CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Page 118

Promover a autonomia, a criatividade e a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa na perspectiva de abertura à mudança, à diversidade cultural e ao exercício da cidadania activa;

Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação;

Fomentar a análise crítica da função e do poder das novas tecnologias de informação e comunicação;

Desenvolver a capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação, quer pelos meios tradicionais, quer através das novas tecnologias de informação e comunicação.

A Internet e as suas potencialidades de pesquisa, comunicação (através do correio electrónico e das ferramentas de comunicação em tempo real) e investigação cooperativa, bem como a utilização de procedimentos de pesquisa racional e metódica de informação na Internet, com vista a uma selecção criteriosa de informação, são eleitas como competências essenciais que devem caracterizar o aluno no final do Ensino Básico. Se no 9º ano de escolaridade os alunos conseguirem adquirir estas competências, então, as lacunas detectadas nestes domínios nos alunos do 8º ano, com quem realizámos o trabalho experimental, desaparecerão. É neste ponto que reside alguma incoerência, que gostaríamos de destacar. Em primeiro lugar, se nos 7º e 8º anos de escolaridade se assiste à obrigatoriedade de todos os professores avaliarem os alunos no domínio das TIC, é, portanto, suposto que possuam competências nesta área. Contudo, não estando assegurada a igualdade de oportunidades no acesso às TIC nestes anos de escolaridade, a avaliação não será discriminatória, prejudicando aqueles alunos cujas famílias não conseguem assegurar alguma formação no âmbito das TIC? Como explicar que a igualdade de oportunidades se estabeleça como prioritária apenas no 9º ano? Se as dificuldades diagnosticadas nos alunos na sua relação com a Internet se verificam sobretudo ao nível da pesquisa racional e metódica da informação, e se o programa de TIC do 9º ano analisado incide sobre estas dificuldades, parece-nos útil que a sua leccionação se verifique no início do terceiro ciclo. É improdutivo continuar a insistir na realização de tarefas de pesquisa por parte dos alunos, sem que se ponham em prática estratégias que visem atingir as competências constantes no programa de TIC, no que respeita à relação dos alunos com as novas fontes de informação.

108


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.