Issuu on Google+

Linguagem e Desenvolvimento Projetos, Consultoria e planos de Cooperação


Linguagem & Desenvolvimento Quando se fala em Desenvolvimento o que normalmente as pessoas pensam é em Inovação, Ciência e Tecnologia. Contudo, a qual desenvolvimento nos referimos¿ Como ele realmente se efetiva trazendo benefícios para a Humanidade de forma integral¿ De que forma são processados esses benefícios¿ A Linguística, em tempos de grandes inovações tecnológicas e científicas, apresenta-se no Brasil como um campo científico bastante profícuo para colaborar com respostas para essas e mais outras indagações de destaque mundial. A questão dos estudos linguísticos, nesse caso, é fornecer serviços de modo a alinhar o verdadeiro Desenvolvimento de todos os setores tecnológicos, da indústria e do comércio a um mundo cada vez melhor para se viver, criar e evoluir.


Inovação, Ciência e Tecnologia No Brasil, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, existem cerca de 350 institutos de pesquisa das áreas de ciências e engenharia. De acordo com dados oficiais, a grande maioria dos doutores formados trabalha em centros de pesquisa públicos, uma pequena parte na indústria e não há informações acerca de investimentos em serviços de profissionais autônomos proficientes e igualmente impactantes. O número de pesquisadores no Brasil a cada mil pessoas foi estimado em 0,98% em 2004, mas esse número poderia ser bem maior, se considerados outros mercados de investimento, como os estudos da linguagem, do diálogo, na sociedade em movimento. Em 2002, foram publicados cerca de 11.300 artigos brasileiros em publicações científicas internacionais, representando 44% dos artigos de toda a América Latina e 1,6% da produção científica mundial. Mas ainda é difícil mensurar, do ponto de vista do Desenvolvimento, a eficiência dessas publicações para a qualidade de vida das pessoas e espaços, inclusive, dos próprios pesquisadores. A ideia é apresentar os estudos linguísticos como eficientes no desenvolvimento do Desenvolvimento focando em projetos, sejam sociais, culturais, educativos e organizacionais, projetos que viram ações de mercado global, em função de mais investimento em qualidade de vida humana.


Os estudos aplicados da linguagem Participar de forma ativa da vida social e não apenas fazer uso formal de suas regras. Esse é um bom lema para pesquisadores autônomos formados nas searas da Linguística Aplicada, uma área que volta e meia nos obriga a tomarmos consciência da linguagem e, o quanto mais, despertar para sua fortuna crítica. No Brasil, diversos pesquisadores já contribuem para que novos serviços sejam prestados para diferentes esferas da sociedade em função de Desenvolvimento, seja organizacional, econômico, local. O desafio é inserir esses serviços na vida cotidiana de empresas, comércios, governos e ações civis isoladas para contribuir com a criação de projetos de Desenvolvimento Humano, um anexo, um braço de projetos tecnológicos que movimentam capitais, contribuindo com a área de Desenvolvimento Humano. E é verdade que a oferta brasileira de produtos e serviços de Desenvolvimento, a partir das searas linguísticas, isso sim, é inédito. A Viva Letramentos tem dado suas contribuiçõe ao longo dos seus cinco anos de existência e já se apresenta profissionalmente, buscando recursos e novas parcerias para aperfeiçoar seus serviços.


A empresa Um empreendimento individual. Basicamente, é isso que define a Viva Letramentos na área comercial e em toda a sua existencial idade. Nesse caso, é difícil defini-la como a uma empresa padrão, ao contrário, é uma empresa deliberadamente fora do padrão, intersetorial. A intersetorialidade é apenas uma das questões existenciais do prestador de serviços linguísticos na área de Desenvolvimento, além de várias outras, como a redistribuição de tarefas institucionais, quando for o caso, mas também o engajamento de seres humanos a seus propósitos e poéticas, questões que exigem extrema responsabilidade para serem destacadas, tratadas, deslocadas, servidas. Nesse caso, a Viva Letramentos prioriza a qualidade e intensidade de suas parcerias, honrando compromissos profissionais adequados para que Desenvolvimento seja, de fato, algo prioritário a qualquer ser humano, principalmente, aqueles que se encontram distanciados da linguagem projetiva de prestígio, daí a proximidade da empresa com projeções sociais em geral, contribuindo com sua oxigenação. Neste momento, a ideia é encantar e engajar o maior número de parceiros, interesse afim, inclusive, de muitos desenvolvedores brasileiros não apenas das searas de Ciência e Tecnologia, mas nas interfaces da Educação, das Artes, da Economia Criativa, da Saúde Coletiva e etc.


