Issuu on Google+

Especial Indústria

Divórcios em alta Separações atingiram aumento de 41% entre 2006 e 2012. Itatiaia encabeça ranking do Estado

Região tem na indústria uma das principais fontes de renda. Apesar da crise, futuro é otimista.

PÁGINA 3

PÁGINAS 7 e 8 Arquivo Pessoal

Dia da adoção Voluntários do Grupo de Apoio à Adoção Filhos do Amor promovem neste sábado, 24, um encontro no Campos Elíseos, para orientar quem ainda têm dúvidas soPÁGINA 6 bre adoção.

Edição 797

Ano XVI

24 a 30 de maio de 2014

Distribuição Gratuita

contatoatualidade@gmail.com | twitter.com/@jatualidade | facebook.com/jatualidade | Google/+Jornal Atualidade | issuu.com/jatualidade

Problema, enfim, resolvido

JA

PM ficará de olho nos torcedores beberrões O começo da Copa será também o ponta pé inicial para um time de peso entrar nas ruas. Duzentos e cinquenta agentes da Operação Lei Seca irão intensificar as fiscalizações durante os dias do mundial, na capital e também no interior do estado, incluindo Resende. PÁGINA 3 JA

Depois de muita espera, o problema da falta de um local adequado para aulas práticas de direção e provas do Detran foi finalmente resolvido, em Resende. Prefeitura e Detran chegaram a um acordo e uma área na parte externa do Parque de Exposições foi disponibilizada. O local, que foi devidamente sinalizado e preparado para os exames, recebeu as primeiras provas na quinta-feira-passada, 22. Um alívio e tanto para os alunos das autoescolas da cidade, que estavam tendo de se deslocar até Barra Mansa para realizar as provas. O problema, que começou quando a prefeitura iniciou a série de mudanças no trânsito do bairro Manejo, foi mostrado por duas vezes no atualidade.

Artigo de luxo Preço da carne nos açougues e supermercados já está 10% mais cara por causa da estiagem PÁGINA 6


2

24 a 30 de maio de 2014 Aprovado aumento de 7% ao funcionalismo público de Resende, já a partir de maio, além de manutenção do Índice IDEB aos profissionais de Educação.

Ouro de mina As estatísticas do Conselho Nacional de Adoção, que traçou um perfil das crianças preteridas nos abrigos do país, revelou um lado sombrio de algumas pessoas que se põe como candidatos a pai ou mães adotivos. Apesar do discurso politicamente correto, recheado de boas intenções, milhares de pretendentes não escondem o quanto o preconceito ainda pavimenta o caminho até uma criança ou adolescente. Vão em busca do futuro filho como quem sai às compras. Confundem abrigo com shopping center. Querem condicionar o direito ao lar a questões como cor, sexo e idade. Uma verdadeira perversidade contra as centenas de crianças prontas para serem adotadas, mas que acabam crescendo em casas de proteção por não se encaixarem nesse perfil mesquinho e nada afetuoso exigido por algumas famílias. Crianças que, assim como produtos em supermercado, estariam fora dos padrões de qualidade. Fora de cretinas especificações. O que dizer numa situação dessas? Como explicar para uma criança ou adolescente que ele não terá pai nem mãe por não atender as expectativas da sociedade? Como explicar que eles terão de se acostumar a uma vida desassistida por terem envelhecido antes da hora ou por terem nascido com esse ou aquele sexo? Com essa ou aquela cor? Mais do que opção, adoção é sinônimo de amor. Rima com carinho, com cuidado, com atenção. Não tem nada a ver como cara. Tem mais a ver com coração. Quem é pai e mãe sabe muito bem o que é isso. E quem pretende ser, também deveria saber.

A redação Nogueira e Rodrigues SC Ltda CNPJ: 02 594 066/0001-82 Est. Floriano/Porto Real, 1777 - Centro - Porto Real/RJ e-mail: contatoatualidade@gmail.com Direção Geral: Priscila Pineschi

Tiragem: 7 mil exemplares

Editora: Bianca Schvarstman

Distribuição: Gratuita aos sábados

Impressão: SumaUma Editora Gráfica

Circulação: Itatiaia / Resende / Porto Real / Quatis

Acidente na Galvasud

Fitoterápicos

Uma jovem de 23 anos morreu no último fim de semana num acidente na Galvasud, subsidiária da CSN, em Porto Real. A operadora de produção Isabela Fernandes Moreira teria ficado presa pelo casaco numa máquina. De acordo com o Instituto Médico Legal de Resende, a vítima sofreu fraturas múltiplas em várias partes do corpo. Em nota, a CSN informou que está apurando as causas do acidente. O sindicato dos metalúrgicos disse que vai acompanhar o processo. O corpo da operadora foi enterrada no Cemitério Municipal de Floriano, distrito de Barra Mansa.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconheceu na semana passada os benefícios dos produtos fitoterápicos para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Quarenta e três produtos foram testados em laboratórios e agora fazem parte da nova lista da Anvisa. São fitoterápicos à base de alimentos cujo efeito foi comprovado cientificamente, incluindo alho, alcachofra e gengibre. Atualmente, a Anvisa reconhece 390 fitoterápicos, transformados pelas indústrias em cápsulas ou xaropes. A agência criou também uma nova categoria: a dos fitoterápicos tradicionais.

