Issuu on Google+

JORNAL DO POVO

RIO PARANAÍBA 02 a 16 de junho de 2013 ANO I nº 9

GRATUITO www.araucaria.net.br

SAÚDE

MG 230

Máquinas da EMPA começam a chegar em Rio Paranaíba

Médico oftalmologista fala sobre as doenças oculares mais recorrentes na região

Uma boa parte da população mundial já foi afetada com doenças oculares. Hoje, com a alta tecnologia disponível na medicina, há variadas formas de prevenir e tratar problemas oftalmológicos. O médico oftalmologista, Dr. Daniel Tolentino, atende na Clínica do Dr. Heli, em Rio Paranaíba e tirou algumas dúvidas sobre as doenças oculares mais recorrentes na nossa região.

Como manter a forma durante o inverno?

Para quem quer aproveitar as delícias do inverno e não sair da dieta, nutricionista dá algumas dicas DESENVOLVIMENTO

Bispo Dom Claudio Nori Sturm fará visita pastoral em Rio Paranaíba

Bairros terão instalação de redes pluviais

Moradores dos bairros Novo Horizonte, São Cristovão e Novo Rio sofrem com a falta de planejamento, mas secretário de obras afirma que a instalação de redes pluviais pode resolver alguns problemas

De 09 a 16 de junho, o Bispo estará em Rio Paranaíba cumprindo agenda de visita pastoral. Confira a programação completa.

Educar um filho é ensiná-lo a viver. Quanto antes, melhor.

(34) 3855-1767 Rua Vigilato Gonçalves Boaventura, 100 - Novo Rio - Rio Paranaíba

Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Paranaíba e Caixa Econômica Federal assinam convênio para construção de casas

Projetos - Cálculos estruturais- Financiamento da CEF Administração de obras - Compra e venda de imóveis www.imoveistani.com.br Rua Atanásio José Gonçalves, 231- Centro - Rio Paranaíba

Onde seu veículo é o destaque!

Muros, blocos, lajes, canaletas, pavies, bloquetes, estacas de alambrado, vasos, decarações, etc. Leandro (34) 9916-8569 (VIVO) (34) 3855-1854 (34) 9263-8155 (TIM) Rua Francisco de Paula Moura Neto, 30 - Rio Paranaíba - MG

PLANTÃO 8818-8407 9981-8407 Rua João Leandro, 1300 - Rio Paranaíba

Durante a Copa das Confederações, o Supermercado São Francisco sorteará uma TV 32” por semana. Começa no dia 15. Não perca!

A cada 5 produtos Mabel ou Flamboyant, você ganha 1 cupom

Rua Capitão Franklin de Castro, 634 - Centro - Rio Paranaíba

Os melhores aparelhos celulares e os preços mais baixos estão na Via Digital. E nós parcelamos tudo em até 12x

Carnes, queijos, frutas, verduras e biscoitos

PROMOÇÃO:

Estamos torcendo por você e pelo Brasil! http://www.facebook.com/supersaofrancisco

(34) 3855-1670

Internet 3G plus com modem de graça no Vivo Internet 2GB e Controle ilimitado por R$ 29,90 (você fala ilimitado para qualquer vivo do Brasil) e ainda ganha R$ 10,00 em crédito.

Rua João Leandro, 556 Centro - Rio Paranaíba

(34) 3855-1989

(34) 3855-1356

Praça Hilarino Alves da Rocha, 427 - Rio Paranaíba

Rua João Leandro, 1201

Dr. Heli Antonio dos Reis Dorneles Ultrassonografia Clínica Médica Dr. Frederico Lopes Silva Endoscopia Geriatria Gastroenterologia Clínica Médica

Drª Kênia Cristina Lessa Ferreira Dermatologia e Medicina Estética

Dr. Daniel Tolentino Oftalmologia Especializada

Dr. Max Emiliano Drª Gabriela Morais de Carvalho Psicologia

Dr. Eduardo Santos Soares Ortopedia e Traumatologia

Drª Natália Aparecida Souza Teixeira Drª Helma Alves Costa Fisioterapia

Dr. Geraldo Cortes Ferreira Psiquiatria

(34) 3855-1574

Soluções em Medicina e Segurança do Trabalho Dr. Luiz Fernando Souza Cirurgião Dentista Clínico Geral

Dr. Rafael Lacerda Coibra Clínico Geral Implante Dentário

Drª Tatiane Alves de Oliveira Aparelhos Fixos e Removíveis

Rua João Leandro, 1401 Centro - Rio Paranaíba

(34) 3855-1826


02 a 16 de junho de 2013

Jornal do Povo 02

Pesquisadores mineiros desenvolvem novos métodos de captação de energia solar

Com apoio do Governo de Minas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemig), uma equipe de pesquisadores de Belo Horizonte desenvolveu uma tecnologia que transforma pedaços de plástico transparente, fino e flexível em painéis de energia solar. A novidade representa uma pequena revolução na forma de gerar energia limpa a partir da luz do sol. Em vez das grandes e pesadas placas de silício, que precisam ser instaladas sobre telhados ou em grandes áreas de terra, o plástico pode simplesmente ser aplicado em janelas ou fachadas de edifícios, convertendo a luz recebida em eletricidade. A iniciativa foi idealizada pela CSEM Brasil, instituição criada em 2007, na capital mineira. Os chamados plásticos solares são feitos com células fotovoltaicas orgânicas, um material à base de polímeros e plástico que pode, segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, movimentar bilhões de dólares nos próximos anos em todo o mundo só com a fabricação da nova geração dos painéis solares. Apenas três centros na Europa e nos Estados Unidos voltados à chamada eletrônica orgânica impressa chegaram ao estágio de produzir esse tipo de painel em filme plástico. No exterior, já foram feitos alguns testes comerciais e o produto está prestes a entrar no mercado, mas os processos de cada centro de pesquisa são guardados a sete chaves. A eletrônica orgânica tem algumas aplicações já conhecidas, como baterias, telas e memórias, mas a equipe do CSEM Brasil concentrou-se em painéis solares. As possibilidades de uso do novo painel solar de plástico são inúmeras. Vão desde revestir prédios, aeroportos, estádios e capotas de carro até deixar milhares de pedaços de plástico boiando nas águas de usinas hidrelétricas. (Agência Minas)

