CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES E CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Page 73

Nas edificações e equipamentos urbanos, todas as entradas, bem como as rotas de interligação às funções do edifício, devem ser acessíveis. 6.2.4. As vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e para pessoas idosas, a uma distância máxima de 50 m até um acesso acessível. (ABNT NBR 9050, 2015, p.54).

Em relação a “SANITÁRIO, BANHEIROS E VESTIÁRIOS ACESSÍVEIS”, devem ser dispostos próximos a circulação principal, evitando estar em locais isolados. 7.3.2. Recomenda-se que a distância máxima a ser percorrida de qualquer ponto da edificação até o sanitário ou banheiro acessível seja de até 50 m. Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem possuir entrada independente, de modo a possibilitar que a pessoa com deficiência possa utilizar a instalação sanitária acompanhada de uma pessoa do sexo oposto. Junto à bacia sanitária, quando houver parede lateral, devem ser instaladas barras para apoio e transferência. (ABNT NBR 9050, 2015, p.83).

“AUDITÓRIOS E SIMILARES”, devem conter espaços destinados à Pessoa com cadeira de rodas (P.C.R), e assentos para Pessoa com

mobilidade reduzida (P.M.R) e Pessoa obesa (P.O). 10.3.4.1 O espaço para P.C.R. deve possuir as dimensões mínimas de 0,80 m por 1,20 m e estar deslocado 0,30 m em relação ao encosto da cadeira ao lado, para que a pessoa em cadeira de rodas e seus acompanhantes fiquem na mesma direção. (ABNT NBR 9050, 2015, p.122).

Saída de Emergência em Edifícios (NBR 9077) De acordo com cálculos e tipo de edifício e metragem, sendo especificado o Centro de Educação Ambiental em F1 sendo classificado como museu, galeria, biblioteca, é obrigatório saídas obrigatórias com portas de 2,5m de largura e no auditório porta corta fogo com saída ao lado externo, com 2m de largura de acordo com a quantidade de pessoas. Já o Centro de Triagem de Animais silvestres pertence a classe H1 sendo Hospital veterinário e assemelhados, sendo obrigatório saídas de emergência com portas de no mínimo 2,70m de largura.

Os corredores devem ter dimensão mínima de 1,20 dando acesso as saídas de emergência. A escada de acesso ao mezanino de acordo com a tabela analisada é NE (escada não enclausurada – escada comum). A categoria de perigosidade do projeto em si devido aos materiais utilizados pertencem ao Y – sendo edificação mediana de resistência ao fogo, e de acordo com essa classe a distância máxima percorrida até as saídas de emergência é de 30m podendo ser de 45m utilizando mais de uma saída e contendo chuveiro automáticos. Este norma é baseada na segurança de todos, e por isso deve ser calculada e dimensionada de acordo com o tipo de edifício de e analise em tabela para o cumprimento da mesma.

74


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.