Page 1

PORTFOLIO

JULIA JOBIM


02


ÍNDICE 05

CURRICULUM VITAE

06

CASA DE CULTURA RUA GRAVATAÍ

08

COMPLEXO HABITACIONAL PARQUE DOS BÚFALOS

10

HABITAÇÃO E CIDADE LITORAL POBLENOU

12

CASTLE RESORT

13

H2C ARQUITETURA

15

APARTAMENTO SASTRE

16

DA VIA À TRAVESSIA

YOUNG ARCHITECTS COMPETITION

PROJETOS

SÃO PAULO

AVENIDA REBOUÇAS

03


04


CURRICULUM VITAE ARQUITETURA E URBANISMO de SÃO PAULO

jcjobim@globo.com + 55 (11) 99131 - 7732

JULIA JOBIM EXPERIÊNCIA 2016 estágio de 4 meses René Fernandes Arquitetos Associados 2017 concurso castle resort Young Architects Competitions 2017 estágio freelance 2 meses Arquiteta Marina Ioshii 2018 - 19 estágio 1 ano e 2 meses H2C Arquitetura 2019-20 freelancer H2C Arquitetura 2019-20 Projetos individuais

https://issuu.com/jcjobim

EDUCAÇÃO 2000 - 2011 ensino médio Escola Nossa Senhora das Graças 2016-2017 intercâmbio 1 ano ETSAB Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona 2013 - junho 2019 universidade FAU - USP Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo

PROGRAMAS AUTO CAD IN DESIGN SKETCH UP V - RAY

IDIOMAS

PHOTOSHOP PACOTE OFFICE ILLUSTRATOR

PORTUGUÊS { nativo }

INGLÊS

ESPANHOL

ARCHICAD

05


CASA DE CULTURA são paulo

RUA GRAVATAÍ

O conjunto arquitetonico procura incentivar atividades culturais e tem como característica a flutuação entre o movimento do interior e do exterior, com o objetivo de integrar-se tanto com praça Roosevelt quanto com o parque Augusta, formando uma ligação de intercâmbio artístico e cultural. A ideia central baseou-se na circulação por rampas interativas deslocadas que envolvem o bloco principal de atividades, separando-os apenas por uma parede envidraçada que permitem maior integração. Permanecendo permeável por seu fechamento em brises, as rampas são multifuncionais, constituindo-se ao mesmo tempo como varandas ventiladas e como parte do programa do Centro Cultural como biblioteca.

PRAÇA FRANKLIN ROOSEVELT

PARQUE AUGUSTA

_ salão de apresentações

_ oficinas

_ salão de exposições

_ biblioteca

_ serviços

_ sala de leitura

_ café e loja

_administração _ jardim elevado

corte rua caio prado

elevação rua caio prado

DETALHE RAMPA

06

RAMPA


projeto IV FAU USP - individual

prof. orientador Ângelo Bucci

corte rua gravataí

Cada pavimento deste bloco possui 500 m² que abrigam espaços livres de exposições e salas mais reclusas para leitura e outras atividades. O projeto propõe também um espaço para apresentações no subsolo e um jardim elevado, além do térreo que pretende canalizar a circulação de entrada e saída como uma extensão da própria rua.

planta 1 piso

Procurou-se desta forma levar maior dinamismo à simples ação de locomoção, tornando o percurso não apenas necessário, mas uma experiência para o usuário, promovendo aberturas ora para dentro, ora para o exterior circundante afim de incentivar as atividades culturais e sociais.

planta 2 piso

07


COMPLEXO HABITACIONAL são paulo

PARQUE DOS BÚFALOS

Localizado junto à Represa Billings, numa área de grande vunerabilidade urbana, o projeto propõem habitação, equipamentos sociais, serviços e comércios articulados com a malha urbana. A fim de manter a identidade local, optou-se por um gabarito baixo, de térreo mais quatro andares no máximo, privilegiando assim os espaços livres e coletivos, com o objetivo principal de interação e diálogo, essenciais para a construção de um espaço urbano de qualidade. Três patamares compõem a nova morfologia que se aproveitou do antigo relevo. O berço de água ganhou espaço, transformando-se em um lago permeado por uma orla de acesso público a pedestres e ciclistas, onde se instalaram os comércios, serviços. pista de skate, bicicletário e uma creche. Neste nível optou-se por um pé direito de 5 m, ao qual inicia-se o segundo patamar, dotado de três edifícios habitacionais, galerias de comércio e serviços e uma unidade básica de saúde, todos interligados por uma via que atravessa o terreno e se conecta com a Estrada do Alvarenga. Sob a laje destes edifícios, apoiam-se mais 12 lâminas que também podem ser acessadas por uma rua secundária.

