Issuu on Google+

Maio a Julho de 2013

Distribuição Dirigida Foto: Angelo Pinto

Ano 1 - Nº 01 Informativo trimestral do Clube de Fotografia de Feira de Santana

Aconteceu a fundação do Clube de Fotografia da Região Metropolitana de Feira de Santana Sendo nossa região, mas precisamente os municípios da região metropolitana de Feira de Santana, um local onde muitos são amantes da fotografia e não existem entidades voltadas para congregar e incentivar estas pessoas, fotógrafos profissionais e amadores, sentiram a necessidade da criação de um clube para todos os amantes da fotografia, independente de sua formação, mas que se dediquem a ela como meio de expressão artística, cultural, documental, educacional e recreativa. Com a presença de 23 (vinte e três) pessoas, aconteceu na noite do dia 21 de fevereiro de 2013, no salão de reuniões do Hotel Acalanto em Feira de Santana, a fundação do Clube de Fotografia da Região Metropolitana de Feira de Santana. Durante mais de três horas, foi lido, refletido e aprovado o Estatuto, eleita e empossada a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2013-2015, analisado a sugestão do logotipo do Clube, bem como aprovadas algumas resoluções pela Assembleia Geral. A Diretoria eleita, já imediatamente providenciou toda a documentação necessária para registro da entidade, legalizando-a como pessoa jurídica e filiando-a junto à Confederação Brasileira de Fotografia e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Com poucos meses de fundado, o Clube de Fotografia já levou o nome de Feira de Santana para diversas partes do Brasil e de países como França, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Hungria e Espanha, se correspondendo com entidades congêneres ao redor do mundo, bem como participando de concursos de fotografias e exposições promovidos internacionalmente.

Documentário Fotográfico sobre Canudos será lançado em livro! Os fotógrafos associados que participaram do projeto “Canudos, essa história não pode morrer!”, acreditaram nesta excelente oportunidade para a realização do mesmo, que visou documentar, divulgar e resgatar parte da nossa história.


2

Informativo Clube de Fotografia de Feira de Santana

Conheça nosso Clube O Clube de Fotografia da Região Metropolitana de Feira de Santana, fundado em 21 de fevereiro de 2013, com sede e foro em Feira de Santana, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de congregar todas as pessoas que se interessam pela arte fotográfica como expressão documental, artística, cultural e lazer e que a ela se dirigirem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa. No desenvolvimento de suas atividades, a Associação observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, com as seguintes prerrogativas: I. apoiar e divulgar o desenvolvimento da arte fotográfica, disseminar conhecimentos fotográficos aos seus membros e à comunidade em geral, através de atividades culturais e educativas tais como cursos, seminários, palestras, exposições, publicações e tarefas afins; II. participar e dar apoio às associações, entidades, instituições, federações ou confederações de objetivos semelhantes aos seus, a critério da diretoria. Estiveram presentes à reunião como Sócios Fundadores, Antonio Carlos Santos Vieira, José Angelo Leite Pinto, Cláudia Cristina Soares Freire, João Kennedy de Souza Silva, Luiz Osvaldo Mascarenhas, Manoel Costa Fonseca Júnior, Leyla Cristiane Carvalho da Silva, Patrícia de Sousa Nascimento, Antônio Carlos Lima Rios, Maria Salete Costa Bitencourt, Mauricio Moura Acioli, Alexandre Brandão Lima, José Nicolau de Almeida Júnior, Vagner dos Santos, Wagner Bacciotti Campodonio, Valeria Karina Marques, Marcelo Augusto Alexandrino Araújo Souza, Basílio Fernandez Fernandez, Marcio Lara Medrado, João Dilson Morais Filho, Francisco Carlos da Silva, Tomaz Oliveira Coelho e Valcir Gobatto.

Faça parte do nosso Clube! Associe-se ao nosso Clube e faça parte de um grupo de pessoas amantes da fotografia como você, que gosta de viagens, seminários, palestras, passeios, exposições entre outras atividades afins. Encontrará novos amigos para seu desenvolvimento fotográfico e muito mais...