Clima e praga em Minas comprometem produção

As interferências climáticas e a infestação de pragas e doença estão comprometendo a produção de soja em Minas Gerais. De acordo com dados da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), as perdas significativas foram verificadas nas variedades semi-tardia, que são utilizadas em 60% da área ocupada pela oleaginosa no Estado. Com a quebra na safra, a tendência é que, ao longo dos próximos meses, ocorra nova valorização do produto. “A produção de soja foi bem comprometida por vários fatores, além da estiagem registrada em janeiro, doenças como a ferrugem asiática e o ataque de pragas como a lagarta Helicoverpa zea reduziram a produtividade da soja”, disse o presidente da Comissão de Grãos da Faemg e coordenador da Câmara Setorial de Grãos do Cepa (Conselho Estadual de Política Agrícola), Claudionor Nunes de Morais. O levantamento feito pela Faemg nas principais regiões produtoras - Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais - mostra que, em média, foram registradas perdas entre 20% e 25% na produtividade. Existem relatos em outras áreas de perdas que ficam entre 20% e 30%. Nas áreas afetadas, a produtividade média ficou em torno de 50 sacas de 60 quilos por hectare, volume inferior ao estimado pelos produtores. (Diário do Comércio)

tiça Adjunto Institucional, Geraldo Flávio Vasques e o Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, assinaram o termo que tem como principal objetivo implementar ações visando ao apoio à transparência dos municípios mineiros. O Termo de Compromisso oficializa situação recentemente anunciada pelo Governo do Estado: a possibilidade de todos os municípios mineiros compartilharem o sistema do Poder Executivo Estadual, que oferece informações aos cidadãos referentes à Lei da Transparência e à Lei de Acesso à Informação, instituído pelo Decreto nº 46.243, de 15 de maio de 2013. Pelo acordo, o Portal da Transparência do Estado – que pode ser acessado pelo link www.transparencia.mg.gov.br – passará a abrigar as páginas de todas as cidades que aderirem ao Programa de Apoio à Transparência dos Municípios Mineiros, que é parte do Programa Minas Aberta, iniciativa que visa dar apoio técnico de informática para as prefeituras se ajustarem à lei. (Agência Minas)

Cientistas da Nasa identificam indícios de existência de água em Marte

Geral

te-americana, a Nasa, descobriu mais indícios da existência de água em Marte. O Curiosity chegou na superfície de Marte, em agosto de 2012, e foram feitas fotografias de várias áreas. Também foram examinadas 515 pedras. Algumas tinham a superfície redonda e lisa como se viessem de leitos de rios. O estudo completo está publicado na revista Science. O diretor do grupo de investigação sobre o planeta vermelho no Instituto Niels Bohr, Morten Bo Madsen, disse que as descobertas oferecem mais pistas sobre o passado de Marte. Se atualmente o planeta é árido, os cientistas encontraram provas de que a água fluiu na sua superfície há milhões de anos. Os robôs Spirit e Opportunity, ambos da Nasa, tinham encontrado sinais da existência passada de água em Marte. Em março, a agência espacial informou que a análise de uma amostra de rocha recolhida pelo Curiosity revelou que Marte teve condições para abrigar vida em forma de micróbios. Os cientistas identificaram enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, que são alguns dos elementos essenciais para a vida. (Agência Brasil)

O robô Curiosity, da agência espacial nor-

Cooperação técnica auxilia municípios mineiros a se adequarem à Lei da Transparência A Controladoria-Geral do Estado (CGE) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, com participação da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), firmaram o Acordo de Cooperação Técnica, na quarta-feira, 29. O Controlador-Geral do Estado, Plínio Salgado, o Procurador-Geral da Jus-

FUTEBOL 2013

DATA

HORÁRIO

MANDANTE

x

VISITANTE

ESTÁDIO

CIDADE

4a

05/jun

19:30

São Paulo

x

Goiás

Morumbi

São Paulo

4a

05/jun

19:30

Criciúma

x

Santos

Heriberto Hülse

Criciúma

4a

05/jun

19:30

Portuguesa

x

Internacional

Canindé

São Paulo

4a

05/jun

21:00

Ponte Preta

x

Atlético-PR

Moisés Lucarelli

Campinas

4a

05/jun

21:00

Grêmio

x

Vitória

Arena do Grêmio

Porto Alegre

4a

05/jun

21:00

Vasco

x

Atlético-MG

Raulino de Oliveira

Volta Redonda

4a

05/jun

22:00

Bahia

x

Botafogo

Batistão

Aracaju

4a

05/jun

22:00

Flamengo

x

Náutico

A Definir

A Definir

4a

05/jun

22:00

Cruzeiro

x

Corinthians

Arena do Jacaré

Sete Lagoas

4a

06/jun

21:00

Coritiba

x

Fluminense

Couto Pereira

Curitiba

5a

08/jun

16:20

Criciúma

x

Flamengo

Heriberto Hülse

Criciúma

5a

08/jun

16:20

Cruzeiro

x

Internacional

Arena do Jacaré

Sete Lagoas

5a

08/jun

18:30

Corinthians

x

Portuguesa

Pacaembu

São Paulo

5a

08/jun

18:30

Vasco

x

Bahia

A Definir

A Definir

5a

08/jun

21:00

Ponte Preta

x

Botafogo

Moisés Lucarelli

Campinas

5a

09/jun

18:30

Vitória

x

Atlético-PR

Jóia da Princesa

Feira de Santana

5a

09/jun

18:30

Fluminense

x

Goiás

A Definir

A Definir

5a

09/jun

18:30

Coritiba

x

Náutico

Couto Pereira

Curitiba

5a

12/jun

19:30

Santos

x

Atlético-MG

Vila Belmiro

Santos

5a

12/jun

22:00

Grêmio

x

São Paulo

Arena do Grêmio

Porto Alegre

JORNAL DO POVO Jornalista Responsável:

Janaína Pazza MTB/PR 8244 ISSN: 2317-5362 Projeto gráfico, diagramação e redação: Janaína Pazza Tiragem: 1.000 unidades Circulação: Rio Paranaíba Impressão: Diário do Comércio Distribuição gratuita Contato: (34) 3855-1832 / 9163-1456 Rua Dona Maria Terta, 64 casa 03 janapazza@gmail.com Publicação:

Reflexão

RODADA

Olhando para o alto!

