Page 1

Web gincana Concordância Verbal e Nominal

Orientadora : MarĂ­lia Costa


A web gincana é um recurso que proporciona o aprendizado de maneira dinâmica e divertida, pois utiliza de ferramentas abrangentes como a internet. Nessa web gincana você e sua equipe terão a oportunidade de replicar o conhecimento adquirido durante as aulas de português, mais especificamente nas aulas sobre concordância verbo nominal.


Para relembrar e ajudar na melhoria do desempenho da equipe na web gincana vocês podem fazer uma breve revisão clicando aqui.

Revisão


Dá-se em gramática o nome de concordância à circunstância de um adjetivo variar em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere (concordância nominal) e à de um verbo variar em número e pessoa de acordo com o seu sujeito (concordância verbal). O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordância é feita em gênero (masculino ou feminino) e pessoa.


Como vimos acima existem regras gerais e alguns casos especiais que devem ser estudados particularmente, pois geram dúvidas quanto ao uso. Há muitos casos que a norma não é definida e há resoluções diferentes por parte dos autores, escritores ou estudantes da concordância. Então, vamos observar nesta web gincana o uso da concordância nas músicas brasileiras.


Instruções


Pontuação

• • • •

Uma questão terá pontuação 8. Uma missão terá pontuação 15. Uma questão bônus terá pontuação 10. A pontuação deve ser controlada pela pessoa responsável pela análise da pontuação.


Vamos começar! Busque no Google uma música chamada “Como que ocê pôde abandoná eu”. Missão 1: Grave um vídeo recitando a correção desta música, desde o título.


VamosVamos lá! lá! Questão 1: Na música Clareia de Ricardo Chaves, mas precisamente no primeiro verso há um erro de concordância notório. Qual o tipo de erro de concordância e qual seria a concordância correta.


VamosVamos lá! lá! Questão 2: Este trecho "hoje eu vou te esquecer, nem que for só por uma noite“ pertence a qual música e qual sua forma correta?


Questão Bônus! • (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta: a)Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. b)Choveu pedaços de granizo na serra gaúcha. c)Faz muitos anos que a equipe do IBGE não vem aqui. d)Bateu três horas quando o entrevistador chegou. e)Fui eu que abriu a porta para o agente do censo.


VamosVamos lá! lá! Questão 3: Na música Me chama de Lobão possui um erro perceptível em seu título. Qual esse erro? Qual sua justificativa?


VamosVamos lá! lá! Questão 4: Na música Me chama de Lobão qual o verso que o verbo “ver” está empregado de forma incorreta? Qual o correto?


Questão Bônus! • (IBGE) Assinale a frase em que há erro de concordância verbal: a) Um ou outro escravo conseguiu a liberdade. b) Não poderia haver dúvidas sobre a necessidade da imigração. c) Faz mais de cem anos que a Lei Áurea foi assinada. d) Deve existir problemas nos seus documentos. e) Choveram papéis picados nos comícios.


Vamos começar! Missão 2: Grave um vídeo recitando a correção da música Chopis Centis dos Mamonas Assassinas.


Questão Bônus! • (IBGE) Assinale a opção em que há concordância inadequada: a) A maioria dos estudiosos acha difícil uma solução para o problema. b) A maioria dos conflitos foram resolvidos. c) Deve haver bons motivos para a sua recusa. d) De casa à escola é três quilômetros. e) Nem uma nem outra questão é difícil.


VamosVamos lá! lá! Questão 5: Como seria o correto da frase “Nois Trupica Mais Não Cai”, de Rick e Renner?


Avaliação Vencerá a web gincana o grupo que acumular a maior pontuação no jogo, sendo que a equipe que não respeitar as regras terá desconto de pontos. Estas incluem a participação de todos do grupo na resolução das questões e o fazer uso dos sites que foram disponibilizados para pesquisa. Isso não significa que outras fontes não possam ser usadas (desde que haja necessidade).


Conclusão Parabéns! Vocês chegaram ao fim da web gincana, o aprendizado adquirido durante o a resolução das questões e das missões com certeza contribuíram para o aprimoramento do aprendizado.


ReferĂŞncias http://www.brasilescola.com/gramatica/concordancia-verbal-nominal.htm http://letras.mus.br/pedra-leticia/960906/ http://letras.mus.br/mamonas-assassinas/24144/ http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080518153924AAXE70E http://2.bp.blogspot.com/PVQa9FaD6HQ/TfesgbKPzMI/AAAAAAAAAEs/MZpibMjOaXg/s1600/Err oConcordancia02_01_2010.jpg http://www.cj.uenp.edu.br/congressodeeducacao/images/stories/anais_2011/Co ngresso_2011/A_INFLUENCIA_DA_MUSICA_NA_LINGUA_PORTUGUE SA_ERROS_QUE_%20SE_%20ACARRETAM_%20DEVIDO_%20A_%20 LICENCA_%20POETICA.pdf


Equipe: • Isabela Virgínia • Karin de Fátima • Lucas Silva

webgincanaconcordancia  

Livro virtual com web gincana sobre concordancia verbl e nominal

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you