Issuu on Google+

Jahu - 3ª Edição - Julho 2012 - www.jornalcomunicadores.com.br

ENTREVISTA HÁ 27 ANOS CUIDANDO BEM DO VISUAL DAS EMPRESAS Há 3 gerações a Confecção Luiza localizada em Torrinha, cuida do visual das empresas fabricando uniformes profissionais com qualidade e muita dedicação. A empresa saiu do fundo de quintal para conquistar até mesmo os cantores famosos. É a moda com seus tecidos, cores, modelagens, fazendo história na cidade do turismo rural.

Será que é possível sua empresa ser como o McDonald’s?

Comunicação. Página 06

Como fazer um cliente gostar da empresa? Empresarial. Página 09

Café expresso. Pág 20

Animais Exóticos. Pág 24 PUBLICIDADE

Trash the Dress uma bela recordação. Celebrar. Página 15

Ergonomia no trabalho. Pág. 21

Beleza. Pág. 22

Carro novo ou usado? Pág 28

Educação a distância. Pág 12

Construir a casa ou comprar? Pág 30


EDITORIAL O Jornal Comunicadores nasceu da necessidade de comunicar expressando ideias e fatos do cotidiano de empresários de vários segmentos, o intuito é levar questões que muitas pessoas tem dúvidas, aproximando para um bate-papo descontraído e fácil. Já foram duas edições e esta é a terceira, ela passou por uma adaptação de formato para facilitar a dinâmica de leitura e conteúdo. O princípio ainda é o mesmo, porém com mais páginas e conteúdo diversificado, com isso esperamos que todo leitor goste e tire bons exemplos para suas vidas e negócios. A repercussão e boa aceitação do Comunicadores nos deixa satisfeitos e estamos trabalhando ainda mais para fazer uma mídia diferente e interessante. Envie suas sugestões, críticas e elogios para o Comunicadores, assim podemos melhorar cada vez mais nossas edições.

COMUNICADORES

Entrevista 04 Comunicadores 06 Empresarial 09 Educar 12 Celebrar 15 Viajar 18 Sabores 19 Saúde 21 Beleza 22 Pet 24 Conectados 25 Tecnologia 26 Videogame 27 Autoshow 28 Imóveis 30 Carreira 32 DIRETOR DE EDITORIAL E CRIAÇÃO NILTON CUNHA ASSISTENTES NATÁLIA SILVA, EVERTON HERNANDEZ ARTE RENATA ZANIN MIDENA DIAGRAMAÇÃO USE AGÊNCIA COMERCIAL TEL. (14) 3621-9867 / (14) 8193-3494 PRÉ-IMPRESSÃO GRCI EDITORA IMPRESSÃO GRCI EDITORA (14) 21042100 DISTRIBUIÇÃO EM 14 CIDADES JAHU, IBITINGA, PEDERNEIRAS, BARRA BONITA, BARIRI, DOIS CÓRREGOS, IGARAÇU DO TIETÊ, BROTAS, ITAPUÍ, MINEIROS DO TIETÊ, BOCAINA, TORRINHA, BORACÉIA E ITAJÚ . O JORNAL COMUNICADORES É UMA PUBLICAÇÃO MENSAL DA USE AGÊNCIA PUBLUCIDADE LTDA. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: RUA XV DE NOVEMBRO, 1055 – CEP 17201-290, JAHU/SP (14) 3621-9867. WWW.JORNALCOMUNICADORES.COM.BR - ELOGIOS, SUGESTÕES E CRÍTICAS PODEM SER ENVIADOS PARA O EMAIL JORNAL@JORNALCOMUNICADORES. COM.BR - OS ARTIGOS PUBLICADOS NESTA EDIÇÃO SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES, NÃO REPRESENTANDO NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL COMUNICADORES.


Entrevista oferece

VISUAL BEM CUIDADO Belíssimas paisagens formadas por matas, uma arquitetura histórica e também por quedas d’água incríveis, assim podemos tirar nossas primeiras impressões da cidade de Torrinha. O município fica localizado no Estado de São Paulo, hoje é conhecida pelo turismo rural com vários pontos turísticos, destacando as cachoeiras belíssimas, paredões de até 100 metros de altura, algumas cavernas de arenito e até mesmo vales pouco explorados, além do mosteiro do Paraíso, onde o visitante pode conhecer as delícias como os chocolates caseiros, trufas e os pães de mel. O local conta com três capelas, a de São José do Paraíso, uma réplica da igreja matriz; a de Apresentação do Senhor e a da Figueira, onde anualmente é realizada a festa do Cio da Terra. Torrinha ainda conta outras atrações, vale a pena descobrir e fazer uma visita. Essa é Torrinha, onde também redescobrindo seu mercado empresarial cheio de novidades, confira na entrevista.

O Jornal Comunicadores visitou a Confecção Luiza uma empresa que se destaca na produção de uniformes, tendo como clientes diversas empresas da região e até grandes cantores famosos como Daniel, Gian e Giovani e outros. Quem nos recebeu com grande carisma e atenção foi a Dona Sônia, como é conhecida, e contou a história da Confecção Luiza. Confira na entrevista um pouco mais dessa visita. Comunicadores: Dona Sônia, como sempre iniciamos nossas entrevistas começamos com a velha pergunta, como foi que tudo começou? Dona Sônia: Bem, tudo começou na década de 80, onde minha mãe Luiza, costurava em sua casa em Brotas para atender a família e os amigos fazendo peças de roupas e consertos para ajudar na renda da família. Até esse momento o trabalho era informal e não tínhamos a ideia de tornar isso em um negócio. Eu morava em Torrinha e por volta de 1985 minha mãe, a Dona Luiza resolveu passar seus conhecimentos para mim que sou a filha mais nova, além do mais eu era a única que se identificava com a costura e acabei continuando o trabalho de minha mãe. Como eu já tinha feito um curso de corte e costura no SESI, ficou mais fácil entrar no ramo da moda, dessa forma juntou-se a experiência do dia-a-dia com a técnica necessária. Nessa época a confecção Luiza começou atender as empresas? Não, na verdade nessa época em que assumi os trabalhos abrimos a confecção Luiza, o nome foi uma homenagem para minha mãe, no início abrimos como loja e o foco era mais a clientela feminina, consumidor final, onde comprávamos o tecido e a cliente escolhia a roupa do jeito que queria, fazendo peças de roupas personalizadas, o foco até então era a loja. Começamos atender as empresa em um segundo momento, quando aumentamos a produção.

04 Comunicadores Julho 2012

“Mosteiro do Paraíso, onde o visitante pode conhecer as delícias como os chocolates caseiros, trufas e os pães de mel.”

DONA SÔNIA, CONTINUANDO O LEGADO DE SUA MÃE, LUIZA, CUIDA DE CADA DETALHE COM AMOR E DEDICAÇÃO.

Teve algum período onde você enfrentou dificuldades nos negócios? Em 1994, ocorreu que meu marido faleceu e tive que passar por esse período triste, mas com muita fé, sem desistir e não fiquei reclamando pela dificuldade. Essa foi uma reviravolta em minha vida e o rumo dos negócios mudaram, pois até então o que tínhamos como uma “ajuda de custo” e se tornou a nossa sobrevivência, onde trabalhávamos de segunda a segunda, tocando nossas vidas pra frente. Hoje é a senhora que faz o gerenciamento do negócio? Até 1999, eu fazia o gerenciamento da empresa, mas no ano seguinte minha filha Fabiana saiu da empresa onde trabalhou por 9 anos e assumiu o departamento financeiro da confecção. Desse modo, assumi o gerenciamento da confecção. João Mário, meu outro filho é responsável pelo departamento comercial.

www.jornalcomunicadores.com.br


FABIANA ESTÁ A FRENTE DA EMPRESA E SEGUE OS PASSOS DE DONA SÔNIA, SEMPRE BUSCANDO A QUALIDADE TOTAL DE SEUS PRODUTOS.

"O uniforme também é um fator de segurança em situações de risco para o funcionário, além do conforto e boa impressão do público externo em relação à imagem da empresa."

"O uniforme que antigamente servia apenas para padronizar, hoje constitui mais um elemento à disposição das empresas que procuram diferenciais para marcar sua imagem."

Em sua gama de clientes se destacam músicos famosos como Daniel, Gian e Giovani e outros.

Fabiana, filha de dona Sônia que hoje está a frente da empresa, contou também um pouco dos acontecimentos após assumir o gerenciamento dos negócios, além de comentar um pouco do futuro. Confira agora abaixo. Comunicadores: Fabiana, como essas mudanças refletiram nos negócios? Fabiana: Diria que literalmente saímos do fundo de quintal, pois em 2004 alugamos um prédio bem maior (que atualmente é de nossa propriedade). Investimos mais no aperfeiçoamento de modelagens, em maquinários e especializando-se na parte de uniformes profissionais que hoje é o nosso segmento principal, mas ainda continuamos com o atendimento personalizado e sob medida. Que tipo de empresas a confecção Luiza atende hoje? Atendemos diversos segmentos desde indústrias e redes de lojas, bares, restaurantes, pousadas, formandos, todos que necessitem uniformes. Nossa qualidade é reconhecida e comprovada pela carteira de clientes que atendemos e temos capacidade de atender qualquer tamanho de empresa desde a pequena, média e de grande porte.

"Hoje, no entanto, os uniformes profissionais ganharam sofisticação e, muitas vezes, status de moda. Para impressionar os clientes, sem perder o conforto necessário aos seus colaboradores, algumas empresas investem em roupas profissionais com desenhos, modelagem, cores e tecidos mais modernos." 05 Comunicadores Julho 2012

Quais os planos para o futuro? Temos um plano de expansão de vendas para outras cidades, pois hoje atendemos clientes em Brotas, Torrinha, Santa Maria da Serra, Mineiros do Tietê, Dois Córregos, Jahu, onde somos referência em uniformes profissionais. O crescimento é constante e estamos sempre investindo em tecnologia, buscando aperfeiçoar cada vez mais nossos produtos e priorizando o atendimento de nossos clientes. Dona Sônia e Fabiana, como vocês resumiriam esses 27 anos de trabalho? Dona Sônia e Fabiana: Hoje olhando para trás, podemos perceber grandes conquistas nas grandes adversidades e aprendemos que a paciência e honestidade caminham juntas, resultando sempre em sucesso.

www.jornalcomunicadores.com.br


Comunicadores

Será que é possível sua empresa ser como o

McDonald’s? McDonald’s é uma empresa que está praticamente em todo lugar. Embora muitas pessoas critiquem a rede porque “o lanche é muito pequeno” ou “é pouco saudável”, o fato é que a rede está presente no mundo todo e atrai verdadeiras legiões para seus restaurantes. Mas se o lanche não é tão grande e nem tão bom quanto aquele lanchão do Zé da Esquina, o que faz as pessoas cada vez mais irem até as lanchonetes da rede? Em uma palavra: marca. A marca do McDonald’s é extremamente padronizada, desde a identidade visual até o atendimento nas lanchonetes. O Big Mac que você come em Jahu é rigorosamente o mesmo que você vai comer em Dubai ou em Tóquio. E toda a comunicação da rede segue um mesmo padrão visual e de linguagem. Isso traz benefícios para a marca. Afinal, assim como as roupas falam muito sobre uma pessoa, a identidade visual revela como é uma empresa. Uma comunicação coerente e padronizada demonstra que a empresa é organizada, séria, cheia de credibilidade. Faz as crianças quererem ir, mesmo que seus sanduíches não sejam os melhores do mundo! Mas as crianças não são as únicas sob o efeito da marca. Quantas vezes você já escolheu um produto na prateleira porque a embalagem era mais bonita? Ou quantas vezes deixou de comprar um produto porque a marca não inspirou confiança? E o mais importante: seus clientes também estão sujeitos a isso, todos os dias. Por isso é primordial que a identidade da sua empresa fale bem dela. A identidade visual e a marca são os primeiros elementos que o seu cliente tem contato. É através deles que fará a sua primeira análise sobre a sua empresa. Se você não se dá nem ao trabalho de ter um bom material institucional, o que garante que sua empresa entregará um serviço profissional e de qualidade? “Ah, mas o meu sobrinho mexe com o Corel Draw!” Ok. Existem muitos meninos que conhecem a ferramenta e alguns até têm ideias razoáveis. Mas será que o sobrinho citado tem conhecimento para desenvolver uma padronização visual tão efetiva quanto a do McDonald’s, por exemplo? Quando se trata da imagem da sua empresa, o barato sai caro. Os investimentos do McDonald’s, por exemplo, levaram a marca ao 4º lugar entre as marcas mais valiosas do mundo, além de ser a mais lembrada e a líder de mercado em seu segmento. Para uma marca obter resultados expressivos, é importante tratar sua comunicação com mais respeito, sob cuidado de um profissional. Os custos de investimento em comunicação podem ser um pouco mais altos, mas serão facilmente diluídos no fortalecimento da marca e no posterior aumento das vendas.

O

Proprietário da DPI AGÊNCIA é graduado em Design – Programação Visual pela Unesp e pós graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Por Márcio Martins [ DPI Agência ] atendimento@dpiagencia.com.br 06 Comunicadores Julho 2012

E a boa propaganda? Quando a propaganda não funciona? á alguns anos, um empresário me procurou para fazer uma campanha promocional para sua empresa. A primeira coisa que ele me perguntou foi: “Você me garante que dá certo?” “Claro!” - eu disse. "A minha parte eu garanto 100%!” E continuei: “A parte da agência é usar de técnica e talento para planejar e criar uma campanha de comunicação. E isto eu lhe garanto! Faremos com que a sua verba seja bem aplicada, planejaremos com técnica e conhecimento, criaremos racionalmente e programaremos nos veículos adequados, para que o seu público-alvo seja atingido plenamente, seja sensibilizado e acredite naquilo que estamos transmitindo, com o menor C.P.M. possível”. E retruquei: “E a sua parte? Você garante?” A publicidade é um dos ferramentais do marketing. Antes dela vem o produto, o ponto de venda, o preço, depois vem a propaganda, a promoção de venda. Se o produto não estiver dentro dos padrões exigidos pelo seu público e ao nível dos seus concorrentes; se o ponto de venda, os canais de distribuição, de exposição e atendimento ao público não estiverem adequados; se o preço não estiver compatível com a expectativa do mercado, certamente não há quem garanta que a campanha de marketing dará certo. Eu disse “a campanha de marketing”, pois não podemos confundir a publicidade com a campanha de marketing. A publicidade tem a finalidade de comunicar, de sensibilizar, de levar o público a procurar o produto ou o serviço anunciado. A partir daí, a responsabilidade do sucesso da campanha de marketing, isto é, da venda, é do cliente. Se conseguirmos vender um mau produto, poderemos estar fazendo publicidade enganosa. E venderemos apenas uma vez, pois o consumidor não é tolo. E a ética na atividade publicitária torna a agência responsável e solidária com o cliente naquilo que ela cria e veicula. A boa propaganda é aquela que vende a verdade. Esta, quando bem planejada e criada com talento e responsabilidade, sempre funciona!

H

Publicitário desde 1973, atuou como redator de publicidade em rádio, cinegrafista profissional e foi diretor comercial de emissoras de rádio e televisão. É o fundador e executivo da empresa, responsável pelo atendimento, estudo, planejamento, pesquisa e compra de mídia.

Por Mário Panucci [ Bazar Comunicação ] planejamento@bazarcomunicacao.com.br

Só talento basta? m um tempo no qual a busca pelo bom profissional torna-se cada vez mais acirrada, uma pergunta é quase indispensável por gestores e recrutadores: Só talento basta? Na verdade o profissional completo é um mix de talento, criatividade, iniciativa, ação e capacidade de interpretar e lidar com variados perfis dentro de uma organização corporativa. Não basta só ter talento. O profissional da comunicação passou a ter status de investimento, saiu da vocação de despesa e tem agora a missão de alavancar os objetivos traçados pelos seus proponentes. Cada vez mais cursos e capacitações têm sido inseridos no roll de atribuições destes profissionais, agregando valor ao salário oferecido. O cenário demanda novos talentos e habilidades difíceis de encontrar, exige atualização permanente. Estamos em um negócio feito por pessoas, e grande parte das empresas foram construídas para reconhecer oportunidades que combinam paixão e trabalho. A economia criativa, novas profissões, o boom do empreendedorismo e a nova força coletiva estão pintando um cenário inédito e brilhante. A melhor forma de mensurar o resultado desses talentos é desenvolver uma gama de metas e tarefas a serem cumpridas e trabalhar a “capacidade” de desempenhar o papel, seja a pressão pela criação de novos conceitos ou elaboração de estratégias que somem ao resultado que se deseja obter. Pessoas consideradas talentos são aquelas com perfis camaleões, que tem o dom de interpretar e captar o que o cliente exige e o que o mercado necessita. É bom deixar claro que todos têm talentos, mas que esses precisam ser descobertos e desenvolvidos. Uma coisa é certa: você precisa reconhecer os talentos que estão a seu serviço. Se não fizer isso, a concorrência o fará e talvez seja tarde demais para mantê-lo em seu time.

E

Publicitária formada pela UNIP ( Universidade Paulista) e já atuou em várias agências de propaganda e hoje atua na Godoy Propaganda.

Por Carol Tozelli [ Godoy Comunicação ] godoycomercial@terra.com.br www.jornalcomunicadores.com.br


Estrutura de uma agência de propaganda ormalmente, as agências de publicidade, são divididas em alguns grandes setores, entre eles: atendimento, planejamento, mídia, tráfego, criação, produção. Podem variar os departamentos como, pesquisa, administrativo, novas mídias, dentre outros. Confira abaixo em uma linguagem simplificada o que seria cada um desses departamentos e suas respectivas funções. ATENDIMENTO é o setor responsável pelo início de todo trabalho, ele representa o elo entre cliente e agência. Este departamento fica responsável por captar todas as informações necessárias para a elaboração de uma determinada campanha. Também é responsável pela finalização do trabalho e contato direto com o cliente, pois leva todo o trabalho desenvolvido pela agência para aprovação final. É o profissional que tem profundo conhecimento de mercado, novas linguagens, etc. Este profissional deve ser, pró-ativo, comunicativo, antenado em tudo o que acontece e ter um ótimo relacionamento. PLANEJAMENTO é o departamento que planeja todas as estratégias do cliente, sejam elas em mídia, ações, apelos, entre outros. O planejamento tem em mãos todas as informações captadas pelo atendimento, além de conhecer a verba que o cliente vai utilizar para determinada ação, por isso, tem como missão construir um bom plano de mídia. O valor do planejamento está na capacidade de processar as informações captadas e mostrar quais os melhores caminhos a serem seguidos. O MÍDIA é responsável por transformar todo o planejamento em realidade, levantando informações sobre os diversos veículos de comunicação. Com base

N

Os investimentos do McDonald’s, por exemplo, levaram a marca ao 4º lugar entre as marcas mais valiosas do mundo, além de ser a mais lembrada e a líder de mercado em seu segmento.

Diretor de atendimento, atendendo várias contas no segmento automotivo, moda, alimentação e outros. Profissional no ramo publicitário é sócio proprietário da agência.

