Issuu on Google+

IBITINGA - CAPITAL NACIONAL DO BORDADO

| 28 DE JUNHO DE 2013 | EDIÇÃO 05 | R$ 2,00

www.jcibitinga.com.br

Alvará da Feira: Uma Preocupação

Tudo vai ficar azul?

página 11

Ibitinga não cumpre Lei da Transparencia?

página 09

Protestos em Ibitinga

página 04

Curiosidades!

Conheça o Impostômetro O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), é responsável por 20,09% de toda a carga tributária. página 04

Bastidores da Política

De forma pacífica e sem atos de vandalismo, a população de Ibitinga fez o seu protesto! Como tem acontecido praticamente em todas as cidades menores, o foco das reivindicações foram para situações locais. Os manifestantes percorreram várias ruas da cidade dirigindo-se à Câmara Municipal onde entregaram a lista das reclamações. O destaque ficou para a Saúde e redução dos salários de Vereadores, Prefeito, Vice Prefeito e Secretários. Outros pontos estão na pauta como: melhorias do transporte, educação, meio ambiente, cultura etc. Página 05 40ª Feira do Bordado de Ibitinga Um Mega Evento!!

Tem razão o povo em protestar contra os políticos, o Vereador deveria ser mais claro em suas colocações e contribuir para uma política transparente e de credibilidade.

aGrandes atrações artísticas Mais detalhes e bastidores na página 08

Vereador Jean faz discurso eloqüente em defesa de gastos da Feira do Bordado. Não deu para entender direito, se o Vereador estava defendendo as administrações anteriores ou criticando a atual administração por ter explorado politicamente os gastos deste importante evento.

Protestos

aMais de 2 milhões de Investimentos

Dia 08/07

Em cima do Muro!

Esportes pagina 13

mais Balaio de Gato na página 03


Página 02 | 28 DE JUNHO DE 2013

Editorial Tempos de Protestos Quando Charles Chaplin lançou o filme “Tempos Modernos”, todos achavam estranho a industrialização em massa, mas mesmo sendo uma clássico, o filme abriu as portas para várias criticas principalmente ao tratamento à classe trabalhadora pelos burgueses, pois o patrão ficava em uma sala observando a produção e dava ordens aos capataz para ir aumentando a velocidade das maquinas, para assim aumentar a produção. No entanto, a Revolução Industrial já havia ocorrido e a luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor eram constantes.

O

Boca no Trombone é um

espaço aberto onde divulgaremos manifestações das opiniões, reclamações, elogios, e denúncias publicadas nas mídias sociais, ou então, enviadas à nossa redação através do e-mail: bocanotrombone@jcibitinga.com.br

Logo, a história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca de felicidade, nos meados da década 30 acarretaria algo que viveríamos no Brasil, porque mostra um contexto social parecido com nosso dia a dia. Em 1984, a campanha das Diretas Já, que exigia a retomada do voto popular para presidente da República, eletrizou a atmosfera política. Depois de vinte anos amordaçados, os cidadãos brasileiros saíram às ruas para pedir a volta da democracia ao país. A vitória foi do povo brasileiro, organizados por lideranças políticas! Há quem diz, que o Impeachment do Presidente Collor, em 1992, foi um aproveitamento do calor popular, já que a burguesia estava brava com a industrialização de carros e com os cimentos importados mais baratos que os nacionais, mas, independentemente do que diz a minoria, a população foi às ruas para pedir a saída do presidente, que caiu e tornou-se o primeiro da história política brasileira a sofrer um processo de impeachment. A vitória foi dos Cara-pintada, organizados pela UNE e Ubes! Agora, após quase 21 anos o Brasil voltou às ruas, mas não foram organizados por lideranças políticas ou por organizações, mas sim pelo povo brasileiro. Em centenas de cidades manifestantes pedem mudanças. A pauta é variada: redução de tarifas de transporte, combate à corrupção, gastos da Copa do Mundo, e temas distintos de cada cidade. A verdade é que milhões de pessoas protestaram, e neste caso, caro leitor, a vitória é do povo brasileiro!

Poda de Arvores

Recapeamento

Uma pergunta constante da população: Como pode uma cidade que é Estancia Turística conviver com cenas iguais a esta. O mínimo que a Prefeitura deveria fazer era manter uma equipe para coletar diariamente os entulhos.

A coisa tá feia no Jardim Santo Antônio. Além dos buracos e perigo de acidentes, moradores reclamam de prejuízos com quebras de veículos e motos, pedem o recapeamento urgente das ruas. Vereador Leopoldo promete encaminhar requerimento ao Prefeito.

Parabéns As lentes do J.C. registraram nesta semana uma série de melhorias na cidade. Vários prédios Municipais estão recebendo conservação com uma nova pintura. Um fato chamou a atenção, antes de receber a pintura em azul, estão gastando tinta verde como fundo. Fica uma pergunta: Será que o Prefeito tem conhecimento do desperdício?

Expediente

Quadra Poliesportiva

Parece mas não é!

A administração acaba de anunciar a reforma da quadra poli-esportiva do Jardim Três Irmãos. Parece que a ‘Boca no Trombone’ é um bom remédio. A tempos os moradores do bairro vem pedindo a atenção do poder público e as melhorias com certeza irão proporcionar um pouco de lazer para aqueles que gostam de esporte.

A foto pode até confundir, mas isto não é uma rodovia. Trata-se da Av.Engº Ivanil Francischini. A foto foi enviada por um cidadão que prefere não se identificar que alerta o perigo de um grande acidente! A população vem reclamando a tempos, será que a Prefeitura vai esperar acontecer uma tragédia para depois tomar providencias.

Diretor: Ilídio Hermes Berteli Jornalista Responsável: Gleison Landim - MTB 72227/SP Impressão: Editora 10 Comunicação Rua São Sebastião, 2304 - São Carlos - SP CNPJ - 13.671.491/0001-44 Fone - 16 - 3413.4638 Tiragem: 2.000 exemplares Contato: contato@jcibitinga.com.br


Página 03 | 28 DE JUNHO DE 2013

Como nasceu o Dr. Totonho

Vereador Osias, causou uma verdadeira reviravolta no caso da tão falada divida O Presidente da Câmara fez questão de levar o Prefeito até a Rádio Ternura para dar a sua versão. O que mais chama a atenção do Vereador é o fato do próprio prefeito admitir que o dinheiro nas contas existe, que o dinheiro depositado em juízo existe, e que existe dinheiro referente convênios. O vereador Osias que saber: Se o dinheiro existe e o Prefeito afirma que não serve para pagar a dívida então ele serve para que? Levar para sua casa ele não pode! Mas o dinheiro está lá, se não vai pagar dividas com ele, com certeza vai servir para outras obras e serviços.

Tudo indica que o Vereador Jean está entrando para a tropa de choque da defesa da atual administração. Num momento tão importante para o país, parece que é mais um a pegar a ‘contra mão das manifestações.’

Tudo indica que o Município de Ibitinga encontra dificuldade para cumprir a Lei da Transparência. Em pesquisa realizada no portal há indícios de que as informações não estão atualizadas, principalmente as pequenas despesas que enquadram-se no item ‘Dispensa de Licitação’ que significa: ‘contratação direta, mediante licitação dispensada ou licitação dispensável. Os casos mais comuns são aqueles realizados em razão do valor da contratação ser pequeno’. Vereadores querem que o Prefeito cumpra a Lei. Afinal é um direito da população.

Vereador pede melhorias para a Escola do Distrito do Cambaratiba.

