Page 1

Orientadora Profª Marília Costa


A ou À? Eis a questão.


Quantas vezes nos deparamos com placas e cartazes orientadores que nos deixam perplexos com suas sutilezas linguísticas lamentáááveis que agridem nossos olhos e nossa inteligência, não é mesmo? Por isso, convidamos vocês para embarcar em nosso navio e navegar nesse mar de conhecimentos que é a gramática, vamos apresentar a vocês uma amiguinha conquistadora. Desvendem seus segredos!


Questão 1: 05 pontos Questão 2: 05 pontos Questão 3: 15 pontos Questão 4: 10 pontos Questão 5: 15 pontos Questão 6: 15 pontos Questão 7: 10 pontos Questão 8: 10 pontos Questão 9: 05 pontos Questão 10: 10 pontos


Questão 1

Questão 2

“O governo tem só 18 senadores à favor da CSS (Contribuição Social para a Saúde)”. O uso da crase nessa oração está correta? Justifique sua resposta.

Aplica-se crase na seguinte oração? “Eu obedeci a professora”. Justifique sua resposta.


Questão 3

Analise as seguintes placas:

Fortaleza à distância de 20Km

Fortaleza a distância de 20Km

Qual das placas está escrita de forma correta? Justifique sua resposta.


Questão 4

Há

alguns anos a cantora Rita Lee gravou uma música de grande sucesso, nesta encontra-se uma expressão duvidosa, de tal maneira que o rei do baião registrou em uma de suas músicas. Agora resolvam se a Rita falou, ou melhor, cantou certo. A medida que ou À medida que? Justifique sua resposta.


Questão 5

Hoje todos já conhecem o grande sucesso da novela Carrossel, prove que você está antenado e procure erros nessa canção: Entre duendes e fadas À terra encantada Espera por nós Abra o seu coração Na mesma canção Em uma só voz

No nosso circo maluco Você é de tudo Até super herói Você é a roda-gigante O anão, elefante O índio, cowboy

Entra, vem no picadeiro Pintar essa cara Com tinta e pó Deixe a criança escondida Esquecida, esquecer Que ela é à voz

Venha, não perca o seu tempo Que até a idade Se pode escolher Venha ser uma criança Girar nessa dança Ser o que quiser

Embarque nesse carrossel Onde o mundo faz de conta À terra é quase o céu

Embarque nesse carrossel Onde o mundo faz de conta À terra é quase o céu


Olá, Hoje resolvi contar um pequeno caso de um poeta que ao conversar durante a aula de português foi indagado a responder a sua professora substituta sobre o tema explicado. A professora estava explicando o assunto crase, quando viu que lá no fundo da sala alguém conversara muito alto, então parou a aula e disse praticamente gritando: -“Quem agora conversar vai ter que me responder o assunto é complicado e para se aprender tem que prestar atenção em tudo que vou dizer”. Aí, diante do berro da professora o silêncio imperou na sala e todos ficaram calados exceto um jovem de nome “Zé Linguiça”, garoto magro e neto de um dos maiores cantadores da região.

Questão 6


Questão 6

A professora mais indignada possível chegou perto de Zé Linguiça e lhe falou: -“Zé linguiça seu magrelo pode agora levantar vá para frente da sala trate de se apresentar e explique o assunto pois aqui eu vou ficar”. Zé Linguiça levantou e se dirigiu a frente da sala e disse: -“Meu nome é Zé Linguiça e agora vou ensinar pra vocês o que é crase e quem quiser perguntar pode ficar a vontade que responder irei tentar”.

Então, começou a explicação do assunto usando septilhas: A crase caracteriza-se como uma simples fusão do “a” artigo masculino com o “a” advérbio dos pronomes demonstrativos e também dos relativos causando a acentuação.


Questão 6

Seu acento é o grave um agudo invertido o uso de forma errada pode ser repercutido gerando contradição e causando confusão deixando o povo sentido.

Para empregar a crase é fácil de aprender substitua o “a” por “ou” se a frase, conseguir ler você pode acentuar sem ter medo de errar pois com certeza vai ter. Analisem essa prosa e provem que são bons no assunto: quais os erros presentes nas indagações de Zé Linguiça?


Questão 7

Há erro nessa placa? Justifique sua resposta.


Analisem as seguintes placas:

Questão 8

Agora expliquem quais são os erros nelas contidos.


Questão 9

Analisem a gravura abaixo com atenção. Existe algum erro ortográfico? Justifique sua resposta.


Questão 10

Analisem essas frases que foram retiradas de manchetes de jornais e escrevam suas observações :

“Graças à essa nova visão de ensino, o professor desenvolve atividades inovadoras.” “De aluno dedicado à profissional reconhecido: eis aí um homem de sucesso.”


http://www.brasilescola.com/gramatica/crase.htm http://www.infoescola.com/portugues/crase/ http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/c

rase-regras-de-uso-e-emprego.htm http://www.tudosobreconcursos.com/crase-regras http://www.texton.com.br/cordel/414 http://www.algosobre.com.br/gramatica/crase.html http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/c rase


Vencerá a Web Gincana o grupo que acumular a maior pontuação no jogo, sendo que a equipe que não respeitar as regras terá desconto de pontos. Estas incluem a participação de todos do grupo na resolução das questões e o fazer uso dos sites que foram disponibilizados para pesquisa. Isso não significa que outras fontes não possam ser usadas.


Ana Virgínia Vieira Lima Erlen

Kaline Ávila do Nascimento Herick Breno Gomas Silva Maria Viviane Monteiro da Silva

Uso da Crase  

Web gincana Criada pelos alunos do 3º de Informática

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you