Fila preferencial

Instalação lixeiras

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio aprovou e o governador Luiz Fernando de Souza sancionou na semana passada projeto de lei que prevê mudanças no atendimento preferencial oferecido nas agências bancárias. A partir de agora, a idade mínima para utilização dos caixas exclusivos caiu de 65 para 60 anos. A mudança teve como objetivo adequar a legislação estadual ao que prevê o Estatuto do Idoso, que já havia definido esse atendimento preferencial a partir dos 60 anos. Ainda de acordo com a lei, as agências terão que controlar o atendimento com senhas.

A Prefeitura de Resende começou a instalar na semana passada as novas lixeiras da cidade. Ao todo, serão 800 unidades, além de 200 placas de orientação de limpeza pública e bombonas de lixo, que foram distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Até agora, 13 bairros da região central e da periferia já foram contemplados (Cidade Alegria, Campos Elíseos, Paraíso, Cabral, Lavapés, Surubi Velho e Novo, Vila Verde, Jardim Brasília, Manejo, Liberdade, Alto dos Passos e Vicentina). Os investimentos somam cerca de R$ 90 mil.

Detran itinerante

Alerta para neblina A CCR NovaDutra deu início à Campanha de alerta e orientação sobre o período de ocorrências de neblina na Rodovia Presidente Dutra nesta época do ano. Entre os meses de maio e agosto, aumenta a incidência do fenômeno em alguns trechos da Via Dutra, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Nestas condições, o motorista deve reduzir gradualmente a velocidade, manter distância segura do veículo à sua frente, acender o farol baixo e nunca parar na pista. Se precisar estacionar, parar fora da rodovia.

O Detran divulgou na semana passada o calendário do mês que vem do programa de vistoria itinerante, que oferece serviços como licenciamento anual e transferência de propriedade para motoristas de cidades que não possuem postos de departamento. No próximo dia 3 os técnicos estarão em Porto Real e Quatis. Já no dia seguinte será a vez de Itatiaia. Para agendar os serviços, é preciso estar com o IPVA em dia e ligar para os telefones 08000204040 ou 0800-0204041. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.

Rende quatro porções Cyberdiet Confiança no setor industrial (ICEI de 0 a 100):

Fondue de polpa de fruta Ingredientes:

2 xícaras de morango 1 xícara de amora Suco de 2 laranjas 1 xícara de mamão picado 1 xícara de pêra picada ½ xícara de maçã picada ½ xícara de frutose Fonte: ICEI da CNI (Índice de Confiança do Empresário Induatrial da Confederação Nacional da Indústria)

Preparo: Bata os morangos e as amoras no liquidificador junto com o suco de laranja até ficar homogêneo. Em seguida, coe a mistura e coloque a mesma em uma panela. Leve ao fogo e acrescente a ½ xícara de frutose. Deixe ferver por aproximadamente 15 segundos. Despeje a mistura em uma panela de fondue e coloque no réchaud. Em uma travessa pequena, arrume as frutas secas e sirva-as mergulhadas no creme de frutas vermelhas.

importante “Écomemorar, mas é também muito importante voltar para casa com segurança

Marco Andrade, tenete-coronel coordenador da Operação Lei Seca, sobre fiscalização que vai ocorrer durante a Copa Leia mais na página 3


3

24 a 30 de maio de 2014

Lei seca na Copa Duzentos e cinquenta agentes intensificarão as fiscalizações durante os dias do mundial REGIÃO – O começo da Copa será também o ponta pé inicial para um time de peso entrar em campo. Ou melhor, nas ruas. Duzentos e cinquenta agentes da Operação Lei Seca irão intensificar as fiscalizações durante os dias do mundial. As operações acontecerão na capital e também no interior do estado. Na região, elas serão realizadas em Resende, Barra Mansa e Volta Redonda. Os agentes serão divididos em 14 equipes, que logo após os jogos montarão barreiras nos locais de maior movimentação. Símbolo do projeto, o tradicional balão utilizado nas operações ganhará tons de verde e amarelo e aparência de uma bola de futebol, em referência ao Mundial. “Nós vamos trabalhar com o efetivo completo nos dias de jogos do Brasil”, garantiu o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade. “É claro que as outras partidas são importantes. Vamos ter esquemas também para esses jogos, mas o nosso grande foco são os do Brasil. Logo depois dos jogos, nós estaremos nas ruas”, acrescentou o coordenador. De acordo com ele, o planejamento das operações, fechado há duas semanas, seguirá o modelo adotado em eventos como o Carnaval e também Réveillon. Locais que costumam ter grande concentração de torcedores estarão na mira dos agentes. “As barreiras estarão próximas aos locais onde os torcedores esta-

Se casa e se separa Levantamento mostra que Itatiaia é cidade do estado onde mais se registram divórcios Banco de Imagens