Na sessão do dia 25 p.p o Vereador Valdecir pediu solução para a instalação de sala de informática na Escola do Distrito de Cambaratiba. Segundo o Vereador a escola dispunha de sala adequada mas parece que está sendo utilizada para outra finalidade. Se isto é verdade então que se construa outra sala, finaliza Valdecir.

Dr. Totonho nasceu em 2013, de parto forceps, e é uma alusão a políticos truculentos, de fala mansa e até bonita. Também muito conhecido por usar um chicote para bater em quem discorda do que faz ou que diz.

Com os recentes protestos a Presidente do Brasil é chamada até de terrorista! E tudo circula livremente nas manifestações e na internet. Isto chamam de liberdade de expressão, Democracia e outros adjetivos. Mas para o Vereador Guilherme, classificar o seu estilo de atuação na Câmara Municipal de ‘Totonho’ é falta de respeito e é um termo pejorativo.

O que Falta? O que falta na verdade, Vereador, é respeito com a Democracia e com colegas que querem defender o povo e são impedidos por não terem o direito à apartes.

Sugestão Tá na hora de mudar o Regimento Interno da Câmara, estabelecendo o direito à apartes e aos debates Democráticos.

Ibitinga precisa de Convênios

Contra Mão Ve r e a d o r L e o poldo sugere ao Executivo a criação de uma equipe para buscar recursos através de convênios. Na sua opinião os recursos próprios não são suficientes para a realização de todas as obras necessárias.

O povo está nas ruas, exigindo reformas, melhorias na saúde, na educação, na segurança, em transportes e transparência na política. Vereador Jean conhece a realidade de Ibitinga, é impossível não ter conhecimento do quanto o grupo político que hoje administra Ibitinga criticava os gastos na Feira do Bordado e ficou muito estranho seu pronunciamento na sessão do dia 18 p.p. Na verdade o que o povo precisa é de transparência e coerência com os gastos públicos. A saúde está doente, e também precisa de investimentos urgentes. O povo não pode esperar 3, 4, 5 meses para a realização de simples exames e ainda não encontrar remédios na farmácia municipal.

Muita especulação: Afinal quem é o homem de peito e braço direito da Administração Florisvaldo. Até o fechamento desta edição a equipe do ‘Balaio de Gato’, não conseguiu identificar ninguém.

Vereador Mira lembra que as atuais Secretarias já tem funcionários que poderiam executar este serviço. Já Vereador Osias acredita que poderia ser criado um departamento de convênios para preencher os formulários, montar e apresentar os projetos necessários.

Neste último domingo assistia o jogo dos pontinhos do Silvio Santos e dava uma passada no outro canal para ver as manifestações pelo Brasil. Aqui em Flocritinga também teve manifestações, e a música preferida foi do Gabriel O Pensador, “Sem Saúde”. Não sei se vocês conhecem essa música, mas eu até já decorei a letra. Não sei cantar muito bem, mas é fácil, é só ir rimando. “Pelo amor de Deus alguém me ajude! E eu tô com dô, dotô, num sei no que vai dá! Emergência! Eu tô passando mal. Vô morrer aqui na porta do hospital. Era mais fácil eu ter ido direto pro Instituto Médico Legal, Porque isso aqui tá deprimente, doutor. Essa fila tá um caso sério. Já tem doente desistindo de ser atendido e pedindo carona pro cemitério. E aí, doutor? Vê se dá um jeito! Se é pra nós morrê nós qué morrê direito. Me arranja aí um leito que eu num peço mas nada... Me cansei de lero lero. Dá licença mas eu vou sair do sério. Quero mais saúde. Me cansei de escutar... Doutor, por favor, olha o meu neném! Olha doutor, ele num tá passando bem! Fala, doutor! O que é que ele tem!? Me cansei de lero lero. Dá licença mas eu vou sair do sério. Quero mais saúde. Me cansei de escutar...Socorro! Enfermeira! Urgente! Tem uma grávida parindo aqui na frente! ...Ninguém me deu ouvidos. Tá muito sinistro! Alguma autoridade tem que se manifestar! Assim num dá! Onde é que eu vou parar? Numa clínica pra idosos? Ou debaixo do chão? E se eu ficar doente? Quem vem me buscar? A ambulância ou o rabecão? Eu Tô sem segurança, sem transporte, sem trabalho, sem lazer. Eu num tenho educação, mas saúde eu quero ter. Já paguei minha promessa, não sei o que fazer! .Já paguei os meus impostos, não sei pra quê? Eles sempre dão a mesma desculpa esfarrapada: A saúde pública está sem verba E eu num tenho condições de correr pra privada. Eu já tô na merda." E José acabou dizendo: Parece Flocritinga: vem piorando a cada dia!


Página 04 | 28 DE JUNHO DE 2013

MP investiga pior epidemia de Dengue da história de Barretos

Atualidades

Quais os prazos para cumprir

A

Lei Complementar nº 131/2009, definiu os seguintes prazos, a contar da data de sua publicação (27/05/2009):

U

ma ação civil foi instaurada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para investigar as causas da pior epidemia de dengue enfrentada pelo município de Barretos (a 440 km de São Paulo). Com 4.232 casos confirmados e 4.588 notificados, o município tem um dos índices mais altos do Estado em 2013. Entretanto, apenas uma morte foi registrada em decorrência da dengue hemorrágica na cidade. A vítima é um adolescente de 17 anos que morreu em abril. De acordo com a prefeitura, a ação civil foi instaurada pelo promotor de Justiça Flávio Okamoto, que pediu explicações das autoridades municipais e estaduais sobre o que foi feito este ano para conter a doença e quais os planos de ações para evitar outra epidemia no ano que vem. Os relatórios devem ser entregues ao MP em no máximo 30 dias. A Secretaria Municipal de Saúde informou que já está preparando os documentos com as explicações. Também disse que a epidemia vivida desde janeiro está sob controle e que, para que fatos como esse não voltem a acontecer, a prefeitura já iniciou o planejamento para a campanha que tem como objetivo evitar uma epidemia em 2014. Segundo a administração, o trabalho de visita às residências não vai parar, a manutenção da limpeza de terrenos e

áreas públicas será constante e campanhas serão feitas nas escolas. "O importante é o poder público municipal assumir sua responsabilidade e não deixar que a população esqueça o assunto e deixe de lado os cuidados básicos para evitar criadouros do mosquito transmissor da doença", disse o prefeito Guilherme Ávila.

I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 habitantes - maio de 2010; II – 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 e 100.000 habitantes – maio de 2011; III – 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 habitantes – maio de 2013.

Quais os dados que devem ser divulgados na internet? - Entre as exigências da lei consta que deve ser publicado.

Ibitinga

Quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado.

Ibitinga também teve uma das maiores epidemias de dengue da história. Esperase que a Câmara Municipal cobre da Prefeitura e do SAMS ações concretas que venham inibir a proliferação do mosquito ‘aedes aegypti’ e ainda se for necessário que denuncie ao Ministério Público a falta de ação do Poder Público. O assunto deve voltar a ser debatido para buscas de soluções em conjunto.

O Jornal Cidade tem recebido reclamações da população que procuram informações no Portal da Transparência e não encontram dados atualizados. O Jornal Cidade está fazendo pesquisas e nas próximas edições estará trazendo informações sobre esta importante ferramenta de consulta popular.

A população não pode conviver todos os anos com uma doença que sabemos que é controlável através de ações preventivas e educativas, cabendo às autoridades executarem as medidas necessárias em tempo hábil.

