Issuu on Google+

Página 02 - 20 de julho de 2011

ACONTECE ABC Empresa de Comunicação Avenida Fortuna, 132 cj 2, Centro Ribeirão Pires CEP: 09400-320 Telefone: (11) 4825-6325 redacao@aconteceabc.com.br

Diretor de Redação e Jornalista Responsável

Departamento Comercial e Anúncios

Thiago Quirino MTB 61.451

Vera Portari

Assessoria Jurídica Alessandra Maciotta

Impressão Diário Lance!

Tiragem e Distribuição 5.000 exemplares distribuidos gratuitamente em Ribeirão Pires e em Rio Grande da Serra

Colaboradores Lilo Alonso Paulino Paiva

Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião do Conselho Editorial

Charge

A oportunidade da Cidade Limpa Opor tunidade. Talvez essa seja solução criada pela Lei Cidade Limpa, em vigor na cidade de Ribeirão Pires desde o último 1º de abril. Oportunidade não para o profissional que trabalhava com propaganda que agora está proibida, mas para algumas poucas pessoas que trouxeram um novo veículo de comunicação para a cidade, a ACIARPTV, como solução para os comerciantes. A Lei Cidade Limpa poderia ter sido elaborada de outra forma, visando evitar ou diminuir o prejuízo das pessoas que viviam de atividades relacionadas à publicidade de outdoors. Em tese, as leis buscam sempre o Interesse Público, ou seja, a satisfação dos interesses da maioria, mesmo que para isso uma minoria tenha que ser pre-

judicada. No entanto, a Lei Cidade Limpa retira do mercado empresas que eram especializadas num ramo de atividade, acabando com o sustento de muitas pessoas que viviam deste trabalho sem fornecer nenhuma forma de transação para esses profissionais. Seria tais perdas o interesse público a ser atingido com essa lei? A própria Constituição Federal garante ao cidadão o acesso à livre iniciativa, ou seja, a possibilidade de qualquer pessoa desenvolver uma atividade que não seja ilegal. O impedimento de divulgar informação em espaços publicitários fere esse direito assim como a Liberdade de Expressão. E quando menos se espera, surge uma empresa, ligada à Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, promovendo a criação de um canal publicitário, levando

Contatos com a Redação Comunicados devem ser enviadas com identificação, assinatura, endereço e telefone do remetente e poderão ser editadas para adaptar-se ao espaço reservado. Cartas e e-mails sem a devida identificação serão desconsiderados. O Jornal ACONTECE ABC se reserva no direito de selecionar o que deve ser publicado.

ao comerciante, além do gasto com a adequação da fachada de seu estabelecimento, cerca de R$ 1000,00 mensais para que sua propaganda seja veiculada em pouco mais de 10 televisores no centro da cidade. Durante a apresentação de lançamento da ACIARPTV, foi dito que esse canal é muito superior ao uso de jornais, por exemplo. Porém, aqui vai uma pergunta. Os 10 televisores chegam aos bairros, mesmos aos mais afastados? Semanalmente, os jornais impressos de Ribeirão Pires chegam a uma margem de 100 mil exemplares distribuídos gratuitamente, atingindo grande parte da população, desde as áreas centrais às mais distantes. Um canal de TV não possui esse poder e mostra-se apenas como um recurso oportunista para se lucrar com uma lei que pouco colaborou com o progresso da cidade.

ACONTECE nos Bastidores Uma possível briga interna no PV de Ribeirão Pires pode ter distanciado o presidente do partido, José Valentim Serafim, do prefeito Clóvis Volpi. Este está sendo assediado por partidos do grupo governista que querem atrair o verde. Serafim, no entanto nega que exista qualquer desentendimento.

Uma saída para Volpi seria regressar para seu antigo partido, o PSDB, que também andou flertando com o prefeito a fim de trazê-lo de volta ao ninho. Volpi aguarda apenas a decisão do Congresso Nacional que permitiria a troca de partido sem que isso acarrete na perda do mandato.

Enquanto Volpi pensa em sair do PV, outros querem entrar. Em Rio Grande da Serra, o vereador petista Cleson Alves de Souza andou anunciando que até setembro deixará o partido, mostrando que o PT municipal anda em crise desde Claudinho da Geladeira autointitulou-se pré-candidato ao Paço.

O vice-presidente da república, Michel Temer (PMDB), está acertando sua agenda para vir a Ribeirão Pires no final de agosto. Esta data será o dia da filiação do vereador Saulo Benevides no partido e sua oficialização como pré-candidato a prefeito pela legenda. Temer vem dar seu apoio.

Turini é o novo reforço do Partido Social Cristão. Membro da Igreja Batista, trabalha na indústria química há 40 anos. Formado em Engenharia Mecânica, Física e Matemática. Foi profesoor no Estado por mais de 15 anos. Fará parte da executiva do partido e tem como meta moralizar a política em Ribeirão Pires e região.


Jornal ACONTECEW ABC edição #8