Divulgação

Em 2012, para cada dez uniões oficializadas foram 11,4 divórcios

Postos serão montados próximo aos locais de comemoração, após os jogos

rão concentrados, comemorando”, disse Andrade, ressaltando que, além das blitze, os motoristas receberão material informativo sobre a campanha da Lei Seca. “Nossos agentes de conscientização, os cadeirantes, estarão nos locais que concentram torcedores, distribuindo adesivos e também ventarolas. Lembrando que é importante comemorar, mas é também muito importante voltar para casa com segurança”, destacou. A intensificação das operações no interior do estado é uma

das prioridades da Lei Seca em 2014. De acordo com Marco Andrade, cidades de médio porte estão sendo visitadas semanalmente. “Intensificamos as operações no interior. No fim de abril, já havia fiscalizado o mesmo número de motoristas de 2013 inteiro. Cidades como Resende e Volta Redonda, com populações maiores, acabam tendo problemas maiores com relação a acidentes”, disse Andrade, frisando que municípios com festas e exposições agrícolas também estão recebendo operações.

(24) 9 9935-9039

ITATIAIA – Dados do Anuário Estatístico do Estado mostram que, entre 2006 e 2012, o número de divórcios no estado cresceu num ritmo mais forte que o de casamentos. Enquanto a união em cartório aumentou 21% no período, as separações atingiram 41%. Entre os municípios do estado, Itatiaia encabeça o ranking de separações. A cada dez uniões oficializadas na cidade, foram 11,4 divórcios em 2012. Só para ter ideia do que isso significa, na Região Metropolitana, por exemplo, o índice foi bem menor: 1,4 divórcio para cada dez casamentos. Moradora do município, a comerciante Valéria Moreira, de 35 anos, foi casada por mais de uma década. Ela se separou em 2012 e já está casada novamente. Entre as amigas dela,15 são divorciadas. Para Valéria Moreira, as novas tecnologias ajudam a explicar o número de separações. “A internet permite que as pessoas conheçam outras muito rapidamente e isso tem levado ao fim de muitos casamentos”, disse. “Mas acho também que as mulheres hoje conhecem mais os seus direitos e estão mais independentes financeiramente. Isso ajuda na hora de decidir se divorciar”, analisou. Para a juíza de paz da cidade, Solaine Balieiro, existem

outras explicações. Uma delas seria o custo do casamento e outra, a emenda constitucional 66, de 2010, que facilitou o processo de divórcio diretamente num cartório, sem a necessidade de fazer, antes, a separação na Justiça, no caso de ser amigável. “Muitas pessoas em Itatiaia não têm como pagar um casamento. Além disso, temos visto muita gente optando pela união estável, sem passar pelo processo do casamento”, contou. “Outra questão que eu destacaria é a facilidade que as pessoas encontraram para requerer o divórcio com a nova legislação”, explicou a juíza. De acordo com o coordenador de Estudos Sociais do Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores, Fábio Odilon, toda vez que há uma alteração na legislação, os números de divórcios se alteram. “A taxa de separações foi produzida levando em conta as separações judiciais e os divórcios. Quando analisamos separadamente, vemos que, enquanto houve queda de separações judiciais, porque esse processo é mais lento, o número de divórcios subiu muito, principalmente após a emenda de 2010. Ou seja, temos claramente aí um impacto da nova legislação”, analisou o coordenador.


4

24 a 30 de maio de 2014

 QUER FICAR de olho nos gastos do governo com as Olimpíadas?  OS TRIBUNAIS de Contas do Estado, da União e do Município do Rio lançaram um portal digital que promete divulgar todos os custos, execuções de projetos e notícias sobre o evento.  O FISCALIZA Rio 2016 poderá ser acessado por qualquer pessoa através do endereço eletrônico www.fiscalizario2016.gov.br  COM TRADUÇÃO em inglês e espanhol, o portal também oferecerá versões para deficientes auditivos e visuais.  OS INTERNAUTAS vão poder postar comentários, questionamentos e até mesmo denúncias.  VAMOS FICAR de olho? 





Fotos: Ricardo Nishimura

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Moda in Casa A mistura de moda e decoração ganhou o interior. Na última sexta-feira, 23, o showroom Complemento Casa foi palco para um desfile de grife da Tutti Bella, com direito a coffee break do também renomado Amanttino. Quem compareceu teve acesso a peças com descontos especiais.



 FALANDO AGORA em eleição, partidos e políticos estão em plena campanha para escolha de seus candidatos.  DE ACORDO com a Justiça Eleitoral, a partir de segunda-feira, 26, é permitido ao postulante à candidatura realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome.  NO DIA 10 de junho os partidos começam a realizar as convenções destinadas a deliberação sobre coligações e escolha de candidatos.  NORMALMENTE OS partidos deixam para promover essas reuniões próximo ao prazo final, que é no dia 30 de junho.  UMA VEZ indicado, o candidato não pode mais apresentar ou tecer comentários em programas na TV ou no rádio.  O REGISTRO de candidatura devem ser solicitado ao TSE até 5 de julho.  NO DIA seguinte, 6 de julho, começa a campanha eleitoral. 