REPRODUÇÃO AUTORIZADA

CAMPEONATO BRASILEIRO

“Se você colocar um falcão em um cercado de um metro quadrado e inteiramente aberto em cima ele se tornará um prisioneiro, apesar de sua habilidade para o vôo. A razão é que um falcão sempre começa seu vôo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem mesmo tentará voar e permanecerá um prisioneiro pelo resto da vida, nessa pequena cadeia sem teto. O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado. Se for colocado em um piso complemente plano tudo que ele conseguirá fazer é andar de forma confusa, dolorosa, procurando alguma ligeira elevação de onde possa se lançar. Um zangão, se cair em um pote aberto ficará lá até morrer ou ser removido. Ele não vê a saída no alto, por isso, persiste em tentar sair pelos lados, próximo ao fundo. Procurará uma maneira de sair onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente de tanto atirar-se contra as paredes do vidro. Existem pessoas como o falcão, o morcego e o zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos , sem perceber que a saída está logo acima. Se você está cercado de problemas por todos os lados, olhe para cima! E lá estará DEUS: à distância apenas de uma oração!”

Fonte: Estudos Cristãos


02 a 16 de junho de 2013

Dicas de moda O que você acha de nesse dia dos namorados dar um presente realmente marcante? Presenteando com um relógio você tem essa possibilidade, pois é um presente que sempre vai estar no pulso da pessoa amada e você será lembrado a toda hora. Por isso a Eldorado te dá a dica: Relógios Orient! A marca é uma exclusividade da Eldorado em Rio Paranaíba. Na esportividade do cronógrafo masculino ou na classe do modelo feminino, a Orient tem a opção certa para celebrar a passagem de um dia tão especial. A Orient Relógios como representante da secular tradição japonesa, se notabilizou pela concepção e construção de artefatos de indiscutível inventividade, qualidade e beleza. Além dos modelos tradicionais, a Orient possui outras duas marcas: Lince e X Games, que atendem todos os públicos, dos mais variados gostos.

Jornal do Povo 03

PILATES: Certamente um ganho de qualidade de vida dos praticantes. E você, vai ficar aí parado? O PILATES é um método de condicionamento físico que proporciona a completa coordenação do corpo, da mente e do espírito. Desenvolve o corpo de maneira uniforme, corrige posturas erradas, restabelece a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. O que torna o PILATES diferente das demais modalidades é a forma da execução. O método requer poucas repetições e a aula conta com uma grande variedade de exercícios, executados de uma forma lenta e ritmada com muita concentração. Os exercícios são uma mistura de força e flexibilidade com ênfase no fortalecimento no centro do corpo (power house), podendo ser feito no solo ou com a ajuda de aparelhos e acessórios. O PILATES é direcionado para homens, mulheres, idosos, jovens, gestantes e atletas. A garantia e a eficiência do método estão exatamente na precisão dos movimentos que só podem ser realizados com segurança com a ajuda de um instrutor qualificado.

Com a prática do PILATES é possível fortalecer os músculos fracos, alongar os que estão encurtados e aumentar a mobilidade das articulações, definição da musculatura abdominal, melhorar a postura, a coordenação e a concentração, deixa a coluna mais forte e flexível, trabalhar a percepção corpo e mente e reduzir estresse e tensões. Também fazem aumentar a queima calórica, o que auxilia na diminuição do percentual de gordura localizada e, conseguentemente, leva ao emagrecimento e ajuda a deixar a barriga mais definida. Por seus benefícios e conceito, o PILATES é apontado como proposta de saúde mais completa para qualquer idade. São por esses motivos que o PILATES conquista novos adeptos a cada dia.

Marque sua avaliação na FISIORIO: 3855-1808

Calçados, confecções, cama, mesa e banho, material esportivo e acessórios.

Médico oftalmologista fala sobre as doenças oculares mais recorrentes na região Uma boa parte da população mundial já foi afetada com doenças oculares. Hoje, com a alta tecnologia disponível na medicina, há variadas formas de prevenir e tratar problemas oftalmológicos. O médico oftalmologista , Dr. Daniel Tolentino, atende na Clínica do Dr. Heli, em Rio Paranaíba e tirou algumas dúvidas sobre as doenças oculares mais recorrentes na nossa região. Jornal do Povo: Dr. Daniel, o senhor atende em Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas e tem pacientes de toda a região. Quais as principais doenças diagnosticadas por aqui? Dr. Daniel: São três as principais: catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Mas há uma quarta doença ocular que eu já percebi que também acontece muito que é o ceratocone, que atinge os jovens. J.P.: A catarata é mais comum em pessoas idosas? Dr. Daniel: A catarata é a principal causa de cegueira no mundo e pode ser causada por vários fatores. A catarata senil é quando o cristalino, com o avanço da idade vai ficando mais opaco, causada pelo envelhecimento natural dos olhos. Há também a catarata congênita, ou seja, a criança já nasce com a doença. É mais rara de acontecer e é herdada da mãe no momento da gestação, geralmente causa de alguma infecção que ela teve no período. Outro fator que pode contribuir para o surgimento de catarata é o uso inadequado de colírios. Em situação alérgica e inflamatória, é comum que a pessoa faça o uso de medicamento corticoide. Às vezes ele é receitado pelo médico, mas o paciente acaba usando o medicamento além do indicado e em qualquer situação. Esse uso inadequado pode causar futuramente uma catarata. A catarata é uma causa de cegueira reversível, pois o paciente pode ser submetido à cirurgia, mas nós temos outras doenças que causam cegueiras irreversíveis. J.P.: O glaucoma é uma delas? Dr. Daniel: Sim, é uma delas. O glaucoma é uma doença silenciosa, onde na maioria das vezes está relacionada com a pressão do olho, que é assintomática e vai levando à perda progressiva de visão. Como é uma doença silenciosa, quando o paciente percebe que está com algum problema, como a perda do campo visual, ele já está com o glaucoma em um estágio avançado. É por isso que sempre que houver suspeita de alteração na pressão do olho ou no nervo óptico, a pessoa precisa procurar um oftalmologista para fazer o correto diagnóstico. Depois que estiver em estágio avançado não há como recuperar a saúde perdida.