Por Jeferson Conti [ AMPI Propaganda ] jeferson@ampipropaganda.com.br

www.jornalcomunicadores.com.br compartilhe, comente e participe.

Imagem

Ilustra

tiva

Kit com da áre livros a Atend

imen

to aca

dêmi

co on line Profe s s o exper res co iência m amp l no m ercada o

PÓS GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

UNINTER

poseaduninter.com.br

0800 702 0500

Polo de Apoio Presencial:

MENSALIDADE

155

R$

*

Inscrições Abertas. 14 2104.3566 - Rua Tenente Lopes, 170 - Centro - Jaú

Centro Universitário Internacional UNINTER - Portaria do MEC Nº 688, de 25 de Maio de 2012. Consulte vagas e Polos de Apoio Presencial disponíveis para cada curso ofertado no nosso site. Impresso: NOV 2011.

acesse

em pesquisas e orçamentos de mídias, busca sempre os melhores resultados para alcançar o público alvo de seu cliente. CRIAÇÃO, setor fundamental pela essência da campanha. É a união perfeita entre atendimento, planejamento e mídia. É responsável por criar peças exclusivas para seus clientes, sejam elas marcas, campanhas, ações. PRODUÇÃO, departamento diretamente ligado à criação. Trabalha com o banco de dados de serviços como gráficas, produtoras, empresas de mídia, entre outras, dependendo da necessidade do cliente. Manuseia e organiza os orçamentos e calendários; define prioridades e resolve problemas de arte-finalização. TRÁFEGO é o coração da agência, pois tudo que acontece passa por ele. Juntamente com a diretoria, estabelece a filosofia e a política de trabalho da agência no que diz respeito ao relacionamento interdepartamental, além de coordenar tarefas e o pessoal do departamento. Controla a rotina de andamento dos trabalhos e seu fluxo na agência. Também cuida da saída de mídia para os veículos de comunicação, fornecedores gráficos, produtoras e demais parceiros.


Comunicadores

A criatividade e o tempo ara ter uma ideia original precisamos estar preparados para errar, pois a criatividade se manifesta quando temos liberdade para assumir riscos. Com a velocidade das mudanças hoje em dia é fundamental ser criativo, principalmente para a sobrevivência no mercado de trabalho. Geralmente o criativo não se acomoda, procura manifestar infinitas soluções com recursos finitos, ou seja, sempre encontra outra maneira de fazer a mesma coisa. A criatividade costuma diminuir à medida que o tempo passa, pois nosso cérebro é programado cada vez mais para economizar energia, criando padrões. Por exemplo: se percorremos todo dia o mesmo caminho para chegar ao trabalho, nosso cérebro cria um padrão de forma a tornar automática aquela situação. Como consequência, não pensamos mais no caminho e perdemos a oportunidade de prestar atenção nos detalhes. Ao decidir por um percurso novo, percebemos muitas coisas novas porque não temos aquele padrão registrado. Para estimular a criatividade devemos perceber quando alguns padrões foram estabelecidos e buscar novas atividades, experimentar outras sensações, mesmo fazendo o que já fazemos só que de forma diferente. Um dos bloqueios à criatividade é achar que só existe uma resposta certa para um problema ou que a solução precisa ser lógica e racional. Outro bloqueio é o estabelecimento excessivo de regras, impedindo que se enxergue as situações por outro ângulo. Algumas coisas, como a lei da gravidade por exemplo, somente foram entendidas depois de serem criadas.

P

Pessoas criativas são muito disputadas no mercado de trabalho, principalmente por empresas inovadoras. Há espaço para todo tipo de profissional porque há todo tipo de empresa. Geralmente um profissional criativo não permanece em uma empresa que não é inovadora. Quando isso acontece, essa pessoa acaba buscando uma atividade paralela para dar vazão à criatividade. Neste dinâmico mercado de trabalho que vivemos, chamado de ambiente de incertezas, as especializações não são mais absolutamente importantes porque teremos que mudar! Não se pode mais acomodar naquilo que se é ou que se faz porque hoje o mercado muda rapidamente, as empresas mudam, o trabalho muda. Estar atualizado, se remodelar, se reinventar será vital na selva de pedras. Para entender melhor a criatividade basta observar as crianças. Elas não tem medo de assumir riscos, são um poço de criatividade e é importante que sejam estimuladas nesse sentido. Não podemos aceitar que no futuro as crianças tenham medo de errar em função da forma que muitas empresas atuam hoje em dia: estigmatizando erros. O britânico Ken Robinson, especialista em educação, professor e consultor de governos, acredita que a criatividade é tão importante na infância quanto a alfabetização. Ele conta a historia de uma garotinha que estava em uma aula de desenho, tinha seis anos e estava lá no fundo da sala, desenhando. A professora contou que essa garotinha quase não prestava atenção, mas essa aula de desenho a interessou. A professora foi até ela e perguntou: “O que está desenhando?” E a garota respondeu: “Estou desenhando um retrato de Deus.” E a professora disse: “Mas ninguém sabe como é Deus.” Ao

Direitos autorais na publicidade e propaganda: a relação da agência x cliente m assunto um pouco desconhecido ainda por muitos, desde cliente até mesmo agências, é o direito da criação, no qual os clientes devem tomar cuidado para não ser surpreendidos quando reutilizarem aquele anúncio criado pela agência. Caso exista contrato entre a Agência e o Cliente e se no contrato constar cláusula dizendo que os materiais produzidos durante a vigência do mesmo, pertencem ao CLIENTE, a Agência deverá entregar a ele os arquivos e, principalmente, um documento transferindo o direito autoral dos materiais de acordo com o contrato. Agora se o contrato for omisso, não houver contrato ou tiver a reserva do direito autoral para a Agência por questões financeiras, a Agência não é obrigada a entregar os arquivos ao Cliente, podendo negociar com ele, a cessão dos mesmos, garantido por lei. Mas então o que são direitos da agência? A ideia utilizada na propaganda é, presumidamente, da Agência, não podendo ser explorada por outra pessoa, sem que receba a remuneração justa. Caso o cliente ou um terceiro utilize o material e as peças publicitárias que estiverem assinadas por sua Agência, é possível suspender a veiculação recorrendo ao Poder Judiciário, pedindo o valor

U

08 Comunicadores Julho 2012

integral da tabela SINAPRO do Estado por peça utilizada, baseado na jurisprudência atual e a retratação. A Lei de Direitos Autorais diz que “a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica sob o seu nome e marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação”. Lembramos que direitos de terceiros com modelos, fotógrafos, produtores, etc., têm sempre que ser renovados, caso o cliente queira usufruir desse material novamente. Então quando for contratar um serviço de agência ou um profissional seja designer, webdesigner, programador ou outro, procure saber de todos os detalhes, e especifique tudo em contrato para não correr o risco de ser surpreendido por uso indevido de material autoral. Para mais informações sobre as leis da propaganda acesse www.fenapro. org.br Coordena a Use agência com 5 anos de existência. Atualmente trabalha com planejamento estratégico.

Por Nilton Cunha [ Use Agência ] use@useagencia.com.br

que a menina retrucou: “Vão saber num minuto.” Outro ponto importante é a relação entre tempo e criatividade. Sofrendo pressão dos clientes por mais trabalho em menos tempo, uma agência de propaganda foi à campo para estudar esta ligação e encontrou as pessoas mais criativas do mundo: as crianças. Em uma sala de aula pediram a elas para completarem um desenho (com dois ponteiros e quatro bolinhas) em apenas dez segundos. O tempo limite serviu apenas para a primeira ideia, e todas completaram desenhando um relógio. Quando a mesma proposta de desenho foi estendida para dez minutos, os resultados foram totalmente diferentes e inovadores (estes resultados estão no vídeo “deadlines” no Youtube). Só não apresente este vídeo para seu chefe, pois ele solicitará algum trabalho em dez minutos! Quanto mais experiências novas submetermos ao nosso cérebro, mais saudável e criativo ele será. O tempo e a liberdade são fatores importantes no processo criativo, que se manifesta na infância e não tem dia para acabar. Portanto, busque novas sensações e dê asas à imaginação!

Formado em publicidade e propaganda com MBA em marketing, atua na área desde 1998. Hoje é supervisor de marketing da TV TEM. Por Eric Gehringer Ursini

@ericgurs

O que pode e o que não pode nestas eleições om as candidaturas homologadas em todos os municípios do país, agora restam às dúvidas a serem tiradas, a confirmação dos nomes e seguir o calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente às eleições municipais de 2012. Confira abaixo as principais regras para a eleição. Comícios e propaganda na TV e rádio só pode até o dia 30/09/12 (1º turno). No dia da eleição é crime a promoção de comício. A propaganda em rádio e TV começa a partir do dia 21/08/2012. A aparelhagem de som fixo está liberada até 30/09/2012. Os Showmício e evento assemelhado estão vedados sua realização com o objetivo de promover o candidato. Também é proibida a apresentação de artistas em eventos eleitorais. Alto-falantes e amplificadores de som (sedes de partidos, comitês e veículos em movimento) são permitidos das 8h às 22h até dia 06/10, mas é proibida em distância inferior a 200 metros das sedes dos poderes executivo e legislativo, das sedes dos órgãos judiciais, dos quartéis e outros estabelecimentos militares; dos hospitais e casas de saúde; escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento. Carreata, caminhada, passeata, carro de som estão liberado até às 22h do dia 06/10. Já as reuniões públicas serão permitidas até 30/09. Os debates também serão liberados até esta data. Para material de propaganda, fica proibida a confecção, utilização e distribuição de brindes como chaveiros, bonés, camisetas, etc; que contenham nome, número do candidato e cargo em disputa. Cavaletes, cartazes móveis e bandeiras ao longo das vias públicas serão permitidos entre 6h e 22h até a véspera da eleição a colocação ao longo das vias públicas, desde que não dificulte o bom andamento do trânsito. Os panfletos poderão ser distribuídos até

C

06/10. Os outdoors estão vedados, assim como a fixação de placas, faixas e assemelhados em lugares públicos. A partir de 03/07/2012 nas Inaugurações de obras públicas é vedado a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas. A inobservância sujeita o infrator à cassação do registro ou do diploma. As propagandas impressas pagas permitidas até 05/10, observando todas as regras estabelecidas, e fica vedada a veiculação na internet de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. É vedada, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral em sítios de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública. Emails podem ser enviados, desde que permitam o descadastramento do usuário. Permitida a divulgação de pesquisas até o dia das eleições - 07/10/12 (1º turno) ou 28/10/12 (2º turno). Cuidado com a boca de urna, ela não é permitida e a prática constitui crime. Pena: detenção de 6 meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade, pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50. Também é proibido o transporte de eleitores, a transgressão é crime. Pena: reclusão de 4 a 6 anos e multa. Para conferir a lei eleitoral completa, acesse www.tse.gov.br Diretor de Criação, foi Produtor de Programas do SBT, Diretor de Radiodifusão da FREV, atualmente trabalha como Diretor de Criação e Planejamento da Agência Torre Marketing.

Por Cleber Esteves [ Torre Agência ] trafego@torreagencia.com.br

www.jornalcomunicadores.com.br


Empresarial

Bem atendido Como fazer um cliente gostar da empresa? Como fazer com que ele tenha de nós a melhor das impressões? Como fazer com que ele volte sempre? Como fazer com que ele nos recomende a seus amigos?

resposta a estas perguntas é muito fácil de ser dada. Um cliente gosta de nós, volta e nos recomenda SE FOR BEM ATENDIDO. Essas são algumas regras (esquecidas) que sempre dão certo para fazer um cliente gostar da sua empresa e voltar. Para entender isso melhor é só você se colocar no lugar de um cliente. Suponhamos que você queira entrar numa loja, num serviço-público ou num departamento comercial para pedir uma informação, e as pessoas não notam a sua presença, não o tratam com cortesia e consideração e não procuram entrar no mundo das suas necessidades – enfim, tratam você como se fosse uma peça enferrujada da engrenagem de um dia rotineiro e difícil. Qual é a impressão que você terá dessa empresa? Você gostará? Você voltará? Você recomendará essa empresa a seus amigos? O pior de tudo é que um cliente mal atendido não fala mal do vendedor, da recepcionista ou do funcionário que o atendeu. Ele não diz: “Mas que empregado carrancudo, mal-educado e frio eles foram arrumar, hein?”. Ele não fala mal da pessoa. Ele fala mal da empresa. Por um único fato: o funcionário que o atendeu não está na empresa. Ele é a empresa. O cliente diz, ent��o: “Nunca mais ponho os pés neste lugar. Eles não merecem o meu dinheiro e o meu interesse.” O que faz uma organização ir para frente não é a capacidade que ela tem de atender a milhares de clientes novos que entram e saem num fluxo diário incontrolável. É a capacidade que ela tem de fazer um cliente voltar; de fazê-lo preferi-la, ou até de levá-lo a dizer: “Não sei ainda o qual produto eu quero, mas sei que vou comprar naquela empresa que gostei muito.”

A

É incalculável o dinheiro que se gasta por causa de funcionários desmotivados ou destreinados nesta área. Por outro lado, não adianta a empresa gastar uma fortuna em propagandas, promoções, em campanhas para levar o cliente até a sua empresa. Se, ao chegar lá, ele não é adequadamente recebido e tratado, a imagem da empresa fica pior ainda, pois o cliente passa a se sentir enganado pela propaganda e pela organização. As empresas fracassam não porque seus homens de atendimento desconhecem fórmulas mágicas, mas porque não aplicam o que já sabem ou não põem em prática o que lhes foi ensinado. É porque eles não jogam pra fora “as regrinhas esquecidas”. Estas regras são comportamentos, atitudes, emoções e posturas que facilitam e agilizam o processo do bom atendimento ao cliente. - Trate o cliente pelo nome; - Cumprimente com um sorriso olhando nos olhos; - Esteja bem com você; - Use “toques” ou carícias de reconhecimento humano, dê tratamento diferenciado, enfim, encante o cliente, entenda-o, atenda-o.

“O ingrediente mais simples e importante para a fórmula do sucesso é saber relacionar-se com pessoas” – Theodore Roosevelt

Consultor empresarial, Wagner Serrano, é Administrador de Empresas, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e sócio-diretor da Ferrari Serrano Consultoria empresarial atuando na organização de empresas.

Por Wagner Serrano [ Ferrari Serrano Consultores ] wagner@ferrariserrano.com.br

As 10 campeãs de reclamação do Procon-SP

2941

1321

10º

09 Comunicadores Julho 2012

1541

1544

1614

1692

• Somente 4% dos consumidores reclamam;

• Dos consumidores insatisfeitos que não reclamam, 90% nunca mais voltarão à empresa nem darão oportunidade de saber o que aconteceu; • Dos clientes que reclamam e tem sua solicitação atendida, 54% permanecem como clientes. Se a resolução é rápida e satisfatória, esta porcentagem sobe para 95%.

5037 3904

1248

É o que mostra o estudo estadunidense de 1986 do Instituto de Pesquisa TARP – Technical Assistance Research Programs Institute and U.S. Office of Consumer Affairs:

• Para cada reclamação, outras 26 não serão feitas e, destas, 6 são muito graves;

5777

O Itaú Unibanco é a empresa que mais sofreu reclamações de clientes à Fundação Procon (SP) neste 1º semestre de 2012.

NÃO DESCUIDE DO ATENDIMENTO

Fonte: Procon/SP - Acumulado do Ano: 2012

Segundo a consultoria E.life, os consumidores têm utilizado cada vez mais as redes sociais para reclamarem sobre produtos e serviços. De 2011 para 2012, a porcentagem de reclamações no Twitter (microblog) cresceu 379%, totalizando 272 mil queixas. Esta postura representa uma evolução no comportamento dos clientes e uma revolução na relação cliente/organização, pois as empresas estão mais atentas para resolver o problema tão logo ele é relatado, caso contrário, o problema toma proporções maiores quando as mensagens são retransmitidas a diversos usuários em suas próprias redes. www.jornalcomunicadores.com.br


Empresarial Fazendo a cabeça das mulheres Fausto Gomes é

Expert em loiros Que mulher nunca pensou em ficar loira de uma hora para outra? Fausto conta como é possível aderir ao look. om uma vasta experiência em cuidar dos cabelos das mulheres, Fausto Gomes é simplesmente super requisitado e apesar de lidar muito bem com todos os tipos e cores de fios, acabou tendendo para os loiros. Seu trabalho é referência máxima quando se fala em cabelos loiros e mechas, pois é necessário conhecimento técnico e cuidados específicos para assegurar a qualidade dos fios de cabelo, bem como fazer com que a cor permaneça sempre divina, vibrante e com brilho. Para isso, Fausto Gomes fez diversos cursos da Loreal, Joico e uma especialização da Wella que durou um ano e meio, onde se tornou expert no assunto. Que mulher nunca pensou em ficar loira de uma hora para outra? Que as loiras chamam mais atenção, isso é fato. Mas para aderir ao visual é preciso ter tempo e disponibilidade para cuidar das madeixas, que exigem manutenção constante e cuidados especiais. Segundo o hair stylist, qualquer mulher pode ser loira, desde que respeite a tonalidade adequada para dar um efeito natural, principalmente na raiz. “O cabelo loiro só fica bonito se houver dedicação. Para que fique perfeito, 30% do trabalho é feito no salão, e os outros 70% em casa, com hidratações e uso de produtos adequados reco-

C

acesse

mendados pelo profissional”, explica. Para as morenas que querem clarear o cabelo, Fausto recomenda luzes ou mechas loiras, acobreadas ou marrons que estão em alta, em versões mais leves e suaves, menos marcadas. Ele acrescenta que as mulheres brasileiras têm preferência por tons de loiros mais frios e mais claros, que são a cara do inverno. Sobre as dicas para cuidar dos cabelos durante o inverno, Fausto dá destaque para as hidratações, que são indispensáveis nesta época do ano, quando a temperatura é mais fria. O ideal é fazer a cada quinze dias, para minimizar os danos causados pelo secador, chapinha e baby liss, que são mais utilizados durante os dias frios de inverno. Usar um bom shampoo que seja adequado para o seu tipo de cabelo também é muito importante e deixa os fios mais saudáveis e bonitos. Sobre os penteados da moda, Fausto revela que quanto mais natural, melhor. Os cachos estão na moda e para os cabelos lisos, vale deixar mais bagunçado e despenteado, para evidenciar a ondulação natural do cabelo. Gostou da dica, então agende uma visita no (14) 3032.6322 ou 3416.6303. O salão fica na rua Francisco Glicério, 584 no centro de Jahu.

www.jornalcomunicadores.com.br compartilhe, comente e participe.