Fim de semana com 5ª etapa do Campeonato Carioca de Motocross, em Itatiaia. A competição será realizada na Fazenda Aleluia, na Estrada do Parque Nacional



 O PROS já tem representação em Resende.  O PARTIDO empossou a Comissão Executiva Municipal, que tem o vereador Doutor Irâni como presidente.  UMA DAS prioridades da sigla é realizar uma campanha de filiações.  FUNDADO EM 2010, o PROS teve registro confirmado pelo TSE em setembro do ano passado.  O PRESIDENTE do partido no estado do Rio de Janeiro é o deputado federal Hugo Leal, autor do projeto que instituiu a Lei Seca.

A determinação do Ministério Público Federal de fazer com que as operadoras de telefonia móvel emitam gratuitamente SMS de alerta sobre desastres e emergências. O Termo de Cooperação com a Defesa Civil do estado foi assinado na semana passada e vale para todos os municípios. Os alertas serão enviados para telefones previamente cadastrados pelas cidades. Agora é só cobrar do poder público a implantação do sistema.

Falando em moda...

Escondidinho premiado A chef e empresária Luana Kalil foi uma das premiadas no 22° Concurso Gastronômico da Festa do Pinhão, em Visconde de Mauá, na categoria Entrada. A receita vencedora? Um escondidinho de pinhão com truta defumada acompanhado de soft de pinhão (cachaça saborizada). Ela competiu com outros dois chefs e levou a melhor pela segunda vez.

Emoção O badalado chef Olivier Anquier foi quem entregou o prêmio a Luana. “Estou muito feliz com a vitória que consagrou esse momento onde estou me dedicando mais a gastronomia em si. E receber o prêmio de Olivier foi a cereja do bolo”, disse a jovem chef que há seis anos mantém uma fábrica de geleias em Maringá (RJ). O Miss Jam agora foi transformado em pub e vai servir o prato premiado, claro!

Uma loja famosa do Calçadão de Campos Elíseos está programando um desfile com o tema Copa do Mundo para antes do campeonato. Todos de olho para conferir os looks verde e amarelo que já estão tomando conta das vitrines. ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Quem ainda insiste em manter animais silvestres presos em casa. Na semana passada, a equipe de gerência de Fiscalização Ambiental de Barra Mansa apreendeu 16 pássaros, entre eles um tucano e cinco maritacas. Eles foram encontrados através de denúncias em vários bairros, inclusive no distrito de Floriano. Manter animais silvestres sem licença é crime sujeito a multa que varia entre R$ 500 e R$ 5 mil por espécie.


5

24 a 30 de maio de 2014

sábado domingo segunda

15ºC

15ºC

14ºC

22ºC

23ºC

25ºC

Filme: X-Men

Fonte: Climatempo.com

RESENDE O NATURAL – DO CLÁSSICO AO DIGITAL – A mostra do artista Victor Silvestre está no Museu da Arte Moderna. Com o tema natureza, as obras são dividias em dois ambientes: Aquarelas Botânicas, onde são expostas pinturas em aquarela, e Arte Digital, com ilustrações produzidas em programas de computador. Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Rua Dr. Cunha Ferreira, 104 – Centro Histórico. Tel: (24) 3360-6155 e 3360-4470. DESIGN 33 RPM – A exposição faz parte do projeto Arte na Capa e fica no Museu da Imagem e do Som até 30 de maio, com capas de discos desenvolvidas por designers brasileiros. Visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h. Rua Luís da Rocha Miranda, 117 - Centro Histórico. Tel: (24) 3354-7530. QUINTAL DO MUNDO - EXPRESSÕES URBANAS – A exposição de fotos do paulista André Bueno mostra o jovem da periferia e suas manifestações culturais como grafite, hip hop, brincadeiras e a forte presença do futebol. Visitação até 5 de julho, no Centro Cultural Fundação CSN, de segunda a sexta, das 9h às 12h20 e das 14h às 18h. Entrada franca. Tel: (24) 3343-3990.

ITATIAIA 25° ANIVERSÁRIO DA CIDADE – A festa que comemora o aniversário de emancipação da cidade acontece entre os dias 30 de maio e 01 de junho, com entrada franca. Entre as atrações, shows com Péricles (30), César Menotti e Fabiano (31) e Victor e Léo (01). Entrada franca. Fazenda Aleluia. JAZZ VILLAGE BISTRÔ – A programação de maio está recheada de boas atrações. Neste sábado, 24, tem Zé Alexandre. Na próxima semana, 31, show com Silvia Gommes. Rua Toivo Suni, 33 – Penedo. Tel: (24) 3351-1275. RESENDE CELEIRO – A Banda Dallas é a atração deste sábado, 24, a partir das 22h. Mulheres não pagam entrada até 0h. DJ Wellinton agita os intervalos. Av. Cel Mendes. NOSSO SENTIMENTO - O grupo é a atração da noite de 31 de maio, no Celeiro. Ingressos antecipados a R$ 25 (masc) e R$ 15 (fem). Av. Cel Mendes – Manejo. VOLTA REDONDA PULLSE – Neste sábado, 24, a casa apresenta a festa Desapega e Me Pega, com o grupo Jeito Carioca. Vodka Smirnoff liberada até 1h. Rua Senador Pinheiro Machado, 210 – Jd. Amália. Tel: (24) 7814-9184. 08 BAR E LOUNGE – Neste sábado, 24, o bar promove a Medcopa com show do PH Trio e Dj Badauê. Rua Coronel Camilo de Assis Pereira, 296 – Jardim Amália. Tel: (24) 78349600. CANA CAFÉ – Neste sábado, 24, a festa I Don’t Care. I Love It agita o bar com seis DJs tocado muita música eletrônica. E no próximo sábado, 31, Mc Tikão, Jeito Carioca e os DJs Cão e Raí sacodem a casa. O valor do ingresso não foi divulgado. Rua Senador Pinheiro Machado, 36 – Jd. Amália. Tel: (24) 3348-4400. BATALHA DO PASSINHO – A competição acontece no dia 25 de maio na Pullse. Podem participar moças e rapazes com idade entre 12 e 17 anos, em grupo (até 5) ou individualmente. Inscrições pelo producao@pullse.com.br. A premiação é variada e inclui entradas grátis, consumação na boate e no Texas Burger. Rua Senador Pinheiro Machado, 210 – Jd. Amália. Tel: (24) 7814-9184.

