Sangue Bom”, da Globo. De acordo com a jornalista Fabíola Reipert, do R7, o galã não gostou da sinopse em que será preso e, na cadeia, assediado por um bando de travestis. A nota ainda informa que o namorado da atriz Cleo Pires está todo nervosinho nos bastidores da emissora carioca!

CIRURGIA ÍNTIMA A ex-participante do “Big Brother Brasil” ARIADNA dentro de alguns dias vai entrar na sala de cirurgia para repaginar o seu órgão genital. O procedimento está avaliado em R$ 30 mil. “Vou renovar a ‘menina”, e, agora, ela ficará mais próxima da realidade feminina. “Ficarei seis dias internada e mais dois meses sem sexo e nenhum contato do tipo até cicatrizar tudo”, contou Ariadna ao Ego.

DIOVULGAÇÃO

Ator do primeiro time da TV Globo na década de 80, marid o de Claudia Raia, ator pornô, particip ante de reality show, drogado, polêmico e encantador. Tudo isso compõe a pe ssoa ALEXANDRE FROTA, que foi de scrita no livro “Identidade Frota: A Es Escuridão”. Dentre as re trela e a velações mais marcantes, está a que fal a sobre o uso de drogas. “Usei cocaína po r 13 anos. Para mim, ao contrário dos outros homens, era a droga do sexo. Fa zia muito sexo com cocaína. Mas, nesse s 13 anos, parei diversas vezes: um ano, seis meses, uma semana. Pr meses, três om parar, mas abortava a sit etia que ia uação. Gostava de ficar trancado em ho tel, ou em casa, sempre junto com uma mu lher”, contou ele ao site Ego.

GISELE BÜNDCHEN APOIA OS PROTESTOS NO BRASIL A modelo brasileira Gisele Bündchen usou o Facebook para mostrar apoio ao protesto que tomou conta das ruas de onze capitais do Brasil na noite de segunda-feira, 17. Gisele disse: “Sou muito orgulhosa do povo brasileiro que vem mostrando a bela união de um povo na busca por um país melhor. Estou sempre em coração e orações com vocês. Muita luz e amor a todos”.

DIOVULGAÇÃO

ESCÂNDALO

DIOVULGAÇÃO

Ele já foi modelo e estudante de publicidade. Aos 22 anos, Lucas Lucco, que é mineiro da cidade de Patrocínio sempre gostou mesmo foi de cantar. "Comecei com 10 anos fazendo aulas de violão e de canto por influência do meu pai”. Apontado como a nova sensação do sertanejo, ele passou por bons bocados até conseguir o reconhecimento. "Como quase todo iniciante, toquei em barzinho e boates da minha cidade", revela o moço.

DIOVULGAÇÃO

O NOVO QUERIDINHO DA MÚSICA SERTANEJA

Revelações de Alexandre Frota

CONSTRANGIMENTO

A apresentadora Ticiane Pinheiro vem colecionando situações divertidas no "Programa da Tarde", do qual é apresentadora. Após se jogar no chão para dançar a música "Quadradinho de Oito" , a mulher de Roberto Justus protagonizou mais um momento inusitado. Ticiane e Britto Jr., seu colega no comando do programa, conversavam sobre cirurgias plásticas com as convidadas Geisy Arruda e Tati Quebra Barraco, quando a apresentadora disse: "A Geisy também operou o grelinho, né?". A atriz e exparticipante do reality "A Fazenda 3" ficou constrangida, escondendo o rosto e dando risada. Percebendo a gafe, Ticiane também começou a rir. "Operação íntima", corrigiu Geisy.

DIOVULGAÇÃO

CACO QUASE EM PEDAÇOS O jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos, nao foi muito bem recebido pelos manifestantes que participavam da concetração do protesto do no Largo da Batata, o quinto convocado pelo Movimento Passe Livre. Barcellos foi cercado por manifestantes que, de forma agressiva, tentaram expulsar o jornalista da manifestação aos gritos de “manipulador” e palavrões, alguns inclusive, chegaram a dar alguns empurrões no jornalista, que acabou sendo salvo pelos seguranças da emissora.


DIVERSÃO

PIADAS

CRUZADAS - Conhecimentos gerais

CAIPIRAS Os dois caipiras se encontram no ponto de ônibus para uma pescaria. - Então cumpade, tá animado? - perguntaaa o primeiro. - Eu tô, home! Ô cumpade, pro mode quê tá levano esses dois embornal? - É que tô levano uma pingazinha, cumpade. - Pinga, cumpade? Nóis num tinha acertado que num ia bebê mais?! - Cumpade, é que pode aparecê uma cobra e pica a gente. Aí nóis desinfeta com a pinga e toma uns gole que é pra mode num sinti a dô. - É... e na outra sacola, o que qui tá levano? - É a cobra, cumpade. Pode num tê lá... BÊBADO Um bêbado ia passando em frente a uma igreja quando escutou o padre celebrando a missa. Curioso, ele entrou na igreja e viu que todos estavam de pé rezando, quando de repente o padre disse: - Quem aqui já deixou o vicio da bebida pode se sentar. Todos se sentam, menos o bêbado que fala: - É padre... Pelo visto só sobrou nós dois. BÊBADO Um bêbado foi ao velório de um amigo que morreu afogado. Encosta no caixão e diz emocionado: - Veja só no que dá o cara consumir muita água! SOGRA Um homem encontra seu amigo na rua e lhe diz: - Cara você é igualzinho a minha sogra, a única diferença é o bigode! O amigo fala: - Mas eu não tenho bigode!? - Mas minha sogra tem. SOGRA Um cara foi a delegacia e disse: - Eu vim dar queixa, pois a minha sogra sumiu. - O delegado disse: - Há quanto tempo ela sumiu? - Duas semanas - respondeu o genro. - E só agora é que você me fala? - É que eu custei a acreditar que eu tivesse tanta sorte! LOIRA Uma loira ficou sabendo que estava grávida e desse dia em diante, sempre que vinha do médico, lia o jornal na página da Economia. O marido achou aquilo tudo muito estranho e perguntou: -Querida, porque sempre que vem do médico, você corre para ler a página de economia do jornal? -Eu explico, amorzinho. É que o médico me falou que, logo que a bolsa estourar eu tenho que ir correndo para o hospital. LOIRA No hospício, o doido, sentado num banquinho, segura uma vara de pescar mergulhada num balde de água. O médico passa e pegunta: - O que você está pescando? - Otários, doutor. - Já pegou algum? - O senhor é o quinto!

