Issuu on Google+

Melhor idade | por Jéssie Panegassi

Por que as mulheres usam óculos mais cedo?

3,2

Estudos anteriores já haviam demonstrado que as mulheres recorrem aos óculos antes dos homens. Mas um artigo publicado no jornal especializado Investigative Ophthalmology & Visual Science comprovou que os fatores não se resumem às dificuldades para focar em algo. A hipótese era que eles poderiam estar ligados a características anatômicas e preferências de posição de leitura mais ou menos confortáveis. A pesquisa apontou que, apesar das mulheres não apresentarem diferenças significativas com relação aos homens para dar foco em algum objeto, elas têm necessidades de lentes mais potentes para leitura ou bifocais do que pessoas do sexo oposto com a mesma idade. De acordo com os pesquisadores, essas diferenças estão ligadas aos tamanhos dos braços e ao fato delas tenderem a segurar os objetos mais próximo. Essa descoberta reforça a necessidade de programas de correção da presbiopia (vista cansada) em mulheres e mais atenção dos médicos ao atestar o grau de lentes que elas necessitam.

%

é a taxa de crescimento da população com mais de 60 anos nos próximos 40 anos. Esse percentual é doze vezes maior que a média de crescimento dos brasileiros, segundo o Banco Mundial (BIRD)

5 verdades sobre a hidroginástica

92 | VIVA SAÚDE

L_Melhor idade.indd 92

Para manter a qualidade de vida

Com o intuito de incentivar um envelhecimento saudável e com qualidade, o livro Em busca da Longevidade (ed. Matrix) aborda temas como estresse, tireoide, medicina alternativa, células-tronco e até reposição hormonal. Eles explicam que a longevidade depende 70% do estilo de vida, e dão as dicas para conquistar essa meta. À venda por R$ 27

GERAL DA ACADEMIA K2 FOTOS: SHUTTERSTOCK; DIVULGAÇÃO.

os ossos e articulações ou riscos aos que a praticam. 2. É uma atividade aeróbia que ajuda no condicionamento físico, na parte respiratória e cardiovascular. Ou seja, colabora no corpo como um todo. 3. Apesar de ser apreciada por idosos e gestantes, a prática não é exclusiva para eles. Jovens também participam e já existem diversas modalidades que combinam atividades mais como bicicleta, corrida e até mesmo lutas. 4. É recomendada como prática física para determinadas patologias. As principais indicações são: problemas nos joelhos e coluna. 5. Medo de água também não é desculpa para deixar de praticá-la. Nesses casos, as academias normalmente oferecem um profissional que acompanha essa pessoa mais de perto, até que ela consiga superar o seu receio.

FONTE HIDROGINÁSTICA: DANIEL GUSMÃO, COORDENADOR

1. Como é realizada na água, praticamente não oferece impacto para

WWW.REVISTAVIVASAUDE.COM.BR

21/9/2012 12:03:55


L_Melhor idade-1