NANDO REIS E OS INFERNAIS – O cantor é atração da Pet do Clube dos Funcionários no dia 06 de junho. Abertura com Jorge Guilherme e Banda 220, a partir das 22h. O valor do ingresso não foi divulgado.

Viagem no tempo

TEATRO VOLTA REDONDA PEPPA PIG – A personagem infantil é atração do Teatro Gacemss no dia 25 de maio, com sessões às 11h e 16h30. O valor do ingresso não foi divulgado. Tel: (24) 3343-3033. O MARINHEIRO – O texto de Fernando Pessoa será encenado pela Cia da Ação (de Itatiaia) no Teatro Gacemss, nos dias 24 e 25 de maio, com sessão sempre às 20h. Direção Calé Miranda. O valor do ingresso não foi divulgado. Tel: (24) 3343-3033.

CINEMA EX-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO (EUA 2014) Com Hugh Jackman e James McAvoy. Censura: 12 anos. Ficção. No Cine Show VR 2, sessões dubladas às 13h40 (sab e dom), 16h10 e 18h45, e legendada às 21h15. No Cine Show BM 1, sessões dubladas às 13h30 (sab e dom), 16h, 18h30 e 21h. No Cine Show Resende 4, sessões dubladas às 13h40 (sab e dom), 16h10 e 18h45, e legendada às 21h10. 3D Estreia. Saiba mais no quadro ao lado GODZILLA (EUA 2014) Com Aaron Taylor-Johnson e Bryan Cranston. Censura: 12 anos. Ficção. No Cine Show VR 1, sessões dubladas às 14h (sab e dom), 16h30 e 19h, e legendada às 21h30. No Cine Show BM 2, sessões dubladas às 15h40 e 18h10. No Cine Show Resende 1, sessões dubladas às 14h (sab e dom), 16h20 e 18h50, e legendada às 21h20. 3D. A RECOMPENSA (EUA 2013) Com Jude Law e Richard Grant. Censura: 12 anos. Comédia. No Cine Show Resende 3, sessões legendadas às 16h50 e 21h. MULHERES AO ATAQUE (EUA 2014) Com Cameron Diaz, Leslie Mann e Kate Upton. Censura: 12 anos. Comédia. No Cine Show VR 3 e Cine Show Resende 1, sessão dublada às 18h50. GETÚLIO (BRASIL 2014) Com Tony Ramos e Drica Moraes. Censura: 14 anos. Drama. Nacional. No Cine Show VR 4, sessões às 16h50, 18h50 e 20h50. O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2 (EUA 2014) Com Andrew Garfield e Emma Stone. Censura: 12 anos. Aventura. No Cine Show VR 3, sessões dubladas às 16h10 e 21h. 3D. No Cine Show BM 2, sessão única às 20h45. No Cine Show Resende 3, sessões dubladas às 15h50 e 20h40. 3D. Endereço dos Cinemas e Valor dos Ingressos: • CINE SHOW RESENDE - Salas 1, 2 e 3 - Resende Shopping. Av. Saturnino Braga, 396 - Centro - Resende. Tel: (24) 3354-6224. Ingressos a R$ 10 (2D) e R$ 14 (3D) (seg e ter), R$ 13 (2D) e R$ 18 (3D) (qua e qui) e R$ 15 (2D) e R$ 22 (3D) (sex a dom e fer) • CINE SHOW BM - Salas 1 e 2 - Av. Joaquim Leite, 577 - Centro - Barra Mansa. Tel.: (24) 3323-1097. Ingressos a R$ 11 (2D) e R$ 16 (3D) (seg e ter), R$ 13 (2D) e R$ 20 (3D) (qua e qui) e R$ 15 (2D) e R$ 22 (3D) (sex a dom e fer) • CINE SHOW VR - Salas 1, 2 e 3 - Sider Shopping. Rua 14, 300 - Vila Sta. Cecília - Volta Redonda. Tel: (24) 3342-5604. Ingressos a R$ 13 (2D) e R$ 18 (3D) (seg e ter), R$ 16 (2D) e R$ 22 (3D) (qua e qui) e R$ 18 (2D) e R$ 26 (3D) (sex a dom e fer)

No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.