HORIZONTAIS

VERTICAIS

4 - Qualidade de quem é destro 5 - Dança e música de rua e de salão do carnaval pernambucano 7 - Falta de interesse 8 - Namoro ligeiro, sem conseqüência 14 - Raquete 16 - Banco pequeno 18 - Qualidade de leve 19 - Arremedo 20 - Mica

1 - Resultado da ação da força da gravidade sobre as diversas partes de um corpo 2 - Qualidade de nítido 3 - Giro sobre um dos pés 6 - Pele de carneiro com a lã, usada sobre a montaria, para amaciar o assento 9 - Jogo de azar, que consiste numa roda girante com casas numeradas de 10 - Ato ou efeito de gargarejar 11 - Qualidade de mesquinho 12 - Cir Pequena faca reta, comumente com aresta cortante convexa 13 - Fruto da framboeseira 15 - Qualidade de lindo 17 - Ferrolho da porta

SETE ERROS. Descubra e pinte

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

17

Frases - Devo ter uma enorme quantidade de inteligência; às vezes até levo uma semana para colocar em movimento. (Mark Twain) ............................................................... - Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer. (Pablo Picasso) ............................................................... - Há três espécies de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas. (Benjamin Disraeli) ............................................................... - Existem algumas feias potáveis. Mas a maioria só serve mesmo para fazer sabão. (Vinícius de Moraes) ............................................................... - A eloqüência é a arte de aumentar as coisas pequenas e diminuir as grandes. (Sócrates) ............................................................... - O ódio é o prazer mais duradouro, os homens amam com pressa, mas odeiam com calma. (Lord Byron) ............................................................... - O verdadeiro significado das coisas é encontrado ao se dizer as mesmas coisas com outras palavras. (Charles Chaplin) ............................................................... - Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada. (Otto Von Bismarck) ............................................................... - Se alguém trai você uma vez, a culpa é dele. Se trai duas vezes, a culpa é sua. (Eleanor Roosevelt) ............................................................... - O filme sempre começa na hora certa, principalmente quando você chega atrasado. (Jô Soares) ............................................................... - Experiência é o nome que todo mundo dá aos próprios erros. (Oscar Wilde) ............................................................... - Quando se diz que um escritor está na moda, isso quer dizer que ele é admirado por menores de trinta anos. (George Orwell) ............................................................... - A experiência ensina-nos a desconfiar de tudo, e muito especialmente de nós próprios. (Gabrielle-Anne de Courtiras) ............................................................... - Quando as pessoas temem o governo, isso é tirania. Quando o governo teme as pessoas, isso é liberdade. (Thomas Jefferson) ............................................................... - Me interessa o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida. (Woody Allen) ............................................................... Pensar é mais interessante do que saber, mas menos interessante do que olhar. (Goethe) ............................................................... - Para a mulher, o olhar de outra mulher é mais eloqüente do que um espelho. (Nina Yomerowska) ............................................................... - Que a importância esteja no teu olhar, não naquilo que olhas. (André Gide) ............................................................... - Para que uma mulher se sinta bem, são mais importantes os olhares dos homens do que as calorias e os medicamentos. (Françoise Sagan) ............................................................... - O ontem é um cheque sustado. O amanhã é uma nota promissória. O hoje é dinheiro vivo. Gaste-o! (John W. Newbern) ............................................................... - Há dois dias sobre os quais ninguém deveria se preocupar: o ontem e o amanhã. (Robert Jones Burdette) ............................................................... Ofício: o que um tolo arranja para substituir a inteligência. (Ambrose Bierce)


18

GERAL

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

BAIXA RENDA

SME participa de encontro regional da Educação Infantil Entre os dias 14 e 16 de maio de 2013, a chefe da Divisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Lúcia Helena Rodrigues de Souza Coelho esteve em Campo Grande – MS, em encontro de Educação Infantil, representando o MIEIB (Movimento Interforuns de Educação Infantil) do Estado de Goiás. O Encontro Regional do MIEIB Região Centro-Oeste acontece anualmente e visa discutir as políticas e as práticas da Educação Infantil como um conjunto de ações articuladas que resultam na melhoria do atendimento em Creches e Pré-escolas. O encontro teve como pauta o tema da formação docente para atuação na Educação Infantil. (SME)

Como conseguir bolsas de estudo no exterior Pretendente deve comprovar bom desempenho escolar ou habilidade em esportes e artes. A decisão de estudar no exterior vem acompanhada de uma série de dúvidas relacionadas ao preço desta experiência. E apesar da maioria das instituições estrangeiras oferecer estas bolsas, existem certas regras e condições de qualificação. Nem todo estudante que se inscreve é selecionado e a porcentagem de desconto, às vezes, cobre apenas uma parte das taxas. Apesar destes fatos, as bolsas de estudo trazem grandes vantagens para o estudante estrangeiro.

Programa do MEC concede bolsa para alunos em federais

A criança e a fase dos P O R Q U Ê S or volta dos três e quatro anos de idade a criança desperta para a curiosidade de entender como as coisas acontecem. Isso ocorre devido à construção da própria identidade, que acontece na infância, quando a criança passa a se descobrir, a ter noção do próprio “Eu”, da importância de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou que ouve. A partir dessa descoberta, passa a perceber os fatos ao seu redor dando maior ênfase a como tudo acontece, ou seja, os porquês referentes à esses. Muitas vezes as crianças nos questionam repetidamente e emendam um porquê atrás do outro. É importante que as pessoas em contato direto com a mesma devem ter paciência e respeito quanto às curiosidades do pequeno, ajudando-o

P

DIVULGAÇÃO

a esclarecer suas dúvidas. Essa curiosidade, a busca da compreensão do mundo é que a levará a fazer novas descobertas, aguçando sua percepção para o aprender.

Se a criança é tolhida pelo adulto, no momento em que faz perguntas, poderá perder o interesse, a vontade de descobrir coisas novas, ficando paralisada no seu processo de aprendizagem por medo ou insegurança. Uma boa forma de amenizar as perguntas é devolvê-las para que a própria criança tente explicar, ou utilizá-las em momentos que esta não queira obedecer. Quando diz que não quer comer a mãe poderá perguntar-lhe o porquê, se não quer tomar banho poderá também utilizar uma pergunta e, assim, mostrar que nem tudo pode acontecer da forma como ela deseja. E à medida que for compreendendo o mundo que a cerca deixará de questionar sobre as coisas do cotidiano. Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União as regras do Programa Nacional de Bolsa Permanência, um benefício financeiro para os estudantes de baixa renda das instituições federais de ensino superior. A concessão da bolsa já estava prevista quando da criação da Lei das Cotas. De acordo com as regras do programa, têm direito a bolsa os estudantes com renda familiar mensal por pessoa até 1,5 salário mínimo (atuais R$ 1.017) que estão matriculados em curso de gradação com média de cinco horas diárias. Indígenas e quilombolas também têm direito ao benefício, cujo valor mínimo é R$ 400.

Brasil ganha mais quatro universidades federais A presidenta Dilma Rousseff sancionou as leis que criam mais quatro universidades federais no Brasil, três no Nordeste e uma no Norte. As novas instituições são as federais do Cariri (UFCA), do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (UFOB) e do Sul da Bahia (Ufesba). A criação das novas universidades faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni).


GERAL

(Christopher Dawson, o filósofo da história)

RELIGIÃO: Por que e para que? A palavra religião vem do latim: "religio" que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar". Religar o homem a Deus, aí está a razão pela qual a religião existe. O valor da religião tem sido esquecido, desprezado e menosprezado pela sociedade actual apoiada na ciência e na tecnologia, porém a religião tem um importante papel na sociedade no tocante à elevação moral do ser humano e, apesar do relativismo reinante, ainda tem uma influência muito presente nos valores das pessoas e consequentemente é uma variável importante na compreensão das sociedades modernas. Se analisarmos a história da humanidade com imparcialidade vamos nos confrontar com a verdade: as religiões contribuíram e muito para a formação da sociedade atual, principalmente em valores éticos e morais.