Ferrari Serrano, mais de 15 anos organizando empresas com

experiência e credibilidade

e você não está acostumado com termos técnicos como ROI, Ponto de Equilíbrio, Resultado Operacional Líquido, entre outros, não se preocupe. A experiência e credibilidade de mais de 15 anos de mercado, permite à Ferrari Serrano oferecer soluções de consultoria, através da aplicação de diagnóstico tecnicamente elaborado por seus profissionais. Embasado em dados e informações históricas e culturais da empresa, o diagnóstico é preparado, apresentado e discutido com a direção. O resultado é a definição de um plano de ação dimensionado de acordo com as reais necessidades da empresa/cliente. O plano de ação apresenta as medidas a serem implementadas para a maximização dos resultados. Os trabalhos são elaborados com uma visão crítica e minuciosa dos processos, resultando em projetos que agregam valor ao negócio. A Ferrari Serrano tem atuado com sucesso em Clínicas Médicas e de diagnósticos na nossa região, definindo e implantando procedimentos que auxiliam na organização financeira e de gestão dessas empresas, trazendo confiabilidade, segurança das informações e transparência nos resultados. Com a vantagem da visão externa, aliada à neutralidade nas ações, experiência na apresentação de soluções e na atenção concentrada na tarefa, o consultor trabalha em conjunto com a direção para que as mudanças aconteçam.

S

As soluções sobre a gestão propostas pela Ferrari Serrano resultam da expertise de uma equipe de profissionais altamente especializados em avaliar os riscos inerentes e apontar as melhores oportunidades.

Solicite a visita de um consultor sem compromisso ligando para (14) 3624-6495 ou falecom@ferrariserrano.com.br. Visite-nos R. Quinze de Novembro, 1055 - Centro - Jahu/SP 10 Comunicadores Julho 2012

www.jornalcomunicadores.com.br


Empresarial

Gestão ambiental

muito mais que opção, uma grande oportunidade. quecimento global, falta de recursos naturais, Rio+20, nunca se ouviu tanto falar sobre o meio ambiente e sustentabilidade como nos últimos tempos. A gestão ambiental, ecoeficiência e sustentabilidade que eram apenas opções, agora são necessárias. O ponto chave é: transformar esta necessidade em oportunidades de negócio e vantagens competitivas. Atualmente, as chamadas empresas verdes ou ecoeficientes são cada vez mais valorizadas em todos os segmentos, e os clientes, por sua vez, optam em pagar mais caro por produtos “sustentáveis”. Neste cenário, os sistemas certificáveis de gestão ambiental são grandes aliados, pois além de demonstrar o comprometimento ambiental, oferecem vantagens como a conformidade legal, evitando multas pelo não atendimento das legislações ambientais, que no Brasil são complexas, específicas e podem até levar a paralisação das atividades da empresa. A ISO 14001 é um sistema certificável de gestão ambiental reconhecido mundialmente e atua por meio da implementação de uma política ambiental, gerenciamento dos principais aspectos e impactos ambientais gerados pela organização e atendimento da legislação aplicável. A certificação pode ser utilizada como uma forte ferramenta de marketing. Segundo o Inmetro cerca de 750 empresas possuem certificação ISO 14001 no Brasil, na cidade de Jahu, por exemplo, há apenas uma empresa que possui seu sistema de gestão ambiental

A

certificado. Além de um requisito para exportação em diversos países, ela também acaba gerando alguns ganhos financeiros por meio da reciclagem do lixo, coleta seletiva, tratamento de resíduos e desperdícios de recursos naturais como água e energia. Os primeiros passos podem ser dados por meio da separação dos resíduos recicláveis, tóxicos e não recicláveis. Os resíduos recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e orgânicos podem ser vendidos ou encaminhados para cooperativas autorizadas para executar a reciclagem. Os tóxicos como óleo, lâmpadas, pilhas e baterias devem ser encaminhados para empresas ou instituições governamentais especializadas no gerenciamento e destinação destes resíduos. E finalmente, os não recicláveis, para a coleta convencional. Cabe aos empresários mais atentos sair na frente e aproveitar esta oportunidade, assim novos negócios vão surgir e a combinação de produtos sustentáveis com um sistema de gestão ambiental certificado resultará em ganhos financeiros consideráveis. Tecnólogo em Informática com ênfase em Produção Industrial pela FATEC, Especialista e Mestrando em Engenharia de Produção pela UNESP e Auditor líder IRCA pelo BVQI. Professor na área de Engenharia da Produção e consultor, implantando Sistemas de Gestão de Qualidade e Ambiental.

Por Fábio Izeppe [ Consultor K2 Desenvolvimento ] fabioizeppe@terra.com.br

Segundo o Inmetro cerca de 750 empresas possuem certificação ISO 14001 no Brasil, na cidade de Jahu, por exemplo, apenas uma empresa possui seu sistema de gestão ambiental certificado.

A lei de acesso à informação Lei de Acesso à Informação Pública completou no dia 16 de junho um mês de vigência, sendo que, nesse período, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), registrou mais de 10,4 mil solicitações, dos quais 7.362 pedidos já foram respondidos, representando 70,6% do total. Os demais estão sendo analisados. A LAI entrou em vigor dia 16 de maio, e pode provocar uma grande transformação na administração pública, acabando com a cultura do sigilo que sempre predominou no Brasil. O sigilo passará a ser a exceção. Qualquer cidadão poderá pedir informações, sem apresentar qualquer motivo, sobre dados, documentos, atividades exercidas por órgãos públicos, inclusive aquelas relativas à sua política, organização e serviços, e dados sobre as aplicações de recursos públicos. Os documentos estão sendo classificados para definir aqueles que serão considerados ultra-secretos, secretos e reservados. Esta lei já existe em cerca de 90 países. Apenas na Amé-

A

rica Latina são 19 países. A lei de acesso à informação do México está completando dez anos e foi utilizada como principal referência para a brasileira. Lá, foi criado um instituto independente que supervisiona a execução da lei. No Brasil, é a CGU que terá essa atribuição. Cada órgão público terá que criar um Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). A CGU já treinou mais de 300 servidores para responder às solicitações feitas pelas pessoas. Cada ministério terá uma página na Internet, com um conjunto mínimo de informações que serão prestadas aos cidadãos. O servidor que se recusar a prestar a informação solicitada ou fornecê-la de forma incorreta poderá ser punido com advertência, suspensão ou demissão. No Brasil, a lei vem sendo apresentada como um novo e importante instrumento na luta da sociedade contra a corrupção. Mas a experiência do México mostrou um dado importante. Lá, as pessoas que mais solicitam informações aos órgãos públicos são os empresários. “A informação faz parte do processo de tomada de decisões estratégicas por parte dos empresários, por isso quanto mais eles tiverem dados disponíveis sobre os seus negó-

cios, melhor para eles”, explicou Enid Rocha, coordenadora do Comitê de Implementação da lei no âmbito do Ministério do Planejamento. Os empresários poderão, portanto, solicitar dados sobre contratos, execução de projetos, editais, concessões, entre outras informações que deverão ser prestadas pelo governo de forma rápida, objetiva e clara. Na verdade, boa parte dessas informações são públicas, mas difíceis de serem encontradas nos sites do governo. Vânia Vieira, da CGU, acredita que a lei de acesso à informação será de fundamental importância para a melhoria da gestão, tanto na administração pública, quanto na iniciativa privada. Advogado e Consultor em Direito Tributário Empresarial. Formado pela Faculdade de Direito de São Carlos em 1996. Autor dos Livros “Teoria e Prática de Direito Tributário e Execução Fiscal”, “Manual de Direito Tributário para concursos” e “Manual Prático de Direito Tributário”.

Por Alexandre Zapatero [ Zapatero Advogados S/C ] zapateroadvogado@bol.com.br


Educar oferece

Ensino a distância

vale a pena? A modalidade utiliza ambientes virtuais, como chats, fóruns e e-mails para reunir professores e turmas. o ano 2000 para cá, a busca por cursos de ensino a distância aumentou 45.000%. Mas ainda há quem tenha um pé atrás em optar por esta forma de ensino e até em contratar quem se formou por um curso a distância. A modalidade utiliza ambientes virtuais, como chats, fóruns e e-mails para reunir professores e turmas, que muitas vezes estão em cidades e estados diferentes. Apenas os cursos que possuem a certificação do Ministério da Educação (MEC) são considerados válidos em território nacional. Mesmo para os cursos certificados, é forte a desconfiança no mercado de trabalho em relação aos profissionais formados pelo EAD (ensino a distância). Isso se deve, em parte, por haver poucos diplomados. Dados do INEP revelam que enquanto os cursos presenciais formaram 736.829 profissionais ao ano, o ensino a distância contabiliza apenas 25.804. Este número é considerado pequeno para que as redes avaliem a competência deles. Especialistas em educação afirmam que há cursos e cursos. Tanto no ensino presencial, quanto no ensino a distância, existem as universidades boas e as ruins. Se você está em dúvida entre frequentar a universidade diariamente ou fazer um curso semipresencial, há algumas coisas a se considerar. Se engana quem pensa que estudar a distância é mais fácil. Assim como nos cursos presenciais, há trabalhos, provas e tarefas a serem realizadas. Analise com cuidado a instituição antes de se matricular. Além disso, escolher a opção que melhor se encaixa no seu estilo de vida também é muito importante. Se optar pelo EAD, confira algumas informações que você deve levar em conta: • Métodos de ensino da universidade;

D

• As tecnologias usadas;

Em alguns cursos, como pedagogia, por exemplo, as instituições de ensino a distância obtiveram melhor nota do que as presenciais na prova do ENADE. Ensino a distância em Jahu: Uninter: Polo presencial Colégio Academia Horácio Berlink UNOPAR: Polo presencial Colégio Saint Exupéry UniSEB: Polo Presencial COC Uniesp: Polo Presencial Rua Edgard Ferraz, 41 Educasus: Polo Presencial Hospital Amaral Carvalho FJahu: Polo Presencial Fundação Educacional Dr. Raul Bauab

• O tipo de material didático usado; • Os tipos de interação disponíveis; • Quanto tempo leva para o tutor responder às dúvidas. Também é importante verificar se a instituição é credenciada no MEC. Para obter essa informação, basta acessar o site siead.mec. gov.br.

Fazer ou não uma pós-graduação? erca de 20 anos atrás, ter um diploma de 2º grau era mais do que suficiente para ter um bom emprego garantido. Hoje, obter um diploma de nível superior é básico e com a oferta de cursos em universidades particulares vem crescendo gradualmente, este documento tem sido visto como uma coisa simples de se conseguir (apesar de nem sempre ser verdade). Portanto, no século XXI, para se ter um emprego realmente bom e valorizado no mercado de trabalho é preciso fazer uma pós-graduação.

C

Mas qual pós é a ideal para você? A resposta desta pergunta vai depender dos seus objetivos e desejos pessoais. A pós lato sensu é a especialização em alguma tendência mercadológica. É um curso mais prático, com ênfase no suprimento de necessidades corporativas. É ideal para quem já quer sair da faculdade especializado em uma das áreas de seu conhecimento. Já a pós stricto sensu, composta por mestrado e doutorado, é voltada para quem deseja seguir a carreira acadêmica, ou seja, trabalhar em universidades, seja como pesquisador ou professor. Este tipo de pós gera mais

12 Comunicadores Julho 2012

intelectuais para as universidades, principalmente as públicas, e faz com que o número de pesquisas, teses e artigos aumentem consideravelmente, o que faz crescer o prestígio de nossas instituições mundo afora. Os cursos de MBA (Master in Business Administration) têm como público alvo aqueles profissionais que já estão no mercado de trabalho por pelo menos cinco anos. Como forma para cargos de maior responsabilidade, aqueles que já passaram dos 30 estão entre os profissionais mais cotados. Os cursos formam basicamente executivos de grandes empresas que queiram alavancar a carreira e concorrer a cargos administrativos, como gerências e presidências. Como em todos os cursos, as pós devem ser feitas em boas e reconhecidas escolas, pois as de primeira linha dão mais credibilidade à formação e atuam até como um “carimbo de inteligência”. É o tipo de informação que pesa no currículo e que pode dar a você e não a outro um cargo importante em uma grande empresa. Porém, não basta achar que o diploma faz da pessoa um bom profissional. Bons profissionais são aqueles que estão aptos a adaptar-se às mudanças exigidas pelo mercado de trabalho e se sobressaírem naquilo que fazem.

Qual o melhor ensino, público ou particular? omo cita o dito popular, o aluno é quem faz a escola. Independente do tipo de ensino, particular ou público, o empenho da criança ou adolescente nos estudos é o que, de fato, faz a diferença. O estimulo familiar para o aprendizado, principalmente na fase infantil, também tem papel fundamental para que a criança se dedique e obtenha bons resultados na escola. O ensino público no Brasil tem passado por muitos problemas nos últimos anos. Falta de infraestrutura, baixo investimento de verba governamental, professores insatisfeitos com as condições de trabalho e inúmeros outros fatores influenciam diretamente na queda da qualidade da educação pública. Na contramão, vemos frequentemente histórias de alunos que estudaram a vida toda em escolas públicas e foram aprovados nas melhores universidades do Brasil e até mesmo do exterior. É o caso de Tabata Amaral de Pontes, que aos 18 anos foi aprovada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e em mais cinco instituições de ensino públicas. Ela se dedicou inteiramente aos estudos, apesar das dificuldades e da falta de condição financeira da família. Para quem pode investir em uma escola particular para seus filhos, este tipo de ensino oferece algumas vantagens. Turmas menores, ensino personalizado, recursos complementares e material de qualidade são alguns recursos que podem fazer a diferença na formação educacional e cultural de crianças e adolescentes. Além disso, um ensino de qualidade aumenta as chances de aprovação em universidades públicas, evitando gastos futuros com cursinhos pré-vestibular ou universidades privadas. O investimento em uma escola particular é razoável; custa a partir de 250 reais por mês e aumenta de acordo com o passar dos anos. Também é possível conseguir descontos ou bolsas de estudo através de provas de seleção ou convênios com sindicatos. O mais importante é acompanhar os filhos em seus estudos, ajudar no dever de casa, frequentar reuniões de pais e checar o conteúdo dado em sala de aula. Esta ainda é a melhor forma de verificar a qualidade do ensino, seja ele público ou privado, e a evolução do seu filho nos estudos.

C

10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO Após 18 meses de discussão, a Câmara dos Deputados aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta, que foi aprovada por unanimidade, inclui uma meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, a ser alcançado no prazo de 10 anos. A conclusão da votação do PNE foi adiada diversas vezes, e se deu em parte pela pressão dos estudantes que lotaram o plenário da comissão.

www.jornalcomunicadores.com.br


Educar

Educação A responsabilidade é da família ou escola?

O

crianças pode ser estimulado através de atitudes simples do dia a dia, solicitando que elas realizem pequenas tarefas em casa, como arrumar a cama, guardar os brinquedos, etc. Educar é ensinar o seu filho a crescer como pessoa, criando laços de afeto que façam com que a criança confie e obedeça aos pais. Também é importante impor limites. Pais que permitem que os filhos façam tudo o que querem, certamente terão problemas com isso no futuro. Saiba dizer “não”, é assim que você vai preparar seu filho para lidar com as frustrações da vida. É importante ressaltar que, considerar que os pais são os principais educadores de seus filhos não exclui a escola deste processo. É preciso que haja coerência entre a educação oferecida na escola e a que os pais ensinam em casa. Além disso, é lá que seu filho aprenderá a conviver com outras pessoas e a aplicar os ensinamentos que aprende em casa. Acima de tudo, é indispensável dar o exemplo. Não se esqueça de que as crianças costumam copiar as atitudes que observam, e os pais são para eles um grande espelho.

VESTIBULAR A DISTÂNCIA

NO UNINTER É ASSIM: LIBERDADE PARA VOCÊ ESCOLHER COMO ESTUDAR

AGORA COM 4 NOVOS CURSOS • ADMINISTRAÇÃO • CIÊNCIAS CONTÁBEIS • LETRAS • GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS • E MAIS 10 OPÇÕES

NO POLO DE APOIO PRESENCIAL Polo de Apoio Presencial:

A partir de:

230

R$

mensais

INSCRIÇÕES ABERTAS (2)

,00

MATERIAL DIDÁTICO(3) + DVDs GRATUITOS

Se para alguns alunos julho é o mês das férias, para outros é hora de estudar ainda mais para passar no vestibular. Muitas universidades do país abrem vagas para o meio do ano, nos chamados vestibulares de inverno. Além da concorrência menor, esta opção encurta o tempo de espera em relação às provas do final ou início do ano. A única desvantagem é que a oferta de cursos é menor, nem todas as áreas tem vagas disponíveis neste período do ano. Para conferir a lista das universidades com vestibular para o meio do ano, acesse http://migre.me/9Ecen

Esteja preparado para as oportunidades. Afinal, elas estão em todos os lugares.

UNINTER

CURSOS AUTORIZADOS E RECONHECIDOS PELO MEC

Dica de Vestibular

0800 702 0500

vestibularadistancia.com.br

14 2104.3566

Rua Tenente Lopes, 170 - Centro - Jaú

PELA INTERNET, VIA AVA(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER - PORTARIA DO MEC Nº688, PUBLICADO NO D.O.U EM 28 DE MAIO DE 2012. (1)AVA: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.

Estatuto da Criança e do Adolescente diz claramente: “Toda criança ou adolescente tem direito de ser criado e educado no seio de sua família". As crianças costumam se espelhar nas atitudes das pessoas com quem mais convivem e é nesta fase que tem início o processo de formação do caráter. O que acontece é que nos dias de hoje há uma inversão de valores. A família ganha novas configurações, as mulheres ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e juntamente com essas mudanças a relação do aluno com a escola também muda. Diante deste cenário, alguns pais reagem protegendo excessivamente seus filhos e deixam para a escola o papel de educá-los. O que acontece é que muitos têm confundido educação com letramento. O papel da escola é ensinar língua portuguesa, matemática, ciências e outras disciplinas necessárias ao conhecimento. Caráter, respeito, honestidade, responsabilidade e generosidade são ensinamentos que cabem aos pais, que são os reais moldadores da personalidade e das atitudes dos seus filhos. Este senso de responsabilidade e valores nas

EM CASA, POR DVD


Educar

Em agosto, um evento de nível

nacional em Jahu á mais de meio século o Karate Wado chegava ao Brasil, trazido do Japão por respeitáveis Mestres que tiveram a oportunidade de conviver e aprender com o criador do estilo, o Mestre Hironori Otsuka (1894-1984). Com acervos técnicos de inegável valor, criaram suas próprias organizações e ensinaram o Karate Wado pelo Brasil, contribuindo dessa forma para divulgar o estilo e formar grandes famílias de praticantes. Hironori Otsuka denominou o seu caratê inteligente e moderno em WADO (Caminho da Paz e Harmonia em português), certamente desejando que tivesse um significado prático além das limitações de cada DOJO (Academia). E ensinou que o caminho das artes marciais não deve ser somente técnica de luta mas também de realização do ideal WADO tão necessário no mundo presente. Enquanto os esportes estão relacionados com o conceito de vencer, a preocupação da nossa arte está na ideia de crescer. O mundo está carente de práticas que propiciem a Paz e a Harmonia entre os homens, entre os povos, entre as nações. Assim sendo, temos a satisfação de promover um evento grandioso, de âmbito nacional, aberto à participação de todas as Academias, Clubes e Associações praticantes do Estilo de Karate Wado no Brasil, a WADO CUP OPEN BRASIL 2012, dia 19 de agosto das 08h30 às 17h00 no Ginásio Flávio de Mello em Jahu, com entrada franqueada ao público. O objetivo único deste evento, que faz parte do calendário de festividades dos 159 anos da cidade de Jahu, é valorizar e difundir o estilo de Karate Wado, reconhecendo e preservando a individualidade das diversas correntes de ensinamento no Brasil e o intercâmbio amistoso entre os praticantes, sem qualquer motivação política.

