Page 1

Saúde

Jennifer Ann Thomas

Será que esta pinta é perigosa? Não adianta dizer que tamanho não é documento. Uma simples irregularidade naquela inofensiva pintinha pode indicar câncer de pele. Fique de olho!

P

equeninas, as pintas não doem, não incomodam e até passam despercebidas pela maioria das pessoas. No entanto, apesar de aparentemente inofensivas, é preciso fcar de olho nelas: algumas podem se transformar em doença. “O melanoma, por exemplo, é um tumor maligno que pode evoluir para câncer de pele a partir das pintas”, alerta Selma Cernea, dermatologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Para cuidar do problema cedo, é bom observar o corpo e suas pintas com certa frequência. E não esqueça de pedir para alguém olhar suas costas!

Mas como saber se aquela manchinha que está ali na pele, sem causar malestar algum, oferece perigo? Existe um padrão para pintas saudáveis (veja abecedário abaixo). “Mudança de cor, crescimento ou sangramento é sinal de que pode haver problema”, diz a médica. Apesar de ser genética a principal causa desses sinais, ou seja, herança de família, uma dica importante é sempre se proteger do sol, único fator ambiental que pode causar e até piorar as pintas. E se perceber qualquer alteração estranha naquela manchinha na pele, procure o quanto antes um médico!

atenção Observe suas pintas no banho. Notou algo diferente? Vá ao médico!

aBeCeDÁRIo DaS ManCHaS

Quando é hora de retirar

Uma pinta benigna tem menos de 6mm (espessura de um canudo grosso), formato regular e uma única cor! O que observar:

Se sua mancha apresenta dois ou mais sintomas citados no quadro ao lado, a indicação é remoção cirúrgica, feita no consultório médico. Assim, é possível avaliar o material e identifcar a existência de problemas, como câncer. O procedimento dura em torno de 20 a 30

A

ssimetria – Uma metade da sua pinta não pode estar diferente da outra

ou azulado, com tonalidade branca no meio, é hora de checar com o médico

ordas – Elas não devem ser irregulares. Ligue o sinal de alerta se estiverem com formato diferente, ondulado ou indefnido

imensão – A pinta se torna suspeita quando ultrapassa 6mm de diâmetro

B

or – Se a pinta era marrom ou rosada e agora exibe um tom negro

C

D

volução – É considerado o principal fator de risco. Sua pinta está mudando de formato? Alguma coisa pode estar acontecendo. Verifque!

E

Sarda não é pinta, viu? De longe elas até parecem ser iguais, mas são completamente diferentes. A sarda é causada exclusivamente pela exposição ao sol. É um padrão diferente de pigmento da pele. Sua cor também muda se comparada à pinta,

pois é mais clara, e aparece em maior quantidade, normalmente no rosto, ombros e parte superior das costas. Além disso, são planas – não têm relevo de nenhum tipo. E não se preocupe: sardas não apresentam risco à saúde.

minutos. “É possível tentar a remoção com laser, mas não recomendamos, pois pode ocorrer a persistência de fragmentos que passam despercebidos”, alerta a dermatologista. Sua pinta tem só um dos sintomas? Acompanhe a evolução pra ver se surgem outros indícios!

o QUe VoCÊ PReCISa SaBeR ✔ Quem tem pele clara precisa de atenção redobrada. Segundo Selma, ela produz menos pigmentos e sofre maior penetração dos raios ultravioleta (UV). ✔ Mesmo com mais melanina, que protege a pele, negros também devem fcar atentos a novos sinais na pele. ✔ Notou que uma pinta tem pelos ou apresenta volume? Fique tranquila. Você só deve se preocupar com os cinco itens do abecedário, OK? ✔ Os sinais surgem, em geral,

entre os 10 e os 30 anos de idade. Mas sempre pode surgir uma aqui, outra ali. ✔ A proteção contra os raios solares ajuda (e muito) contra o aparecimento das pintas malignas. Por isso, evite exposição das 12h às 15h e use fltro solar fator 30. ✔ Mesmo que todas as suas pintas sejam saudáveis, fque ligada se o total delas passar de 50. Grande quantidade de pintas é um indício de que a pessoa tem maior risco de desenvolver melanoma.

26

697 - SAÚDE pintas.indd 26

2/1/13 7:56:40 PM

Será que esta pinta é perigosa?  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you