19

Islamismo

O sublime dom da vida A vida pertence a Deus, Ele é o criador de tudo, somente Ele a dá e somente Ele a pode tirar... mas o que isso realmente significa? A vida está muito além da compreensão humana, apesar de toda a evolução da ciência. O ser humano é dotado de uma maravilhosa inteligência, dom de Deus. Ele é capaz de criar, inventar, produzir, reproduzir, mas não é capaz de dar a vida. A mulher grávida se maravilha e medita sobre o mistério que ocorre dentro dela. Um novo ser se forma a cada dia, progressivamente ate que vem a este mundo, mas a mãe é passiva no processo. Como esse novo ser humano é formado? Que poder é esse? A ciência descreve, observa, mas também é passiva. Por que no fim da vida o corpo humano naturalmente desgastado por ação do tempo, vai perdendo as forças, as faculdades e morre? Alguém por ventura pode prever o dia e a hora de sua morte? Por que, às vezes, uma pessoa jovem, inexplicavelmente, tem um

hoje em dia também taxado de obscurantistas, também desenvolveu a ciência e apresentou valores morais antes não praticados pelos costumes dos povos do deserto. “Muitos dos aspectos hoje em dia criticados na religião muçulmana, como a inferioridade civil das mulheres, na verdade representaram avanços em relação ao que era praticado anteriormente (Maomé foi o primeiro a permitir que as mulheres participassem, ainda que de forma desigual, da herança paterna, direito que só seria reconhecido pelos cristãos bem mais tarde). Já o escandaloso costume da infibulação e da circuncisão feminina, este simplesmente jamais constou no Alcorão. Não passa de um costume tribal falsamente atribuído ao islamismo. No extremo oriente, o confucionismo, embora não seja estritamente uma religião, deu origem a uma ética que hoje em dia está por trás do sucesso económico daquelas nações, papel análogo ao desempenhado pela ética dos reformadores protestantes no ocidente.”

DIVULGAÇÃO

“As religiões mundiais foram os pilares das culturas do mundo, de forma que, se as eliminamos, os arcos caem e o edifício se derruba”.

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

Budismo

ataque fulminante e também morre? E as pessoas comentam: “tão jovem... tinha a vida inteira pela frente”. Como podemos saber se temos mesmo a vida inteira pela frente? “A morte, fim de quem vive”, o “único mal irremediável”, a herança do pecado. O homem moderno na sua rebeldia e afastamento do seu Criador

Também tem contribuído muito para a história das sociedades pregando a paz de espírito e para com os homens, a auto superação, o auto domínio, a caridade para com os pobres, o respeito a natureza, a compreensão, a compaixão, a equidade e o amor, muitos destes valores em comum com o cristianismo. Qualquer pessoa, excepto um ateu obstinado ou um fanático por relativismo cultural, pode ver que as religiões contribuíram e tem contribuído com um importante papel nas sociedades no geral.

gosta de brincar de ser Deus, inspirado pelo inimigo. A criatura quer decidir quando alguém deve viver ou morrer. Essa decisão não cabe a ela, e um dia será julgada severamente pelos seus atos. Por isso a vida é um dom sublime de Deus, somente Ele é o Senhor da Vida. (Taiana Froes)

SINAIS APOCALÍPTICOS DO

National Geografic apresentou um documentário preocupante apresentando sinais reais de “fim dos tempos” que anunciam algo apocalíptico para a Humanidade Atual que ainda não se dá conta do perigo de ser extinta pela forma como vive e se comporta contra as Leis da Vida e da Ordem Universal. A morte inexplicável de milhares de pássaros que caiem do céu sobre cidades, campos e estradas, as toneladas de peixe que aparecem a boiar envenenados em lagos, rios e águas do mar, as centenas de baleias e golfinhos que dão à costa como um ‘suicídio colectivo’ em vários lugares, e mais recentemente milhões de caranguejos mortos no Chile, tudo isto é um mau sinal somado a tantos desastres ecológicos causados pelo homem do século atual que caminha para a sua destruição com esta forma de Civilização. Enquanto isso, os homens se preocupam mais com os números do PIB e os défices orçamentais pedindo sacrifícios ao povo que sofre pagando pelos erros de governos corruptos e imorais que servem interesses contrários aos dos cidadãos que os

O

DIVULGAÇÃO

"FIM DOS TEMPOS" elegem e acabam nas mãos de agiotas dos mercados dos capitais. E assim vai o mundo prestes a sofrer talvez a sua maior convulsão apocalíptica como nunca houve em tempos ancestrais. É certa de facto a frase que diz que... “nos tempos derradeiros os últimos actos dos homens serão piores do que os primeiros” e na verdade em tempo algum se afectou tanto o planeta onde vivemos como na presente geração, cada vez mais explorado (desde a superfície até ás entranhas), tendo sofrido mais nas últimas décadas do que em milhões de anos de evolução. Como se isso não bastasse, os homens criaram milhares de bombas atómicas ou termo nucleares que já dariam para destruir toda a vida na Terra criando nela o maior Inferno que jamais se imaginou e só poderá ser evitado por seres superiores ao homem vindos do Espaço, os tais 'Anjos' ou Extraterrestes que Jesus falou no seu Sermão e podem fazer aqui uma certa Intervenção. Oxalá não se demorem... Pausa para reflexão! Rui M. Palmela


20

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

COTIDIANO

Lançamento do site Educação e Diversidade, no salão nobre do Rio Claro Hotel, em Jatai, no dia 13 de Junho FOTOS: AMARILDO GONÇALVES

Camila Araújo, Chris Oliveira, Vardilei Gomes Dias, Rodolfo Andrade Morais e Nina Franco Luz

Maria Luiza Silva Lima e Chris Oliveira

Chris Oliveira e Clênia Barbosa

Chris Oliveira e Vardilei Gomes Dias

Novos e belos horizontes se abrem aos librianos em julho. Poderão ser vislumbrados por meio de uma viagem, geográfica ou da alma. Ampliando a mente, aumentarão as oportunidades. Você desejará ir mais longe e com inteligência chegará até onde a sua mente alcançar. Conhecimentos, viagens, estudos, cursos e questões de justiça estarão evidenciados.

Julho é o mês ideal para você repensar como tem utilizado os seus talentos, habilidades, como tem lidado com recursos materiais, com o dinheiro e como há uma variedade de interesses e de qualidades que você poderá desenvolver. Mantenha a mente aberta às novas idéias que surgirem. Elas são um tesouro a cultivar e que poderá render bons frutos. Ser inteligente significará lidar bem com tudo o que tem à mão.

Negócios, reflexões, percepção das suas próprias contradições e dualidades caracterizam o mês de junho, escorpiano. Emoções, intimidade, sexualidade, eliminações, curas e mudanças necessárias, para “limpar” o astral, arejar a cabeça, perceber a imensidão de pontos de vista e de possibilidades. Para mudar a realidade, em primeiro lugar mude a mentalidade, a cabeça, escorpiano.

Um mês com fortes características geminianas, com a passagem de Sol e Marte por Gêmeos, além da lunação que ocorrerá em seu signo e também do encerramento da passagem de Júpiter. Um mês e tanto, geminiano! O início de um novo ciclo, em que a comunicação e a inteligência, que lhe são tão peculiares, estarão evidenciadas. Muitas idéias, novos objetivos, atitudes e energia para fazer muita coisa ao mesmo tempo.

Em julho, o seu planeta regente, Júpiter, estará encerrando a passagem pelo signo de Gêmeos, área astrológica associada aos seus relacionamentos e parcerias. Temas, aliás, muito enfatizados nesse interessante mês. Converse, circule, aprenda, ouça o que as pessoas têm a dizer. Muitas opiniões, muitos contatos. Com cada pessoa um aprendizado diferente, especial. Renove as relações com uma energia jovial.