Muitas dispensas de licitação para o evento da 40ª FEBI chamam a atenção pois ultrapassam o limite estabelecido na Lei. Com a palavra nossos Vereadores.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o declínio nos casos da doença é registrado pelo número de notificações no sistema de saúde. Em janeiro, foram registradas 1.911 notificações; em fevereiro, foram 1.984; em março, 517; em abril, 82; em maio, 28; e até 14 de junho, foram apenas seis notificações registradas.

investbens@hotmail.com

Em Ibitinga

Lei de Licitações

Como funciona o Impostômetro

O

que mais pesa na conta é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com 20,09% do total. "O ICMS incide em praticamente tudo que as pessoas consomem", explica Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo, que mantém um painel da contagem do Impostômetro no centro da capital paulista. Em seguida, vêm a contribuição para o INSS (17,26%) e o Imposto de Renda (16,82%). 1. Diversos órgãos do governo, como a Receita Federal, enviam os dados para o sistema do Impostômetro. Todas as fontes são oficiais, ou seja, nada de especulação. Entram na soma: impostos, taxas e contribuições, multas, juros e correção monetária. 2. Os dados usados são sempre um valor projetado, baseado nos impostos cobrados. O valor que é de fato arrecadado geralmente traz uma margem de diferença de 2 a 3,5%, para mais ou para menos. Quando os dados reais são divulgados, o total é corrigido. 3. Todos os valores projetados são enviados e somados antes do Réveillon. À meia-noite do dia 1º de janeiro, o painel é zerado e recomeça a contagem: a cada fração de segundo, é adicionada uma quantia do volume total que foi previsto. 4. Em um dia, a média de arrecadação é de R$ 3,91 bilhões. O Sudeste responde por 64,19% desse montante, o Sul, 13,44%, o Centro-Oeste, 10,48%, o Nordeste, 8,77%, e o Norte, 3,12%. Só para pagar impostos, o brasileiro trabalha 150 dias do ano.


Página 05 | 28 DE JUNHO DE 2013

Manisfestações em Ibitinga Dia 25 de junho de 2013, data histórica para o povo de Ibitinga. O povo foi para as ruas protestar contra todos os desmandos praticados pelos representantes eleitos para governar o País, o Estado e o Município. Mais de 500 pessoas gritaram por melhorias dos serviços do Município, na área da saúde, da educação, segurança, transporte público e universitário, cultura, transito, ficha limpa e saneamento.. Também foi muito cobrado a redução dos altos salários pagos ao Prefeito, Vice Prefeito, Vereadores e Secretários Municipais. A nível nacional defendem a não aprovação das PEC 33 e 37.

O Jornal Cidade ouviu os Manifestantes Ketlin B. da Silva, estudantes, ‘eu acho que a saúde aqui precisa ser melhorada, os estudos eu também acho que está precário aqui. A Feirinha também está um caos, quando chove aquilo fica horrível, porque? O turista também precisa voltar pra cá porque a coisa está precária.’

Anderson Fernando, overloquista, entrei nesse movimento pra melhorar a saúde pública, pra você vê como está o Posto de Saúde e também pelos salários deles (Vereadores) está muito alto.

Na Câmara Municipal A sessão transcorria normalmente, quando os manifestantes chegaram. Os representantes foram recebidos pelos vereadores e após o diálogo, Vereador Marcel, presidente da Casa, tentava conter a multidão dizendo que levaria as reivindicações a quem de direito. Os ânimos somente foram acalmados após a intervenção do Vereador Valdecir que pediu para ler o manifesto em plenário. Vereador Marcel relutou mas foi vencido pelo clamor da voz do povo. Uma grande vitória, parece que o povo descobriu o caminho certo para exigir melhorias dos serviços e que promessas de campanha não fiquem esquecidas. Uma das promessas cobradas foi a concessão de auxilio de 100% para o transporte universitário.


Página 06 | 28 DE JUNHO DE 2013

Dispositivos móveis se tornarão principal meio de pagamento Especialistas afirmam que é crescente a tendência dos pagamentos móveis (mobile payments), fruto da grande difusão e utilização de celulares no mundo, isso irá transformar o mercado e os consumidores Usar aparelho móvel para fazer pagamentos é tendência que avança rapidamente no Brasil e, no futuro, deve se tornar o principal meio de transações. Essa foi a conclusão de especialistas que se reuniram no evento Mobile Payment & Marketing.

A tendência dos pagamentos móveis (mobile payments) é fruto da grande difusão e utilização de celulares no mundo. Com eles, segundo o presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP, Adolfo Melito, surge possibilidade de utilização de internet móvel, força propulsora dessa revolução no setor. "As vantagens do uso de aparelhos para pagamentos são a interatividade, mobilidade e conveniência para o usuário". Para o diretor da PagSeguro, Ricardo Dortas, o desenvolvimento de soluções para que essa tendência se popularize tem ganhado atenção e investimentos de diversas companhias, tanto grandes como

pequenas. A empresa, por exemplo, lançou no ano passado solução baseada no sistema de NFC (Near Field Communication), chip embutido em smartphones que permite transações a partir da aproximação com outro celular e autorização das operações por meio de aplicativo. No começo de abril, a PagSeguro também apresentou produto com leitor acoplado ao celular que permite receber pagamentos via cartão de crédito, transformando o aparelho em máquina de cartões regular. "Acreditamos que em curto e médio prazo o leitor de cartões será mais popular, pois existe uma grande demanda para o uso do plástico. Porém, no futuro, o NFC tende a ser mais usado pela sua facilidade", diz Dortas. Ainda segundo o diretor, os pagamentos móveis estão se tornando realidade capaz de suplantar todas as outras formas de pagamento. "Quem não aderir vai perder espaço", completa. Para o CEO da Glue Device, Maurício Ghetler, as pessoas comprarão não só com o celular, mas pela TV, pela internet e de forma presencial. "A infraestrutura e a tecnologia vão acompanhar essas demandas". O CEO da FingerTips, Ricardo Longo, falou sobre os desafios do varejo nessa era dos celulares. Além de poder comprar com o aparelho, ele é um canal efetivo para ações de marketing, com diferentes ferramentas e táticas, como o uso de SMS interativo, aplicativos, cupons de desconto, realização de pesquisas, ações de promoção e fidelização. Fonte: administradores.com.br

O Espaço Empresarial foi até o Jardim América conhecer a nova loja que está conquistando aquela região e toda a cidade. O ABC Urbano é um uma loja muito bem colocada onde você pode encontrar de tudo o que procurar. Confira a entrevista com Fernanda Urbano, proprietária JC: Fernanda Há quanto tempo a loja ABC URBANO está atendendo Ibitinga? Fernanda: Estamos atendendo há 5 meses, e já conquistamos um grande número de clientes. JC: Mesmo com pouco tempo atendendo, você já ganhou a preferência da cidade, a que você atribui tanto sucesso ? Fernanda: Priorizamos qualidade no atendimento, preço e uma infinidade de produtos diferenciados. JC: O que podemos encontrar na ABC URBANO ? Fernanda: Um mix de produtos e serviços, Revelação de fotos, Presentes, Brinquedos, Papelaria,perfumes importados, Decoração, utilidades domésticas e Informática. JC: Quais produtos exclusivos o ABC URBANO oferece? Fernanda: Trabalhamos também com produtos personalizados, como camisetas, canecas, azulejos, cestas e muito mais. JC: Como surgiu a idéia de abrir esta nova opção para a cidade ? Fernanda: Devido ao grande crescimento do bairro jd. América e bairros vizinhos, a Loja tem a missão de facilitar a vida do

Fernanda Urbano em entrevista ao Jornal cidade

cliente, nosso horário e de atendimento é de segunda à sábado das 9:00 as 19:00 e domingo das 9:00 ás 12:00, sabendo que a maioria trabalha até tarde durante a semana,e devido ao tempo corrido do diaa-dia não precisa deslocar-se até o centro, sabemos que não temos tudo, mas procuramos fazer sempre o melhor. JC: Quais suas considerações finais, Fernanda ? Fernanda: Primeiramente agradeço a Deus e ao meu Esposo que acreditou no meu sonho, trabalho com vendas desde 16 anos e moro aqui há quase 10, sempre trabalhei com vendas em SP e aqui no comércio local, a ABC Urbano veio para somar, falo isso porque o que fazemos, fazemos com amor e dedicação,e vejo que em 10 anos Ibitinga recebeu várias lojas, e quem ganhou com isso foi o consumidor nosso cliente final, que tem o poder de negociar , pedir desconto e realizar seu sonho de obter, seja qual produto for, se não tivermos na hora aceitamos encomenda. Se você procura variedade, exclusividade e um bom atendimento, o ABC URBANO é uma ótima opção nas suas compras. Vá visitar e conhecer.


