Projeto de Produto - Mike Baxter

Page 58

As q~atro formas de atração

47

Atração daquilo que já é conhecido. Muitos produtos depende m d e vendas repetidas, a o seu sucesso come rcia l. É importan te que o cliente se acostume a comp rá- lo com !Uma reg ularidade, como no caso de prod utos a limentícios. Se, durante o redesenho d esse oclu to, sua aparência visual for radicalmente mod lflca da, a pon to dos seus consumid ores iciona is não reconhecê-lo, queb ra-se a ligação com esses clientes. Ass ün, no redesenho _ um produ to existente, é importante manter a iden tidad e visua l d o seu an tecessor, ci pa lmente se e le já fo r bem conhecido no me rcado. A quebra dessa li gação pode -:::nificar a perd a dos seus cl ien tes tradicionais. - ou tro lado, os clien tes podem se sentir enga nad os quando são indu zid os a comprar um o mode lo e descobrem que houve apenas uma mudança de sua e mba lagem. Isso pode ~r sentido na publicidade, mas é um desastre no projeto d e p rodutos. N o caso d e ul'n que faz parte de uma linha de produtos Oll é vendida sob a marca de uma identidad e !" rativa, é necessário que o cl ien te possa fazer essa id entificação, at ravés d e sua imagem -u.al. Mesmo quand o se trata d e Uln produto novo e único, os consumidores devem ser NZes de identificar o tipo do produto atra vés de unla imagem vis ua l. e'\emplo, não adianta produzir o mais inovador e revolucionário cortador de grama, se nsum idores passam por e le sem serem capazes de identificá-lo como unl cortador d e a. É um aspecto impo rta nte do estilo d e produ tos, que muitos desigllcrs desprezam o u idera m apenas como uma restrição conservadora, que impedem uma inovação d o . Do ponto de vista d o IIInrketil1ge das vendas, é muito importa nte não perder a ligação clientes tradicionai s, e a imagem ante ri or d o prod uto deve ser respeitada durante o :essa de rees tilização.

-

-\.tração semântica. Para cl ie ntes q ue não tenha m conhecimento a nterior do produto, é _ rta nte transmiti r a impressão d e confj ança, através de sua imagem visua l. Para produtos que o aspecto func iona l é importante, isso pode ser conseguid o fazendo com que e le ~ a dese mpenhar bem a sua função . Isso é diferente de fa zer O prod uto funcionar bem. taS vezes, o consumidor não tem oportu nidade de verificar o seu funciol1mnen to deti vo, - de rea lizar a compra. Grand e parte do julgamento sobre o seu funcio namento é fe ito, - , pela sua a parência vis ua l. Os produtos devem transmitir a imp ressão de que executam -,. o objetivo para o qua l foram projeta d os. Essa á rea chama-se semântica d o produto: ~mente, o significado do produto. Esse assu n to será retomado no Capítul o 7. -\.tração simbólica. Se a aparência do produto for

O

aspecto mais importa nte (ou único)

-a a compra do prod uto, é necessário adotar outra atitude no estilo. Aqui, o siInbolism o

:-rod uto é iInportante. A confiança no produto é adquirida na m ed id a em que o mesmo .Jt?rir a au to-imagem do consumidor e na medida em que esse produto ajudar consUlnidor -truir a sua imagem pe rante os outros. Os desigllers podem faze r isso, inco rporando _!.IIl1 ti po d e valor sinlbólico aos produtos, principalmen te naqueles de LI SO pessoal, como e jóias. < em plos disso podem incluir: "Este produto é refinado, sofisticado, e se parece comigo, pertenço à família tradicional da cidade". "Este é um produto diferen te, inovador e eu mostra r que não so u tão "ca reta" como minha irmã lne considera". A imagem simbóli ca :-rod uto é construída pela incorporação do estilo de vida, valores de grupos e emoções~rá visto mais tarde, no Capítulo 7.

°

\.tração intrínseca da fonna visual. Aqualidade básica p a ra a atração visual, para qualquer de prod uto, é a sua elegâ ncia, beleza: um apelo estético implícito. Isso resulta da Ifl'O ração dos aspectos da percepção visual e de ternünantes sociais e culturais ao produto, o fo i descrito acima.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.