Feche algumas portas, para que abra outras, canceriano. Junho representa o final de um ciclo, para que outro tenha início. Pausa para reflexão, colheita de ações passadas, consciência do que já cumpriu sua função. E gestação de um novo nascimento canceriano. Um mês especial para refletir, contemplar, observar, se espiritualizar, agradecer pelo que passou e dar as boas-vindas ao que virá. Até o seu aniversário, finalize.

Mês de aprimoramento na saúde, no trabalho, nos pensamentos. Um convite à percepção do que falta melhorar, limpar, aperfeiçoar, sem a ansiedade de ser perfeito. Mês de perceber os contatos e os conhecimentos que estimularão as atividades profissionais. E talvez você se interesse em mais de uma possibilidade, capricorniano. Ser inteligente não é somente saber de muita coisa, mas aplicar na prática essas informações.

Até o dia 20, com a passagem do Sol, regente leonino, pelo signo de Gêmeos, o foco esteve nas amizades, nos projetos envolvendo grupos, no contato com empresas, na diversificação de interesses e de atividades, tendo como pano de fundo a inteligência e a interatividade. Depois, com a chegada do Sol em Câncer terá início um período mais introspectivo. Mas, durante todo o mês, será fundamental ouvir a intuição.

Um mês abençoado aos aquarianos. Sua criança interior se sente fascinada com as múltiplas energias e possibilidades que o mês trará. Amar, namorar, criar, se divertir, aprender, se movimentar. Expressar-se com a inteligência que nasce do coração. Pura emoção, aquariano. Mês muito importante para o amor, as questões que envolvem filhos, educação, vocação, criatividade.

Pense em possibilidades diferentes, no que diz respeito à carreira e aos seus propósitos mais importantes de vida, virginiano. Por que as coisas não podem ser diferentes do que são? O que impede de tentar outros caminhos? Não encare como dúvida, ambivalência, mas como a importância de outras pessoas, vias e freqüências para a sua vida. O foco estará na vida profissional, nos conhecimentos e contatos a ela associados e na necessidade de ser mais versátil, para obter mais resultados.

Família, emoções. O lar pisciano não remete apenas à casa, mas à multiplicidade interior, que caracteriza a sua personalidade. Muitos “eus” num só eu. É isso que estará enfatizado em junho. Mês de conversar com os familiares, de refletir sobre suas bases emocionais, sobre o que lhe nutre a alma. E sobre esta complexidade de energias, emoções e pensamentos que estão em jogo atualmente. Mas o mais importante é a flexibilidade ao lidar com as questões privadas, emocionais e familiares.

João Pereira , Chris Oliveira, Vardilei Gomes Dias e Pedro Henrique Villa Barbosa

Secretária do Meio Ambiente, Vilma Feitosa, Ana Maria Ferreira Barbosa, Euilma Lima Vieira, Maria Luiza Silva Lima, Chris Oliveira e Vardilei Gomes

Representando a imprensa no evento, Jerry Lewis falou sobre a importância de um site voltado para a educação DIVULGAÇÃO/NE

Jerry Lewis, Gideone Rosa, Saulo Prado, Chris Oliveira e Vardilei Gomes Dias

Julho enfatiza conhecimentos, contatos, uma percepção mais flexível da realidade, a curiosidade, a versatilidade, a constatação de que com cada pessoa e situação você aprende algo, ariano. Seu planeta regente, Marte, estará se movimentando em Gêmeos, o que pode simbolizar que você esteja envolvido com vários projetos e interesses simultaneamente. Mas cuidado para não se dispersar.

Carismática e competente Maria L. Barreto, funcionária da Câmara de Jataí, mostra que gosta de uma boa leitura, e que está bem antenada com os acontecimentos da cidade e da região DIVULGAÇAO

Chris Oliveira e Sérgio Oliveira de Lima A modelo paulistana Lindy Lopes ao lado do jornalista Edgar Maluf que por anos foi responsável pelo sucesso do Jornal São Paulo e do Hotel Cambridge

CHARGE LÚCIO


21

CULTURA

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

EVANGELIZAÇÃO - NOTÍCIA - ESPORTE - MÚSICA

“Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco. Jean Jacques Rousseau



WWW.DIFUSORAONLINE.COM.BR

JOÃO GONÇALVES E NILDINHO Jataí é privilegiado em valores musicais A DIVULGAÇÃO

música sertaneja em Goiás tem características próprias, bem distintas e vem a cada dia se destacando no cenário cultural por seus diversos estilos que vão desde o sertanejo raiz, passando pelo sertanejo moderno que hoje é chamada de sertanejo universitário, o que significa agradar a todos os gostos. Em nossa região, principalmente em Jataí, contamos com um celeiro grande de artistas, cantores, compositores, que tem incorporado à sua obra influências vindas das fontes mais diversas, mantendo algumas constâncias melódicas, tonais, harmônicas, instrumentais e rítmicas. E por falar dos artistas regionais mais precisamente de nossa cidade, apresentamos a dupla João Gonçalves e Nildinho (nome atístico), cujo nome de batismo de Nildinho é Geoval Silva Costa, natural de Jataí e seu parceiro, que é do Norte, mas estão cantando juntos à quatro anos. A dupla que vem fazendo um belo trabalho em toda região desde o ano de 2009, lançou o seu quin-

QUANDO VOCÊ VOLTAR

Lemes), "Seu Orgulho" (José Lemes e Nildinho) e, "Salada Musical" (José Lemes). A dupla jataiense tem uma característica melódica bem goiana evitando-se inclusive, no final da composição, o repouso da melodia na tônica. Para a execução da música caipira em Goiás são usados instrumentos como o violão, a viola sertaneja e o acordeon. CONTATOS PARA SHOWS: (64) 9958-9836, 9984-6075, 9958-7753.

O HOBBIT

Uma Jornada Inesperada - DVD. O primeiro em uma trilogia de filmes baseada na imortal obra-prima “O Hobbit”, escrita por J.R.R. Tolkien, “O Hobbit – Uma Jornada Inesperada” acompanha o personagemtítulo, Bilbo Bolseiro, que – acompanhado pelo Mago Gandalf e 13 Anões, liderados por Thorin Escudo de Carvalho – adentra uma jornada épica para reclamar o perdido Reino Anão de Erebor das garras do temível Dragão Smaug. A jornada deles os conduzirá por terras selvagens e traiçoeiras habitadas por Goblins, Orcs e mortais Wargs, bem como por uma misteriosa e sinistra figura conhecida apenas como o Necromante. CARACTERÍSTICAS: Sistema de Som: Dolby Digital 5.1 Idioma da Legenda: Inglês, Português Idioma do Áudio: Inglês, Português Ano de Produção: 2012 País de Produção: Estados Unidos Por R$ 29,90

FICHA TÉCNICA

Bateria: Ricardo Oliveira Violões: Célio Estrela Contra Baixo: Célio Estrela Acordeon: Celim (Mineiros) Teclado: Célio Estrela Arranjo: Nildinho Capa: Dj Celsinho Stúdio: Gravomusic (64) 9958-7601

to CD com 13 faixas (volume 1), inclusive, com composições próprias, que tem como músicas de destaque "Nossa Senhora Aparecida" de (José

BRUXOS E BRUXAS

O GENE EGOÍSTA







Em seu novo livro, Kristin Hannah constrói uma história apaixonante de cumplicidade, heroísmo e, acima de tudo, esperança. Como tantos casais, Michael e Jolene não resistiram às pressões do dia a dia e agora estão vendo seu relacionamento de doze anos desmoronar. Alheio à vida familiar, Michael está sempre mergulhado no trabalho, não dá atenção às duas filhas e não faz a mínima questão de apoiar a carreira militar da esposa. Então Jolene é convocada para a guerra. Ela sabe que tem um dever a cumprir e, mesmo angustiada por se afastar de casa, deixa para o marido a missão de cuidar das meninas e segue para o Iraque. Essa experiência mudará para sempre a vida de toda a família, de uma forma que ninguém poderia prever. No front, Jolene depara com a dura realidade e precisa, mais do que nunca, recorrer à sua força e inteligência para se tornar uma heroína em meio ao caos.