Página 07 | 28 DE JUNHO DE 2013

SAMS

Casa da Sopa: Um Exemplo

perdeu vacinas?

Uma Associação Filantrópica que, sem olhar a quem, faz o bem, diariamente e transforma a vida de inúmeras pessoas.

A

redação do Jornal Cidade foi conhecer os trabalhos realizados pela Associação 'Casa da Sopa' e, em uma agradável conversa com seu presidente, Waldemar Borges de Mores Filho, fomos visitar o 'Curso de Gestantes', o 'Bazar' e a 'Oficina de Costura'.

Foto UOL

Mistério

P

O 'Curso de Gestantes' é direcionado a todas as futuras mamães que estão a partir do 4º mês de gestação; tem duração de três terças-feiras consecutivas durante uma hora e as gestantes têm oportunidade de trocar experiências, fazer novas amizades e participar de palestras que contribuirão com o cuidado da criança e com estruturação familiar.

arece segredo de Estado, ninguém fala nada, mas tudo indica que por um descuido o SAMS perdeu certa quantidade de vacinas. A perda teria ocorrido após alguém esquecer uma geladeira desligada.

Recomendações Técnicas no Manuseio e Conservação de Imunobiológicos Devido a sua composição a maioria das vacinas requer temperaturas de armazenamento entre +2°C a +8°C para manter a qualidade e eficácia do produto. O manuseio inadequado, um equipamento com defeito ou a falta de energia elétrica, interrompem o processo de refrigeração, comprometendo a potência inicial dos imunobiológicos. Embora a baixa temperatura seja diretamente proporcional à vida útil dos imunobiológicos, alguns desses produtos não podem sofrer congelamento (temperatura abaixo ou igual a 0ºC) para que não sofram inativação. Fonte - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE COVISA - CENTRO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS – CCD SUBGERÊNCIA DE IMUNIZAÇÃO

Cine Guia Minha Mãe é uma Peça Lançamento: 21 de junho Dirigido por: André Pellenz Com: Paulo Gustavo, Ingrid Guimarães, Herson Capri e grande elenco

Mônica de Jesus mostranto o Kit-Enxoval

O próximo Curso de Gestantes está programado para o mês de setembro, com início previsto para o dia 3. A 'Oficina de Costura' é um trabalho voluntário de inúmeras pessoas que contribuem com seu tempo e experiência na confecção dos kits. Um trabalho essencial de comprometimento com o próximo e que proporciona uma imensa satisfação aos voluntários.

Na Câmara Municipal Na sessão do dia 25 p.p. o Vereador Osias, perguntou ao Vereador Marcel se o mesmo estava sabendo do fato. Foi como perguntar para as paredes, silêncio total.

pela terceira vez, o kit oferecido é muito importante: 'o kit vai me ajudar em tudo, já comprei algumas coisas para o enxovalzinho, mas esse kit é muito bom'.

Participantes do Curso

Além de todo conteúdo oferecido as gestantes recebem, ao final do curso, recebem um kit-enxoval do bebê que vem com um protetor de berço, colcha, toalha, edredom, fraldas, pagão e roupinhas de lã que são confeccionados pelas voluntárias na 'Oficina de Costura'. Para as participantes são encontros especiais de motivação e bem-estar além de garantir auto-confiança às futuras mamães, conforme as palavras da gestante Emi Laeli Machado: 'eles ajudam muito a gente e ensinam como cuidar da criança'. Para Mônica Oliveira de Jesus que está na terceira gestação e faz o Curso também

Voluntárias da Oficina da Costura

O 'Bazar' da Casa da Sopa oferece roupas masculinas, femininas e infantis além de calçados e acessórios a preços simbólicos a partir de R$ 1,00. O Bazar atende de terça a quinta das 14h. às 16h. A Associação Casa da Sopa é uma entidade filantrópica que sobrevive através dos voluntários e de doações de empresas e cidadãos comprometidos com a causa dos mais necessitados. Doações podem ser encaminhas à Associação, como roupas, tecido para a Oficina de Costura, gêneros alimentícios que irão compor cestas básicas que são doadas em casos de situação de emergência. Você também pode contribuir com esse grande trabalho

Bazar da Casa da Sopa

Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mulher de meia idade, divorciada do marido (Herson Capri), que a trocou por uma mais jovem (Ingrid Guimarães). Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano (Mariana Xavier e Rodrigo Pandolfo), sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia (Sueli Franco) para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado.


Página 08 | 28 DE JUNHO DE 2013

Confira os shows

40ª Feira do Bordado Um Mega Evento Investimento: mais de 2 Milhões

O

s preparativos da 40ª Feira do Bordado de Ibitinga continuam em ritmo acelerado, até o momento o custo total do evento, somando tudo que já foi publicado no portal da transparência, está acumulado em:

R$ 2.002.944,83

- Estruturas da Feira......... - Shows............................ - Estandes....................... - Segurança..................... - Climatização.................. - Decoração..................... - Diversos........................ - Palco e Iluminação......... - Publicidade....................

assim distribuídos:

R$ 459.600,00 R$ 783.750,00 R$ 252.000,00 R$ 165.000,00 R$ 40.500,00 R$ 41.300,00 R$ 75.594,83 R$ 47.200,00 R$ 138.000,00

Até o fechamento desta edição o Jornal Cidade não encontrou e nem obteve oficialmente o valores da maioria dos shows de abertura.

Swingueira

Banda Inox Dia 04/07

Roby e Roger Dia 05/07

Valor da contratação

Valor da contratação

e Homem de Lata DIA 06/07 Valor da contratação

R$ 9.000,00

R$ 20.000,00

R$ 25.00,00

Turma do Pagode Dia 07/07

João Bosco & Vinicius Dia 08/07

Munhoz & Mariano Dia 09/07

Valor da contratação

Valor da contratação

Valor da contratação

R$ 70.000,00

R$ 100.000,00

R$ 160.000,00

Ministério Apascentar Dia 10/07

Salette Ferreira Dia 11/07

Milionário & José Rico Dia 12/07

Valor da contratação

Valor da contratação

Valor da contratação

R$ 18.500,00

R$ 16.250,00

R$ 100.000,00

No item de despesas diversas estão as contratações de aquisição de fogos de artifício, gêneros alimentícios, materiais de construção, materiais elétricos, telão e outros. Pautando-se na transparência o JORNAL CIDADE irá divulgar todos os gastos da 40ª Feira do Bordado

A população de Ibitinga e região aguarda o Mega Evento, com grande expectativa, o pavilhão permanente de exposições ‘Licínio Ilmar de Oliveira Arantes’ deverá receber um publico estimado em mais 150 mil pessoas. Na contra mão do maior evento, começam as criticas: Porque gastar tanto dinheiro na Feira e deixar a Saúde com falta de remédios, médicos e exames, sendo inclusive alvo de protestos pela população.