Projetos e Consultorias São três frentes de investimento na Viva Letramentos para o aperfeiçoamento de serviços e criação de novos projetos de: Ensino – Abrange o diálogo entre desenvolvedores pré-serviço, recém formados e veternos de todas as áreas de conhecimento interessadas em Linguagem como eixo central de suas poéticas e seus propósitos. Esses serviços podem ser oficinas, workshops, palestras, colóquios, conferências, debates etc. Pesquisa – Abrange publicações para o público geral, disponibilizando por diferentes canais comunicativos os conhecimentos produzidos a partir dos diálogos em campo. Esses canais são desde conferências em congressos especializados e suas respectivas publicações nacionais e internacionais, como papers, até a publicação de livros e outros gêneros multiletrados com são os Blogs. E, futuramente, um possível doutoramento. Consultorias – Abrange a contratação de serviços linguísticos com ênfase em Desenvolvimento Humano e suas manifestações projetivas. Todos podem contratar as consultorias ou serviços da Viva Letramentos, sem qualquer distinção, mediante tarifações.


Do sutil ao estratégico: poéticas de prospecção A seguir, são apresentados alguns projetos da Viva Letramentos . São como fontes de encantamento e inspiração para percepções práticas de como cooperar ou investir em Linguagem e Desenvolvimento:, por exemplo, com:

O projeto trata de imersões de diferentes profissionais de Desenvolvimento (linguística, educomunicação, psicologia e economia criativa) em Carapicuíba para realizar o mapeamento dos sonhos e narrativas do cotidiano, em função projetiva de vida nesse que é um dos conglomerados urbanos mais complexos de São Paulo. Uma característica marcante da população local é seu alto índice de analfabetismos entre jovens e adultos. O projeto Comics Literacy´s trata da formação pré-serviço, formação continuada e de veteranos interessados em oxigenar os poderes da Facilitação Gráfica e seus desdobramentos enquanto tecnologia de Desenvolvimento. A ideia é construir espaços de reflexão compartilhada capazes de revitalizar expertises do Desenvolvimento Humano de todas as áreas profissionais em função de saúde integral coletiva.

O projeto Vitalitat trata da replicabilidade de projetos de Desenvolvimento Humano que certamente devem imergir nas formações, em todas as esferas sociais em que ocorram, como desdobramento de ações poéticas e projetivas para todo mundo!


Cooperação A ideia de cooperação utilizada nesta apresentação é bem objetiva: a busca por parceiros que tenham se identificado com as propostas da Viva Letramentos de alguma forma e queiram contribuir, investir. Nesse caso, poderemos conversar sobre: Colaborações espontâneas: os colaboradores destinam para a Viva o quanto querem e podem escolher como acompanhar os projetos de alguma forma; Concessão de bolsas de pesquisa: pessoas físicas ou jurídicas podem oferecer bolsas de pesquisa que ajudam a desenvolver projetos em campo, custeando todas as etapas de um serviço, mesmo os de pequeno impacto, para depois haver a troca de diálogos acerca de possíveis investimentos junto aos participantes do campo; Investimento direto: fundações, associações e institutos empresariais firmam contratos, nos quais investem dinheiro e acompanham o desenvolvimento dos projetos com visão de longo prazo, experimentando inovar e discutindo margens de retorno. Para outras informações, o link abaixo pode ser elucidativo e azeitar as cooperações. Acesse: Viva Letramentos: www.vivaletramentos.com Muito obrigada pela sua atenção até aqui!



Cooperação Nacional