Page 1

TÍTULO TEXTO: ADMINISTRACAO DE SISTEMAS DE INFORMACAO AUTOR: PEDRO LUIZ CÔRTES LIVRO: ADMINISTRACAO DE SISTEMAS DE INFORMACAO COORD. Ou ORG.: EDITORA: SARAIVA EDIÇÃO: 1ª P.: 503 ANO: 2008

ESTADO: SP

PÁGINA

01

05

10

13

17

Introdução - A evolução dos computadores A substituição de pessoas por máquinas, procurando ailizar a execução de tarefas e a automação de processos, vem ocorrendo de maneira acentuada desde a Revolução Industrial ( Inglaterra, século XVIII). Até então, predominavam os processos artesanais, no quais a capacidade de produção estava diretamente atrelada á capacidade física e destreza de cada pessoa ou á força e resistencia de animais utilizados em determinadas atividades. Os primeiros computadores e as aplicações militares Com avanço das pesquizas e o surgimento das válvulas e vácuo e outros componetes, o desenvolvimento de equipamentos eletrônicos tornou-se viável, permitindo a contrucao de rádios comunicadores e radares, assim como a transmissão remota de imagens ( TV ) A difusão do uso dos computadores Os anos 1960 foram de grande importância para os sistemas de grande porte, não apenas pela evolução dos protótipos dos sistemas operacionais e das linguagens de programação, mas tambem pelo surgimento dos primeiros computadores totalmente transistorizados. A corrida Espacial nada mais era do que uma demonstração clara do desenvolvimento tecnológico que, em ultima análise, poderia ser utilizado para fins militares. Foi nessa mesma época que a União Soviética e o Estados Unidos desenvolveram mísseis de longo alcance e bombas atômicas cada vez mais destrutivas, pois os desafios de construir mísseis não eram muito diversos dos envolvidos na construção de foguetes. Fundamentalmente, mudava apenas o objetivo transportado: um satélite ou uma bomba atômica. A Revolução Industrial e a Revolução da Informática Assim, a Revolução Industrial viabilizou a substituição de um processo artesanal pela produção de produtos em linhas de produção, reduzindo custos, gerado empregos e criando grandes mercados consumidores. De maneira similar, o surgimento dos computadores teve especial impacto no modo como as empresas passaram a trabalhar com a informação.


2

25

De acordo com Mattos ( 2005,p. 5-6), um sistema de informação “ é um sistema especializado no processamento e na comunicação de dados (maquinas) ou de informações (organismos vivos) “ sendo construídos por “um conjunto de módulos (objeto) de comunicação, de controle,de memórias e de processadores, interligados entre si por meio de uma rede com protocolo comum”, O autor ainda observa que “as relações logicas entre esses módulos são definidas lelos programas executados pelo sistema de informação”.

26

Dados São sucessões de fatos brutos, que não foram organizados processados, relacionados, valiados ou interpretados , representado apenas partes isoladasde eventos,situações ou ocorrências. Constituem as unidades básicas, a partir das quais informações poderão ser elaboradas ou obtidas. Algumas Considerações Preliminares A aprendizagem e o desenvolvimento do conhecimento e da inteligência empresarial é um assunto que tem suscitado a realização de diversos estudos e pesquisas, sendo considerado estratégico para o estabelecimento e manutenção de vantagem competitiva. Em um sistema em que o fluxo internacional de bens e capital é muito intenso, a superação ocorre não apenas com base em uma vantagem específica, como preço mais baxo, há também que considerar um atecnologia especifica ou acesso facilitado a determinadas matérias-primas, por exemplo. É necessário que a empresa desenvolva competência em uma série de áreas, consolidando posições e desenvolvendo novas perspectivas. Onde os sistemas de Informação falham? Conforme mencionado anteriormente, empresas dos mais diversos portes utilizam ferramentas de TI na resolução de seus problemas administrativos. Apesar disso, muitos dos sistemas de informação em uso apenas transformam dados em informações, contando com algum nível de realimentação. As informações geradas, embora possam ser utilizadas na tomada de decisão, são geralmente para uso imediato, não permitindo prospectar cenários de longo prazo nem avaliar possibilidades diversas. Taylor e Fayol Na transição do século XIX para o século XX, o americano Frederick Taylor elaborava a teoria da administração científica, procurando estabelcer parâmetros para que a maquina produção pudesse ser obtida com um mínimo custo. Para isso, desenvolveu estudos em busca de uma organização cientifica do trabalho, com destaque para os seguintes pontos ( FERREIRA, REIS E PEREIRA,1997, BATEMAN E SNELL,1998,SILVA,2001,MAXIMIANO,2004). Planejamento e execuçao. Cabe exclusivamente aos gerentes efetuar o planejamento e aos operários á execução do que foi planejado.

67

70

75


3

93

O FAQ funciona não apenas na transmissão de informações, mais tmbem de conhecimento consolidado sobre determinados temas. Quando bem formulado, pode colaborar de maneira significativa para a geração de conhecimento e inteligência empresarial, facilitando a transmissão de experiências aos novos funcionários.