Maio a Julho de 2013

DIRETORIA EXECUTIVA - Biênio 2013 - 2015 · Presidente: Antônio Carlos Santos Vieira · Diretor Tesoureiro: Manoel Costa Fonseca Junior · Diretor de Fotografia: Luiz Osvaldo Mascarenhas · Diretor de Cultura e Divulgação: José Angelo Leite Pinto · Diretora Secretária: Patricia de Sousa Nascimento

CONSELHO FISCAL Membros Efetivos · Leyla Cristiane Carvalho da Silva · Alexandre Brandão Lima · Antônio Carlos Lima Rios Suplentes · Mauricio Moura Acioli · João Kennedy de Souza Silva · Maria Salete Costa Bitencourt

Como resultado do projeto fotográfico a Canudos durante o período de estiagem em 2013, que fez reaparecer do fundo do Açude de Cocorobó as ruínas da antiga cidade, os fotógrafos associados do Clube de Fotografia de Feira de Santana, lançarão o livro “Canudos Essa história não pode morrer!”. O lançamento oficial do livro será em Canudos-BA no mês de agosto e outro lançamento durante o Festival Internacional de Fotografia de Paraty – RJ, no período de 18 a 22 de setembro de 2013. A Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos foi o confronto entre quase a totalidade do Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no norte do estado da Bahia, nordeste do Brasil. Localizada na entrada para o Raso da Catarina, devido ao longo período de estiagem no sertão, voltou a aparecer do fundo do Açude de Cocorobó, as ruínas da antiga cidade de Canudos, destruída por este grande massacre. Assim, membros do Clube de Fotografia de Feira de Santana, estiveram na região de 25 a 29 de abril de 2013, com o objetivo de realizar um documentário fotográfico, entrevista com moradores e vídeos documentários, visando a produção posterior de uma exposição fotográfica intinerante, bem como a publicação de um livro, mostrando toda a história e situação atual da região e dos seus habitantes. Os fotógrafos associados que participaram do projeto “Canudos, essa história não pode morrer!”, tiveram a oportunidade para documentar, divulgar e resgatar parte da nossa história, seguindo a indignação de Euclides da Cunha, que em 1901 afirmou: “Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo”.


Informativo Clube de Fotografia de Feira de Santana

Maio a Julho de 2013

3

Gerson Bullos, nosso Patrono

Nosso Logotipo A silhueta existente na parte superior do logotipo do Clube de Fotografia de Feira de Santana, refere-se à Serra de São José das Itapororocas, ponto mais elevado de Feira de Santana, com 675m acima do nível do mar, medido por GPS pelo Observatório Astronômico Antares. Por tratar-se de uma formação geológica de grandes proporções, e bastante conhecida na região, passa a compor nossa marca. Na língua tupi-guarani a palavra Itapororocas significa “Pedras que fazem barulho”. A primeira referência escrita ao vilarejo, com o nome de Feira de Santana, deve-se aos naturalistas alemães Von Spix e Von Martius, que visitaram em 1819, onde consignaram: “Duas léguas a noroeste de Feira de Santana, encontramos o arraial de São José das Itapororocas abandonado por quase todos os seus habitantes, em virtude da falta de água”.

Conversando com o Jornalista Zadir Marques Porto, encontramos nos arquivos do Jornal Folha do Norte, o mais antigo da Bahia e fundado em 17 de setembro de 1909, onde o mesmo é Editor Chefe, um exemplar do Jornal datado de 15 de agosto de 1959, onde um dos destaques da edição de número 2.614 era a Fundação do 1º Clube de Fotografia de Feira de Santana, tendo como um dos fundadores o Sr. Gerson Vasconcelos Bullos. Na Assembléia Geral de Fundação em 21 de fevereiro de 2013, foi proposto e aprovado por unanimidade uma homenagem a este pioneiro que ainda encontra-se entre nós, conferindo-lhe o Título de Patrono do Clube de Fotografia de Feira de Santana.

Workshop sobre foco e nitidez

Encontros Semanais O Clube de Fotografia de Feira de Santana, realiza oficialmente uma reunião geral mensal, obedecendo as normas estatutárias, onde são apresentados, discutidos, analisados e votados, projetos, ideias e propostas da própria Diretoria bem como trazidas pelos associados. Extra oficialmente, acontecem encontros semanais, sempre às quintas-feiras, onde os presentes conversam sobre fotografia, analisam trabalhos feitos, planejam projetos em grupo, bem como traçam importantes ações que serão levadas à reunião geral. O Clube de Fotografia de Feira de Santana, agradece ao associado João Dilson Morais Filho, por ceder a sala de reuniões do Hotel Acalanto para o encontro semanal dos seus membros.

