Issuu on Google+

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam

GAMBOAVISTA

Programação artística de novembro de 2011 a fevereiro de 2012

_Página 2

Foto: Divulgação

Ano novo, nova programação Saiba mais sobre a programação de Janeiro e Fevereiro. Espetáculos e shows para se investir, rever e serem apreciados.

Foto: Divulgação

Ilustração: Isabela Taylor

_Página 3

GAMBOAVISTA - O RETORNO Programação cultural ao alcance de todos Chegamos ao segundo ato, à segunda parte da programação de verão do Galpão Gamboa. Shows de música irão incrementar o nosso “cardápio” de atrações diversificadas, aliando-se a espetáculos teatrais de gêneros variados e de “beliscos” de peso. Nossa laje, espaço de convivência no segundo andar, também receberá uma nova intervenção onde as atividades culturais se intensificarão, com o objetivo de provocar novas interseções artísticas no espaço. Em nossa primeira fase conseguimos atrair um público variado que prestigiou a programação e os projetos que o Galpão abrigou, como o Fórum Questão de Crítica e a Plataforma de Artes Cênicas para curadoria internacional, em parceria com os mais importantes festivais da cidade como Panorama da Dança e o TEMPO_FESTIVAL das Artes. Contribuindo para estes investimentos, trouxemos aos palcos do Rio espetáculos que já fazem parte da antologia da cena nacional, como “Gaivota, tema para um conto curto”, recém-chegada de sua última turnê, e “A Mulher Desiludida”, com Guida Vianna, que comemorou seis anos de apresentações encantando platéias pelo Brasil.

Mais de mil e duzentas pessoas passaram pelo portão vermelho do Galpão, com a comunidade local, nossos convidados ilustres, comparecendo e usufruindo dos preços promocionais. A campanha “Teatro para Todos” também contribuiu para a divulgação e, semanalmente, o público teve acesso aos ingressos, antecipadamente, em seus pontos de venda, além da vendagem no próprio Galpão e na Pequena Central (maiores detalhes no verso do jornal).

Nosso projeto teve adesão da imprensa carioca e alcançou as primeiras páginas dos cadernos de cultura e entretenimento. Com todos os esforços, apostas e parcerias, conseguimos dar foco ao espaço, ao bairro e, por conseqüência, atraímos espectadores a conhecer atividades culturais inovadoras fora do eixo que doutrina a vida cultural da cidade. Estas conquistas foram possíveis graças ao patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e a Secretaria de Cultura. Neste verão, o melhor é apostar na arte e na sua difusão. Cultura para todos!

César Augusto Curador do GAMBOAVISTA

GAMBOAVISTA

Mais “Biliscada”, Gastronomia Carioca O melhor dos botecos do Rio após os espetáculos. Adiantamos a lista de botecos que vão participar das noites do Galpão Gamboa.

_Páginas 3 e 5

Novo Mural e Festa de Reis e Rainhas Inauguração do mural na LAJE, espaço de convivência no 2º andar, e Festa de Reis e Rainhas no dia 6 de janeiro reabrindo a programação.

_Página 6

Entrevista Ping- Pong Uma conversa com Fernando Libonati, diretor do Galpão, e Cristina Gioseffi , gerente da área social do espaço

1


GAMBOAVISTA Dezembro

GAMBOAVISTA Janeiro e Fevereiro

Os melhores petiscos do Rio Os botecos pretendem repetir o sucesso do Biliscada do fim do ano passado

BARES DE JANEIRO /dias 6 , 7 e 8

Granel /dias 13, 14 e 15

DIAS 6 e 7 _ 21h TRABALHOS DE AMORES QUASE PERDIDOS O espetáculo é um jogo de narração e atuação. O texto tem a crise dos 30 como tema, a impossibilidade dos amantes contarem a mesma estória e os caprichos do acaso tecendo o destino. Com Branca Messina, João Velho, Lúcia Bronstein e Pedro Henrique Monteiro. Escrito e dirigido por Pedro Brício, indicado ao Prêmio Shell 2011.

DIA 8 _ 19h

DIAS 13 e 14_ 21h30

TARDES DANÇANTES

INBOX

Marcos Oliveira, o Beiçola da Grande Família, agita a Gamboa com seu show “Tardes Dançantes”! No seu repertório entram desde clássicos da música brasileira à tangos e boleros internacionais, de Elis Regina à Roberto Carlos para todo mundo cair na dança.

Escritora recebe o e-mail de um fã desconhecido e estabelece com ele uma relação virtual. Mistério, romance e referências típicas de uma geração que cresceu em frente ao computador pontuam ‘Inbox’, primeiro texto teatral da dupla Gregório Duvivier e Clarice Falcão com direção de Bel Garcia.