H

Prof. Mario Panucci - Faixa Preta 5 Dan CBK 5050 - CREF 01931-G/SP

Responsabilidade Social

Marketing de Cidadania falta de informações e preparação adequadas, remetem crianças e adolescentes a frustrações sociais e profissionais que contribuem para dar-lhes um futuro incerto, subprodutivo, infeliz e, muitas vezes, se tornam um ônus para a sociedade. A família nem sempre tem estrutura ou tempo para dar a formação necessária para que os filhos possam enfrentar o mundo com preparo e responsabilidade; a escola se limita a dar instrução; as instituições cumprem seus papéis sociais com poucas ações efetivas que poderiam contribuir para a formação moral, ética, funcional e intelectual do adolescente. Conscientes da nossa responsabilidade em melhorar o entorno onde vivemos, iniciamos em 2005 um projeto de inclusão social com crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade, visando preencher lacunas deixadas pelo ensino oficial, pelas instituições e pela própria família. O projeto “Novos Valores” tem a participação de voluntários: profissionais liberais, empresários, autoridades, educadores, esportistas. Convidados experientes e atuantes em suas áreas fazem palestras sobre: moral, ética, civilidade, sociabilidade, profissionalismo, orientação profissional, mercado de trabalho, produtividade, sexualidade, direito e outros assuntos de interesse dos participantes do projeto. A forma de atração e manutenção desses jovens no projeto “Novos Valores”, é através da prática esportiva nas modalides de caratê e judô, ferramentas adequadas para o cultivo da disciplina, do respeito, da perseverança, da mente sã em corpo são. São selecionados meninas e meninos através de testes de aptidão física e mental, em grupos de 10 em 10. A cada 3 meses entra uma nova turma de 10, que vão se somando. O prazo de permanência no projeto tem validade até o adolescente completar 18 anos. O objetivo é ter em

A

3 anos aproximadamente 400 jovens melhor preparados física e mentalmente para conviver com nossos filhos, para trabalhar em nossas empresas, para melhorar a sociedade onde vivemos. “Novos Valores” é um projeto de responsabilidade social da ONG “Crescer com Equilíbrio”, inteiramente de graça aos participantes, sob a coordenação do professor Mario Panucci - publicitário, educador, graduado em educação física, ex-professor da Faculdade de Educação Física de Barra Bonita e faixa-preta 5º grau em caratê pela CBK Confederação Brasileira de Karate.

CONVOCADOS PARA A SELEÇÃO PAULISTA DE NOVOS EM 2011

Fotos - Marcos A. Gomes Araújo e Fernanda da Silva do Projeto Novos Valores.


Celebrar

Trash the Dress oferece

uma bela recordação

O ensaio é uma experiência única, serve para que o casal possa interagir mais, se divertir e relembrar os bons momentos depois, através das fotos. ntigamente, após o casamento, as mulheres guardavam seu vestido de noiva com todo o cuidado do mundo, fosse por zelo ou para que as filhas usassem quando chegasse a vez delas. Muitas nem mexiam mais nele, com medo que pudesse acontecer algum acidente que estragasse o modelito. Mas esse hábito mudou, e hoje em dia o que está na moda é sujar, molhar e até rasgar o vestido. A nova tendência é o trash the dress, um novo estilo de ensaio fotográfico que é feito após o casamento ou lua de mel, geralmente em locais abertos em meio a natureza e sem medo de se sujar, é claro. Durante o ensaio, a noiva pode entrar na água, deitar na areia, rolar no chão; enfim, sem se preocupar com possíveis danos que possa causar ao vestido. Num primeiro momento, a ideia pode parecer estranha, mas aos poucos está se difundindo pelo Brasil, e o resultado final das fotos é realmente incrível: uma mescla da delicadeza do vestido com a rusticidade da natureza. No geral, os ambientes escolhidos são fazendas, cachoeiras, nascentes, chácaras ou qualquer lugar que possua belas paisagens. O noivo também pode participar do ensaio, garantindo belos cliques do casal apaixonado. Mas se você não gosta nem de pensar na ideia de estragar o seu lindo vestido, fique tranquila. A versão do ensaio aqui no Brasil não é tão radical; nada que uma ida a lavanderia não resolva. Outra opção é alugar um vestido para o ensaio. Muitas lojas de aluguéis de roupas já reservam alguns modelos para este tipo de ocasião. É preciso se soltar, agir naturalmente e escolher um bom cenário para que tudo fique perfeito e o seu trash the dress seja inesquecível. Solte a sua criatividade e divirta-se!

A

PALETA DE CORES Todo mês uma paleta de cor com ideias para decorar seu casamento.

Cores frias: Tons de roxo, Ouro Branco

O trash the dress tem sido tão procurado por casais, que muitos fotógrafos estão se especializando e se dedicando exclusivamente a este tipo de trabalho.

Tradições

VESTIDO DE NOIVA O primeiro vestido branco foi usado na Inglaterra no século XIX, pela Rainha Vitória, que se casou com o primo, príncipe Albert. Naquela época era impensável um homem pedir uma rainha em casamento, por isso o pedido foi feito pela noiva.

Saiba escolher aliança de noivado ideal para diferentes perfis de mulher O momento do pedido de casamento é um dos mais esperados pela maioria das mulheres. Sabendo da expectativa feminina, muitos noivos querem tornar a proposta inesquecível, levando em consideração não só a forma de pedir, assim como a jóia que vai selar o elo. A aliança deve representar o compromisso do casal para um futuro a dois. Como escolher? Depois de idealizado o pedido, chega a hora de escolher o modelo perfeito. Muitas vezes, para os homens, esse é o momento mais difícil. No entanto, alguns truques podem facilitar (e muito) a vida deles. Para começar, é preciso definir o tipo de anel que deseja, pode ser o par de aliança de casamento, que é usado na mão direita pelo casal, ou um anel de noivado, mais elaborado, para a mulher. Os anéis de noivado são mais robustos e possuem um pedra preciosa em destaque e tanto a aliança de casamento quanto o anel de noivado podem simbolizar a união. Se você está inseguro quanto ao gosto de sua noiva, familiares ou amigas podem sempre ajudar, pois são pessoas que, provavelmente, conhecem as preferências dela. Além disso, você pode contar com a discrição e confidencialidade necessárias para a sua surpresa. É importante, também, que o noivo tenha em mente que aquela peça acompanhará o casal para sempre. Então, é bom escolher modelos mais clássicos, assim a noiva não cansará do modelo com o passar dos anos. A escolha deve ser feita sempre de olho no futuro, pois a peça acompanhará o casal em toda a trajetória e representa uma das compras mais importantes feitas em nossas vidas. Acerte no tamanho Além do modelo, o tamanho certo também costuma fazer parte das preocupações masculinas. Muitas vezes, a mãe da noiva pode ser uma aliada, já que ela conhece o tamanho do dedo da filha. No entanto, é mais recomendável pegar um anel que a parceira já use para usar de modelo e não correr o risco de errar.

A

Uma ideia para decoração de casamento é misturar tons de roxo com ouro antigo, uma combinação linda e também muito festiva. Outra dica diferente é servir chocolate quente para casamentos de inverno com diversos tipos de coberturas como chantilly e marshmallow.

15 Comunicadores Julho 2012

SOFISTICADA Elas buscam peças exclusivas. Essas noivas querem alianças que tenham diferencial e preferem peças inovadoras. Uma dica é optar por uma jóia que tenha design diferente. TRADICIONAL As noivas tradicionais buscam referências familiares. Uma aliança de ouro amarelo e grossa agrada esse tipo de mulher. Para elas, outra boa opção é uma jóia da família dos noivos. BÁSICA Preferem anéis de noivado com visual limpo. Nesse caso, menos é mais. Para elas, o clássico anel solitário, com uma pedra preciosa no centro, cai como uma luva. ROMÂNTICA A mulher romântica quer uma peça que simbolize o momento importante do casal. A escolha é um diamante, porque ele representa um pequeno brilho no romance diário do casal. www.jornalcomunicadores.com.br


fotos: imagem.com

Celebrar

Ana Lúcia Corino Rodrigues, Fernando Trevisan João Izar Segalla, Júlia Marangoni Guidugli

Acima Padrinhos: Renato Senne Godoy, Fábio Guidugli, José Frencisco Nascimento Marcos Vicente de Azevedo Romeiro, Marcelo Terrabulo, Gaudâncio Guidorzi, Maurício Gonçalves de Oliveira, Eldes Marangoni, Eduardo B. M. Romeiro, Matheus Segalla, Marcos Aurélio Bachiega de Oliveira, Euzébio Piccin Neto, Fábio Izar Romeiro, Marcelo Izar Romeiro. Abaixo Madrinhas: Priscila Ferrucio de Oliveira, Mônica Bernardi Guidorzi, Maria Luiza Brandão, Nágila de Oliveira, Clarisse Romeiro, Andréia Diane, Juliana Izar Segalla, Júlia Marangoni Guidugli, Eliana Marangoni Guidugli, Gracita Romeiro, Evani Grizzo Marangoni, Sabrina fraschetti, Márcia Peres da Fonseca, Elaine Marangoni e Ana Luiza Grizzo Senne Godoy

Celebrando Joana Izar Romeiro e Eldes Marangoni

Fabio Izar Romeiro, Marcelo Izar Romeiro, Gracita Izar Romeiro, Eduardo Bueno de Miranda Romeiro

Confira as fotos do casamento de Joana e Eldes realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio e a festa comemorada com muita alegria no Espaço Grevillea junto à família e amigos. Parabéns aos noivos.

Elaine Marangoni, Eliana Marangoni Guidugli, Evani Tereza Grizzo Marangoni e Eldes Marangoni

10 DICAS PARA FAZER UMA FESTA PERFEITA

Sabe aquela festa incrível, que vai virar referência no colégio e fazer as pessoas que não foram morrerem de arrependimento? Você pode fazer uma! Planejar pode dar trabalho, mas vai valer a pena quando você vir todos os seus amigos se divertindo e, depois, relembrando os melhores momentos. Veja as dicas para preparar a balada perfeita.

Decida a data: o melhor, claro, é marcar na sexta ou no sábado. Durante a semana, todo mundo tem compromissos extras (aula de inglês, estudar para a prova...). Fora que ninguém aproveita bastante sabendo que vai acordar cedo no dia seguinte, né? Fuja de feriados, quando a maioria das pessoas aproveita para viajar.

Solte o som!: Festa que se preze precisa ter música. Se não for grande o suficiente para contratar um DJ, grave vários CDs ou faça playlists no iPod. Atenção: é preciso revezar os estilos para agradar todos os grupos. Se quiser ser democrática, peça para os amigos mandarem algumas músicas que gostariam de ouvir para incluir na playlist!

Pense nos convidados: a festa é para o colégio todo ou só pras amigas? Se a ideia é fazer alguma coisa mais íntima, decore a sala, faça uns lanchinhos gostosos e crie um clima gostoso para fofocar e dar risada. Se for chamar mais gente, considere alugar um salão ou pedir emprestado o quintal espaçoso de algum parente.

Não deixe faltar nada: por isso, é essencial saber quantas pessoas vão aparecer. Na hora de escolher os quitutes, resista a tentação e prefira quantidade à diversidade. È melhor ter menos opção de comidinhas, mas em quantidade que dê para todo mundo experimentar.

Divulgue nas redes sociais: crie um evento no Facebook, faça um texto bem-humorado e coloque uma foto chamativa. Não se esqueça de colocar o endereço e o horário certos. Assim você vai ter noção de quem vai à festa e aí todo o planejamento fica bem mais fácil. Faça tudo isso com três semanas de antecedência.

16 Comunicadores Julho 2012

Eleja um tema: bailes à fantasia rendem boas gargalhadas e até os mais tímidos conseguem se soltar por baixo de uma roupa inusitada. São inúmeras as possibilidades: festa do branco, do pijama, do brega, de máscaras, do Havaí... É só deixar a criatividade rolar solta! Surpreenda: escolha um item para ser a marca da sua festa: cupcakes lindos, macarrons coloridos, um bolo que é a sua cara, alguma

lembrancinha divertida... Dá pra ser criativa, sem gastar muito. Mas, pra isso, é preciso se planejar com muita antecedência. Prepare a pista: se a intenção é fazer todo mundo dançar, separe um cômodo da casa ou uma parte do salão de festas para a pista de dança. Basta comandar o som ou deixar essa função com algum amigo. Mas lembre-se de não delimitar uma área grande demais, senão a pista vai parecer vazia. Prepare um lugar fechado: uma chuva inesperada não pode atrapalhar seus planos. Se o objetivo for aproveitar ao ar livre, pense em saídas para que seu dia especial não seja arruinado. Infraestrutura é fundamental para uma festa perfeita, mesmo para as menores. Divirta-se: fique de olho em tudo que acontece, mas não se preocupe a ponto de não conseguir comemorar. Relaxe, converse, apresente diferentes grupos de amigos, cante e dance. Se o dono da festa estiver animado, os convidados também serão contagiados com a alegria! www.jornalcomunicadores.com.br


Celebrar / Eventos

Botequim do Mídia da TV TEM Bauru TV Tem Bauru, SP, homenageia publicitários com Botequim do Mídia Antonio Carlo Almeida (Executivo de Contas TV TEM), Edilene Hernandez e Nilton Cunha ( Use Agência)

Nilessa Tait (Jornalismo TV TEM) e Demetrius Garcia (TEM Esportes)

Carlinhos Agra (Diretor TV TEM Bauru) e Jeferson Conti ( Ampi Propaganda)

A TV Tem de Bauru (SP) reuniu publicitários da região, para comemorar o Dia do Mídia, no dia 19 de junho, terça-feira. O botequim do mídia é um evento promovido pela emissora anualmente. A noite foi marcada com muita comida, conversa e descontração. Vídeo no site

Janaina, André Bastos (Diretor Comercial da Rede TV TEM) e Simone Rolim ( Contato Publicitário TV TEM )

Nilton Cunha e Edilene Hernandez ( Use Agência), Simone Rolim, Ana L. G. Conti e Jeferson Conti ( Ampi Propaganda)

Carol Zanoni (Marketing TVTEM), Eric Ursini (Gerente de Marketing TVTEM) e Mariane Cestari (Marketing TVTEM)

Assista a reportagem no site www.jornalcomunicadores.com.br Fabio Lança, Taisa Davolli e Eduardo Comelian (Esfera Produtora)

Guilherme Azevedo ( Jornalista TV TEM) e Carlos Bonatelli ( Diretor de Jornalismo da TVTEM)

Simone Rolim, Luis Rodrigues e Lucas Rodrigues (Hexa Propaganda)

Botequim do Mídia da TV BAND Bauru

Luís (Contato Comercial), Ednei (Gerente Comercial de Bauru), Carlos (Contato Comercial), Flávio bolcioni (Diretor Geral – Presidente Prudente), Marcos (Contato Comercial Jahu)

Ednei (Gerente Comercial Bauru) e Juliene (Marketing – Presidente Prudente)

Vitinho Martins, Ingrid Molan, Pedro Merlini e Bárbara Jorge (Oficina da Comunicação). Marcelo A. Sichieri (Agência Arkus)

Gustavo Teixeira, Patricia, Edivaldo (Grupo J. Ferraz ) e Palu (Polvo Produtora - Bauru)

17 Comunicadores Julho 2012

Luis (Contato Comercial), Flávio Bolcioni (Diretor Geral – Presidente Prudente), Marcos (Contato Comercial Jahu)

Nilton Cunha, Edilene Hernandez, Natália Silva e Murilo Schwarz ( Use Agência)

A TV Band também homenageia publicitários com Botequim do Mídia A TV Band preparou uma noite linda, com clima descontraído e de muita confraternização, para receber os profissionais de propaganda, que foram as estrelas da noite de quarta feira, dia 26 de junho. O eventou foi realizado no Galpão Bar em Bauru, que ficou com lotação esgotada com gente bonita e bem produzida. Veja os flashes da noite ao lado.

Jeferson Conti ( Ampi Propaganda) e Marcio (Ideon Produtora)

www.jornalcomunicadores.com.br


Viajar

Foz do Iguaçu

o destino certo de quem quer entrar em contato com a natureza.

om toda certeza, Foz do Iguaçu é um dos mais belos destinos turísticos do mundo, pois possui o Parque Nacional do Iguaçu, tombado como Patrimônio Natural da Humanidade, onde está localizada as Cataratas do Iguaçu eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. O espetáculo se inicia por uma trilha impressionante em meio a muita natureza, e a cada passo dado pode-se ter uma visão panorâmica de diferentes ângulos das quedas que formam as Cataratas. No percurso, existem mirantes que proporcionam um olhar mais próximo de alguns saltos. A trilha tem 1.200 metros de extensão. No final da trilha, encontra-se uma passarela para a Garganta do Diabo, a mais impressionante das quedas, com aproximadamente 80 metros de altura. A sensação ao chegar perto das quedas é de extrema euforia e adrenalina e ao mesmo tempo de pequenez diante de tamanha beleza. Além das Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu dispõe de atividades de eco aventura: rafting, rapel, escalada em rocha, arvorismo e passeios de barco em meio às quedas. É possível também sobrevoar as Cataratas de helicóptero. Outro passeio imperdível é ao Marco das Três Fronteiras, divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina, podendo-se apreciar os três marcos simultaneamente, além do encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Foz do Iguaçu oferece aos visitantes inúmeras oportunidades de boas compras. No comércio é possível encontrar roupas, calçados e lembrancinhas, além de uma infinidade de outros produtos. No centro da cidade podem ser encontradas boas lojas, sendo que algumas ficam abertas até às 20h e também aos domingos pela manhã.

Dicas de agências de turismo para viajar tranquilo

C

Formada em Pedagogia e Pósgraduada em Psicopedagogia, Educação Especial e em Alfabetização e estuda Serviço Social. Em suas horas vagas gosta de cantar, viajar conhecendo lugares e sabores.

Por Edilene Hernandez

Confira mais no site www.jornalcomunicadores.com.br 18 Comunicadores Julho 2012

s agências de turismo são responsáveis pelos passeios turísticos e excursões, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários de viagens, recepção, transferência e assistência ao turista durante todo o período contratado. Apenas agências de turismo cadastradas no Ministério do Turismo estão autorizadas a funcionar, conforme Lei 11.771/08, artigo 27. Contrate apenas agências que constem no: CADASTUR (www.cadastur. turismo.gov.br) e verifique também se existe queixa ou denúncia contra a empresa junto ao PROCON ou entidades de prestadores de serviços turísticos, como a Associação Brasileira de Agências de Viagem, Associação Brasileira de Indústria de Hotéis, e outras do setor. Confira junto à agência se serão oferecidas opções de passeio turístico durante a viagem. Caso positivo, verifique se os serviços serão cobrados à parte, ou se estão incluídos no pacote turístico. Assim, você não será pego de surpresa durante a viagem e poderá optar em comprar ou não, o passeio ou serviço.

