Design, Interação e Convergência

Page 15

CAPÍTULO 1 – O DESIGN DE INTERAÇÃO

Apresentamos neste capítulo algumas possíveis abordagens do Design de Interação e suas relações com os campos tecnológico, cultural e social. Nosso propósito é elucidar algumas e contribuições para com as demais áreas que compõem o cenário interdisciplinar do Design. O Design de Interação é uma área do campo do Design que, até meados da década de 1970, estava direcionado a estudos e projetos relacionados ao uso de produtos materiais (físicos); conseqüentemente, enfocava o aspecto iterativo das relações entre humanos e objetos. Na sua explanação sobre o papel do Design, Gui Bonsiepe (1997) aponta, como base para esse campo, sete colunas; a última delas refere-se à orientação do Design para a “interação entre usuários e artefatos” e afirma o domínio do Design como sendo o “domínio da interface”. No âmbito das relações entre homens e objetos, para elucidar a atuação do Design em seu papel de mediador, o autor (ibid.) apresenta um diagrama ontológico1: Figura 1 - Diagrama ontológico do Design.

Fonte: BONSIEPE, GUI. Design: do material ao digital.

O diagrama esclarece de que forma o Design atua como mediador entre os três domínios indicados por Bonsiepe (1997): a) o usuário: agente social que deseja realizar uma ação; 1

O termo “ontológico”, na abordagem de Bonsiepe, refere-se a uma visão ampla das relações implicadas no projetar, no “fazer design”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.