RPM dia 13/07

Michel Teló Dia 14/07

Valor da Contratação

Valor da Contratação

R$ 75.000,00

R$ 190.000,00


Página 09 | 28 DE JUNHO DE 2013

Reforma da Quadra Jardim 03 Irmãos

A Prefeitura deverá iniciar brevemente a reforma da Quadra do Jardim 03 Irmãos. É uma antiga reivindicação dos moradores, principalmente dos apaixonados por esporte. As atuais instalações encontram-se em estado precário e por várias vezes o vereador Guilherme tem cobrado providências para recuperação do espaço esportivo. Além desta reforma, o Jardim Ângelo de Rosa também deverá ganhar a sua quadra poli esportiva.

Ibitinga tudo Azul Com a Feira do Bordado chegando a cidade recebe uma camada de tinta azul para melhor receber os turistas e visitantes. A população aprova mas também se pergunta se não há outras prioridades onde deva-se investir dinheiro

Prefeito Florisvaldo iniciou a pintura de prédios do Município na cor azul, a mesma cor que marcou suas administrações de 2001/2004 e 2005/2008. Inclusive a cor escolhida para sua campanha em 2012 foi o azul. Nos detalhes acima o coreto e o portal.

Mais Casas Populares

Na alto da foto vemos a construção de 418 casas populares, Projeto do Governo Federal ‘Minha Casa Minha Vida’ conquistadas na administração anterior. Continuando a luta por mais casas populares o Prefeito Florisvaldo acaba de anunciar a desapropriação de área ao lado do ‘lixão’ para projeto habitacional em parceria com o Governo do Estado. Nas próximas edições estaremos trazendo mais informações sobre a nova conquista.

O Cristo também recebeu nova pintura. Detalhe que antes do azul foi usado uma pintura da cor verde conforme mostra a foto. Seria desperdício de tinta ou haveria uma outra razão para se gastar tinta verde? Este detalhe chamou a atenção da população que pergunta se esta pratica é comum.

A frente da Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga também ganhou nova pintura. Detalhe: o Prefeito fala que a Santa Casa não tem dinheiro nem para comprar soro. Na foto acima: os sanitários da Praça Rui Barbosa também ganhou pintura em azul.


Página 10 | 28 DE JUNHO DE 2013

Protestos no País: A revolta da Nova Geração

Estrangeiros?

Creches necessidade urgente!

apartidário. As primeiras passeatas aconteceram em São Paulo, organizadas pelo Movimento Passe Livre. O grupo usa as redes sociais e aparelhos celulares para coordenar os eventos.

U

ma série de protestos motivados pelo preço da passagem de ônibus espalhou-se pelas principais metrópoles brasileiras e adquiriu repercussão internacional. O movimento já é o maior das últimas duas décadas e forçou autoridades estaduais e municipais a dialogarem com os revoltosos.

Nos primeiros atos, no começo de junho, o vandalismo gerou antipatia da população. Mas nas manifestações do dia 13 de junho, em São Paulo, a repressão da Polícia Militar chamou a atenção da imprensa internacional e de órgão de defesa dos direitos humanos, mudando a imagem dos manifestantes. Outras dezenas de atos foram organizados pela internet no exterior, em apoio aos manifestantes brasileiros. Estádios que recebem jogos da seleção brasileira pela Copa das Confederações tiveram a segurança reforçada em razão dos protestos.José Renato Salatiel* é jornalista e professor.

Em Ibitinga

Após duas semanas de passeatas e tumultos, os governos de São Paulo e de outras capitais recuaram e anunciaram a redução do valor das tarifas. Mas líderes dos manifestantes disseram que continuarão nas ruas, reivindicando mais qualidade no transporte público.

Direto ao ponto - Protestos motivados pelo preço da passagem de ônibus espalharam-se pelas principais metrópoles brasileiras, causando tumultos e a maior mobilização popular dos últimos vinte anos. A pressão das ruas forçou os governos a revogarem o aumento do valor das tarifas de ônibus e trens. Mesmo assim, as manifestações continuam pelo país, contra a corrupção, os gastos da Copa do Mundo e reivindicando melhorias nos serviços públicos. O movimento se caracteriza por ser jovem e

Decisão contestada

E

ntidades médicas nacionais divulgaram nota de repúdio ao anúncio da presidente Dilma Rousseff de que médicos de outros países irão ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em carta aberta aos médicos e à população brasileira, a Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) manifestam preocupação com a medida e ameaçam ir à Justiça para evitar a entrada de profissionais estrangeiros no País. Afirmam que "o caminho trilhado é de alto risco e simboliza uma vergonha nacional".

Ficha-resumo

O movimento se caracteriza por ser jovem e apartidário. Ele pede melhorias na prestação de serviços públicos, um direito do cidadão. Milhares de pessoas participam de passeatas que, apesar de atos de vandalismo, conquistaram o apoio da população

A

Em apoio ao movimento nacional, no ultimo dia 25 de junho aconteceu o 1º protesto em Ibitinga.

Reivindicações Dentre as reivindicações, destaque para melhores condições da saúde, educação, segurança, gastos com a Feira do Bordado e redução dos salários dos Vereadores do Prefeito Vice Prefeito e Secretários. A manifestação contou com a participação de mais de 500 Ibitinguenses. matéria completa na pagina 05

Segundo essas entidades, a decisão de importar médicos expõe a população, sobretudo a parcela mais vulnerável e carente, "à ação de pessoas cujos conhecimentos e competências não foram devidamente comprovados". Para elas, a medida "tem valor inócuo, paliativo, populista e esconde os reais problemas que afetam o SUS".

Em Ibitinga A experiência em Ibitinga com médicos estrangeiros não foi nada bem, as reclamações mais frequentes da população eram não entender o que falavam, medicamentos receitados e não fabricados no Brasil, frieza no atendimento entre outros.

destinação de recursos dos royalties do petróleo para a educação e a criação de incentivos para o transporte público tornaram-se os primeiros frutos, no Congresso, das mobilizações das últimas semanas. Estas são as duas propostas que o governo Dilma Rousseff também avalia como as que têm condições de rapidamente irem a sanção. Durante reunião no Palácio do Planalto, a presidenta, governadores de todos os estados e prefeitos das capitais fecharam um pacto de cinco pontos como resposta às manifestações populares e acertaram a convocação de um plebiscito que autorize a organização de uma constituinte exclusiva para tratar da reforma política. Após o encontro, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reforçou que o Congresso tem papel fundamental na implementação dos acordos. Segunda ela, Dilma terá reunião ainda esta semana com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDBRN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para tratar dessa agenda prioritária. “A partir da decisão tomada entre as três esferas do Executivo vamos ter toda uma tratativa, uma relação junto aos nossos congressistas, para podermos dar concretude àquilo que foi pactuado”, afirmou.

Investimentos Está previsto a destinação de 75% dos royalties do petróleo para investimentos na educação e esta decisão poderá ajudar na construção de creches. Em Ibitinga a demanda chega a quase 600 vagas, e vereador Osias está propondo inclusive uma audiência pública para debates e buscas de soluções.

16.9 9 9 4 . 5 6 7 2


Página 11 | 28 DE JUNHO DE 2013

Centro de Estudo de Línguas finaliza o semestre com mais um café-da-manhã cultural

Segurança na Feira, uma preocupação! Após o incidente ocorrido na cidade de Santa Maria - RS, na boate Kiss, as autoridades passaram a ser cobradas pela população para um maior rigor na concessão de alvarás pelo Corpo de Bombeiros.

a h n i Coez Casa d

Normas para obter o Alvará 1 - A edificação deve estar de acordo com o projeto aprovado, caso a mesma o tenha. 2 - Apresentar os seguintes documentos: ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de sistema, assinado por um responsável técnico. ART e Laudo de Abrangência do gerador, caso a edificação tenha o mesmo. ART do GLP (Gás liquefeito de petróleo), caso faça uso do mesmo.

