Page 1


APRESENTAÇÃO UNILASALLE

Com uma sólida trajetória acadêmica, o Centro Universitário La Salle - Unilasalle - consolida-se como uma importante referência na área do ensino superior do Sul do Brasil, disponibilizando à comunidade mais de 30 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, além de Programas de Mestrado, Especialização, Extensão e Pesquisa. Inspirado nos princípios de São João Batista de La Salle, o Unilasalle mantém na sua essência o compromisso com a responsabilidade social através da realização de projetos que promovam a cidadania e a difusão das tecnologias sociais, em especial a da Economia Solidária. O Unilasalle faz parte da Associação Internacional de Universidades Lassalistas - AIUL, que reúne 73 instituições de ensino superior distribuídas em 23 países e integra uma rede de educação mundial, presente em mais de 80 países em todos os continentes.


VOCÊ JÁ SABE QUE GRADUAÇÃO FAZER?

Bacharelado, licenciatura ou tecnólogo? Conhecer bem a diferença entre essas três modalidades de cursos de graduação é imprescindível para guiar a sua escolha profissional. Conheça cada um dos tipos de graduação.

B BACHARELADO

Aprofundando a teoria e a prática profissional: O bacharelado habilita o graduando para o mercado de trabalho, proporcionando ao estudante, durante o curso, o aprofundamento de matérias mais teóricas e básicas, sem deixar de lado a vivência da prática. O bacharel também fica mais habilitado para seguir uma carreira de pesquisa depois da graduação, fazendo um Mestrado ou Doutorado. Os cursos em média têm duração de 4 anos.


LICENCIATURA

T TECNÓLOGO

Um profissional mais focado na prática: O tecnólogo é o profissional que vai direto ao ponto. Busca a graduação para aprender a prática da profissão e, consequentemente, é absorvido mais rapidamente pelo mercado de trabalho, pois a duração do curso tem uma média de 2 anos. O tecnólogo tem uma formação mais específica e focada em uma área bem determinada.

VOCÊ JÁ SABE QUE GRADUAÇÃO FAZER?

L

Aquele que aprende a ensinar: O licenciado é o profissional com capacitação para ensinar. Ele terá uma formação parecida com a do bacharel, no entanto, terá disciplinas específicas de metodologia de ensino e didática. A duração do curso, em média, é de 4 anos.


Informação e Comunicação Tecnólogo em Redes de Computadores Tecnólogo em Sistemas para Internet

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Ciências Biológicas Ciências Biológicas - Bacharelado Ciências Biológicas - Licenciatura Produção Cultural e Design Tecnólogo em Design de Produto Tecnólogo em Design Gráfico Ciências Humanas Psicologia História - Bacharelado História - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura Relações Internacionais - Bacharelado Teologia - Bacharelado Ciências Sociais Aplicadas Administração Ciências Contábeis Direito Turismo Ciências Exatas e da Terras Ciência da Computação - Bacharelado Química - Licenciatura Química - Bacharelado


Ciências da Saúde Enfermagem Nutrição Fisioterapia Educação Física - Bacharelado Educação Física - Licenciatura

Engenharias Engenharia Ambiental Engenharia de Telecomunicações Engenharia de Computação Engenharia de Produção Engenharia Química Engenharia Civil

Gestão e Negócios Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos Tecnólogo em Gestão Financeira Tecnólogo em Logística Tecnólogo em Marketing Tecnólogo em Processos Gerenciais Tecnólogo em Gestão Comercial Tecnólogo em Eventos

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Linguística, Letras e Artes Letras - Licenciatura


TECNÓLOGO EM

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES

T

Como é o profissional de Redes de Computadores? Assim como todo o profissional da área de tecnologia da informação, quem cursar o Tecnólogo em Redes de Computadores precisa ter um bom raciocínio lógico, gostar de ciências exatas, ser atento a detalhes e ter facilidade de concentração. É imprescindível saber se comunicar, pois mesmo tendo um perfil técnico, este profissional trabalhará diretamente com o atendimento de clientes. Tem uma formação focada na prática do mercado de trabalho. Onde trabalha o profissional de Redes de Computadores? Em empresas de telefonia celular ou que desenvolvam equipamentos de transmissões de dados, Redes de Computadores, Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Trabalha no desenvolvimento de projetos e também em campo, supervisionando ou fazendo instalações. O profissional de Redes de Computadores do Unilasalle Durante sua formação trabalha e participa de eventos integrados com os demais cursos da área de tecnologia de informação do Unilasalle. É indicado para estágios e oportunidades profissionais em empresas parceiras. Dispõe de 10 laboratórios de tecnologia da informação, sendo um deles 24h (disponível para alunos que não possuem máquinas apropriadas em casa para a realização de trabalhos).


TECNÓLOGO EM

SISTEMAS PARA INTERNET

Onde trabalha o profissional de Sistemas para Internet? Em empresas de desenvolvimento de software como projetista/engenheiro de sistemas ou como programador/desenvolvedor. Além desses cenários, o profissional também poderá exercer suas atividades em instituições públicas ou privadas, desenvolvendo portais de serviços para a Web e para intranets. O profissional de Redes de Sistemas para Internet do Unilasalle Durante sua formação trabalha e participa de eventos integrados com os demais cursos da área de tecnologia de informação do Unilasalle. É indicado para estágios e oportunidades profissionais em empresas parceiras. Dispõe de 10 laboratórios de tecnologia da informação, sendo um deles 24h (disponível para alunos que não possuem máquinas apropriadas em casa para a realização de trabalhos).

T

SISTEMAS PARA INTERNET

Como é o profissional de Sistemas para Internet? É um profissional com pensamento lógico evoluído, estratégico e criativo, com um perfil de desenvolvimento de soluções de software para os diversos cenários nos quais a Web pode ser usada como plataforma de desenvolvimento ou de negócios. O profissional de sistemas para Internet não é só um programador: precisa entender a necessidade do cliente e saber se comunicar, além de poder exercer um perfil de liderança de equipes.