É como entrar em um pesadelo. Do nada, você é retirado de sua casa, preso, e acusado de bruxaria. Parece século 17, mas é o governo da Nova Ordem, e está acontecendo agora! Sob a ideologia da Nova Ordem, O Único Que É O Único mantém seu poder à força, sem música, nem internet, nem livros, arte ou beleza. E ter menos de 18 anos já é motivo suficiente para que você seja suspeito de conspiração. Os irmãos Allgood estão encarcerados nesse pesadelo e, para escapar desse mundo de opressão e medo, terão que contar um com o outro e aprender a usar a magia. Do autor best-seller James Patterson, Bruxos e Bruxas é uma saga para se ler... antes que seja tarde.

"O gene egoísta" foi publicado em 1976. Se propunha a condensar o enorme corpo teórico já produzido para compreender como espécies surgem e se diversificam, como indivíduos se relacionam e colaboram entre si e a ir além. Richard Dawkins inovou de muitas maneiras. Introduziu uma linguagem informal e metafórica numa área dominada por reflexões densas e fórmulas matemáticas. Subverteu a percepção intuitiva da importância dos organismos e dos grupos: o gene é quem comanda, quem busca perpetuar-se. Os organismos são máquinas de sobrevivência construídas pelos genes, num processo competitivo em busca da máquina mais eficaz. E a influência dos genes não pára aí. Organismos interagem entre si e com o mundo inanimado, e assim alteram seu ambiente e promovem a propagação de genes presentes em outros corpos.

Autor: Hannah, Kristin Editora: Arqueiro Categoria: Literatura Estrangeira / Romance Por R$ 25,40

Autor: Patterson, James Editora: Novo Conceito Categoria: Literatura Estrangeira / Romance Por R$ 23,90

Autor: Dawkins, Richard Editora: Companhia das Letras Categoria: Ciências Biológicas / Biologia Por R$ 39,40



ARGO - DVD

Quando a revolução iraniana invade a embaixada dos EUA em Teerã, seis cidadãos americanos escapam. Agora, somente um homem é capaz de tirálos de trás das linhas inimigas. Tony Mendez é um brilhante agente da CIA que se especializou em fugas impossíveis, mas seu mais recente plano é tão audacioso quando desesperador. Disfarçados como equipe de produção de um filme, Tony e os fugitivos devem se esconder às vistas de todos e o menor deslize pode significar morte instantânea. O vencedor de Oscar® Ben Affleck dirige e atua neste thriller baseado em uma inacreditável história verídica. CARACTERÍSTICAS: Sistema de Som: Dolby Digital 5.1 Idioma do Áudio: Inglês, Português Idioma da Legenda: Inglês, Português País de Produção: Estados Unidos Ano de Produção: 2012 Por R$ 29,90



LOBISOMEM

“Lobisomem: A Besta Entre Nós” leva o histórico legado de monstros da Universal Studios a um nível totalmente novo de ação assustadora, com muito mais suspense aterrorizante. Quando uma monstruosa criatura apavora um vilarejo nas noites de luar, o jovem Daniel convence um grupo de treinados caçadores de lobisomens a deixá-lo participar da caçada. À medida que os moradores são atacados um a um, e transformados em monstros vorazes, Daniel começa a recear que o monstro é alguém mais próximo do que podia imaginar. Estrelado por Stephen Rea, Ed Quinn, Stephen Bauer e Nia Peeples. CARACTERÍSTICAS: Sistema de Som: 5.1 Dolby Digital Idioma do Áudio: Inglês, Português, Espanhol, Japonês, Tailandês Idioma da Legenda: Inglês, Português, Espanhol Ano de Produção: 2012 Por R$ 29,90


22

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

CLASSIFICADOS/OFERTAS DE EMPREGOS

EMPREGOS - OFERTAS AUTO PECAS E MECANICA ELMINIO ESTÁ PRECISANDO DE FUNCIONARIO, AMBOS SEXOS, QUALQUER COISA LIGAR - 643632-18-88 *AQCES LOGÍSTICA NACIONAL Esta contratando mulheres para serviços gerais - limpeza Para trabalhar na usina, de 2ª a sábado das 7:00 ás 15:00. Oferece salario de R$700,00, plano de saúde Unimed, e cartão Ticket alimentação de R$ 420,00 (aceito em vários comércios de Jataí, inclusive Bretas Sup). Interessadas devem enviar curriculum para o RH da Aqces, localizada próximo a portaria da Raízen. Estou a proucura de um serviço urgente na seguintes áreas. Auxiliar administrativo Secretaria Atendente Operadora de caixa Cel:9955-6691 ou 3636-8666 A FISIO PILATES está contratando uma fisioterapeuta para atuar no período da tarde. Interessadas procurar no local ou pelos telefones: 3636-4593 / 9947-6375 Preciso de uma motorista (F) particular que tenha habilitaçao AB. Ótimo salario! Interessadas tratarem 9901-3403, urgente! Estou precisando urgente de um trabalho de secretária,auxiliar administrativo ou caixa. Quem souber me avise e urgente. 9644-5447 A ZAP INTERNET está precisando de uma recepcionista, interessados deixar currículo no seguinte endereço: Rua ITARUMÃ, 300 CENTRO - Jataí. (064) 3631-6600. Salário a partir de R$ 700,00. NEW LEADER -precisamos de uma secretária para trabalhar de 2ª a 6ª das 07 às 17h (2h almoço) e sábado das 08 às 12h. Precisa ser acima de 22 anos; domínio de informática; saiba falar bem e simpática. Envie seu CV que entraremos em contato. newleaderrv@hotmail.com JANESTER DIARISTA - ARRUMAÇÃO E LIMPEZA= 80,00. FAXINA GERAL=150,00( 2 DIAS ). PASSAGEM DE ROUPA= 60,00. SOMOS EM DUAS P MELHOR SERVIR.INTERESSADOS LIGUE, 3623-3335 OU 3612-2773.CEL 9224-2622 OU 9944-1905

Vaga: Técnico Financeiro. Conhecimento avançado em Excel. Experiência com área financeira. Cursando Administração ou Ciências Contábeis. Facilidade para negociação. Enviar currículo para karlene.lima@limalogistica.com.br CHURRASCARIA CONTRATA URGENTE: BALCONISTA PARA TRABALHAR DE 15:00 AS 23:30 (TRABALHAMOS AOS DOMINGOS). INTERESSADOS MANDAR CURRÍCULO PARA ademiralex@hotmail.com. TELEFONE 9231 2214. Vestibular 2013/2 do Instituto Federal de Goiás (IFG) - inscrições abertas: http://www.ifg.edu.br/index.php/component/content/ar ticle/1-news/88620-vestibular20132 Contrata-se para cargo de departamento fiscal com experiência. Verc Aluminium (64) 3622-5000 PRECISO URGENTEMENTE DE PESSOAS PARA TRABALHAR NAS SEGUINTES FUNÇÕES: 2 AUXILIARES DE COZINHA; 2 BALCONISTAS; 2 GARÇONETES; 2 FAXINEIRAS; 2 GARÇONS. OBS: NÃO PRECISA TER EXPERIENCIA. ASSINAMOS A CARTEIRA DE IMEDIATO. INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULOS PARA ademiralex@hotmail.com ou ligar para 64 9231 2214. Contrata: 1 Caixa, Experiência : Emissão de Nota Fiscal, geração de boletos, venda com cartões. Salário: 813,00. Interessados encaminhar e-mail para:medeirosrenata@bol.com.br ESTAMOS CONTRATANDO Vendedor Externo; profissional com experiência comprovada, ambos os sexos, habilitação para carro e moto, bom humor, comunicativo e proativo. Ótima remuneração. Auxiliar de Escritório; experiência comprovada na área, habilidade em informática, atendimento e noções contábeis. Interessados enviar currículum para empregosafe@hotmail.com