Alunos do CEL Professoras do CEL

O

CEL (Centro de Estudo de Línguas), com funcionamento na Escola Josepha Maria de Oliveira Bersano, terminou o semestre, no último sábado (22/06), com um maravilhoso café-da-manhã cultural.

ART e Laudo de Aplicação / Manutenção da proteção passiva. Caso edificação tenha estrutura metálica e a mesma seja revestida com produtos resistentes ao fogo. Atestado de formação de brigada, com os nomes e RGs. dos brigadistas e xerox da funcional de quem assinou o mesmo. 3 - De posse da documentação, fazer o recolhimento da taxa conforme fórmula abaixo: Taxa = Calculado conforme tabela.

As apresentações de danças, poemas e músicas feitas pelos alunos de Espanhol, Francês e Inglês foram apreciadas por alunos, professores e equipe gestora da escola e, em seguira, todos apreciaram um delicioso café-da-manhã.

Na guia de recolhimento deverá constar:

E para os alunos do Ensino Fundamental (a partir do 7º Ano) e do Ensino Médio que não querem ficar de fora desse sucesso, também podem fazer parte do CEL. A partir de agosto deste ano uma nova turma de espanhol se inicia. As matrículas já estão abertas!

CPF / CNPJ do depositante Nome do depositante (Pessoa física ou jurídica) Descrição: Atividades Técnicas de Bombeiros

Para matricular-se, basta ir à escola Josepha, junto de um responsável, levando uma foto 3x4,declaração da escola que estuda,cópia do RG ou do RA e cópia de um comprovante de residência.

4 - Protocolar o pedido de vistoria junto ao Corpo de Bombeiros.

O Jornal Cidade parabeniza todos os professores e alunos, hoje com a globalização da economia, o investimento na Educação deve ser prioritário e o CEL vem contribuindo para a preparação de nossos jovens que enfrentarão um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

5 - O prazo para o Corpo de Bombeiros realizar a vistoria na edificação é de 01 a 30 dias a partir da data do protocolo da vistoria.

Torta de Bacalhau Ingredientes 2 cebolas picadas 2 Kg. de batata cozidas e cortadas em cubos 1 Kg. de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado. 4 tomates picados 8 ovos batidos (bata as claras em neve e depois misture as gemas assim rende mais) 1 xic. Azeitonas verdes sem caroço e picadas ½ pimentão vermelho picado ½ pimentão amarelo picado ½ pimentão verde picado Azeite, cheiro verde, sal e pimenta a gosto.

Como preparar Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola até amaciar, acrescente o bacalhau e o tomate e refogue até o tomate desmanchar, junte os pimentões, o cheiro verde, sal e pimenta e as batatas, misture tudo e retire do fogo, deixe esfriar um pouco. Em um refratário untado com azeite coloque metade dos ovos batidos (neste momento você pode adicionar 1 pitada de fermento em pó e misturar levemente) e despeje o refogado, as azeitonas picadas e regue com azeite, cubra com o restante dos ovos batidos. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Retire e sirva a seguir. Um arroz branco e uma boa salada de agrião é um ótimo acompanhamento Bom Apetite e até a próxima edição. Duvidas? valdemircontieiro@hotmail.com

boxglass.com.br

|

(14) 3621-5033 | (14) 3625-1685


Página 12 | 28 DE JUNHO DE 2013

A população só quer entender A população tem ido às ruas para protestar e exigir transparência e responsabilidade. O jornal Cidade tem procurado com sua linha informativa e investigativa levar a verdade sobre fatos que acontecem. Nesta reportagem pode ser constatada a má aplicação do dinheiro público .Duas creches paralisadas devido problemas na sua execução e ainda um teatro inaugurado em fins de 2008 sem nenhuma possibilidade de utilização. Todas estas irregularidades estão sendo investigadas através de ações populares contra os responsáveis, aguardando decisões Judiciais.

Duplicação da Av. João Farah

Creche Jd Sto Antonio Obra paralisada

Creche Jd Nova Ibitinga construída adm 2009/2012 Obra Paralisada Creche Jd. Natália A administração Florisvaldo acaba de anunciar a compra de uma área destinada à duplicação da Av. João Farah no Jardim Natália. Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores daquele bairro. Conforme informações o preço do terreno é de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais). Conforme levantamento feito pelo Jornal Cidade o custo da obra entre pavimentação, guias e sarjetas é de aproximadamente R$ 200.000,00(duzentos mil reais). Em contrapartida no mesmo local encontra-se a Escola CIEE, onde existe a obra de uma creche paralisada desde 2009 por motivos de falhas na sua construção. A população espera que a Prefeitura também conclua a obra para atender a demanda existente, que ultrapassa a 500 vagas, segundo informações da Secretaria de Educação.

Teatro Municipal Obra paralisada

Detalhe da situação atual Em 2008 a administração Florisvaldo iniciou a construção da creche do Jardim Santo Antônio. Em 2009, após laudo efetuado pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, foram detectadas várias falhas em sua construção. A administração anterior determinou a paralisação e ainda não existe uma decisão oficial quanto ao destino da obra, mas extra oficialmente comenta-se que a mesma deverá ser demolida. Nas próximas edições o Jornal Cidade fará levantamento completo da situação com o Intuito e informar a população. Para compensar a paralisação desta obra e atender à demanda de vagas do bairro e adjacências foi construída uma creche entre o Jardim Nova Ibitinga e Jardim Felicidade. Hoje atendendo uma demanda de aproximadamente 120 crianças.

Creche Jd Pacolla a ser construida

Futura creche Jardim Pacola

Na administração Florisvaldo 2005/2008, foi iniciada a construção do Teatro Municipal de Ibitinga chegando inclusive a ser inaugurada em dezembro de 2008 (ver placa de inauguração). No início da administração 2009/2012, após laudo efetuado pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, foram detectadas várias falhas em sua construção, sendo então determinada a sua paralisação. Até os dias de hoje o dinheiro público está lá se deteriorando, e nenhuma medida concreta de recuperação ou término foram tomadas. O programa de governo do então candidato a Prefeito Florisvaldo contempla a conclusão da mesma e após 6 meses de governo não foi anunciada nenhuma medida concreta. A população espera ansiosa pela retomada da obra para que em breve Ibitinga tenha um espaço próprio para eventos culturais.

A necessidade de construções de creches em Ibitinga é evidente, conforme dados da Secretaria de Educação existe demanda de mais de 500 vagas. Está prevista a construção de uma creche no Jardim Pacola através de convênio com o Governo Federal assinado em 2012, para atender aproximadamente 120 crianças. Neste terreno Municipal do Jardim Pacola já foi construído o complexo Social, que abriga a Secretaria de Desenvolvimento Social, O Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) e ainda o Fundo Social de Solidariedade, centralizando todo o atendimento social. Nesta área também foi construído o Centro Dia do Idoso ‘Waldomiro Racy’ que atende aproximadamente 60 idosos.