A

Próximo ao Parque Nacional, encontra-se o Parque das Aves, onde o visitante se depara com as mais diferentes espécies de aves em seus habitats naturais, vale muito a pena visitar.

PEÇA À AGÊNCIA, COM ANTECEDÊNCIA: 1. Documento de confirmação de reserva do hotel; 2. Nota de débito ou recibo da fatura do hotel; 3. Passagens com assento marcado; 4. Roteiro e programação da viagem. No caso de transporte interestadual ou internacional, seja frota própria da agência ou terceirizada, tanto a agência de turismo, quanto a transportadora devem ter registros, respectivamente, no site: CADASTUR (www.cadastur.turismo.gov.br) e na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT (www.antt.gov. br) CANCELAMENTO Caso a agência de turismo faça o cancelamento do serviço ou do pacote turístico, sem autorização do cliente, o mesmo poderá acionar o órgão de defesa do consumidor, PROCON, de seu Estado, uma vez que se trata de infração do Código de Defesa do Consumidor.

Como escolher um bom hotel? ocê vai viajar a lazer ou a negócio. Já definiu o destino, a data, o meio de transporte e até o tempo que vai permanecer na cidade. Agora chegou a hora de escolher um hotel. Esta não é uma tarefa fácil, pois nos anúncios e fotos de sites todos eles parecem lindos, limpos e confortáveis. Para assegurar que o hotel corresponda as expectativas, eleja um bom guia de hotéis de onde possa tirar algumas referências. Depois, pesquise na internet por comentários de outros usuários que já se hospedaram naquele local. Se houver algum problema com o estabelecimento, com certeza alguém terá falado sobre ele. Depois, verifique quais são os serviços que o hotel oferece e se você real-

V

mente precisa de todos eles. Às vezes, abrir mão de alguns luxos pode ajudar a reduzir os custos sem reduzir o conforto, considere a possibilidade de optar por uma pensão ou pousada. Na hora de fazer a reserva, fique atento as opções de quartos, as condições de pagamento e aos recursos disponíveis. Certifique-se de que nada sairá do seu orçamento e planejamento. Toda viagem tem alguns imprevistos que acabam, muitas vezes, fazendo parte da diversão. Mas cuide para que nada estrague a sua viagem e a torne desconfortável para você e sua família. Mais do que conforto, o local onde você passará seus dias precisa ter segurança, boa infraestrutura e áreas de acesso comum em bom estado, além de conservação e limpeza, que são fundamentais. www.jornalcomunicadores.com.br


Sabores oferece

As delícias do campo com sabor de diversão omer fora de casa caiu no gosto de várias pessoas e vem se tornando um habito. E o Jornal Comunicadores foi conferir as delícias do restaurante de campo em Mineiros do Tietê na região de Jahu. Canto da Terra é o nome deste diferente restaurante, que surgiu da ideia de oferecer um ambiente agradável para toda família com ar do campo. Essa foi ideia que deu certo, prova disso é o sucesso do Restaurante. Você pode saborear um cardápio variado por um preço único e comer a vontade, contando com 23 opções sendo, saladas, pratos quentes (com comida regional e tradicional), carnes, massas e outros . De fácil acesso o restaurante é localizado na zonal rural de Mineiros do Tietê, com local privilegiado oferece muito verde e ar puro do campo, porém fica praticamente dentro da cidade, apenas a 3 minutos do centro. O Canto da Terra conta com música ao vivo nos finais de semana e o grande atrativo é o playground onde as crian-

C

ças passam horas e horas gastando muita energia e os pais ficam tranquilos para curtir um almoço delicioso. Ainda as crianças podem andar de charrete ou de pônei e aos domingos tem touro mecânico e pula-pula, sempre acompanhados de monitores para dar segurança as crianças. O restaurante acomoda 300 pessoas e está ampliando suas dependências para atender mais 200 pessoas, além de oferece amplo estacionamento. Convide sua família e vá conhecer o Restaurante Canto da Terra, com certeza usufruirão momentos muito prazerosos. Aproveite e experimente o escondidinho de carne seca e a panceta à pururuca, as delícias que são carro chefe do restaurante. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 11h às 14h00 e aos sábados, domingos e feriados das 11 às 15h30. Para mais informações acesse www. cantodaterrarestaurante.com.br ou (14) 3646-3666. Restaurante Canto da Terra. Localizado no bairro estação perto do Salto D. Pedro II.

Vídeo no site

Assista no site do Comunicadores a matéria da Rede Globo sobre os restaurantes de campo onde o Canto da Terra mostra seus atrativos. Assista a reportagem no site www.jornalcomunicadores.com.br


Sabores Os queijos bem macios costumam ser mais baratos e podem servir como opção para quem precisa gastar um pouco menos. São exemplos de queijos macios o cream cheese, gorgonzola, frescal, mussarela e ricota.

VINHOS E QUEIJOS, COMBINAÇÕES IDEAIS Quem não gosta de saborear um bom vinho, acompanhado de petiscos saborosos? Pois bem. Um dos aperitivos que mais combina com o sabor do vinho é o queijo, mas a escolha deve ser certeira para que os sabores combinem e se completem. Cada vinho tem como seu par o queijo ideal. Confira algumas dicas para acertar na combinação. Quanto mais duro for o queijo (parmesão, por exemplo), mais tânico pode ser o vinho. As uvas são suficientemente robustas para não perder a estrutura. Quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve conter.

Café expresso em casa por Laércio Goes

om certeza você conhece alguém que adora um cafezinho feito na hora. E uma das provas de que os cafés de boa qualidade e bem preparados estão sendo muito difundidos entre as pessoas é o início da popularidade das máquinas automáticas de café expresso para ter em casa. Entre as mais famosas, estão as das marcas Nespresso e Arno, esta segunda mais conhecida como Dolce Gusto. Algumas pessoas perguntam qual das duas marcas é a melhor. Na verdade, depende das suas necessidades e do seu gosto. A Nespresso é ideal para aqueles que apreciam um café de alta qualidade e gostam de degustar e experimentar diferentes sabores. Já para uso familiar, onde nem todos gostam de café, a Dolce Gusto seria mais indicada por ter outras opções como cappuccino, chococcino e chás. No comparativo entre as cafeteiras “Nespresso” e “Dolce Gusto”, algumas pessoas observam que ambas são da mesma marca, a Nestlé. A Nestlé é uma empresa de origem suíça, criada em meados de 1860 por Henri Nestlé. O grupo hoje está presente em inúmeros países, inclusive no Brasil, onde representa marcas de produtos alimentícios como Nescau, Nestea, Ninho, Maggi, Perrier, Nescafé entre outras. Na mesma linha, as marcas “Nespresso” e “Dolce Gusto” também pertencem ao grupo Nestlé. A marca Nespresso surgiu na Suíça em 1986, introduzindo o conceito de “café encapsulado”. O objetivo principal da empresa é o de permitir que qualquer pessoa possa preparar uma perfeita xícara de café, como se tivesse sido extraída por um barista profissional. Por outro lado, a marca Dolce Gusto surgiu no Brasil a partir de uma parceria entre as marcas “Nescafé” (também da Nestlé) e da Arno, uma empresa nacional. Nesta parceria, a Arno desenvolveu a máquina de expresso também no sistema de cápsulas e a Nescafé entrou com seu conhecimento em cafés. Visite a Casa Allegro e tire suas dúvidas de uma forma bem gostosa, saboreando um bom café!

C

Um café expresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e espuma — sua característica mais marcante: a espuma de cor semelhante ao caramelo-escuro que permanece sobre a superfície do expresso.

Vinhos doces ou generosos (tais como Sauternes, Porto ou Madeira) acompanham bem os queijos azuis, pois equilibram a pungência destes: o Roquefort cai bem com Sauternes, o inglês Stilton faz combinação clássica com o Porto e o gorgonzola combina com tintos potentes. Queijos frescos e sem casca, como os cremosos, o mascarpone ou a mussarela pedem vinhos brancos leves Vinhos tintos de classe e mesmo brancos parecem insinuar sua adequação com queijos macios, de casca rica, como Cammembert, Brie e Gouda. Os queijos mais suaves, do tipo Emmenthal e Gruyère, aceitam vinhos tintos pouco tânicos, suaves. Vinhos brancos leves e aromáticos combinam com queijos de massa mole, tais como os frescos de cabra e a ricota. Você pode combiná-los com um Chardonnay, por exemplo.

PIPOCA SAUDÁVEL Como você prepara a pipoca na sua casa? Com manteiga, margarina, óleo, no micro-ondas? Existe, sim, uma maneira melhor e mais saudável de prepará-la: quatro ou cinco gotas de óleo - e aqui você pode usar o de canola - bastam para estourar os milhos. Mas vale aquecer o óleo primeiro na panela e depois colocar o milho. Ele estoura mais rápido. CUIDADO A margarina e a manteiga não são indicadas porque saturam mais rápido que o óleo, transformando-se na temida gordura trans. Quanto mais saturada, pior para nossa saúde. Se for consumir a de micro-ondas, prefira as sem sabores, que têm menos sódio.


Saúde oferece

Ergonomia do trabalho A coluna vertebral e o coração são as partes do corpo que mais exercem esforço quando você fica sentado muito tempo em frente ao computador, seja trabalhando ou se divertindo. ERGONOMIA NO TRABALHO - POSTURA CORRETA Topo da TELA ao nível dos OLHOS ou um pouco abaixo e distância do comprimento de um ANTEBRAÇO 45 a 70cm TELA posicionada para evitar reflexos OMBROS relaxados e alinhados com o quadril

MOUSE E TECLADO no mesmo nível

Encosto adaptado à curvatura da COLUNA COTOVELOS E MÃOS alinhados

Espaço abaixo da área de trabalho livre

PÉS paralelos ao chão ou em um descanso

ergonomia pode ser aplicada em vários setores de atividade, como industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, entre outros. O objetivo da ciência da ergonomia nas empresas é encontrar o melhor ajustamento entre o trabalhador e as condições do trabalho. A ergonomia tenta trazer soluções para certificar que o trabalhador permaneça seguro, confortável e produtivo. Para que isso aconteça, os equipamentos são desenhados de forma a facilitar sua utilização para que não haja erros, lesões e outros problemas (imagens do lado direito). Também são feitos para melhorar a postura e aliviar a carga de trabalho no corpo, com o objetivo de reduzir lesões. A definição das tarefas leva em conta as necessidades humanas, tais como pausas para descanso e turnos de trabalho sensíveis. Na concepção de ambientes de trabalho, são incluídas iluminação e temperatura ambiente, de modo a tornar o local mais agradável. Equipamentos de proteção também fazem parte da ergonomia do trabalho. Ao lado esquerdo você pode ver a postura correta básica para trabalhar na frente do computador sem adquirir sérias lesões. No Brasil, a ergonomia ainda é pouco utilizada, mas onde suas concepções são levadas a sério a melhora é visível. O número de atestados médicos, afastamentos e licenças é bem menor, devido ao trabalho preventivo que evita problemas de saúde e acidentes. Este trabalho é realizado por profissionais da saúde como médicos e fisioterapeutas ou por engenheiros na criação de equipamentos adequados.

A

Muitas pessoas acham que se posicionam de forma correta em frente ao computador enquanto, na verdade, estão se acomodando de maneira prejudicial à saúde do próprio corpo.

Você sabe o que faz um Hebiatra? pesar dessa especialidade já existir no Brasil desde a década de 70, o Hebiatra ainda não é um profissional conhecido para a grande maioria da população. A Hebiatria é uma especialidade específica para atender os adolescentes, que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é o período entre os 10 e 20 anos de idade. A adolescência é uma fase muito conturbada, além da questão hormonal, o pré-adolescente, sente a necessidade de se auto afirmar como jovem e busca seu caminho na vida, porém, ainda tem momentos em que age como criança, e em outros deseja ser visto como adulto. Essas mudanças são rápidas e bruscas, a passagem da vida infantil para a jovial, é marcada de dúvidas, anseios, questionamentos e novidades. Sendo assim, nada mais justo do que ter um especialista que compreenda esse universo tão fascinante e ao mesmo tempo tão conturbado e confuso. O Hebiatra aborda questões muito importantes nessa fase da vida, como: sexualidade, drogas, primeiro beijo, menstruação, alimentação, excessos de exercícios físicos, sedentarismo e muitas outras questões pertinentes a esse momento tão delicado da vida. Atua não só na parte médica, biológica, mas atua também na esfera social e psicológica. Muitos pais, ainda levam seus filhos de 15, 16 anos ao Pediatra, sendo que a grande maioria fica constrangida por ainda se consultar com um médico que os atendia quando criança. Também é importante ressaltar que o adolescente tem de ser vacinado, ao contrário do que muitos pensam, essa prevenção se estende após a infância também, e precisam ser devidamente imunizados. É interessante levar os adolescentes ao Hebiatra, não só pelo fato de serem assistidos por um clínico geral próprio para eles, é uma forma de levá-los ao médico sem aquele receio de ir ao ginecologista, no caso das meninas, ou ir apenas por obrigação e sem vontade, é uma forma de encontrar uma pessoa que o irá acompanhar de maneira adequada, sem aquela sensação de ainda estar indo ao “médico de criança”.

A

21 Comunicadores Julho 2012

Suporte de Monitor

Apoio para os pés

Mouse pad

Apoio para digitação

Check-up: o que é e quando fazê-lo QUER ENGRAVIDAR? FAÇA UM CHECK UP ANTES Feito, em geral, seis meses antes de a mulher começar a tentar uma gravidez, o check-up que antecede a gestação irá avaliar a saúde atual da futura mãe e apurar a existência de doenças com risco de incidência familiar (como hipertensão e diabetes) e mesmo casos de nascimentos com problemas congênitos. Com base em informações sobre antecedentes médicos pessoais e de parentes – também do futuro pai – é possível avaliar se uma gravidez pode ser planejada com normalidade previsível para a futura gestante e para o bebê. Além do estado de saúde e do histórico de doenças, o check-up antes da gravidez serve para colher informações sobre o uso de medicamentos – de analgésicos e antigripais a medicamentos de uso contínuo – e para orientar a futura gestante sobre este e outros temas importantes como alimentação, suplementação com ferro, descanso e prática de atividades físicas.

maioria das pessoas acredita que fazer um check-up é apenas se submeter a uma bateria de exames laboratoriais e de imagem. Por mais sofisticados, caros e precisos que sejam, os exames fazem parte do check-up, mas não são o check-up em si. O check-up é uma avaliação da saúde do indivíduo de acordo com o sexo e a idade e a relação dele com hábitos, antecedentes e características individuais, familiares, ambientais e profissionais. Trata-se de uma avaliação médica ampla, que pressupõe a abordagem pelo especialista dos diversos aspectos da saúde mental e física do paciente nas diferentes etapas da vida dele. A partir dos 30 anos a maior parte das mulheres e dos homens encontra-se num ciclo de vida diferente dos anteriores. Novas relações sociais, novos interesses, novas ambições, trabalho, busca pela estabilidade. É também quando surgem, embora nem sempre perceptíveis, sinais de desgaste e degeneração no organismo, que costumam ser agravados pelo estresse resultante das complexidades deste ciclo de vida. Na ausência de problemas de saúde que exijam atenção médica periódica e específica, os 30 anos são a idade apontada como a mais razoável para a realização do primeiro check-up. Para a mulher, caso haja o plano de engravidar, deve ser acrescentado o check-up prévio à gestação.

A

www.jornalcomunicadores.com.br


Beleza

Aprenda a modelar as sobrancelhas e harmonize seu rosto

Sobrancelhas bem feitas destacam o olhar e são o primeiro passo para o sucesso da make up. Aprenda o jogo de proporções para você fazer em casa! O PASSO A PASSO 1. Deixe cerca de dois dedos de distância entre uma sobrancelha e outra – mais do que isso, dará a impressão de que você tem nariz muito largo. Já quando elas estão próximas demais, os olhos tendem a parecer mais juntos do que são. 2. Comece desenhando uma linha vertical fictícia da aba do nariz até o início da testa. É aí que a sobrancelha deve começar. Um lápis ou uma régua podem ajudá-la a imaginar melhor esse traço. 3. Partindo de novo da aba do nariz, imagine agora uma linha diagonal que passa rente ao canto externo dos olhos. Esse é o ponto em que a sobrancelha deve terminar.

BOAS OPÇÕES 1. Kit Tweezerman, com pinça, curvex, espelho de aumento e escova para sobrancelhas 2. Lápis superfino soft brown para sobrancelhas 3. Lápis para sobrancelhas Duo Effect 4. Rímel marrom para sobrancelhas Speed Brow

Harmonia natural Observe bem o desenho das suas sobrancelhas e tente preservá-lo. Se quiser mudar o formato, melhor procurar um especialista – mas, em geral, o traçado natural é o que mais combina com nosso rosto. O ideal é limpar o excesso de pelos apenas uma vez por semana. Mais do que isso, há o risco de afinar demais as sobrancelhas. Por onde eu começo? Escolha a sua pinça (ponta quadrada para pelos longos, diagonal para fios curtos e fina para os encravados). Tirem primeiro os pelos da parte de baixo e depois da parte de cima seguindo o desenho natural e o sentido de crescimento dos fios. Evite passar creme na área dos olhos antes, pois ele pode fazer com que os fios grudem e dificultar a remoção.

4. Os pontos de início e fim das sobrancelhas devem ficar alinhados. Se a pontinha estiver muito para cima, dará a sensação de cara de espanto; muito para baixo, entristecerá o olhar. O arqueado parte da metade para o final das sobrancelhas. PARA FINALIZAR Se houver falhas, corrija usando lápis ou rímel para sobrancelhas marrom (ou o mais parecido com a cor natural dos seus pelos). Se preferir, aplique com um pincel sombra marrom com pigmentos acinzentados. Assim, ela não fica avermelhada quando entrar em contato com os fios. Depois, penteie com uma escovinha própria para sobrancelhas de baixo para cima. Se sobrarem alguns pelinhos, apare com uma tesoura.

Unhas modernas á pouco tempo, surgiu a moda de pintar ou desenhar apenas na unha do dedo anelar, enquanto as outras ficam todas da mesma cor. As estampas são das mais variadas, vão desde as clássicas florzinhas até o animal print (estampa de animal), como de oncinha, por exemplo. Depois, as francesinhas ganharam nova leitura. Agora elas são de todas as cores e tamanhos, e podem também utilizar adereços como miçangas ou strass para deixar o visual ainda mais moderno. As unhas degradê também ganharam espaço, e podem ser feitas com o auxílio de uma esponja e três esmaltes da mesma cor, com tonalidades diferentes. Para as mais ousadas, o degradê pode até conter três cores totalmente diferentes. Mas a grande novidade do momento fica por conta de duas tendências recém chegadas: as unhas de pelinhos e as unhas caviar. A primeira consiste em passar um esmalte da cor preferida e aplicar por cima pequenos pelinhos sintéticos da mesma cor, que podem ser encontrados nas lojas de produtos de beleza. Este estilo combina muito bem com o inverno e é fácil de fazer. As unhas caviar seguem mais ou menos o mesmo princípio. Primeiro, é feita a aplicação do esmalte em todas as unhas. Em seguida, pequenas bolinhas que remetem ao caviar são aplicadas em toda a unha, com o esmalte ainda úmido. O efeito é bem moderno e divertido, e tem ganhado cada vez mais adeptas nos salões de beleza. Com tantas opções e estilos de unha, o que vale é escolher o que mais combina com você.

