Page 1

AFH_MTR_24539-005_Cartaz Programação_073x140_Outubro.indd | Pasta : 632

Outubro

ESTAÇÃO Paraíso | 10 a 31

Expansão em aquarelas por diana dorothèa danon O Metrô de São Paulo tem um privilégio, talvez único: ter a história de sua intervenção na cidade documentada em desenhos e aquarelas, produzidospela artista plástica Diana Dorothèa Danon. Realização: Metrô de São Paulo.

ESTAÇÃO LUZ | 10 a 31

estação são bento - vitrine sala sustentável | 10 a 31

Réquiem - Requiem Aeternam Doan Eis Dai-lhes o Repouso Eterno

Contrastes lúdicoS Sobras de metais são os materiais utilizados pelo artista para criar as esculturas e os painéis da mostra, cuja proposta é remeter o espectador aos contrastes arquitetônicos de uma metrópole.

A exposição sobre arte tumular é uma mostra inédita do fotógrafo, que se aventurou pela arquitetura de necrópoles em um ensaio p&b. Trechos de poemas e de ensaios do poeta Augusto dos Anjos (1884-1914) compõem as legendas.

Artista: Nino Millán Curadoria: Robert Richard - abapc@abapc.com.br Apoio: Studio Lux Design e Fuckushima Escritório de Arte Realização: ABAPC - Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem

Fotógrafo: J. Andrade - www.jotandrade.com

ESTAÇÃO SÃO BENTO – Vitrine de São Bento | 1º a 31

ESTAÇÃO liberdade | 1º a 31

AKINORI NAKATANI Uma Expressão entre Duas Culturas

Vitrine de Ikebana O Ikebana nasce da harmonia entre os seres humanos e a natureza, expressando o significado e a essência eterna da beleza neste mundo de constantes transformações.

Exposição que faz uma breve retrospectiva das obras desse artista, em busca da materialização cognitiva entre a cerâmica e a essência da vida.

Patrocínio: Yakult

Artista: Akinori Nakatani

ESTAÇÃO SANTA CRUZ – Vitrine Lasar Segall | 1º a 31

ESTAÇÃO SACOMÃ | 1º a 31

ATLAS - Hilal Sami Hilal

DOM QUIXOTE Uma Aventura Quixotesca

Reimpressões de obras do artista contemporâneo capixaba Hilal Sami Hilal, que expõe pela primeira vez no Museu Lasar Segall. Os objetos, em cobre e alumínio, obedecem a uma técnica de pranchas de metal corroídas pelo ácido, com resultados surpreendentes.

A exposição de esculturas de Dom Quixote, de Sancho Pança e do Cavalo Rocinante, elaboradas com material reciclável, remete à história do cavaleiro andante, escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes, como incentivo à reflexão sobre a mobilidade nas cidades no "Dia Mundial Sem Carro".

Realização: Metrô de São Paulo I Museu Lasar Segall

Criação: Silvio Galvão Mestre Artesão: Sandro Rodrigues Execução: COOPERAACS - Cooperativa de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva - cooperaacs@terra.com.br Realização: Metrô de São Paulo I Condomínio Conjunto Nacional

ESTAÇÃO ANA ROSA | 10 a 31

ESTAÇÃO TRIANON-MASP | 10 a 31

ÁRVORES dA MEMÓRIA

A ARTE DO MOVIMENTO

Ao pintar suas telas, a artista inspirou-se nas imagens das árvores que povoam as lembranças dos adultos moradores de grandes cidades, com origem no meio rural e nas pequenas cidades do interior.

As obras desta instalação foram criadas pela técnica do assemblage. O artista inspirou-se na arte cinética, que rompe com a pintura estática e explora efeitos visuais causados pela ilusão de óptica.

Artista: Laila A. Guimarães Produção Executiva: Rose de Paulo Curadoria: Mali Frota Villas-Bôas Realização: Galeria Mali Villas-Bôas I Metrô de São Paulo

Artista: Walter Gini - www.waltergini.com.br

ESTAÇÃO CLÍNICAS | 10 a 31

ESTAÇÃO CLÍNICAS | 1º a 31

CHAPÉUS ENFEITADOS

UrbanosSoma: O Urbano e o Humano

A exposição reúne imagens dos chapéus confeccionados por moradores da Vila Missionária   para a tradicional festa "Cavalo Nóia", que acontece anualmente toda última sexta-feira do mês de novembro. O chapéu enfeitado é item indispensável ao figurino dos brincantes.

UrbanosSoma quer dizer "corpo urbano". As obras propõem uma reação do indivíduo diante das tendências massificantes e desumanizadoras das megalópoles, colocando-se em mesma escala o seu corpo e os arranha-céus. Uma tentativa de resgatar o valor do indivíduo perdido nas infinitas esquinas e becos das metrópoles.

Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura| VAI - Valorização de Iniciativas Culturais Realização: Projeto Cavalo Nóia | Escola Estadual Professor Dr. Lauro Pereira Travassos Apoio: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Parceria: Céu Alvarenga | Cavalo Marinho Audiovisual

Artista: Lorena Hollander - www.lorenahollander.com lorena.hollander@gmail.com Patrocínio: Labtec Laboratório Foto Digital - www.labtec.com.br

ESTAÇÃO Vila madalena | 10 a 31

ESTAÇÃO república | 10 a 31

O GESTO EM FRAGMENTOS Obras Recentes

Brasília 50 anos A exposição retrata a história da cidade de Brasília desde sua idealização. Por meio de imagens, revivemos seus 50 anos de fatos históricos, artísticos, culturais, sociais, econômicos e políticos.

O Gesto em Fragmentos trata-se de temas urbanos que o artista representa com texturas, cores monocromáticas, grafismo e estampas sobre tela. As obras mais recentes referem-se a uma reorganização que mostra a metrópole como segmentos mais complexos e isolados através de retalhos costurados.

Patrocínio: Lei Rouanet Realização: Bellini Cultural

Artista: James Concagh - jamesconcagh@ig.com.br Patrocínio: Embaixada da Irlanda

ESTAÇÃO sé | 10 a 31

ESTAÇÃO SÉ | 10 a 31

UrbanosSoma: O Urbano e o Humano

HORÓSCOPO CHINÊS 2010 Ano do Tigre

UrbanosSoma quer dizer "corpo urbano". As obras propõem uma reação do indivíduo diante das tendências massificantes e desumanizadoras das megalópoles, colocando-se em mesma escala o seu corpo e os arranha-céus. Uma tentativa de resgatar o valor do indivíduo perdido nas infinitas esquinas e becos das metrópoles.

O horóscopo chinês nasceu há milhares de anos, quando Buda chamou todos os animais de seu reino e apenas doze apareceram. As pessoas que nascem no ano do Tigre apresentam as características desse animal: fortes, inovadoras, realizadoras e destemidas. Realização: Divisão de Informações Escritório Econômico e Cultural de Taipei Brasil

Artista: Lorena Hollander - www.lorenahollander.com lorena.hollander@gmail.com Patrocínio: Labtec Laboratório Foto Digital - www.labtec.com.br Mostras Fixas

ESTAÇÃO alto do ipiranga | 1º a 31 A cidade e seus bairros

ESTAÇÃO LARGO TREZE | 1º a 31 A cidade e seus bairros

Ipiranga: o bairro do grito!

Santo Amaro Exposição que resgata parte da história desse bairro em seis tópicos: As Origens, Quem Fez e Faz Parte da Região, A Cidade que Vira Bairro, Viver em Santo Amaro, Ir e Vir de Santo Amaro e Ao Longo do Século XX.

Exposição que resgata, em parte, a história do bairro do Ipiranga, a partir das trilhas dos índios - hoje Caminho do Mar - até a transformação do bairro nos anos 1960.

Realização: Metrô de São Paulo

Realização: Metrô de São Paulo Apoio: Adhemir Fogassa Maquetes - www.maquetes.com.br

ESTAÇÃO LUZ - Dia 13 | das 11 às 12h

PRALER NO METRÔ! Descubra como a leitura pode ser prazerosa e interessante. Participe da oficina literária do PraLer, cujos objetivos são levar atividades de incentivo à leitura a várias regiões da cidade de São Paulo e promover o intercâmbio cultural, visando a eliminar barreiras sociais e geográficas entre a população e os polos de cultura da capital. Produção: Poiesis - Organização Social de Cultura - www.poiesis.org.br Praler Prazeres da Leitura - www.praler.org.br Realização: Secretaria de Estado da Cultura I Governo do Estado de São Paulo

ESTAÇÃO SANTA CECÍLIA

Distorções Urbanas | 10 a 31 Através das lentes do fotógrafo, as imagens criam uma realidade inventada e assumem uma provocativa experiência comportamental e contraditória às imposições sociais. Mais do que simples representações luminosas, constituem-se imagens com vocação ao espetáculo. Artista: Bruno Carvalho Curadoria: Robert Richard - abapc@abapc.com.br Apoio: Studio Lux Design e Fuckushima Escritório de Arte Realização: ABAPC - Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem

Artes Cênicas dias 4, 18 e 25 - segundas-feiras | às 18h

Encontros de Música quintas-feiras I às 18h

Oficinas Culturais dias 5 e 19 - terças-feiras | às 15h

Curta Encontros sextas-feiras I às 18h

Sarau do Metrô dia 26 - última terça-feira do mês I às 18h

Cinema Encontros dia 31 - último domingo do mês I às 11h

Encontros de Dança quartas-feiras I às 18h

Confira a programação no nosso site: www.metro.sp.gov.br Programação sujeita a alterações sem prévio aviso. IMPORTANTE: Os conteúdos inseridos nas exposições não expressam a opinião do Metrô de São Paulo, sendo de única responsabilidade do expositor. Ano de exibição das exposições e eventos: 2010.

Requiem  

Exposição Metrô Luz São Paulo - SP - Brasil