Página 13 | 28 DE JUNHO DE 2013

Brasil e Uruguai

Espanha e Italia

Brasil na Final Foi da forma mais emocionante que poderia ser. Com pênalti defendido no início, gol no final e vitória sobre o carrasco de 1950, a seleção está na final da Copa das Confederações. O Brasil venceu o Uruguai, por 2 a 1, no Mineirão. Eficiente nos jogos da primeira fase, a “blitz” da seleção brasileira nos primeiros 15 minutos de jogo não foi repetida. O time de Luiz Felipe Scolari não conseguia ter a posse de bola, muito menos atacar. Os uruguaios eram mais eficientes, cadenciavam o jogo e mantinham a bola no campo de defesa do Brasil. Diferentemente das vitórias sobre Japão, México e Itália, quando o Brasil amassou os rivais nos primeiros minutos, contra o Uruguai não conseguiu nem chegar à área, muito menos criar uma chance de gol. Após uma cobrança de escanteio, aos 10 minutos de jogo, o Mineirão calou de vez. Depois de Forlan levantar a bola na área, David Luiz puxou a camisa de Lugano que caiu. O árbitro marcou pênalti.

Uruguai. O meia-atacante chutou no canto esquerdo de Júlio César. O goleiro pulou bem e tocou a bola para fora. O que se ouviu depois foi um grito mais forte até do que o de gol. Foi dos pés de Paulinho que a seleção conseguiu furar a defesa uruguaia. Aos 40 minutos de jogo, o volante deu lançamento longo para Neymar, já dentro da área. O atacante tirou o goleiro da jogada e a bola sobrou para Fred abrir o placar. Pelo que conseguiu fazer no primeiro tempo, o 1 a 0 era goleada. No primeiro lance de ataque após o intervalo, os uruguaios tabelam e chegam à área. e após falha da defesa brasileira a bola sobra no pé de Cavani que empata o jogo. Dos pés de Neymar nasceu o gol da vitória após cobrança de escanteio Paulinho cabeceou para o fundo das redes do Uruguai. Foi uma vitória da raça, e a seleção brasileira está na grande final da Copa das Confederações. Que venha a Espanha!!

O silêncio virou vaia. Primeiro, para o juiz e depois direcionadas a Forlan, cobrador do

Espanha na Final O pacto entre a Espanha e a bola é de uma firmeza que nem a Itália, com tanta tradição, tanta camisa, tanta bravura, consegue romper. Foi com um sofrimento ao qual não está acostumada que a Roja alcançou classificação para a final da Copa das Confederações nesta quinta-feira, no Castelão, em Fortaleza. A vitória não saiu no tempo normal, tampouco na prorrogação. Os campeões do mundo tiveram que recorrer aos pênaltis para não perder um pedaço de seu reinado. Venceram por 7 a 6. Agora, caberá ao Brasil desafiar o talento espanhol. A final é domingo, no Maracanã. A Itália encarou a Espanha de frente. Em alguns momentos, foi superior – em quase todo o primeiro tempo, por exemplo. Teve repetidas chances de gol e até uma bola na trave antes de perder a força, perder as pernas. Mas são tempos de sinergia entre a Roja e os deuses que mandam no futebol. Se o gol não saiu nos minutos finais da prorrogação, e era justo que saísse, ficou guardado para as cobranças finais. Os jogadores das duas seleções mostraram que e3stavam preparados para a decisão por pênaltis. Confira como foi a cobrança

Os primeiros cinco batedores de cada equipe acertaram: Candreva, Aquilani, De Rossi, Giovinco e Pirlo para a Itália, Xavi, Iniesta, Piqué, Sergio Ramos e Mata para a Espanha. Na série alternada, mais precisão: Montolivo para a Azzurra, Busquets para a Roja. E aí Bonucci errou para a Itália. Coube a Navas fazer o gol da classificação.

Técnico e jogadores espanhóis estão mordidos!! Vaiados em todos os jogos da Copa das Confederações, a Espanha mostrou, nesta quinta-feira, que está incomodada com a recepção que recebe do público brasileiro. Logo após a vitória nos pênaltis sobre a Itália, que valeu a passagem para a final do torneio, contra o Brasil, o técnico Vicente del Bosque falou em dar uma resposta no domingo. "Agora é Espanha e Brasil. Vamos ver se estamos à altura desse jogo. Para dar uma resposta aos brasileiros", disse o treinador. Com certeza será um grande jogo, onde a seleção brasileira terá a oportunidade de provar a sua evolução.

Paulistas no Brasileirão

Os clubes paulistas aproveitam o período de disputa da Copa das Confederações, para arrumarem seus times. Após 5 rodadas o melhor colocado é o São Paulo na 6ª colocação com 08 pontos ganhos. São Paulo - A diretoria confirma a permanência do centroavante Luis Fabiano. Aloísio ignora aumento da concorrência e comemora permanência de Luis Fabiano. A torcida acredita no título de 2013, e a permanência do atacante é uma das garantias. Corinthians - O presidente do Corinthians, Mário Gobbi Filho, já jogou a toalha para a saída de Paulinho. Em carta aberta divulgada no site oficial do clube, o dirigente já sugere substitutos ao volante e fala em novo ciclo na equipe que está à frente. Santos - O Santos acertou a venda do meia Felipe Anderson a Lazio, da Itália por 7,8 milhões de euros (aproximadamente R$ 23 milhões).O Santos acertou a contratação do lateral direito Cicinho

principal revelação da Ponte Preta nos últimos anos, O Santos briga contra o tempo para montar um time competitivo Portuguesa - A Globo vetou o jogo entre São Paulo e Lusa na China, e os clubes deixam de faturar R$ 2 milhões. Mais uma vez a Globo interfere no faturamento dos clubes. O jogo seria disputado no Estádio ‘ninho de pássaro’. Ponte Preta - Com a venda do lateral direito Cicinho ao Santos a Ponte Preta espera reforçar seu elenco e não passar perigo de rebaixamento. O clube de Campinas no momento segura a lanterna do Brasileirão.


Página 14 | 28 DE JUNHO DE 2013

Bruno Gonçalves

Isabela Cristina de Brito

Curiosidades do Oscar

Curiosidades na Cultura Estrangeira

O Oscar é o maior premio do cinema mundial, consagrando, atores, atrizes, diretores, roteiristas, produtores, etc. além de melhor filme que é o mais importante! Até hoje o maior número de estatuetas dado a um filme foram 11! O primeiro filme a ganhar 11 Oscar foi 'Ben-Hur' de 1959, uma filme magnífico, com uma grande produção para a época, onde não haviam grandes recursos como no final do século 20! Ganhou os seguintes prêmios: melhor filme, Melhor Direção (William Wyler), Melhor Direção de Arte, Melhor Ator (Charlton Heston), Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffth), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.

Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original. O terceiro foi 'O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei', de 2003, só 6 anos após 'Titanic', último filme da trilogia, recheado de efeitos especiais, é um filme que prende a atenção do espectador! Ganhou os seguintes prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção (Peter Jackson), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem de Som e Melhor Canção Original.