CONTRATA SE 3 vendedoras com experência salario inicial de: R$ 1.200,00. Interesados levar currículo na Polycanal serviço de telecomunicação. Rua Almiro de Moraes N° 07 Centro. Mais informaçao: 9232-2904 ou 3621-5455. Rio Verde-GO. Oportunidade Lacoste: Gerência Comercial Canal Outlets. A Lacoste está em busca de um Gerente Comercial para o canal de Outlets. Peço que enviem CVs para mferreira@devanlayventures.com.br. SUPERVISOR DE GLOSA Para rede de hospitais Requisitos: - Graduação em Enfermagem; - Conhecimento no sistema MV Informações: - Salário: R$ 2.400,00 + beneficios. - Horário: Comercial - Local: Brasília-DF. Interessados enviar currículo com o assunto SUPERVISOR DE GLOSA para: rede.hospital@gmail.com. Vaga para GERENTE DE FUNILARIA E PINTURA que more ou tenha disponibilidade de mudança para Rio Verde, GO. Salário + Beneficios Interessados encaminhar currículo para atendimento@growrh.com.br. *Contrata-se uma vendedora com EXPERIENCIA. interessadas tratar na PLANET SHOES pelo fone 9655 0792. ....................................................... * Vaga para assador de pizzas, não é necessário ter experiência. Interessados ligar no 9907 0335 ou procurar na Pizza Mais. ....................................................... * Vaga de Emprego TV Anhanguera Jataí. Precisa-se de uma pessoa do sexo feminino para trabalhar como Auxiliar Administrativo em vaga temporária (Contrato de 5 meses). Desejável experiência em RH, conhecimento em rotinas administrativas, informática Word e Excel. Local: TV Anhanguera - Jataí

Interessados enviar Curriculum para jaciel.santos@tvanhanguera.com.br ............................................................ * 01 vaga secretária, Colégio Professor Jobim. (64) 3631-6622. Av. Benjamin Constant Nº 162 - Setor Iracema.. Vendo casa em Jataí/GO Descrição Vendo casa em jataí/GO na Vila Sofia ao lado do supermercado Cristo Rei, a casa possui 03 quartos, 01 banheiro social, sala, cozinha ampla, garagem para 03 carros, área de serviço, quintal todo na ceramica, um terreno individual nos fundos, murado e com corredor independente ideal para a construçao de outra casa ou kitnets. Valor R$ 180.000. Telefones de contato (64) 9968-0028 - (64) 3636-4238 (64) 3631-1306 (Cleuza) ...............................................................

VENDO CASA/ ÓTIMA LOCALIZAÇÃO Descrição Descrição do imóvel: 03 quartos sendo 01 suíte, 01 sala de jantar, 01 sala de estar, banheiro social, cozinha, garagem para três carros, área de serviço, edícula com quarto e banheiro, churrasqueira, quintal com um quarto de despejo, casa com laje, cerâmica e terreno todo murado. Terreno: 12,80 x 50, ou seja, 640 m². Valor: 210.000,00. Endereço: Rua Palestina, nº 367, Jardim Rio Claro. Telefone para contato: 64 9955-1975. Mara Simone ...............................................................

Alugo casa em condôminio Descrição Próximo a Rádio Kativa fm e do Jatahy Shopping. 2 Quartos, sala e cozinha, banheiro, área de serviço, área de lazer e garagem. Valor: R$ 800,00, Contato: (64) 9275-2559 - Ricardo ...............................................................

Casa na Vila Sofia Descrição Vende-se casa com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem, área de serviço, em dois terrenos, sendo um de esquina com comodo comercial respaldado, Mais informações pelo numero : 064-96072622 falar com Badaró (R$ 200.000,00) ...............................................................

PORTAL DO SOL Descrição Vende-se 2 casas geminadas no Portal do Sol, próximo ao novo

Fórum, cada casa tendo area construida de 91,15mts qds, tendo 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro social, jardim de inverno, area de serviço, garagem para 1 carro, forro de pvc, cerâmica, pias e balcão de marmore, porteiro eletrônico, portas e janelas de blindex, pintura nova, valor de cd casa 115.000,00, pode ser financiada até pelo plano minha casa minha vida, os interessados podem ligar no cel 9641-7324 ou 81373364, falar com Adriano. (R$ 115.000,00) ............................................................

TERRAS DE TOSCANA CONDOMÍNIO TERRAS DE TOSCANA. AGORA VOCÊ PODE ADQUIRIR SUA QUALIDADE DE VIDA!!! AGENDE SUA VISTA 64 96166119 PLANO SAFRA!!!! EXEMPLO: Os terrenos estão a partir de R$ 104.994,00 onde pode estar parcelando em até 120 meses com sinal de 10%, com tamanhos a partir de 360,00 m². Exemplo: Lote com 360,00 m² – Plano Safra. Sinal R$ 10.499,40 120 parcelas de R$ 306,00 20 balões semestrais de R$ 6.208,41 As condições são direto da construtora, já embutido juros de 0,94% nas parcelas mais a correção mensal do IGP-M. Esta é uma condição de preço sugestiva, podemos inclusive estarmos analisando outras formas dentro dos valores acima OS VALORES PODEM SOFRER REAJUSTES SEM AVISO PRÉVIO. Qualquer dúvida estarei a sua inteira disposição para maiores esclarecimentos, podemos inclusive estarmos agendando uma horário para que você possa estar vindo ao nosso escritório de vendas para conhecer o projeto, maquete, o local do empreendimento e formularmos outras condições de pagamento conforme sua necessidade. Carlos Henrique CRECI 6295.