Bar da Portuguesa /dias 20, 21 e 22

Original do Brás /dias 26 e 27

Pontapé

Bar da Frente, que arrasou no Biliscada de Novembro, está de volta em Fevereiro!

DIA 15 _ 20h CHAVE DE CADEIA

CLANDESTINOS

OBITUÁRIO IDEAL

Espetáculo musical sobre paixão e seus perigos iminentes, daí o título “Chave de Cadeia”. Em cena, a cantora e atriz Ana Baird e Rene Rossano contam a história de uma crooner decadente e descontrolada com uma abordagem irônica e refinada sobre as compulsões amorosas. O repertório vai de Maysa à Alanis Morissete. Imperdível!

Escrito e dirigido por João Falcão, o espetáculo é baseado nas histórias de jovens artistas em busca de um mesmo sonho: fazer sucesso no mundo do teatro, do cinema e da televisão. Uma comédia onde o showbiz é retratado pelo ponto de vista de quem está à margem desse mundo, fora de cena, louco para entrar.

Estrelado por Maria Maya e Rodrigo Nogueira, “Obituário Ideal” conta a história de um casal de trinta e poucos anos que, anestesiado pela banalização da violência no dia a dia e na mídia, não consegue mais entrar em contato com seus sentimentos. Com direção de Thiare Maia e Rodrigo Nogueira, que também assina o texto.

DIAS 03 e 04 _ 21h

2

DIAS 20 e 21 _ 21h

DIA 28 _ 21h DIA 29 _ 20h

DIAS 10 e 11 _ 21h

Após o sucesso da primeira temporada, o Biliscada vem com tudo na volta do GAMBOAVISTA! Depois dos espetáculos, os botecos mais gostosos do Rio de Janeiro trazem suas especialidades para temperar a nossa noite na laje. Em janeiro, abrimos com o Granel seguido do Bar da Portuguesa, ambos aqui pela primeira vez. Original do Brás retorna com o sucesso de novembro e quem fecha o mês é o Bar Pontapé. Fevereiro vem com dois outros grandes botecos que arrasaram no

AMOR CONFESSO

ARCO DO TEMPO

Cinco amigos se reencontram no apartamento de uma amiga em comum, dois meses após o seu suicídio. Porém, ao invés de apresentar uma geração refém da situação, o que se coloca em cena é justamente um retrato sensível de pessoas exasperadas por um acerto de contas com uma realidade contraditória que as desorienta. Dirigido por Diogo Liberano e Flávia Naves, com Dominique Arantes, Fred Araújo, Marília Misailidis, Nina Balbi e Vítor Peres.

Um casal, prestes a casar, resolve celebrar a união montando uma peça com os contos de amor de Arthur Azevedo. Nas histórias bem humoradas do autor os surpreendem ao apresentar tramas cheias de traição, desilusões amorosas e sem o esperado final feliz. Surge a dúvida: “Vale a pena casar?!”. Com Claudia Ventura, Alexandre Dantas e direção de Inês Viana.

Soraya Ravenle apresenta o show do seu primeiro CD solo aqui no Galpão Gamboa, comemorando seus 25 anos de carreira. Com o show “Arco do Tempo”, Soraya rende homenagens ao poeta e compositor Paulo César Pinheiro, um dos maiores nomes da música brasileira. Com direção de Gustavo Gasparani e direção musical de Alfredo DelPenho.

GAMBOAVISTA

/dias 3 e 4

Bar da Frente /dias 10, 11 e 12

Enchendo Linguiça

Gamboas em Alta. FESTA de Reis Conheça a nossa moeda e a sua cotação e Rainhas!

DIA 12 _ 20h

COMO CAVALGAR UM DRAGÃO

Galpão em 2011: Bar da Frente e Bar Enchendo Linguiça. Além dos petiscos que já são uma super pedida, também temos vários drinks refrescantes e muita música porque o clima quente do verão pede. E se você não conseguir assistir ao espetáculo, não se desespere: Quem chegar depois é sempre bem-vindo! E não esqueça de trazer dinheiro para trocar pelas nossas “Gamboas”! Cartões ainda não são aceitos.

BARES DE FEVEREIRO

Remessa de Gamboas recém saída do nosso “Banco Central”

Caso você ainda não tenha vindo comer com a gente nas noites do “Biliscada”, o GAMBOAVISTA tem o prazer de apresentar sua moeda local, as GAMBOAS. Todos os comes e bebes dos bares são anunciados com os preços em “Gamboas” e a troca do seus reais por elas é feita no nosso caixa mesmo. Uma “Gamboa” vale um real, pra facilitar as contas depois do segundo drink! Além de serem lindas, já fizeram parte de uma promoção do nosso facebook na qual, qualquer um que dissesse “Me bilisca” na bilheteria ao comprar seu ingresso de teatro, ganhava 3 “Gamboas” pra tomar um chopp conosco depois do espetáculo. Fiquem de olho nas nossas promoções nas redes sociais e guardem as suas “Gamboas”, porque elas valem para todos os dias do Biliscada!