O segundo foi 'Titanic' de 1997, 38 anos depois de 'Ben-Hur', um filme belíssimo em vários aspectos, menos no fraco romance que é no popular, encher lingüiça! Ganhou os seguintes prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção (James Cameron), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhores Efeitos Visuais, Melhor

Wesley Diniz ...Pensamentos Metas para uma Vida Não crie metas apenas para o próximo ano. Crie para sua vida toda. Não guarde seus sonhos em uma gaveta. Faça o que tiver para fazer, mas faça com a certeza de que a felicidade não esta no resultado, mas na sua jornada. Cante, dance, brinque, deixe o vento bater em seu rosto sem preocupar se esta espatifando o seu cabelo. Perdoe, não guarde mágoas, teu próximo é um elo com o que você é, e com o que se tornará. Se ame, mas não tanto a ponto de deixar o ego estufar seu peito. Erre, caia, se engane, se levante, aprenda, viva... São se limite, permita a vida se apresentar a você de todas as formas. O máximo que pode acontecer se você tentar e se arriscar é de não dar certo. Sofrimento às vezes é inevitável, aprenda o que tem que ser aprendido com ele, e supere. Algumas pessoas vão te amar pelo que você é, e outras vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostuma-se. A vida é assim mesmo. Se for mudar, mude para melhor, não regrida, e pense que você é reflexo do seus pensamentos, portanto, os mantenha equilibrado e positivo sempre. Sorria... Diga que ama... Ame mesmo, ame de verdade. E valorize cada momento, pois a vida é breve, e o tempo não te espera acordar para ela. O passado é uma saudade, o hoje é um presente, mas o futuro é uma certeza. Mesmo que você pense que não, ele é... Pois o amanhã um dia chega, seja cedo ou tarde, e melhor do que viver da incerteza é sorrir para ele e fazer o possível e o impossível para torná-lo cheio de vitórias e conquistas.

Caro leitor, hoje eu venho com uma curiosidade que talvez você não conheça. É um mundo velho em um mundo novo: são “Os Amish”. Um povo que tem a capacidade de manter um estilo de vida do século XVII em pleno século XXI. Moram em fazendas fechadas e não gostam que ninguém do “mundo” entre. Eles não possuem eletricidade, vivem com lampiões, utilizam carroças puxadas por cavalos e nem sequer chegam perto de um computador.

sapatos são comprados prontos. Os homens vestem ternos pretos sem lapelas ou botões, as camisas são brancas ou azuis, suspensórios pretos, sapatos ou botas pretas, chapéus de aba larga em feltro preto ou palha natural. As mulheres usam um vestido largo de couro fino até o tornozelo com meias pretas, um avental, sapatos pretos ou botas, manto preto e também um branco para "rezas" (em caso de batismo) ou um capuz negro.

Existem dois filmes que retratam muito esse mundo: "A Testemunha”, estrelado por Harrison Ford e Kelly McGillis e “Amish Grace”, uma história real. Assistindo a esse filme você pode achar que eles são parados no tempo, mas são pessoas difíceis de se relacionar com as pessoas de fora e tem seu próprio dogma. Em 2000 foram contados mais de 198 mil em todo mundo, sendo 48 mil só na Pensilvânia, EUA. Os Amish se originaram juntamente com um grupo de Cristãos Protestantes geralmente referidos como os Anabatistas, ou os "rebatizados".

Por não gastarem dinheiro com coisas desnecessárias, têm um custo baixo de vida, assim guardam dinheiro e compram terras, dando a impressão de serem ricos.

Os Amish surgiram em 1693 quando um grupo de menonitas suíços liderados por Jacob Amman se separaram do grupo principal por conta de diferenças em relação à celebração da Comunhão (uma lembrança da última ceia terrena de Cristo). Amman queria celebrar a Comunhão duas vezes por ano, enquanto os menonitas apenas uma. Os Amish não têm prédios de igreja, eles cultuam em casa por medo de perseguição. As cerimônias acontecem no lar com revezamentos de famílias. É possível identificar essas casas hoje pelo grande número de carroças estacionadas em um domingo de manhã. Os Amish falam entre eles um dialeto do alemão, similar ao holandês da Pensilvânia. O alemão culto é usado para os serviços religiosos e o inglês é falado com os estranhos. Os Amish fazem sua própria roupa, comprando linhas e tecidos. Chapéus e

Um Amish pode apenas se batizar com 16 anos, pois assim saberá sua escolha de verdade, podendo ficar ou partir, sem volta. Há a escola, igreja, construção de celeiro, cantos e outros eventos. Os bailes são feitos com musicas country e folclóricas. Os namoros são feitos a vista de todos (em varandas), mas os jovens são jovens, e dão um jeitinho de ficar a sós, mas não por muito tempo. Os Amish fazem compras em lojas de familiares, mas não são comércios locais e sim carroças ambulantes que são atrações para turistas que acabam por comprar seus produtos. Se você, ficou curioso sobre esse povo simples e complicado, existem livros e sites para download na internet que falam mais sobre isso. E para quem gosta de ver o canal da TLC, estreiou um programa novo que vai retratar esse povo e as escolhas de seus jovens, o ‘Mundo Amish’. Até a próxima.


Página 15 | 28 DE JUNHO DE 2013

Campanha de Doação de Sangue Bombeiro Sangue Bom

O

Corpo de Bombeiros de Ibitinga realiza mais uma campanha 'Bombeiro Sangue Bom' neste mês de julho. Conforme informações do Sargento Mário este período é escolhido devido à queda na doação por diversos motivos como férias escolares, frio e eventos diversos; por isso um empenho da Corporação de Ibitinga vem contribuindo com os Bancos de Sangue de Araraquara e Jaú.

ções o que poderá salvar, ao menos, 6.000 vidas; superando as doações do ano anterior e atingindo um recorde local.

O trabalho dos Bombeiros é reconhecido e apoiado pela população que atende ao convite e doa sangue: doa vida. A meta para este ano é atingir 1.500 doa-

A população ainda terá mais cinco datas para poder participar desta importante campanha pela durante o mês de julho, conforme programação abaixo.

A primeira coleta será neste Sábado, dia 29, na FAIBI das 8h. às 12h. e será destinada ao Hemo-Núcleo de Arara quara; este, em especial, atende os hospitais de Ibitinga abastecendo os Bancos de Sangue locais salvando as vidas de Ibitinga.

Passeio Ciclístico

E

m comemoração ao aniversário de Ibitinga os Bombeiros realizarão, no dia 4 de julho, o tradicional 'Passeio Ciclístico' que também é um 'esquenta' e um trabalho de conscientização para a campanha 'Bombeiro Sangue Bom'.

Um grande número de ciclistas de todas as idades é esperado para este dia e as primeiras 400 inscrições receberão um Kit com boné, camiseta e garrafinha de água. Durante o trajeto os participantes contarão com dois pontos de parada para descanso e hidratação, além de poderem tomar um 'café da manhã' com deliciosas frutas. Os participantes que fizerem sua inscrição antecipadamente ainda concorrerão a 10 bicicletas que foram oferecidas por empresas da cidade. O Passeio Ciclístico acontecerá nesta quarta feira – 04/07, com saída às 10h do Corpo de Bombeiros. As inscrições poderão ser feitas nas escolas estaduais e municipais.

Fubá Espetinhos Bebidas, Salgados e Porções em Geral Disk Entregas 9734-0170 Rua José Martinelli Corrêa, 157 Vila Izolina

Foto: Arquivo


Página 16 | 28 DE JUNHO DE 2013

s i a i c o S

A Vice-Prefeita Cristina Arantes também comemorou aniversário e recebeu os parabéns do esposo, família e amigos - 22/06

Dago Vilella mandou os parabéns para a esposa Jeruza Vilella - 28/06

Carol Coleone também recebe os parabéns da família e dos amigos - 30/06

Fernanda Catarin vai completar mais um ano de vida. As amigas mandam um abraço - 03/07 Fernando Trombelli manda os parabéns especiais para a namorada Letícia Gonçalves - 03/07

Ana Beatriz Urbano recebe os parabéns do papai e da mamãe corujas, e de toda família - 06/07 Leonardo Lima também vai apagar as velinhas e os amigos mandam um super parabéns - 06/07

Ulysses Ramos completa mais um aninho de vida. A família e os amigos desejam felicidades - 06/07 Vinícius Queiroz vai comemorar mais um aniversário e os familiares e amigos e mandam os parabéns - 08/07


Jornal Cidade Ibitinga - Ed.005 28-06-13