BACHARELADO EM

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

B

Como é o biólogo? Preocupado com a natureza e o com tudo que está em seu entorno, o biólogo é um eterno inquieto, que não se cansa de questionar e transformar a sua realidade. Tem facilidade para trabalhar em equipe e argumentos técnicos para defender seu posicionamento, promovendo a preservação e educação em prol do meio ambiente e do ser humano como um todo. Onde trabalha o biólogo? Atua em diversas entidades e organizações, públicas ou privadas, ou ainda como profissional autônomo desenvolvendo pesquisa, estudos, relatórios e prestação de serviços ambientais (consultoria, planejamento, avaliação e gerenciamento), elaboração de projetos para preservação da biodiversidade e educação ambiental, entre outras atividades definidas pelo Conselho Federal de Biologia. O biólogo do Unilasalle Tem uma formação com ênfase no meio ambiente e biodiversidade, atuando intensamente na parte prática, com 25% do currículo dedicado a saídas de campo, especialmente em Botânica, Ecologia e Zoologia. Usufrui das estruturas dos Laboratórios de Microscopia, Microbiologia, Biologia aplicada, Manejo, Fisiologia, e do Museu de Ciências Naturais. Tem acompanhamento individual em questões acadêmicas e de colocação profissional.


LICENCIATURA EM

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Onde trabalha o biólogo? Docência nos Ensinos Fundamental e Médio, educação ambiental, pesquisa, prestação de serviços, elaboração e análise de projetos (nas diversas áreas do conhecimento biológico, desde comprovada a capacitação técnica de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Biologia). O biólogo do Unilasalle Usufrui das estruturas dos Laboratórios de Microscopia, Microbiologia, Biologia aplicada, Manejo, Fisiologia, e do Museu de Ciências Naturais. Desenvolve vivências práticas através de diversas atividades de campo ao longo do curso. Tem acompanhamento individual em questões acadêmicas e de colocação profissional, principalmente em estágios nas escolas da Rede La Salle.

L

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Como é o biólogo? Tem um perfil questionador e tem a preocupação em tornar acessível o seu conhecimento técnico para as novas gerações através da educação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. É preocupado com a natureza e o com tudo que está em seu entorno, atuando ativamente em prol da construção de uma sociedade ambientalmente correta. Acredita na educação e no poder da conscientização para transformar a realidade de sua comunidade e do mundo.


TECNÓLOGO EM

DESIGN GRÁFICO

DESIGN GRÁFICO

T

Como é o designer gráfico? Interessado em artes, comunicação e novas tecnologias da informação. É criativo e inovador e gosta de fotografia e design. Dinâmico, esse profissional trabalha com competências múltiplas e sabe trabalhar individualmente e em equipe, tendo bom relacionamento com clientes e profissionais de diversas áreas. Onde trabalha o designer gráfico? Atua em agências de publicidade e propaganda, escritórios de design, veículos de comunicação, empresas jornalísticas e cinematográficas, gráficas e quaisquer outras empresas que trabalhem com comunicação visual. Pode ser profissional autônomo, prestando consultoria e assessoria técnica para empresas na área da comunicação visual. O designer gráfico do Unilasalle Usufrui de parcerias com indústrias e empresas, desenvolvendo projetos integrados com a realidade do mercado. Durante o curso tem aulas em laboratórios com tecnologia específica para o curso.


TECNÓLOGO EM

DESIGN DE PRODUTO

Onde trabalha o designer de produto? Atua em indústrias moveleiras, de plástico, de metal mecânico, agências de publicidade, estúdios gráficos, escritórios de design, consultoria na área de gestão de design e ecodesign. Tem uma formação direcionada ao mercado de trabalho. O designer de produto do Unilasalle Usufrui de parcerias com indústrias e empresas, desenvolvendo projetos integrados com a realidade do mercado. Durante o curso tem aulas em Laboratório de Informática com tecnologia específica, Laboratório de Modelagem, Laboratório de Moldes e Maquetes e Salas de Desenho.

T

DESIGN DE PRODUTO

Como é o designer de produto? Criativo, inovador, empreendedor e sem medo de correr riscos. Propõem produtos arrojados e inéditos para facilitar a vida das pessoas, por isso precisa pesquisar e estar atento a novas tendências provenientes de fontes formais e alternativas. Sabe vender sua ideia e seu produto, caracterizado por um perfil persuasivo. Trabalha com protótipos e modelos, é curioso e inventivo.


BACHARELADO EM

HISTÓRIA

HISTÓRIA

B

Como é o historiador? Gosta de ler e pesquisar e está aberto a desconstruir realidades para compreender processos históricos de diferentes culturas em diferentes espaços de tempo. É curioso, investigador e faz uma releitura de fatos, atento a detalhes e considerando o contexto em que o fato está inserido. Preserva e considera a importância de documentos, registros e expressões culturais, valorizando a integração com a comunidade local e regional. Onde trabalha o historiador? Em instituições de pesquisa, museus, bibliotecas, consultoria especializada e assessoria cultural. O historiador do Unilasalle Saídas a campo complementam a formação teórica, além de acesso a bibliografia e materiais imprescindíveis para o estudo no Museu e Arquivo Histórico La Salle. Acompanhamento personalizado em sala de aula e na colocação para estágios e oportunidades profissionais.


LICENCIATURA EM

HISTÓRIA

Onde trabalha o historiador? Como docente em instituições de Ensino Fundamental e Médio. O historiador do Unilasalle Saídas a campo complementam a formação teórica, além de acesso a bibliografia e materiais imprescindíveis para o estudo no Museu e Arquivo Histórico La Salle. Acompanhamento personalizado em sala de aula e na colocação para estágios nas escolas da Rede La Salle e outras instituições de ensino.