Reabrindo GAMBOAVISTA em grande estilo Não podíamos deixar o Dia de Reis passar em branco: a inauguração do Mural da Laje e o início do ano no Galpão Gamboa coincidiram com a celebração aos magos Belchior, Baltazar e Gaspar que nos inspiraram para promover uma FESTA cheia de Ouro, Incenso e Mirra!! Teremos o Bolo de Reis com brindes e danças para que sorte não nos falte. Não esqueceremos as mandingas e as romãs para cumprir todos os requisitos do ritual. Siga a estrela cadente, faça o caminho dos Reis, venha até o GALPÃO e comemore na GAMBOA esta data especial.

06 jan

no nosso site: www.gamboavista.com.br GAMBOAVISTA

3


Detalhe do mural de novembro e dezembro, criado pelo designer e estilista da Dobra, Antônio Guedes.

GAMBOAVISTA

O mural da “Laje” Saiba quem são os artistas responsáveis por “interferir” no segundo andar.

Confira quem veio prestigiar a programação de verão do Galpão Gamboa Fotos: Cabéra

Depois do Mural do designer e estilista Antônio Guedes nos meses de novembro e dezembro, o GAMBOAVISTA recebe o artísta plástico Guga Ferraz para fazer o mural de janeiro e fevereiro.

Antônio também possui seu atelier no próprio Galpão, onde desenvolve seus trabalhos para a marca Dobra, além de figurinos de peças importantes como “Pterodátilos”, de Felipe Hirsch. As famosas estampas da Dobra fizeram o mural da “Laje” no final de 2011, no espaço de convivência do segundo andar do Instituto.

Antônio Guedes com as camisetas da Dobra.

Guga Ferraz, tem representado a arte brasileira em várias exposições pelo Brasil e no exterior. Conhecido por trabalhos instigantes de intervenção urbana, criou, recentemente, “O Beijo no Asfalto”, onde se apropria das imagens-símbolo da peça de Nelson Rodrigues - o beijo entre dois homens, o cheiro de asfalto queimado e as vozes e sons interpostos – para compor um ato contra a falsidade, o preconceito, o juízo baseado somente em aparências e as convicções equivocadas por parte da sociedade.

4

GAMBOAVISTA

GAMBOAVISTA

Durante a Festa de Reis e Rainhas no dia 6 de janeiro, na qual reabriremos nossa programação, vamos inaugurar o Mural da Laje por Guga Ferraz.

Guga Ferraz.

5


GAMBOAVISTA - Quadrinhos

Galpão Gamboa - Entrevista “

Como você descobriu o Galpão Gamboa?

Estávamos, eu e Nanini, a procura de um espaço onde nós pudéssemos ensaiar e montar os espetáculos realizando ali mesmo ensaios abertos. Além, das questões físicas do espaço necessárias para abrigar uma montagem teatral, era importante que fosse próximo a uma comunidade. A Gamboa, primeiramente, não estava exatamente na minha lista, aconteceu que fui apresentado ao imóvel que tinha todas as condições que precisávamos. Isso tudo foi bem antes da Zona Portuária ganhar o status de Porto Maravilha. Imediatamente começamos a conhecer a região e sua importância na história da cidade.

Teatro + Festa + Gastronomia, uma combinação inédita no Rio. Haverá outras?

Fernando Libonati, diretor do Galpão Gamboa

ti e

Libona o d n a n er com F seffi a s r e onv a Gio Uma c Cristin

Na área sócio-educativa, as aulas de Muay Thai, as aulas de Ioga para Terceira Idade e em parceria com a IBM/Brasil o Projeto “Educação para Cidadania e para o BemViver Social.

Fotos: Cabéra Arte: Isabela Taylor ... Álamo Facó em

Em 2012, novidades?

Lutar com ela

?!

Tá brincando?

Luta com a molecada, ENTÃO!

THAI AULA DE MUAY

Certamente. O Instituto, como entidade social, afirmou-se recentemente. A idéia é ampliar nossas ações sociais, educativas e culturais buscando parcerias e patrocínios

6

Contribuir para a melhoria de vida das pessoas. Esse desejo do ator Marco Nanini e do produtor Fernando Libonati contagia toda a equipe e se reflete nas ações sociais e culturais.

Quais foram as primeiras idéias investidas?