105

Sistema de controle operacional, Tático e estratégico Alem da variação histórica de determinados itens, auxilia na identificação de tendências ( questões sazonais, por exemplo). Caso o sistema de controle de estoque esteja integrado a outros aplicativos dentro da empresa, è possível analisar qual o impacto de determinadas ações (promoções, políticas de preços, porexemplo) no giro de mercadorias. Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) São sistemas de apoio à gestão empresarial que trabalham com o processamento de dados operacionais, os quais são agrupados e transformados em informações úteis à gestão. Temdo como base os exemplos mencionados no item anterior, Planejamento e controle da produção (total da quantidade produzida) , contas a pagar e a receber (títulos a pagarno dia,total de inadimplentes), estoque (percentuais de estoque distribuídos por grupos de materiais), folha de pagamento (valores acumulados de salários e encargos sociais) e contabilidade fiscal (acumulode impostos a recolher por mês e ano). Controle de ponto e anotaçao de horas trabalhadas Permite o registro de horas trabalhadas ao longo do mês, seja coletando dados diretamente dos sistemas de ponto eletrônico seja por meio de digitação de dados. Contas a Pagar e a Receber Esses sistemas são utilizados, de ponto de vista operacional, para o cadastro de contas e o acompanhamento dos respectivos vencimentos. Quando atuando de maneira mais abangentes, sistemas de contas a pagar subsidiam sistemas financeiros e contábeis, possibilitando alem do controle de simples operações um controle tático e ate mesmo estratégico. Tático relacionado à área administrativa Possibilita identificar quais os medicamentos e matérias utilizados, incluindo a sua freqüência e eventuais sazonalidades (por exemplo, doenças respiratórias são mais comuns no inverno, gerando uma demanda maior por determinados medicamentos). Facilita a administracao estratégica de estoques, determinando as quantidades mínimas necessárias de materiais hospitalares, o tempo de reposição e o custo de armazenamento. Compartilhamento via Roteador É uma opção cada vez mais utilizada, tendo em vista o aumento das ofertas de conexões banda-larga (DSL ou cable modem). Nessa conexão, um roteador é conectado ao modem , em uma solução que perciste de um servidor especifico de Internet.

111

116

117

133

183


4

239

279

299

454

456

461

465

Código de barras Praticamente todos os produtos comercializados em supermercados e lojas tem códigos de barras exclusivo, facilitando sua identificação. Em um banco de dados com o cadastro de produtos, o código de barras pode ser utilizado com ochave primária, impedindo que produtos diferentes sejam cadastrados com o mesmo identificador, que trairia problemas no caixa. Bancos de dados multidimensionais Com o relacionamento de tabelas é possível desenvolver um banco de dados multidimensional, com dados dispostos como matrizes com três ou mais dimensões. Isso abre uma serie de perspectivas para a analise de dados, com diferentes níveis de profundidade. PICS – production Information and control system No final da decada de 1960 a IBM lançava o PICS – (Sistema de Informacao e Controle de Producao). Esse sistema representava um avanço sobre o BOMP, pois considerava informações sobre custos, facilitando o calculo de valores de produtos ou operações (RICCIO 2001). Execução do projeto Nessa fase, o projeto atingira seu maior grau de estruturação e maior consumo de recursos. Alem da própria execução do que Foi nteriormente estabelecido. Vereficar o Atendimento as normas e aos padrões específicos Caberá ao gerente vereficar se normas e padrões estão sendo adequadamente seguidos. Buscando priorizar o cronograma original e a programação de desembolso especifica, algumas tarefas podem relegar a um segundo plano normas e padrões específicos. Embora isso possa agilizar o andamento do projeto, até mesmo antecipando a conclusão de determinadas fases, poderá também gerar problemas na homologação final e na fase de conclusão, retardando a finalização e aumentando o custo total do projeto. Sistemas de transações em tempo real – OLTP Os sistemas OLTP tem como característica básica o atendimento ás questões e aosprocessos operacionais necessários ao funcionamento das organizacoe. Resalta-se que determinados problemas mesmo que pontuais poderão gerar impactos importantes em operações fundamentais. Exemplo, caso o modulo de faturamento de um ERP apresente um problema que impeça a impressão de notas fiscais, o embarque de mercadorias poderá ser prejudicado. Prosseguindo, se a empresa onde o problema ocorre estiver integrada a uma cadeia de suplimentos de uma industria maior, esse problema poderá se estender a outros níveis, ampliando seu impacto original. Desenvolvimento de Sistemas Por vezes, as empress optam pelo desenvolvimento interno de sistemas, seja pela ausência de solução similar no mercado, seja pela necessidade de customização a processos específicos. Outra possibilidade é desenvolver módulos que complementarão sistemas em uso, atendendo a especificidades de organização.


5

478

Para as áreas de sistemas e tecnologia da informação, a atividade de auditoria tem se mostrado cada vez mais necessária , especialmente devido á complexidade que o meio ambiental digital pode assumir nas organizações , apresentando fragilidades insuspeitadas e criando novas possibilidades para a consecução de fraudes e desvio de recursos

Fichamento de Sistemas de Informação Jaqueline  

Fichamento realizado a diciplina de Sistemas de Informação referente ao livro Adiministração de Sistemas de informação

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you