J.P.: E qual a causa do glaucoma? Dr. Daniel: É genética, mas pode ser agravada por alguns fatores. O glaucoma é uma alteração estrutural do olho. Há no interior do olho uma produção e uma drenagem de líquidos, essa alteração pode ocorrer ou por excesso de produção ou falhas na drenagem, o que vai descompensar a produção gerando aumento no líquido e consequentemente aumento da pressão do olho. Hoje, ¾ dos pacientes com glaucoma apresentam esse problema. Ele pode ser mais comum em pacientes a partir de 40 anos, mas também pode ser congênito, traumático ou medicamentoso. Novamente tenho que dizer, o uso inapropriado de colírio é um perigo para a saúde dos olhos. J.P.: Quando o colírio é recomendado então? Dr. Daniel: Muitas vezes a pessoa sente uma irritação nos olhos, vai até a farmácia e 70% das vezes o atendente irá recomendar alguma medicamento que tem em sua composição algum corticoide. É o melhor anti-inflamatório, mas também pode ser um veneno, pois o paciente usa 7 dias e guarda a embalagem do colírio e cada vez que ele sente uma coceirinha no olho ele aplica o colírio. E aí vai usando, dia sim, dia não ele aplica uma gota de corticoide, o que lá na frente pode causar a catarata ou essa alteração na pressão do olho, resultando em glaucoma. Então, para usar o colírio, o paciente precisa saber o que ele tem, para isso, procurar o diagnóstico de um especialista, que irá indicar o tipo certo e o tempo de uso. J.P.: E a retinopatia diabética? Quais são as causas e sintomas? Dr. Daniel: O diabetes descontrolado pode afetar os vasos sanguíneos da retina. Ao longo do tempo, pode causar hemorragias, inflamações na retina, descolamento retiniano e comprometer a visão. Infelizmente também é um problema que depois de instalado pouco há pra ser feito. Se for apenas uma inflamação da retina, pode ser controlada com o uso do anti-inflamatório intraocular injetável (AVASTIN/LUCENTIS), mas se já houve perda de visão, não há maneira de reverter. Assim como

Empresários de Rio Paranaíba lançam novo produto no mercado de construção civil

Os empresários de Rio Paranaíba Celso Camarão (Floricultura Monte Sião) e Leandro Martins (Máximo Pré-moldados) se uniram para lançar uma novidade no setor de construção civil da região. Trata-se de um acabamento de muros, conhecido como pingadeira. O produto feito de concreto está tendo uma grande aceitação do mercado de Rio Paranaíba e região. “O Celso me procurou, me falou sobre esse produto e eu achei que poderíamos lançar no mercado regional. Temos conversado com engenheiros civis, arquitetos, pedreiros e a aceitação está sendo ótima”, disse Leandro. A pingadeira está sendo fabricada em formas de um metro de comprimento, o que garante rapidez na instalação das peças. “O que nós vemos por aí é o pessoal improvisando uma cobertura para os muros com telhas ou outros materiais. O nosso produto é específico para isso e a instalação é fácil e rápida”, garante Celso. O acabamento de muros está sendo fabricado sob encomenda, mas a pretensão dos sócios é aumentar a produção e ter as peças em estoque para toda a região do Alto Paranaíba.

o glaucoma, o paciente terá a sequela pelo resto da vida, diferente da catarata. J.P.: Como o paciente que tem diabetes pode evitar a perda de visão? Dr. Daniel: A retinopatia diabética é apresentada quando o paciente tem muita alteração na taxa de glicose. Às vezes, o paciente que tem uma glicose em 400mg por muito tempo não tem problema nenhum na retina, mas aquele paciente que há dois ou três anos começou a O médico oftalmologista Dr. Daniel Tolentino atende na Clínica do ter muita alteração na taxa Dr. Heli nas quartas-feiras de glicose, um dia em 300mg outro em 110mg, por exemplo, pode ser que dentro de seis meses ele comece rando a visão, o médico tenta uma lente rígida e aí a apresentar lesões na retina. Então para evitar esse sim há melhora de visão de acordo com o estágio problema, a taxa de glicemia deve estar regular e da doença. Esse é o procedimento básico de tratatambém é necessário que o paciente faça exames mento, tentativa de melhor acuidade visual. Agora, oftalmológicos periódicos, para verificar a saúde quando o ceratocone já está em um estagio avançado, nós temos uma evolução para um quadro mais dos olhos. grave que pode chegar ao transplante de córnea. J.P.: O senhor falou sobre a grande incidência de O ceratocone é a principal causa de transplante de ceratocone na nossa região. Essa é uma doença de córnea, porém não há garantia que o transplante dará certo, pois há riscos como qualquer outra cijovens? Dr. Daniel: O ceratocone geralmente tem início rurgia. na adolescência e está relacionada na maioria das vezes ao astigmatismo, já que o paciente mesmo J.P.: É comum que as pessoas que passam a sentir usando óculos tem visão ruim. É uma doença que perda de visão procurem óticas. Qual o risco de corequer muita atenção, pois também é silenciosa. O meçar a usar óculos sem a indicação de um médico paciente apresenta apenas visão ruim, ele não sente oftalmologista? dor ou nenhum outro sintoma, além de coceira em Dr. Daniel: Muita gente acaba encontrando em poucos casos. Dessa forma, ele sente que a visão vai óticas os optometristas, que fazem uma rápida piorando e quando já esta muito ruim ele procura avaliação na visão do paciente e indica o grau das lentes que ele deve usar. Porém, essa prática pode um médico. esconder algumas doenças mais sérias, como o ceratocone, glaucoma e retinopatia diabética, entre J.P: Há tratamento? Dr. Daniel: Quando o paciente não sabe que tem outras. Esse profissional não vai saber avaliar qual ceratocone, mas sente baixa visual, ele procura o a causa correta do problema de visão do paciente oftalmologista, que vai testar o óculos. Não melho- e ele vai acabar comprando um óculos que talvez não resolva o seu verdadeiro problema. Então, qualquer sintoma ou alteração na saúde dos olhos, o paciente deve procurar um médico especializado para fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. Artes e Acabamentos em Concreto

OFTALMOLOGIA ESPECIALIZADA – Dr. Daniel Tolentino, sempre ao seu lado para diagnósticos e tratamentos em oftalmologia.

Acabamento de muros (pingadeira) Caixas de Passagem Caixas de Registro (COPASA) Entrega por encomenda com preços especiais de lançamento

(34) 9916-8569 (Leandro) (34) 9286-3006 (Celso)


02 a 16 de junho de 2013

Jornal do Povo 04

Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Paranaíba e Caixa Econômica Federal assinam convênio Dezesseis casas do primeiro lote do Programa Habitacional Rural deverão ficar prontas até o final do ano

Foi realizado no dia 27 de maio de 2013, na sede do Sindicato Rural de Rio Paranaíba, a assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal, no Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida. O Convênio assinado foi o da primeira fase, que oferece subsídios para a construção de unidades habitacionais aos agricultores familiares com renda anual de até 15.000,00. A execução da construção das 16 casas com moradia digna oferece aos homens e mulheres do campo um novo ânimo para produzir alimentos em equilíbrio com o meio ambiente, melhorando a renda, a qualidade de vida da família e a economia da região. A Caixa Econômica é o Agente Financeiro e Gestor Operacional do processo. O subsídio concedido ao Produtor Rural