L

HISTÓRIA

Como é o historiador? Gosta de ler, pesquisar e compartilhar seu conhecimento, ensinando crianças, adolescentes e adultos. É curioso, investigador e faz uma releitura de fatos, atento a detalhes e considerando o contexto em que o fato está inserido. Preserva e considera a importância de documentos, registros e expressões culturais, valorizando a integração com a comunidade local e regional.


BACHARELADO EM

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

B

Como é o psicólogo? Gosta de ler, pesquisar e tem curiosidade constante sobre o ser humano e a evolução de suas relações em diferentes contextos. É observador, cuidadoso e gosta de acompanhar as diferentes fases de desenvolvimento da pessoa. Interpretativo, discreto, está sempre em busca de novos referenciais e informações para compreender o mundo e as relações humanas. Onde trabalha o psicólogo? Atua em hospitais, escolas, órgãos públicos, clínicas e empresas, prestando consultoria nas áreas de recursos humanos, em equipes multiprofissionais, postos de saúde e na área forense. Pode também atuar como pesquisador nas mais diferentes áreas. O psicólogo do Unilasalle Trabalha a teoria aliada à prática no Laboratório de Psicologia, com estrutura de sala de observação e sala de espelhos. Presta atendimentos nas Clínicas Integradas, interagindo com acadêmicos e profissionais de outras áreas da saúde, além de ter acompanhamento personalizado em sala de aula e orientação para estágios.


LICENCIATURA EM

PEDAGOGIA

Onde trabalha o pedagogo? Em sala de aula de escolas públicas e particulares, atuando na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Também pode ser educador de instituições de atendimento à criança e ao adolescente, como ONG´s ou programas sociais e/ou filantrópicos. O pedagogo do Unilasalle Tem o diferencial de integrar um curso com tradição de 35 anos em Canoas, consolidado entre a comunidade e vinculado a grupos de pesquisa do Mestrado em Educação. Tem acesso a uma Biblioteca com referenciais teóricos essenciais para seu crescimento como pedagogo e a oportunidade de estagiar em escolas da Rede La Salle e outras conveniadas.

L

PEDAGOGIA

Como é o pedagogo? Uma pessoa que ama aprender, pois para ensinar, é preciso estar constantemente aberto a novos conceitos e práticas. Gosta de ler e de criar alternativas diferenciadas para ensinar crianças, adolescentes e adultos. É um profissional que não espera coisas prontas e encara a construção do aprendizado como um desafio positivo.


BACHARELADO EM

TEOLOGIA

TEOLOGIA

B

Como é o teólogo? É o leigo, a leiga, o religioso, a religiosa que estuda as religiões tendo como princípio a sua fé e atuação religiosa na sociedade. Tem como base de estudo o conteúdo da fé cristã na área Bíblica, Sistemática e Pastoral, com perspectiva ecumênica, mas observa outras crenças em seu ponto de vista cultural e pedagógico. É atuante em sua comunidade, estudioso, questionador sobre a sua e as demais existências e tem um olhar interdisciplinar. Onde trabalha o teólogo? Pode ser professor em colégios particulares na disciplina de Ensino Religioso, presta assessoria de equipes de liturgia, em catequese e comunidades em todos os conteúdos ligados à fé cristã. Formação de lideranças nas comunidades, pastorais sociais e movimentos sociais. Também atua na formação complementar para outras áreas, quando agregado a outro curso de graduação. O teólogo do Unilasalle Tem uma formação com base na filosofia cristã, com uma matriz curricular que dá a oportunidade de vivenciar a dimensão ecumênica, contato e diálogo com outras religiões. Tem atendimento personalizado do Corpo Docente e proximidade com a obra lassalista que oportuniza a vivência da prática teológica em escolas, comunidades eclesiais, ação solidária e entidades assistenciais.


BACHARELADO EM

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Onde trabalha o internacionalista? Poderá desenvolver trabalho autônomo como consultor, ou em empresas privadas (diplomacia empresarial ou consultoria) e organizações não governamentais. Na esfera pública poderá exercer a função de diplomata ou oficial de chancelaria, além de atuar em órgãos estaduais e municipais (paradiplomacia) e agências de governo. Pode atuar também na carreira pública internacional, em organizações internacionais como o MERCOSUL e a ONU. O internacionalista do Unilasalle Desfruta diretamente dos benefícios de integrar uma rede mundial, tendo contato com alunos e professores de mais de 80 países, vivenciando a prática das relações internacionais. Possui uma formação interdisciplinar, interagindo com os cursos de Direito, História, Economia e Administração. A formação oferecida pelo Unilasalle prepara um profissional apto a atuar em qualquer uma das áreas listadas e com capacidade para atender às exigências do mundo atual.

B

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Como é o internacionalista? É um negociador nato, mediando as relações privadas ou estatais em ambientes que envolvam diferentes culturas e opiniões. Encara o diferente como a soma de potenciais, valorizando a identidade de cada povo. É flexível, possui boa capacidade de comunicação em vários níveis, e busca acumular conhecimento e vivências necessárias à compreensão do mundo. Possui formação diversificada nas áreas da história, direito, política e economia, reunindo esses saberes e aplicando-os de forma empreendedora e estratégica.


BACHARELADO EM

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

B

Como é o administrador? Sabe enxergar organizações e empresas como um todo, podendo gerenciar setores ou ser membro da alta direção, definindo rumos e estratégias. É organizado, estratégico, empreendedor e tem bom relacionamento interpessoal. Pode atuar em diferentes setores e cargos, por isso, tem um perfil sistêmico. Onde trabalha o administrador? Em instituições públicas e privadas, realizando atividades de planejamento, organização, implementação e controle para o gerenciamento das pessoas, da produção, do mercado de atuação e dos recursos financeiros, patrimoniais, materiais e tecnológicos envolvidos no processo de gestão. O administrador do Unilasalle Integra a teoria e prática em diferentes disciplinas através de visitas a empresas e viagens nacionais e internacionais onde é aprimorado o conhecimento teórico a partir da prática em diferentes realidades de mercado. A prática pode ser exercitada também na Sinergia Empresa Júnior do Unilasalle, com supervisão de um professor, onde o acadêmico tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em casos reais de empresas da comunidade.