Confira as vagas disponíveis no SINE de Jataí. AJUDANTE DE MOTORISTA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ARMADOR DE FERRAGENS ATENDENTE DE BALCÃO AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO (PNE) AUXILIAR DE DEPÓSITO AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO AUXILIAR FINANCEIRO BALCONISTA DE LANCHONETE CABELEIREIRO BALCONISTA DE LANCHONETE CALDEIREIRO DE MANUTENÇÃO CAVADOR DE POÇO COBRADOR EXTERNO CONSULTOR DE VENDAS ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS ENGENHEIRO CIVIL FOTÓGRAFO GARÇOM LAVADOR DE VEÍCULOS MANICURE MECÂNICO (AUXILIAR) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINA INDUSTRIAL MONTADOR DE MOVEIS DE MADEIRA MOTORISTA ENTREGADOR MOTORISTA DE ÔNIBUS RODOVIÁRIO OPERADOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS (RAÍZEN) RECEPCIONISTA SECRETÁRIA REPOSITOR DE MERCADORIAS SERVENTE DE LIMPEZA SOLDADOR TORNEIRO MECÂNICO VENDEDOR INTERNO VENDEDOR DE SERVIÇOS VAGA PARA JATAÍ PROMOTOR DE VENDAS Interessados enviar e-mail para: Jaqueline.silva@spot.com.br ou entrar em contato pelo fone: (64) 9313-6692 falar com Jaqueline Almeida. VAGA PARA JATAÍ ENCARREGADO OPERACIONAL Interessados encaminhar currículos para o e-mail: anacarolina.alves@adm.com e descrever o nome da vaga no assunto do e-mal. VAGA DE SUPERVISOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL CORPORATIVO Disponibilidade para residir no interior de Goiás / Interessados enviar currículo para o e-mail: recrutamento@valeverdao.com.br , maiores informações pelo (64) 3647-7061 VAGA DE REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO (PREPOSTO) PARA JATAÍ. Contato e-mail: edumobile2@gmail.com

Construtora oferece vagas para engenheiro civil em Uberlândia É necessário ter experiência em construções habitacionais. Candidato deve ter disponibilidade para morar em outras cidades. Oportunidade de emprego em Uberlândia para engenheiros civis com experiência comprovada em construções habitacionais e para trainees. Para vagas de coordenador de engenharia a experiência mínima exigida é de cinco anos. Todos os candidatos devem ter disponibilidade para morar em outras cidades da área de atuação da construtora: Triângulo Mineiro, Sudoeste de Goiás e Norte de São Paulo. Interessados devem enviar currículo para o email rh@pdcaeng.com.br


CLASSIFICADOS

DIVERSOS NATURA e AVON - Presenteie quem você ama com produtos NATURA e AVON.Consultora: ALINE BALDEZ (64) 9311-9740 claro ou 9607-9946 vivo Vendo dois lotes no Residencial da Brisas. Interessados podem entrar em contato pelos telefones 8101-3093 ou 3636-3757. ALUGO KIT NET, QUARTO, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, NO CENTRO DA CIDADE. Contato 9972-9124 Vende-se microondas 18 litros da marca Philco, 5 meses de uso, bem conservado, interessados celular: 6496246251 ou 64 99042338 LOCAÇÃO PULA PULA SO 70,00 REAIS CONTATO 9222-9894/99975305/8401/2529 U R G E N T E = Vende-se pontos no camelódromo Paulo Reis, sendo um ponto de duas salas com estoque pronta para trabalhar, e também temos outro ponto vazio....ambos aceita-se troca por moto ou veiculo....Tratar nos fones 9267-4500 ou 8110-4347 Condominio clube com 2 qtos em Rio Verde GO! Maiores informaçoes pelo email: go.imoveis.jr@gmail.com ou fone: (64) 9222-2727. Preço: A partir de R$ 121. 290,00 (mil) Ate 6 salarios minimos tem beneficios do governo. Acima disso tambem compra mas nao tem beneficios Vendo casa 4 quartos, sendo 1 suite, banheiro social, sala, copa, cozinha, área de serviço e garagem para dois carros + barracão com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e garagem para 1 carro. localizada na rua costa gomes com a nivaldo ribeiro proximo ao colegio eugênio jardim. tudo por: 600.000,00 interessados ligar para o numero: 64 92554547 64 9997406. Digito trabalhos escolares e acadêmicos dentro das normas. Para mais informações 64 9203.1126 Vendo caminhão traçado, ano 2001 ou troco por outro de menor valor. Fone para contato: 64 9237-7324 ou 64 9302 2418 Casa para alugar: 3 quartos - Recanto do Bosque - 1.200,00 pela imobiliária Tropical - Falar com Anderson. ou 84036164 - Willer Vendo Samsung Galaxy S-4 novo com

todos os acessórios e 16 GB. Branco ou Preto a sua escolha CONFIGURAÇÃO O Galaxy S4 tem tela de 5 polegadas com 1080p de resolução, que a Samsung chamou de Full HD Super AMOLED. O Samsung Galaxy S4 tem um processador 1,6 GHz octa-core. O aparelho roda Android Jelly Bean, possui câmera traseira de 13 megapixels e dianteira de 2 megapixels. O mais novo smartphone da Samsung possui 2 GB de RAM e três opções de armazenamento interno: 16 GB, 32 GB ou 64 GB, expansíveis via cartão microSD para mais 64 GB. Fone (64) 9238-3213 Preciso de kit-net ou casa pra alugar, se alguma menina tiver interessada em dividir casa ou alguma vaga em república feminina!!! URGENTE!!! Sou estudante de Medicina Veterinária de Jataí, estou aqui fazendo meu estágio final. Contato: Vivo 64-99549911. Claro: 64-93014555 Bala de coco SIMPLES, RECHEADA e GELADA, faça já sua encomenda! 96463287 Alugo casa com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro social e lavanderia, no setor Jardim Floresta. Obs.: Cerâmica, Laje, murada com duas vagas.Fone: 64 9292 5097 Alugo casa com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro social e lavanderia, no setor Jardim Floresta. Obs.: Cerâmica, Laje, murada com duas vagas. R$ 700,00. Fone: 64 9292 5097. 62 9935 3640 Vende- se uma bota número 36 valor 200 reais qeum interesa ligar no 99884942. "Tenho duas residências no mesmo lote no jacutinga uma possui 4 quartos sala cozinha área de serviço e alpendre um suíte e um banheiro social a outra residência possui 1 quarto sala cozinha área de serviço.. A sala da casa menor pode ser garagem e possui portão todas na cerâmica a maior branca e a menor marrom preço 50.000 cinquenta mil reais telhas Eternit negocio de ocasião fones 64 36364983 cel. 64 9658 4517 64 9977 9675 ou no local situado a rua Jacaré Açu 111 Bairro Jacutinga prox. Ao comercial Pontal" Falar com Emiliano Costa Lima

01 (UMA) CASA Quartos: 3 - Valor: R$ 265 000 Cidade: Jatai - GO

com três salas (divisórias), cozinha, depósito, muito bom para escritório, bem localizado, próximo a Delegacia Fiscal de Jataí. Ótimo ponto.

Descrição:01 (um) imóvel urbano (em construção) - entrega da casa pronta, com três quartos, sendo um suíte, banheiro, sala, cozinha, área de serviço, escritório, garagem para dois veículos, toda na laje (inclusive garagem e área de serviço), com toda infraestrutura (água, energia e asfalto), òtima localizaçao, aceita financimaneto (CAIXA e Outros). Excelênte Oportunidade.

Kitnet - Quartos: 1 Valor: A combinar Cidade: Jatai - GO Descrição: Conjunto com 05 (cinco) Kitnet´s, cada uma com 52,00m², com quarto, sala conjugada com cozinha, baneiro, área de serviço, garagem, entrada individual, toda murada, com cerca elétrica, no asfalto, localizado na Vila Sofia, próximo a Estação Rodoviária, como também a UFG. Oportunidade única. Aproveite!