é de até R$ 25.000,00, para a construção da UH Unidade Habitacional e é destinado para o pagamento do material de construção e mão-de-obra. O agricultor irá pagar somente 4% do valor do subsídio a título de contrapartida do beneficiário, da seguinte forma: quatro parcelas anuais, sem juros e sem atualização monetária, sendo que a primeira parcela vence um ano após assinatura do contrato. Uma empresa já foi contratada para execução das obras das casas e irá iniciar suas atividades na primeira semana de junho. Segundo Nelson dos Santos Cathala Filho, empresário contratado para a administração das obras, as 16 casas do primeiro lote, devem ficar prontas até ao fim do ano. Sindicato Rural de Rio Paranaíba

Novo diretor do CONSEP afirma que a sociedade precisa debater sobre questões de segurança

Em assembleia realizada no dia 22 de maio, na Câmara Municipal, foi eleita a nova diretoria do Conselho de Segurança Pública de Rio Paranaíba - CONSEP. Segundo o novo diretor, Daniel Barbosa de Oliveira, em entrevista para o Jornal do Povo, o CONSEP precisa ser um intermediário para promover o diálogo entre a sociedade e a polícia. “Nós queremos promover essa integração, para que o trabalho da polícia seja voltado para a comunidade”. Ele falou também sobre o apoio que pretende continuar dando à Polícia Civil. “Infelizmente o Estado falha muito na questão de segurança, até mesmo na manutenção de viaturas dos municípios. Nós não podemos ficar parados, por isso, através do CONSEP, vamos continuar dando o nosso apoio para que nenhuma ocorrência deixe de ser atendida por falta de viatura ou efetivo”, disse. Daniel explicou que há recursos do Fórum, de multas pecuniares, que são repassados ao CONSEP, para que o Conselho possa dar esse apoio financeiro à polícia. O novo diretor disse que a população do município registre as ocorrências junto à Polícia. “Qualquer dano deve ser registrado, pois assim nós teremos números reais do que acontece em nossa cidade e assim as ações podem ser direcionadas corretamente”. O Conselho está debatendo com a sociedade a possibilidade da instalação de câmeras de segurança. A ideia é que os dispositivos sejam instalados em pontos estratégicos, nas entradas e saídas da cidade e espalhadas pelo centro. “Essa é uma

Bebidas Os chás estão liberados, mas o açúcar deve ser em pequenas porções. O mesmo vale para o café. “Uma cafézinho vai bem no frio e não en-

Uma ação civil pública com antecipação de tutela, expedida pelo Ministério Público de Minas Gerais, foi deferida pela Justiça da Comarca de Rio Paranaíba a Arapuá, uma determinação para que os municípios de Rio Paranaíba e Arapuá disponibilizem recursos para humanos, materiais e financeiros para as atividades do Plano Nacional de Controle da Dengue. A ação determina ainda a capacitação de agentes de saúde para trabalharem no setor de epidemiologia, a limpeza adequada da cidade, dos terrenos e construções urbanas ocupados ou não, além de intensificar ações de combate ao mosquito transmissor aedes aegypt. A liminar determina ainda que a administração pública providencie o serviço de combate ao mosquito contínuo e incisivo; bem como desenvolva palestras em escolas para a conscientização de ações preventivas ao combate a doença. O pedido determina ainda que disponibilize e divulgue linha telefônica direta para população e setores de saúde para notificação imediata dos casos suspeitos e denúncias de irregularidades, além de manter informações em seu site dos

ação conjunta do poder público com a iniciativa privada. O monitoramento seria feito pela polícia e qualquer atividade suspeita terá atenção imediata da polícia”. O novo diretor pediu que os empresários e a população rio paranaibana participe das reuniões do CONSEP para discutir ações que melhorem a segurança de todos. A nova diretoria toma posse ainda neste mês e agenda de reuniões deve ser divulgada à sociedade.

índices de infestação predial nos municípios. Por fim, solicita ainda que o poder público municipal remeta à justiça relatório mensal de todas as ações preventivas de combate à dengue. O não cumprimento das determinações judiciais está condicionado à multa de 10 mil reais por dia. Para o cumprimento destas medidas os representantes do poder público estão autorizados pelos meios que se fizerem necessários a ingressar nos imóveis residenciais ou não para vistoriar exclusivamente quintais, pátios, áreas de uso comum em condomínios, caixas d’água, piscinas, etc. A ajuda da Polícia Militar poderá ser solicitada pelos agentes no caso de impedimento da vistoria. O agente sanitário não poderá ingressar em moradias ou comércios que estiverem fechados sem autorização do proprietário ou de ordem judicial. Em Rio Paranaíba já são 22 casos confirmados de dengue, com algumas mortes, inclusive de pessoas jovens. Rádio Paranaíba AM/Maximus FM

Envenenamento de animais preocupa moradores

Moradores dos bairros Alto de Santa Cruz e Olhos d’Água estão revoltados com a matança de animais domésticos. Mais de vinte cães foram encontrados mortos por envenenamento nas últimas semanas. Pedaços de carne com chumbinho foram deixados nas ruas e consumidos pelos animais. A moradora Maria Regina Rocha Martins teve seus três cães envenenados. “Nós demos uma saída rápida de casa e quando voltamos encontramos nossos bichinhos mortos na rua. Eram cães que estavam com a nossa família há muitos anos e não passavam muito tempo fora de casa. Nós ado-

tamos um novo cachorrinho, que agora mantemos preso”, contou Maria Regina. Já a moradora Maria Constância Ribeiro quer evitar aborrecimentos. “Os meus eu não deixo sair pra fora, pois não é a primeira vez que isso acontece. Quem faz isso é um criminoso”, disse. Ainda não há suspeitos, mas a Polícia Civil afirmou que investigará o caso. O ocorrido se enquadra na Lei Federal Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei dos Crimes Ambientais), no Decreto Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934, de maus tratos aos animais.