BACHARELADO EM

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Onde trabalha o contador? Na organização e execução de serviços regulamentados e autorizados legalmente a um contador em empresas e organizações privadas. Atuação no setor público como Contador, Auditor Fiscal de Tributos e outros cargos que exijam o diploma. Assessoria nas áreas financeira, contábil, tributária e de controladoria como profissional autônomo. O contador do Unilasalle Contato com a realidade prática da Contabilidade através do uso de softwares didáticos de contabilidade específico para didática, realização de atividades integradas com demais cursos das Ciências Sociais Aplicadas, acompanhamento personalizado ao aluno e na colocação em estágios. Todo o quadro docente é atuante no mercado de trabalho.

B

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Como é o contador? Gosta de números, sabe trabalhar com sigilo e discrição, além de ter facilidade de comunicação e versatilidade para fazer relatórios e análises. Atualizado sobre dados financeiros e do mundo dos negócios o contador é organizado, lógico e proativo.


BACHARELADO EM

DIREITO

DIREITO

B

Como é o bacharel em direito? Curioso, com perfil investigativo, que goste de encarar boas horas de leitura e saiba a importância da atualização constante. Além disso, esse profissional tem um perfil social e valoriza a transformação da realidade através da mediação e solução de conflitos. Irá perpassar diversas áreas e conhecimentos diversificados, tendo uma visão holística das ciências jurídicas e suas correlatas relacionadas a diferentes tempos históricos. Onde trabalha o bacharel em direito? Quando graduado, é bacharel em ciências jurídicas, precisando realizar a prova da OAB para ter o título de advogado. A partir daí atuará em assessorias jurídicas, ou como profissional autônomo nas diferentes áreas do direito. Poderá também ingressar nas carreiras da Magistratura, do Ministério Público, Segurança Pública, Defensoria Pública, Procuradorias e outras da Administração Direta e Indireta, que exijam formação jurídica. O bacharel em direito do Unilasalle Alia a teoria e a prática desde o primeiro semestre do curso através de sete estágios de prática simulada e dois de práticas reais, presentes no currículo. Atua no Laboratório Jurídico, no Núcleo de Prática Jurídica e no Juizado Especial Cível, todos localizados no Campus do Unilasalle.


BACHARELADO EM

TURISMO

Onde trabalha o turismólogo? Atua em organizações públicas e privadas, organizações não governamentais, planejando e organizando a gestão do turismo. Pode trabalhar em empresas de transporte, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, empreendimentos de lazer e de cultura, espaços de gastronomia e outros. O turismólogo do Unilasalle Tem uma formação generalista, tendo capacitação nas diversas áreas do Turismo. Estágios desde o primeiro semestre do curso, em agências, hotéis e área pública. Usufrui do Laboratório do Curso de Turismo, Unilasalletur, onde presta informações turísticas, organiza viagens e eventos. Faz saídas de campo, visitando e observando potenciais turísticos em diferentes municípios.

B

TURISMO

Como é o turismólogo? É organizado, informado, atento ao cliente e em como satisfazer suas expectativas quando visita um novo lugar a trabalho ou a lazer. Sabe identificar e explorar o potencial de cada localidade, tendo visão estratégica e empatia para comunicar bem suas projeções. É comunicativo, proativo e sabe encontrar soluções inteligentes em situações inesperadas.


BACHARELADO EM

QUÍMICA

QUÍMICA

B

Como é o químico? Tem perfil investigativo, gosta de ler e trabalhar em ambiente de laboratório. Precisa gostar do trabalho em equipe e ter uma visão interdisciplinar. Gosta de fazer descobertas, colocar em prática e experimentar aquilo que estuda na teoria, integrando novas tecnologias e recursos de informática no ambiente de laboratório. Onde trabalha o químico? Em laboratórios químicos na execução e acompanhamento de análises, preparo e manipulação de produtos químicos, desenvolvimento de tecnologia nos processos produtivos, tratamento de matérias-primas e resíduos ou efluentes, em indústrias, órgãos públicos e institutos de pesquisa. O químico do Unilasalle É incentivado a uma formação de integração entre teoria e prática, através de estágios e de orientação, nos laboratórios de graduação e no laboratório de química direcionado para pesquisa. Nesse espaço de pesquisa estão inseridos os laboratórios de análises físico-químicas, microbiologia, absorção e cromatografia. Possui ainda sala de apoio à pesquisa, equipada para acadêmicos, pesquisadores e bolsistas de iniciação científica.


LICENCIATURA EM

QUÍMICA

Onde trabalha o químico? Como docente em escolas particulares e públicas de Ensino Fundamental e Médio. O químico do Unilasalle É incentivado a uma formação de integração entre teoria e prática, através de estágios e de orientação. Usufrui do ambiente de aprendizagem nos laboratórios de graduação e no laboratório de química direcionado para pesquisa. Nesse espaço de pesquisa estão inseridos os laboratórios de análises físico-químicas, microbiológia , absorção e cromatografia. Possui ainda sala de apoio à pesquisa, equipada para acadêmicos, pesquisadores e bolsistas de iniciação científica, além de acesso a estágios em escolas de toda a Rede La Salle.

L

QUÍMICA

Como é o químico? Tem perfil investigativo, gosta de ler e trabalhar em ambiente de laboratório. Gosta de fazer descobertas, colocar em prática e experimentar aquilo que estuda na teoria, integrando novas tecnologias e recursos de informática no ambiente de laboratório, repassando todo o seu ensinamento através de metodologias acessíveis para aqueles que não têm o mesmo conhecimento que o seu.