08

planta 1 patamar


projeto III FAU USP 2015 |

prof. orientador Alvaro Puntoni

projeto Julia Jobim, Nathalia Lima, Thalissa Burgi, Paulo Paiva e Julia Camargo

unidade 60 m2 | 1 quarto

unidade 75 m2 | 2 quartos

unidade 90 m2 | 3 quartos

PATAMAR I _ orla | creche | bicicletário | pista de skate | comércio PATAMAR II _

rua interna | 3 edifícios habitacionais | ubs | galeria de comércio e serviços PATAMAR III _

praça | 6 edificios habitacionais | quadras poliesportivas | áreas de lazer

planta lâmina tipo 2 unidades de 60 m2 e 90 m2

HABITAÇÃO

GALERIA / UBS

CRECHE ORLA

COMÉRCIO

corte transversal 09


HABITAÇÃO E CIDADE LITORAL POBLENOU

2016 | projeto Julia Jobim e Lisa Schoter barcelona, Espanha

corte urbanístico I

Cada edifício abriga os diferentes tipos de unidade habitacionais, promovendo maior integração entre os usuários, sendo possível pela modulação destas tipologias. Desta forma, os edifícios configuram-se em lâminas, onde a circulação ocorre através de passarelas que voltam-se para o interior do quarteirão explodido proposto. As passarelas são dotadas de pequenas varandas para cada unidade, assim como ampliação da passagem pelo recuo da entrada, criando um espaço externo de socialização com os vizinhos e os demais que circulam tanto pelo edifício quanto pelo térreo.

40 M2 DUPLEX 110 M2 BAIXA DENSIDADE COMÉRCIO

10


projeto III ETSAB

prof. orientador Pere Joan Ravetllat

planta tipo

HOME OFFICE

HABITAÇÃO

ESCRITÓRIO planta habitação 40 m2

elevação 11


CASTLE RESORT

2017

YOUNG ARCHITECTS COMPETITIONS Julia Jobim, Konrad Kzykcy e Anna Lindorfer

Roccamandolfi, Itália

VIEW TO THE HILLS

VIEW TO THE GREEN AREA

_ 14 quartos duplos _ sauna _ piscina _ restaurante _ bar _ lobby _ área de leitura

elevação 12

O espaço projetado propõe uma flutuação entre o interior e o exterior, criando um dinamismo visual que explora as belezas locais. Com o objetivo de proporcionar maior integração e vista da natureza, a construção foi organizada em forma circular, cercando o castelo e promovendo um diálogo com as curvas naturais da paisagem em que se encontra. VIEW TO THE VILLAGE O projeto propõe uma experiência para o convidado, que não é apenas do sono, mas do acesso às instalações. Ele procura trazer um dinamismo incomum para a ação simples da locomoção, tornando a rota não só necessária, mas também uma experiência para o convidado. Os quartos promovem um duplo eixo visual: um delimitado como uma luneta pelas paredes que guiam visualmente a vista para uma ampla janela de vidro, onde há uma pequena área molhada de lazer e a outra pela abertura zenital do banheiro para contemplar o castelo.


H2C ARQUITETURA

2019

Helena Camargo, Larissa Sartori, Nicole Filipini e Julia Jobim

são paulo

CASA RESIDENCIAL

projeto proposto

LOJA E GALERIA COMERCIAL

projeto proposto

foto do local

13


APARTAMENTO GOMIDE

2019 são paulo

Projeto criativo e de execução do escritório H2C Arquitetura, em edifício localizado nos Jardins com área total de 254 m2. A integração da cozinha, sala de estar, de jantar e de televisão criou um ambiente aberto e iluminado, para receber amigos como solicitado pelos clientes. Para maior utilização da planta, o quarto de serviço foi integrado à suíte principal, projetando um escritório para eventuais dias de home office.

14


APARTAMENTO SASTRE Julia Jobim e Daniel Bludeni

2019 são paulo

Projeto desenvolvido propondo maior integração ao apartamento, com o objetivo de melhor aproveitamento do espaço existente. Os elementos de divisão foram pensados a estabelecerem maior permeabilidade visual, para promover amplitude e iluminação e ventilação naturais. Um dos pedidos foi o maior aproveitamento do espaço, porém mantendo a privacidade do único quarto existente. Além de um espaço de trabalho confortável, que estivesse integrado com o restante dos ambientes.

projeto proposto

15


DA VIA À TRAVESSIA

2019

AVENIDA REBOUÇAS

planta praça elevada - 2 piso

A fragmentação do território constitui redes de desconexões em diferentes escalas da cidade. Tomando como objeto de estudo a Avenida Rebouças e seus desdobramentos urbanos, este trabalho procura promover um diálogo entre os espaços livres públicos e os espaços edificados, estabelecendo uma reflexão sobre as vias urbanas e a escala humana em suas conexões no contexto da cidade. Propõe-se, assim, o percurso como interação com o espaço público, criando uma malha de associação das diferentes partes da cidade.

16


TGF

prof. orientador Luís Antônio Jorge

Em sua constante mutação, a cidade expõe o modo como grande parte de sua população a assimila, onde a efemeridade das construções está intimamente relacionada com as relações voláteis que atribuímos entre as partes da cidade, assim como às próprias relações interpessoais. As relações sociais, por sua vez, são consolidadas de acordo com que o espaço as estimula. A cidade constitui-se de inúmeros estratos, que se mesclam e se transformam ao longo do tempo. A necessidade de repensar questões do planejamento urbano refletem a ânsia por uma melhor qualidade de vida. As estruturas urbanas influenciam o comportamento humano e as formas de funcionamento da cidade, assim como a sua reinvenção depende inevitavelmente da vontade de atuação humana. A arquitetura possui inúmeras belezas, entre elas a capacidade de estabelecer-se como mecanismo de construção dos espaços representativos da dinâmica sociais e do meio urbano, desdobrando-se em mais do que apenas espaços físicos, mas na construção do comportamento humano.

corte transversal

17


CONTATO jcjobim@globo.com

(11) 99131-7732

Profile for Julia Jobim

Portfolio julia jobim  

Portfolio julia jobim  

Profile for jcjobim
Advertisement