Orientação precisa na hora da compra! Rua Capitão Franklin de Castro, 2055 - Novo Rio - Rio Paranaíba

Nutricionista ensina como manter a forma no inverno

Quando o tempo começa a esfriar nós tendemos a sentir apetite por comidas quentes. Para se manter aquecido o corpo gasta mais energia e assim, sentimos mais fome. Isso pode fazer qualquer dieta ser esquecida, porém, quem quer se manter em forma precisa tomar alguns cuidados para não ganhar muito peso durante o inverno. A nutricionista Kênia Lazara de Souza conta que é possível manter o peso nessa época mais fria, tomando alguns cuidados com a alimentação. “Há opções saudáveis, mesmo que o nosso apetite seja por comidas mais calóricas. Algumas substituições podem ser feitas sem perder o sabor das refeições. Um grande vilão para quem está de dieta é a feijoada. Tradicional no inverno em encontros com familiares e amigos, as carnes usadas para o preparo geralmente são gordurosas. “A feijoada pode ser mais light se a porção consumida for menor, principalmente nas carnes. O ideal é valorizar os complementos, como a couve, a laranja e as saladas cruas. Comer uma boa quantidade desses ítens evitará um consumo maior da parte mais calórica”, disse Kênia. O desejo de comer doces também pode ser satisfeito com algumas substituições. “Ao invés de preparar aqueles doces cheios de caloria, opte por aquecer uma fruta e adicionar um pouco de canela. Bananas ou maçãs são ótimas opções”. Para quem não abre mão de um foundie de queijo ou chocolate também pode aderir à forma light. O creme de leite integral pode ser trocado pela versão light, o queijo amarelo substituído pelo queijo branco e o chocolate pode ser usado o amargo, com maior concentração de cacau e menos açúcar, pelo menos em porção maior que a versão ao leite. Com a escolha certa dos ingredientes, as sopas ficam super saudáveis. “Nas sopas é importante que se tenha uma fonte de proteína, que pode ser a carne bovina ou de frango, uma fonte de carboidrato, que seja do macarrão ou arroz ou batata e verduras e legumes variados. Sopas industrializadas costumam ter muito sódio e devem ser evitadas”. As massas ficam menos calóricas com molho de tomate ao invés do molho branco. Se mesmo assim preferir o molho branco, opte pelo preparo com leite e creme de leite desnatados.

Justiça determina a Rio Paranaíba e Arapuá intensificar ações contra Dengue

Bispo Dom Claudio Nori Sturm fará visita pastoral em Rio Paranaíba

O Bispo Dom Claudio Nori Sturm fará uma visita pastoral em Rio Paranaíba, de 09 a 16 de junho. “Ele vem para confirmar e fortalecer a nossa fé e mostrar-nos como aproximarmos mais de Jesus, que é o Caminho da Santificação. Ele também anuncia para nós a Palavra de Deus que nos mantém unidos nas pastorais e nas atividades de construção do Reino de Deus e de uma sociedade com justiça e fraternidade”, afirma Pe. Wesley Roberto Balbino. Acompanhe a programação completa da visita:

Dia: 09 de junho: Domingo 19h30: Celebração Eucarística na Igreja Matriz com a Abertura da Visita Pastoral com a participação das Pastorais e dos Movimentos, das comunidades Urbanas e Rurais, do COPAE, do CPP e CCP(s). 20h30: Bênção do Centro Catequético e Recepção com a participação do COPAE, do CPP e CCP(s).

gorda, mas o açúcar usado para adoçar, esse já é bem calórico e deve ser evitado. Se for usar leite, deixe o integral de lado e opte pelo desnatado. Com o chocolate quente é a mesma coisa: menos açúcar e de preferência utilize o cacau em pó. Os achocolatados são muito calóricos”, explica a nutricionista. Quanto às bebidas alcoolicas, o vinho é uma opção saudável, pois em quantidades moderadas faz bem à saúde e mantém o corpo aquecido. Exercícios físicos Os exercícios físicos não pode ser deixados de lado nessa época. “Não dá pra ceder à preguiça. Os exercícios físicos, seja caminhada, corrida, musculação ou qualquer outra atividade precisa acontecer regularmente. Muita gente deixa para praticar atividade física somente quando o verão se aproxima e acaba exagerando. Por isso, manter alguma atividade, mesmo com menor intensidade é extremamente importante para gastar as calorias a mais que acabamos consumindo”.

Kênia Lazara de Souza CRN9: 11.410

Personal Diet (34) 9961-6616 (CTBC) (34) 9236-4267 (TIM)

Dia: 10 de junho: Segunda-feira 08h: Café no Salão Paroquial com a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Renovação Carismática, Pastoral da Esperança e Pastoral do dízimo. 09h às 11h: Visita ao Campus Universitário de Rio Paranaíba - UFV 14h: Visita à APAE 16h: Visita à Casa de Repouso Confrade Antônio do Carmo Pimenta com a participação dos Vicentinos e da Pastoral da Saúde. 19h30: Celebração Eucarística na Igreja Santa Luzia em Santa Luzia com a participação das comunidades de Arcos, Palmeiras, Pedreiras, São Pedro e São João. Dia: 11 de junho: Terça-feira 08h: Café da manhã no Salão Paroquial com a Pastoral Catequética, ECC, Coroinhas, Pastoral Familiar (Batismo e Matrimônio) e SAV. 09h: Visita à Escola Estadual Professor José Luiz de Araújo 10h: Visita ao Hospital Municipal Dona Maria Conceição Fantini Valério 14h: Visita à Escola Municipal Dona Avelina Resende Boaventura 16h: Visita à Câmara Municipal 19h30: Celebração Eucarística na Igreja Nossa Senhora da Abadia em Abaeté dos Mendes com a participação das comunidades de Sagrados Corações, Santa Rita de Cássia e Campinhos. Dia: 12 de junho: Quarta-feira 08h: Café da manhã no Salão Paroquial com a Pastoral Litúrgica, Vicentinos e Apostolado da Oração. 09h: Visita a Casa Lar I e II 10h: Visita à Casa de Abrigo 14h: Visita à Prefeitura Municipal 16h: Visita ao Batalhão da Polícia Militar 17h: Entrevista na Rádio Paranaíba AM e Máximus FM