BACHARELADO EM

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

B

Como é o cientista da computação? É curioso e investigativo e quer entender o funcionamento de softwares e aprender a desenvolvê-los. Tem um bom raciocínio lógico e capacidade de prever as consequências de diferentes fatos, formulando soluções para situações imprevistas. Tem um pensamento holístico, perfil pesquisador e pró-atividade para propor novas alternativas na área. Enxerga a computação como uma ciência e estuda suas implicações e transversalidades. Onde trabalha o cientista da computação? Em empresas de tecnologia da informação, especificando, desenvolvendo e avaliando softwares básicos e aplicativos. Projeta, implanta e gerencia redes de computadores e sistemas distribuídos. Estrutura ambientes, sistemas e recursos de informática. Também pode ser consultor, gerenciar empresas de tecnologia da informação ou seguir a carreira acadêmica, dedicando-se à pesquisa em nível de pós-graduação. O cientista da computação do Unilasalle Tem rápida inserção no mercado de trabalho, principalmente pelo contato e desenvolvimento de parcerias com empresas de referência na área. Participa de eventos integrados com os demais cursos da computação, o que permite atualização constante e troca de experiências. Dispõe de 10 laboratórios de tecnologia da informação, sendo um deles 24h (disponível para os alunos realizarem seus trabalhos e estudos).


LICENCIATURA EM

LETRAS

Onde trabalha o licenciado em Letras? As três habilitações (Inglês/Português/Português e Espanhol) podem atuar na docência e pesquisa ou como profissional em organizações ou autônomo na produção e correção de textos. Também pode atuar como intérprete e em diversas situações de comunicação. O licenciado em Letras do Unilasalle Tem formação reconhecida, pela tradição e inserção do Curso de Letras em eventos e atividades de Canoas. Tem acompanhamento individual na busca de estágios e encaminhamento profissional. Usufrui de um Laboratório de Línguas com sistema de áudio e vídeo. É incentivado a realizar criações artísticas.

L

LETRAS

Como é o licenciado em Letras? Assim como a linguagem, o profissional que faz o curso de Letras precisa se adaptar às mudanças e utilizar as regras como referenciais e não amarras. É observador e pesquisador, zelando pela adequação de uso da língua e auxiliando as pessoas a assim fazê-lo.É dedicado, criativo, dinâmico e atento às novas tendências da língua.


BACHARELADO EM

EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA

B

Como é o bacharel em educação física? Tem olhar atento para o ser humano, com perfil de cuidador e educador, pois sabe a importância da orientação para a correta prática de exercícios físicos. É atento, paciente e motivador, sensível às necessidades e perfil de cada indivíduo. Gosta de trabalhar em equipe e sabe escutar. É atualizado e busca referenciais interdisciplinares referentes à saúde, doenças, à ciência do desporto e a novas tecnologias relacionadas a elas. Onde trabalha o bacharel em educação física? Atua em centros de saúde, clínicas e hospitais, unidades básicas de saúde, empresas e organizações gestoras de esporte e lazer, sejam elas públicas e particulares. Pode trabalhar em academias, clubes e centros de recreação e lazer, assim como em laboratórios de pesquisa e avaliação física, hotéis, spas, condomínios residenciais ou como profissional autônomo prestando treinamentos individuais e personalizados. O bacharel em educação física do Unilasalle Tem reconhecimento pela tradição e formação de profissionais que se destacam no mercado de trabalho. Atua no Centro Saúde Escola em Nova Santa Rita e em hospitais, integrado a outros cursos da saúde, tendo uma visão sistêmica de seu trabalho na promoção da qualidade de vida do indivíduo. Tem aulas nos Laboratórios de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Cinesiologia, Bioquímica e Microbiologia. Dentre os conhecimentos específicos, estuda a associação entre doença, tratamento medicamentoso e exercício físico, como, por exemplo, na diabetes e na hipertensão.


LICENCIATURA EM

EDUCAÇÃO FÍSICA

Onde trabalha o licenciado em educação física? Planejando, executando e avaliando a disciplina de Educação Física nas escolas de Educação Infantil, ensino Fundamental e Médio. O licenciado em educação física do Unilasalle Tem reconhecimento por sua tradição e formação de profissionais que se destacam no mercado de trabalho. Atua no Centro Saúde Escola, integrado a outros cursos da saúde, tendo uma visão sistêmica de seu trabalho na promoção da qualidade de vida do indivíduo. Tem aulas nos Laboratórios de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Cinesiologia, Bioquímica e Microbiologia. Tem acesso facilitado a estágios em toda a rede de colégios lassalistas.

L

EDUCAÇÃO FÍSICA

Como é o licenciado em educação física? Tem olhar atento e cuidadoso para o ser humano, com perfil de educador de crianças, adolescentes e adultos. É atento, paciente e motivador, sensível às necessidades e perfil de cada indivíduo. Gosta de trabalhar inserido no contexto da educação básica, promovendo atividades integradoras e relacionadas ao esporte e lazer. É atualizado e busca referenciais interdisciplinares referentes à saúde, à ciência do desporto e a novas tecnologias relacionadas a elas.


BACHARELADO EM

ENFERMAGEM

ENFERMAGEM

B

Como é o enfermeiro? Cuida e assiste, administra e gerencia, além de ter interesse pela pesquisa e o ensino. O enfermeiro precisa gostar de pessoas e ter cuidado, além de liderança e habilidades na comunicação. Também fazem parte de suas características a atitude positiva, autonomia, autoconfiança e gosto pelo conhecimento científico. Onde trabalha o enfermeiro? Em todo o sistema de saúde público ou privado, nos diferentes níveis de atenção à saúde, em clínicas onde existir serviço de atendimento à saúde, em empresas, auditorias e em instituições de ensino. O enfermeiro do Unilasalle Vivencia uma prática comprometida com as necessidades de saúde da população , tendo convênios para estágios em instituições de saúde de Porto Alegre, Nova Santa Rita, Canoas e Esteio. Tem à disposição os laboratórios de Enfermagem, Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Patologia e Farmacologia além de vivenciar a prática profissional no Centro Saúde Escola em Nova Santa Rita e nas Clínicas Integradas de Saúde do Unilasalle.