PIN

Nossa ideia é que o público possa ter uma noite completa no mesmo espaço, sem precisar deslocar do teatro para o bar do bar para a pista. Os bares são apresentados para o público eclético que frequenta o Galpão, entre pessoas da comunidade e que passam a ter com os bares mais uma opção de lazer, além jovens de vários bairros da cidade que buscam novidades e artistas. Essa combinação de pessoas faz do Galpão Gamboa um espaço único no Rio de Janeiro. Sobre a continuidade do GAMBOAVISTA , vamos repetir sim nossa segunda edição acontecerá de novembro/2012 a fevereiro/2013. Esperamos manter o Patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura que viabilizou essa primeira edição.

G N O P G

Quais são as suas motivações para trabalhar no Galpão Gamboa?

Cristina Gioseffi, Gerente da área social do Galpão Gamboa

GAMBOAVISTA

GAMBOAVISTA

7


INGRESSOS ANTECIPADOS

Pequena Central: Rua Conde de Irajá, 98 - Botafogo De terça à quinta - 10h às 16h

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

JANEIRO

Galpão Gamboa: Rua da Gamboa, 279 - Gamboa De terça à domingo - 10h às 16h

GAMBOAVISTA

/ SEX_06

21h _ TRABALHOS DE AMORES QUASE PERDIDOS

Produtores: Fernando Libonati e Marco Nanini

Curador: César Augusto

Produtora Executiva: Carolina Tavares

/ SÁB_07

21h _ TRABALHOS DE AMORES QUASE PERDIDOS

Instalação Artística: Antônio Guedes

Curadora Bares: Regina Libonati

Programadora Visual: Isabela Taylor

23h _ FESTA DE REIS E RAINHAS E INAUGURAÇÃO DO MURAL

Fotógrafo: Cabéra

Assessor de Imprensa: Pedro Neves

Conteúdo de Webmarketing: Janeiro Conteúdo

/ DOM_08

19h _ SHOW TARDES DANÇANTES

Coordenador Técnico: Roberto Mota

Administrador: Thiago Libonati

Controller: Ana Lúcia Aló Rodrigues

/ SEX_13

21h30 _ INBOX

/ SÁB_14

21h 30_ INBOX

/ DOM_15

20h _ SHOW CHAVE DE CADEIA

/ SEX_20

21h _ CLANDESTINOS

/ SÁB_21

21h _ CLANDESTINOS

/ SÁB_28

21h _ OBITUÁRIO IDEAL

/ DOM_29

20h _ OBITUÁRIO IDEAL

EQUIPE GALPÃO GAMBOA

FEVEREIRO / SEX_03

21h _ COMO CAVALGAR UM DRAGÃO

/ SÁB_04

21h _ COMO CAVALGAR UM DRAGÃO

/ SEX_10

21h _ AMOR CONFESSO

/ SÁB_11

21h _ AMOR CONFESSO

/ DOM_12

20h _ SHOW ARCOS DO TEMPO

Diretora Operacional: Eliane Lax

Produtor: Igor Biond

Gerente Operacional: Hugo Madeira

Sub-Gerente: Gustavo Di Mello

Gerente Área Social: Cristina Gioseffi

Assistente Social: Isabela da Silva

Professora de Yoga: Cristina Gioseffi

Professores de Muay Thai: Alexandre Farias Luciano Porto Rafael da Silva

Professor de Jiu Jitsu: Gutenberg Rocha

Professrora de Danças Étnicas: Suleika de Castro

Professor de Canto / Coral: Maestro Denison Sá

Técnico de Som e Luz: Heliano Gomes da Silva

Zelador: Paulo Roberto da Silva

Auxiliar Serviços Gerais: Fernando Elias

Bomboniere: Rosely da Silva e Márcia Sualy da Silva

Prêmio Faz Diferença 2010 Segundo Caderno Teatro - Marco Nanini pela criação do espaço cultural Instituto Galpão Gamboa.

COMO CHEGAR Instituto Galpão Gamboa Rua da Gamboa 279, Gamboa Av. Rodr ig

s

Pedro

rgas idente Va Av. Pres

Frontin Av. Paulo de

rço

Branco

arlos . Ant. C Av. Pres

Ma

8

Apoio:

Caminho Túnel Santa Bárbara

º de

Av. Rio

o e Març

d Av. 31

Patrocínio:

Caminho Túnel Rebouças

R. 1

Av. Francisco

ão Vd. S

Bicalho

ues Alve

AGRADECIMENTOS Emílio Kalil Luis Erlanger Walter Santos Filho Alessandra Reis Robson Outeiro Diana de Rose Eloiza Cordeiro

Caminho Beira Mar

Realização:

GAMBOAVISTA


Jornal GAMBOAVISTA | 2ª Edição 2012 (Jan, Fev)