19h: Terço dos homens com a participação das famílias e Celebração Eucarística na Igreja Matriz, com a participação do Setor São Francisco: São Gotardo, Tiros, Arapuá, Carmo do Paranaíba, e também, os visitantes de Bambuí e Campos Altos. Dia: 13 de junho: Quinta-feira 08h: Café da manhã no Salão Paroquial com os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, da Palavra, do Matrimônio e Corais. 09h: Visita à Escola Municipal Presidente Tancredo Neves 10h: Visita à Escola Municipal Padre Goulart 13h30: Visita à Creche Maria Mãe de Deus 14h30: Visita à Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura 19h: Celebração Eucarística na Igreja Matriz com a participação do grupo dos missionários, e também, o Apostolado da Oração. Dia: 14 de junho: Sexta-feira 08h: Café da manhã no Salão Paroquial com a Mãe Rainha, Consciência Negra, Congados, COPAE e o Terço dos Homens. 09h às 11h: Visita aos Enfermos 14h: Visita ao CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) 16h: Visita ao Fórum de Rio Paranaíba 19h: Celebração Eucarística na Igreja Matriz com a participação do ECC e Círculos, das Pastorais e Movimentos, e também, do COPAE e CPP. 20h: Reunião no Salão Paroquial com o CPP. Dia: 15 de junho: Sábado 08h: Café da manhã no Salão Paroquial com o EAC, MAC, EJC, Pastoral Universitária, Jovens Vicentinos e Crismandos. 09h: Visita ao Escritório Paroquial 10h: Reunião com o COPAE no Salão Paroquial e visita as obras da Paróquia. 15h: Celebração Eucarística na Igreja Matriz com a participação dos catequizandos, pais e catequistas. 18h: Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz com o EAC, MAC, EJC, Pastoral Universitária, Jovens Vicentinos e Crismandos. 19h30: Celebração Eucarística na Igreja Matriz com o EAC, MAC, EJC, Pastoral Universitária, Crismandos e Jovens Vicentinos (Liturgia e Canto). Dia: 16 de junho: Domingo 08h: Celebração Eucarística na Casa de Formação do Divino Pai Eterno 10h: Celebração Eucarística na Igreja Matriz 15h: Bênção da Pedra Fundamental da Igreja do Divino Pai Eterno com a participação das Pastorais e dos Movimentos, das comunidades Rurais e Urbanas , e também, do COPAE, CPP e CCP(s). 19h30: Celebração Eucarística de encerramento da Visita Pastoral na Igreja Matriz com a participação das Pastorais e dos Movimentos, comunidades Rurais e Urbanas, do COPAE, CPP e CCP(s).


02 a 16 de junho de 2013

Jornal do Povo 05

Rio Paranaíba Administração Municipal passará por auditoria

Primeiras máquinas da EMPA já estão em Rio Paranaíba para iniciar obras da MG 230

No dia 27 de maio, o prefeito municipal de Rio Paranaíba, Márcio Antonio Pereira participou de reunião com diretoria da empresa Libertas Auditores e Consultores. O motivo da reunião é a cotratação da empresa para realizar o serviço de auditoria nas contas públicas do município no exercício 2012. Nos próximos dias outros pontos serão discutidos para firmar o contrato para que a empresa inicie o trabalho. Libertas A Libertas Auditores e Consultores tem

As primeiras máquinas da empresa contratada para realizar as obras de pavimentação da MG 230, que liga Rio Paranaíba à Serra do Salitre chegaram nos últimos dias no município. A ordem de serviço deverá ser assinada nos próximos dias, em Rio Paranaíba, e deve contar com a presença do deputado estadual Fred Costa (PEN), do deputado federal Marcos Montes (PSD), do governador do estado de Minas Gerais e autoridades e lideranças da região do Alto Paranaíba. O prefeito de Rio Paranaíba, Márcio Antonio Pereira e o secretário de obras do município, Gimison Ribeiro estiveram em Belo Horizonte para uma reunião com o deputado estadual Fred Costa (PEN) e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas GeJosé Elcio, Fred Costa, Márcio e Gimison rais - DER/MG-, José Elcio Santos Monteze, para ajustar detalhes para o início das obras da pavimentação da MG 230, que liga Rio Paranaíba à Serra do Salitre.

Secretaria de Assistência Social promove passeata de alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu no dia 24 de maio uma passeata para alertar a população sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Participaram alunos das escolas do município, Conselho Tutelar, Pastoral da Crianças, CRAS e APAE. O dia 18 de maio é reconhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ações são feitas por todo o país para lembrar o caso da menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli

Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A campanha anual tem como lema: “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. A violência sexual contra crianças e adolescentes, principalmente entre crianças até 9 anos de idade, é o segundo principal tipo de violência, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono. Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que, em 2011, foram registrados 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. Os números são do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) do Ministério da Saúde. O Viva possibilita conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar a violência doméstica, sexual e outras formas (física, sexual, psicológica e negligência/abandono).

Denuncie, Disque 100 O serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Por meio do telefone 100, o usuário pode denunciar violências, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, em um prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo. As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais: • discagem direta e gratuita do número 100; • envio de mensagem para o e-mail: disquedenuncia@sdh.gov.br • na internet: www.disque100.gov.br • ligação internacional. Fora do Brasil por meio do número: +55 61 3212.8400 Fonte: Governo Federal

sede em Belo Horizonte e presta serviços regulares de Auditoria, Consultoria, Assessoria, Concursos Públicos, Plano de Carreira, e Seminários, além de Estudo de Viabilidade, Avaliação Atuarial, e Planejamento Financeiro, para a estruturação e pepertuidade de um Regime Próprio de Previdência. Tem como parceiros e ex -parceiros diversas Entidades: Prefeituras, como a de Belo Horizonte, por exemplo, Câmaras Municipais, Autarquias, Empresas Públicas, Institutos de Previdência, Fundações, Secretarias Estaduais e diversas Entidades de Direito Privado.

Finalizado o pagamento do 13º dos funcionários públicos municipais Segundo a Administração Municipal, na sexta-feira, 31 de maio, os servidores municipais finalmente receberam o pagamento do 13º salário, correspondente ao ano de 2012. O valor total, que deixou de ser pago na administração anterior, foi de R$ R$ 644.904,58, que foi pago este ano em três vezes, cada uma com setores diferentes de servidores.

Inauguração do remodelamento da Junta Militar A Junta Militar de Rio Paranaíba passou por uma reforma para melhor adequação. Na manhã do dia 29 de maio, o novo espaço foi inaugurado, com a presença do 1º Tenente Humberto e do prefeito Márcio, do Antonio José da Silva e Leandro Barcelos, funcionários da Junta Militar em Rio Paranaíba e de Jurandir, secretário Tenente Humberto, Leandro, Márcio, Jurandir e Antonio. da Junta Militar de Patos de Minas. Alistamento Militar Além da melhoria física, agora a Vai até o dia 28 de junho o prazo Junta Militar de Rio Paranaíba também para alistamento militar de rapazes nasciconta com mais um funcionário e assim, dos em 1995. Quem não se apresentar até pode oferecer atendimento o dia todo. essa data pagará multa. Para o 1º Tenente “O atendimento em um só período ficava Humberto, além de estar em dia com o muito restrito e com o horário de atendi- serviço militar e naõ ser impedido de timento estendido, podemos atender me- rar documentos, seguir a carreira militar é lhor as pessoas que nos procuram”, disse muito gratificante. “Quem opta por seguir Antonio. carreira estará sempre à serviço da pátria, A Junta Militar não só emite docu- o que é muito satisfatório. Estou com quamentos de ordem militar, mas também a se trinta anos de serviço e logo estarei me Carteira de Trabalho. Em média, são emi- aposentando, satisfeito com o trabalho tidas em Rio Paranaíba, 2.000 Carteiras de prestado ao meu país”, disse o tentente. Trabalho por ano, entre primeiras e segun- A Junta Militar de Rio Paranaíba da vias. está funcionando das 08h às 11h e de 12h às 18h, anexa à Prefeitura Municipal.

