Projeto de Produto - Mike Baxter

Page 214

Ferramenta 29 CO/1/0 o aspirad or remove a poeira? Sugando o ar. C OI/LO e le s uga O ar? Gira ndo a vento inha. COI/lO ele gira a ven to inha? E assim por diante. As funções d e nível abai xo devem ser necessárias e suficien tes para explicar CO /1/0 a fun ção de níve l superior é e xecutada. Se as funções de nível inferior não forem suficientes para explica r aque la de nível s uperior, então você perdeu um ramo d a á rvore. Se não forem necessárias, as funções foram colocadas nos ra mos errados da árvore ou em um nível muito elevado.

Chegando-se à base da árvore, com as pergw1tas "com o?", pod e-se fazer uma nova conferência, agora de ba ixo para cima, perguntando-se "por que?" Por qlle se s uga O a r? Para re mover a poei ra. Uma á rvore funcio nal, que é confe rida de cima para baixo (COlTIO?) e de baixo para cima (por que?) é uma re presentação confiável das fun ções do produto. A segunda conferência é feita simplesmente pedindo-se opi niões de colegas que conheçam o produto, mas que não participaram da e laboração de sua árvore funcional. Eles pode m questionar o encadeamento das funções e pode m d escobrir fu nções que ficaram perdidas pelo cam inho. É importante lembrar que não exis te apenas uma á r vo re funcional para cada tipo de produto. Podem-se adotar diferentes encadeamentos de funções e que sejan1 corretos nas conferências de "como?" e "por que?". O importante é ter as funções d escritas exaustivamente e ordenad as de forma sis temá tica.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.