Filmes 1) Godzilla ........................................................ Ficção 2) O Espetacular Homem Aranha 2 .......... Aventura 3) Mulheres ao Ataque ................................ Comédia 4) Capitão América 2 ................................... Aventura 5) Getúlio .......................................................... Drama 6) Rio 2 ......................................................... Animação 7) Praia do Futuro ........................................... Drama 8) Divergente ..................................................... Ficção 9) Noé ................................................................ Drama 10) Amante à Domicílio ............................. Comédia Fonte: Adorocinema.com

Oferecimento:


6

24 a 30 de maio de 2014

Carne mais cara

Filhos do coração Voluntários promovem neste sábado encontro para orientar quem ainda têm dúvidas sobre adoção

Por causa da estiagem, produtores tiveram que gastar mais para alimentar o gado fazendo o preço subir 10% Reuters

Nos açougues, o preço do quilo do contrafilé, por exemplo, subiu de R$ 18,90 para R$ 25,50

RESENDE – Num dos versos da canção “Propaganda”, gravada em 2002 pela banda Nação Zumbi, o vocalista Jorge du Peixe entoa: “...como foi visto no mundo de 2020, a carne só será vista num livro empoeirado na estante..”. Descontados o tom apocalíptico, muitos consumidores da região estão realmente preocupados em ter de se contentar apenas com a lembrança do que um dia foi um suculento filé. Por causa da estiagem registrada no verão passado, os pastos ficaram secos e muitos pecuaristas tiveram que gastar mais com a alimentação do gado. Resultado: o preço da carne nos açougues e supermercados já está

10% mais cara, em comparação aos valores praticados nas últimas semanas. Segundo o serviço de meteorologia, nos três primeiros meses do ano, choveu metade do previsto para o período. Foi a maior seca desde 2001. Por conta disso, a arroba do boi está com o preço mais alto dos últimos dez anos, em plena safra. “Até outubro, com certeza, o gado a pasto não vai engordar, vai emagrecer. O confinamento, apesar de bem mais caro, é a única alternativa que a gente tem”, lamentou o pecuarista Tonico Carvalho. “Esse fator climático mandou muito nesses animais. Era para a gente

ter um gado de melhor qualidade, o que não aconteceu”, emendou o pecuarista André Luiz Perrone dos Reis, lembrando que a criação em confinamento aumenta em até 25% os custos de produção. Nos açougues, o preço do contrafilé, por exemplo, subiu de R$ 18,90 para R$ 25,50. “Com esse aumento, antes de comprar carne a gente tem de fazer as contas para não desequilibrar o orçamento”, comentou a contadora Lurdes Cavalari. “Estamos sempre comprando um pouquinho, mas não é como era antes. Deu uma diminuída, está muito cara”, afirmou a contadora.

A comodidade de ficar bem informado ao alcance das mãos Leia nossas edições pelas redes sociais: issuu.com/jatualidade; facebook.com/jatualidade; google.com/+Jornal Atualidade; twitter.com/@jatualidade

RESENDE – Voluntários do Grupo de Apoio à Adoção Filhos do Amor promovem neste sábado, 24, um encontro no calçadão de Campos Elíseos. O objetivo do evento, que será realizado das 9h às 12h, é apresentar o trabalho realizado pelo grupo e orientar as pessoas que ainda têm dúvidas sobre adoção. Durante o encontro, serão distribuídos 2,5 mil cartões e material informativo. O evento faz parte das atividades relacionadas ao Dia Nacional da Adoção, que será comemorado neste domingo, 25. “Decidimos criar o grupo para ajudar casais que desejam adotar e ainda tem dúvidas”, explicou o coordenador do grupo, Cláudio Mendonça. “Começamos conversando com amigos e o trabalho foi crescendo. Hoje temos o apoio, inclusive, da 2ª Vara de Família e do Núcleo Jurídico da Universidade Estácio de Sá”, acrescentou o coordenador, que há seis anos adotou um menino, na época com três anos de idade. De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, há 5,4 mil crianças e adolescentes disponíveis para serem adotados no País. O número de pretendentes é cinco vezes maior: 30 mil. Mas as exigências em relação à idade continuam a dificultar as adoções: 98% dos interessados querem filho de até seis anos. O percentual diminui à medida que aumenta a idade da criança. Quando ela tem dois anos, 20% dos cadastrados desejam adotá-la. No caso das que têm sete anos, somente 2% dos pretendentes demonstram interesse. A faixa etária com maior número de crianças é a de 16 anos. São 628, mas apenas 0,04% dos candidatos querem filho com essa idade. Para quem trabalha com adoção, o principal obstáculo hoje nos processos continua

