1 minute read

O Suicídio de Pastores

SUICÍDIO DE PASTORES: Uma análise dos fatores de risco que contribuem para a consumação do suicídio

Everton A. P. Lacerda

SUICÍDIO DE PASTORES Uma análise dos fatores de risco que contribuem para a consumação do suicídio Copyright © 2017 de Everton Augusto Palamares de Lacerda Todos os direitos reservados.

1ª edição: 2017

Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações com indicação da fonte. ______________________________

AUTOR

Everton Augusto Palamares de Lacerda everton.de.lacerda@gmail.com

ARTE DA CAPA

Anderson Oliveira Damacena oliveiradamacena1@outlook.com

DIAGRAMAÇÃO Lucas Ávila

lucasfavila@live.comDEDICATÓRIA

A todos os pastores que, convictos do chamado de Deus, dedicaram suas vidas no exercício do pastorado até que fatalmente sucumbiram ao sofrimento que julgaram ser insuportável, interrompendo a continuidade da vida optando pelo suicídio e que, ascendendo uma centelha no meu coração, contribuíram para uma profunda e respeitosa reflexão que resultou na escrita deste livro sobre esse polêmico e delicado assunto.

A todos os pastores que, conscientes de que nãoestão imunes nem blindados ao assédio do suicídio,ainda estão perseverando firmes nessa desafiadora

A todos aqueles que genuinamente almejam e vislumbram, com um coração ardente, dedicar-se à excelente obra do pastorado.

“Não descuides por causa disso o cuidado de ti mesmo, e não te dês aos outros até ao ponto de não restar nada de ti, para ti próprio. Certamente deves ter presente a recordação das almas de quem és pastor, mas não te esqueças de ti mesmo”

São Carlos Borromeu “Cumpra o seu ministério. Não fuja. Não desista. Descubra o que você precisa fazer para sustentar a sua vida no ministério porque desistir não é uma opção”

Bill Hybels

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue”

Atos 20:28