BACHARELADO EM

FISIOTERAPIA

Onde trabalha o fisioterapeuta? O profissional pode atuar em centros de reabilitação, hospitais públicos e privados, clínicas públicas e privadas, centros comunitários, instituições filantrópicas, nos serviços de atendimento domiciliar, escolas e clubes esportivos, assim como na pesquisa, elaboração e análise de projetos. O fisioterapeuta do Unilasalle Com um programa curricular sintonizado com as necessidades do mercado de trabalho, o acadêmico dispõe de uma Clínica de Fisioterapia e de um Centro Saúde Escola em Nova Santa Rita com prestação de serviços à comunidade para aplicar a teoria na prática. Usufrui da estrutura dos laboratórios de Anatomia, Histologia, Cinesiologia, Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia.

B

FISIOTERAPIA

Como é o fisioterapeuta? Gosta de se relacionar com as pessoas usando diferentes sentidos, mas principalmente o tato. É compreensivo, atento às necessidades das pessoas, paciente e afetivo. Trabalha com pacientes com limitações físicas e psicológicas, promovendo a reabilitação ou prevenindo o desgaste e a doença. Tem um perfil pesquisador, busca informações e referenciais de outras ciências para promover a qualidade de vida.


BACHARELADO EM

NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO

B

Como é o nutricionista? Um profissional que, bem mais que gostar de conhecer e estudar técnicas dietéticas e hábitos alimentares, precisa gostar de ensinar. Sim, porque quem faz nutrição vai orientar pessoas, grupos ou empresas a elegerem a melhor dieta alimentar, dentro de suas necessidades e especificidades. O nutricionista também tem que saber trabalhar em equipe, persuadir e ensinar a melhorar a alimentação. Onde trabalha o nutricionista? Em escolas, indústrias, unidades básicas de saúde, hospitais, clínicas, restaurantes, hotéis, academias de ginástica, clubes, equipes esportivas ou atuando de forma personalizada no dia a dia de pessoas. O nutrólogo do Unilasalle Tem um atendimento personalizado em sala de aula, integração direta em projetos de extensão e atividades interdisciplinares com os cursos de Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Fisioterapia. Atende professores e funcionários no Programa Saúde do Trabalhador. Estagia com parceiros públicos e privados já consolidados pela Instituição.


BACHARELADO EM

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA CIVIL

B

Como é o engenheiro civil? Um profissional que, literalmente, concretiza o que as pessoas pensam e sonham. Suas obras representam muito mais do que um patrimônio, e são fundamentais para a vida. São estradas, barragens, avenidas, edifícios, terminais, estádios, entre tantas outras construções que contribuem para a vida em sociedade. Esse é o perfil do engenheiro civil, que calcula e observa diversas variáveis para que o resultado de seu trabalho traga funcionalidade e segurança. Onde trabalha o engenheiro civil? Poderá planejar, projetar, construir, gerenciar e fazer a manutenção de obras e serviços em edificações, estruturas, geotecnia, transportes, recursos hídricos e saneamento. Nessas áreas, o profissional estará apto a exercer as atividades de fiscalização, direção e execução de obras, serviços técnicos, vistorias e perícias. É possível atuar em empresas de consultoria e como profissional autônomo, bem como trabalhar como docente ou pesquisador em universidades e centros de pesquisa. O engenheiro civil do Unilasalle A formação prima pelo conhecimento de temas contemporâneos para perceber o impacto das soluções em Engenharia e a integração de conhecimentos técnicos com uma formação humano-cristã.


BACHARELADO EM

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Onde trabalha o engenheiro de produção? Um banco, uma lanchonete ou um hospital parecem lugares incomuns para a atuação de um engenheiro, não é? Mas não para o engenheiro de produção.Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. Com um perfil e formação versátil, atende aos requisitos demandados pelo mercado, tanto industriais quanto de serviços. O engenheiro de produção do Unilasalle Um profissional que não tem como meta somente a capacitação técnica, mas uma formação humanista, crítica e reflexiva. Focado nas técnicas e ferramentas da Produção Enxuta, o engenheiro de produção do Unilasalle também terá uma formação conectada com as oportunidades do cenário brasileiro atual, que exige cada vez mais engenheiros qualificados.

B

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Como é o engenheiro de produção? Atua em todos os lugares onde é preciso otimizar processos, aumentando a produtividade e avançando na qualidade. Gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais, o engenheiro de produção é peça fundamental em empresas industriais e de serviços. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.


BACHARELADO EM

ENGENHARIA QUÍMICA

ENGENHARIA QUÍMICA

B

Como é o engenheiro químico? A atuação desse profissional está relacionada a toda a transformação físico-química. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como sua utilização -aplicação ou transformação em produtos químicos, petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose, alimentação, nanotecnologias entre outra atividades. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Onde trabalha o engenheiro químico? O uso crescente de biocombustíveis e o consequente aumento no número de usinas sucroalcooleiras no país são fatores que aquecem o mercado de trabalho para esse engenheiro. O Brasil já é líder mundial na produção de etanol. O campo de trabalho é abrangente, devido a sua grande importância e atuação na concepção de produtos que fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. O engenheiro químico do Unilasalle O engenheiro químico do Unilasalle terá uma formação generalista, que o capacitará para trabalhar em diversos ramos do mercado de trabalho. A formação humanista, crítica e reflexiva integram suas características.


