Issuu on Google+

Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

Memorial Do Projeto De Sinalização

Projeto Gráfico III Julio De Freitas

Jennifer Shasho Design Gráfico 5 ADG1


Jun/08

Indice: 1) Histórico do Hospital................................... 3 2) Pesquisa social............................................ 16 3) Conceituação.............................................. 19 4) Lay- Outs.................................................... 21 5) Localização das placas.............................. 30 6) Simulação de uso......................................

2


1) Histórico do Hospital :

1938 – Fundação O Hospital e Maternidade São Luiz foi fundado em 1938, pelos médicos Alceu de Campos Rodrigues, Renato Fairbanks Barbosa e Paulo Gomes Carneiro. Na época, era uma policlínica com 12 leitos no Itaim Bibi, periferia da cidade.

1940- Pronto – Socorro Preparada para atender casos urgentes e emergenciais, a unidade se transforma no primeiro pronto-socorro da região, que, nesse período, era periferia da cidade.

3


1963 – Crescimento Pouco mais de vinte anos depois de abrir o primeiro pronto-socorro da região, a unidade amplia a capacidade de atendimento para 80 leitos. O prédio, construído na rua dr. Alceu de Campos Rodrigues, funcionou, até o começo da década de 80, como hospital e maternidade.

4


1983- Maternidade Em 1983, a fim de atender às novas demandas da comunidade, é inaugurada a Maternidade São Luiz. O conceito de que os prédios da maternidade e do hospital deveriam estar em espaços físicos distintos foi pioneiramente adotado pelo São Luiz, que entendia o nascimento de uma pessoa como um momento especial na vida de qualquer família. Com a Maternidade São Luiz, nasce também o conceito de hotelaria hospitalar no Brasil.

1994- Centro de Diagnósticos O Centro de Diagnósticos, inaugurado em 1994, oferece uma completa estrutura para a realização de exames e tratamentos: diagnósticos por imagem, métodos gráficos em cardiologia, exames de endoscopia, medicina fetal, tococardiografia, além de patologia clínica e laboratório de neurofisiologia, entre outros.

5


2000- Início da Expansão É inaugurada a segunda unidade do Hospital São Luiz, no bairro do Morumbi, em São Paulo, marcando o início do plano de expansão, que busca construir uma rede nacional de hospitais e expandir o sistema de gestão hospitalar desenvolvido ao longo de décadas.

6


2001- Fórmula 1 Com o acúmulo de experiência no atendimento médico automobilístico desde 1998, quando passou a atuar nas provas paulistas do Campeonato Brasileiro das categorias Stock Car, e ao atender a uma série de pré-requisitos e padrões internacionais de qualidade, o São Luiz é convidado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para assumir a responsabilidade de se tornar o hospital oficial do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Com a melhor tecnologia disponível no mercado e precisão e qualidade de atendimento, recebeu, em 2007, elogios de Gary Hartstein, delegado médico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), como uma das equipes médicas mais capacitadas, motivadas e bem lideradas da temporada.

2007- A Profissionalização e Ampliação da Rede A necessidade de descentralização de serviços e o aumento significativo na demanda, bem como o respeito alcançado junto à comunidade ao longo dos anos, levam à criação da unidade Anália Franco. São 46 mil metros quadrados de área construída prontos para receber milhares de pessoas por mês e presta serviços de hospital, maternidade e pronto-socorro. Uma estrutura grandiosa, que concilia modernidade e humanização em todos os detalhes.

7


8


9


10


11


12


13


Logotipo :

Unidades : Itaim

14


Morumbi

Anรกlia Franco

15


2) Pesquisa Social Pacientes MĂŠdicos Visitantes Enfermeiras FuncionĂĄrios em geral

16


17


18


19


3) Conceituação: Depois de algumas pesquisas sobre o Hospital São Luiz, nós resolvemos fazer um toró de idéias.Dele obtemos diversas palavras com as qual tinham relação com o Hospital. Analisamos e resolvemos escolher a palavra ultra-som, que tem muito a ver com um projeto que esta sendo feito no prédio da Maternidade da Unidade Itaim. Apos a escolha, nos fomos buscar informações da palavra obtida.

ul.tra-som sm 1 Fís Fenômeno vibratório da mesma natureza física que o som, mas com freqüências acima do limite máximo da audibilidade. 2 Ultra-sonografia. Pl: ultrasons.

20


Da imagem da ultra-som, nos deu a idéia de fazer as placas com as mesmas referencias visuais, assim obtemos a mesma forma, de um cone aberto. A cor foi pensada por um tom mais claro, pastel, de um azul claro, ou um rosa claro. Fizemos analises com as duas cores, e acabamos selecionando o rosa, tendo relação com o fato de ser maternidade e de quem a da á luz ,são mulheres.

21


4) Lay- Outs dos Elementos:

22


23


24


25


26


27


28


29


30


31


5) Localização das Placas: Planta 3 Paivimento:

32


Planta 2 Pavimento:

33


Planta Pavimento TĂŠrreo:

34


Medida Placas:

35


36


37


Pictogramas São Luiz