H

Shampoo a seco Ele quebra o galho nas horas críticas em que não há como lavar o cabelo - e funciona! Você está no trabalho e é convidada para uma happy-hour num barzinho badaladíssimo. No espelho, percebe que o cabelo está pesado e oleoso. O quer fazer? Calma. Já existe solução para contratempos de mulher moderna. O shampoo que lava a seco é indicado a todos os tipos de cabelo. Com uma ou duas borrifadas, proporciona uma limpeza instantânea, neutraliza odores e retira a oleosidade nas situações de emergência. Antigamente, as mulheres aplicavam talco no couro cabeludo quando queriam retirar aquele aspecto de cabelo molhado. O shampoo a seco funciona como um pó que absorve a oleosidade e dá mais volume aos fios, deixando-os com uma aparência natural. O produto é indicado também para mulheres que fazem escova ou chapinha frequentemente e querem aumentar a durabilidade do efeito. Sem a necessidade de lavar o cabelo com água, é possível mantê-lo liso e limpo por mais tempo. O shampoo a seco não interfere com nenhum tratamento térmico ou químico.

22 Comunicadores Julho 2012

Antes eram apenas vermelhas, cor-de-rosa ou brancas. Agora elas têm tantas formas e cores que nem dá para listar. De várias tonalidades, desenhos e usando novos materiais, a criatividade das mulheres quando o assunto é pintar as unhas não tem fim.

Cabelos maravilhosos Os óleos para tratamento prometem devolver brilho, maciez e maleabilidade aos fios. Todo o mundo já cansou de falar em óleo de argan, mas o mercado da beleza continua aquecido com novidades ainda mais poderosas. Agora é a vez do óleo de coco e do óleo de abacate. Eles prometem devolver brilho, maciez e maleabilidade aos fios. Veja: Óleo de argan: Ele é rico em vitaminas A, D e E. Serve para hidratar e recuperar a elasticidade dos fios. Você pode usá-lo todos os dias – oba! Fica a dica: coloque algumas gotinhas do óleo no seu xampu preferido. Óleo de coco: Ele é rico em vitaminas e ácidos graxos. Assim, o óleo fortalece e hidrata profundamente os fios – inclusive os crespos! Além disso, ele recupera o brilho e maciez de fios ressecados. Fica a dica: só consuma o óleo que estiver escrito “pensado a frio” na embalagem. Óleo de abacate: Ele é rico em vitaminas A, B1, B12 e C, além do magnésio, cálcio, ferro e ácido oleico. Ele evita a desidratação do cabelo, recupera o que já está ressecado, deixando-o sedoso e brilhante. Fica a dica: o óleo deve ser puro e vegetal, pois as versões formuladas com óleo mineral não são eficientes para o cabelo.


Cliente e Modelo: Carla Fernandez

Dica de cuidados para cabelos loiros no inverno Por Fausto Gomes Expert em cabelos

Para cuidar dos cabelos durante o inverno, dê atenção para as hidratações, que são indispensáveis nesta época do ano, quando a temperatura é mais fria. O ideal é fazer a cada quinze dias, para minimizar os danos causados pelo secador, chapinha e baby liss, que são mais utilizados durante o inverno. Usar um bom shampoo que seja adequado para o seu tipo de cabelo também é muito importante e deixa os fios mais saudáveis e bonitos.

Cosméticos vencidos, sinal de perigo. Os cosméticos contêm, em sua composição, corantes, conservantes, perfumes entre outros e essas substâncias têm prazo de validade para agir, sim: são elas que garantem a não instalação de bactérias e fungos em seu produto. Também são elas que garantem a consistência e a função final do cosmético. Mas quando o produto tem seu prazo expirado, o contato com o ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos. Dessa forma, as chances de você ganhar uma pele vermelha, com edemas, inchada, com bolhas e coceira são enormes. A partir de qualquer um desses sinais, a atitude mais correta é suspender o uso de todos os cosméticos e procurar um dermatologista para avaliação e tratamento. Portanto, fique de olho na data de válidade dos seus cosméticos.

Está na moda

Entre todas as tendências deste outono/inverno, algumas peças chamam atenção por serem novidades da estação. Uma delas é a saia mullet, ou hi-low, modelo que é mais comprido atrás e mais curto na frente, deixando as pernas à mostra. Elas estão presentes em todos os desfiles de moda e já viraram febre entre as fashionistas. São elegantes e modernas, e vestem muito bem as mulheres baixinhas, pois alongam a silhueta. Também existem vestidos e blusas que seguem esta tendência.

Outra peça que tem dado o que falar é o slipper, modelo de calçado que, segundo estilistas, não pode faltar no guarda-roupa das mulheres. Com diversas cores e estampas, o de oncinha é o mais pedido. O modelo também é muito confortável e ideal para o dia a dia. www.jornalcomunicadores.com.br


Pet

Animais exóticos Confira abaixo alguns dos animais exóticos mais procurados e os cuidados necessários para sua criação.

ocê já pensou em adquirir um animal de estimação pouco convencional, como cobra, lagarto, furão, ou uma ave exótica? Se a resposta for sim, é melhor você se informar bastante antes de tomar esta decisão. Cuidar de um bichinho como esses não é tão simples como cuidar de um cachorro ou gato. Ter um animal silvestre em casa requer grande responsabilidade: respeito às características comportamentais do animal, cuidados com a sua alimentação, prevenção e tratamento de doenças, fornecimento de abrigo, alimentação e segurança adequados e respeito às leis vigentes. Além disso, é preciso ter autorização do IBAMA, sob pena de reclusão para quem desobedece a essa exigência.

Canadian Hairless ou Sphynx

V

FURÃO Os furões são animais sensíveis, e quando mal cuidados, podem morrer em poucos dias por desidratação, fome ou insolação. Vivem de 6 a 10 anos e possuem um odor bem característico, que podem incomodar algumas pessoas. Devem ser vacinados com frequência e se alimentam de rações específicas para a espécie.

IGUANA Apesar da aparência assustadora a princípio, a iguana é um animal dócil. Se alimenta de insetos quando jovem, e a medida que se aproxima da fase adulta, passa a preferir vegetais. Durante o inverno, pode passar longos períodos sem se alimentar. A iguana precisa ser limpa com frequência utilizando um pano úmido, e apesar de ser dócil, pode arranhar, morder e dar chicotadas bem doloridas com o rabo. Corte as unhas sempre que possível.

COBRA São muito procuradas por sua excentricidade. As cobras não desenvolvem afeto, e por isso representam perigo mesmo convivendo com seres humanos. Nunca opte por adotar uma cobra venenosa. Alimentam-se de lagartos, pequenos ratos, aves, ovos e insetos. Os animais não precisam estar vivos e alguns pet shops vendem esse tipo de alimento congelado.

Em 1966 um gato doméstico deu à luz a um gatinho sem pêlos em Toronto, Canadá. Assim iniciou a criação do gato de Sphynx, uma mutação natural que deu origem a raça que conhecemos hoje. Foram achados este gato e alguns outros gatos naturalmente sem pêlos em todo o mundo. Eles foram criados naturalmente pela mãe natureza e deram início a esta raça incomum. Este não é, porém, um caso único: mutações semelhantes têm ocorrido em cães e ratos. Em anos recentes, parece ter havido um interesse crescente por estes gatos que estão sendo atualmente criados tanto na Europa como nos Estados Unidos. Está hoje esclarecido que a falta de pêlo do Shpynx é uma mutação recessiva, o que significa que estes gatos precisam ser acasalados entre eles a fim de garantir que a prole tenha uma idêntica aparência “pelada”.

Peixe Beta, cuidados no frio Os peixes da espécie beta precisam de cuidados especiais no frio, como a temperatura da água e com a conservação do aquário. equeno e muito colorido o peixe Beta é a escolha de muitas pessoas que querem ter um animalzinho de estimação, mas que não dispõem de muito tempo e espaço para cuidar do bichinho. Alguns consideram a criação do Beta como uma arte, pois cuidados e atenção específicos para a delicadeza do Beta podem evidenciar a beleza do peixinho. Depois de todas essas dicas ao lado, repasse-as para seus amigos que também possuem um Beta e não sabem quais são os cuidados que devem ter com esta espécie de peixe em um dia de frio.

P

Sorvete para cães é a nova moda na Itália Para ajudar a combater o calor, os italianos desenvolveram um sorvete canino que não possui conservantes. Com as altas temperaturas chegando ao Hemisfério Norte, alternativas como bebidas geladas são normalmente utilizadas para combater o calor. E foi pensando nisso que os donos de pet shops da Itália desenvolveram uma boa opção para ajudar os cães a se refrescarem: o sorvete canino. A versão do aperitivo gelado para os amigos de quatro patas não possui leite ou outros produtos prejudiciais aos animais, como conservantes, ovos e açúcar. O produto é vendido nos arredores da capital italiana pelo preço de 2,5 dólares. Os cães ainda podem “escolher” entre os sabores baunilha, arroz e iogurte. Os proprietários dos animais de estimação estão vendo o novo “gelato” como uma boa solução para combater a onda de calor de até 36 graus que vem atingindo a Itália — e, pela foto acima, é possível ver que os “clientes caninos” também aprovaram a iniciativa. 24 Comunicadores Julho 2012

CUIDADOS COM SEU BETA • A temperatura correta da água de um aquário deve ser entre 25 e 27 graus. No inverno, com as temperaturas mais propícias a baixar, o mais adequado é inserir um aquecedor ao aquário do seu Beta com potência de 1 watt. Mas se você não estiver em condições de adquirir um aquecedor, coloque uma lâmpada sobre o aquário. Se a temperatura não estiver correta pode trazer consequências como o desequilíbrio do Ph e a proliferação de bactérias e fungos. • Mesmo no inverno troque parte da água de seu aquário a cada 15 dias por uma limpa que deve ser filtrada ou mineral, pois o Beta é um peixe muito sensível. Alimente seu peixe com rações específicas para sua espécie e em pequenas quantias por dia. • Não se assuste se, por acaso, o seu Beta ficar tristonho, somente no fundo do aquário e reduzir o seu consumo de comida no inverno, pois no frio o metabolismo do peixe regride e isso faz com que ele se movimente menos. • Escolha um local em que o peixe não fique constantemente sobre a luz solar (mesmo no inverno), cheiro forte e em contato com produtos químicos. Observe as reações de seu Beta e se perceber que ele está com manchas em sua pele ou estiver sem apetite há alguns dias, procure o lugar no qual você o adquiriu e peça uma melhor orientação.

www.jornalcomunicadores.com.br


Conectados oferece

A importância das redes sociais No Brasil, 80% dos usuários da internet acessam as redes sociais e o tempo gasto navegando nesses sites tem crescido cada vez mais.

A GM NÃO ESTÁ CONTENTE COM FACEBOOK A General Motors não está nada contente com os resultados com publicidade no Facebook. Prova disso é que a marca americana decidiu cortar toda a verba destinada às campanhas veiculadas na rede social de Mark Zuckerberg. O motivo seria o baixo número de cliques obtidos com a campanha que tinha como público alvo os jovens usuários. O resultado não satisfatório foi um banho de água fria, e segundo o porta voz da multinacional, os anúncios no Google apresentam retorno sete vezes maior em relação ao Facebook. Já a GM do Brasil, pelo visto não concorda com a medida. A unidade nacional continua a todo vapor com a divulgação do lançamento de seu novo modelo, o Sonic. Parece que a mesma receita tem sabores diferentes de acordo com o paladar de cada país.

s redes sociais se tornaram um verdadeiro fenômeno. Blogs, Orkut, Facebook, Twitter, fóruns, e-groups e sites de compartilhamento como YouTube e Flickr são acessados todos os dias por 2/3 da população mundial. No Brasil, 80% dos usuários da internet acessam as redes sociais e o tempo gasto navegando nesses sites tem crescido cada vez mais. Para se ter uma ideia, somos o quarto país com acesso a internet e pesquisas indicam que até o final do ano podemos passar para a segunda posição. Não demorou muito para que as empresas percebessem neste meio uma forma rápida e eficiente de divulgar seus produtos e estreitar o relacionamento com os clientes. São milhões de potenciais consumidores reunidos em um só espaço para troca de informações, idéias e conceitos. E é por isso que grandes empresas como Petrobrás, IBM, Claro, Ford, Samsung, Dell e muitas outras tem se utilizado deste meio para investir em estratégias de marketing e se aproximar do público sem pagar nada por isso. Através das redes sociais é possível desenvolver técni-

A

cas para tornar sua marca mais acessível aos clientes, deixando-os informados sobre tudo o que acontece na sua empresa, como atualizações, lançamentos de produtos e até promoções e ofertas. Através dessa comunicação em tempo real o cliente pode dar sugestões, fazer reclamações e até divulgar a sua marca. Entre as vantagens deste serviço está o feedback imediato da aceitação do produto ou serviço. Nos dias de hoje, é comum que as pessoas se digiram diretamente a este meio de comunicação quando querem pesquisar algo sobre determinada empresa. Imagine só a decepção do usuário quando não encontra nenhuma informação disponível sobre ela. A empresa que deseja sobreviver neste mercado cada vez mais competitivo, precisa estar presente na internet. A tendência é que ela se torne uma das principais formas de comunicação, uma vez que além dos computadores, os celulares, tablets e novas tecnologias que surgem o tempo todo são utilizadas para acessar a web. Seus clientes estão na rede, discutindo, compartilhando e comentando sobre a sua marca. Você sabe o que eles estão dizendo?

Tudo na Nuvem evolução da internet móvel, seja por 3g ou wi-fi, nos mantém on-line o tempo todo. Podemos procurar amigos que estejam num local que frequentamos, enviar fotos em tempo real de nossas viagens, acompanhar e alimentar as redes sociais, mas também podemos usar de toda esta mobilidade para um propósito mais nobre: aumentar nossa produtividade nos estudos e no trabalho. Existem várias ferramentas on-line disponíveis para que você possa aumentar sua produtividade e disponibilizar documentos, planilhas e apresentações em qualquer lugar, tudo direto da internet, sem a necessidade de ao menos instalar algum software específico no computador. Vivemos o início desta nova fase, com a transição completa para o mundo on-line. Tudo que há poucos anos atrás não era possível, seja pela falta de conectividade ou pelas limitações dos navegadores, hoje é realidade e cada vez mais pessoas aproveitam desta facilidade para ficar o tempo todo on-line e produzindo. Só não podemos nos perder em meio à tanta tecnologia e esquecer da nossa vida social. Já é comum vermos pessoas sentadas em mesas de bares

A

Google Drive – https://drive.google.com O Google drive permite que você armazene arquivos on-line. Ele permite ainda que você sincronize estes arquivos entre vários computadores de forma automática. 25 Comunicadores Julho 2012

ou restaurantes com o celular na mão o tempo todo, se esquecendo que ela está em um local onde a interação social presencial é o mais importante. Este vício, que está sendo estudado por vários pesquisadores, é uma realidade no mundo todo e causa tantos problemas quanto qualquer outro vício, tanto para o dependente da tecnologia quanto para as pessoas que o cercam. Um outro item importante que não devemos esquecer nesta migração de documentos e informações para a Nuvem é a segurança destes dados. Nem todas as informações devem ser públicas e nem tudo deve ser social. O que é disseminado abertamente na rede acaba virando público, e não tem como retirar esta informação do ar.

TWITTER, TERMÔMETRO DE POPULARIDADE O Twitter tem sido utilizado como termômetro para medir a popularidade de alguns candidatos nas eleições deste ano. Para São Paulo, a pesquisa contabilizou um total de 4.598 twittes, considerando um total de 19 pré-candidatos da capital. As informações obtidas foram tão úteis que algumas cidades do interior também estão analisando a possibilidade de fazer a pesquisa com candidatos daqui.

Concluiu em 2007 o Curso Superior de Tecnologia em Informática na FATEC Jahu. Atualmente cursa o MBA em Administração e Marketing pelo Grupo UNINTER e trabalha com desenvolvimento de sistemas web na linguagem PHP com aplicação Javascript e AJAX.

Por Tiago Neves [ TI - Hospedaria ] tiago@hospedaria.com.br

Pixlr – http://pixlr.com Editor de fotos totalmente on-line com muitos recursos de edição. Você pode tanto recortar uma foto, quanto aplicar efeitos e filtros complexos na mesma.

Google Docs – https://docs.google.com Totalmente integrado com o Google Drive, o Google Docs é um editor de textos, planílhas e apresentações totalmente on-line. Nele você pode abrir seu documento, editar e já enviar para outras pessoas.

FORTALECENDO A MARCA NO FACEBOOK Muitas empresas têm investido pesado nos anúncios desta rede social, que vem crescendo vertiginosamente em número de usuários e geração de lucro. O investimento pode ser dosado de acordo com a verba disponível, que é cobrada por cliques ou visualizações, e também é possível escolher quem vai ver o seu anuncio. É feita toda uma segmentação por faixa etária, sexo, localização, entre outros. É importante ressaltar que o objetivo destes anúncios não se prende exclusivamente a ganhar dinheiro, mas também a divulgar e fortalecer uma marca.

www.jornalcomunicadores.com.br


Tecnologia

LCD, LED e Plasma,

Qual a melhor escolha na hora de comprar? comum que as pessoas fiquem em dúvida na hora de escolher qual modelo de TV comprar. Com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil saber qual delas é a melhor opção. Diferentes tamanhos, diferentes tipos de tela: LCD, led ou plasma, qual é mais adequada e qual apresenta o melhor custo benefício? Esses três tipos de tela apresentam algumas diferenças básicas que são importantes na hora de definir qual é a mais adequada de acordo com o local, iluminação, ambiente, etc. A tela de LCD, ou display de cristal líquido, é a mais leve e portátil delas. Consome menos energia e sua tela é mais brilhante. É adequada para lugares com muita iluminação, pois mesmo que a claridade bata direto na tela, ela não reflete e não atrapalha a visão. No geral, a resolução costuma ser muito boa. A TV de plasma tem a tela menos brilhante em relação a de LCD, por isso, o contraste de imagem é superior. Porém, um dos problemas com esse tipo é que, ao longo dos anos, podem aparecer manchas na tela causadas por imagens estáticas, como as de videogames. O ângulo de visão é melhor, mas pode refletir sombras vindas de janelas, móveis ou corredores. Este tipo de tecnologia é utilizada em telas com tamanho superior a 50 polegadas. O Led, ou diodo emissor de luz, é a tecnologia dominante de mercado e apresenta características que unem o que há de melhor no LCD e no plasma. Tem maior contraste, mais brilho e é ultrafina, ocupando menos espaço. Proporciona até 40% de economia de energia elétrica e é produzida com materiais de baixo impacto ambiental. A única desvantagem é o preço, que é muito elevado em relação aos outros modelos. Além das características e diferenças de cada um dos modelos, é preciso analisar qual deles se adéqua melhor ao ambiente no qual você pretende colocá-la. O tamanho também influencia na qualidade da imagem, sendo que modelos maiores só caem bem em ambientes amplos.