Aconteceu na noite do dia 15 de maio de 2013, no Auditório do Curso Galileu em Feira de Santana-BA, workshop ministrado pelo Fotógrafo Tomaz Coelho, com o tema “SEM NITIDEZ OU FORA DE FOCO?”. Este evento organizado pela Diretoria de Fotografia do Clube de Fotografia de Feira de Santana, contou com a presença de inúmeros associados, além de convidados, tendo como objetivo a análise, discussão e formação dos seus associados no que se refere ao tema da noite. O fotógrafo Tomaz Coelho detalhou cinco aspectos importantes e que foram detalhadamente explicados: Abertura pequena, Velocidade alta, Facilitar para a câmera, Ajustes finos e Pós-saída. Ao final mostrou alguns recursos do software de manipulação de imagens Lightroom, visando melhorar a capacidade técnica dos associados, bem como todos os recursos disponíveis para o tema explicado. O Clube de Fotografia de Feira de Santana, aproveita para agradecer ao membro Advogado Alexandre Brandão Lima por ceder o auditório de sua empresa para a realização do evento.


4

Informativo Clube de Fotografia de Feira de Santana

Maio de 2013

Associados Fundadores do Clube de Fotografia 1. Alexandre Brandão Lima 2. Antonio Carlos Rios 3. Antônio Carlos Santos Vieira 4. Basílio Fernandez Fernandez 5. Cláudia Cristina Soares Freire 6. Francisco Carlos da Silva 7. João Dilson Morais Filho 8. João Kennedy de Souza Silva 9. José Angelo Leite Pinto 10. Jose Nicolau de Almeida Júnior 11. Leyla Cristiane Carvalho 12. Luiz Osvaldo Mascarenhas 13. Manoel Costa Fonseca Júnior 14. Marcelo Araujo Souza 15. Márcio Lara Medrado 16. Maria Salete Bittencourt 17. Maurício Moura Acioli 18. Patrícia de Sousa Nascimento 19. Tomaz de Oliveira Coelho 20. Vagner dos Santos 21. Valcir Gobatto 22. Valéria Karina Marques 23. Wagner Bacciotti Campodonio

Localizada na entrada para o Raso da Catarina, devido ao longo período de estiagem no sertão, voltou a aparecer do fundo do Açude de Cocorobó, as ruínas da antiga cidade de Canudos, destruída por este grande massacre

Passeio fotográfico à região do recôncavo baiano Publicação trimestral da Diretoria de Cultura e Divulgação, com o objetivo de divulgar as ações do Clube de Fotografia da Região Metropolitana de Feira de Santana, bem como novidades e notícias do segmento fotográfico, para a região e entidades congêneres nacionais e internacionais. E-mail E-mail: contato@clubedefotografia.com Web site site: www.clubedefotografia.com Facebook Facebook: www.facebook.com/photoclube Twitter Twitter: twitter.com/photoclube Edição: José Angelo Leite Pinto Diagramação: Alyrio Santos Impressão: Emgraf Tiragem 1000 exemplares

No domingo (03.03.13), após um delicioso café da manhã no Hotel Acalanto, os associados Angelo Pinto, Claudia Freire, Lula Mascarenhas, Marcio Medrado, Patrícia Nascimento, Antônio Carlos Rios e Wagner Bacciotti se dirigiram para a localidade de Belém de Cachoeira onde fotografaram a centenária Igreja datada do século 17 e de lá seguiram para a cidade de Maragogipe. Com um barco alugado, seguiram pelo Rio Paraguassú, onde conheceram e fizeram belíssimas imagens das ruínas históricas do Forte Salaminas, construído no final do século 17. À tarde, foram a São Félix onde visitaram a XI Bienal do Recôncavo no Centro Cultural Dannemann, com trabalhos muito bons no segmento

de artes-visuais. Após o almoço em Cachoeira, visitaram um Varal Fotográfico na praça principal da cidade, com trabalhos do fotógrafo Seu Zé, natural de Cachoeira, com belíssimas fotografias colocadas à venda e divulgando a arte da fotografia para a comunidade.


Informativo do Clube de Fotografia de Feira de Santana - Nº 01