Page 1

Jornal Mural do

COM

JUNTO

As pré-inscrições para o Enecom 2010 estão abertas até o dia 25 de junho.Faça já a sua!

5

Mais informações: www.enecomparaiba2010.blogspot.com

#7 Coletivo de Estudantes de Comunicação Social Universidade Federal da Paraíba| Junho de 2010

III Mostra Interestadual do Audiovisual Paraibano “Cenários da Produção Glocal” A III Mostra Interestadual do Audiovisual Paraibano PB/RJ acontecerá nos dias 25 de junho a 1 de agosto de 2010, durante as atividades do Enecom Parahyba. Este ano, o tema da mostra, que já foi realizada no Rio de Janeiro, no mês de maio, é "Cenários da Produção Glocal". A atividade é promovida pelo Projeto Cinestésico, Cinema e Educação, e tem como objetivo difundir e debater a produção cinematográfica oriunda da diversas macrorregiões paraibanas, entre os participantes e os realizadores dos filmes. Além das exibições, a III Mostra tem na programação Palestras e Mini-cursos com educadores e

pesquisadores do cinema e iniciará as atividades do Vídeo Índio Brasil que acontecerão até o dia 7 de agosto. Na programação, estão os filmes Espectro, de Miguel Rodrigues e Jayme Filho, da cidade de Cabedelo; Borra de Café, de Aluizio Guimarães, do município Matinhas; Sweet Karoline, dirigido por Ana Barbara Ramos, da capital; O Vaqueiro, com direção Ivanildo Costa e Janeide Costa, de Soledade; entre outras obras. A mostra é gratuita e aberta ao público. Os locais serão divulgados em breve, fique atent@ ao blog do P r o j e t o C i n e s t é s i c o www.projetocinestesico.blogspot.com e ao blog do enecom 2010.

5 o o o o o o o o o 5 E esse Enem, hein? Por determinação do Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba), a instituição usará as notas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, no processo de seleção de estudantes para ingresso nos cursos da UFPB. O Conselho resolveu também vincularse ao Sisu - Sistema de Seleção Unificada do Mec. Dessa maneira as vagas da UFPB serão disponibilizadas a uma concorrência de abrangência nacional. A Reitoria afirma que esse sistema de ingresso é uma recomendação do Mec. Mais uma vez, o governo direciona a Educação a processos de homogeneização. Além do Sisu, temos o Reuni e também as Diretrizes Curriculares, como a do curso de jornalismo que fecham os olhos para realidades sócio-ecônomicas e culturais e

abraçam cegamente o discurso de que somos um só país, ainda que a realidade nos separe. Agora precisamos saber se todo setor da Educação Brasileira pode ser ouvido da noite para o dia um grito uníssono de todo país.


UFPB leva quatro prêmios para Intercom Nacional O Comjunto levou algumas de suas produções acadêmicas para o Intercom Nordeste 2010, que aconteceu de 10 a 12 de junho na cidade de Campina Grande, com trabalhos apresentados no Expocom e Intercom Júnior. No dia 11, Maria Silva, Janaíne Aires e Jéssica Karoline, 7ºp de Jornalismo, apresentaram a vídeoreportagem Natora Repórter – Transporte Público de João Pessoa e Isa Paula, 5º de Jornalismo apresentou o jornal-mural Questão de Ordem: Futebol Fora de Campo. No dia 22, os trabalhos expostos foram o ensaio fotográfico Transporte Público em João Pessoa, de Emerson Cunha, 7º P de Jornalismo, o artigo Educomunicação: conceitos e desafios, de Maria José, e o relato Diversidade nas ondas: um estudo de caso sobre a rádio comunitária

Diversidade, dos estudantes, de Emerson, Maria, Jéssica e Janaíne, 7º de Jornalismo.

Finalistas Expocom Entre os trabalhos apresentados por estudantes da UFPB, quatro foram finalistas para o Intercom Nacional. A reportagem Paraíba a Sangue Frio, da estudante Cecília Leite, o Dossiê Truman Capote, apresentado por Lívia Cunha, o Guia Copa do Mundo – Fifa 2010, do estudante André Resende e a revista New Journalism, apresentado pela estudante Krystine Carneiro, todos estudantes do 5º P de Jornalismo. Parabéns a tod@s!

Jornal Mural do COMjunto - Coletivo de Estudantes de Comunicação Social

COM

JUNTO

Criado por Ícaro Alende, Simão Vieira, Tarcísio Oliveira e Victor Souza sob orientação do Professor Henrique Magalhães - Disciplina de Lab. Peq. Meios| DecomTur | UFPB #7 Edição - Textos Emerson Cunha, Mayra Medeiros, Jéssica Nascimento e Maria Silva| Diagramação Janaine Aires Mais informações: www.comjuntocoletivo.blogspot.com Sugestões, críticas e elogios: coletivo.comjunto@gmail.com

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB está de cara nova. Depois de um processo eleitoral conturbado a chapa “Viramundo: que a universidade se pinte de povo!” tomou posse na última quinta-feira (17), no auditório do CCSA. Mais de sete mil estudantes foram às urnas, e a chapa Viramundo conquistou 3.678 votos. A Vi r a m u n d o o b t e v e resultados positivos nos Campi de Rio Tinto e Mamanguape, Bananeiras e na maioria dos cursos do Campus I, em João Pessoa, inclusive no curso de Comunicação Social. Para esta área, a gestão está planejando a Rádio DCE e conta com a participação dos estudantes de comunicação.

A gestão é formada por representações de diversas forças políticas e reafirma a luta que o DCE vai além da confecção das carteiras de estudante. “Esperamos que essa gestão leve aos estudantes um debate e uma luta que ultrapasse os muros da universidade, para que esta instituição se pinte de povo.”, destaca a estudante do 9 período de Fisioterapia, Terezinha Nogueira, integrante da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do DCE. O coletivo apóia a gestão e agradece imensamente a contribuição dos estudantes de comunicação para mais uma conquista! Vamos tod@s pintar a universidade de povo!

3 anos de coletividade!

Intervalo A oficina do mês é... No mês de julho, o Projeto A oficina do mês é... interromperá às atividades por causa do recesso e da realização do Enecom! Fique espert@, em agosto teremos novidades!

Cineclube Jomard Muniz de Britto todas as terças - 13h - aruanda|decom www.cineclubejmb.blogspot.com A sessão é gratuita.

Jornal Mural 7ª edição  

Jornal Mural Coletivo Comjunto.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you