sendo o preconceito. “Muita gente ainda tem restrição em adotar meninos, negros e com mais de três anos. Muitos casos de devolução ocorrem porque os pretendentes não estão preparados para a adoção”, lamentou. “O mais importante, em todo o processo, é não descuidar do caráter humanitário e buscar, sempre, a ponderação e a reflexão em família. É preciso analisar por que adotar”, observou. Criado no início do ano, o Grupo de Apoio à Adoção Filhos do Amor se reúne todo terceiro sábado do mês. Os encontros, que são abertos à comunidade, acontecem sempre às 16h, no espaço Rei da Bola, no bairro Cidade Alegria. “Já estamos indo para a quinta reunião, com 25 casais, onde conversamos, participamos de mímicas e assistimos vídeos. Temos recebido casais de toda a região”, destacou Mendonça. Para combater a morosidade dos processos de adoção no País, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) baixou uma série de decisões através do Provimento 36/2014, publicado no Diário da Justiça. A intenção é acelerar tanto os trâmites para as famílias interessadas em adotar quanto a chamada destituição de poder familiar, que deveria durar, no máximo quatro meses, mas pode chegar a cinco anos. A destituição é o que garante a liberação legal da criança abrigada em instituições para adoção. A determinação ainda cobra que as corregedorias locais sejam mais rigorosas na fiscalização do tempo de tramitação dos processos. “Com as determinações, o CNJ espera garantir integralmente a previsão constitucional de dar prioridade absoluta aos processos que tratam dos direitos das crianças e adolescentes”, informa o órgão.


7

24 a 30 de maio de 2014

Berço da manufatura Sul Fluminense é um dos polos industriais mais importantes do país Infográfico JA

Cursos e Concursos GESTÃO MUNICIPAL - O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para o seminário “A transparência na gestão dos recursos públicos municipais”, que será realizado no dia 2 de junho, das 14h às 17h, em sua sede, no Centro do Rio. O evento tem como público-alvo prefeitos, assessores, secretários e servidores municipais. A programação inclui palestras sobre a atuação do TCE-RJ no controle da transparência dos municípios, o Programa Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União (CGU) e a atuação do Ministério Público do Estado (MPRJ) para o controle do atendimento da legislação. Inscrições gratuitas pelo www.ecg.tce.rj.gov.br. PRONATEC – Estão abertas as inscrições para 90 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, oferecidos em Resende, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Neste mês estão sendo oferecidas vagas para Montador de Painéis Elétricos, Garçom, Almoxarife, Depilador e Cuidador de Idoso. Os cursos são direcionados para moradores a partir de 16 anos, inscritos no Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico). As inscrições devem ser feitas na Rua Simão da Cunha Gago, 5, no Centro Histórico (antigo Asilo). É preciso cópia do CPF e do NIS (Número de Inscrição Social).

Q

uem olha para o grande parque industrial que se tornou a região sul do estado nem acredita que até meados do século passado, a principal atividade econômica do país era agrícola. Foi somente após a crise de 1929 que o Brasil entendeu que precisava diversificar a sua produção para sobreviver. A entrada de Getúlio Vargas na presidência foi o estopim do processo de industrialização nacional. E o Sul Fluminense, localizado bem no caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo, não demorou muito a se firmar como um dos mais importantes polos manufatureiros do país. Na mesma época em que surgiram empresas como a Companhia Vale do Rio Doce (1942) e a Petrobrás (1953), também foi inaugurada em Volta Redonda a CSN - Companhia Siderúrgica Nacional (1946) e em Porto Real (na época Resende) a Coca-Cola (1949). O crescimento industrial ganhou maior dimensão a partir

do governo de Juscelino Kubistchek (1956 – 1961) com a criação de medidas alfandegárias para a vinda de empresas internacionais para o Brasil. Em janeiro de 1980 a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) funda a representação regional do Sul Fluminense. “Desde essa época já se sabia que a região tinha um grande potencial e que não pararia de crescer”, contou o gerente regional da Firjan, Paulo Roberto Campos Lopes. As áreas de atuação foram sempre muito diversificadas, mas foi em 1996 que a história começou a tomar um rumo diferente. A instalação da Volkswagen em Resende marcaria o início da era automotiva. “Hoje já são cinco montadoras (uma ainda a ser inaugurada). É o setor que mais cresceu na região”, ressaltou Paulo Roberto. Juntas, as indústrias empregam cerca de 16 mil pessoas. É quase a população inteira de Porto Real. Para o gerente re-

gional da Firjan, nem só a facilidade de escoamento e os incentivos fiscais são fatores atrativos para as empresas. A parceria com o poder público tem sido importante para garantir os investimentos. “O que determina a perenidade de uma árvore não é só a sua força, mas as condições da floresta. Se a empresa quer ser sustentável ela precisa estar num ambiente sustentável”, afirmou. E a via é de mão dupla. Se as cidades precisam reunir condições para receber as indústrias, o faturamento com a chegada delas pode mudar um governo. Em Resende, por exemplo, o parque industrial tem mais de 25 indústrias dos mais variados setores. A atividade participa com 75% da arrecadação anual do município e emprega 60% da mão de obra. De acordo com a Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços, o aumento do poder aquisitivo da população também aqueceu o comércio.