(Foto: Reprodução)

É

Prepare-se para os poderosos Ultrabooks

O iPhone 5 já está em produção. De acordo com informações da imprensa taiwanesa, a empresa Pegatron teria começado, nas últimas semanas, a fazer as primeiras unidades do próximo smartphone da Apple em sua fábrica, em Xangai. As informações são do portal Digitimes e citam “fontes da indústria de Taiwan”.

oi primeiramente apresentado pela Intel como um novo conceito de notebook, e desde então, empresas como Acer, Asus, LG e HP também lançaram ou anunciaram modelos que seguem o novo conceito. Para ser considerado um ultrabook eles apresentam três vantagens cruciais: são mais leves, possuem hardware mais potente e bateria com maior durabilidade se comparados aos notebooks. Além disso, eles ligam muito rapidamente, em cerca de cinco segundos e apresentam gasto de energia inferior. Os designs arrojados também chamam atenção pela modernidade e inovação. Podem ser carregados para qualquer lugar dentro de bolsas ou mochilas, sem que seu peso seja percebido. Mas, como todo produto, o ultrabook também tem algumas desvantagens. Como são fininhos, eles não tem espaço para leitor de DVD. Se isso é importante para você, vai ter que se acostumar a carregar um drive externo por aí. A bateria também é fixa dentro do gabinete, e não pode ser trocada pelo usuário. Isso dá ao fabricante mais liberdade no design, mas se um dia for preciso trocá-la, você terá que mandar a máquina toda para a assistência técnica. Essa é uma má notícia para executivos e “heavy users” que costumam levar baterias extras durante uma viagem, por exemplo. Além disso, o ultrabook não possui um HD interno, mas sim um disco de estado sólido, ou SSD, baseado em memória flash. Apesar de deixá-lo mais rápido, essa tecnologia é relativamente nova, o que a torna mais cara. A capacidade de armazenamento deste sistema é de no máximo 256 GB, contra 1 TB dos notebooks. Os ultrabooks são uma boa opção de mobilidade, e apresentam vantagens e desvantagens em relação os precursores notebooks. Antes de optar por um ou outro, analise todas as características e a forma de uso que vai dar para eles.

F

Podem ser carregados para qualquer lugar dentro de bolsas ou mochilas, sem que seu peso seja percebido. Os ultrabooks são uma boa opção de mobilidade, e apresentam vantagens e desvantagens em relação os precursores notebooks.

Qual a TV ideal para mim? Filmes em Blu-ray > LED

LED

Menor consumo de energia Maior quantidade de cores Resolução 1080p Conexões HDMI, USB, Vídeo Composto Disponível em versões 3D Ideal para Blu-ray Disponível em versões HD (para gravação)

MENOR

TAMANHO

32”

MENOR PREÇO Resolução 750p, 1080i e 1080p Ideal para DVD, HD TV e TV Aberta

LCD

Resolução 750p, 1080i e 1080p Ideal para DVD, HD TV e TV Aberta Conexões HDMI, USB, Vídeo Composto

HD TV, TV Digital , TV Aberta , DVD > LCD

26 Comunicadores Julho 2012

42” 42”

32” LCD

LED

Menor consumo de energia Maior quantidade de cores Resolução 1080p Conexões HDMI, USB, Vídeo Composto Disponível em versões 3D Ideal para Blu-ray Disponível em versões HD (para gravação)

PLASMA

53”

Melhor contraste Maior frequência Resolução 1080p Disponível em versões 3D Ideal para games e Blu-ray Conexões HDMI, USB, Vídeo Composto Disponível em versões HD (para gravação) Ideal para games e Blu-ray

MAIOR

53” PLASMA

Melhor contraste Maior frequência Resolução 1080p Disponível em versões 3D Ideal para games e Blu-ray Conexões HDMI, USB, Vídeo Composto Games > Plasma

Games > Plasma www.jornalcomunicadores.com.br


Video Game

Nintendo Wii, Xbox 360 e Playstation 3 Os amantes do videogame estão sempre ansiosos por novidades e lançamentos relacionados ao mundo dos jogos eletrônicos.

Xbox 360 ganhará edição especial de Halo 4

Por Celso Pollini Filho

parentemente a Microsoft está para anunciar uma edição especial do Xbox 360 baseada em Halo 4, que seria lançada junto com o jogo, em 6 de novembro, por US$ 400 (R$ 800). Porém, assim que o item foi avistado na loja da empresa, ele foi removido, indicando que foi vazado um pouco antes da hora. O pacote incluiria um belo console com HD de 320 GB e visual inspirado em Halo 4, equipado com luzes azuis e efeitos sonoros de acordo. Além dele, uma cópia do jogo, dois controles sem fio combinando com o

stamos na sétima geração de videogames e a oitava já está em curso. Seria impossível falar sobre os consoles sem colocar em pauta as diferenças existentes entre eles, que estão relacionadas à capacidade gráfica, sistema operacional, caráter dos jogos ou simplesmente ao tipo de diversão que se procura ao adquirir um videogame. Atualmente, três grandes marcas disputam o mercado, cada uma representada por consoles com qualidades e limitações próprias. Falaremos aqui dos carros-chefes das principais marcas; Nintendo, Sony e Microsoft. A Nintendo trouxe em novembro de 2006 o Nintendo Wii, pioneiro em captação de movimento através de sensores que detectam a posição na qual o controle se encontra, bem como a sua trajetória até determinado ponto. Desta forma, faz muito bem o papel de uma raquete de tênis, arco e flecha ou taco de golf. Os jogos seguem uma linha mais infantil, focado na diversão em família e para todas as idades. Possui recursos gráficos muito bons, mas inferiores quando colocados ao lado dos concorrentes. A Sony lançou o Playstation 3 no mesmo mês e ano do lançamento da Nintendo, um console que como o próprio nome diz, está em sua terceira fase e roda os games em mídias

E

A

videogame e um headset preto. Também estariam inclusos alguns bônus para download, como skins para armadura, armas e um emblema. Algum acessório exclusivo não detalhado também seria disponibilizado para o seu avatar da Xbox Live. Mais informações e confirmações deverão estar disponíveis assim que a companhia estiver pronta para anunciar o pacote oficialmente.

Vazam mais informações sobre o novo modelo do PlayStation 3

Blu-ray, permitindo armazenagem e qualidade gráfica superiores. Utiliza-se também da captação de movimento através de um controle e um periférico (Playstation Move). O console trouxe uma proposta mais adulta, com games de classificação etária mais alta entre os infantis inerentes aos jogos eletrônicos em geral. Por ultimo, a Microsoft apresentou em dezembro de 2006 o Xbox 360, uma nova geração do Xbox original. Um console que utiliza mídias de DVD de camada dupla, que possibilita uma maior armazenagem e qualidade, porém inferior a do Blu-ray. Com ele também vieram jogos de caráter mais maduro, sem deixar de lado a diversão para os mais novos. O 360 vem com um sistema que se comunica com o PC, caso ele utilize o Windows, o que possibilita compartilhar arquivos entre eles, e assim como os dois anteriores, possui um periférico para reconhecer os movimentos e até a voz do dono sem nenhum tipo de controle nas mãos. Cada um destes consoles possui uma armazenagem interna de dados maior ou menor, de acordo com o pacote de compra escolhido pelo consumidor. É possível aumentá-la com o uso de periféricos e componentes extras que proporcionam um maior aproveitamento do produto em sua totalidade.

Novo modelo do PS3 (Foto: Reprodução)

novo modelo do PlayStation 3 já foi confirmado por meio de um vazamento de fotos do site da Anatel, agora informações adicionais caem na rede. Uma delas é a confirmação de que a Sony não deve anunciar o novo produto na feira Gamescom, que ocorre já no próximo mês, na Alemanha. Outra novidade é que um destes modelos vai ser mais barato que os outros, custando US$ 99 (por volta de R$ 200). A informação vem do site britânico VG247, que cita uma “fonte interna e confiável” a respeito destas novidades. Um dos modelos listados pelo site da Anatel mostrava o PlayStation 3 com armazenamento de apenas 16GB. Muitos jogadores pensaram que se tratava de um erro de digita-

O

Confira mais no site 27 Comunicadores Julho 2012

ção e que seria, na verdade, 160GB. Mas não é este o caso. Este vai ser realmente um videogame mais econômico, de menor armazenamento. Aparentemente, o PS3 de 16GB também será o único a apresentar o mecanismo de troca manual de disco, com uma tampa superior que se abre para inserir ou retirar um jogo. Este novo modelo, mais econômico e com menor armazenamento, será lançado para competir com o Xbox 360 de 4GB. Outros modelos do PlayStation 3 que pintaram no site da Anatel são de 250 e 500GB de armazenamento. O visual de todos estes novos modelos deve ser ainda menor do que o atual PlayStation 3 Slim e também mais leve. Resta aguardar por uma confirmação oficial da Sony, que ainda não se manifestou sobre o caso.

www.jornalcomunicadores.com.br

Miiverse: a rede social da Nintendo A Nintendo apresentou na feira de games E3 2012, a “Miiverse”, rede social de integração entre os usuários do Wii U, console de nova geração da empresa que será lançado até o final deste ano. O serviço terá uma espécie de mural e permitirá troca de mensagens, fotos de jogos capturadas pelo videogame e até chamadas por vídeo. Os comentários sobre os jogos também aparecerão nos próprios games, numa espécie de dica ou aviso do que os jogadores irão enfrentar em determinadas partes. Contudo, para evitar qualquer tipo de spoiler ou a

perda do fator surpresa, essa opção será de uso opcional dos usuários, cabendo a eles decidir se permitem ou não a função de mensagens in-game. Se tiver dificuldade durante o jogo, você poderá acessar um fórum onde suas dúvidas serão tiradas por outros jogadores. A rede poderá ser acessada também pelo computador, smartphone e por outros consoles da companhia. A Nintendo afirmou que a rede social não terá conexão nenhuma com outras redes como Facebook ou Twitter. www.jornalcomunicadores.com.br


Autoshow

Novo ou usado,

qual a melhor opção? redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos já tem reflexos também no mercado de seminovos e usados. Com essas reduções, é possível comprar um carro usado até 35% mais barato. Com a inadimplência em alta, o crédito é menor e consequentemente a procura por usados diminui, por isso as concessionárias precisaram baixar os valores dos automóveis. O corte no imposto vale até o dia 31 de agosto, portanto, se pretende comprar ou trocar de carro, a hora é bem oportuna. Optar pelo usado está valendo a pena, porque está mais barato. Um carro usado hoje custa, em média, 20% menos do que há um mês atrás. Mas quem vai usar o ve-

CLASSIFICADOS

A

FIESTA HATCH 2008 1.0 flex, Preto R$ 21.900,00 (14) 3624.6702

GOL 2010 1.0 FLEX R$ 22.500,00 (14) 3625-2887

A escolha entre um zero quilômetro ou um carro usado depende, sobretudo, do seu gosto e estilo de vida.

CORSA SUPER 2001

4P / Roda / Trava / Alarme 1.0 R$ 14.800,00 (14) 3622-9400

PARATI TURBO 2002

Completa, airbag, abs, chip pot, roda 17

R$ 22.800,00 (14) 3626-5500

tem outras vantagens evidentes: a parte mecânica é mais confiável, os custos de manutenção são mais baixos, o carro tem garantia de fábrica e da mão-de-obra e certas peças são gratuitas nas primeiras revisões. Por outro lado, ele custa mais. A escolha entre um zero quilômetro ou um carro usado depende, sobretudo, do seu gosto e estilo de vida. Mas preste atenção! Carros antigos, com peças raras importadas ou modelos modificados podem dar muitos gastos, e só compensa adquirir esses modelos se você for um colecionador. Considerando estes fatores e conhecendo todas as opções, vale optar pelo modelo que melhor se encaixa no seu bolso e no seu estilo de vida.

PALIO 2009

GOLF 1.6 ANO 99

fire flex - sem entrada 60 X R$ 569,00 (14) 3032-1123

Completo + Jg Rodas, Verm. R$ 19.500,00 (14) 3624-6702

SPACE FOX 2011 FLEX

ECO SPORT 2008 FLEX

CELTA LIFE 2010

GOL TREND 1.0 FLEX 2008 ASTRA 2010 D. hidr, V. elet, T. elet, alarme R$ 20.900,00 (14) 3625-3192

completo + airbag + ar digital R$ 35.500,00 (14) 3622-5347

FIAT STRADA 2005

UNO FIRE FLEX 2008

CORSA WAGON 2001

FOX 2010

STRADA FIRE 2005

FORD KA 2010 FLEX

CROSS FOX 2008

UNO MILLE 2003

CORSA HATCH 2000

TOYOTA COROLLA 2003

FOX 2004

MERIVA PREMIUN 2009

CORSA SEDAM 2003

Ún. dono, 12.000km, completo R$ 40.000,00 (14) 3626-1562

60 X R$ 499,00 (14) 3032-1123

Álcool original, 4P Entrada + 48 x R$ 378.00 (14) 3625-5444 28 Comunicadores Julho 2012

lho como moeda de troca, precisa pesquisar para fazer um bom negócio. A dica é pesquisar em revendedoras de diferentes marcas, de vários bairros e se possível até em outras cidades. Se a concessionária vendeu muito e está com o estoque baixo, provavelmente vai oferecer um valor maior pelo seu carro. A expectativa é de que o valor dos seminovos caia ainda mais nas próximas semanas. Tenha cautela e feche negócio no momento certo, após muita pesquisa. Se optar por um usado ou seminovo, peça um laudo técnico para se certificar de que o barato não sairá caro. Pesquisas revelam que 75% desses automóveis apresentam algum tipo de problema, como dívidas ou adulterações. Além do conforto de um carro novo, ele

XLT Completa R$ 36.500,00 (14) 3625-2887

1.0, Completo R$ 15.300,00 (14) 3622-9400

Álcool R$ 13.800,00 (14) 3626-3039

1.0 flex Entrada + 60 x R$ 424,00 (14) 3625-5444

Trava / alarme / dir. hidráulica R$ 26.000,00 (14) 3626-5500

1.8, completo R$ 27.000,00 (14) 3626-1562

Fire Cab. esten, completa, ar R$ 21.000,00 (14) 3622-1197

2 portas, vidro, trava, alarme R$ 19.500,00 (14) 3625-5474

Flex, trava, alarme, ún. dono R$ 19.990,00 (14) 3625-5474

Easytronic, completa R$ 35.000,00 (14) 3622-1197

1.3 fire, Dir. hidr, cab. est. R$ 23.900,00 (14) 3625-3192

Completo R$ 34.300,00 (14) 3622-5347

Álcool R$ 16.800,00 (14) 3626-3039

www.jornalcomunicadores.com.br


A inovação chegou ao carro popular, mas sem a cereja. Quem disse que um carro popular não pode ter tecnologia e design? O Nissan March chegou ao mercado brasileiro para provar que um carro popular pode ter qualidade, segurança e tecnologia por um preço justo e um baixo custo de manutenção. mercado de modelos 1,0L de entrada sempre foi muito competitivo. A VW ataca com Gol G4 e novo Gol, a Fiat com Uno e Mille, a Ford com o Ka, a Chevrolet com o Celta e a Renault com o Clio. Se fosse para você escolher um dos modelos citados acima, com qual você ficaria? Apesar de não aparecer no ranking da Fenabrave como um modelo de entrada, o March cai perfeitamente nesta lista. Afinal, o carro tem um valor sugerido de R$ 24,99 mil. Os pontos fortes do March estão no seu espaço interno (com exceção do porta-malas), no design e na sua robustez. Os pontos falhos ficaram por conta da revenda, da pouca oferta de peças e do conforto. Um item favorável para o “japa” é a sua lista de equipamentos. Mesmo nos modelos mais básicos você encontra airbag duplo, conta-giros (item opcional no Gol e no Uno) e a carroceria quatro portas. O Nissan March marcou 12,4 km/l de gasolina, sendo as condições de uso para conseguir a média foram: circuito urbano e com ar-condicionado ligado. Impressões ao dirigir: O que mais chama atenção no Nissan March é o seu tamanho compacto mesclado a sua altura. Apesar do desenho moderno, seu porta-malas não é lá grande coisa, só 265 litros. Já o volante, que tem um formato parecido com o do Uno, oferece respostas rápidas. A opção eletro-hidráulica só não está disponível na opção de entrada. Os comandos do console são de fácil acesso, assim como os dos vidros elétricos que

O

estão localizados à porta. A posição de dirigir e a visibilidade do Nissan March são favoráveis. Um dos elementos responsáveis pelo reforço dos itens acima está na possibilidade do motorista regular a altura do assento do banco e do volante. Pesando menos de uma tonelada, o motor 1,0L dá conta do recado na cidade. Nas rodovias, as operações de retomadas têm de ser analisadas com carinho, afinal falta aquele arranque encontrado nos motores mais potentes. O March se salva por ter um conjunto de 74 cv associado a uma transmissão com relações curtas. Com um torque de 10 kgfm, o March acelera de 0 a 100 km/h em 14,48 s com gasolina e em 13,79 s quando está abastecido com álcool. Jogo rápido: O March se sobressai diante da concorrência por apresentar uma boa lista de itens de série e um valor sugerido bem atraente. O preço do seguro é baixo para a categoria. A desvalorização também não é alta, 10% no primeiro ano. Ponto positivo: Garantia de 3 anos, assistência 24 h válida por dois anos, airbag duplo de série em todas as opções. Ponto negativo: Falta sistema de freios com assistência por ABS em todas as versões. O item não está disponível nem como equipamento opcional. Opinião: O March é um urbaninho que pode agradar aos usuários que buscam um modelo de entrada. A principal vantagem é que ele sai do clichê dos populares. Mesmo com o IPI diferenciado, o Nissan consegue fazer frente, em valores, diante dos modelos mais tradicionais. Vale o que se vende!

Euro NCAP exigirá sistema de frenagem automática a partir de 2014 De acordo com a organização, tecnologia irá reduzir 27% dos acidentes na Europa

Manutenção: Sistema de freios É o sistema composto por dispositivos de acionamento (mecânico ou hidráulico) e de atrito que diminuem as rotações das rodas. Sempre que for necessário reduzir a velocidade do veículo, ou mesmo paralisá-lo por completo, utiliza-se o sistema de freio. Esta diminuição na velocidade do veículo é feita por atrito entre as pastilhas (lonas ou sapatas de freio) e discos ou tambores (panelas). Sinais de problemas Ruído ao acionar os freios, pedal oscilando, volante puxando para um dos lados, alavanca muito alta ou diminuição da eficiência dos freios indicam fim da vida útil dos componentes e necessitam de intervenção urgente, pois trata-se de

29 Comunicadores Julho 2012

um importante item de segurança. Prevenção - Evite apoiar ou descansar o pé no pedal de freio; - Sempre que possível, utilize também a redução das marchas para desacelerar o veículo; - Em descidas, sempre ande com o veículo engrenado (com marcha engatada). Usar somente os freios sobrecarrega o sistema, causando superaquecimento, diminuindo sua eficiência. Manutenção A revisão periódica do sistema de freios, com a troca dos componentes de desgaste como pastilhas, cabos, cilindros, discos, entre outros, garantem segurança e evitam acidentes.