01 (UMA) CASA Quartos: 4 - Valor: R$ 320 000 Cidade: Jatai - GO Descrição:Um imóvel residencial, com quatro quartos, uma sala, uma cozinha, copa, dois banheiros, área de serviço, toda na laje., murada, com água, energia e asfalto. Ótima loclização. 01 (um) TERRENO Valor: R$ 65 000 Cidade: Jatai - GO Descrição:01 (UM) TERRENO PARA CONSTRUÇÃO, LOCALIZADO NO SETOR MORADA DO SOL, COM ÁREA DE 300 M2, COM ASFALTO, ENERGIA ELÉTRICA E REDE DE ÁGUA. FALTA R$ 10.000,00 PARA PAGAMENTO JUNTO A IMOBILIÁRIA, OU SEJA 55 + 10 = 65.000,00.ÓTIMA OPORTUNIDADE. 01 (um) TERRENO Valor: R$ 65 000 Cidade: Jatai - GO Descrição:01 (UM) TERRENO PARA CONSTRUÇÃO, LOCALIZADO NO SETOR MORADA DO SOL, COM ÁREA DE 300 M2, COM ASFALTO, ENERGIA ELÉTRICA E REDE DE ÁGUA. FALTA R$ 10.000,00 PARA PAGAMENTO JUNTO A IMOBILIÁRIA, OU SEJA 55 + 10 = 65.000,00.ÓTIMA OPORTUNIDADE. 02 (DOIS) TERRENOS JUNTOS Valor: A combinar Cidade: Jatai - GO Descrição:02 (dois) lotes, situado na Av. \\\"F\\\" na Vila Sofia, com área de 468,75m2 (cada lote), com toda infra estrutura (asfalto, água e energia elétrica), fundo alto, a 100 metros de escola e posto de saúde e etc. Grande Oportunidade! FAZENDA Valor: R$ 6.000.000,00 Cidade: Jatai - GO Descrição:Uma propriedade rural, com área de 70 alqueires, sendo 58 alqueires em lavoura e 12 alqueires em reserva. Plantio de primeiro ano, com toda estrutura necessária, casa sede, barracão, energia elétrica, fácil acesso, toda plana.Ótima oportunidade. Ponto Comercial - Aluguel Valor: A combinar Cidade: Jatai - GO Descrição:Ponto comercial,

Casa - Próximo ao Lago Diacuí Quartos: 6 - Valor: R$ 900 000 Cidade: Jatai - GO Descrição:Um imóvel residencial, localizado nas proximidades do Lago Diacuí, com 06 quartos, sendo 03 suítes; 03 banheiros, cozinha, dispensa, área de serviço, varal, hall, sala com dois ambientes (estar e jantar), escritório, garagem para três veículos, área de lazer completa (piscina com cascata, churrasqueira e bar, toda jardinada), enfim, a casa dos seus sonhos. Oportunidade única. Aproveite! Terreno - Vila Sofia Valor: R$ 55.000,00 Cidade: Jatai - GO Descrição:Lote urbano para constução situado na Vila Sofia, próximo a Estação Rodoviária de Jataí, no asfalto, ótima localização. Oportundiade única. Terreno - Vila Brasília Valor: A combinar Cidade: Jatai - GO Descrição:Terreno urbano de esquina na Vila Braília, muito bem localizado, com toda infraestrutura, água, luz, asfalto, calçada. Não perca essa oportunidade. Terreno - Bela Vista Valor: A combinar Cidade: Bela Vista de Goias - GO Descrição: Quatro lotes juntos em Bela Vista de Goiás, setor de maior valorização da cidade. Oportunidade única. Terreno - Vila Brasília Valor: A combinar Cidade: Jatai - GO Descrição:Terreno urbano na Vila Brasília, muito bem localizado, com toda infra-estrutura, água, luz. Não perca essa oportunidade. Vende-se também para financiamento objetivando a construção de casa - CAIXA, Banco Brasil e Outros. Terreno - Vila Brasília Quartos: 3 Valor: A combinar Cidade: Jatai - GO Descrição:Terreno urbano na Vila Brasília, muito bem localizado, com toda infra-estrutura, água, luz, asfalto, calçada. Neste imóvel encontra sendo edificada uma residência com 120m2. Não perca essa oportunidade.

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

23


24

JATAÍ, 25/6 a 09 DE JULHO 2013

AGRONEGÓCIOS

EXPAJA 2013 Recordista mundial em produção de leite foi atração em Jataí Piscicultura e ranicultura FOTO: REPRODUÇÃO / TV ANHANGUERA

Dengosa, como é chamada, chegou a fornecer 107 kg da bebida em um dia

Vaca da raça Girolando que participaou do torneio leiteiro da 41ª Exposição Agropecuária de Jataí, no sudoeste de Goiás, é recordista mundial em produção de leite. Em apenas um só dia, Dengosa, como foi batizada, forneceu 107 kg da bebida. Por causa da marca, a vaca mineira recebe um tratamento de estrela. Passa a maior parte do tempo em uma cama de palha de arroz e com direito a climatizador para deixar o ar mais agradável e um ventilador para se refrescar do calor. Com apenas 6 anos e pesando 800 kg, Dengosa já acumula várias conquistas. Só em 2012, faturou prêmios em Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo. A última marca foi no mês de abril deste ano, na Exposição Agropecuária de Araxá (MG), onde foi campeã do torneio leiteiro. Na ocasião, produziu 72 kg de leite. O veterinário responsável por Dengosa,

Minoro Júnior, diz que cuidar de um animal tão especial é difícil, mas compensador. "É muita dedicação da equipe da fazenda, além da genética que foi selecionada. É um animal que está expressando seu potencial durante os torneios", analisa. Um dos segredos para os bons resultados na produção de leite pode estar na alimentação balanceada que o bovino recebe. A ração e os nutrientes são dosados com precisão. Com a genética apurada e todas as conquistas obtidas, os responsáveis pelo animal já trabalham no intuito de lucrar ainda mais através dele. "A produção de embriões está a todo vapor, porque a procura pelo material genético dela está muito grande", diz Minoro Júnior. G1-GO com informações da TV Anhanguera

como alternativa de renda

Você já pensou em trabalhar com peixes ou rãs? As atividades têm se mostrado como uma boa opção para geração de renda, principalmente em pequenas propriedades onde predominam a agricultura familiar. Como explica o professor Dr. Arthur Mascioli, a aquicultura, em todas as suas vertentes, tem sido um instrumento eficaz de inclusão social, produção e geração de renda em escala familiar. A aquicultura diz respeito à produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e, também, o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem. "Atividades como estas tem também proporcionado a oportunidade de organização, formação e

FOTO: REPRODUÇÃO / TV ANHANGUERA

melhoria de associações e cooperativas que representam significativa parcela da produção rural brasileira", afirma o professor. Durante a 41ª Exposição Agropecuária de Jataí, a piscicultura e a ranicultura como alternativas lucrativas e oportunidades de geração de renda para o produtor rural foram apresentadas aos visitantes. Os temas foram assuntos abordados du-

rante o Circuito de Palestras e os professores da Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí participaram durante todos os dias da Exposição, no stand da UFG, para levar mais esclarecimentos aos produtores rurais que tiveram interesse em lidar com as atividades. No stand da Ranamel Ranicultura também foi possível obter os esclarecimentos e, ainda, degustar a saborosa carne de rã.

Goiás Leite fatura alto na Expaja O 3º Goiás Leite movimentou R$ 587.700, durante a 41ª Exposição de Jataí, município do Sul do Estado. Estiveram à venda 64 fêmeas leiteiras à média geral de R$ 9.195. A oferta foi composta por novilhas prenhes e vacas, entre solteiras e paridas. As girolandas foram comer-

cializadas a R$ 8.785 em 58 lotes, com exceção para uma ½ sangue vendida a R$ 15 mil, e uma 3/8 por R$ 12 mil. Quatro lotes de Gir registraram R$ 15.150. As vendas foram organizadas Estância Bahia, para pagamentos em 24 parcelas. (Morgana Nunes)

Notícia Extra  

Ediçao 9