BACHARELADO EM

ENGENHARIA AMBIENTAL

Onde trabalha o engenheiro ambiental? Em empresas e indústrias, dando suporte à direção como gestor e consultor ambiental,elaborando estudos e projetos ambientais. No meio público, pode trabalhar em órgãos governamentais e ambientais. Em instituições de ensino e outras entidades trabalhando com educação ambiental. O engenheiro ambiental do Unilasalle Tem formação em uma instituição que já se consolida como referencial na área ambiental, tendo contato e desenvolvendo trabalhos e pesquisas com docentes e alunos do Mestrado de Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração. Durante seu aprendizado o aluno tem a oportunidade de conhecer empresas e profissionais que atuam nesta temática, interagindo e participando de eventos e realizando visitas técnicas.

B

ENGENHARIA AMBIENTAL

Como é o engenheiro ambiental? Mesmo sendo um engenheiro, o que requer afinidade com as ciências exatas, para projetar soluções de prevenção ou recuperação ambientais, o engenheiro ambiental é um mediador de conflitos, que entre equipes de profissionais defendendo interesses diversos, precisa garantir a viabilidade econômica de um projeto sem que haja a degradação do ambiente em que este está inserido. É curioso, proativo, criativo e bom argumentador.


BACHARELADO EM

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

B

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES Como é o engenheiro de telecomunicações? Gosta das ciências exatas, criando soluções através da física e da matemática. Tem um raciocínio lógico e abstrato avançado, podendo entender sistemas mesmo quando não são construídos fisicamente. Concentrado, obstinado e lógico, esse profissional cria soluções de comunicação através de diferentes dispositivos e tecnologias. Onde trabalha o engenheiro de telecomunicações? Trabalha em empresas de telefonia fixa ou móvel, provedores de internet, empresas de televisão aberta ou a cabo, ou qualquer organização que precise de soluções em telecomunicações. Faz projetos e orienta a manutenção dos sistemas, tendo também conhecimento de cabos, antenas, sistemas eletrônicos, comunicações ópticas, redes de computadores, micro-ondas, entre outros. O engenheiro de telecomunicações do Unilasalle Desenvolve estudos em laboratórios com equipamentos profissionais e acompanhamento de professores em sintonia o mercado de trabalho. O curso possui convênios com diversas empresas da região. 10 laboratórios de tecnologia da informação, sendo um deles 24h (disponível para alunos que não possuem máquinas apropriadas em casa para a realização de trabalhos).


BACHARELADO EM

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Onde trabalha o engenheiro de computação? Projeto, análise e desenvolvimento de sistemas de software e hardware, automação, projeto de sistemas embarcados, projeto de circuitos integrados, consultoria e prestação de serviço para empresas que utilizam sistemas informatizados ou automatizados. O engenheiro de computação do Unilasalle Desenvolve estudos em laboratórios com equipamentos profissionais e acompanhamento de professores em sintonia o mercado de trabalho. O curso possui convênios com diversas empresas da região. 10 laboratórios de tecnologia da informação, sendo um deles 24h (disponível para alunos que não possuem máquinas apropriadas em casa para a realização de trabalhos).

B

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Como é o engenheiro de computação? Crítico, reflexivo e empreendedor, com um raciocínio lógico desenvolvido, o engenheiro de computação desenvolve hardware e software dentro das áreas da eletrônica analógica, eletrônica digital e microeletrônica. Desenvolve conhecimento nas áreas de física e matemática e tem um perfil realizador.


TECNÓLOGO EM

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

T

Como é o tecnólogo em recursos humanos? Organizado, gosta da rotina mais burocrática e integrada a processos administrativos específicos da área de Recursos Humanos em empresas e organizações. Sabe administrar diferentes dados, fazer relatórios e atender dúvidas e necessidades dos colaboradores das organizações. Quer uma formação focada nesta área específica do mercado de trabalho. Onde trabalha o tecnólogo em recursos humanos? Atua em organizações de diferentes portes e ramos de atividade, nas organizações privadas ou públicas exercendo funções de Analista, Coordenador, Supervisor ou Gerente de Recursos Humanos. Pode prestar assessoria na área como profissional autônomo. O tecnólogo em recursos humanos do Unilasalle Tem um aprendizado voltado às necessidades do mercado, por meio de convênios com empresas de RH da região. Exerce a prática desde o primeiro semestre do curso, participando de projetos de orientação de acadêmicos para o mercado de trabalho, oficinas de elaboração de currículos e outras. É acompanhado após a graduação tendo auxílio para se posicionar no mercado de trabalho.


TECNÓLOGO EM

GESTÃO FINANCEIRA

Onde trabalha tecnólogo em gestão financeira? Trabalha como Assistente Financeiro, Analista Financeiro e Gestor Financeiro em empresas de todos os portes e ramos de atuação, tanto industriais e comerciais como prestadoras de serviços. O tecnólogo em gestão financeira do Unilasalle Tem referenciais de cursos correlatos das Ciências Sociais aplicadas e Cursos de Tecnologia, assim como acompanhamento personalizado em sala de aula e na colocação em estágios.

T

GESTÃO FINANCEIRA

Como é o tecnólogo em gestão financeira? Tem pensamento lógico, facilidade de análise, gosta de números e de relações que envolvam finanças, demonstrações contábeis e trocas comerciais. Disciplina, organização e bom planejamento para traduzir em relatórios e orçamentos dados coletados através da observação e cálculos, conduzindo processos de captação e investimento dos recursos empresariais.


TECNÓLOGO EM

LOGÍSTICA

LOGÍSTICA

T

Como é o tecnólogo em logística? Tem percepção de localização, desenvolvido pensamento lógico e abstrato e facilidade em planejar sistemas e entender processos encadeados e integrados. É empreendedor, aberto a sugestão de novas tecnologias para o desempenho de sua atividade e valoriza o trabalho em equipe. Onde trabalha o tecnólogo em logística? O Tecnólogo em Logística pode atuar em qualquer posição onde a visão gerencial da cadeia de abastecimento seja necessária: gestão de estoques, pedidos de compras, seguros, armazenagem, transporte, manuseio de materiais, embalagem, logística na área de transporte, planejamento e segurança. O tecnólogo em logística do Unilasalle Tem referenciais de cursos correlatos das Ciências Sociais aplicadas e Cursos de Tecnologia, assim como acompanhamento personalizado ao aluno e na colocação em estágios. Todo o quadro docente é atuante no mercado de trabalho.