PROJOVEM ITATIAIA I – O município está com inscrições abertas para oficinas do programa Projovem. Ao todo são 125 vagas para aulas de dança e teatro, realizadas nos bairros Vila Pinheiro, Vila Flórida, Vila Esperança, Penedo e Centro. Podem participar jovens com idades entre 13 e 17 anos. Para se inscrever é necessário que o responsável preencha a ficha de inscrição, que pode ser retirada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). PROJOVEM ITATIAIA II - O programa tem duração de um ano e é possível fazer duas oficinas ao mesmo tempo. Os encontros acontecem duas vezes por semana, em cada coletivo, com eventos aos fins de semana, conforme calendário. As vagas são dividias entre os cinco núcleos, sendo 25 por bairro. O CRAS no Centro fica na Rua São José, nº 126. Já em Penedo é na Rua do Médico, Nº30. FUNDAÇÃO SAÚDE RJ - As inscrições para o concurso da Fundação Saúde terminam neste domingo, 25. São oferecidas 286 vagas para empregos de nível médio e superior, com salários de R$ 1.210,93 a R$ 6.077,43. As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 15 de junho. A Fundação Bio-Rio, organizadora do concurso, já registrou cerca de 20 mil pedidos de inscrição. A taxa é de R$ 50 para nível médio e R$ 85 nível superior. edital pelo www.fundacaosaude.rj.gov.br. PM – SP - A Polícia Militar do Estado de São Paulo divulgou edital de concurso público para 2 mil vagas de soldado PM de 2ª classe no quadro de praças da Polícia Militar. O salário é de R$ 2.706,10. A seleção aceita inscrições de homens e mulheres. Inscrições pelo endereço eletrônico www.vunesp.com.br até 6 de junho. A taxa é de R$ 50. O ingresso na Polícia Militar será em caráter de estágio probatório por 2 anos e terá início com a matrícula no Curso Superior de Técnico da Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Após essa etapa, o soldado fará o estágio administrativo-operacional até tornar-se soldado PM de 1ª Classe. EXÉRCITO I - O Exército lançou edital de concurso para 500 vagas para a Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), para o curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. Os candidatos devem ser do sexo masculino; ter nível médio completo, ter altura mínima de 1,60m e entre 17 e 22 anos. As inscrições podem ser feitas até 23 de junho pelo endereço eletrônico www.espcex.ensino.eb.br, onde o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e imprimir o boleto bancário (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80, que deve ser paga até 25 de junho. EXÉRCITO II - O processo seletivo terá duas fases. A primeira, em âmbito nacional, abrange o exame intelectual. A segunda fase destina-se à verificação dos requisitos biográficos exigidos aos candidatos e à realização da inspeção de saúde e do exame de aptidão física. As provas de provas de português, redação, física-química serão aplicadas no dia 30 de agosto. As provas de matemática, geografia-história e inglês serão aplicadas no dia 31 de agosto. O curso tem duração de um ano, em regime de internato, e inclui o terceiro ano do ensino médio, além das disciplinas necessárias à iniciação militar profissional. A escola fica em Campinas (SP).


8

24 a 30 de maio de 2014

Crise? Vai passar Apesar da proposta de demissões voluntárias e das férias coletivas, setor automotivo não perde o otimismo

A

brir os jornais na página de economia, há um ano, era certeza de boas notícias. Após a inauguração da Hyundai em maio de 2013, a região das Agulhas Negras estava no foco das atenções e chegou a ser comparada com Detroit, cidade dos EUA famosa por ser polo automotivo. Não era pra menos: todas as empresas do setor anunciavam bons resultados e investimentos bilionários. A MAN Latin America e a Peugeot juntas prometeram aplicar quase 5 bilhões de reais em ampliação das linhas de montagem. Uma crise internacional, no entanto, fez o cenário mudar. Linhas paradas, demissões voluntárias, férias coletivas e incertezas. Assim começou 2014. “Estamos bem no meio de uma negociação salarial e isso não é nada bom”, assumiu o coorde-

nador regional do Sindicato dos Metalúrgicos no Sul Fluminense, Bartolomeu Citeli. “Só vimos algo assim na crise de 2009”, lembrou ele, que está com os acordos todos atrasados por causa do momento. “Muitas empresas não estão chegando nem perto do que achamos aceitável e com esse cenário perdemos um pouco o poder de pressão”. Só este ano a Peugeot afastou 650 trabalhadores e a MAN dispensou 200. Em junho as empresas devem colocar os funcionários em férias coletivas de 20 dias, de acordo com o Sindicato. Além da crise no mercado internacional, a mudança na política de IPI para automóveis e novas regras de financiamento influenciaram nas vendas e na produção. “Esse ano também é atípico, com Copa do Mundo e Eleições. O Brasil é um país

de consumo e as coisas vão se estabilizar”, opinou Bartolomeu. Para o presidente do Cluster Automotivo (que reúne 17 empresas do setor), Eduardo Chaves, não há espaço para pessimismo. “O atual cenário automotivo, apesar dos números indicarem uma retração, não abala o nosso otimismo, pois continuaremos firmes no trabalho pela perenidade e sustentabilidade das indústrias que aqui se instalaram e das outras que estão com seus projetos de implantação a pleno vapor”, afirmou o também Diretor Industrial da PSA Peugeot Citroën. O gerente regional da Firjan, Paulo Roberto Campos, também compartilha a mesma opinião. “É um momento econômico internacional difícil, mas vai passar. A região tem muito que crescer ainda”, avaliou. Que venha 2015!


Atualidade - Edição 797 (24 a 30 de maio de 2014)