Page 1

Solução de Gestão do Trabalho

Calendário

Segunda-feira, 15 de Abril de 2010


Versão Calendário

ÍNDICE EDITORIAL........................................................................................... 3 APRESENTAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES...................................... 4 1 Funcionalidades de Calendário................................................... 4 1.1 Definição de Calendários.......................................................................... 4 1.2 Gestão de Recursos Humanos em Projeto................................................. 5 1.3 Novos Recursos de Planejamento de Tempo em Projetos.......................... 6 1.4 Integração entre a WBS e Cronograma..................................................... 6 1.5 Novos diagramas de Rede e Gantt ............................................................ 7 1.6 Dependência entre Projetos...................................................................... 8 1.7 Desenho gráfico de Workflow................................................................... 8

2 Funcionalidades de BSC............................................................. 9 2.1 Definição do Mapa Estratégico................................................................. 9

2


Versão Calendário

EDITORIAL Neste mês de abril de 2010 a Trace Sistemas está lançando a versão Calendário do sistema TraceGP. A nova versão foi desenvolvida com o objetivo de disponibilizar as organizações e gerentes de projeto funcionalidades para aperfeiçoar o gerenciamento das áreas de conhecimento de Tempo e Recursos Humanos e, permitir o Planejamento Estratégico através das novas funcionalidades de BSC – “Balanced Score Card”. O novo conjunto de funcionalidades consolida o “UNIVERSO TraceGP” - como principal aliado das organizações na automação de processos, serviços e gestão do trabalho como um todo.

Equipe TraceGP

3


Versão Calendário

APRESENTAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES

1 Funcionalidades de Calendário As novas funcionalidades para controle de calendário foram desenvolvidas com o objetivo principal de proporcionar aos gestores funcionais e de projetos um maior conjunto de recursos para o gerenciamento da alocação e, do conhecimento técnico da equipe. Agora é possível definir feriados, carga horária por profissional e por projeto além de realizar o planejamento do cronograma a partir de papéis.

1.1 Definição de Calendários O sistema permite a definição de até 4 calendários facilitando o planejamento e a gestão sobre a equipe. • Calendário Base do Sistema: Definição de calendário padrão com carga horária diária default e feriados; • Calendário de Usuários: Possibilidade de especializar o calendário para cada usuário definindo períodos individuais como férias e licenças; • Calendário de Projeto: Possibilidade de definir um calendário para cada projeto especificando períodos úteis de acordo com os cenários de cada projeto; • Calendários de Recursos nos Projetos: Este calendário permite que se defina modificações no calendário do projeto específico de um recurso.

4


Versão Calendário

1.2 Gestão de Recursos Humanos em Projeto O gerenciamento de equipes ganhou novas e importantes funcionalidades a partir da disponibilização das ferramentas de gerenciamento de recursos. Controlar tempo e ter visões sobre as alocações dos profissionais ficou muito mais fácil através das visualizações em forma de calendário e das novas barras indicadoras!

A gestão de conhecimentos profissionais também ganhou novas funcionalidades com o acréscimo do papel “Gerente do Recurso” e a estruturação de um “workflow” para a aprovação de avaliações desempenho.

5


Versão Calendário

1.3 Novos Recursos de Planejamento de Tempo em Projetos Otimizar a alocação dos profissionais foi a principal premissa no desenvolvimento das novas funcionalidades de controle de alocação em projetos. Todo o planejamento de tarefas agora está vinculado a uma regra de alocação, que define a forma como as horas serão distribuídas ao longo da duração da tarefa. • Alocação linear pelo calendário do projeto: O sistema distribui as horas da tarefa linearmente de acordo com os dias úteis do projeto; • Alocação linear pelo calendário do recurso: O sistema distribui as horas da tarefa linearmente de acordo com as horas úteis do profissional no projeto; • Alocação de acordo com limite horas por dia: Essa opção realiza a distribuição das tarefas conforme o limite de horas definidas no momento da alocação do recurso; • Alocação Manual: Permite que a alocação das tarefas seja definida individualmente(por data, recurso e tarefa), garantindo uma maior flexibilidade de planejamento. • Alocação o “Mais Breve Possível”: O sistema reorganiza as datas de planejamento das tarefas (com o mesmo tipo de restrição) considerando a alocação já existente do profissional designado e evitando superalocação.

1.4 Integração entre a WBS e Cronograma Agora é possível exportar o planejamento de pacotes de trabalho realizado através da WBS para o cronograma e, assim, iniciar a sua decomposição em unidades de trabalho menor.

6


Versão Calendário

1.5 Novos diagramas de Rede e Gantt As tradicionais ferramentas para a gestão de tempo foram reformuladas com o objetivo de permitir uma maior visibilidade e acrescentar benefícios a gestão.

Agora no cronograma, as entidades que constituem o caminho crítico são apresentadas em negrito para facilitar a visualização e assim possibilitar o controle de seu projeto, e assim identificar as tarefas que podem afetar a data de término do projeto e, assim, descobrir se ele terminará no prazo.

7


Versão Calendário

1.6 Dependência entre Projetos Agora é possível estabelecer relacionamento de dependências entre projetos permitindo maior flexibilidade na condução de projetos ou programas que envolvam o relacionamento entre as áreas. Indique a dependência entre qualquer tipo de entidade, seja ela Projeto, Atividade ou Tarefa. Através da coluna “Pred. Externas” é possível conferir o “Id” e fica visível a relação entre elas.

1.7 Desenho gráfico de Workflow O mapeamento dos processos organizacionais agora pode ser realizado através de interface gráfica. A versão Calendário do sistema TraceGP disponibiliza aos usuários uma nova ferramenta de gestão desenho de fluxos proporcionando que os processos sejam mapeados graficamente.

8


Versão Calendário

2 Funcionalidades de BSC Percebeu-se, em nível estratégico, a necessidade de se promover a sinergia entre os objetivos organizacionais e seus processos, promovendo a rastreabilidade e visibilidade entre o mapa estratégico seus objetivos e as ações que compõem os planos de ação. A nova versão apresenta funcionalidades que permitem trabalhar o planejamento estratégico das organizações através de definição dos objetivos, indicadores, metas e planos de ação alinhados com a metodologia de BSC –Balanced Scorecard.

2.1 Definição do Mapa Estratégico O sistema permite que sejam estruturados os mapas estratégicos contemplando os objetivos do Planejamento Estratégico da Organização.

9


Versão Calendário

Através de uma interface bastante amigável, baseada em conceitos como “drag-and-drop” que agilizam a definição dos seus componentes, esta funcionalidade permite a livre definição de perspectivas, objetivos estratégicos, metas, planos de ação e indicadores.

Alinhe o planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa, estruture planos de ação e gerencie seus objetivos através de indicadores, gráficos e gestão por metas.

10


Versão Calendário

CONTATO COMERCIAL +55 51 2101.6900 comercial@tracesistemas.com.br

CONTATO TÉCNICO +55 51 2101.6914 suporte@tracegp.com.br http://www.tracesistemas.com.br http://www.tracegp.com.br

TraceGP - Obtendo Resultados  

Calendário para alocação de recursos, mapa estratégico, BSC,... Confira a nova versão do TraceGP.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you