TECNÓLOGO EM

MARKETING

Onde trabalha o tecnólogo em marketing? Em empresas de marketing e propaganda, desenvolvendo ferramentas de comunicação e campanhas publicitárias voltadas ao alcance dos objetivos empresariais. Pode ser diretor, assessor, consultor ou planejador de marketing em empresas públicas ou privadas; empreendedor de projetos de novos produtos e serviços; atuar em empresas de pesquisa mercadológica e agências de comunicação. O tecnólogo em marketing do Unilasalle Formação focada no mercado de trabalho, com ampla visão mercadológica, utilizando as próprias experiências profissionais do aluno e de empresas conveniadas. Pode continuar sua formação com MBA em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo, já consolidada na Instituição. Realiza atividades integradas com alunos e docentes de outros cursos do Unilasalle.

T

MARKETING

Como é o tecnólogo em marketing? Atualizado às tendências do mercado, pesquisador e comunicador, esse profissional também tem facilidade de atuar em equipes. Estratégico e conhecedor de ferramentas de marketing para promover o conceito, empresa ou marca com que trabalha, é dinâmico, empreendedor e versátil na busca de soluções e estratégias de trabalho.


TECNÓLOGO EM

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS

T

Como é o tecnólogo em processos gerenciais? Tem perfil prático, organizado e sistêmico. Adaptado a ferramentas de sistemas que auxiliem nas rotinas de gestão, gosta de trabalhar com melhorias nos processos de empresas e organizações. É facilitador de processos, prático e tem visão empreendedora. Busca imediata inserção no mercado de trabalho. Onde trabalha o tecnólogo em processos gerenciais? Em empresas e instituições públicas e sociais elaborando e implementando planos de negócios, fomentando o empreendedorismo pela utilização de técnicas e métodos de gestão e promovendo o crescimento efetivo das organizações. O tecnólogo em processos gerenciais do Unilasalle Integra a teoria e prática em diferentes disciplinas através de visitas a empresas e realidades de mercado, assim como contato com professores que estão inseridos no mercado de trabalho. Exercita a prática também na Sinergia Empresa Júnior, com supervisão de um professor em casos reais de empresas da comunidade.


TECNÓLOGO EM

GESTÃO COMERCIAL

Onde trabalha o tecnólogo em gestão comercial? Gerência de empresas e redes do setor comercial, gerência e supervisão de vendas, suprimentos e logística, assim como pode atuar como empreendedor ou empresário autônomo. O tecnólogo em gestão comercial do Unilasalle Tem referenciais de cursos correlatos das Ciências Sociais aplicadas e Cursos de Tecnologia, assim como acompanhamento personalizado ao aluno e na colocação em estágios. Todo o quadro docente é atuante no mercado de trabalho.

T

GESTÃO COMERCIAL

Como é o tecnólogo em gestão comercial? Tem visão estratégica, capacidade de identificar problemas e desenhar soluções de forma sistêmica. É empreendedor e inovador, com um bom raciocínio abstrato e aptidão para trabalhar com números e conteúdo analítico. Tem interesse pela rotina e processos das organizações comerciais.


TECNÓLOGO EM

EVENTOS

EVENTOS

T

Como é o tecnólogo em eventos? Atua em diferentes setores de negócios, necessitando de habilidades como ser um bom comunicador e ter facilidade de relacionamento interpessoal. É organizado, sabe atuar em situações inesperadas e tem perfil de quem trabalha nos bastidores. Posiciona-se como mediador e apresenta sensibilidade para entender o objetivo de clientes e fornecedores. Tem conhecimento técnico para elaborar orçamentos, relatórios, projetos e apresenta competências necessárias para a gestão dos aspectos relacionados à concepção, planejamento, organização e execução de eventos. Onde trabalha o tecnólogo em eventos? Em organizações Corporativas, Culturais, Sociais, Feiras, Centros de Convenções, Marketing, Promoção de Eventos, Consultoria e Assessoria em Eventos, Órgãos Governamentais, Convention & Visitors Bureau, Meios de Hospedagem, Companhias Aéreas, Espaços de Gastronomia, Empresas de Entretenimento, Planejamento e Pesquisa Turística, Centros Culturais, entre outros, já que o campo de eventos se torna amplo para a sua divulgação. O tecnólogo em eventos do Unilasalle Tem uma formação integrada com o curso de Graduação em Turismo, usufruindo do referencial deste curso para diversas atividades. É estimulado a atuar em situações práticas, através de convênios com empresas e pela realização de visitas técnicas, tendo uma formação direcionada para o mercado de trabalho.


TELEFONES ÚTEIS

Biblioteca................................................................3476-8683 Central de Atendimento........................................3476-8500 Estágios e Mobilidade Acadêmica........................3476-8636 Ensino a Distância (EAD).........................................3476-8692 Financeiro Acadêmico...........................................3476-8616 Laboratório de Informática....................................3476-8558 NAE - Núcleo de Atendimento ao Estudante........3476-8645 Ouvidoria.................................................................3476-8706 Pastoral Universitária..............................................3476-8587 Serviço de Achados e Perdidos............................3476-8436 Serviço de Protocolo..............................................3476-8419 Setor de Bolsas e Auxílios......................................3476-8756

Guia de Cursos Unilasalle  

Com uma sólida trajetória acadêmica, o Centro Universitário La Salle - Unilasalle - consolida-se como uma importante referência na área do e...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you