Leilão Deve acontecer ainda no mês de junho o leilão de bens móveis e sucatas da Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba.

Bairros terão instalação de redes pluviais A administração municipal através da Secretaria Municipal de Obras se organiza para realizar as obras de rede pluvial dos bairros Novo Horizonte, São Cristóvão e parte do Novo Rio. O Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Gimison Ribeiro, relatou que há muito tempo os moradores destes bairros sofrem com o grande volume de água proveniente dos bairros Jardim Primavera, Novo Horizonte e da avenida do aeroporto em épocas chuvosas. “Isto se deve ao crescimento desordenado e sem planejamento desses bairros, deixado pela gestão anterior. Não é certo abrir um loteamento, um bairro sem as infraestruturas necessárias dentre elas a rede pluvial, rede de esgoto, água e asfalto. Já tivemos casos de inundação de casas próximo ao bairro Novo Horizonte e não podemos deixar que chegue mais um período chuvoso sem resolver esse problema que atormenta a população daqueles bairros” disse o secretário.

A prefeitura já se mobiliza para realizar a obra nos próximos meses. A capitação começará na avenida do aeroporto, próximo a pista de pouso, passando pelo bairro São Cristóvão e parte do bairro Novo Rio. “Iremos resolver de inicio o problema daqueles bairros mas, sabemos que o problema das águas pluviais não está somente lá, mas por toda a parte alta da cidade. No período das chuvas, a água destes bairros desce para a parte baixa deixando sujeira nas ruas, danificando o asfalto, entrando em residências e prejudicando a população. Conversei com o prefeito Marcinho, ele se mostrou muito preocupado com a questão das redes pluviais em nossa cidade e se colocou a disposição para resolvê - los. Inclusive está obra será feita com recursos próprios da Prefeitura e o prefeito já está em contato com seus deputados em Brasilia, pedindo a inclusão de Rio Paranaíba em Emendas Parlamentares para o próximo ano para que toda a cidade tenha seus problemas resolvidos”, afirmou Gimison.


02 a 16 de junho de 2013

Jornal do Povo 06

infame

Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Carlos Drummond de Andrade

Social

Quando você achar que as coisas estão ruins, lembre-se, tem gente que tem tatuagem de ex-namorado.

Jovem empresário abre escola de idiomas em Rio Paranaíba

A gata de Rio Paranaíba, Viviane Alves, que começou este ano o curso de Engenharia Ambiental, na UFTM, em Uberaba. A foto é de Ariany Fernandes, do Studio C.

Caique Caetano, rio paranaibano de 27 anos, passou 13 deles morando em New Jersey, nos Estados Unidos. Lá, além de trabalhar, Caique estudou na Long Branch Middle School e Long Branch High School. Há nove meses de volta em Rio Paranaíba, ele decidiu se tornar empresário. O jovem, filho de Edson José Caetano e Maria Milene Brasileiro Caetano, começou a dar aulas em escolas de inglês em Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba, mas logo viu a oportunidade de ter a sua própria escola. “Rio Paranaíba tem um grande potencial e está cada vez melhor investir no município, que tem se desenvolvido muito após a chegada da UFV”, disse Caique. Caique abriu uma franquia da Fisk Centro de Ensino, que oferece não só o curso de inglês, mas também espanhol, informática e português para brasileiros. “A Fisk tem excelência em ensino de línguas. Outro diferencial também é o preço acessível e esse foi um dos motivos para que eu escolhesse a rede, pois é algo bom que quero oferecer ao desenvolvimento cultural do município”, declarou. As matrículas estão abertas e as aulas devem iniciar no dia 10 de junho. Há turmas para crianças a partir de 4 anos e as aulas regulares acontecem duas vezes por semana. O aluno também poderá desenvolver atividades extras oferecidas pela escola. A unidade Fisk de Rio Paranaíba fica na Rua João Augusto da Rocha, nº 25. Maiores informações pelo telefone (34) 3855-3114.

Rosas, vinhos, chocolates, ursinhos, almofadas e cestas de café da manhã... A Floricultura Monte Sião preparou tudo com muito carinho para você presentear o seu amor!

(34) 9286-3006 Rua João Leandro, 1500 - Novo Rio - Rio Paranaíba

Rua João Augusto da Rocha, nº 25

CREFITO 4- N°19255

O Supermercado Central uma nova opção para suas compras em Rio Paranaíba. Localizado no centro da cidade o Supermercado Central está sob a direção de Liemar Ribeiro Dorneles e família. O Supermercado utilizou uma estrutura já pronta para iniciar suas atividades. “Nós aproveitamos uma oportunidade de negócio, os proprietários do antigo supermercado nos propuseram a venda do estabelecimento e nós aceitamos o desafio. Atribuimos um novo nome ao supermercado, preenchemos o quadro de funcionários, fizemos algumas mudanças e estamos nos adequando para atender cada vez melhor os nossos clientes”, conta Magda, esposa de Liemar. O Supermercado Central já se encontra em pleno funcionamento, entretanto a inauguração oficial será realizada no dia 15 de junho, a qual contará com muitas atrações especias para agradar sua clientela.

*Fisioterapia em geral *Osteopatia (34) 3855-1773 *Terapia Manipulativa 9174-3010/ 9999-7304 *Bandagem Funcional *Estética Corporal *Atendimento Domiciliar arianyffisio@hotmail.com Rua João Leandro, 525 - Centro - Rio Paranaíba - MG

DISK - TÁXI JOSÉ MARIA

9661-1015 9814-3471 9256-9070 8854-1660 8405-8585 dia e noite

DISK PIZZAS E SANDUÍCHES

Materiais para Construção

(34) 3855-2090 VIVO: 9955-6927 TIM: 9154-9825

Rua Franklin de Castro, 642 - Centro - Rio Paranaíba

Av. dos Cafeicultores, 70 - Novo Rio (próx. à Cooxupé) - Rio Paranaíba


Jornal do povo 9