ESTACIONAR DE RÉ ECONOMIZA R$ 6 POR SEMANA De acordo com o ‘IAM Motoring Trust’, instituto inglês de segurança viária, estacionar o carro de ré pode representar uma economia de R$ 6 por semana. Segundo os estudos, um carro de cinco anos de uso leva cerca de um minuto e meio para esquentar, e a melhor forma de fazer isso é dirigir. Parar de frente e sair da vaga de ré com o motor frio pode representar um gasto de combustível 20 vezes maior. A pesquisa definiu que o motorista que fizer o procedimento correto de 10 a 12 vezes por semana, pode deixar de gastar cerca de R$ 310 por ano. Em algumas empresas, estacionar de ré já virou regra. Não por causa da economia, mas para facilitar a fuga com o carro em caso de emergência.

Enquanto no Brasil teremos airbag duplo e freios ABS em todos os modelos a partir de 2014, lá na Europa o Euro NCAP anunciou que seu próximo requisito é o sistema de frenagem automática a partir daqui dois anos, uma surpresa agradável para os consumidores do velho-continente. Um dos modelos vendidos no Brasil que contam com o equipamento é o novo Volkswagen Passat. Esse sistema tem como dever frear o carro automaticamente, sem intervenção do motorista, ao passo que o veículo da frente reduza sua velocidade ou freie. De acordo com o Euro NCAP, o AEB (conhecido por diferentes siglas, dependendo do fabricante e do fornecedor), o novo sistema que será de série nos modelos europeus deverá reduzir os acidentes em 27%. Segundo uma pesquisa realizada pela organização, 79% dos automóveis comercializados na Europa já conta com o sistema, seja de série ou opcional. A análise também constatou que 66% das fabricantes atuantes naquele continente. Marcas de automóveis de luxo, como Volvo, Infiniti e Mercedes-Benz, tem o melhor sistema de frenagem autônoma, de acordo com a pesquisa. www.jornalcomunicadores.com.br


Imóveis

Comprar pronto ou construir?

oferece

Na hora de adquirir um imóvel, sempre surge aquela dúvida entre comprar pronto ou construir. O que é mais vantajoso? Na verdade, há muito o que analisar antes de tomar esta importante decisão. onstruir a própria casa permite dar um toque pessoal, idealizando tudo de acordo com suas necessidades, seu estilo de vida e o valor que tem disponível para investimento. É você quem define o ritmo da obra e a qualidade dos produtos que irá utilizar na construção e no acabamento da sua nova casa. Por outro lado, este processo pode ser demorado, estressante e caro, sem contar que se exagerar no toque pessoal, pode gerar dificuldades caso você queira vender a casa futuramente. Comprar o imóvel pronto permite visualizar o local desde o início, e o processo entre a compra e a mudança geralmente é bem mais rápido. Porém, antes de fechar o negócio é preciso ter cautela e analisar alguns fatores que fazem toda a diferença. Imóveis antigos podem apresentar problemas com rachaduras, vazamentos e fiação

C

danificada. Fique de olho nestes detalhes para não ter problemas futuros. Avalie a localização, segurança, iluminação das ruas e visão geral da casa. Mesmo que você passe grande parte do dia fora de casa, conhecer os vizinhos é muito importante, tanto na hora da compra, como depois, no dia a dia. Peça referências do local para eles antes de assinar o contrato. É essencial conhecer o histórico legal do imóvel e da imobiliária que representa o proprietário. Mesmo que a busca por documentos atrase um pouco o fechamento do negócio, certamente evitará prejuízos e dores de cabeça no futuro. Na hora de assinar o contrato, verifique se ele está claro, bem redigido e com as cláusulas sobre o direito do consumidor em destaque. Em caso de dúvida, pergunte! Nunca assine nada sem entender perfeitamente todo o conteúdo. Analise todos estes fatores e, se necessário, peça a ajuda de um especialista.

7 itens para analisar na vistoria do imóvel alugado ma das cláusulas do contrato de locação diz que o inquilino deve devolver o imóvel alugado para o proprietário da mesma forma que o encontrou no início do contrato. Qualquer dano deverá ser reparado, mas os desgastes que já existiam antes da chegada do locatário poderão permanecer como estão. Para evitar problemas na hora da entrega das chaves, portanto, é fundamental fazer um laudo de vistoria assim que o contrato é firmado. No laudo de vistoria, inquilino e proprietário devem listar todas as condições de conservação do imóvel. Esse laudo se torna parte integrante do contrato de locação, e é baseado nele que o inquilino vai ajeitar o imóvel para a entrega, quando for embora. Se depois da vistoria o inquilino encontrar algum problema estrutural, como um entupimento do prédio que afetou os canos do apartamento, ou mesmo uma infiltração, que não pôde ser identificado na hora de fazer o laudo inicial, a responsabilidade pelo conserto é do proprietário. Nesse caso, ou o locador paga o conserto, ou abate o valor do aluguel. Confira abaixo um check list com 7 itens que devem estar presentes na vistoria do imóvel alugado.

U

Sua casa é o local onde você passa boa parte do seu tempo, portanto, pensar com calma antes de escolher é fundamental.

1 PINTURA especifique com que cor e tipo de tinta as paredes, tetos, portas e janelas da casa estão pintados e qual é o estado da pintura; 2 FECHADURAS E TRINCOS sinalize o estado de conservação e funcionamento de todos os trincos e fechaduras da casa; 3 HIDRÁULICA abra todas as torneiras e cheque o escoamento em todos os pontos de água do imóvel;

Aprenda a fiscalizar a construção do seu imóvel o comprar um imóvel na planta ou em construção, o consumidor tem que ter em mente que terá um longo período pela frente até a entrega definitiva do imóvel. Isso não quer dizer, no entanto, que o comprador pode esquecer do imóvel e só voltar a se preocupar com ele na hora de receber as chaves. Pelo contrário. Para evitar surpresas e problemas, é importante acompanhar a obra de perto. Fiscalizar a obra é fundamental e a melhor forma de fazer isso é definindo uma Comissão de Representantes. É dever das construtoras informar

A

aos novos proprietários o direito de organizar essa comissão. Caso contrário, o próprio comprador do imóvel pode tomar a iniciativa de convocar uma assembléia com as pessoas que também estão comprando uma unidade para eleger, no mínimo, três representantes que irão acompanhar o andamento da construção e repassar as informações aos demais moradores. A fiscalização da obra inclui examinar a qualidade dos materiais utilizados, o cronograma da construção, a metragem do imóvel e checar a idoneidade da construtora e incorporadora. A verificação deve

ser feita no mínimo de três em três meses e, após esse período, os representantes deverão apresentar um relatório completo aos demais compradores. A formação da comissão não deve ter como objetivo confrontar as construtoras, mas, sim, realizar um trabalho em conjunto. A composição da Comissão de Representantes visa encontrar a melhor solução para quando surgir eventualidades durante a obra, ou seja, a intenção é incentivar a transparência para que os compradores não sejam pegos de surpresa nos casos de contratempos ou encontrem problemas quando receberem as chaves do imóvel.

4 PISOS, AZULEJOS E REVESTIMENTOS documente o tipo de piso e revestimento de todos os cômodos e o estado de conservação de cada um deles; nas áreas molhadas que tiverem azulejo na parede, faça a mesma coisa; 5 PARTE ELÉTRICA acenda as luzes, teste todas as tomadas e verifique o quadro de luz para documentar o funcionamento e estado de conservação da rede elétrica; 6 VIDROS é importante notar se os vidros das janelas estão em bom estado, bem como se as janelas estão abrindo e fechando normalmente; registre qualquer trinco ou rachadura que encontrar; 7 MOBÍLIA caso o imóvel possua algum móvel, como armários, estantes, gabinetes etc., certifique-se de inserir no laudo de vistoria o estado de conservação de cada um deles, bem como o funcionamento de puxadores e dobradiças, no caso de portas de armários, gabinetes e afins.


Dicas

PALESTRAS PARA OS DIAS 07/08 – Financiamento e Consórcio 09/08 – Investimento Imobiliário na cidade de Jahu Informações e reservas no telefone: (14) 3602.3055 - Realização Campos Prado Imobiliária CASA ALTO PADRÃO

Saiba a diferença e as opções de tijolos e blocos para sua obra mbos podem ser encontrados em duas categorias as estruturais ou de vedação. Para fazer a escolha certa é necessário avaliar o custo-benefício. De um lado avalie o preço e rendimento e do outro a qualidade. É importante também examinar o rendimento por metro quadrado, o milhar de um custa mais que o milhar de outro, mas a rentabilidade de ambos é diferente. No mercado existem três opções de tijolos, o tijolo comum, tijolo baiano e tijolo solo cimento. Quanto aos blocos são encontrados dois tipos: bloco cerâmico e bloco de concreto. Tipos, diferença e vantagens em blocos e tijolos Tijolo comum – Proporciona melhor conforto térmico e acústico, mas tem pouca rentabilidade. Seu uso demanda um maior gasto com argamassa e mão de obra, pois são peças pequenas. Não possui precisão dimensional por melhor que seja a mão de obra pode haver resultados irregulares na alvenaria. Tijolo Baiano – É usado como vedação. Este tipo não suporta cargas estruturais. É o tijolo de menor preço do mercado, porém há muita quebra e indica-se comprar em quantidade maior do que a necessária. Tem pouca precisão dimensional. A sua utilização requer maior

A

quantidade de reboco e mão de obra. Dentre as outras opções é o que tem melhor desempenho térmico. Tijolo de solo cimento – A matéria prima deste tipo é cimento e terra prensados. É considerado um tijolo ecológico, pois seu processo de fabricação não exige queima em forno de lenha, portanto não polui o ar e também evita o desmatamento. É usada uma cola especial que substitui a argamassa para o assentamento. Tem boa dimensão, o que resulta em ótima alvenaria e dispensa gastos excessivos com reboque. Bloco de concreto – Este tipo é mais resistente. O desperdício pela quebra é menor. Exige uma menor utilização de argamassa e camadas mais finas de reboco principalmente nas paredes internas. Este bloco proporciona pouco conforto térmico. E também tem pouca proteção contra retenção de umidade, portanto o cuidado deve ser redobrado. Bloco cerâmico – Este tipo de bloco gera economia e rapidez na obra. Demanda menos tempo de assentamento por causa de seu tamanho o que acelera a construção das paredes. Este modelo permite que as instalações elétricas e hidráulicas sejam embutidas. As construções feitas com blocos cerâmicos estruturais não permitem reforma.

5 MANEIRAS DE REALIZAR O SONHO DA CASA PRÓPRIA Crédito: Há três formas diferentes de se obter crédito; o consórcio, o leasing e o financiamento bancário. O consórcio funciona igual ao consórcio de carros e a vantagem é que esta forma de crédito não possui juros. No leasing, o imóvel permanece como propriedade da instituição financeira, enquanto o cliente paga uma taxa mensal até a liquidação do débito. Ao liquidar o valor total, o bem passa a ser propriedade do cliente. No financiamento bancário, o banco empresta uma quantia para a aquisição da casa, que é paga em parcelas com juros que variam de banco para banco. Usando o FGTS: É possível utilizar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para financiar até 90% da compra do imóvel, ou mesmo como garantia para obtenção de crédito. Para utilizar esta modalidade, alguns requisitos precisam ser preenchidos. (Confira no www.caixa.gov.br) Fundo de Desenvolvimento Social (FDS): Para quem recebe até três salários mínimos, é possível recorrer ao FDS. O primeiro passo é encontrar no seu município um Agente Organizador, que reúna pessoas que, como você, queiram adquirir um imóvel novo. Pode ser uma cooperativa, uma associação ou uma entidade da sociedade civil. Depois, é só procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e fazer uma solicitação de crédito, que será analisada. Minha Casa Minha Vida: Para quem tem renda bruta de até R$ 5.000,00, o programa do governo federal oferece algumas facilidades para compra de imóveis, como descontos, subsídios e redução do valor de seguros habitacionais. Programa de Carta de Crédito Associativo: Para quem não se encaixa nos pré-requisitos para o programa Minha Casa Minha Vida, é possível obter um subsídio de até 17 mil reais do governo federal. Para se inscrever, vá até a secretaria de habitação da sua cidade. 31 Comunicadores Julho 2012

www.jornalcomunicadores.com.br

Jd. Alvorada (4 Suítes) Acabamento refinado com muito lazer.

PARQUE DOS PRÍNCIPES

Ótimos apartamentos de 1 e 2 dorm. a partir de R$85 mil aceita financiamento.

CASA JD. ALVORADA

CASA JD. ALVORADA

PARQUE PRIMAVERA

ED. HEAVEN TOWER

CASA CENTRO

COND. MORADA DO SOL

CASA CILA BAUAB

SANTA MÔNICA

CASA ALTO PADRÃO

3 salas, escritório, 3 dormitórios (suíte) e ampla área de lazer.

Apartamentos novos com 3 suítes aceita permutas com imóveis.

nova de 1 dormitório R$100 mil.

terreno de 1200m² com 4 dormitórios (suítes), área de lazer c/ pisc. e jard., local. privilegiada.

com 3 dormitórios (suíte) muito bem localizada para uso residencial ou comercial.

Apartamento de Alto Padrão c/ 3 suítes aceita permuta c/ casa.

Casa com 3 dormitórios (suíte). Espaço Gourmet, piscina e ampla área de lazer.

Venha oferecer uma chácara de lazer para a sua família. Casa com 3 dorm R$295 mil

3 Dorm(suíte) Valor R$ 550 mil


Carreira

Dicas para conduzir uma entrevista com

candidato a emprego onversar significa trocar ideias sem uma finalidade necessariamente específica. Entrevista já é um encontro ajustado, quando o bate-papo tem pauta e o conteúdo será avaliado. Exige técnica, generosidade e bom senso do entrevistador, principalmente quando se trata de uma entrevista de emprego. Mas não precisa ser rígido, o papel do entrevistador é facilitar a conversa, fazendo com que o candidato se sinta tranquilo para fornecer as informações. Ainda que o mais usual seja o candidato passar, em princípio, por alguém da área de recursos humanos, é comum, pelo menos nos cargos de alto escalão, ser sabatinado pelo presidente ou por um grupo de gestores da empresa. Entrevistar pessoas é uma forma inteligente de conhecer mais sobre o mercado, mas também uma forma de saber quem são os talentos da empresa e o que os motivam na busca por resultados. Uma boa entrevista permite ao entrevistador imaginar situações que ele poderá vivenciar com o candidato no futuro, como em discussões, na hora de pedir ajuda e até como seria o encontro numa festa de final de ano da empresa.

C

Escutar e analisar são as maneiras para melhor interpretar a empatia com o colaborador. E nada impede, inclusive, que uma entrevista comece até numa ocasião social. O mundo das indicações/apresentações é muito dinâmico, o tempo todo estamos buscando talentos e apresentando talentos. Normalmente, as piores entrevistas são aquelas em que o entrevistador falou mais tempo do que escutou: elas representam uma opressão. É evidente que o entrevistador detém o poder na relação com o candidato, ou seja, depende dele, no caso do presidente ou diretor, a aprovação para a vaga. Mas uma coisa é ser generoso, outra é ser “bonzinho”. O papel do entrevistador é a de facilitador, fazer com que o entrevistado se sinta o mais tranquilo possível para fornecer as informações. Para isso, o entrevistador precisa estar a par do histórico do entrevistado e saber colocar exatamente as expectativas da empresa. É preciso ficar claro que o entrevistador também quer que a entrevista dê certo, ou seja, ele quer encontrar a pessoa certa para uma determinada função. Habilidades e competências para a função, ou melhor, a quantidade de co-

nhecimentos necessários são condições indispensáveis para aprovar ou não um candidato. Deve-se levar em conta numa análise de candidato: habilidades, conhecimentos, empatia, conjunto de valores pessoais, disponibilidade, otimismo, flexibilidade e paixão pelo que se faz. A duração de uma entrevista é quase imprevisível. Podem ser 15 minutos, uma hora e até mesmo mais de uma rodada. A quantidade não significa qualidade, mas direção é fundamental. No caso de entrevistar mais de um candidato, procure seguir um roteiro com as perguntas. Ter um parâmetro para a análise é fundamental, mas isso não significa uma lista de perguntas estáticas, como se tivesse de preencher um questionário. Supervisora de RH e atualmente desenvolve um trabalho de gestão de processos e pessoas e supervisiona os departamentos financeiro e contábil da Camisaria Jovel.

Por Mariana Rizzo [ Empresária ] marianajovel@hotmail.com

Programa de qualificação profissional oferece cursos para as cidades de nossa região Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. O programa atende, além de todos aqueles que estão em busca de qualificação profissional, públicos específicos tais como jovens matriculados no Ensino Médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda (Ação Jovem e Renda Cidadã), reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário. O programa oferece mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, com duração de 30 a 90 dias, nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria, dependendo do tipo de ocupação. As aulas serão realizadas nas escolas técnicas

O

32 Comunicadores Julho 2012

estaduais (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas das escolas estaduais, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), na Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva). Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida Emprego, basta acessar o site abaixo . Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos mais de 638 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou nas unidades do Poupatempo.

Para mais informações acesse www.viarapida.sp.gov.br

Habilidades e competências para a função, ou melhor, a quantidade de conhecimentos necessários são condições indispensáveis para aprovar ou não um candidato.

APRENDA A ELABORAR UM BOM CURRÍCULO A seleção para uma vaga de emprego começa no momento em que você envia o seu currículo. A partir dele, o contratante já começa a te analisar, numa espécie de etapa antes da entrevista. Um currículo bem elaborado não garante emprego, mas tem papel fundamental para que ao menos você seja chamado para a próxima etapa, que geralmente é a entrevista pessoal. A primeira dica é: não minta! Seja franco e inclua apenas informações verdadeiras a seu respeito. Informações falsas podem criar uma saia justa na hora da entrevista. Para entender isso melhor, vamos supor que você não saiba nada de inglês, mas decidiu colocar no seu currículo que é fluente no idioma. Já pensou se na hora da entrevista o recrutador decida bater um papo com você in english? Não vale a pena arriscar na falta de ética, não é? Após montar seu currículo, leia várias vezes para garantir que não há informações incorretas ou erros de português. Organização, textos bem escritos e informações atualizadas vão te dar mais credibilidade, por isso, faça o seu currículo com calma e muita atenção. Coloque informações completas, mas tente se ater a duas páginas, pois um currículo longo demais pode ser cansativo de analisar. Para se certificar de que inseriu as informações corretas e necessárias, acesse o site: www.jornalcomunicadores.com.br e siga os passos pra criar o seu currículo.

www.jornalcomunicadores.com.br


Jornal Comunicadores - 4ª Edição - JULHO 2012